Вы находитесь на странице: 1из 44

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Resumo: Prtese Fixa

Ana Carla Rossoni Massolin


1

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Sumrio
Resumo: Prtese Fixa..................................................................................... 1 Sumrio.......................................................................................................... 2 INTRODUO.................................................................................................. 3 PRINCIPIOS MECNICOS................................................................................. 3 FATORES QUE INFLUENCIAM NA RETENO\ESTABILIDADE........................8 PRINCIPIOS BIOLGICOS............................................................................. 9 Tecnica da silhueta....................................................................................... 10 Em dentes anteriores................................................................................ 10 COROAS PROVISRIAS................................................................................. 12 CARACTERSTICAS DA COROA PROVISRIA..............................................13 Coroas Provisrias X Ocluso....................................................................17 Restaurao Provisria e Esttica............................................................19 Tcnicas para confeco das restauraes provisrias.............................19 Moldagem..................................................................................................... 21 MATERIAIS DE MOLDAGEM .......................................................................22 NCLEOS (PINOS INTRA-RADICULARES).......................................................27 DENTES POLPADOS .................................................................................. 27 DENTES DESPOLPADOS ............................................................................28 Registros oclusais e moltagem no ASA.........................................................36 Infraestrutura de prteses metaloceramicas................................................37 Infraestrutura para elementos unitrios anteriores...................................38 Infraestrutura para elementos unitrios posteriores.................................38 Registro..................................................................................................... 42 Seleo de cor e ajuste funcional e esttico................................................42 Seleo de Cor.......................................................................................... 42 Aplicao de Porcelana............................................................................. 43

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Ajuste funcional e esttico:.......................................................................43

INTRODUO
Passos de uma reabilitao prottica: Exame fsico e anamnese; Diagnstico e planejamento; Preparo dos dentes pilares; Restauraes protticas temporrias ou provisrias; Moldagem; Restaurao prottica definitiva.

O sucesso do tratamento com prtese fixa depende: Da longevidade da prtese; Sade pulpar e gengival dos dentes envolvidos; Satisfao do paciente.

Para isso o CD deve saber executar todas as fases do tratamento (exame clinico, diagnstico, planejamento e cimentao da prtese. O preparo dental no deve ser iniciado sem o profissional saiba quando indic-lo e como execut-lo, buscando preencher os trs princpios fundamentais para conseguir preparos corretos: mecnicos, biolgicos e estticos.

PRINCIPIOS MECNICOS
Os seguintes princpios sero comentados: 1. 2. Reteno; Resistncia ou estabilidade;
3

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


3. 4. Rigide\Estabilidade estrutural; Integridade marginal.

RETENO

O que segura a prtese a justaposio da prtese com o dente. O cimento apenas facilita esta reteno. Reteno a capacidade que o preparo tem de impedir o deslocamento da prtese no sentido contrrio ao da sua insero. A reteno visa impedir o deslocamento da restaurao no sentido axial do dente (vertical). Quais so os dois fatores responsvel pela reteno mecnica? So as paredes do preparo com inclinao correta e a tcnica de cimentao correta do agente cimentante.

Porque necessrio uma inclinao da parede axial do preparo? Para permitir o escoamento do cimento e suprir as necessidades de reteno da restaurao.

Quanto mais paralelas as paredes axiais do dente preparado, maior ser a reteno friccional das restauraes. Porm, o aumento exagerado da reteno friccional ir dificultar a cimentao da restaurao pela resistncia ao escoamento do cimento, impedindo o seu assentamento final e, conseqentemente causando desajuste oclusal e cervical da restaurao. Para suprir as exigncias de reteno, as dimenses da coroa tambm influencia neste processo, assim, quanto maior for a coroa clinica de um dente preparado, maior ser a superfcie de contato e maior a reteno final.
4

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Conicidade: o grau de convergncia ou grau de paralelismo,

que influencia na reteno. O preparo necessita de uma conicidade mnima para permitir o assentamento da prtese. Se fizer um preparo paralelo, por estar to retentivo, no ocorre o assentamento da prtese com o cimento. Conicidade permite um melhor escoamento do cimento, mas deve ser a mnima possvel para permitir a reteno e assentamento da prtese fixa.

Altura: O que vai permitir a

conicidade maior ou menor a altura, quanto mais alto o preparo, maior a conicidade e melhor o escoamento do cimento e mais retentivo. E quanto mais curto, menor a conicidade e maior a reteno.

Dentes longos > conicidade reteno (devido a maior rea ) Dentes curtos < conicidade reteno (devido a menor rea)

rea de contato: quanto maior a rea de contato maior a

reteno e maior estabilidade.

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

ESTABILIDADE OU RESISTNCIA
a capacidade de impedir o deslocamento frente s foras obliquas (foras mastigatrias). O cimento no garante reteno e estabilidade. Durante a mordida o cimento sofre compresso na oclusal e na distal e mesial, sofre cisalhamento. A sugesto ento criar um sulco e uma canaleta no meio do preparo para evitar o cisalhamento. , portanto muito utilizado em preparos curtos, fazendo isso gera no sulco uma parede axial, que vai aumentar a rea de preparo e que, ao ser submetida a uma fora, esta ser mais prxima a fora de compresso do que cisalhamento. Em preparos redondos deve-ser fazer sulcos e canaletas para impedir que a prtese gire. (o cimento fosfato de zinco no resiste fora de cisalhamento, somente de compresso).

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Para impedir o deslocamento da coroa, a largura do dente preparado tem que ser no mnimo igual a sua altura. O preparo deve ter diferentes grau de conicidade\inclinao onde:

- Primeira inclinao 2 a 5 = finalidade de oferecer reteno - Segunda inclinao 5 a 10 = esta vai do tero mdio at o final do preparo, e fornece estabilidade.
7

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

**Independente respeitadas.

do

grupo

dental,

estas

inclinaes

devem

ser

FATORES QUE INFLUENCIAM NA RETENO\ESTABILIDADE

- Paralelismo - Altura - rea de superfcie - Dimetro da coroa - Geometria do preparo - Adio de sulcos e canaletas - Via de insero

ESTABILIDADE ESTRUTURAL
a capacidade\qualidade que uma restaurao deve ter de no apresentar deformao permanente ou plstica sob ao das foras desenvolvidas durante a funo. Ou seja, capacidade da prtese fixa de resistir as foras mastigatrias e no comprometer a esttica e o tecido periodontal. Para isso o desgate dever ser feito seletivamente e acordo com as necessidades estticas e funcional da restaurao.

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


INTEGRIDADE MARGINAL
O objetivo bsico de toda restaurao cimentada estar bem adaptada e com uma linha mnima de cimento para que a prtese possa permanecer em funo o maior tempo possvel, num ambiente biolgico desfavorvel que a boca. Mesmo com as melhores tcnicas e materiais usados na confeco de uma PF, sempre haver algum desajuste entre as margens da restaurao e o trmino cervical do dente preparado. O desajuste marginal tem duas conseqncias, pois margens inadequadas facilitam a instalao da doena periodontal e facilita a presena de crie.

PRINCIPIOS BIOLGICOS
Preservao do rgo pulpar Preservao da sade periodontal

PRESERVAO DO RGO PULPAR


A vitalidade pulpar aumenta a longevidade da prtese, diminui o risco de complicaes, diminui o custo, e destes fatores iro depender do remanescente dentrio, da permeabilidade pulpar, do calor (broca), da exotermia provocado pela resina e broca e, do remanescente dentrio. O desgate excessivo estar diretamente ligado a reteno e a sade pulpar, pois alm de diminuir a rea preparada prejudicando a reteno da prtese e a prpria resistncia do remanescente dentrio, podendo trazer danos irreversveis a polpa, como inflamao, sensibilidade entre outros. Por outro lado, o desgaste insuficiente, esta diretamente relacionado ao sobrecontorno da prtese e consequentemente aos problemas que isto pode causar em termos de esttica e prejuizo para o periodonto.

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


PRESERVAO DA SADE PERIODONTAL
A sade periodontal ir depender da distncia biolgica e do perfil de emergncia. Vrios fatores esto diretamente relacionados com a manuteno da sade periodontal: higiene oral, forma, contorno, imagem e localizao da margem cervical do preparo. A melhor localizao deste trmino cervical aquela em que o profissional pode controlar todos os procedimentos clnicos e o paciente tem condies efetivas para higienizao. Assim vital para homeostasia da rea que o preparo estenda-se o mximo de 1mm dentro do sulco gengival, isso por razoes exclusivamente estticas e suficientes para esconder a cinta metlica da coroa Metalo-cermica. Distancias biolgicas devem ser respeitadas. Sulco gengival 0,69mm Epitlio juncional 0.97 mm Insero conjuntiva 1.07 mm 2,04 mm

___________________________ _________________________________________________

Tecnica da silhueta
Em dentes anteriores.
1. Sulco marginal cervical

10

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Broca esfrica 1014, face vestibular e lingual Profundidade de 0,7mm ( metade da broca) Introduzida a 45 graus em relao a superfcie Limitar o termino cervical Meia face vestibular e lingual

2. Sulco de orientao Broca 3216- ponta diamantada Todo o dimetro 1,4mm Realizar a 1 e a 2 inclinao na face vestibular 2 sulcos de orientao 45 na incisal, todo o dimetro Lingual- inclinao nica.

3. Rompimento dos contatos proximais Ponta 3113 ou 2200 Proteger dente vizinho coma tira metlica

4. Definio dos preparos proximais 3216

5. Unio dos sulcos de orientao vestibular, lingual e incisal lembrando da 1 e 2 inclinao


11

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


6. Reduo da concavidade palatina Ponta diamantada 3118

7. Preparo da outra metade com referencia da superfcie j preparada 8. Definio do preparo: inclinao e o chanfrado 3216 baixa rotao

9. Preparo subgengival. 4138

COROAS PROVISRIAS
Qualquer tipo de tratamento prottico exige a confeco de coroas provisrias, que podem facilitar a confeco das coroas definitivas e lev-las ao sucesso.
Definio: Provisrio uma restaurao prottica temporria que tem como objetivo reintegrar os elementos dentrios preparados, danificados ou perdidos ao sistema estomatogntico em todas suas funes bem como proteger o endodonto e periodonto.

Por que o sucesso das coroas definitivas est diretamente relacionado com a qualidade da coroa provisria? -Desde sua confeco at a cimentao da coroa definitiva, o tempo clinico despendido muito grande, ento porque no usar da coroa provisria em favorecimento da prtese definitiva? - a coroa provisria permite determinar a ocluso, dimenso vertical, forma, contorno e esttica da coroa definitiva

12

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


- Serve como elemento de diagnstico, para permitir um correto planejamento inicial, determinando a qualidade e quantidade do periodonto de insero, do nmero e do posicionamento dos dentes pilares. - Permite o treinamento da higiene oral do paciente antes da instalao da prtese. Embora seja possvel dar um planejamento prottico inicial e idia do custo final, somente aps o tratamento periodontal que se pode estabelecer com exatido quais dentes sero pilares, que prtese ser executada e o custo final. At ento deve-se estabelecer um oramento inicial e o final, aps o tratamento periodontal.

Insucesso da Coroa Provisria - desajuste e fraturas marginais que provocam sensibilidade devido as variaes trmicas, inflamao gengival e sangramento localizado; - contatos proximais insuficientes ou inadequados, que possibilitam a impaco de alimentos; - formas anatmicas que deixam a desejar (sobrecontorno) - Dentes estticos, principalmente os anteriores que no preenchem esta finalidade; - Cor que no compatvel com os dentes vizinhos ou antagnicos;

CARACTERSTICAS DA COROA PROVISRIA

PROTEO PULPAR
Quantidade de Desgaste: Aps o preparo ter sido realizado, obrigatrio que a quantidade desgaste esteja de acordo com as necessidades
13

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


estticas e mecnicas da prtese planejada, para que a prtese provisria, juntamente com o agente cimentante, tenha capacidade de fazer a recuperao pulpar. Limpeza: Antes da confeco do provisrio, necessrio que o dente preparado seja limpo com algum detergente para este fim especfico, e em seguida, envolvido com algodo embebido com Hidrxido de Clcio P.A., que por apresentar ao bactericida e bacteriosttico, tem a capacidade de vedar os tbulos dentrios pela mineralizao dos mesmos. Proteo: Em seguida protege-se a superfcie preparada com verniz de copal, que atua como isolante, impedindo o contato direto do dente com o monmero de resina que altamente irritante ao rgo pulpar. Esta camada de verniz, removida naturalmente com a confeco da coroa provisria, no impedindo a ao do cimento junto ao rgo pulpar. Irrigao Constante: Durante a polimerizao da resina gerado calor, que tambm irritante para polpa. Para eliminar este efeito nocivo, importante manter irrigao constante. Adaptao da prtese provisria: A falta da adaptao da prtese provisria leva a infiltrao marginal, e como os cimentos provisrios apresentam alta grau de solubilidade, a infiltrao ser maior. E conseqentemente, o dente poder apresentar hipersensibilidade, inflamao pulpar e crie, comprometendo a capacidade de regenerao da polpa e desconforto ao paciente. Mesmo tomando todos os cuidados acima, poder ocorrer a

hipersensibilidade dentinria. O tratamento endodntico s ser indicado, se todas as possibilidades para eliminar ou diminuir este processo, terem sidos esgotados como: averiguao da adaptao marginal, anlise da ocluso, de hbitos parafuncionais e da alimentao ( dietas cidas, frutas, refrigerantes), do tipo de cimento empregado.

14

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


PROTEO PERIODONTAL
O provisrio em a funo de preservar a sade periodontal ou auxiliar no tratamento e recuperao do tecido gengival alterado, e na manuteno da sade do periodonto, ou seja, manter a homeostasia da rea. a) Adaptao cervical: a adaptao da coroa provisria mantm a arquitetura normal do tecido gengival, evitando-se a sua proliferao sobre o dente preparado e conseqentemente a instalao do processo inflamatrio. b) Contorno: o contorno da prtese influenciado por alguns fatores: esttica, fontica, posio do dente no arco, forma da raiz, forma do rebordo alveolar e qualidade do tecido gengival. Dois aspectos so importantes no contorno da prtese provisria: forma e extenso da ameia interproximal e perfil de emergncia. Excesso de contorno pode provocar ulcerao no epitlio sulcular, recesso gengival, inflamao. O objetivo do perfil de emergncia favorecer um posicionamento harmnico da gengiva com as paredes da restaurao. c) Higiene Oral e controle da placa bacteriana: importante que o profissional ensine as tcnicas de higiene bucal, a fim de estimular o paciente a realiz-la na prtese provisria. necessrio que o paciente saiba o que placa bacteriana e com evit-las. Para isso a evidenciao de placa, manequins e figuras contribui para a demonstrao

Restaurao provisria com tratamento peridontal


Um tratamento prvio que ir eliminar suas prteses deficientes e substituir por coroas provisrias adequadas, restabelecendo ocluso, fontica, esttica e funo mastigatria, realizar profilaxia e aprendizado de tcnicas de higienizao e a eliminao de restauraes com deficincias marginais, so procedimentos que se tornam visveis a melhora geral do tecido do periodonto.

15

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


O momento ideal para encaminhar o paciente para tratamento periodontal quando ele j capaz de fazer higienizao aceitvel, seus dentes foram preparados, receberam tratamento endodntico, ncleos intraradiculares, se necessrio, e coroas provisrias. Se sua ocluso e desoclusao so adequadas, sua mastigao efetiva e sua esttica satisfatria. a) Orientao dos procedimentos cirrgicos: A presena da prtese provisria auxilia o periodontista a conseguir mais facilmente os requisitos estticos e funcionais durante os procedimentos cirrgicos. b) Controle da posio definitiva da margem gengival: Aps a cirurgia

periodontal deve-se aguardar a formao do sulco gengival, que ocorre em torno de 60 dias, para levar com segurana a margem do preparo subgengivalmente. Se a prtese provisria estiver bem polida, bem adaptada e com contorno correto, o trauma mecnico causado pela broca no epitlio sulcular durante o preparo subgengival, no apresentar graves consequncias para o periodonto, desde que a extenso intra-sulcular no seja excessiva, e que a prtese provisria seja reembasada corretamente. De qualquer modo, aconselhvel esperar 2 a 3 semanas para realizar a moldagem, para se ter certeza da localizao definitiva da margem gengival. Este cuidado extremamente importante nas prteses envolvendo destes anteriores.

c) Avaliao do grau de mobilidade dos dentes pilares: O planejamento da prtese fixa deve ser feito em funo das caractersticas dos dentes pilares e daqueles com doena periodontal avanada. A diminuio, estabilidade ou aumento da mobilidade deve ser avaliada na fase provisria, para realizar um correto diagnstico e planejamento adequado. A prtese provisria tem como objetivo estabilizar os dentes com mobilidade, embora os procedimentos iniciais do tratamento periodontal possam diminuir o grau de mobilidade, atravs do controle de infeco e da ocluso, essa mobilidade poder persistir mesmo aps o tratamento periodontal definitivo, devido a perda do suporte sseo.
16

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Na ausncia de doena periodontal, a presena de mobilidade indica apenas que o dente no esta capacitado a receber isoladamente as foras com frequncia e durao normais. Assim, o dente pilar nessas condies deve ser unido a outro ou outros dentes para resistir s foras laterais que vo incidir sobre a prtese.Essa unio de dentes pilares aumenta a rea superficial do periodonto de sustentao e orienta o fulcro de orientao de cada dente, minimizando o efeito negativo da ao das foras laterais. Logo, indica a necessidade de alterao do planejamento, como aumento no nmero de dentes pilares ou indicao de outro tipo de prtese, como a parcial removvel ou colocao de implantes.

Coroas Provisrias X Ocluso


As caractersticas oclusais das prteses provisrias e definitivas deve preencher os seguintes requisitos para se obter a ocluso fisiolgica: -Relao maxilo-mandibular adequada(relao de trabalho); -Contatos oclusais uniformes; -Guia anterior -Dimenso vertical de ocluso corretos. Paciente deve apresentar funo mastigatria eficiente, conforto, sade periodontal, ausncia de problemas na ATM e msculos da mastigao e hbitos parafuncionais (bruxismo ou apertamento dental). Relao Maxilo-Mandibular (Posio de trabalho): O alinhamento maxilar; mandibular deve ocorrer em relao cntrica (RC), mxima intercuspidao habitual (MHI) e ocluso em relao central (ORC). Esta uma posio craniomandibular e, portanto, independe da presena dos dentes e deve ser usada em diagnstico e como posio de trabalho. Para diagnstico o modelo montado em ASA para anlise oclusal, na posio de RC e deslocado para a posio MIH, assim avaliando presena de contatos prematuros entre essas duas posies. E como posio de trabalho, a RC empregada quando existir sinais e sintomas de trauma oclusal, independente da extenso da prtese. A posio de RC tambm utilizada quando a estabilidade oclusal esta
17

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


comprometida, na ausncia de vrios dentes, ou quando a MIH no apresenta estabilidade dental suficiente para reabilitao do paciente e/ ou na presena de alguma patologia oclusal. Mxima Intercuspidao Habitual: A MIH uma posio fisiolgica que deve sempre ser preservada nos tratamentos protticos, desde que apresente estabilidade oclusal e ausncia de sinais e sintomas de trauma oclusal. Contatos Oclusais Simultneos: O fechamento da mandbula deve ocorrer com todos os dentes posteriores apresentando contatos simultneos, conseguindo maior eficincia mastigatria e estabilidade oclusal, que so importantes no direcionamento das foras oclusais para o periodonto de sustentao e proteo da ATM. Os elementos dentrios so sustentados por fibras periodontais que apresentam direo oblqua em 80% de sua totalidade e, portanto, tornam os dentes aptos a resistirem s foras de grande intensidade no sentido axial. A presena das interferncias oclusais ou contatos prematuros favorece a incidncia das foras no sentido oblquo ou horizontal, que podem promover alteraes no posicionamento dos dentes no arco ou no suporte sseo. Guia Anterior: Uma Guia Anterior correta elimina a possibilidade de interferncias oclusais dos dentes posteriores, e essencial para a esttica e fontica, para diminuir o estresse oclusal e melhor conforto do paciente. Caso sua conformao for incorreta, poder alterar o movimento da mandbula e restringir seus movimentos, causando dor e desconforto, mobilidade dental e deslocamento dos cndilos. Dimenso Vertical: Sua diminuio ocorre quando dentes posteriores entram em colapso decorrente de extraes, migraes e desgaste excessivo ou migrao para a vestibular. Ocorrem alteraes na fontica, na tonicidade muscular, na esttica e umedecimento acentuado nos ngulos da boca (queilite angular). Para restabelecer a DV devem-se realizar testes fontico e esttico, sendo o mais utilizado o mtodo que determina a dimenso vertical em

18

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


repouso (DVR) at chegar-se dimenso vertical de ocluso (DVO). Aps a determinao DVO, ela transferida para o ASA. O enceramento feito reconstruindo-se a poro desgastada dos dentes e substituindo os dentes ausentes, procurando determinar corretamente o plano oclusal, contatos simultneos nos dentes posteriores e guia anterior. A incluso e polimerizao dos modelos so feitas de maneira convencional e aps a desincluso os modelos voltam para o articulador para realizar ajustes necessrios, preservando a DVO j obtida. A primeira coisa a ser verificada na instalao os ajustes oclusais, verificando se a DV semelhante determinada anteriormente.

Restaurao Provisria e Esttica


Realizada aps os ajustes esttico e funcional das restauraes provisrias, estas devem ser moldadas com alginato e, modelos que foram usados para a personalizao devem ser enviado ao tcnico junto com os modelos de trabalho, para servir como orientao para a prtese definitiva. Comprimento, largura, contorno, forma das coroas provisrias, linha media, assimetria gengival entre os dentes pilares e tambm na rea desdentada, relao dos pnticos com tecido gengival, devem ser analisados nas restauraes provisrias. A relao correta do pntico com o tecido gengival em dentes anteriores e pr-molares importante para a esttica, para no ocorrer buracos negros entre os pnticos.

Tcnicas para confeco das restauraes provisrias


Imediata ou Direta:

19

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


1.Com moldagem prvia
1. De inicio selecionada uma moldeira parcial 2. Realizada a moldagem parcial da regio, utilizando alginato ou silicona. 3. Realizar alivio nos dentes adjacentes na moldeira 4. Aps realizado o preparo do elemento 5. Isolar com vaselina 6. A moldeira levada at a boca contendo resina acrlica preenchendo assim o espao referente ao elemento dental preparado. 7. Aps a polimerizao, o provisrio removido do material de moldagem, 8. Demarcar o termino cervical 9. Remover os excessos com fresna 10. Aliviar a parte interna 11. Avaliar adaptao cervical, perfil de emergncia e contatos proximais 12. Procede-se ao reembasamento cervical da restaurao, caso julgue necessrio. 13. Aps, o provisrio removido, verifica-se a ocluso 14. Prossegue o polimento com borrachas abrasivas, pedra pomes e branco de espanha, podendo utilizar discos de feltro.

Com dentes de estoque (com ou sem reteno intra-canal): 1. Dentes de estoque so selecionados seguindo a cor, tamanho e
forma dos dentes naturais e, 2. Posteriormente desgastados em sua face lingual, cervical e/ou incisal, com uma ponta maxicut. Esses desgastes so realizados at serem completamente adaptados sobre os dentes preparados. 3. Aps sua perfeita adaptao sobre o preparo, as facetas so ajustadas aos dentes e em pequenas pores ser adicionado resina acrlica at que haja perfeito encaixe. 4. Caso necessrio, reembasamento ser realizado.
20

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


5. Aps realizado o polimento com borrachas abrasivas, pedra pomes e branco de Espanha.

Escultura negativa
1. Aps realizar o preparo no dente, fazer a limpeza do dente e tecidos adjacentes e isolar com vaselina 2. manipulado uma pequena poro de resina acrlica quimicamente ativada, 3. e quando a mesma atingir a fase plstica e faa uma bolinha, 4. acomodando-a no dente preparado e pea para paciente ocluir, para registrar a ocluso do paciente, e com lecron remova excesso grosseiro. 5. Aguarde a polimerizao (durante a polimerizao o modelo deve ser retirado e colocado sobre o preparo). 6. Demarcao do trmino cervical 7. Aps o desgaste realizado com uma maxicut ou minicut em um ngulo de 45, tomando cuidado para que pontos de contato no sejam perdidos. 8. Realize escultura da anatomia desenhando arestas e vertentes com uma broca tronco cnica cilndrica picotada, seguindo anatomia que foi copiada do dente antagonista. 9. Aliviar a parte interna 10. Finalmente checada a ocluso, adaptao cervical e perfil de emergncia 11. Reembasamento pela tcnica do pincel 12. E realizada polimento com borrachas abrasivas, pedra pomes e branco de Espanha.

Moldagem
21

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Uma boa moldagem deve registrar todos os detalhes do dente preparado e incluir suficientes estruturas no preparada.
A extenso subgengival do preparo deve preservar a sade periodontal, pois a presena de inflamao gengival com sangramento e exudato inflamatrio impede a obteno de moldes precisos, pois a maioria dos materiais de moldagem apresenta uma reduo das suas propriedades finais na presena de umidade, alm das dificuldades tcnicas de se conseguir uma boa moldagem nessas condies. O trmino cervical deve ser liso, polido e bem definido, para que possa ser copiado detalhadamente durante a moldagem.

MATERIAIS DE MOLDAGEM
A qualidade de um molde depende: como as manobras so conduzidas, seleo da tcnica, materiais, controle da umidade, controle dos tecidos gengivais, tempo de presa, tempo de vasamento do gesso...

Catersticas ideiais dos materiais de moldagem Os materiais de moldagem supostamente ideal deve r as seguintes propriedades: Atxico, evitando reaes mucosa durante a moldagem. Aps a polimerizao final deve ter uma cor que facilite a identificao dos detalhes do molde com exatido. Tempo de trabalho satisfatrio. Consistncia adequada para reproduzir todos os detalhes desejados. No se deformar ao ser removido da boca. Estabilidade dimensional diante de variaes de umidade e temperatura. Ser compatvel com os materiais de modelos, como gessos No distorcer durante o vazamento do molde Ser passvel de desinfeco antes do vazamento

Materiais disponveis.
Os materiais disponveis para moldagens de prteses fixas so os hidrocolides reversveis, polissulfetos, siliconas de condensao e adio e politeres.

POLISSULFETOS - Permelastic
Os polissulfetos apresentam uma reao de polimerizao com aumento de viscosidade, quando ento ganham propriedades tixotrpicas. So apresentados em duas pastas, base e catalizadora. Podem ser encontrados nas consistncia pesada, regular e leve, sendo cada uma indicada para diferentes tcnicas. Uma de suas vantagens o tempo de trabalho com sua polimerizao final ocorrendo por volta de 9 minutos. Seu baixo custo, alta resistncia ao rasgamento, bom tempo de trabalho e boa reproduo de detalhes fazem do
22

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


polissulfetos um dos bons materiais base de borracha. Por outro lado, seu odor desagradvel, capacidade de manchar e memria elstica deficiente, so algumas de suas desvantagens.

2.4' POLITERES - Impregum


Trata-se de um polmero base de politer e tambm encontrado comercialmente em bisnagas. Das duas pastas no se formam subprodutos volteis, o que faz este material possuir uma excelente estabilidade dimensional. Como vantagens apresentam uma boa preciso, permitem a obteno de excelentes modelos, so mais precisos que polissulfetos e siliconas de condensao, possuem um bom adesivo e, desde que em ambiente seco, os moldes podem ser armazenados, segundo o fabricante, por at 7 dias. Como desvantagens, por serem hidroflicos, tendem a absorver gua e no podem ento serem trabalhados em ambiente de alta umidade, rasgam facilmente, so caros, o tempo de trabalho reduzido, o gosto desagradvel e aprentam dificuldade de desinfeco. Por esses motivos, o molde deve ser vazado imediatamente.

2.5' SILICONAS DE CONDENSAO


A formao do elastmero ocorre atravs de uma reao cruzada entre o polmero de silicona (grupamentos terminais) e um silicato alqulico. O
23

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


subproduto desta reao o lcool etlico, que, ao evaporar-se, confere ao material maior alterao dimensional. Sua apresentao se d em forma de uma pasta base e de um catalizador, na forma lquida ou pasta de baixa viscosidade. As siliconas de condensao so muito utilizadas pelos profissionais pela facilidade de trabalho e tcnica de moldagem. Porm, sua baixa resistncia ao rasgamento, maior deformao que os outros elastmeros e distoro exagerada, quando armazenada para posterior vazamento, esto contribuindo para a sua substituio por silicones de adio.

2.6' SILICONAS DE ADIO


So conhecidas tambm como polivinil siloxanas. Uma ligao cruzada ocorre atravs de uma reao de adio, sem formao de subprodutos por isso, um material que apresenta excelente estabilidade dimensional. Esta reao continua ocorrendo, mesmo aps a remoo do molde da boca e, por isso, deve-se esperar uma hora para o seu vazamento, caso contrrio podem aparecer alteraes na textura superficial do gesso e formao de bolhas na superfcie do modelo. o material mais preciso do mercado, com excelente resistncia ao rasgamento, bom tempo de trabalho tima recuperao elstica, e, o molde pode ser vazado at 48 horas aps sua obteno, sem qualquer tipo de alterao. Como desvantagem, esse material tem seu processo de polimerizao alterado na presena de enxofre. Assim, o profissional no pode manipular este tipo de silicona quando estiver usando luvas, pois ocorrer alterao de sua consistncia rgida para borrachide.

24

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Polissulfeto Estabilidade Deformao aps presa Tempo de vasamento Reproduo de detalhes Resistncia a rasgamento Tempo de trabalho Regular Alta 1 hora Boa Alta Grande

Poliester Muito boa Baixo Ate 7 dias mantido seco Excelente Mdio

Silicona de Condesao Regular Alta imediato Boa Baixa

Silicona de Adio excelente baixa 1 hora aps ate 7 dias excelente baixo De mdio a longo
25

De peuqeno a De mdio a mdio longo

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Facilidade de uso Facilidade de remoo Odor Esterilizao Custo Regular Facil podre regular baixo Boa Moderada a dificil regular regular Muito alto Boa regular excelente excelente baixo boa Regular Excelente excelente Muito alto

MTODOS DE RETRAO GENVIVAL


Como o material de moldagem no tem capacidade de promover o afastamento lateral do tecido gengi-val, torna-se necessrio o emprego de tcnicas de retrao gengival, para expor a regio cervical do dente preparado, e assim permitir que o material de moldagem possa copiar os detalhes dessa rea. O afastamento gengival pode ser realizado por meios mecnicos, qumicos, mecnico-qumicos e por meios cirrgicos.

MEIOS MECNICOS:
Uso de fios de algodo para conseguir o afastamento do tecido gengival.

MEIOS QUMICOS:
Buscando eliminar a iatrogenia causada pelos fios, substituram-se os meios mecnicos de afastamento pelos qumicos, como o cloreto de zinco de 2 a 40%, almen, e at cido sulfrico diludo, entre outros. Essas substncias tambm causavam srios traumatismos ao tecido gengival, como proliferao e descamao epitelial, hiperemia, necrose do epitlio sulcular e recesso gengival, sendo to ou mais traumticos que os meios mecnicos.

MEIOS MECNICO-QUMICOS:
Fios de algodo impregnados com sais de adrenalina. Este mtodo de retrao gengival mecnico-qumico o mais utilizado na Odontologia e conhecido como fios retratores. Vrias so as substncias qumicas utilizadas nestes fios: epinefrina, sulfato de alumnio, cloreto de alumnio e frrico.

TCNICAS DE MOLDAGEM

TCNICA DE DUPLA MISTURA:


E tambm conhecida como tcnica de um s tempo. Os materiais pesado e leve so manipulados e usados simultaneamente; o leve colocado na seringa e injetado no sulco gengival, e a moldeira preenchida com o pesado levada boca, forando o material mais fludo a penetrar dentro do sulco gengival. Aps
26

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


a remoo dos fios de retrao, faz-se o proporcionamento e manipulao do material pesado, que levado moldeira e sobre o qual aplica-se uma pequena camada do material leve, que tambm colocado sobre os dentes preparados O fio de retrao removido, o material injetado no sulco e a moldeira individual, carregada com o material pesado, levada em posio. Aps sua polimerizao, a moldeira removida com movimento rpido. OBS: Como as mercaptanas e siliconas no se comportam bem na presena de umidade, a regio que vai ser moldada deve ser isolada com rolos de algodo. Na presena de fluido sulcular, este deve ser controlado.

NCLEOS (PINOS INTRA-RADICULARES)


Os ncleos intra-radiculares ou de preenchimento esto indicados em dentes que apresentam-se com a coroa clnica com certo grau de destruio e que necessitam tratamento com prtese.

DENTES POLPADOS
Uma regra bsica que, existindo aproximadamente metade da estrutura coronria, de preferencialmente envolvendo o tero cervical do dente, pois essa a regio responsvel pela reteno friccionai da coroa, o restante da coroa pode ser restaurada com material de preenchimento, usando meios adicionais de reteno atravs de pinos rosqueveis em dentina. Os materiais que melhor desempenham a funo de repor a estrutura dentinria perdida na poro coronria de um dente preparado so as resinas compostas, os ionmeros de vidro, e a combinao de ambos, os chamados compmeros. Essa escolha determinada pelas propriedades desses materiais, especialmente seus mdulos de elasticidade semelhantes ao da dentina e, principalmente, sua capacidade de adeso mesma. Quando aps o preparo da estrutura coronria remanescente chegar-se a concluso que no existe estrutura dentria suficiente para resistir s foras mastigatrias, com o risco de ocorrerem fraturas no material de preenchimento, deve-se realizar o tratamento endodntico. importante ressaltar que a desvitalizao de um dente para esse fim deve ser evitada ao mximo, pois o preparo para colocao do pino metlico intracanal, ao contrrio do que muitos pensam, tende a enfraquecer a estrutura dentria da raiz remanescente, tornando-a mais suscetvel fraturas.

27

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


DENTES DESPOLPADOS
Sua poro intracanal vai dar reteno intracanal e a sua poro coronria sustentao para a coroa.

RESTAURAO COM NCLEOS FUNDIDOS


Nos casos de grande destruio coronria, nos quais o remanescente coronrio no suficiente para promover resistncia estrutural ao material de preenchimento, indica-se o uso de ncleos metlicos fundidos.

Preparo do remanescente coronrio


O preparo deve ser realizado seguindo as caractersticas do tipo de prtese indicado, removendo o cimento temporrio contido na cmara pulpar at a embocadura do conduto. muito importante que se preserve o mximo de estrutura dental para manter a resistncia do dente e aumentar a reteno da prtese. Aps eliminar-se as retenes da cmara pulpar, as paredes da coroa preparada deve apresentar uma base de sustentao para o ncleo com espessura de 1 mm. atravs desta base que as foras so dirigidas para a raiz do dente, minimizando as tenses que se formam na interface do ncleo/raiz, principalmente na regio apical do ncleo. Quando no existe estrutura coronria suficiente para propiciar essa base de sustentao, as foras que incidem sobre o ncleo so direcionadas no sentido oblquo, tornando a raiz mais suscetvel fratura. Nesses casos, devese preparar uma caixa no interior da raiz com aproximadamente 2 mm de profundidade para criar uma base de sustentao para o ncleo e assim direcionar as foras predominantemente no sentido vertical, diminuindo as tenses nas paredes laterais da raiz. Essas pequenas caixas no devem enfraquecer a raiz nesta regio, devem e s podem ser confeccionadas quando a raiz apresentar estrutura suficiente.

28

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Preparo do conduto
Existem 4 fatores que devem ser analisados para propiciar a reteno adequada ao ncleo intra-radiculares: comprimento, inclinao das paredes, dimetro e caracterstica superficial. - Comprimento: A literatura vasta em relao ao comprimento do ncleo intra-radicular: deve ser igual ou maior que a coroa clinica, dois teros do comprimento da raiz, . Entretanto, como regra geral, o comprimento total do remanescente dental, embora o meio mais seguro, principalmente naqueles dentes que tenham sofrido perda ssea, ter o pino no comprimento equivalente metade do suporte sseo da raiz envolvida. O comprimento correto do ncleo no interior da raiz proporciona uma distribuio mais uniforme das foras oclusais ao longo de toda a superfcie radicular, diminuindo a possibilidade de ocorrer concentrao de estresse em determinadas reas e, consequentemente a fratura. Logo, comprimento correto do ncleo no interior da raiz sinnimo de longevidade da prtese. O comprimento do pino deve ser analisado e determinado por uma radiografia periapical aps o preparo da poro coronria e levando-se em considerao a quantidade mnima de 4mm de material obturador que deve ser deixado na regio apical do conduto radicular para garantir um vedamento efetivo nessa regio. Nos casos de tratamento endodntico parcial, nos quais o material obturador no atingiu o nvel desejado, deve-se considerar o tempo do tratamento e a presena de leso periapical. Caso haja presena de leso, o conduto deve ser retratado. Na ausncia da leso, deve se considerar o tempo de tratamento: caso realizado h pelo menos 5 anos, procede-se a execuo do ncleo, mantendo-se o remanescente do material obturador (4mm).

4 mm

29

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Comprimento do pino intracanal

Parte coronaria O pino tem que ser maior ou igual a coroa. Nunca menor

- Inclinao das paredes do conduto: Os ncleos intra-radiculares com paredes inclinadas, alm de apresentarem menor reteno que os de paredes paralelas tambm desenvolvem grande concentrao de esforos em suas paredes circundantes, podendo gerar um consequentemente, desenvolver fraturas em sua volta. Para compensar estas inclinaes, pode-se lanar mo de meios alternativos, como aumentar o comprimento do pino (para conseguir alguma forma de para a raiz. Em casos extremos de destruio, quando o conduto esta muito alargado e, consequentemente as paredes da raiz esto muito finas e o dente, estrategicamente importante no planejamento da prtese, pode-se utilizar os ncleos estojados para proteger a raiz. Esse tipo de ncleo busca reteno intra-radicular e, ao mesmo, protege as paredes delgadas remanescente radicular, atravs do biselamento das paredes das razes. Assim, essas paredes so protegidas com o metal com o qual confeccionado o ncleo. - Dimetro do pino: O dimetro da poro intra-radicular metlico importante na reteno da restaurao e na sua habilidade para resistir aos esforos durante a mastigao. Em vista disso, tem sido sugerido que o dimetro do pino deve apresentar at 1/3 do dimetro total da raiz e que a espessura de dentina deve ser maior na face vestibular dos dentes anteriores superiores, devido a incidncia de fora ser maior neste sentido. Clinicamente, o dimetro do pino deve ser determinado comparado atravs de uma radiografia, o dimetro da broca com o do conduto.
30

efeito

de

cunha

e,

paralelismo) ou, aproveitar ao Maximo a

poro coronal

remanescente, que ir auxiliar na reteno, e minimizar a distribuio de foras

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


- Caracterstica superficial do pino intra-radicular : Para aumentar a reteno de ncleos fundidos que apresentam superfcies lisas, estas podem ser tornadas irregulares ou rugosas antes da cimentao, usando-se brocas ou jateadas com xido de alumnio.

Remoo do material Obturador


A remoo do material obturador deve ser iniciada com pontas Rhein aquecidas at atingir o comprimento pr-estabelecido. Como nem sempre possivel com este instrumento retirar a quantidade desejada do material obturador, utiliza-se para esse fim as brocas de Peeso, Gates ou Largo, de diametro apropriado ao do conduto, acopladas de um guia de penetrao. Durante a utilizao da broca, deve-se tomar cuidado em acompanhar a extenso do conduto, procurando sempre visualizar o material obturador, para no correr o risco de trepanar a raiz. Na presena de retenes acentuadas no interior do conduto pode ser desaconselhvel remover toda a dentina necessria para sua eliminao para no enfraquecer a raiz, recomenda-se, nesses casos, o preenchimento da rea retentiva com cimento ionomrico, previamente moldagem do conduto. O material no deve ser totalmente removido, deve-se deixar 4 mm de material obturador no pice do conduto para garantir um selamento efetivo nessa regio. Pra dentes multirradiculares com condutos paralelos, no necessrio que o preparo dos condutos apresente o mesmo comprimento. Como os condutos so paralelos, pode-se ter o ncleo com os 2 pinos unidos pela base, que funciona como dispositivos anti-rotacionais. Nos pr-molares superiores, que podem apresentar divergncia das razes, devem ter seu conduto mais volumoso preparado na extenso convencional (2/3) e o outro preparado parcialmente apenas com o objetivo de conferir estabilidade, funcionando como dispositivo anti-rotacional. Os dentes multirradiculares superiores com condutos divergentes e que apresentam remanescente coronrio, prepara-se o conduto palatino at 2/3 da
31

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


sua extenso, e um dos vestibulares at a sua metade e o outro ter apenas parte de sua embocadura preparada, constituindo metade do ncleo que se encaixar na metade palatina atravs de sistemas de encaixes.

CONFECO DO NCLEO
Para a confeco do ncleo podem ser empregadas duas tcnicas: a direta, na qual o conduto moldado e a parte coronria esculpida diretamente na boca, e a indireta, que exige moldagem dos condutos e poro coronria remanescente com elastmero, obtendo-se um modelo sobre o qual os ncleos so esculpidos no laboratrio. Esta tcnica indicada quando h necessidade de se confeccionar ncleos para vrios dentes ou para dentes com razes divergentes.

TCNICA DIRETA - DENTE UNIRRADICULAR


Primeiramente prepara-se um basto de resina acrlica que se adapta ao dimetro do dente e o comprimento do conduto. Seu comprimento deve passar 1 cm alm da coroa remanescente e atinja a poro apical do conduto preparado. Entre o basto e as paredes axiais deve haver um espao que seja suficiente para o alojamento do material moldador, ou seja, a Duralay. Em seguida se faz a lubrificao do conduto e da poro coronria usando uma broca Peeso ou similar envolvida com algodo.

32

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Ento feita a moldagem do conduto com a resina que vai ser levada com sonda, pincel ou seringa Centrix e vai envolver todo o basto que introduzido. O material em excesso acomodado no basto para a confeco da poro coronria, se necessrio h uma complementao com resina para completar a coroa. Dentes com dois condutos paralelos se faz a moldagem individual e aps a polimerizao da resina so unidos na regio de cmara pulpar. Durante todo o processo de polimerizao da resina nos condutos ou moldes devem ser sempre tirados e colocados varias vezes para que o mesmo no fique retido por deficincias (retenes) do preparo dentro do canal. Aps a polimerizao total verifica-se a fidelidade do pino moldado e corta-se o basto no nvel oclusal ou incisal para dar procedimento ao preparo na poro coronria, utilizando-se de brocas e discos de lixa. Essa poro coronria deve apenas complementar a estrutura dentria perdida, dando forma e caractersticas de um dente preparado. A liga metlica a ser usada tem que resistir as foras que receber, por isso as ligas metais no nobres so as mais utilizadas, principalmente a de cobre-aluminio, em razo de seu baixo custo. A adaptao do ncleo no interior do conduto deve ser passiva, por isso necessrio o uso de evidenciadores de contato do ncleo. Aps a adaptao, a poro radicular do ncleo deve ser jateada com xido de alumnio. Antes da cimentao o conduto deve ser limpo com lcool absoluto ou lquidos prprios para esse fim, e seco completamente. Para a cimentao, com um pincel leva-se uma pequena quantidade de cimento em volta do ncleo para reduzir a presso hidrosttica. A cimentao pode ser feita com cimento de fosfato de zinco ou ionmero de vidro.

Tcnica direta Dente multirradicular

33

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


possvel confeccionar ncleos em dentes com razes divergentes pela tcnica direta, seja moldando os condutos com resina ou empregando sistemas pr-fabricados. Primeiro realiza-se a moldagem com resina do conduto divergente, deixando preparado a caixa oclusal. Esse ncleo vai ser fundido e adaptado no conduto. Recebe acabamento superficial com brocas e discos de lixa e depois da a sequncia para a confeco dos outros condutos, se sero unidos na poro coronria com que j estava pronto. A cimentao feita por partes onde se introduz primeiro a poro de ncleos paralelos e depois o ncleo divergente. Moldando os condutos com Resina Outra maneira para obter ncleos pela tcnica direta em dentes com condutos divergentes, confeccionando o pino do canal de maior volume que ir transpassar a poro coronria do ncleo. O conduto palatino moldado com resina deixando a poro coronal do pino com suas paredes divergentes para a oclusal, lisas e ligeiramente ovalada. O pino de resina e as paredes da cmara pulpar so isolados e faz-se a moldagem do conduto. Em seguida faz-se o preenchimento da cmara pulpar e com resina a formao da parede coronria do ncleo. Aps a polimerizao da resina, remove-se o pino do conduto palatino e prepara-se a parte coronria do ncleo.

TCNICA INDIRETA
O preparo da coroa remanescente e dos condutos seguem os mesmos princpios da Tcnica indireta, buscando-se a preservao mxima da estrutura dentria. Adapta-se em cada conduto, um fio ortodntico ou clipe de papel, com comprimento um pouco maior que do conduto e ligeiramente folgado em relao as paredes do conduto.

34

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


O material de moldagem deve ser proporcionado e manipulado seguindo a orientao do fabricante e para leva-los aos condutos, utiliza-se uma broca lentulo manualmente ou acoplada em contra ngulo em baixa rotao. Os fios metlicos tambm so envolvidos com o material e colocados em seus respectivos condutos, e em seguida com uma seringa apropriada faz-se a moldagem da coroa preparada, envolvendo totalmente os fios metlicos que esto em posio. Os elastmeros devem fornecer ao tcnico um modelo preciso e confivel, para obteno de ncleos divididos ou mltiplos. Para a confeco do modelo de trabalho, vaza-se o molde com gesso tipo IV. Os modelos devem ser montados em articulador permitindo que a poro coronria seja esculpida, mantendo a forma de inclinao das paredes, espao olcusal/incisal e relao de paralelismo com os demais dentes pilares e com os antagonistas.

RESTAURAES COM NCLEOS PR- FABRICADOS


Quando o elemento a ser restaurado apresenta tratamento endodntico, e mantm parte considervel da coroa clnica aps o preparo do dente, indica-se a colocao de um pino pr-fabricado no canal radicular, com objetivo de aumentar a resistncia do material de preenchimento. Esses pinos podem ser lisos, serrilhados ou rosqueados. Embora apresentem grande capacidade retentiva, os pinos rosqueados devem ser usados com muito cuidado, pois estes geram mais tenses nas paredes do canal radicular do que os cimentados. Entretanto, quando indicados, deve-se sempre desrosquear de volta aps sua introduo final no conduto para minimizar as tenses geradas na dentina. Em relao ao dimetro do conduto, importante que o dimetro do pino seja compatvel com o do conduto. Assim, a seleo do pino feita comparando seu dimetro com a luz do conduto, atravs de uma radiografia. O conduto preparado usando as brocas que normalmente acompanham os pinos. Quando o dente apresentar perda ssea, o comprimento do pino deve ser equivalente metade do suporte sseo da raiz envolvida.

35

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


PROVISORIOS EM PF TCNICA DE ADAPTAO DE ESTOQUE COM RETENO INTRACANAL
-Indicado para dente fraturado, onde no tem fragmento para segurar a faceta, e para canais tratados. - Preparar o dente com a ponta 4138 removendo a estrutura sem suporte, e fazer chanfrado nvel gengival. - Usar Gates, largo, para o preparo intracanal. Remover parte da guta percha, at a mtedade da raiz, deixando 4 mm apical, para manter o selamento biolgico. - Preparar microretenes no fio ortodontico - colocar um fio ortodntico no interior do canal -colocar resina acrlica (duralay) bem fluida, no conduto previamente vaselinado, com auxilio de pincel. - quando a resina comear perder o brilho, fazer movimento de tira e Pe. - Selecionar o dente de estoque. -fazer uma dobra no fio ortodntico -desgastar toda parte posterior da faceta, deixando apenas a face vestibular. -Preencher com resina a faceta. -Fazer adaptao do provisrio - para cimentar o provisrio, utilizar hidro C...

Registros oclusais e moltagem no ASA


Tem como objetivo a reproduo do relacionamento oclusal do paciente com duas finalidades bsicas: estudo da oclusao, no caso de patologias oclusais e planejamento para confeco de prtese . Vai estudar a oclusao do seu paciente, reproduo do relacionamento oclusal, reproduo da posio esttica e dinmica da mandbula.

36

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Infraestrutura de prteses metaloceramicas.


A utilizao das cermicas fundidas sobre estruturas metlicas veio melhorar bastante sua resistncia, principalmente no que se diz respeito a resistncia ao cisalhamento e a trao. A cermica deve manter sua espessura contate para ter sua resistncia aumentada. As caractersticas da estrutura metlica devem possibilitar a manuteno de uma homogeneidade na espessura do revestimento cermico em todas as 37

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


superfcies. A cermica no deve ter espessura menor que 1mm ou maior que 2,5mm

Infraestrutura para elementos unitrios anteriores


Caracteristicas: Infra estrutura com dimenso anatmica aproximada de 2/3 do trabalho definitivo. Extensao prximo incisais para suportar a superfcie livre da cermica e a presena da cinta metlica lingual obedecendo as caractersticas estticas. Essa cinta metlica importante para manter a integridade do adrao de cera quando sua remocao do troquel, e na fase de aplicao de cermica, onde sera levada a altssimas temperaturas. Assim da resistncia contra distores. Emrelao a esttica, deve restrigir na poro lingual do preparo. Todas superfcies da infraestrutura que sero revestidas pela cermica devero ser completamente arredondadas.

Angulos internos da infreestrutura que sera recobertos por cermica devem ser completamente arredondados Angulos das bordas da cinta metlica vivos e de preferencia 90, nos quais acontecero o contato com a cermica Presena de cintametalica se restringindo a superfcie lingual com altura ideal de aproximadamente 2,5mm

Infraestrutura para elementos unitrios posteriores.


Devera ser completamente revestida por cermica A infraestrutura deveraapresetnar dimenso aproximada de 2/3 do tamanho anatmico final 38

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


Apresentar cinta metlica lingual com altura de 2,5mm. Essa cinta deve-se estender pelas proximais, elevando-se em direo a superfcie oclusal, sempre que os contatos proximais incidirem sobre as cristas marginais.

Prova dos retentores, remoo em posio para soldagem e remontagem o reconhecimento de duas etapas bem sucedidas, a primeira a moldagem e a obteno de troqueis precisos, que representam nas suas formas, dimenses e posicionamentos, a real posio do dente preparado no arco dentrio. E a segunda o trabalho prottico.

A prova do coping deve ser realizada em diferentes etapas:

Adaptao Marginal
O uso de evidenciadore de contato interno, possibilitam a deteco e visualizao de pontos da superfcie interna do coping que esto impedindo o seu assentamento completo. Peliculas de elastmero, possibilitam a deteco de contatos internos. Radiografias, visualizao de reas

39

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


proximais desajustadas. Sondas exploradoras, observao dos locais corretamente adptados e das rea deficientes.

Ajuste Ideal
As coroas totais devem apresentar dimenses maiores que os prprios dentes, criando simultaneamente espaos internos necessrios para acomodar a pelcula de cimento. Um ajuste ideal sempre depende da quantidade de reteno friccional.

Tipos de desajuste marginal e correes

Degrau negativo
Entra parte do termino cervical do dente preparado no coberta pelo metal do coping, pois o metal encontra aqum da margem preparada do dente. Pode-se fazer um desgaste do dente para corrigir, se for pequeno, dicreto e localizado em rea de fcil acesso. Ou realizar a repetio da moldagem e

40

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


troquel.

Degrau Positivo
Quando o coping esta alm do termino cervical. Consequencia de recorte incorreto do troquel, que apresenta um sinal clinico: isquemia gengival, deslocamento da infraestrutura. Pode se realizar o desgaste da infraestrutura ou repetio da moldagem e troquel.

Espao Cervical
um espao existente entre a margem da restaurao e o termino cervical. Significa que h uma deficincia da pea fundida em direo vertical e que ela incapaz de atingir as bordas preparadas. A correo a repetio de moldagem e troquel.

41

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

Registro
Na prova da coping, com o acrlico faz o registro oclusal no coping. Assim a visualizao da quantidade de cermica, a correta ocluso sera observado. Faz uma nova moldagem, porque o outro modelo esta troquelado. Molda com o coping com o registro oclusal. Isso se chama REMONTAGEM. E dentro do coping voc faz alguma reteno , para que no novo modelo se faa sempre a mesma insero. Entao coloca-se a gengiva artificial em cima dos pilares, para aplicao da cermica.

Seleo de cor e ajuste funcional e esttico


Triade de esttica: forma dos dentes, textura e cor, em ordem de importncia.

Seleo de Cor
muito difcil a escolha, por ser muito pessoal. Matiz nome da cor, tonalidade ( amarelo, azul, vermelho) Croma Intensidade da Matiz. Quantidade de pigmentos que determinado matiz apresenta. (vermelho claro, vermelho escuro) Valor: Quantidade de brilho. Quantidade de cinza em um matiz

Pode ser influenciada por diferentes fatores:


1. Ambiente deve ser consutorio com cores neutras, paciente coberto para quea roupa dele no faa alguma interferncia, batom forte. 2. Observador 42

RESUMO PRTESE FIXA 201 3


3. Objeto- umedecer o objeto, fazer profilaxia, 4. Fonte de Luz- fazer seleo de cor durante o dia, aproveitando o mximo de luz natural, ou a utilizao daquelas lmpadas corrigidas do tipo luz do dia . Refletor desligado 5. Escala de Cores 6. Comunicao CD X Prottico- Desenho ou fotografia.

Aplicao de Porcelana
1. Tratamento do coping Superficie metlica linpa, uniforme e sem contaminaes, obtendo espao ideal para a espessura de opaco e porcelana. 2. Aplicao de jatos de oxido de alumnio, num processo denominado texturizao. 3. Aplicao do opaco, em 2 etapas. E tem a funo de simular o efeito da dentina subjacente, mascarando a tonalidade acinzentada do metal. 4. Leva para o forno 5. Aplicao da 2 camada do opaco 6. Aplicao de porcelana. 7. Manda para o CD

Ajuste funcional e esttico:


Para analisar o ajuste oclusal, verificar o tamanho, forma, cor. Verificar internamente se no tem restos de porcelana

43

RESUMO PRTESE FIXA 201 3

44

Вам также может понравиться