Вы находитесь на странице: 1из 3

MDULO JURDICO PARA ANALISTA JUDICIRIO DE TRIBUNAIS Direito Constitucional Flavia Bahia

TRE ANALISTA SP - 2012 1. Joo, filho de pai brasileiro e me espanhola, nascido na Frana, por ocasio de servios diplomticos prestados naquele Estado por seu pai Repblica Federativa do Brasil, reside h dez anos ininterruptos no pas e pretende candidatar-se a Presidente da Repblica. Nesse caso, considerada exclusivamente a exigncia relativa nacionalidade, Joo: (A) no poder candidatar-se, por se tratar de cargo reservado a brasileiros natos e Joo ser estrangeiro, luz da Constituio da Repblica. (B) poder candidatar-se, por ser considerado brasileiro nato, atendendo a essa condio de elegibilidade, nos termos da Constituio da Repblica. (C) poder candidatar-se, desde que possua idoneidade moral e adquira a nacionalidade brasileira, na forma da lei, por j residir h mais de um ano ininterrupto no pas. (D) poder candidatar-se, desde que resida por mais cinco anos ininterruptos no pas, no sofra condenao criminal e requeira a nacionalidade brasileira. (E) poder candidatar-se, desde que opte pela nacionalidade brasileira, a qualquer tempo. TRE-SP-ANALISTA 2012 2. De acordo com as normas da Constituio da Repblica, correto afirmar que: (A) so inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, ou de quem o haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. (B) so inelegveis os brasileiros natos extraditados. (C) so alistveis como eleitores os militares, ainda que conscritos, durante o perodo de servio militar obrigatrio. (D) vedado ao legislador estabelecer outros casos de inelegibilidade alm daqueles previstos na Constituio da Repblica. (E) o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal

e os Prefeitos podem concorrer a outros cargos no exerccio dos respectivos mandatos. TRF-2 REGIO ANALISTA 2012 3. Considere os seguintes cargos: I. Presidente da Cmara dos Deputados. II. Presidente do Senado Federal. III. Membro de Tribunal Regional Federal. IV. Ministro do Superior Tribunal de Justia. So, dentre outros, cargos privativos de brasileiro nato os indicados APENAS em: (A) I, II e III. (B) II e III. (C) I e II. (D) I e IV. TRF-2 REGIO ANALISTA - 2012 4. Igor, belga, deseja se naturalizar brasileiro, porm, segundo a Constituio Federal brasileira, ele dever preencher o requisito de residir no Brasil h mais de: (A) quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeira a nacionalidade brasileira. (B) um ano e com idoneidade moral, desde que requeira a nacionalidade brasileira. (C) cinco anos ininterruptos e sem condenao criminal, com idoneidade moral. (D) dez anos ininterruptos e sem condenao criminal, com idoneidade moral. (E) cinco anos ininterruptos, desde que tenha idoneidade moral e capacidade financeira comprovada, independentemente de requerimento. TRF-2 REGIO ANALISTA - 2012 5. No tocante aos Direitos Polticos, Tibrio, que respeita a ordem constitucional e o Estado Democrtico, sabe que, segundo a Constituio Federal brasileira, (A) o Governador de Estado, para concorrer a outro cargo, deve renunciar ao respectivo mandato at doze meses antes do pleito.

www.cers.com.br

MDULO JURDICO PARA ANALISTA JUDICIRIO DE TRIBUNAIS Direito Constitucional Flavia Bahia

(B) o alistamento eleitoral obrigatrio para os maiores de dezoito anos e analfabetos. (C) o voto facultativo para os analfabetos e os maiores de sessenta anos e menores de dezoito anos. (D) a soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular. (E) em regra, so elegveis, no territrio de jurisdio do titular, os parentes afins, at o segundo grau, do Prefeito.

www.cers.com.br

MDULO JURDICO PARA ANALISTA JUDICIRIO DE TRIBUNAIS Direito Constitucional Flavia Bahia

GABARITO B A A D

www.cers.com.br

Вам также может понравиться