Вы находитесь на странице: 1из 31

FIAM-FAAM

Curso de Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Sistemas Estruturais 7 semestre Profa: Maria Lcia Salum DAlessandro

Lajes Mistas Steel Deck


Laje de concreto onde a armadura de trao subs:tuda por uma chapa na de ao perlado e laminado a frio, dobrada de forma que trabalhe em conjunto com a camada de concreto.

Na camada de concreto colocada uma malha de ao de distribuio das cargas para controlar o aparecimento de ssuras e estabilizar a estrutura em caso de incndio.

Lajes Mistas Steel Deck


Aps o endurecimento do concreto, a estrutura ao-concreto cons:tui um elemento estrutural nico. A chapa de ao laminado ou perlado atua tambm como forma sendo auto- encaixveis formando base para o capeamento.

A laje Steel Deck comporta-se como uma laje unidirecional. A chapa perlada resiste aos momentos etores posi:vos atuantes e o concreto est comprimido entre as suas nervuras. Nas zonas de momento etor nega:vo necessrio incorporar eventualmente uma armadura de reforo.

Lajes Mistas Steel Deck


Para que a seo possa funcionar como uma estrutura mista monol:ca, o conjunto ao-concreto tem que apresentar uma boa coneco entre si. Para que isso ocorra as chapas devem apresentar um perl par:cular, quanto forma das nervuras e das reentrncias na sua superRcie de forma a ocorrer uma adeso entre o concreto e as chapas. H tambm mecanismos de conexo conectores- aplicados na laje, para garan:r que a seo tenha capacidade resistente tenso longitudinal de cisalhamento solicitada na interface entre a chapa e o concreto.

Lajes Mistas Steel Deck Tipos de Chapas CaractersDcas Geomtricas das chapas Altura varia entre 50mm e 80mm.

Espessuras mais comuns 0,7; 0,75; 0,8; 1,0; 1,2mm.


Espaamento entre nervuras.


Figura 2 Tipos de chapas. (Acies, 2005)

rea efe:va
3

Figura 3 Tipos de reentrncias. (Acies, 2005)

CONECTORES

Lajes Mistas Steel Deck Conectores Elementos metlicos que garantem um comportamento eciente da laje com uma correta interao entre o ao e o concreto. So aplicados nas vigas de suporte.

Lajes Mistas Steel Deck 1. Conectores soldados Stud Bold


Soldado mesa superior do perl metlico pr meio de pistola autom:ca. A altura efe:va do conector diminui 5mm ao ser soldada. Dimetro 19 mm Altura 75 a 150mm Dimetro da cabea 28mm aproximadamente Limite da tenso de ruptura do material 450 N/mm2 Norma - Eurocdigo 4 (1992)

Lajes Mistas Steel Deck


2. X-HVB da marca HILTI So xos por pregos em ao zincado aos elementos da estrutura com pistola. No da n ecessrio uso de so energia eltrica. Para execuo aplicao dos o conectores necessrios a pistola, os pregos, os conectores e os cartuchos de plvora como se pode observar na figura 5. Os conectores do tipo Hilti X-HVB so em ao zincado de 3 m, apresentando uma resistncia mnima trao de 295N/mm2.. Os pregos tipo Podem ser aplicados em condies diversas (chuva, neve, etc), pois em Hilti so em ao zincado 8-16 m e apresentam uma resistncia mnima trao de 2.000N/mm . As propriedades geomtricas do conector e dos pregos nenhuma d2essas ciscunstncias diminui a qualidade da xao.
esto indicadas em Sade e Raimundo (2006). A escolha do tipo de cartucho igual ao tipo de prego e depende da espessura da chapa e da qualidade do ao da viga metlica onde se fixam os Dimetro = 3m Resistncia mnima comprovar trao = que 295 Nprego /mm conectores. Uma vez- disparado, necessrio o est saliente entre= os e 11mm sobre o conector. Dimetro 88,5 -16m - Resistncia mnima trao = 2000 N/mm

Figura 5 Conectores (Hilti ,2005)

Lajes Mistas Steel Deck


Figura 5 Conectores (Hilti ,2005) Armaduras
So do :po em malha em forma quadrada e de pequeno dimetro, exceto em grandes vos, onde necessrio se fazer clculo de uma armadura superior. 4 ARMADURAS A armadura atua principalmente na direo normal das vigas e tem as seguintes As armaduras funes: utilizadas na construo de lajes mistas ao-concreto, normalmente so do tipo em malha em forma quadrada e de pequeno Impede a ssurao ao longo do alinhamento dos conectores; dimetro, exceto em grandes vos, onde necessrio proceder ao clculo de Obteno de resistncia exo nos apoios da laje no caso de ocorrncia de fogo; uma armadura superior (ver figura 6). Ajuda a reduzir a ssurao nos apoios;

Figura 6 Disposio construtiva, (Acies, 2005)

Lajes Mistas Steel Deck


Armaduras Lajes de espessura reduzida a malha deve situar-se entre 20 e 45 mm da face superior da chapa. A sobreposio deve ser no mnimo300mm no caso de malha leve e 400mm no caso de malha pesada. Armadura Suplementar Resistncia ao fogo, no fundo das nervuras, Armadura transversal na zona dos conectores quando eles forem soldados, Reforo em aberturas de grande dimenso.

Lajes Mistas Steel deck

Lajes Mistas Steel deck

Para um espaamento entre vigas de suporte superior 2,5m, torn essrio aplicar um escoramento durante a concretagem e perodo Lajes Mistas Steel Deck urecimento do concreto (ver figura 7)

Figura 7 Detalhe de escoramento, (Haironville, 2001)

A montagem das chapas realiza-se a partir de um dos cantos cios, criando os montadores a sua prpria plataforma de trabalho com

fixados para que no se deformem durante a concretagem (ver figura 8). Os acabamentos perimetrais devem ter uma altura igual espessura total requerida para laje de concreto. Para lajes em balano necessrio fixar os acabamentos estrutura principal atravs de tirantes separados de 0,6 a Lajes Mistas Steel Deck 1m, que servem para dar rigidez parte superior da laje, como mostrado na figura 8.

Figura 8 Detalhes construtivos dos acabamentos das chapas (Acies, 2005)

5.3

ABERTURAS NA LAJE

unies das chapas devem realizar-se topo a topo e d omo pode ser observado na figura 9.
Lajes Mistas Steel Deck

BANDA ADES

Figura 9 Colocao da banda adesiva, (Haironville, 2001)

rabalhadores enquanto fazem a concretagem da laje dev

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck Exemplos de uDlizao de lajes mistas Estruturas novas Reabilitao de estruturas EdiRcios comerciais EdiRcios industriais EdiRcios de escritrios Armazm logs:cos Parques de estacionamento Habitao Hospitais

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel deck Vantagens Diminuio dos custos de construo Ausncia ou diminuio da armadura inferior Ausncia ou diminuio dos escoramentos Ausncia de formas Ausencia de espao para armazenamento Economia de tempo Facilidade na aplicao Chapas com comprimento exato Fcil de movimentar e montar Fcil de cortar Equipamento para xao leve

Lajes Mistas Steel deck Vantagens Diversas funes para a chapa perlada Forma da laje mista Plataforma de trabalho segura Pode-se trabalhar em vrios pisos simultaneamente No escorre calda de cimento entre juntas Travamento lateral das vigas Diminuio do peso do pavimento Facilidade na aplicao Pode ser combinada com todos os :pos de estrutura: :jolo e madeira Adaptabilidade a quaisquer geometria e abertura

Lajes Mistas Steel Deck

Nervuras reentrantes

Nervuras altas

Tipos de chapa perfilada

Lajes Mistas Steel Deck

Fabrico

Lajes Mistas Steel Deck

Lajes Mistas Steel Deck


l bc

Lajes Mistas Steel deck

Lajes Mistas Steel Deck Este sistema proporciona at 1 mil m2/ dia de pers instalados, Sua resistncia chegam a 2t/m2 , mesmo no recebendo protenso. O espaamento ideal para uma laje econmica que no onere a estrutura possui distncia entre vigas de 2,5m a 3,00 m sem cimbramento. A laje steel decks pode vencer vos com at 10m com auxlio de cimbramento.

Вам также может понравиться