Вы находитесь на странице: 1из 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof.

Renan Araujo Aula 06

AULA 06: DOS CRIMES CONTRA O PATRIMNIO


SUMRIO Apresentao da aula e sumrio I Introduo II Do Furto III Do Roubo e da Extorso IV Da Usurpao V Do Dano VI Da Apropriao Indbita VII Do Estelionato e outras Fraudes VIII Da Receptao IX Disposies Gerais Lista das Questes Questes comentadas Gabarito Ol, meus amigos concurseiros! PGINA 01 02 02 09 19 22 26 34 49 54 56 75 125

Hoje vamos estudar a respeito dos Crimes contra o Patrimnio. Trata-se de um tema de extrema importncia, pois so pontos da matria com algum grau de complexidade e com posicionamentos jurisprudenciais importantes. No se assustem com o nmero de pginas. A aula s ficou grande porque hoje temos mais de 40 questes EXCLUSIVAS do CESPE/UnB. Chega de papo! Bons estudos! Prof. Renan Araujo

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 1 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 I INTRODUO

Os crimes contra o patrimnio esto previstos nos arts. 155 a 183 do CP. Estes delitos esto divididos em sete captulos: Do Furto; Do Roubo e da Extorso; Da Usurpao; Do Dano; Da Apropriao Indbita; Do Estelionato e outras fraudes; Da Receptao

Existe ainda o captulo VIII, mas este no prev figuras tpicopenais, apenas estabelece algumas regrinhas gerais aplicveis aos crimes contra o patrimnio. Vamos estudar os crimes contra o patrimnio dividindo-os de acordo com os captulos do CP, para aperfeioarmos o aprendizado de vocs!

II DO FURTO

O bem jurdico tutelado no crime de furto APENAS o patrimnio, ou seja, o furto um crime que lesa apenas um bem jurdico. Entretanto, a Doutrina PACFICA ao entender que no se tutela apenas a propriedade, mas qualquer forma de dominao sobre a coisa (propriedade, posse e deteno legtimas). Est previsto no art. 155 do CP:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 2 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. 1 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime praticado durante o repouso noturno. 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; III - com emprego de chave falsa; IV - mediante concurso de duas ou mais pessoas. 5 - A pena de recluso de 3 (trs) a 8 (oito) anos, se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior. (Includo pela Lei n 9.426, de 1996)

SUJEITO ATIVO

Trata-se de crime comum, podendo ser praticado por

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 3 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO TIPO OBJETIVO A conduta prevista a de subtrair, PARA SI OU (conduta) PARA OUTREM, coisa alheia mvel. O conceito de mvel aqui tudo aquilo que pode ser movido de um lugar para outro sem perda de suas caractersticas ou funcionalidades. A coisa subtrada no pode ser de propriedade do infrator, caso contrrio, no h furto, podendo haver, se for o caso, EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES (art. 345 do CP). Este um crime comum e genrico. Nada impede crime, que, como em determinadas por circunstncias, quando a subtrao de coisa mvel alheia configure outro ocorre, exemplo, um funcionrio pblico, no exerccio de suas funes, subtrai bem da administrao pblico, hiptese na qual teremos um PECULATO-FURTO (art. 312, 1 do CP). A maioria da Doutrina entende que a coisa no precisa ter valor econmico significativo (embora a ausncia de valor significativo possa gerar a atipicidade da conduta por ausncia de lesividade). CUIDADO! O cadver pode ser objeto do furto, desde que pertena a algum (ex.: Cadver pertencente a uma faculdade de medicina). TIPO SUBJETIVO Dolo. No se admite na forma culposa. O agente dever chamada possuir de o nimo, rem a inteno de SE No APODERAR DA COISA furtada. Essa inteno animus sibi habendi). havendo essa inteno, sendo a inteno somente a Aquele que teve a coisa subtrada.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 4 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 de usar a coisa e logo aps devolv-la, teremos o que se chama de FURTO DE USO, que NO CRIME. Se o agente pratica o crime para saciar a fome (furto famlico), a Jurisprudncia reconhece a excludente de ilicitude do estado de necessidade (art. 24 do CP). CONSUMAO E TENTATIVA O momento da consumao do delito muito discutido na Doutrina, havendo quatro correntes. O que vocs devem saber que o STF e o STJ adotam a teoria segundo a qual o crime se consuma quando o agente passa a ter o poder sobre a coisa, ainda que por um curto espao de tempo, ainda que no tenha tido a posse mansa e pacfica sobre a coisa furtada. A tentativa plenamente possvel.

O 1 prev a majorante no caso de o crime ser praticado durante o repouso noturno (aumenta-se de 1/3). Essa majorante s incidir se ocorrer o furto em residncia e ocorrer no momento reservado ao repouso noturno, que deve ser analisado em cada caso. Essa a posio dominante. O 2 prev o chamado FURTO PRIVILEGIADO, que aquele no qual o ru possui bons antecedentes e a coisa de pequeno valor, hiptese na qual o Juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de 1/3 a 2/3 ou aplicar somente a pena de multa. A Jurisprudncia vem entendendo como coisa de pequeno valor aquela que no ultrapassa um salrio mnimo vigente. Os Tribunais Superiores vem entendendo ser possvel a aplicao do PRIVILGIO ao furto QUALIFICADO, por no haver impedimento legal (Inf. 379 do STJ)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 5 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 J o 3 traz uma CLUSULA DE EQUIPARAO, estabelecendo que se equipara a coisa mvel a ENERGIA ELTRICA ou qualquer outra energia que possua valor econmico. CUIDADO! O crime de furto de energia eltrica s ocorrer se o agente se apodera daquilo que no est em sua posse, daquilo que no seu. Se o agente altera o medidor de Luz (fraude), haver o crime de estelionato. O 4 e seus incisos, bem como o 5 do art. 155 estabelecem as hipteses em que o furto ser considerado QUALIFICADO, ou seja, mais grave, sendo previstas penas mnimas e mximas mais elevadas. Vejamos as hipteses: Destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa Aquela conduta do agente que destri ou rompe um obstculo colocado de forma a impedir o furto: Ex.: Quebra de cadeado. Se a violncia for exercida contra o prprio bem furtado, no h a qualificadora (ex.: Quebrar o vidro do carro para furtar o prprio carro). E se o agente quebrar o vidro para furtar um MP3 player? Deveria incidir a qualificadora, mas por equidade (proporcionalidade) a Jurisprudncia vem entendendo que no incide a qualificadora, pois no incidiria se o agente furtasse o prprio carro! Abuso de confiana, fraude, escalada ou destreza No abuso de confiana o agente se aproveita da confiana nele depositada, de forma que o proprietrio no exerce vigilncia sobre o bem, por confiar no infrator. Na fraude o infrator emprega algum artifcio para enganar o agente e furt-lo. No se deve confundir com o estelionato. No estelionato o agente emprega algum ardil, artifcio para fazer com que a vtima lhe entregue a vantagem. Aqui o agente emprega o artifcio para criar a situao que lhe permita subtrair a coisa (ex.: Camarada se veste de instalador da TV a Cabo para, mediante
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 6 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 156 - Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detm, a coisa comum: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. 1 - Somente se procede mediante representao. 2 - No punvel a subtrao de coisa comum fungvel, cujo valor no excede a quota a que tem direito o agente.

O crime aqui , tambm, de furto, motivo pelo qual se aplicam as mesmas consideraes relativas ao crime de furto comum. No entanto, o crime aqui PRPRIO, ou seja, somente pode ser cometido pela pessoa que possua uma daquelas caractersticas (seja scio, condmino, etc.). O sujeito passivo tambm s poder ser alguma daquelas pessoas. Vejam que a pena menor que a do furto comum, exatamente porque a coisa no de outrem (alheia), mas comum, ou seja, tambm do infrator. Vejam, ainda, que se a coisa FUNGVEL, e a subtrao no excede a quota-parte do infrator, no h crime. Coisa fungvel aquela que pode ser substituda por outra da mesma espcie, qualidade e quantidade, sem prejuzo algum (exemplo: dinheiro). EXEMPLO: Imagine que trs pessoas so condminas de uma parcela em dinheiro no valor de R$ 90.000,00, possuindo cotas iguais (trinta mil para cada). Se um dos condminos furtar R$ 30.000,00 no comete crime, pois a coisa fungvel (dinheiro) e o montante no excede sua cotaparte. A ao penal pblica, MAS DEPENDE DE REPRESENTAO DA VTIMA.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 8 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06

III DO ROUBO E DA EXTORSO

Aqui se tutelam, alm do patrimnio, a integridade fsica, mental e a vida da vtima, pois as condutas no violam somente o patrimnio destas, mas colocam em risco, tambm, estes bens jurdicos. Vejamos cada um deles.

A) Roubo

Art.

157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem,

mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. 2 - A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma; II - se h o concurso de duas ou mais pessoas; III - se a vtima est em servio de transporte de valores e o agente conhece tal circunstncia.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 9 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 IV - se a subtrao for de veculo automotor que venha a ser transportado para outro Estado ou para o exterior; (Includo pela Lei n 9.426, de 1996) V - se o agente mantm a vtima em seu poder, restringindo sua liberdade. (Includo pela Lei n 9.426, de 1996) 3 Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de sete a quinze anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de vinte a trinta anos, sem prejuzo da multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Vide Lei n 8.072, de 25.7.90

BEM JURDICO O patrimnio e a integridade fsica e psquica da TUTELADO SUJEITO ATIVO vtima. Trata-se de crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO Aquele que teve a coisa subtrada mediante violncia ou grave ameaa, ou ainda, depois de ter sido reduzida impossibilidade de defesa. TIPO OBJETIVO A conduta prevista a de subtrair, PARA SI OU (conduta) PARA OUTREM, coisa alheia mvel, MEDIANTE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA, OU APS REDUZIR A VTIMA A UMA SITUAO DE IMPOSSIBILIDADE DE DEFESA. Com relao leso ao patrimnio, aplicam-se as mesmas regras faladas em relao ao furto. Mas, por se tratar de crime complexo (rene dos outros crimes: furto + constrangimento ilegal), devemos analisar, ainda, sob o aspecto da violncia ou grave ameaa pessoa. A

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 10 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 violncia pode ser prpria, quando o agente aplica fora fsica sobre a vitima, ou imprpria, quando aplica alguma medida que torna a vtima indefesa (Boa-noite-cinderela, por exemplo). Aqui o STF entende no e aplicar o privilgio previsto para o furto e nem o princpio da insignificncia. TIPO SUBJETIVO Dolo. No se admite na forma culposa. O agente dever possuir DA o nimo, COISA a inteno de SE APODERAR furtada, MEDIANTE

VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU REDUO DA VTIMA SITUAO DE IMPOSSIBILIDADE DE DEFESA. No se admite na forma culposa. O roubo de uso crime! Ou seja, o agente que rouba alguma coisa para somente us-la e devolver, comete crime de roubo. Parte da Doutrina entende, entretanto, que nesse, caso, haveria apenas constrangimento ilegal ou leses corporais, no havendo roubo (minoritrio). CONSUMAO E TENTATIVA O STF e o STJ adotam a teoria segundo a qual o crime se consuma quando o agente passa a ter o poder sobre a coisa, aps ter praticado a violncia ou grave ameaa. Se o agente pratica a violncia ou grave ameaa, mas no subtrai a coisa, o crime TENTADO.

O 1 traz a figura do roubo IMPRPRIO. O roubo imprprio ocorre quando a violncia ou ameaa praticada APS A SUBTRAO DA COISA, como meio de garantir a impunidade do crime ou assegurar o proveito do crime. EXEMPLO: Imagine que o agente subtraia uma TV de uma loja de eletroeletrnicos. At a, nada de roubo, apenas furto. No entanto, ao ser

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 11 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 abordado pelos seguranas, j do lado de fora da loja, tenta fugir e acaba agredindo os seguranas, fugindo com a coisa. Nesse caso, diz-se que o furto IMPRPRIO, pois a grave ameaa ou violncia posterior, e no tem como finalidade efetivar a subtrao (que j ocorreu), mas garantir a impunidade ou a posse tranquila sobre o bem. O 2 prev majorantes (causas de aumento de pena), que se aplicam tanto ao roubo PRPRIO (caput) quanto ao roubo IMPRPRIO. Algumas observaes quanto s majorantes do 2: O termo arma, no inciso I, considerado, pela Doutrina e Jurisprudncia dominantes, QUALQUER INSTRUMENTO QUE POSSA SER USADO COMO ARMA, independentemente de ter sido fabricado para esse fim (faca, por exemplo). Ainda com relao arma, a Doutrina e Jurisprudncia entendem que deve haver o USO EFETIVO DA ARMA, no bastando que o agente esteja portanto, ainda que ostensivamente, a arma (Luiz Rgis Prado discorda). O USO DE ARMA DE BRINQUEDO NO QUALIFICA O CRIME. O inciso V traz a hiptese na qual a vtima privada de sua liberdade, sendo mantida em poder do criminoso. Temos aqui, na verdade, a questo do refm. Havendo utilizao de refm para garantir sucesso na fuga, por exemplo, haver a causa de aumento de pena. O 3, por sua vez, traz o que se chama de ROUBO QUALIFICADO PELO RESULTADO MORTE (Leso corporal grave ou morte). No se exige que o resultado tenha sido querido pelo agente, bastando que ele tenha agido pelo menos de maneira culposa em relao a eles (pois a redao do diz: se da violncia resulta...). Alm disso, no incide essa QUALIFICADORA quando o roubo realizado mediante GRAVE AMEAA. Ao crime de ROUBO QUALIFICADO PELO RESULTADO NO SE APLICAM AS MAJORANTES DO 2.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 12 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A segunda parte do roubo qualificado pelo resultado trata do LATROCNIO, que o roubo qualificado pelo resultado MORTE. Ele ocorrer sempre que o agente, VISANDO A SUBTRAO DA COISA, praticar a conduta e ocorrer (dolosa ou culposamente) a morte de algum. Caso o agente deseje a morte da pessoa, e, somente aps realizar a conduta homicida, resolve furtar seus bens, estaremos diante de um HOMICDIO em concurso com FURTO. Quanto consumao do latrocnio, muitas correntes tambm surgiram, mas atualmente prevalece no STF o entendimento de que o crime de latrocnio se consuma com a morte da vtima, ainda que a subtrao da coisa no tenha se consumado. Isso est na smula n 611 do STF: Smula 610

H CRIME DE LATROCNIO, QUANDO O HOMICDIO SE CONSUMA, AINDA QUE NO REALIZE O AGENTE A SUBTRAO DE BENS DA VTIMA.

A ao penal, neste crime, PBLICA INCONDICIONADA.

B) Extorso

Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 13 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 1 - Se o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um tero at metade. 2 - Aplica-se extorso praticada mediante violncia o disposto no 3 do artigo anterior. Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 3o Se o crime cometido mediante a restrio da liberdade da vtima, e essa condio necessria para a obteno da vantagem econmica, a pena de recluso, de 6 (seis) a 12 (doze) anos, alm da multa; se resulta leso corporal grave ou morte, aplicam-se as penas previstas no art. 159, 2o e 3o, respectivamente. (Includo pela Lei n 11.923, de 2009)

BEM JURDICO O patrimnio e a liberdade individual da vtima TUTELADO SUJEITO ATIVO Trata-se de crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO Aquele que teve a sua liberdade individual ou patrimnio lesados pela conduta do agente. Pode ser qualquer pessoa. TIPO OBJETIVO Aqui o constrangimento mero meio para a (conduta) obteno da vantagem indevida. O verbo constranger, que sinnimo de forar, obrigar algum a fazer o que no deseja. No se confunde com o delito de roubo, pois naquele o agente se vale da violncia ou grave ameaa para subtrair o bem da vtima. Neste o agente se vale destes meios para fazer com que a vtima LHE ENTREGUE A COISA, ESPONTANEAMENTE, ou seja, deve haver a

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 14 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 colaborao da vtima. TIPO SUBJETIVO Dolo. No se admite na forma culposa. Se a vantagem for: Devida Teremos crime de exerccio arbitrrio das prprias razes (art. 345 do CP); Sexual Teremos estupro; Meramente moral, sem valor econmico Constrangimento ilegal (art. 146 do CP); CONSUMAO E TENTATIVA O STJ entende que se trata de CRIME FORMAL, que se consuma com o mero emprego da violncia ou grave ameaa, DA INDEPENDENTEMENTE VANTAGEM VISADA DA PELO OBTENO

AGENTE (smula n 92 do STJ).

O 1 traz uma causa de aumento de pena (1/3 at a metade), caso o crime seja cometido por duas ou mais pessoas ou mediante o uso de arma. Aplicam-se as mesmas observaes feitas no crime de roubo. Tambm se aplica o disposto no 3 do art. 157 (roubo qualificado pelo resultado), ou seja, ocorrendo leso grave ou morte, teremos o crime de EXTORSO QUALIFICADA PELO RESULTADO, com as mesmas penas previstas no 3 do art. 157 do CP. O 3 do art. 158 representa uma inovao legislativa (realizada em 2009) que criou a figura do SEQUESTRO RELMPAGO. A pena mais elevada (seis a doze anos), e tambm se aplica o 3 do art. 157 (crime qualificado pelo resultado). A ao penal no crime de extorso, em qualquer hiptese, PBLICA INCONDICIONADA.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 15 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 O art. 160, por sua vez, cria a figura da EXTORSO INDIRETA, que ocorre quando um credor EXIGE ou RECEBE, do devedor, DOCUMENTO QUE POSSA DAR CAUSA INSTAURAO DE PROCESSO CRIMINAL CONTRA ELE. Vejamos: Art. 160 - Exigir ou receber, como garantia de dvida, abusando da situao de algum, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vtima ou contra terceiro: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Exige-se, nesse caso, o dolo especfico, consistente na inteno de exigir ou receber o documento COMO GARANTIA DE DVIDA. Necessrio, ainda, que o agente SE VALHA DA CONDIO DA VTIMA, que se encontra em situao de fragilidade (desesperada, aflita), de forma a exigir dela esta garantia abusiva. O crime se consuma com a mera realizao da exigncia (nesse caso, crime formal) ou com o efetivo recebimento (nesse caso, material) do documento. A tentativa possvel. A ao penal pblica incondicionada.

C) Extorso mediante sequestro

Art. 159 - Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 Pena - recluso, de oito a quinze anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 16 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 1o Se o seqestro dura mais de 24 (vinte e quatro) horas, se o seqestrado menor de 18 (dezoito) ou maior de 60 (sessenta) anos, ou se o crime cometido por bando ou quadrilha. Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 (Redao dada pela Lei n 10.741, de 2003) Pena - recluso, de doze a vinte anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990) 2 - Se do fato resulta leso corporal de natureza grave: Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 Pena - recluso, de dezesseis a vinte e quatro anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990) 3 - Se resulta a morte: Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 4 - Se o crime cometido em concurso, o concorrente que o denunciar autoridade, facilitando a libertao do seqestrado, ter sua pena reduzida de um a dois teros. (Redao dada pela Lei n 9.269, de 1996)

BEM JURDICO O patrimnio e a liberdade individual da vtima TUTELADO SUJEITO ATIVO Trata-se de crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. SUJEITO PASSIVO Aquele que teve a sua liberdade individual ou patrimnio lesados pela conduta do agente. Pode ser qualquer pessoa. TIPO OBJETIVO O verbo (ncleo do tipo) sequestrar, ou seja, (conduta) impedir, por qualquer meio, que a pessoa exera seu

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 17 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 direito de ir e vir. O CRIME OCORRER AINDA QUE A VTIMA NO SEJA TRANSFERIDA PARA OUTRO LOCAL. Aqui a privao da liberdade se d como meio para se obter um RESGATE, que um pagamento pela liberdade de algum. Embora a lei diga qualquer vantagem, a Doutrina entende que a vantagem deve ser PATRIMONIAL e INDEVIDA, pois se for DEVIDA, teremos o crime de exerccio arbitrrio das prprias razes. TIPO SUBJETIVO Dolo. Exige-se a FINALIDADE ESPECIAL DE AGIR, consistente na inteno de obter uma vantagem patrimonial como resgate. CONSUMAO E TENTATIVA O STF entende que se trata de CRIME FORMAL, que se consuma com a mera privao da liberdade da vtima, INDEPENDENTEMENTE DA OBTENO DA VANTAGEM VISADA PELO AGENTE (informativo n 27 do STF). A tentativa NO plenamente PODENDO possvel. TRATA-SE DE CRIME PERMANENTE, QUE SE PROLONGA TEMPO, HAVER FLAGRANTE A QUALQUER MOMENTO EM QUANTO DURAR A PRIVAO DA LIBERDADE.

Segundo o 1, a pena ser de DOZE A VINTE ANOS SE: O sequestro dura mais de 24 horas; Se o seqestrado menor de 18 anos ou maior de 60 anos; Se o crime cometido por quadrilha ou bando;

Se do crime resultar leso corporal GRAVE ou morte, tambm h formas QUALIFICADAS, cujas penas, nos termos dos 2 e 3

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 18 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 do art. 159, sero de 16 a 24 anos e de 24 a 30 anos, RESPECTIVAMENTE. A Doutrina no unnime quanto quem possa ser a vtima da leso grave ou morte. No entanto, a maioria da Doutrina entende que o resultado (leso grave ou morte) qualifica o crime, QUALQUER QUE SEJA A PESSOA QUE SOFRA A LESO, ainda que no seja o prprio seqestrado, mas desde que ocorra no contexto ftico do delito de extorso mediante sequestro. O 4 prev a chamada DELAO PREMIADA, que uma recompensa para o dedo-duro, ou seja, um abatimento na pena daquele que delata os demais cmplices (reduo de 1/3 a 2/3). indispensvel que dessa delao decorra uma facilitao na liberao do seqestrado (Doutrina majoritria). A ao pena ser pblica incondicionada.

IV DA USURPAO

Os crimes previstos neste captulo so pouco exigidos em provas de concursos pblicos, motivo pelo qual abordaremos o tema de forma menos aprofundada que os crimes anteriores, para que vocs no tenham que estudar aquilo que no ser objeto de cobrana na prova.

A) Alterao de limites

Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 19 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Pena - deteno, de um a seis meses, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem: Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias; Esbulho possessrio II - invade, com violncia a pessoa ou grave ameaa, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifcio alheio, para o fim de esbulho possessrio. 2 - Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. 3 - Se a propriedade particular, e no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa.

No crime previsto no caput do artigo aquele no qual o agente, valendo-se do deslocamento ou supresso de alguma marca divisria, BUSCA SE APODERAR de bem imvel que no lhe pertence (mas que divisrio com o seu). necessrio o dolo especfico, CONSISTENTE NA VONTADE DE SE APODERAR DA COISA ALHEIA ATRAVS DA CONDUTA. O 1 traz formas equiparadas, relativas conduta daqueles que realizam a usurpao de guas alheias, mediante o desvio ou represamento (inciso I) e a conduta daqueles que promovem a invaso, mediante violncia pessoa, grave ameaa, ou concurso de MAIS DE DUAS PESSOAS (mnimo de trs, ento), DE TERRENO OU EDIFCIO ALHEIO, COM O FIM DE ESBULHO POSSESSRIO.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 20 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Esbulhar a posse significa TOMAR A POSSE, retirar a posse de quem a exera sobre o bem. Se o agente se valer de violncia, responde, ainda, pelo crime relativo violncia. A ao penal, em regra, PBLICA INCONDICIONADA. No entanto, se a propriedade lesada for particular e no tiver havido emprego de violncia, A AO PENAL SER PRIVADA (3 do art. 161).

B) Supresso ou alterao de marca em animais

Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa.

Aqui se pune a conduta do agente que retira (suprime) ou altera marca ou sinal referente propriedade de gado ou rebanho alheio. A Doutrina exige o dolo, mas no pacfica quanto necessidade de dolo especfico (especial fim de agir). O crime se consuma com a mera realizao da supresso ou alterao da marca ou sinal, no havendo necessidade de que o agente se apodere dos animais cujas marcas foram adulteradas. No entanto, se o agente se apoderar dos animais, teremos o crime de furto mediante fraude (art. 155, 4, II do CP), que absorve este crime de usurpao. A tentativa plenamente possvel. A ao penal ser sempre pblica incondicionada.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 21 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 V - DO DANO

Os crimes de dano so crimes nos quais no h necessidade de um aumento patrimonial do agente, ou seja, no h necessidade que ele se apodere de algo pertencente a outrem, bastando que ele provoque um prejuzo vtima. Vejamos:

A) Dano

Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Dano qualificado Pargrafo nico - Se o crime cometido: I - com violncia pessoa ou grave ameaa; II - com emprego de substncia inflamvel ou explosiva, se o fato no constitui crime mais grave III - contra o patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista; (Redao dada pela Lei n 5.346, de 3.11.1967) IV - por motivo egostico ou com prejuzo considervel para a vtima: Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa, alm da pena correspondente violncia.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 22 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 O crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, tendo como sujeito passivo o proprietrio ou possuidor do bem danificado. O condmino pode ser sujeito ativo, mas se a coisa fungvel e o agente deteriora apenas a sua cota-parte, no h crime, por analogia ao furto de coisa comum (Posio do STF). O tipo objetivo (conduta) pode ser tanto a destruio (danificao total), a inutilizao (danificao, ainda que parcial, mas que torna o bem intil) ou deteriorao (danificao parcial do bem) da coisa. Pode ocorrer na forma COMISSIVA OU OMISSIVA, esta ltima, por exemplo, quando um segurana v algum danificar o patrimnio que ele deve zelar, e nada faz. Exige-se o dolo. NO H CRIME DE DANO CULPOSO. CUIDADO! O crime de pichao definido como CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE (ambiente urbano), nos termos do art. 65 da Lei 9.605/98. Alis, este crime de dano bastante genrico, ocorrendo apenas quando no houver uma hiptese especfica. EXEMPLO: Danificar objeto destinado a culto religioso. Esta conduta configura o crime do art. 210 do CP, e no o crime de dano. O crime se consuma com a ocorrncia do dano. No havendo a ocorrncia do dano, o crime ser tentado. O 1 do art. 163 traz algumas formas qualificadas do delito, que elevam a pena para seis meses a trs anos, patamares bem mais altos que os do caput do artigo. Se o dano praticado contra OBJETO TOMBADO pela autoridade competente, em razo de seu valor histrico, artstico ou arqueolgico, o crime ser o do art. 165 do CP:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 23 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 165 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa tombada pela autoridade competente em virtude de valor artstico, arqueolgico ou histrico: Pena - deteno, deseis meses a dois anos, e multa. No entanto, este artigo foi TACITAMENTE REVOGADO pelo art. 62, I da Lei de Crimes Ambientais.

B) Introduo ou abandono de animais em propriedade alheia

Art. 164 - Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito, desde que o fato resulte prejuzo: Pena - deteno, de quinze dias a seis meses, ou multa.

Percebam que o final da redao do artigo menciona que INDISPENSVEL A OCORRNCIA DE PREJUZO. Sim, pois a mera conduta do agente, por si s, no causa dano. Aqui podemos ter o que se chama de pastagem indevida, que aquela na qual se levam os animais para outro terreno, de propriedade alheia, para pastar. O crime comum e pode ser praticado na modalidade introduzir ou deixar (manter) animais na propriedade alheia. O termo sem o consentimento de quem de direito ELEMENTO NORMATIVO DO TIPO PENAL. Se houver o consentimento, no h fato tpico. O crime se consuma, como vimos, com a ocorrncia do efetivo prejuzo. A Doutrina no pacfica quanto tentativa, mas a maioria entende ser impossvel, ao argumento de que o tipo exige o dano, de

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 24 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 forma que, ou ele ocorre, ou o crime sequer tentado ( o que prevalece).

C) Alterao de local especialmente protegido

Art. 166 - Alterar, sem licena da autoridade competente, o aspecto de local especialmente protegido por lei: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa.

Aqui temos a conduta daquele que altera os aspectos (internos ou externos) de algum local que esteja protegido por lei (um bem tombado, por exemplo). No h necessidade de deteriorao ou dano, mas necessrio que o agente altere o aspecto (aparncia) do local. No entanto, este artigo tambm foi revogado pela Lei de Crimes Ambientais, que trouxe, em seu art. 63, normatizao acerca da conduta.

D) Ao Penal

A ao penal ser, em todos os crimes de dano, PBLICA INCONDICIONADA. No entanto, se o crime o de dano simples (art. 163), ou se praticado por motivo egostico ou com prejuzo considervel vtima (163, nico, IV), ou no caso de introduo ou abandono de animais em propriedade alheia, o crime ser de AO PENAL PRIVADA: Art. 167 - Nos casos do art. 163, do inciso IV do seu pargrafo e do art. 164, somente se procede mediante queixa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 25 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 VI DA APROPRIAO INDBITA

Os crimes de apropriao indbita diferem dos crimes de furto e roubo, pois aqui o agente POSSUI A POSSE SOBRE O BEM, mas se RECUSA A DEVOLV-LO ou REPASS-LO a quem de direito. Ou seja, aqui o crime se d pela INVERSO DO ANIMUS DO AGENTE, QUE ANTES ESTAVE DE BOA-F, e passa a estar de m-f.

A) Apropriao indbita Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. Aumento de pena 1 - A pena aumentada de um tero, quando o agente recebeu a coisa: I - em depsito necessrio; II - na qualidade de tutor, curador, sndico, liquidatrio, inventariante, testamenteiro ou depositrio judicial; III - em razo de ofcio, emprego ou profisso. Apropriao indbita previdenciria (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

Vejam que a coisa lhe foi entregue espontaneamente, e o agente deveria devolv-la, mas no o faz. H, portanto, violao

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 26 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 confiana eu lhe fora depositada. O crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Trata-se, ainda, de crime genrico, podendo ser afastada sua aplicao no caso de haver norma especfica, como ocorre no caso de funcionrio pblico que se apropria de bens que lhe foram confiados em razo da funo (crime de peculato, art. 312 do CP). A posse que o infrator tem sobre a coisa deve ser DESVIGIADA, ou seja, sem vigilncia, decorrendo de confiana entre o dono da coisa e o infrator. Caso haja mera deteno, estaremos diante do crime de furto. EXEMPLO: Caixa da loja que aproveita a distrao do dono para surrupiar alguns reais do caixa. Temos aqui, crime de furto. O elemento exigido o dolo, no se punindo a forma culposa. O crime se consuma com a inverso da inteno do agente. A inteno, que antes era boa (a de apenas guardar a coisa), agora no to boa assim, pois se torna em inteno de ter a coisa como sua, se apoderar de algo que lhe fora confiado. Trata-se, portanto, de crime unissubsistente, sendo invivel a tentativa (embora Doutrina minoritria entenda o contrrio). O 1 traz causas de aumento de pena (1/3), quando o agente tiver recebido a coisa em determinadas situaes especficas.

B) Apropriao indbita previdenciria

Art.

168-A.

Deixar

de

repassar

previdncia

social

as

contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 27 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 1o Nas mesmas penas incorre quem deixar de: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I - recolher, no prazo legal, contribuio ou outra importncia destinada previdncia social que tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) II - recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) III - pagar benefcio devido a segurado, quando as respectivas cotas ou valores j tiverem sido reembolsados empresa pela previdncia social. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 2o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 3o facultado ao juiz deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa se o agente for primrio e de bons antecedentes, desde que: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) I - tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria, inclusive acessrios; ou (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 28 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 II - o valor das contribuies devidas, inclusive acessrios, seja igual ou inferior quele estabelecido pela previdncia social, administrativamente, como sendo o mnimo para o ajuizamento de suas execues fiscais. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000)

O sujeito ativo aqui o RESPONSVEL TRIBUTRIO, aquele que por lei est obrigado a reter na fonte a contribuio previdenciria ao INSS e repass-la, mas no o faz. O sujeito passivo a UNIO. A conduta apenas uma: deixar de repassar, ou seja, reter, mas no repassar ao rgo responsvel, os valores referentes s contribuies previdencirias. Trata-se de norma penal em branco, pois deve haver a

complementao com as normas previdencirias, que estabelecem o prazo para repasse das contribuies retidas pelo responsvel tributrio. O elemento subjetivo exigido o dolo, no se punindo a conduta culposa, daquele que apenas se esqueceu de repassar as contribuies recolhidas. No se exige o dolo especfico (Posio do STF, embora existam julgados do STJ em contrrio).

EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO DE INSTRUMENTO. CRIMINAL. CONTROVRSIA ACERCA DA NECESSIDADE DE PRODUO DE PROVA PERICIAL. QUESTO RESTRITA AO MBITO INFRACONSTITUCIONAL. ALEGAO DE OFENSA S GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DO CONTRADITRIO E DA AMPLA DEFESA. INEXISTNCIA. NO RECOLHIMENTO DE CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA. DESNECESSIDADE DE CONFIGURAO DE DOLO ESPECFICO. 1. No caracteriza cerceamento de defesa a deciso que, motivadamente, indefere determinada diligncia probatria. Precedentes:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 29 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 AIs 382.214, da relatoria do ministro Celso de Mello; e 114.548-AgR, da relatoria do ministro Seplveda Pertence. 2. De mais a mais, o acrdo impugnado afina com a jurisprudncia desta nossa Corte, que, em sede de habeas corpus, assentou o entendimento de que no se exige a configurao do dolo especfico para caracterizao do crime de apropriao indbita previdenciria. Precedentes: RHC 86.072, da relatoria do ministro Eros Grau; HC 96.092, da relatoria da ministra Carmen Lcia; e HC 87.107, da relatoria do ministro Cezar Peluso. 3. Agravo desprovido. (AI 699103 AgR, Relator(a): Min. AYRES BRITTO, Segunda Turma, julgado em 17/08/2010, DJe-173 DIVULG 16-09-2010 PUBLIC 17-092010 EMENT VOL-02415-05 PP-01028 LEXSTF v. 32, n. 381, 2010, p. 341-344)

O crime se consuma no momento em que se exaure o prazo para o repasse dos valores. Tratando-se de CRIME OMISSIVO PURO, no possvel o fracionamento da conduta, de forma que INCABVEL A TENTATIVA. O 1 traz formas equiparadas (assemelhadas), nas quais o agente estar sujeito s mesmas penas previstas no caput do artigo. Se o agente se arrepende e resolve a situao, declarando o dbito e pagando o que for necessrio, ANTES DO INCIO DA AO FISCAL (a atividade desenvolvida pelo Fisco), estar EXTINTA A PUNIBILIDADE, nos termos do 2 do art. 168-A. Entretanto, o STF j decidiu que o pagamento, A QUALQUER TEMPO, extingue a punibilidade.

EMENTA: HABEAS CORPUS SUBSTITUTIVO DE RECURSO ORDINRIO. APROPRIAO INDBITA DE CONTRIBUIES PREVIDENCIRIAS DESCONTADAS DOS EMPREGADOS. PARCELAMENTO E QUITAO APS O RECEBIMENTO DA DENNCIA. EXTINO DA PUNIBILIDADE, POR FORA DA RETROAO DE LEI BENFICA. As regras referentes ao
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 30 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 parcelamento so dirigidas autoridade tributria. Se esta defere a faculdade de parcelar e quitar as contribuies descontadas dos empregados, e no repassadas ao INSS, e o paciente cumpre a respectiva obrigao, deve ser beneficiado pelo que dispe o artigo 9, 2, da citada Lei n. 10.684/03. Este preceito, que no faz distino entre as contribuies previdencirias descontadas dos empregados e as patronais, limita-se a autorizar a extino da punibilidade referente aos crimes ali relacionados. Nada importa se o parcelamento foi deferido antes ou depois da vigncia das leis que o probe: se de qualquer forma ocorreu, deve incidir o mencionado artigo 9. O paciente obteve o parcelamento e cumpriu a obrigao. Podia faz-lo, poca, antes do recebimento da denncia, mas assim no procedeu. A lei nova permite que o faa depois, sendo portanto, lex mitior, cuja retroao deve operar-se por fora do artigo 5, XL da Constituio do Brasil. Ordem deferida. Extenso a paciente que se encontra em situao idntica. (HC 85452, Relator(a): Min. EROS GRAU, Primeira Turma, julgado em 17/05/2005, DJ 03-06-2005 PP-00045 EMENT VOL-02194-02 PP-00418 RTJ VOL-00195-01 PP-00249 RDDT n. 120, 2005, p. 221)

O 3 traz o chamado perdo judicial, ao afirmar que o Juiz poder deixar de aplicar a pena ou aplicar somente a de multa (nesse ltimo caso teremos um crime privilegiado) quando: Ru seja primrio e de bons antecedentes; Tenha promovido, aps o incio da execuo fiscal e antes do oferecimento da denncia, o pagamento da contribuio social devida; ou O valor do dbito seja igual ou inferior ao estabelecido pela previdncia como sendo o mnimo para ajuizamento das aes fiscais.

Ora, se o valor insignificante para o Estado (previdncia social) cobr-lo do indivduo, com muito mais razo ser considerado insignificante para ensejar a punio penal.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 31 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Vem se entendendo que, neste ltimo caso (dbitos de valor insignificante), o FATO ATPICO.

C) Apropriao de coisa havida por erro, caso fortuito ou fora maior Art. 169 - Apropriar-se algum de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou fora da natureza: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Na mesma pena incorre: Apropriao de tesouro I - quem acha tesouro em prdio alheio e se apropria, no todo ou em parte, da quota a que tem direito o proprietrio do prdio; Apropriao de coisa achada II - quem acha coisa alheia perdida e dela se apropria, total ou parcialmente, deixando de restitu-la ao dono ou legtimo possuidor ou de entreg-la autoridade competente, dentro no prazo de 15 (quinze) dias.

Aqui se pune a conduta daquele que se apodera de algo que no seu, mas veio ao seu poder em razo de caso fortuito, fora maior, ou erro, e no em razo da confiana depositada nele. EXEMPLO: Imagine o caso de algum que entrega uma mercadoria em local errado. Se aquele que recebeu a mercadoria por erro dela se apropriar, comete este crime.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 32 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Aplicam-se a este crime as demais disposies j faladas acerca do crime de apropriao indbita. O nico traz duas hipteses interessantes de apropriao indbita. A primeira a da apropriao de tesouro, que pode ocorrer quando algum se apodera da parte relativa ao DONO DO PRDIO (TERRENO) NO QUAL FOI ACHADO O TESOURO. A segunda hiptese a que muita gente no deve conhecer. Tambm crime se apoderar de algo que foi achado, desde que esta coisa tenha sido perdida por algum, caso o infrator no entregue a coisa achada em 15 dias. Portanto, a mxima de que achado no roubado at que est certa, pois no h roubo, mas poderamos alter-la para achado indebitamente apropriado (rsrs). O art. 170, por sua vez, estabelece que: Art. 170 - Nos crimes previstos neste Captulo, aplica-se o disposto no art. 155, 2.

Ora, o art. 155, 2 trata da possibilidade do furto privilegiado, quando ocorrerem determinadas circunstncias. Vejamos: 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa.

Estas disposies se aplicam aos delitos de apropriao indbita.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 33 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 VII DO ESTELIONATO E OUTRAS FRAUDES

Este captulo cuida dos crimes de estelionato e fraudes diversas, que so aqueles nos quais h leso patrimonial, mas com a peculiaridade de que o infrator se vale de algum meio ardiloso para obter a vantagem indevida em prejuzo da vtima. Vejamos cada um dos tipos penais:

A) Estelionato Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. 1 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2. 2 - Nas mesmas penas incorre quem: Disposio de coisa alheia como prpria I - vende, permuta, d em pagamento, em locao ou em garantia coisa alheia como prpria; Alienao ou onerao fraudulenta de coisa prpria II - vende, permuta, d em pagamento ou em garantia coisa prpria inalienvel, gravada de nus ou litigiosa, ou imvel que prometeu vender a terceiro, mediante pagamento em prestaes, silenciando sobre qualquer dessas circunstncias;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 34 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Defraudao de penhor III - defrauda, mediante alienao no consentida pelo credor ou por outro modo, a garantia pignoratcia, quando tem a posse do objeto empenhado; Fraude na entrega de coisa IV - defrauda substncia, qualidade ou quantidade de coisa que deve entregar a algum; Fraude para recebimento de indenizao ou valor de seguro V - destri, total ou parcialmente, ou oculta coisa prpria, ou lesa o prprio corpo ou a sade, ou agrava as conseqncias da leso ou doena, com o intuito de haver indenizao ou valor de seguro; Fraude no pagamento por meio de cheque VI - emite cheque, sem suficiente proviso de fundos em poder do sacado, ou lhe frustra o pagamento. 3 - A pena aumenta-se de um tero, se o crime cometido em detrimento de entidade de direito pblico ou de instituto de economia popular, assistncia social ou beneficncia.

O bem jurdico tutelado aqui o patrimnio e a boa-f que se deve ter nas relaes sociais. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, sendo, portanto, CRIME COMUM. O sujeito passivo pode ser tanto aquele que foi enganado pela fraude do agente ou aquele que teve a efetiva leso patrimonial (pois podem ser pessoas distintas).

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 35 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 O elemento subjetivo exigido O DOLO, e, alm dele, se exige a finalidade especial de agir, consistente na inteno de obter vantagem ilcita em detrimento (prejuzo) de outrem. A vantagem perquirida pelo agente deve ser patrimonial (maioria da Doutrina), embora haja Doutrinadores que entendam que pode ser qualquer vantagem. Temos aqui outro crime genrico, que ter sua aplicao afastada quando estivermos diante de um caso em que haja regulamentao em norma penal especfica. E se o agente fraudar concurso pblico? A conduta, que antes foi considerada atpica pelo STF, atualmente se encontra tipificada no art. 311-A do CPP, includo pela Lei 12.550/11. E se o agente praticar o estelionato mediante a utilizao de documento falso? O STJ e o STF entendem que se trata de concurso FORMAL. Uma terceira corrente, menos aceita nos Tribunais, entende que o crime de falso absorve o de estelionato, pois a pena daquele mais severa. No entanto, embora ambos entendam tratar-se de concurso formal, entendem que se a potencialidade lesiva do falso se exaure no estelionato, o crime de estelionato absorve o falso, que foi apenas um meio para a sua prtica.

EMENTA: HABEAS CORPUS. PROCESSUAL PENAL MILITAR. PENAL MILITAR. CRIME DE USO DE DOCUMENTO FALSO (ART. 315 DO CPM). INCOMPETNCIA DA JUSTIA MILITAR. INOCORRNCIA. CRIME PRATICADO POR MILITAR DA RESERVA CONTRA AS INSTITUIES MILITARES. ART. 9, III, A, DO CDIGO PENAL MILITAR. INPCIA DA DENNCIA. MATRIA SUSCITADA, MAS NO EXAMINADA PELO
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 36 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 TRIBUNAL A QUO. SUPRESSO DE INSTNCIA NESTA SUPREMA CORTE. CONCESSO DA ORDEM DE OFCIO. (...) IV - pacfica, de resto, a jurisprudncia desta Corte no sentido de no ser admissvel a absoro do crime de uso de documento falso pelo de estelionato. (...) (HC 98526, Relator(a): Min. RICARDO LEWANDOWSKI, Primeira Turma, julgado em 29/06/2010, DJe-154 DIVULG 19-08-2010 PUBLIC 20-082010 EMENT VOL-02411-03 PP-00510)

O crime somente se consuma com a efetiva obteno da vantagem indevida com prejuzo a terceiro. A tentativa plenamente admissvel. E se o agente obtm um cheque da vtima? O crime tentado ou consumado? Enquanto o agente no obtiver o valor prescrito no cheque, o crime ainda tentado, apenas se consumando quando o agente obtiver o valor constante no cheque (posio majoritria da Doutrina). O 1 prev o ESTELIONATO PRIVILEGIADO, que aquele no qual o agente PRIMRIO e o prejuzo DE PEQUENO VALOR. Nesse caso, o Juiz pode reduzir a pena ou aplicar somente a pena de multa, CONFORME O ART. 155, 2. J o 2 prev diversas formas pelas quais se pode praticar o estelionato, e, em todas elas, o agente responder pelas mesmas penas previstas no caput. Algumas observaes devem ser feitas: No inciso V (fraude contra seguro), o sujeito ativo o segurado (infrator) e o sujeito passivo a seguradora, e no o prprio segurado, embora a coisa destruda seja sua, pois o prejuzo patrimonial, ao fim e ao cabo, ser da seguradora, que dever pagar o prejuzo. Essa a nica das modalidades equiparadas que constitui CRIME FORMAL, seguro. pois se consuma com o emprego da fraude, independentemente da obteno do recebimento da indenizao de

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 37 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 J no inciso VI, temos o famoso cheque voador. Entretanto, CUIDADO! Para que se configure crime, necessrio que o agente tenha, de antemo, a inteno de no pagar, ou seja, o agente sabe que no possui fundos para adimplir a obrigao contrada. Diferente da hiptese na qual o agente possui fundos, mas, antes da data prevista para o desconto do cheque, tem que retirar o dinheiro por algum motivo e o cheque bate sem fundos. Isso no crime. Se o agente repara o dano ANTES DO RECEBIMENTO DA DENNCIA, obsta o prosseguimento da ao penal (smula 554 do STF). A emisso de cheques sem fundos para pagamento de dvidas de jogo NO CONFIGURA CRIME, pois estas dvidas no so passveis de cobrana judicial, nos termos do art. 1477 do CC. O 3 prev o chamado estelionato contra entidade de direito pblico, que aquele cometido contra qualquer das instituies previstas na norma penal citada. Nesses casos, a pena aumenta-se de 1/3.

B) Duplicata simulada

Art. 172 - Emitir fatura, duplicata ou nota de venda que no corresponda mercadoria vendida, em quantidade ou qualidade, ou ao servio prestado. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) Pena - deteno, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 8.137, de 27.12.1990) Pargrafo nico. Nas mesmas penas incorrer aqule que falsificar ou adulterar a escriturao do Livro de Registro de Duplicatas. (Includo pela Lei n 5.474. de 1968)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 38 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Aqui se pune a conduta daquele que emite fatura, duplicata ou nota de venda que no corresponda realidade. O sujeito ativo ser aquele que emite o ttulo em desconformidade com a realidade. O sujeito passivo ser o sacado, quando aceita o ttulo de boa-f ou o tomador, que aquele desconta a duplicata. Como esta redao foi dada pela Lei 8.137/90, excluindo a meno anterior a expedir ou aceitar duplicata que no corresponda, juntamente com a fatura respectiva, a uma venda efetiva de bens ou a uma real prestao de servio, parte da Doutrina entendeu que a emisso de duplicata FRIA passou a ser fato atpico. Entretanto, a maioria da Doutrina e o STF entendem que a emisso de duplicata fria no fato atpico, pois se a lei pune a conduta daquele que emite uma duplicata em desacordo parcial com a realidade, com muito mais razo este tipo penal pune aquele que emite uma duplicata em COMPLETO DESACORDO COM A REALIDADE. O elemento subjetivo exigido o dolo, no existindo forma culposa. O crime se consuma com a mera emisso do ttulo, no sendo necessria sua colocao em circulao. Logo, mais dispensvel ainda a efetiva obteno da vantagem. A tentativa possvel. O nico traz a forma equiparada, que a daquela pessoa que falsifica ou adultera o livro de registro das duplicatas. Embora seja um crime de falsidade, a lei decidiu por bem coloc-la no Ttulo relativo aos crimes contra o patrimnio. O sujeito passivo aqui o Estado!

C) Abuso de incapazes Art. 173 Abusar, em proveito prprio ou alheio, de

necessidade, paixo ou inexperincia de menor, ou da alienao ou debilidade mental de outrem, induzindo qualquer deles

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 39 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 prtica de ato suscetvel de produzir efeito jurdico, em prejuzo prprio ou de terceiro: Pena - recluso, de dois a seis anos, e multa.

Tutela-se aqui o patrimnio destas pessoas que possuem uma fragilidade maior, ou seja, que esto mais vulnerveis a serem enganadas. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, mas o sujeito passivo s poder ser uma das pessoas descritas no caput do artigo. Na verdade, aqui no h propriamente fraude, mas abuso de uma condio de vulnerabilidade, sendo, portanto, dispensvel o emprego de algum meio ardiloso, pois a vtima bastante vulnervel. O elemento subjetivo, mais uma vez, o dolo, no havendo forma culposa. A lei no exclui a possibilidade de DOLO EVENTUAL. O crime se consuma com a prtica do ato pela vtima, pouco importando se o agente aufere o proveito ou se a vtima vem a ter efetivo prejuzo (Posio do STF).

D) Induzimento especulao

Art.

174

Abusar,

em

proveito

prprio

ou

alheio,

da

inexperincia ou da simplicidade ou inferioridade mental de outrem, induzindo-o prtica de jogo ou aposta, ou especulao com ttulos ou mercadorias, sabendo ou devendo saber que a operao ruinosa: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 40 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Aqui temos um crime no qual tambm h abuso de uma condio de vulnerabilidade da vtima. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. O sujeito passivo tambm pode ser qualquer pessoa, desde que se enquadre numa das caractersticas estabelecidas (pessoa inexperiente, mentalmente inferior, etc...). A conduta muito similar anterior, com a diferena de que, aqui, o agente no induz a vtima a praticar ato jurdico, mas a induz prtica de jogo ou aposta, ou especulao com ttulos ou mercadorias, sabendo OU DEVENDO SABER que a operao ser ruinosa. O elemento subjetivo exigido o dolo, com a finalidade especial de agir consistente na INTENO de obter proveito prprio ou alheio. Quando a lei fala em devendo saber estabelece uma espcie de dolo eventual em relao possibilidade de a operao qual a vtima foi induzida ser ruinosa. O crime se consuma com a prtica do jogo ou aposta ou com a especulao, independentemente da obteno do proveito pelo infrator. A tentativa plenamente possvel.

E) Fraude no comrcio

Art. 175 - Enganar, no exerccio de atividade comercial, o adquirente ou consumidor: I vendendo, como verdadeira ou perfeita, mercadoria

falsificada ou deteriorada; II - entregando uma mercadoria por outra: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 41 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 1 - Alterar em obra que lhe encomendada a qualidade ou o peso de metal ou substituir, no mesmo caso, pedra verdadeira por falsa ou por outra de menor valor; vender pedra falsa por verdadeira; qualidade: Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa. 2 - aplicvel o disposto no art. 155, 2. vender, como precioso, metal de ou outra

Aqui se busca tutelar a boa-f nas relaes comerciais, bem como o patrimnio daquele que for lesado. O sujeito ativo s pode ser aquele que EXERA adquirente. Parte da Doutrina entende que este artigo foi revogado pelas Leis 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor) e 8.137/90 (Crimes contra a ordem tributria, econmica e contra as relaes de consumo). Entretanto, para a maioria da Doutrina, ele continua em vigor, e deve ser aplicado como norma geral. Havendo enquadramento em norma especfica, ficar afastada sua aplicao. A conduta pode ser praticada mediante a VENDA (somente esta forma comercial) de mercadoria FALSA OU DETERIORADA, desde que tenha sido informado ao comprador que se tratava de mercadoria verdadeira ou perfeita. Caso o consumidor saiba que se trata de mercadoria falsa ou com defeito, e tenha pagado o preo a menor, sabendo disso, no h crime, pois no houve leso boa-f nos contratos. A segunda aquela na qual o agente entrega uma mercadoria quando deveria entregar outra. A ATIVIDADE COMERCIAL (com habitualidade e profissionalismo), sendo sujeito passivo somente o consumidor ou

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 42 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 O elemento subjetivo somente o dolo, no havendo forma culposa. O crime se consuma com a efetiva entrega ou venda da mercadoria, atravs da fraude sobre a vtima. A tentativa admitida. O 1 prev uma forma qualificada do delito, que ocorrer nas hipteses ali previstas, cuja pena ser de UM A CINCO ANOS E MULTA. J o 2 estabelece que se aplica o disposto no 2 do art. 155, que nada mais que a aplicao do PRIVILGIO, referente possibilidade de diminuio de pena ou aplicao somente da multa, nas hipteses em que o ru seja primrio e a leso seja de pequeno valor.

F) Outras fraudes

Art. 176 - Tomar refeio em restaurante, alojar-se em hotel ou utilizar-se de meio de transporte sem dispor de recursos para efetuar o pagamento: Pena - deteno, de quinze dias a dois meses, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante representao, e o juiz pode, conforme as circunstncias, deixar de aplicar a pena.

Aqui se pune a conduta daquele que se alimenta, se hospeda ou toma transporte, cujo pagamento deva se dar ao final do servio prestado, mas que NO DISPONHA DE RECURSOS PARA PAGAR. O crime COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. O sujeito passivo tambm poder ser qualquer pessoa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 43 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 As expresses restaurante e hotel devem ser interpretadas de maneira extensiva, de forma a abarcar motis, pousadas, lanchonetes, bares, etc. CUIDADO! O agente no deve dispor dos recursos necessrios. Caso o agente disponha dos recursos e se recuse ao pagamento, por algum motivo (ex.: m prestao do servio), no h crime. Na verdade, ainda que o agente no possua nenhum motivo justo, apenas se negando ao pagamento, no h crime, desde que tenha recursos para tal. Mas e o que fazer se o agente no quiser pagar? O que resta mover ao civil para cobrana dos valores devidos, nada mais. O elemento subjetivo exigido o dolo, no se admitindo a forma culposa. Se h erro sobre um dos elementos do tipo, como sabemos, no h crime. Portanto, se o agente utiliza os servios, acreditando possuir os recursos e, ao final, verifica que teve sua carteira furtada, ou que deixou cair o dinheiro na rua, no pratica crime. A consumao controvertida, mas a maioria da Doutrina entende que o crime formal, consumando-se com a mera realizao das condutas, independentemente de haver efetivo prejuzo ou do pagamento posterior da conta. No entanto, h posies em contrrio. A tentativa admissvel. A ao penal PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO, e o Juiz pode conceder o PERDO JUDICIAL, nos termos do nico do artigo.

G) Fraudes ou abusos na fundao ou administrao de de sociedades por aes

Fraudes e abusos na fundao ou administrao de sociedade por aes

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 44 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 177 - Promover a fundao de sociedade por aes, fazendo, em prospecto ou em comunicao ao pblico ou assemblia, afirmao falsa sobre a constituio da sociedade, ou ocultando fraudulentamente fato a ela relativo: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa, se o fato no constitui crime contra a economia popular. 1 - Incorrem na mesma pena, se o fato no constitui crime contra a economia popular: (Vide Lei n 1.521, de 1951) I - o diretor, o gerente ou o fiscal de sociedade por aes, que, em prospecto, relatrio, parecer, balano ou comunicao ao pblico ou assemblia, faz afirmao falsa sobre as condies econmicas da sociedade, ou oculta fraudulentamente, no todo ou em parte, fato a elas relativo; II - o diretor, o gerente ou o fiscal que promove, por qualquer artifcio, falsa cotao das aes ou de outros ttulos da sociedade; III - o diretor ou o gerente que toma emprstimo sociedade ou usa, em proveito prprio ou de terceiro, dos bens ou haveres sociais, sem prvia autorizao da assemblia geral; IV - o diretor ou o gerente que compra ou vende, por conta da sociedade, aes por ela emitidas, salvo quando a lei o permite; V - o diretor ou o gerente que, como garantia de crdito social, aceita em penhor ou em cauo aes da prpria sociedade; VI - o diretor ou o gerente que, na falta de balano, em desacordo com este, ou mediante balano falso, distribui lucros ou dividendos fictcios;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 45 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 VII - o diretor, o gerente ou o fiscal que, por interposta pessoa, ou conluiado com acionista, consegue a aprovao de conta ou parecer; VIII - o liquidante, nos casos dos ns. I, II, III, IV, V e VII; IX o representante da sociedade annima estrangeira,

autorizada a funcionar no Pas, que pratica os atos mencionados nos ns. I e II, ou d falsa informao ao Governo. 2 - Incorre na pena de deteno, de seis meses a dois anos, e multa, o acionista que, a fim de obter vantagem para si ou para outrem, negocia o voto nas deliberaes de assemblia geral.

A conduta prevista no caput do artigo visa a proteger o patrimnio e a boa-f dos futuros scios da sociedade por aes. O sujeito ativo SOMENTE PODE SER SCIO-FUNDADOR da sociedade por aes. Sujeito passivo poder ser qualquer pessoa. A conduta a de fazer afirmao falsa ou ocultar

FRAUDULENTAMENTE fato relativo sociedade por aes a ser constituda. Portanto, so duas as condutas incriminadas no tipo penal do caput. O elemento subjetivo exigido somente o dolo, no se admitindo forma culposa. O crime se consuma com a mera realizao das condutas (CRIME FORMAL), sendo irrelevante a efetiva ocorrncia de prejuzo. A tentativa admissvel somente na forma comissiva (Fazer declarao falsa...). O preceito secundrio (aquele que prev a sano penal) diz que s haver crime se o fato no constituir crime contra a economia popular. Na verdade a Doutrina entende que os crimes contra

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 46 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 a economia popular tutelam a coletividade, as boas prticas na economia como direito de todos ns e, portanto, o crime que afetasse pessoas incertas e indeterminadas seria crime contra a economia popular, e aquele que lesasse pessoas certas e determinadas seria este crime contra o patrimnio. O 1 prev as formas equiparadas, que no se referem mais fundao da sociedade por aes, mas sua ADMINISTRAO. Naquelas hipteses, sendo uma figura equiparada ao caput, aplicam-se as mesmas penas. O 2, por sua vez, trata da conduta do acionista que negocia seu voto nas assembleias, com a finalidade de obter vantagem para si ou para outrem. H necessidade, aqui, do dolo especfico, referente inteno de obter vantagem atravs da negociao de seu voto.

H) Emisso irregular de conhecimento de depsito ou warrant Art. 178 - Emitir conhecimento de depsito ou warrant, em desacordo com disposio legal: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

O crime COMUM, podendo ser praticado por qualquer pessoa. Sujeito passivo ser o endossatrio do ttulo, que ignore a sua natureza de ttulo emitido ilegalmente. O conhecimento de depsito e o warrant so ttulo emitidos por donos de estabelecimentos de guarda de mercadoria (geralmente, os armazns-gerais) quando uma mercadoria deixada no estabelecimento, de forma que este ttulo representativo dos bens ali deixados, podendo ser negociado pelo depositante no mercado (pois possui valor econmico).

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 47 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A conduta a de emitir, ou seja, pr em circulao o ttulo, sem as formalidades legais. Trata-se de norma penal em branco, pois deve ser complementada por outra norma. O elemento subjetivo exigido o dolo, direto ou eventual. O crime se consuma com a mera emisso do conhecimento de depsito ou warrant, no importando se h ou no prejuzo a terceiros. A tentativa NO ADMITIDA, eis que o crime UNISSUBSISTENTE.

I) Fraude execuo Art. 179 - Fraudar execuo, alienando, desviando, destruindo ou danificando bens, ou simulando dvidas: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. Pargrafo nico - Somente se procede mediante queixa.

Aqui se pune a conduta daquele que deliberadamente se desfaz dos seus bens, seja alienando-os, desviando-os, destruindo-os ou danificando-os, com a finalidade de FRUSTRAR A SATISFAO DO CRDITO QUE EST SENDO COBRADO EM SEDE DE EXECUO. A conduta pode ser praticada, ainda, na modalidade de SIMULAO DE DVIDAS. O sujeito ativo o devedor que est sendo executado, e o sujeito passivo ser o credor prejudicado na satisfao do seu crdito. O elemento subjetivo exigido o dolo, consistente na vontade de se desfazer dos seus bens ou simular dvidas, com a finalidade de frustrar a solvncia do crdito de seu credor.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 48 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 O crime se consuma quando o agente pratica efetivamente o ato de alienao ou destruio do bem, ou simula a existncia das dvidas, no importando se h o efetivo prejuzo. CUIDADO! Este crime s poder ser praticado se J ESTIVER EM CURSO A AO NO JUZO CVEL, E J TIVER SIDO O DEVEDOR CITADO, conforme posio da Jurisprudncia. A ao penal PRIVADA, nos termos do nico.

VIII DA RECEPTAO

Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Receptao qualificada(Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) 1 - Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, vender, expor venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 49 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 2 - Equipara-se atividade comercial, para efeito do pargrafo anterior, qualquer forma de comrcio irregular ou clandestino, inclusive o exerccio em residncia. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) 3 - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) 4 - A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) 5 - Na hiptese do 3, se o criminoso primrio, pode o juiz, tendo em considerao as circunstncias, deixar de aplicar a pena. Na receptao dolosa aplica-se o disposto no 2 do art. 155. (Includo pela Lei n 9.426, de 1996) 6 - Tratando-se de bens e instalaes do patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro. (Includo pela Lei n 9.426, de 1996)

A figura prevista no caput do artigo possui como sujeito ativo QUALQUER PESSOA, sendo, portanto, crime comum, exceto aquele que participou do crime anterior, pois a obteno, pelo cmplice, da sua cota-parte no delito, no configura o crime de receptao, sendo considerada como PS-FATO IMPUNVEL (Ps-factum impunvel). O
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 50 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 sujeito passivo pode ser o terceiro de boa-f que adquire o bem sem saber ser produto de crime ou a vtima do crime anterior. A conduta (tipo objetivo) pode ser dividida em duas partes: RECEPTAO PRPRIA (1 parte do caput do artigo) Aqui o agente sabe que a coisa produto de crime e a adquire, recebe, transporta, conduz ou oculta. NO NECESSRIO AJUSTE, CONLUIO ENTRE O ADQUIRENTE (RECEPTADOR) E O VENDEDOR (O QUE PRATICOU O CRIME ANTERIOR); RECEPTAO IMPRPRIA (2 parte do caput do artigo) Aqui o agente no adquire o bem, mas, sabendo que produto de crime, INLUI PARA QUE TERCEIRO DE BOA-F O ADQUIRA, RECEBA OU OCULTE.

E se a coisa for produto de ato infracional (praticado por adolescente) e no crime. Haver o crime de receptao? A Doutrina majoritria entende que sim. Somente a coisa mvel poder ser objeto material do delito (Posio adotada pelo STF). O elemento subjetivo exigido o dolo, aliado ao dolo especfico, consistente na inteno de obter vantagem, ainda que para terceira pessoa. Se no houver inteno de obteno de vantagem, mas mera inteno de ajudar aquele que praticou o crime anterior, poderemos estar diante do crime de FAVORECIMENTO REAL (art. 349 do CP). A consumao, na RECEPTAO PRPRIA, se d com a efetiva incluso da coisa na esfera de posse do agente (CRIME MATERIAL). J a RECEPTAO IMPRPRIA CRIME FORMAL, bastando que o infrator influencie o terceiro a praticar a conduta, pouco importando se este vem a pratic-la ou no. A Doutrina s admite a tentativa na receptao prpria (mas existem posies em contrrio).

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 51 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A receptao QUALIFICADA est prevista no 1 do art. 180, e traz uma srie de condutas que se assemelham RECEPTAO PRPRIA, mas o artigo traz um rol de condutas bem maior. A diferena na receptao qualificada , basicamente, que a conduta deva ter sido praticada NO EXERCCIO DE ATIVIDADE COMERCIAL, sendo, portanto, crime PRPRIO. A atividade comercial se equipara qualquer forma de comrcio, ainda que irregular ou clandestino (camels), nos termos do 2. O elemento subjetivo aqui tanto o dolo DIRETO QUANTO O DOLO EVENTUAL, pois a lei usa a expresso deva saber.... Entretanto, h um impasse. A receptao qualificada (mais grave) punida at mesmo quando h apenas DOLO EVENTUAL, j a receptao simples (prpria e imprpria) s punida a ttulo de dolo direto. Assim, teramos a possibilidade de aplicar uma pena mais grave quele que apenas deveria saber (embora no soubesse) que a coisa era produto de crime e uma pena mais branda quele que SABIA ser produto de crime. Os Tribunais esto bem divididos, ora julgando pela

inconstitucionalidade desta previso (do 1, relativa penalidade mais grave), ora julgando pela constitucionalidade. No entanto, o STF possui posio no sentido de que NO H INCONSTITUCIONALIDADE, tendo a lei buscado punir mais severamente aquele que pratica receptao no exerccio de atividade comercial, ainda que por dolo eventual, embora isso no exclua o dolo direto.

DIREITO PENAL. RECURSO EXTRAORDINRIO. ALEGAO DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 180, 1, CP. PRINCPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA INDIVIDUALIZAO DA PENA. DOLO

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 52 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 DIRETO E EVENTUAL. MTODOS E CRITRIOS DE INTERPRETAO. CONSTITUCIONALIDADE DA NORMA PENAL. IMPROVIMENTO. 1. A questo de direito de que trata o recurso extraordinrio diz respeito alegada inconstitucionalidade do art. 180, 1, do Cdigo Penal, relativamente ao seu preceito secundrio (pena de recluso de 3 a 8 anos), por suposta violao aos princpios constitucionais da proporcionalidade e da individualizao da pena. 2. Trata-se de aparente contradio que resolvida pelos critrios e mtodos de interpretao jurdica. 3. No h dvida acerca do objetivo da criao da figura tpica da receptao qualificada que, inclusive, crime prprio relacionado pessoa do comerciante ou do industrial. A idia exatamente a de apenar mais severamente aquele que, em razo do exerccio de sua atividade comercial ou industrial, pratica alguma das condutas descritas no referido 1, valendo-se de sua maior facilidade para tanto devido infra-estrutura que lhe favorece. 4. A lei expressamente pretendeu tambm punir o agente que, ao praticar qualquer uma das aes tpicas contempladas no 1, do art. 180, agiu com dolo eventual, mas tal medida no exclui, por bvio, as hipteses em que o agente agiu com dolo direto (e no apenas eventual). Trata-se de crime de receptao qualificada pela condio do agente que, por sua atividade profissional, deve ser mais severamente punido com base na maior reprovabilidade de sua conduta. 5. No h proibio de, com base nos critrios e mtodos interpretativos, ser alcanada a concluso acerca da presena do elemento subjetivo representado pelo dolo direto no tipo do 1, do art. 180, do Cdigo Penal, no havendo violao ao princpio da reserva absoluta de lei com a concluso acima referida. 6. Inocorrncia de violao aos princpios constitucionais da proporcionalidade e da individualizao da pena. Cuida-se de opo poltico-legislativa na apenao com maior severidade aos sujeitos ativos das condutas elencadas na norma penal incriminadora e, consequentemente, falece competncia ao Poder Judicirio interferir nas escolhas feitas pelo Poder Legislativo na edio da referida norma. 7. Recurso extraordinrio improvido. (RE 443388, Relator(a): Min. ELLEN GRACIE, Segunda Turma, julgado em 18/08/2009, DJe-171 DIVULG 10-09-2009 PUBLIC 11-09-2009 EMENT VOL-02373-02 PP-00375)

O 3 prev a receptao culposa, que ocorre quando o agente age com imprudncia, adquirindo um bem em circunstncias anmalas, sem atentar para o fato e que bem provvel que seja produto de crime. O 4 estabelece que a receptao seja punvel ainda que seja desconhecido ou isento de pena o autor do CRIME ANTERIOR.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 53 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Entretanto, deve haver prova da ocorrncia do crime anterior, ainda que no se exija a condenao de qualquer pessoa por ele. Porm, se tiver havido a absolvio no CRIME ANTERIOR, em razo do reconhecimento da INEXISTNCIA DE CRIME, da existncia de circunstncia que exclui o crime ou pelo fato de no constituir infrao penal, a receptao no ser punvel. O 5, por sua vez, trata do PERDO JUDICIAL E DO

PRIVILGIO. O perdo judicial pode ser aplicado somente RECEPTAO CULPOSA, caso o ru seja primrio. Caso a receptao seja dolosa, pode ser aplicada a norma prevista no 2 do art. 155 do CP (que trata do furto privilegiado). Por fim, o 6 nos traz uma causa de aumento de pena aplicvel receptao SIMPLES, quando praticada em detrimento de bens das entidades ali discriminadas. Nestes casos, a pena ser aplicada EM DOBRO.

IX DISPOSIES GERAIS

Aquele que comete QUALQUER DOS CRIMES CONTRA O PATRIMNIO isento de pena se pratica o fato contra: Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 54 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A norma do inciso I se estende, tambm, queles que vivam em Unio Estvel. Os crimes contra o patrimnio so, em regra, DE AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA. No entanto, caso sejam praticados contra determinadas pessoas, embora sejam punveis, sero crimes de AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO. Vejamos o que diz o art. 182 do CP: Art. 182 - Somente se procede mediante representao, se o crime previsto neste ttulo cometido em prejuzo: I - do cnjuge desquitado ou judicialmente separado; II - de irmo, legtimo ou ilegtimo; III - de tio ou sobrinho, com quem o agente coabita.

Porm,

se

mesmo o

se

enquadrando SER DE

vtima

numa

destas

circunstncias,

CRIME

AO

PENAL

PBLICA

INCONDICIONADA nos seguintes casos: Art. 183 - No se aplica o disposto nos dois artigos anteriores: I - se o crime de roubo ou de extorso, ou, em geral, quando haja emprego de grave ameaa ou violncia pessoa; II - ao estranho que participa do crime. III - se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (Includo pela Lei n 10.741, de 2003)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 55 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Vejam, portanto, que se o crime praticado contra pessoa maior de 60 anos e se o crime de roubo ou extorso (ou praticado com violncia ou grave ameaa em geral), no se aplica a regra dos arts. 181 e 182, que, no primeiro caso, traz uma causa de imunidade absoluta (iseno de pena) e, no segundo, que exige representao como condio de procedibilidade da ao penal. O inciso II, por sua vez, retira do raio de aplicao dos arts. 181 e 182, a figura do comparsa, ou seja, se duas pessoas praticam o delito, os arts. 181 e 182 s se aplicam ao parente da vtima, e no ao seu comparsa que no tenha vnculo com a vtima. Bons estudos pra vocs! Prof. Renan Araujo

LISTA DAS QUESTES

01 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA) Considere a seguinte situao hipottica. Francisco, imputvel, realizou uma compra de produtos alimentcios em um supermercado e, desprovido de fundos suficientes no momento da compra, efetuou o pagamento com um cheque de sua titularidade para apresentao Apresentado o futura, ttulo quando ao imaginou na data poder cobrir o deficit. houve banco acordada, no

compensao por insuficiente proviso de fundos. Nessa situao, o entendimento doutrinrio e a jurisprudncia

dominantes no sentido de que, no tendo havido fraude do emitente,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 56 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 no se configura o crime de emisso de cheques sem fundos (estelionato).

02 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA) Considere a seguinte situao hipottica. Joo entregou a Manoel certa quantia em dinheiro para que, em prazo determinado, a entregasse a uma terceira pessoa. Ao fim do prazo, Manoel se apossou do montante, tendo se utilizado do dinheiro para gastos pessoais. Nessa situao, a conduta de Manoel caracteriza o crime de apropriao indbita.

03 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA) O roubo nada mais do que um furto associado a outras figuras tpicas, como as originrias do emprego de violncia ou grave ameaa.

04 - (CESPE - 2007 - DPU - DEFENSOR PBLICO) Cludio, com inteno de furtar, entrou no carro de Vagner, cuja porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignio do veculo, assim logrando xito em subtrair o veculo. Nessa situao, e de acordo com a jurisprudncia do STJ, Cludio responde por crime de furto simples.

05 - (CESPE - 2009 - TRE-MA - ANALISTA JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA) Celso, desafeto de Arnaldo, proprietrio de uma agncia de veculos, mediante grave ameaa, visando obter indevida vantagem econmica, constrangeu Mrcia, estagiria da agncia, com 16 anos de idade, a lhe entregar documento que poderia dar ensejo a processo criminal contra

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 57 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Arnaldo. Nessa situao hipottica, Celso cometeu o crime de A) extorso indireta. B) ameaa. C) extorso. D) exerccio arbitrrio das prprias razes. E) abuso de incapazes.

06 - (CESPE - 2009 - PC-RN - AGENTE DE POLCIA) Tlio furtou determinado veculo. Quando chegou em casa, constatou que no banco de trs encontrava-se uma criana dormindo. Por esse motivo, Tlio resolveu devolver o carro no local da subtrao. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Tlio cometeu furto, sendo irrelevante a devoluo do veculo na medida que houve a consumao do crime. B) Tlio praticou furto, mas dever ter sua pena reduzida em face do arrependimento posterior. C) Tlio cometeu furto e sequestro culposo, ficando isento de pena em face do arrependimento eficaz.. D) Tlio dever responder por roubo, pois o constrangimento liberdade da vtima caracteriza ameaa.. E) Tlio no praticou crime, posto que, ao devolver voluntariamente o veculo, tornou a conduta atpica em face da desistncia voluntria.

07 - (CESPE - 2009 - PC-RN - AGENTE DE POLCIA) Nilo, do interior da penitenciria em que se encontra preso, ligou para Ctia e exigiu que a mesma comprasse determinada quantidade de cartes para telefone celular sob pena de que se no o fizesse, mandaria

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 58 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 matar seus filhos. Intimidada e com receio de que as ameaas se concretizassem, Ctia cumpriu a exigncia. Na situao apresentada, Nilo praticou o crime de A) roubo. B) furto. C) extorso. D) apropriao indbita. E) estelionato.

08 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) O furto privilegiado no se confunde com a aplicao do princpio da bagatela, pois, ao contrrio do que se d nas hipteses de aplicao deste ltimo, no h excluso da tipicidade, e mantm-se presentes os elementos do crime, ainda que a pena ao final aplicada seja to somente de multa.

09 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) No crime de apropriao indbita, o agente consegue ou recebe a posse ou deteno do bem mvel de outrem j inicialmente de forma clandestina, e o crime se consuma quando logra ter a posse tranquila do objeto material do crime.

10 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) No crime de estelionato, a fraude, ou ardil, usada pelo agente para que a vtima, mantida em erro, entregue espontaneamente o bem, enquanto,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 59 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 no furto mediante fraude, o ardil uma forma de reduzir a vigilncia da vtima, para que o prprio agente subtraia o bem mvel.

11 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) O uso de violncia ou grave ameaa pessoa elementar dos tipos de roubo e de extorso, razo pela qual o emprego de arma no causa de aumento de pena desses particulares delitos, estando subsumido s formas simples dos crimes.

12 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) A imputao, no crime de receptao, em qualquer de suas formas, s se dar se houver prova de que o agente tinha cincia de que o bem objeto do delito era produto de crime, inadmitindo-se a presuno nesse sentido.

13 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO CRIMINAL - ESPECFICOS) Determinado agente subtraiu, sem violncia, a carteira de um pedestre. No entanto, logo depois da ao, empregou violncia contra a vtima a fim de assegurar a deteno definitiva da carteira. Nessa situao, o agente dever responder pelo delito de furto, pois a violncia s foi empregada em momento posterior subtrao.

14 - (CESPE - 2010 - TRE-BA - TCNICO JUDICIRIO - SEGURANA JUDICIRIA) Para que o crime de extorso seja consumado necessrio que o autor do delito obtenha a vantagem indevida.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 60 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 15 - (CESPE - 2009 - PC-PB - AGENTE DE INVESTIGAO E AGENTE DE POLCIA) Jnior, advogado, teve o seu relgio furtado. Dias depois, ao visitar uma feira popular, percebeu que o referido bem estava venda por R$ 30,00. Como pagou R$ 2.000,00 pelo relgio e no queria se dar ao trabalho de acionar as autoridades policiais, Jnior desembolsou a quantia pedida pelo suposto comerciante e recuperou o objeto. Nessa situao hipottica, Jnior A) agiu em exerccio regular de direito e no deve responder por nenhum delito. B) no praticou delito, pois o bem adquirido j era de sua propriedade. C) praticou o delito de receptao. D) praticou o delito de estelionato. E) praticou o delito de exerccio arbitrrio das prprias razes.

16 - (CESPE - 2010 - EMBASA - ANALISTA DE SANEAMENTO ADVOGADO) De acordo com a teoria da apprehensio, tambm denominada de amotio, suficiente que o bem subtrado passe para o poder do agente para a consumao do crime de roubo, sendo prescindvel que o objeto do crime saia da esfera de vigilncia da vtima

17 - (CESPE - 2009 - DPE-ES - DEFENSOR PBLICO) possvel o concurso material entre roubo circunstanciado pelo emprego de arma e quadrilha armada, no se devendo falar em bis in idem, pois os bens jurdicos tutelados so diversos. Enquanto a punio do roubo protege o patrimnio, a da quadrilha ou bando protege a paz pblica.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 61 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 18 - (CESPE - 2009 - DPE-ES - DEFENSOR PBLICO) Acerca das aes penais pblica e privada e da extino da

punibilidade, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situao hipottica. Carlos comprou um notebook de Dlcio, ciente de que o bem tinha sido objeto de furto praticado por Dlcio. Nessa situao, se ocorrer a prescrio da pretenso punitiva do crime de furto, Carlos no poder ser acusado de receptao, ainda que no prescrito este crime.

19 - (CESPE - 2004 - POLCIA FEDERAL - DELEGADO DE POLCIA NACIONAL) Com a utilizao de uma arma de brinquedo, Joo subtraiu de uma pessoa o relgio e a carteira contendo documentos pessoais, cartes de crdito e R$ 300,00 em espcie. Nessa situao, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), Joo responder por crime de roubo qualificado pelo emprego de arma.

20 - (CESPE - 2004 - POLCIA FEDERAL - AGENTE FEDERAL DA POLCIA FEDERAL - NACIONAL) Adriano chefe de uma quadrilha que sequestrou um famoso artista e libertou-o vivo e sem qualquer ferimento, aps o pagamento do resgate. Na situao descrita, Adriano praticou crime hediondo, pois extorso mediante sequestro crime hediondo mesmo quando no qualificada por leso corporal ou morte do seqestrado.

21 - (CESPE 2012 TJ/BA JUIZ ESTADUAL) Assinale a opo correta com base no entendimento dos tribunais superiores acerca de cominaes legais.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 62 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A) Aplica-se ao crime continuado a lei penal mais grave caso a sua vigncia seja anterior cessao da continuidade. B) Aplica-se ao furto qualificado, em razo do concurso de agentes, a majorante do roubo. C) Fixada a pena-base no mnimo legal em face do reconhecimento das circunstncias judiciais favorveis ao ru, possvel infligir-lhe regime prisional mais gravoso considerando-se isoladamente a gravidade genrica do delito. D) A pena do crime de roubo circunstanciado, na terceira fase de aplicao, ser exasperada em razo do nmero de causas de aumento. E) Aplica-se a continuidade delitiva aos crimes de estelionato, de receptao e de adulterao de sinal identificador de veculo automotor, infraes penais da mesma espcie.

22 - (CESPE 2011 DPE/MA DEFENSOR PBLICO) Com referncia aos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) No incide a majorante do repouso noturno nos delitos de furto praticados contra estabelecimentos comerciais, uma vez que o objetivo da norma penal, ao prever essa causa especial de aumento de pena, tutelar o repouso familiar-residencial. B) Consoante iterativa jurisprudncia do STJ, a presena de mais de uma circunstncia de aumento da pena no crime de roubo causa obrigatria de majorao da punio em percentual acima do mnimo cominado no CP. C) A jurisprudncia do STJ preconiza que o lapso temporal superior a trinta dias entre os crimes de roubo praticados pelo mesmo agente no d azo aplicao da continuidade delitiva, devendo incidir a regra do concurso material.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 63 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 D) Segundo a jurisprudncia do STJ, aplica-se ao delito de apropriao indbita comum o benefcio do perdo judicial concedido ao agente que, tendo praticado o delito de apropriao indbita previdenciria, tenha promovido, antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria. E) Considere que Antnio e Braz sejam co-herdeiros de quinhentas sacas de caf e que todas estejam em poder do primeiro, que, injustificadamente, se recusa a entregar a Braz as que lhe cabem na herana. Nesse caso, Antnio poder ser responsabilizado pelo delito de furto de coisa comum.

23 - (CESPE 2011 TRF 1 REGIO JUIZ FEDERAL) Em relao ao crime de apropriao indbita previdenciria e ao delito de sonegao de contribuio previdenciria, assinale a opo correta. A) Caracteriza-se sonegao previdenciria quando o agente deixa de recolher, no prazo e na forma legal, contribuio ou outra importncia que, destinada previdncia social, tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico ou, ainda, que tenha integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servio. B) Dispe o CP, de forma expressa, a possibilidade de se conceder o perdo judicial, previsto na parte especial do cdigo, ou somente a aplicao da pena de multa ao crime de sonegao previdenciria se o agente for primrio e de bons antecedentes e desde que tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de recebida a denncia, o pagamento integral ou parcelamento da contribuio social previdenciria, incluindo-se acessrios. C) Nos termos do entendimento jurisprudencial estabelecido nos tribunais superiores, o crime de apropriao indbita previdenciria considerado delito omissivo prprio, em todas as suas modalidades, e consuma-se no

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 64 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 momento em que o agente deixa de recolher as contribuies, depois de ultrapassado o prazo estabelecido na norma de regncia, sendo, portanto, desnecessrio o animus rem sibi habendi. D) Em relao aos crimes de apropriao indbita e de sonegao previdenciria, preconiza o CP que devem ser suspensas a pretenso punitiva e a prescrio penal, desde que haja parcelamento do dbito e os pedidos sejam formalizados e aceitos antes do recebimento da denncia criminal, uma vez que, quitados integralmente os dbitos, inclusive os acessrios, objeto de parcelamento, extingue-se a punibilidade. E) Nos crimes de apropriao indbita previdenciria, assegura a lei, de forma expressa, a incidncia da causa extintiva da punibilidade se o agente, espontaneamente, declarar e confessar as contribuies, importncias ou valores e prestar as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal.

24 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Comete crime contra o patrimnio quem deixa de recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios.

25 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que uma pessoa, de posse de uma chave falsa, invada determinada sala de um rgo pblico e de l subtraia um computador. Nessa situao, caracteriza-se crime de furto, para o qual prevista pena de recluso de um a quatro anos e multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 65 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06

26 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que determinada pessoa, indignada por no ter resolvido uma questo particular em rgo pblico da Unio, destrua o balco de recepo do referido rgo. Nessa situao, a conduta do agente classifica-se como dano qualificado, para o qual prevista multa e pena de deteno de seis meses a trs anos.

27 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que Pedro tenha adquirido equipamento de projeo, sabendo ter sido o objeto furtado de determinado rgo pblico. Nessa situao, a pena prevista para a conduta de Pedro a de recluso de dois a oito anos e multa.

28 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. isento de pena quem comete crime de usurpao em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal.

29 - (CESPE 2010 TRT/1 JUIZ DO TRABALHO) Assinale a opo correta a respeito dos crimes contra o patrimnio.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 66 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 A) No furto, a causa especial de aumento de pena decorrente do fato de o crime ter sido praticado durante o repouso noturno incide sobre as formas qualificadas. B) Conforme iterativa jurisprudncia do STJ, o fato de se tratar de furto qualificado constitui motivao suficiente para impedir a aplicao do princpio da insignificncia. C) No roubo, caso o agente seja primrio e tenha sido de pequeno valor a coisa subtrada, o juiz poder substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros ou aplicar somente a pena de multa. D) Consoante a jurisprudncia do STJ, possvel o reconhecimento de continuidade delitiva entre os crimes de latrocnio e roubo, porque so da mesma espcie, dado que previstos no mesmo tipo incriminador. E) No estelionato, a reparao espontnea do dano aps o recebimento da denncia e antes do julgamento de primeiro grau no extingue a punibilidade, mas constitui circunstncia atenuante genrica.

30 - (CESPE 2009 BCB PROCURADOR) Roberto, com 23 anos de idade, subtraiu para si um aparelho celular avaliado economicamente em R$ 900,00, pertencente ao seu pai, Alberto, de 63 anos de idade, e em seguida, vendeu-o por R$ 200,00 para Felipe, o qual sabia que o aparelho no custava to barato. Considerando a situao hipottica acima descrita, assinale a opo correta no referente aos crimes contra o patrimnio. A) Roberto isento de pena, por ter praticado o crime contra ascendente, ocorrendo, assim, uma escusa absolutria legalmente prevista. B) Felipe praticou crime de receptao culposa, mas ser isento de pena em face da extenso da escusa absolutria aplicvel a Roberto.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 67 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 C) Roberto praticou, em tese, crime de furto, e Felipe, receptao culposa, porque, pela desproporo entre o valor e o preo do aparelho celular, deveria presumir ter sido obtido por meio criminoso. D) Se Felipe revender o aparelho celular para Frederico, este no responder por crime algum, pois no se pune a receptao de coisa j receptada. E) Roberto no responder por crime algum, em face da aplicao do princpio da insignificncia, j consolidado na jurisprudncia dos tribunais superiores como aplicvel aos bens avaliados em at R$ 1.000,00.

31 - (CESPE 2009 PF AGENTE/ESCRIVO) Julgue o seguinte item, relativo a crimes contra a pessoa e contra o patrimnio. Diferenciam-se os crimes de extorso e estelionato, entre outros aspectos, porque no estelionato a vtima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto na extorso a vtima despoja-se de seu patrimnio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido violncia ou grave ameaa.

32 - (CESPE 2009 PF AGENTE/ESCRIVO) A respeito dos crimes contra o patrimnio e contra a administrao pblica, julgue o seguinte item. A causa de aumento de pena relativa prtica do crime de furto durante o repouso noturno somente se aplica ao furto simples e no s modalidades de furto qualificado e prevalece o entendimento de que o aumento de pena s cabvel quando a subtrao ocorre em casa ou em alguns de seus compartimentos e em local habitado.

33 - (CESPE 2009 DPE/AL DEFENSOR PBLICO DO ESTADO)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 68 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Julgue o item que se segue com relao aos crimes contra a vida, contra o patrimnio e contra a administrao pblica. Considere a seguinte situao hipottica. Ana subtraiu maliciosamente determinada pea de roupa de alto valor de uma amiga, com a inteno to s de utiliz-la em uma festa de casamento. Aps o evento, Ana, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta. Nessa situao, Ana no responder pelo delito de furto, uma vez que o CP no tipifica a figura do furto de uso.

34 - (CESPE 2008 PRF POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL) A respeito dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) Considere a seguinte situao hipottica. Roberto tinha a inteno de praticar a subtrao patrimonial no-violenta do automvel de Geraldo. No entanto, durante a execuo do crime, estando Roberto j dentro do veculo, Geraldo apareceu e foi correndo em direo ao veculo. Roberto, para assegurar a deteno do automvel, ameaou Geraldo gravemente, conseguindo, assim, cessar a ao da vtima e se evadir do local. Nessa situao, Roberto responder pelos crimes de ameaa e furto, em concurso material. B) Considere a seguinte situao hipottica. Fernando, pretendendo roubar, com emprego de arma de fogo municiada, R$ 20.000,00 que Alexandre acabara de sacar em banco, abordou-o no caminho para casa. Alexandre, no entanto, reagiu, e Fernando o matou mediante o disparo de seis tiros, empreendendo fuga em seguida, sem consumar a subtrao patrimonial. Nessa situao, Fernando responder por crime de latrocnio tentado. C) Considere a seguinte situao hipottica.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 69 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Renato, valendo-se de fraude eletrnica, conseguiu subtrair mais de R$ 3.000,00 da conta bancria de Ernane por meio do sistema de Internet banking da Caixa Econmica Federal. Nessa situao, Renato responder por crime de estelionato. D) Uma das distines entre o crime de concusso e o de extorso que, no primeiro tipo penal, o funcionrio pblico deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violncia ou de grave ameaa, que so elementos do segundo tipo penal referido. E) No crime de extorso mediante sequestro, faz jus delao premiada o coautor que delatou os comparsas e indicou o local do cativeiro, ainda que reste comprovado que a vtima tenha sido liberada aps configurada a expectativa de xito da prtica delituosa, isto , aps o recebimento do dinheiro exigido como preo do resgate.

35 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

Considere-se que Joaquim, responsvel penalmente, realizou em sua casa uma ligao clandestina de energia eltrica, desviando, em proveito prprio, a energia de um poste pblico. Nessa situao hipottica, a conduta de Joaquim caracteriza mero ilcito civil, pois a energia eltrica bem pblico, incidindo, assim, em fato atpico.

36 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

A diferena entre o furto privilegiado e o estelionato privilegiado consiste no fato de que, no primeiro, leva-se em conta o pequeno valor da coisa subtrada, enquanto, no segundo, considera-se o pequeno prejuzo suportado pela vtima.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 70 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 37 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

Considere-se que Manoel, responsvel penalmente, encontrou, em via pblica, um talonrio de cheques com quatro crtulas. Retirou uma crtula e rasgou as restantes, inutilizando-as. Posteriormente, dirigiu-se a um estabelecimento comercial e, mediante falsificao da assinatura do verdadeiro emitente, fez compras no valor de R$ 2.000,00. O cheque foi devolvido por contra-ordem do emitente, tendo o dono do estabelecimento comercial suportado o prejuzo. Nessa situao hipottica, a conduta de Manoel caracteriza o crime de furto mediante fraude.

38 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

Suponha-se que um indivduo, responsvel penalmente, valendo-se de uma machadinha, tenha destrudo, propositalmente, uma esttua situada em praa pblica. Nessa situao hipottica, correto afirmar que o responsvel pela destruio cometeu crime de dano qualificado.

39 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

O delito de apropriao indbita difere do furto mediante fraude, porque, naquele, o agente recebe licitamente a coisa, mas inverte seu nimo sobre ela, recusando-se a devolv-la, ao passo que, no furto mediante fraude, a vtima induzida a erro, diminuindo a sua vigilncia sobre a coisa, que acaba subtrada.

40 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO)


Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 71 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere-se que Joo, casado legalmente com Maria e na constncia da sociedade conjugal, subtraiu de sua esposa elevada soma em dinheiro, deixando a residncia do casal, logo em seguida, tomando rumo ignorado. Nessa situao hipottica, a conduta de Joo est abrigada por uma causa extintiva da punibilidade escusa absolutria , estando, portanto, isento de pena.

41 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item.

O crime de extorso mediante sequestro, em sua modalidade simples, consuma-se no momento em que ocorre a obteno da vantagem patrimonial pretendida pelos agentes.

42 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Jos cometeu o crime de tentativa de furto consumado, qualificado pelo rompimento de obstculo subtrao da coisa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 72 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 43 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Cludio deve responder por furto consumado, visto que executou a conduta tpica do delito em todas as suas fases.

44 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Sendo reconhecida a qualificadora em razo do arrombamento, tal circunstncia dever ser objeto de prova testemunhal.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 73 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06

45 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Antnio responder por crime de receptao dolosa, caso fique

demonstrado que adquiriu os objetos e estava consciente de que se tratava de produto de crime, ou, por receptao culposa, se ficar provado que desconhecia a origem ilcita dos bens.

46 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item.
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 74 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Sendo demonstrado na esfera policial que os produtos eletrnicos subtrados por Jos e Cludio eram de origem ilcita, fica afastada a tipicidade de qualquer delito patrimonial.

QUESTES COMENTADAS

01 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA) Considere a seguinte situao hipottica. Francisco, imputvel, realizou uma compra de produtos

alimentcios em um supermercado e, desprovido de fundos suficientes no momento da compra, efetuou o pagamento com um cheque de sua titularidade para apresentao futura, quando imaginou poder cobrir o deficit. Apresentado o ttulo ao banco na data acordada, no houve compensao por insuficiente proviso de fundos. Nessa situao, o entendimento doutrinrio e a jurisprudncia dominantes no sentido de que, no tendo havido fraude do emitente, no se configura o crime de emisso de cheques sem fundos (estelionato). COMENTRIOS: A Jurisprudncia entende que para que se configure o crime previsto no art. 171, 2, VI do CP necessrio que o agente, deliberadamente, emita o cheque sabendo que no h proviso de fundos. Alm disso, parte da Jurisprudncia entende que a simples emisso de cheque ps-datado desnatura o cheque, tornando o fato, por si s, atpico. Portanto, a alternativa est CORRETA.

02 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 75 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Considere a seguinte situao hipottica. Joo entregou a Manoel certa quantia em dinheiro para que, em prazo determinado, a entregasse a uma terceira pessoa. Ao fim do prazo, Manoel se apossou do montante, tendo se utilizado do dinheiro para gastos pessoais. Nessa situao, a conduta de Manoel caracteriza o crime de apropriao indbita. COMENTRIOS: O crime de apropriao indbita um crime contra o patrimnio que se verifica quando o agente, tendo recebido, de boa-f, a coisa, se recusa a entreg-la quando validamente lhe solicitado, havendo, pois, inverso do animus, da inteno do agente, que passa a agir como se dono da coisa fosse. Vejamos a redao do art. 168 do CP: Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

O fato narrado na questo traz exatamente uma conduta de apropriao indbita e, portanto, a afirmativa est CORRETA.

03 - (CESPE - 2008 - PC-TO - DELEGADO DE POLCIA) O roubo nada mais do que um furto associado a outras figuras tpicas, como as originrias do emprego de violncia ou grave ameaa. COMENTRIOS: O roubo um crime complexo, pois resulta da juno de dois delitos autnomos, o furto + a violncia ou grave ameaa. Vejamos a redao do art. 157 do CP:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 76 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa.

Assim, a alternativa est CORRETA.

04 - (CESPE - 2007 - DPU - DEFENSOR PBLICO) Cludio, com inteno de furtar, entrou no carro de Vagner, cuja porta estava destravada, e acionou o motor por meio de uma chave falsa na ignio do veculo, assim logrando xito em subtrair simples. COMENTRIOS: Embora, neste caso, no tenha havido a incidncia da qualificadora de destruio ou rompimento de obstculo, prevista no art. 155, 4, I do CP, incide a qualificadora do uso de chave falsa, prevista no art. 155, 4, III do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: (...)
Prof.Renan Araujo

veculo.

Nessa

situao,

de

acordo

com

jurisprudncia do STJ, Cludio responde por crime de furto

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 77 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 III - com emprego de chave falsa;

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

05 - (CESPE - 2009 - TRE-MA - ANALISTA JUDICIRIO - REA ADMINISTRATIVA) Celso, desafeto de Arnaldo, proprietrio de uma agncia de veculos, mediante grave ameaa, visando obter indevida vantagem econmica, constrangeu Mrcia, estagiria da agncia, com 16 anos de idade, a lhe entregar documento que poderia dar ensejo a processo criminal contra Arnaldo. Nessa situao hipottica, Celso cometeu o crime de A) extorso indireta. B) ameaa. C) extorso. D) exerccio arbitrrio das prprias razes. E) abuso de incapazes. COMENTRIOS: Esta questo perniciosa! Aparentemente, parece que estamos diante do crime do art. 16 do CP (extorso indireta). Vejamos: Art. 160 - Exigir ou receber, como garantia de dvida, abusando da situao de algum, documento que pode dar causa a procedimento criminal contra a vtima ou contra terceiro: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

No entanto, para que se configure este delito, imprescindvel que o agente exija ou receba o documento COMO GARANTIA DE DVIDA, o que no ocorreu no caso em apreo.
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 78 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Portanto, no presente caso tivemos apenas o crime de extorso, previsto no art. 158 do CP: Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa.

Desta forma, a alternativa correta a letra C.

06 - (CESPE - 2009 - PC-RN - AGENTE DE POLCIA) Tlio furtou determinado veculo. Quando chegou em casa, constatou que no banco de trs encontrava-se uma criana dormindo. Por esse motivo, Tlio resolveu devolver o carro no local da subtrao. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Tlio cometeu furto, sendo irrelevante a devoluo do veculo na medida que houve a consumao do crime. B) Tlio praticou furto, mas dever ter sua pena reduzida em face do arrependimento posterior. C) Tlio cometeu furto e sequestro culposo, ficando isento de pena em face do arrependimento eficaz.. D) Tlio dever responder por roubo, pois o constrangimento liberdade da vtima caracteriza ameaa.. E) Tlio no praticou crime, posto que, ao devolver

voluntariamente o veculo, tornou a conduta atpica em face da desistncia voluntria.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 79 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIOS: Como Tlio teve a posse do bem furtado, o crime se consumou, devendo Tlio responder por crime de furto na modalidade consumada (art. 155 do CP). No entanto, em razo de ter procurado diminuir as consequncias de seu ato, ocorreu o que se chama de arrependimento posterior que, conquanto no exclua o crime, atenua a pena. Vejamos: Art. 16 - Nos crimes cometidos sem violncia ou grave ameaa pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Portanto, a alternativa correta a letra B.

07 - (CESPE - 2009 - PC-RN - AGENTE DE POLCIA) Nilo, do interior da penitenciria em que se encontra preso, ligou para Ctia e exigiu que a mesma comprasse determinada quantidade de cartes para telefone celular sob pena de que se no o fizesse, mandaria matar seus filhos. Intimidada e com receio de que as ameaas se concretizassem, Ctia cumpriu a exigncia. Na situao apresentada, Nilo praticou o crime de A) roubo. B) furto. C) extorso. D) apropriao indbita. E) estelionato. COMENTRIOS: O crime praticado por Nilo se amolda previso tpica contida no art. 158 do CP (extorso). Vejamos:

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 80 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa.

No h que se falar em estelionato, pois no houve fraude, nem roubo e furto, pois o bem fora entregue pela prpria vtima, o que descaracteriza estes delitos. Tambm no h que se falar, de maneira alguma, em apropriao indbita, pois haveria necessidade de recebimento da coisa, de boa-f, e alterao do animus do agente, que passaria a ter a coisa como sua. Portanto, a alternativa correta a letra C.

08 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) O furto privilegiado no se confunde com a aplicao do princpio da bagatela, pois, ao contrrio do que se d nas hipteses de aplicao deste ltimo, no h excluso da tipicidade, e mantmse presentes os elementos do crime, ainda que a pena ao final aplicada seja to somente de multa. COMENTRIOS: O furto privilegiado ocorre quando o ru primrio e o objeto furtado de PEQUENO VALOR. Vejamos o que diz o art. 155, 2 do CP: 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 81 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06

Nos crimes de bagatela h a aplicao do princpio da insignificncia, pois o objeto furtado no de pequeno valor, mas de VALOR INSIGNIFICANTE, conduzindo atipicidade da conduta. Portanto, a afirmativa est CORRETA.

09 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) No crime de apropriao indbita, o agente consegue ou recebe a posse ou deteno do bem mvel de outrem j inicialmente de forma clandestina, e o crime se consuma quando logra ter a posse tranquila do objeto material do crime. ERRADA: No crime de apropriao indbita o agente recebe a coisa de boa-f, mediante confiana daquele que lhe entrega o bem e, de incio, possui a inteno de devolv-la. No entanto, em dado momento, ocorre o que se chama de alterao do animus (inteno) do agente, que passa a agir como se fosse dono da coisa, no tendo mais a inteno de devolv-la. Vejamos o que diz o art. 168 do CP: Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia mvel, de que tem a posse ou a deteno: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa.

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

10 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) No crime de estelionato, a fraude, ou ardil, usada pelo agente para que a vtima, mantida em erro, entregue espontaneamente o

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 82 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 bem, enquanto, no furto mediante fraude, o ardil uma forma de reduzir a vigilncia da vtima, para que o prprio agente subtraia o bem mvel. COMENTRIOS: No crime de estelionato, a fraude o meio utilizado pelo agente para que a vtima, enganada, lhe entregue a vantagem indevida. J no crime de furto qualificado pela utilizao de fraude, o agente emprega o ardil, a fraude, de forma a fazer com que a vtima diminua sua vigilncia sobre o bem, facilitando, desta forma, a conduta do larpio. Vejamos o art. 155, 4, II do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: (...) II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza;

Portanto, a alternativa faz a exata diferenciao entre uma conduta e outra, de forma que a afirmativa est CORRETA.

11 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) O uso de violncia ou grave ameaa pessoa elementar dos tipos de roubo e de extorso, razo pela qual o emprego de arma
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 83 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 no causa de aumento de pena desses particulares delitos, estando subsumido s formas simples dos crimes. COMENTRIOS: O uso de violncia ou grave ameaa, de fato, elementar destes dois delitos. No entanto, o uso de arma, em razo da maior potencialidade lesiva e poder de intimidao, causa de aumento de pena destes crimes. Vejamos o que diz o CP: Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. (...) 2 - A pena aumenta-se de um tero at metade: I - se a violncia ou ameaa exercida com emprego de arma;

Art. 158 - Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econmica, a fazer, tolerar que se faa ou deixar fazer alguma coisa: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Se o crime cometido por duas ou mais pessoas, ou com emprego de arma, aumenta-se a pena de um tero at metade.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 84 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Friso que esta arma pode ser qualquer instrumento, seja ou no fabricado com a nica finalidade de servir como arma (uma faca, por exemplo). Portanto, a afirmativa est ERRADA.

12 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO PAPILOSCPICO ESPECFICOS) A imputao, no crime de receptao, em qualquer de suas formas, s se dar se houver prova de que o agente tinha cincia de que o bem objeto do delito era produto de crime, inadmitindose a presuno nesse sentido. COMENTRIOS: O crime de receptao possui trs formas: simples, qualificada e culposa. Na primeira se exige o dolo direto, devendo o agente saber que est adquirindo produto de crime. Vejamos o art. 180 do CP: Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

J na receptao qualificada, a lei admite a punio daquele que age com DOLO EVENTUAL, pois incrimina a conduta daquele que pratica a conduta, ainda que no saiba da origem dos produtos, desde que DEVA SABER...Vejamos o 1 do mesmo artigo: 1 - Adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depsito, desmontar, montar, remontar, vender, expor venda,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 85 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 ou de qualquer forma utilizar, em proveito prprio ou alheio, no exerccio de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de trs a oito anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Por fim, na modalidade culposa, se pune a conduta daquele que pratica a conduta por imprudncia, sem analisar corretamente as circunstncias, o que poderia fazer com que fosse verificada a grande possibilidade de serem os produtos derivados de crime. Vejamos o 3 do artigo: 3 - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

13 - (CESPE - 2011 - PC-ES - PERITO CRIMINAL - ESPECFICOS) Determinado agente subtraiu, sem violncia, a carteira de um pedestre. No entanto, logo depois da ao, empregou violncia contra a vtima a fim de assegurar a deteno definitiva da carteira. Nessa situao, o agente dever responder pelo delito de furto, pois a violncia s foi empregada em momento posterior subtrao.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 86 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIOS: Aqui temos o que se chama de ROUBO IMPRPRIO, pois o agente, embora no tenha se utilizado de violncia ou grave ameaa para realizar a subtrao da coisa, o faz para garantir a impunidade ou o proveito do crime. Vejamos o que diz o art. 157, 1 do CP: Art. 157 - Subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia: Pena - recluso, de quatro a dez anos, e multa. 1 - Na mesma pena incorre quem, logo depois de subtrada a coisa, emprega violncia contra pessoa ou grave ameaa, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a deteno da coisa para si ou para terceiro. Portanto, a afirmativa est ERRADA.

14 - (CESPE - 2010 - TRE-BA - TCNICO JUDICIRIO - SEGURANA JUDICIRIA) Para que o crime de extorso seja consumado necessrio que o autor do delito obtenha a vantagem indevida. COMENTRIOS: irrelevante, para vantagem exigida. Portanto, a afirmativa est ERRADA. O crime de de extorso considerado efetivo FORMAL, da

consumando-se com a realizao da conduta pelo agente, sendo fins consumao, o recebimento

15 - (CESPE - 2009 - PC-PB - AGENTE DE INVESTIGAO E AGENTE DE POLCIA)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 87 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Jnior, advogado, teve o seu relgio furtado. Dias depois, ao visitar uma feira popular, percebeu que o referido bem estava venda por R$ 30,00. Como pagou R$ 2.000,00 pelo relgio e no queria se dar ao trabalho de acionar as autoridades policiais, Jnior desembolsou a quantia pedida pelo suposto comerciante e recuperou o objeto. Nessa situao hipottica, Jnior A) agiu em exerccio regular de direito e no deve responder por nenhum delito. B) no praticou delito, pois o bem adquirido j era de sua propriedade. C) praticou o delito de receptao. D) praticou o delito de estelionato. E) praticou o delito de exerccio arbitrrio das prprias razes. COMENTRIOS: Nesse caso Jnior praticou o crime de RECEPTAO, pois adquiriu produto que SABE ser objeto de crime, nos termos do art. 180 do CP: Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Pode parecer estranho, mas mesmo o antigo proprietrio pode ser sujeito ativo deste crime, conforme posicionamento majoritrio da Doutrina, pois a conduta correta seria denunciar o infrator s autoridades. A conduta de

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 88 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Jnior contribuiu para que a infrao penal praticada continuasse impune e, ainda, se tornasse lucrativa para o infrator. Portanto, a alternativa correta a letra C.

16 - (CESPE - 2010 - EMBASA - ANALISTA DE SANEAMENTO ADVOGADO) De acordo com a teoria da apprehensio, tambm denominada de amotio, suficiente que o bem subtrado passe para o poder do agente para a consumao do crime de roubo, sendo prescindvel que o objeto do crime saia da esfera de vigilncia da vtima. COMENTRIOS: De fato, essa teoria (amotio ou apprehensio)

estabelece que o crime de furto ou roubo se consuma com a entrada da coisa subtrada na esfera de poder do criminoso, ainda que este no chegue a ter a posse mansa e pacfica sobre o bem. Esse inclusive, o atual posicionamento dos Tribunais superiores:

PENAL E PROCESSUAL PENAL. RECURSO ESPECIAL. FURTO. MOMENTO CONSUMATIVO DO DELITO. POSSE DA RES FURTIVA. ADOO PELO CDIGO PENAL BRASILEIRO DA TEORIA DA APPREHENSIO OU AMOTIO. RECURSO A QUE SE D PROVIMENTO. I - Conforme entendimento jurisprudencial firmado por esta Corte, o delito de furto consuma-se no momento em que o agente se torna possuidor da res subtrada, pouco importando que a posse seja ou no mansa e pacfica. II - A mera recuperao da coisa furtada logo aps o crime, no tem relevncia para fins de tipificao, quanto ao seu momento consumativo.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 89 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 III - In casu, o Tribunal a quo reconheceu tratar-se de crime de tentado, em razo de a vtima haver recuperado seus bens, logo aps pratica criminosa. IV - Recurso a que se d provimento, para afastar a aplicao da regra prevista no art. 14, II, do Cdigo Penal, restabelecendo, por via de conseqncia, a deciso de primeira instncia. (REsp 758911/RS, Relator(a) Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, 6 - SEXTA TURMA, Data do Julgamento, 17/09/2009)

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

17 - (CESPE - 2009 - DPE-ES - DEFENSOR PBLICO) possvel o concurso material entre roubo circunstanciado pelo emprego de arma e quadrilha armada, no se devendo falar em bis in idem, pois os bens jurdicos tutelados so diversos. Enquanto a punio do roubo protege o patrimnio, a da quadrilha ou bando protege a paz pblica. COMENTRIOS: Por tutelarem bens jurdicos diversos, nada impede o concurso material entre estes crimes, conforme posicionamento dos Tribunais Superiores. Vejamos:

HC Data (...) roubo

33894/RJ da

Habeas a

Corpus DJ

2004/0022775-7 14.03.2005 de de da p. e

426 o e

Publicao/Fonte: admissvel entre de o crime de pelo em

configurao quadrilha uso virtude

concurso arma

material concurso

armada

circunstanciado agentes,

autonomia

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 90 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 e da independncia consagrado de no tais delitos, do conforme STJ e entendimento do STF. (...) mbito

Portanto, a afirmativa est CORRETA.

18 - (CESPE - 2009 - DPE-ES - DEFENSOR PBLICO) Acerca das aes penais pblica e privada e da extino da punibilidade, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situao hipottica. Carlos comprou um notebook de Dlcio, ciente de que o bem tinha sido objeto de furto praticado por Dlcio. Nessa situao, se ocorrer a prescrio da pretenso punitiva do crime de furto, Carlos no poder ser acusado de receptao, ainda que no prescrito este crime. COMENTRIOS: A punibilidade no crime de receptao no depende da efetiva punio do crime anterior, nem da efetiva existncia de processo criminal em curso, bastando a prova da existncia do delito, conforme se depreende do art. 180, 4 do CP: 4 - A receptao punvel, ainda que desconhecido ou isento de pena o autor do crime de que proveio a coisa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Portanto, a afirmativa est ERRADA.

19 - (CESPE - 2004 - POLCIA FEDERAL - DELEGADO DE POLCIA NACIONAL)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 91 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Com a utilizao de uma arma de brinquedo, Joo subtraiu de uma pessoa o relgio e a carteira contendo documentos pessoais, cartes de crdito e R$ 300,00 em espcie. Nessa situao, de acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justia (STJ), Joo responder por crime de roubo qualificado pelo emprego de arma. COMENTRIOS: Antigamente o STJ entendia que a arma de brinquedo, quando utilizada no crime de roubo, majorava o crime. Esse entendimento, inclusive sumulado (smula 174), foi alterado em 2001, de forma que atualmente o STJ entende que o uso de arma de brinquedo no suficiente para a incidncia da majorante de uso de arma de fogo. Portanto, a afirmativa est ERRADA.

20 - (CESPE - 2004 - POLCIA FEDERAL - AGENTE FEDERAL DA POLCIA FEDERAL - NACIONAL) Adriano chefe de uma quadrilha que sequestrou um famoso artista e libertou-o vivo e sem qualquer ferimento, aps o pagamento do resgate. Na situao descrita, Adriano praticou crime hediondo, pois extorso mediante sequestro crime hediondo mesmo quando no qualificada por leso corporal ou morte do seqestrado. COMENTRIOS: O crime de extorso mediante sequestro considerado hediondo tanto na forma simples quanto na forma qualificada, nos termos do art. 1, IV da lei 8.072/90: Art. 1o So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 Cdigo Penal, consumados ou tentados: (Redao dada pela Lei n 8.930, de 6.9.1994) (...)
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 92 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 IV - extorso mediante sequestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e lo, 2o e 3o); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 6.9.1994)

Portanto, a crime cometido por Adriano considerado hediondo. Assim, a afirmativa est CORRETA.

21 - (CESPE 2012 TJ/BA JUIZ ESTADUAL) Assinale a opo correta com base no entendimento dos tribunais superiores acerca de cominaes legais. A) Aplica-se ao crime continuado a lei penal mais grave caso a sua vigncia seja anterior cessao da continuidade. B) Aplica-se ao furto qualificado, em razo do concurso de agentes, a majorante do roubo. C) Fixada a pena-base no mnimo legal em face do

reconhecimento das circunstncias judiciais favorveis ao ru, possvel infligir-lhe regime prisional mais gravoso considerandose isoladamente a gravidade genrica do delito. D) A pena do crime de roubo circunstanciado, na terceira fase de aplicao, ser exasperada em razo do nmero de causas de aumento. E) Aplica-se a continuidade delitiva aos crimes de estelionato, de receptao e de adulterao de sinal identificador de veculo automotor, infraes penais da mesma espcie. COMENTRIO: A) CORRETA: De fato, este o entendimento dos Tribunais Superiores, inclusive sumulado pelo STF, em seu verbete n 711 da Smula de sua Jurisprudncia;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 93 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 B) ERRADA: O STJ entende que esta majorante no se aplica ao furto qualificado, apenas ao furto simples; C) ERRADA: O STJ entende que se foi aplicada a pena-base no mnimo legal, em razo das circunstncias judiciais favorveis, a gravidade abstrata ou genrica do delito no permite a fixao de regime prisional mais gravoso; D) ERRADA: A pena ser exasperada (aumentada), neste caso, apenas uma vez, pela causa que mais aumente, pois no se pode aplicar mais de uma causa de aumento prevista na parte especial, nos termos do art. 68, nico do CP; E) ERRADA: O STJ entende que estes delitos no so considerados da mesma espcie, motivo pelo qual no se pode aplicar a continuidade delitiva, prevista no art. 71 do CP; Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA A.

22 - (CESPE 2011 DPE/MA DEFENSOR PBLICO) Com referncia aos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) No incide a majorante do repouso noturno nos delitos de furto praticados contra estabelecimentos comerciais, uma vez que o objetivo da norma penal, ao prever essa causa especial de aumento de pena, tutelar o repouso familiar-residencial. B) Consoante iterativa jurisprudncia do STJ, a presena de mais de uma circunstncia de aumento da pena no crime de roubo causa obrigatria de majorao da punio em percentual acima do mnimo cominado no CP. C) A jurisprudncia do STJ preconiza que o lapso temporal superior a trinta dias entre os crimes de roubo praticados pelo

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 94 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 mesmo agente no d azo aplicao da continuidade delitiva, devendo incidir a regra do concurso material. D) Segundo a jurisprudncia do STJ, aplica-se ao delito de apropriao indbita comum o benefcio do perdo judicial concedido ao agente que, tendo praticado o delito de apropriao indbita previdenciria, tenha promovido, antes de oferecida a denncia, o pagamento da contribuio social previdenciria. E) Considere que Antnio e Braz sejam co-herdeiros de quinhentas sacas de caf e que todas estejam em poder do primeiro, que, injustificadamente, se recusa a entregar a Braz as que lhe cabem na herana. Nesse caso, Antnio poder ser responsabilizado pelo delito de furto de coisa comum. COMENTRIO: A) ERRADA: O STJ entende que mesmo nesse caso se aplica a majorante. Vejamos: HABEAS CORPUS. ART. 155, 1., DO CDIGO PENAL. DELITO COMETIDO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL. APLICAO DA CAUSA ESPECIAL DE AUMENTO DO CRIME COMETIDO DURANTE O REPOUSO NOTURNO. (...) 2. A causa especial de aumento de pena do furto cometido durante o repouso noturno pode se configurar mesmo quando o crime cometido em estabelecimento comercial ou residncia desabitada, sendo indiferente o fato de a vtima estar, ou no, efetivamente repousando. 3. Precedentes do Superior Tribunal de Justia. 4. Habeas corpus denegado. (HC 191.300/MG, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 12/06/2012, DJe 26/06/2012) B) ERRADA: O STJ pensa exatamente o contrrio. Vejamos: POSSIBILIDADE. HABEAS CORPUS DENEGADO.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 95 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. PENAL E PROCESSUAL PENAL. ROUBO CIRCUNSTANCIADO. RECONHECIMENTO DE DUAS CAUSAS DE AUMENTO DE PENA. ACRSCIMO FIXADO EM 3/8. AUSNCIA DE FUNDAMENTAO. ILEGALIDADE. AGRAVO DESPROVIDO. 1. Deciso agravada que se mantm pelos seus prprios fundamentos. 2. A presena de mais de uma causa de aumento de pena no razo suficiente exasperao da punio em percentual acima do mnimo previsto em lei, a menos que o magistrado, considerando as peculiaridades do caso concreto, fundamente a existncia de circunstncias que indiquem a necessidade da majorao, o que no ocorreu na hiptese. Incidncia da Smula n. 443 deste Tribunal. 3. Agravo regimental desprovido. (AgRg no Ag 1386883/SP, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 22/05/2012, DJe 05/06/2012) C) CORRETA: Este o entendimento do STJ. Vejamos: AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL CRIMINAL. EXECUO PENAL. ROUBOS MAJORADOS. PRETENSO DE APLICAO DA REGRA DA CONTINUIDADE DELITIVA. IMPOSSIBILIDADE. DO CONCURSO DESCUMPRIMENTO MATERIAL. DO REQUISITO TEMPORAL. DELITOS PRATICADOS EM LAPSO SUPERIOR A TRINTA DIAS. INCIDNCIA RECURSO DESPROVIDO. 1. A jurisprudncia pacfica deste Superior Tribunal de Justia prega que o lapso temporal superior a 30 (trinta) dias entre os crimes de roubo praticados pelo mesmo agente no d azo aplicao da continuidade delitiva (art. 71 do CP), devendo incidir a 2. regra Agravo do concurso a material que (art. se 69 do CP). regimental nega provimento.

(AgRg no REsp 1095223/RS, Rel. Ministro VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS), SEXTA TURMA, julgado em 27/09/2011, DJe 10/10/2011)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 96 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 D) ERRADA: O STJ entende que este benefcio s se aplica ao delito de apropriao indbtia previdenciria, do art. 168-A do CP: HABEAS CORPUS. APROPRIAO INDBITA AGRAVADA PELA CONDIO DO AGENTE. RESSARCIMENTO DA QUANTIA APROPRIADA ANTES DO RECEBIMENTO DA DENNCIA. PRETENDIDA APLICAO DO PERDO JUDICIAL. ALEGADA OFENSA AO PRINCPIO DA ISONOMIA. MATRIA NO PONTO. HIPTESE DE INCIDNCIA APENAS NOS CASOS DE APROPRIAO INDBITA PREVIDENCIRIA. 1. No tendo sido debatida pela Corte originria a questo referente ao pretendido reconhecimento do perdo judicial, por aplicao analgica e isonmica do disposto no inciso I do 3 do art. 168-A do CP, invivel o conhecimento da matria diretamente por este Superior Tribunal, sob pena de indevida supresso de instncia. 2. Ademais, o benefcio previsto no inciso I do 3 do art. 168-A do Cdigo Penal, introduzido pela Lei n. 9.983, de 14-7-2000, aplicvel unicamente apropriao indbita de contribuies previdencirias, no se podendo estender a benesse a casos que o legislador (...) (HC 116.167/SP, Rel. Ministro JORGE MUSSI, QUINTA TURMA, julgado em 01/10/2009, DJe 09/11/2009) E) ERRADA: O furto de coisa comum estaria caracterizado se Braz subtrasse da posse de Antnio as sacas de caf. Vejamos o art. 156 do CP: Art. 156 - Subtrair o condmino, co-herdeiro ou scio, para si ou para outrem, a quem legitimamente a detm, a coisa comum: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa. expressamente no previu. DISCUTIDA NA CORTE ORIGINRIA. SUPRESSO DE INSTNCIA. NO CONHECIMENTO DO WRIT NESSE

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 97 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA C.

23 - (CESPE 2011 TRF 1 REGIO JUIZ FEDERAL) Em relao ao crime de apropriao indbita previdenciria e ao delito de sonegao de contribuio previdenciria, assinale a opo correta. A) Caracteriza-se sonegao previdenciria quando o agente deixa de recolher, no prazo e na forma legal, contribuio ou outra importncia que, destinada previdncia social, tenha sido descontada de pagamento efetuado a segurados, a terceiros ou arrecadada do pblico ou, ainda, que tenha integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servio. B) Dispe o CP, de forma expressa, a possibilidade de se conceder o perdo judicial, previsto na parte especial do cdigo, ou somente a aplicao da pena de multa ao crime de sonegao previdenciria se o agente for primrio e de bons antecedentes e desde que tenha promovido, aps o incio da ao fiscal e antes de recebida a denncia, o pagamento integral ou parcelamento da contribuio social previdenciria, incluindo-se acessrios. C) Nos termos do entendimento jurisprudencial estabelecido nos tribunais superiores, o crime de apropriao indbita previdenciria considerado delito omissivo prprio, em todas as suas modalidades, e consuma-se no momento em que o agente deixa de recolher as contribuies, depois de ultrapassado o prazo estabelecido na norma de regncia, sendo, portanto, desnecessrio o animus rem sibi habendi. D) Em relao aos crimes de apropriao indbita e de sonegao previdenciria, preconiza o CP que devem ser suspensas a pretenso punitiva e a prescrio penal, desde que haja

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 98 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 parcelamento do dbito e os pedidos sejam formalizados e aceitos antes do recebimento da denncia criminal, uma vez que, quitados integralmente os dbitos, inclusive os acessrios, objeto de parcelamento, extingue-se a punibilidade. E) Nos crimes de apropriao indbita previdenciria, assegura a lei, de forma expressa, a incidncia da causa extintiva da punibilidade se o agente, espontaneamente, declarar e confessar as contribuies, importncias ou valores e prestar as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. COMENTRIO: A) ERRADA: Neste caso estar caracterizado o delito de apropriao indbita previdenciria, previsto no art. 168-A do CP; B) ERRADA: Esta possibilidade s existe em relao ao delito de apropriao indbita previdenciria, previsto no art. 168-A do CP, e se encontra em seu 3; C) CORRETA: De fato, este o entendimento esposado pelos Tribunais ptrios. Vejamos: PROCESSUAL REQUISITOS PENAL. DO HABEAS 41 CORPUS. DO APROPRIAO ORDEM INDBITA DENEGADA. PREVIDENCIRIA. AUSNCIA DE JUSTA CAUSA. PREENCHIMENTO DOS ART. CPP. 1. "O tipo penal inscrito no art. 168-A, do Cdigo Penal constitui crime omissivo prprio, que se consuma apenas com a transgresso da norma deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes no prazo e forma legal ou convencional -, independentemente da vontade livre e consciente do agente de apropriarse do respectivo numerrio." (HC 39.672, Rel. Min. Arnaldo Esteves, DJe de 17/11/2005) 2. No prospera a alegao de ausncia de justa causa, tendo em vista que a pea acusatria, embora sucinta, clara, especfica e objetiva, permitindo paciente compreender, perfeitamente, a imputao que lhe feita, ou seja, como responsvel pela gerncia e

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 99 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 administrao da empresa, efetuou o desconto da contribuio previdenciria dos empregados, no perodo de maro de 2004 a julho de 2005, e no recolheu o respectivo numerrio aos cofres da Autarquia Previdenciria. 3. Ordem denegada. (HC 115.764/RJ, Rel. Ministro ADILSON VIEIRA MACABU (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RJ), QUINTA TURMA, julgado em 23/08/2011, DJe 26/09/2011) D) ERRADA: No h esta previso no CP, que admite apenas a extino da punibilidade em caso de pagamento de integral do dbito antes do incio da ao fiscal, no caso do delito do art. 168-A e se confessa e declara o valor sonegado no caso do delito do art. 337-A do CP; E) ERRADA: No basta apenas que o agente confesse e declare as importncias ou valores, exige-se, ainda, o efetivo pagamento, nos termos do art. 168-A. 2 do CP: Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) (...) 2o extinta a punibilidade se o agente, espontaneamente, declara, confessa e efetua o pagamento das contribuies, importncias ou valores e presta as informaes devidas previdncia social, na forma definida em lei ou regulamento, antes do incio da ao fiscal. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA C.

24 - (CESPE 2010 MPU TCNICO)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 100 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Comete crime contra o patrimnio quem deixa de recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios. COMENTRIO: A afirmativa narra perfeitamente a conduta incriminada pelo art. 168, 1, II do CP. Vejamos: Art. 168-A. Deixar de repassar previdncia social as contribuies recolhidas dos contribuintes, no prazo e forma legal ou convencional: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Pena - recluso, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) 1o Nas mesmas penas incorre quem deixar de: (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) (...) II - recolher contribuies devidas previdncia social que tenham integrado despesas contbeis ou custos relativos venda de produtos ou prestao de servios; (Includo pela Lei n 9.983, de 2000) Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

25 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que uma pessoa, de posse de uma chave falsa, invada determinada sala de um rgo pblico e de l subtraia um computador. Nessa situao, caracteriza-se crime de furto, para o qual prevista pena de recluso de um a quatro anos e multa.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 101 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIO: Como a subtrao se deu mediante CHAVE FALSA, o delito praticado o de FURTO QUALIFICADO, nos termos do art. 155, 4 do CP. Vejamos: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: (...) III - com emprego de chave falsa; A pena, neste caso, no de um a quatro anos, mas de dois a oito anos de recluso. Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

26 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que determinada pessoa, indignada por no ter resolvido uma questo particular em rgo pblico da Unio, destrua o balco de recepo do referido rgo. Nessa situao, a conduta do agente classifica-se como dano qualificado, para o qual prevista multa e pena de deteno de seis meses a trs anos.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 102 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIO: A conduta descrita se amolda perfeitamente ao tipo penal do crime de DANO QUALIFICADO, previsto no art. 163, nico, III do CP. Vejamos: Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Dano qualificado Pargrafo nico - Se o crime cometido: (...) III - contra o patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista; (Redao dada pela Lei n 5.346, de 3.11.1967) Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

27 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere que Pedro tenha adquirido equipamento de projeo, sabendo ter sido o objeto furtado de determinado rgo pblico. Nessa situao, a pena prevista para a conduta de Pedro a de recluso de dois a oito anos e multa. COMENTRIO: Pedro praticou o delito de receptao, previsto no art. 180 do CP. Vejamos: Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 103 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) No entanto, como o bem era pertencente a rgo pblico, a pena deve ser aplicada em dobro, nos termos do 6 do mesmo artigo. Vejamos: 6 - Tratando-se de bens e instalaes do patrimnio da Unio, Estado, Municpio, empresa concessionria de servios pblicos ou sociedade de economia mista, a pena prevista no caput deste artigo aplica-se em dobro. (Includo pela Lei n 9.426, de 1996) Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

28 - (CESPE 2010 MPU TCNICO) No que diz respeito aos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. isento de pena quem comete crime de usurpao em prejuzo do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal. COMENTRIO: A usurpao compreende quatro tipos penais previstos nos arts. 161 e 162 do CP, sendo considerados crimes contra o patrimnio. Nos termos do art. 181, I do CP, aquele que pratica crime contra o patrimnio em prejuzo de cnjuge na constncia da sociedade conjugal fica isento de pena. Vejamos: Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo:(Vide Lei n 10.741, de 2003) I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 104 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 29 - (CESPE 2010 TRT/1 JUIZ DO TRABALHO) Assinale a opo correta a respeito dos crimes contra o

patrimnio. A) No furto, a causa especial de aumento de pena decorrente do fato de o crime ter sido praticado durante o repouso noturno incide sobre as formas qualificadas. B) Conforme iterativa jurisprudncia do STJ, o fato de se tratar de furto qualificado constitui motivao suficiente para impedir a aplicao do princpio da insignificncia. C) No roubo, caso o agente seja primrio e tenha sido de pequeno valor a coisa subtrada, o juiz poder substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros ou aplicar somente a pena de multa. D) Consoante a jurisprudncia do STJ, possvel o

reconhecimento de continuidade delitiva entre os crimes de latrocnio e roubo, porque so da mesma espcie, dado que previstos no mesmo tipo incriminador. E) No estelionato, a reparao espontnea do dano aps o recebimento da denncia e antes do julgamento de primeiro grau no extingue a punibilidade, mas constitui circunstncia atenuante genrica. COMENTRIO: A) ERRADA: Segundo o entendimento atual do STJ, esta causa de aumento de pena somente se aplica sobre a forma simples do furto, e no sobre as formas qualificadas; B) ERRADA: O STJ entende que o fato de se tratar de delito de furto qualificado no afasta a possibilidade de aplicao do princpio da insignificncia, desde que presentes seus requisitos; C) ERRADA: Esta possibilidade s admissvel no delito de furto, no se aplicando ao roubo, por se tratar de crime praticado com violncia ou
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 105 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 grave ameaa pessoa, conforme entendimento do STJ; D) ERRADA: O STJ entende que no se trata de crimes da mesma espcie, no havendo que se falar em continuidade delitiva. Vejamos: HABEAS CORPUS. PENAL. ROUBO CIRCUNSTANCIADO E LATROCNIO. TESE DE APLICABILIDADE DA REGRA DA CONTINUIDADE DELITIVA. IMPOSSIBILIDADE. DELITOS DE ESPCIES DIVERSAS. CONSTRANGIMENTO ILEGAL NO EVIDENCIADO. ORDEM DE HABEAS CORPUS DENEGADA. 1. Os crimes de roubo e latrocnio, apesar de serem do mesmo gnero, no so da mesma espcie. No crime de roubo, a conduta do agente ofende o patrimnio. No delito de latrocnio, ocorre leso ao patrimnio e vida da vtima, no havendo homogeneidade de execuo na prtica dos dois delitos, razo pela qual tem aplicabilidade a regra do concurso material. 2. Ordem de habeas corpus denegada. (HC 180.251/SP, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 21/06/2012, DJe 28/06/2012) E) CORRETA: De fato, a reparao do dano aps o recebimento da denncia no permite a extino da punibilidade, mas ser levada em considerao como circunstncia atenuante, nos termos do art. 65, III, b do CP. Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA E.

30 - (CESPE 2009 BCB PROCURADOR) Roberto, com 23 anos de idade, subtraiu para si um aparelho celular avaliado economicamente em R$ 900,00, pertencente ao seu pai, Alberto, de 63 anos de idade, e em seguida, vendeu-o por R$ 200,00 para Felipe, o qual sabia que o aparelho no custava to barato.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 106 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Considerando a situao hipottica acima descrita, assinale a opo correta no referente aos crimes contra o patrimnio. A) Roberto isento de pena, por ter praticado o crime contra ascendente, ocorrendo, assim, uma escusa absolutria legalmente prevista. B) Felipe praticou crime de receptao culposa, mas ser isento de pena em face da extenso da escusa absolutria aplicvel a Roberto. C) Roberto praticou, em tese, crime de furto, e Felipe, receptao culposa, porque, pela desproporo entre o valor e o preo do aparelho celular, deveria presumir ter sido obtido por meio criminoso. D) Se Felipe revender o aparelho celular para Frederico, este no responder por crime algum, pois no se pune a receptao de coisa j receptada. E) Roberto no responder por crime algum, em face da aplicao do princpio da insignificncia, j consolidado na jurisprudncia dos tribunais superiores como aplicvel aos bens avaliados em at R$ 1.000,00. COMENTRIO: Embora o agente seja isento de pena quando o furto praticado em prejuzo de ascendente, quando a vtima pessoa idosa, assim considerada aquela maior de 60 anos, no se aplica a causa de iseno de pena. Vejamos: Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste (...) II - de ascendente ou descendente, seja o parentesco legtimo ou ilegtimo, seja civil ou natural. (...) (...)
Prof.Renan Araujo

ttulo,

em

prejuzo:

(Vide

Lei

10.741,

de

2003)

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 107 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 III - se o crime praticado contra pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. (Includo pela Lei n 10.741, de 2003) Em relao conduta de Felipe, este praticou o crime de receptao culposa, pois adquiriu sem a devida cautela, produto por valor bem abaixo do de mercado, sem exigir documento que comprovasse sua idoneidade. Vejamos: Art. 180. (....) 3 - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa, ou ambas as penas. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996)

Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA C.

31 - (CESPE 2009 PF AGENTE/ESCRIVO) Julgue o seguinte item, relativo a crimes contra a pessoa e contra o patrimnio. Diferenciam-se os crimes de extorso e estelionato, entre outros aspectos, porque no estelionato a vtima quer entregar o objeto, pois foi induzida ou mantida em erro pelo agente mediante o emprego de fraude; enquanto na extorso a vtima despoja-se de seu patrimnio contra a sua vontade, fazendo-o por ter sofrido violncia ou grave ameaa. COMENTRIO: A definio fornecida pela questo est correta. No estelionato a vtima iludida pelo infrator, que, mediante fraude, a induz a praticar o ato que lhe causa prejuzo (e d vantagem ao infrator). J na extorso a vtima no enganada, no h fraude. A vtima entrega o

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 108 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 bem, dinheiro ou vantagem ao infrator porque est sendo coagida, mediante violncia ou grave ameaa. Portanto, a afirmativa est CORRETA.

32 - (CESPE 2009 PF AGENTE/ESCRIVO) A respeito dos crimes contra o patrimnio e contra a

administrao pblica, julgue o seguinte item. A causa de aumento de pena relativa prtica do crime de furto durante o repouso noturno somente se aplica ao furto simples e no s modalidades de furto qualificado e prevalece o entendimento de que o aumento de pena s cabvel quando a subtrao ocorre em casa ou em alguns de seus compartimentos e em local habitado. COMENTRIO: A questo foi bem anulada, pois a primeira afirmativa est correta, j que s se aplica a majorante ao furto simples, no ao furto qualificado, mas a segunda est errada, eis que o STJ entende que a causa se aplica ainda quando praticada em local inabitado ou estabelecimentos comerciais. Vejamos: HABEAS CORPUS. ART. 155, 1., DO CDIGO PENAL. DELITO COMETIDO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL. APLICAO DA CAUSA ESPECIAL DE AUMENTO DO CRIME COMETIDO DURANTE O REPOUSO NOTURNO. POSSIBILIDADE. HABEAS CORPUS DENEGADO. 1. Incide a majorante prevista no 1. do art. 155 do Cdigo Penal, quando o crime cometido durante a madrugada, horrio no qual a vigilncia da vtima menos eficiente e seu patrimnio mais vulnervel, o que ocorre inclusive para estabelecimentos comerciais. 2. A causa especial de aumento de pena do furto cometido durante o repouso noturno pode se configurar mesmo quando o crime cometido em estabelecimento comercial ou residncia desabitada,

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 109 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 sendo indiferente o fato de a vtima estar, ou no, efetivamente repousando. 3. Precedentes do Superior Tribunal de Justia. 4. Habeas corpus denegado. (HC 191.300/MG, Rel. Ministra LAURITA VAZ, QUINTA TURMA, julgado em 12/06/2012, DJe 26/06/2012 HABEAS CORPUS. FURTO QUALIFICADO. AUMENTO DE PENA POR TER SIDO O DELITO PRATICADO DURANTE O PERODO NOTURNO. IMPOSSIBILIDADE. MATRIA NO APRECIADA PELO JUZO DE ORIGEM. SUPRESSO DE INSTNCIA. IMPETRAO OFCIO. 1) Se a questo constante da inicial no foi analisada pelo juzo de origem, no pode esta E. Corte dela conhecer e analisar, sob pena de indevida supresso de instncia. 2) O aumento de pena por ter sido o delito de furto praticado durante o perodo noturno no incide nos crimes qualificados. Nestes, as penas previstas j so superiores. 3) Impetrao no conhecida, com concesso de no "habeas corpus" de ofcio para, cancelado o aumento de pena por ter sido o delito cometido perodo noturno, reduzir as penas dos pacientes a trs anos de recluso e ao pagamento de dez dias-multa, mantido o regime prisional inicial fechado, reconheo a extino da punibilidade da espcie, com relao ao paciente Carlos Fernando Mendona Marinho, nos termos do artigo 109, inciso IV; 110; e 115, do Cdigo Penal. (HC 131.391/MA, Rel. Ministro CELSO LIMONGI (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/SP), SEXTA TURMA, julgado em 19/08/2010, DJe 06/09/2010) Assim, a afirmativa estaria meio correta e meio errada, motivo pelo qual foi bem ANULADA. NO CONHECIDA. HABEAS CORPUS CONCEDIDO DE

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 110 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 33 - (CESPE 2009 DPE/AL DEFENSOR PBLICO DO ESTADO) Julgue o item que se segue com relao aos crimes contra a vida, contra o patrimnio e contra a administrao pblica. Considere a seguinte situao hipottica. Ana subtraiu maliciosamente determinada pea de roupa de alto valor de uma amiga, com a inteno to s de utiliz-la em uma festa de casamento. Aps o evento, Ana, tendo atingido seu objetivo, devolveu a vestimenta. Nessa situao, Ana no responder pelo delito de furto, uma vez que o CP no tipifica a figura do furto de uso. COMENTRIO: A afirmativa est correta, pois o Direito brasileiro no pune como crime a conduta denominada de "furto de uso", que o "pegar emprestado" sem autorizao. Para que haja furto, tipo penal do art. 155, necessrio que haja o animus "rem sibi habendi", que a inteno de ter a coisa como sua. Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

34 - (CESPE 2008 PRF POLICIAL RODOVIRIO FEDERAL) A respeito dos crimes contra o patrimnio, assinale a opo correta. A) Considere a seguinte situao hipottica. Roberto tinha a inteno de praticar a subtrao patrimonial noviolenta do automvel de Geraldo. No entanto, durante a execuo do crime, estando Roberto j dentro do veculo, Geraldo apareceu e foi correndo em direo ao veculo. Roberto, para assegurar a deteno do automvel, ameaou Geraldo gravemente, conseguindo, assim, cessar a ao da vtima e se evadir do local.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 111 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Nessa situao, Roberto responder pelos crimes de ameaa e furto, em concurso material. B) Considere a seguinte situao hipottica. Fernando, pretendendo roubar, com emprego de arma de fogo municiada, R$ 20.000,00 que Alexandre acabara de sacar em banco, abordou-o no caminho para casa. Alexandre, no entanto, reagiu, e Fernando o matou mediante o disparo de seis tiros, empreendendo fuga em seguida, sem consumar a subtrao patrimonial. Nessa situao, Fernando responder por crime de latrocnio tentado. C) Considere a seguinte situao hipottica. Renato, valendo-se de fraude eletrnica, conseguiu subtrair mais de R$ 3.000,00 da conta bancria de Ernane por meio do sistema de Internet banking da Caixa Econmica Federal. Nessa situao, Renato responder por crime de estelionato. D) Uma das distines entre o crime de concusso e o de extorso que, no primeiro tipo penal, o funcionrio pblico deve exigir a indevida vantagem sem o uso de violncia ou de grave ameaa, que so elementos do segundo tipo penal referido. E) No crime de extorso mediante sequestro, faz jus delao premiada o coautor que delatou os comparsas e indicou o local do cativeiro, ainda que reste comprovado que a vtima tenha sido liberada aps configurada a expectativa de xito da prtica delituosa, isto , aps o recebimento do dinheiro exigido como preo do resgate. COMENTRIO: A) ERRADA: Nesse caso, Roberto responder pelo delito de ROUBO, pois praticou a ameaa para garantir a consumao do delito, embora j estivesse na posse do bem;

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 112 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 B) ERRADA: Embora a subtrao no tenha se consumado, a Doutrina e Jurisprudncia vm entendendo que o delito de latrocnio se consuma com a morte da vtima. Assim, nesse caso, teramos latrocnio consumado; C) ERRADA: Nesse caso no houve estelionato, pois para a

caracterizao deste delito necessrio que o infrator empregue algum meio ardiloso para LUDIBRIAR a vtima, para fazer com que esta lhe entregue a vantagem indevida, o que no ocorreu no caso concreto, embora o infrator aqui possa responder por outro delito; D) CORRETA: A afirmativa est correta. Na concusso o agente apenas exige a vantagem indevida, em razo do seu cargo, mas no faz qualquer ameaa nem age com violncia. Na extorso necessrio que o infrator (que no precisa ser funcionrio pblico) atue com violncia ou grave ameaa. E) ERRADA: Nesse caso o comparsa delator no far jus reduo de pena decorrente da delao premiada, pois no se impediu a consecuo do objetivo criminoso (recebimento do resgate), nos termos do art. 159, 4 do CP, eis que tendo ocorrido o pagamento do resgate, a delao no facilitou em nada a libertao da vtima. Portanto, a ALTERNATIVA CORRETA A LETRA D.

35 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere-se que Joaquim, responsvel penalmente, realizou em sua casa uma ligao clandestina de energia eltrica, desviando, em proveito prprio, a energia de um poste pblico. Nessa situao hipottica, a conduta de Joaquim caracteriza mero ilcito civil, pois a energia eltrica bem pblico, incidindo, assim, em fato atpico.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 113 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIO: O furto de energia eltrica caracteriza o delito previsto no art. 155 do CP, ou seja, FURTO. Vejamos: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) 3 - Equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra que tenha valor econmico. Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

36 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. A diferena entre o furto privilegiado e o estelionato privilegiado consiste no fato de que, no primeiro, leva-se em conta o pequeno valor da coisa subtrada, enquanto, no segundo, considera-se o pequeno prejuzo suportado pela vtima. COMENTRIO: O furto privilegiado est previsto no art. 155, 2 do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) 2 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor a coisa furtada, o juiz pode substituir a pena de recluso pela de deteno, diminu-la de um a dois teros, ou aplicar somente a pena de multa. J o estelionato privilegiado se encontra disposto no art. 171, 1 do CP: Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 114 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Pena - recluso, de um a cinco anos, e multa, de quinhentos mil ris a dez contos de ris. 1 - Se o criminoso primrio, e de pequeno valor o prejuzo, o juiz pode aplicar a pena conforme o disposto no art. 155, 2. V-se, desta forma, que em ambos os casos se exige que o agente seja primrio, s que em relao ao furto, necessrio que a coisa furtada seja de pequeno valor. J no estelionato o que se exige que o prejuzo vtima seja de pequeno valor. Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

37 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere-se que Manoel, responsvel penalmente, encontrou, em via pblica, um talonrio de cheques com quatro crtulas. Retirou uma crtula e rasgou as restantes, inutilizando-as. Posteriormente, dirigiu-se a um estabelecimento comercial e, mediante falsificao da assinatura do verdadeiro emitente, fez compras no valor de R$ 2.000,00. O cheque foi devolvido por contra-ordem do emitente, tendo o dono do estabelecimento comercial suportado o prejuzo. Nessa situao hipottica, a conduta de Manoel caracteriza o crime de furto mediante fraude. COMENTRIO: No houve furto mediante fraude, pois para que este delito fique caracterizado necessrio que o agente subtraia a coisa para si ou para outrem aps a vtima fragilizar sua vigilncia sobre a coisa furtada, em razo da fraude aplicada pelo agente, o que no o caso. No presente caso podemos entender que houve estelionato, previsto no art. 171 do CP, pois, mediante fraude, o agente obteve vantagem ilcita para si.
Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 115 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

38 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Suponha-se que um indivduo, responsvel penalmente, valendose de uma machadinha, tenha destrudo, propositalmente, uma esttua situada em praa pblica. Nessa situao hipottica, correto afirmar que o responsvel pela destruio cometeu crime de dano qualificado. COMENTRIO: A afirmativa est correta, pois o agente, neste caso, praticou o delito de dano qualificado, pois o dano fora praticado em detrimento de um bem pblico. Vejamos: Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - deteno, de um a seis meses, ou multa. Dano qualificado Pargrafo nico - Se o crime cometido: (...) III contra o patrimnio de servios dada pela da Unio, Lei n Estado, ou Municpio, de de empresa economia 3.11.1967) concessionria mista; (Redao (...) Pena - deteno, de seis meses a trs anos, e multa, alm da pena correspondente violncia. Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA. pblicos sociedade 5.346,

39 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 116 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. O delito de apropriao indbita difere do furto mediante fraude, porque, naquele, o agente recebe licitamente a coisa, mas inverte seu nimo sobre ela, recusando-se a devolv-la, ao passo que, no furto mediante fraude, a vtima induzida a erro, diminuindo a sua vigilncia sobre a coisa, que acaba subtrada. COMENTRIO: O furto mediante fraude considerado uma modalidade de furto qualificado, previsto no art. 155, 4, II do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: (....) II - com abuso de confiana, ou mediante fraude, escalada ou destreza; Na fraude o infrator emprega algum artifcio para enganar o agente e furt-lo. No se deve confundir com o estelionato. No estelionato o agente emprega algum ardil, artifcio para fazer com que a vtima lhe entregue a vantagem. Aqui o agente emprega o artifcio para criar a situao que lhe permita subtrair a coisa (ex.: Camarada se veste de instalador da TV a Cabo para, mediante a enganao realizada, adentrar na casa e furtar alguns pertences). Os crimes de apropriao indbita diferem dos crimes de furto e roubo, pois aqui o agente POSSUI A POSSE SOBRE O BEM, mas se RECUSA A DEVOLV-LO ou REPASS-LO a quem de direito. Ou seja, aqui o crime se d pela INVERSO DO ANIMUS DO AGENTE, QUE ANTES ESTAVE DE BOA-F, e passa a estar de m-f.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 117 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

40 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. Considere-se que Joo, casado legalmente com Maria e na constncia da sociedade conjugal, subtraiu de sua esposa elevada soma em dinheiro, deixando a residncia do casal, logo em seguida, tomando rumo ignorado. Nessa situao hipottica, a conduta de Joo est abrigada por uma causa extintiva da punibilidade escusa absolutria , estando, portanto, isento de pena. COMENTRIO: Aquele que comete QUALQUER DOS CRIMES

CONTRA O PATRIMNIO isento de pena se pratica o fato contra: Art. 181 - isento de pena quem comete qualquer dos crimes previstos neste ttulo, em prejuzo: I - do cnjuge, na constncia da sociedade conjugal; Como no se trata de crime praticado com violncia ou grave ameaa pessoa (art. 183, II do CP), a presente escusa absolutria deve ser aplicada. Assim, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

41 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Acerca dos crimes contra o patrimnio, julgue o prximo item. O crime de extorso mediante sequestro, em sua modalidade simples, consuma-se no momento em que ocorre a obteno da vantagem patrimonial pretendida pelos agentes.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 118 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIO: Vejamos o que diz o CP: Art. 159 - Seqestrar pessoa com o fim de obter, para si ou para outrem, qualquer vantagem, como condio ou preo do resgate: Vide Lei n 8.072, de 25.7.90 Pena - recluso, de oito a quinze anos. (Redao dada pela Lei n 8.072, de 25.7.1990) O STF entende que se trata de CRIME FORMAL, que se consuma com a mera privao da liberdade da vtima, INDEPENDENTEMENTE DA OBTENO DA VANTAGEM VISADA PELO AGENTE (informativo n 27 do STF). A tentativa plenamente possvel. TRATA-SE DE CRIME PERMANENTE, QUE SE PROLONGA NO TEMPO, PODENDO HAVER FLAGRANTE A QUALQUER MOMENTO EM QUANTO DURAR A PRIVAO DA LIBERDADE. Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

42 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 119 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Jos cometeu o crime de tentativa de furto consumado, qualificado pelo rompimento de obstculo subtrao da coisa. COMENTRIO: No caso concreto, tanto Jos quanto Cludio praticaram o delito de FURTO CONSUMADO, qualificado pela destruio de obstculo, nos termos do art. 155, 4, I do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

43 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 120 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Cludio deve responder por furto consumado, visto que executou a conduta tpica do delito em todas as suas fases. COMENTRIO: No caso concreto, tanto Jos quanto Cludio praticaram o delito de FURTO CONSUMADO, qualificado pela destruio de obstculo, nos termos do art. 155, 4, I do CP: Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia mvel: Pena (...) Furto qualificado 4 - A pena de recluso de dois a oito anos, e multa, se o crime cometido: I - com destruio ou rompimento de obstculo subtrao da coisa; Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA. recluso, de um a quatro anos, e multa.

44 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Sendo reconhecida a qualificadora em razo do arrombamento, tal circunstncia dever ser objeto de prova testemunhal.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 121 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 COMENTRIO: O STJ entende que indispensvel a realizao de prova pericial. No entanto, caso no seja possvel, poder ser suprida pela prova testemunhal. Vejamos: HABEAS CORPUS. FURTO. DESTRUIO PERCIA. OU ROMPIMENTO DE

OBSTCULO. VESTGIOS TESTEMUNHAL. ADMISSIBILIDADE. QUALIFICADORA RECONHECIDA. 1. A Jurisprudncia desta Corte consolidou-se no sentido da necessidade de percia para a caracterizao do rompimento de obstculo, salvo em caso de ausncia de vestgios, quando a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta, conforme a exegese dos arts. 158 e 167 do Cdigo de Processo Penal. DESAPARECIDOS. AUSNCIA. PROVA

2. Na espcie, a inexistncia da percia restou justificada no fato da vtima ter efetuado o reparo da porta violada, dando causa, assim, ao desaparecimento dos vestgios do arrombamento em sua residncia. 3. Tratando-se, in casu, de causa idnea de desaparecimento de vestgios - inclusive reconhecida na doutrina e em precedente da Sexta Turma -, o caso de admitir o depoimento da vtima e a confisso do acusado como meios de prova da qualificadora prevista no inciso I do 4 do art. 155 do 4. Ordem denegada. (HC 188.718/DF, Rel. Ministro SEBASTIO REIS JNIOR, SEXTA TURMA, julgado em 07/02/2012, DJe 21/03/2012) Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA. Cdigo Penal.

45 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 122 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Antnio responder por crime de receptao dolosa, caso fique demonstrado que adquiriu os objetos e estava consciente de que se tratava de produto de crime, ou, por receptao culposa, se ficar provado que desconhecia a origem ilcita dos bens. COMENTRIO: O delito de receptao dolosa est previsto no art. 180 do CP: Art. 180 - Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito prprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-f, a adquira, receba ou oculte:(Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Pena - recluso, de um a quatro anos, e multa. (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Podemos ver que se exige que o agente SAIBA que se trata de produto de crime. J a receptao culposa ocorre quando o agente no sabe que os bens so de origem ilcita, embora pudesse desconfiar, pelas circunstncias do caso. Est prevista no 3 do art. 180 do CP. Vejamos: Art. 180 (...)

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 123 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 3 - Adquirir ou receber coisa que, por sua natureza ou pela desproporo entre o valor e o preo, ou pela condio de quem a oferece, deve presumir-se obtida por meio criminoso: (Redao dada pela Lei n 9.426, de 1996) Portanto, a AFIRMATIVA EST CORRETA.

46 - (CESPE 2008 TST TCNICO JUDICIRIO) Jos e Cludio, penalmente imputveis, adentraram uma loja de produtos eletrnicos, mediante arrombamento da porta dos fundos dessa loja, e, de l, subtraram diversas mercadorias. Aps deixarem o local, um vigilante acionou a polcia e, em diligncias nas proximidades, logrou-se a priso de Jos, o qual, alm de encontrar-se com a arma utilizada no crime, trazia consigo parte das mercadorias furtadas. Cludio conseguiu fugir e, apesar de ter sido identificado pelo comparsa, s foi encontrado meses depois, quando j havia vendido, por preo abaixo do mercado, as mercadorias para Antnio, responsvel penalmente. Com relao situao hipottica apresentada acima, julgue o seguinte item. Sendo demonstrado na esfera policial que os produtos eletrnicos subtrados por Jos e Cludio eram de origem ilcita, fica afastada a tipicidade de qualquer delito patrimonial. COMENTRIO: O fato de os produtos furtados serem de origem ilcita no descaracteriza o delito de furto, pois o art. 155 do CP no distingue entre subtrao de coisa alheia mvel lcita e coisa alheia mvel obtida por meio ilcito. Onde a lei no distingue no pode o aplicador distinguir. Portanto, a AFIRMATIVA EST ERRADA.

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 124 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06

1. CORRETA 2. CORRETA 3. CORRETA 4. ERRADA 5. ALTERNATIVA C 6. ALTERNATIVA B 7. CORRETA 8. CORRETA 9. ERRADA 10. CORRETA 11. ERRADA 12. ERRADA 13. ERRADA 14. ERRADA 15. CORRETA 16. CORRETA 17. CORRETA 18. ERRADA 19. ERRADA 20. CORRETA 21. ALTERNATIVA A 22. ALTERNATIVA C 23. ALTERNATIVA C 24. CORRETA 25. ERRADA 26. CORRETA 27. CORRETA

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 125 de 126

Direito Penal PC-DF (ESCRIVO) ESCRIVO DE POLCIA Teoria e exerccios comentados Prof. Renan Araujo Aula 06 28. CORRETA 29. ALTERNATIVA E 30. ALTERNATIVA C 31. CORRETA 32. ANULADA 33. CORRETA 34. ALTERNATIVA D 35. ERRADA 36. CORRETA 37. ERRADA 38. CORRETA 39. CORRETA 40. CORRETA 41. ERRADA 42. ERRADA 43. CORRETA 44. ERRADA 45. CORRETA 46. ERRADA

Prof.Renan Araujo

www.estrategiaconcursos.com.br

Pgina 126 de 126

Вам также может понравиться