Вы находитесь на странице: 1из 11

Presidncia da Repblica Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente Departamento de Polticas Temticas

dos Direitos da Criana e do Adolescente

PROGRAMA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO DA VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES

PROGRAMA DE AES INTEGRADAS E REFERENCIAIS DE ENFRENTAMENTO DA VIOLNCIA SEXUAL INFANTOJUVENIL NO TERRITRIO BRASILEIRO - PAIR

PAIR

PONTO DE PARTIDA
1

APRESENTAO
Presidenta da Repblica Dilma Vana Rousseff Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica Maria do Rosrio Nunes Secretrio Executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica Ramas de Castro Silveira Secretria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente Carmen Silveira de Oliveira Diretora do Departamento de Polticas Temticas dos Direitos da Criana e do Adolescente Mrcia Ustra Soares Coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes Leila Regina Paiva de Souza Apoio: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Equipe do Programa Escola de Conselhos COMIT NACIONAL DE ENFRENTAMENTO VIOLNCIA SEXUAL CONTRA CRIANAS E ADOLESCENTES Secretaria Executiva

O desenvolvimento de metodologias que propiciem a formulao de polticas pblicas de proteo aos direitos humanos de crianas e adolescentes de forma intersetorial uma das aes fundamentais da poltica nacional de enfrentamento da violncia sexual, coordenada pelo Programa Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes da Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente SNPDCA/SDH/PR. Neste sentido, a Secretaria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente/SDH/PR vem apoiando vrias iniciativas de sistematizao e disseminao de metodologias que subsidiem a formulao de polticas pblicas. Esta cartilha do Programa de Aes Integradas e Referenciais de Enfrentamento Violncia Sexual Infantojuvenil no Territrio Brasileiro - PAIR faz parte da estratgia de disseminao do PAIR para todos os 5.565 Municpios do Brasil. A presente publicao, como parte integrante das aes do Programa Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual contra Crianas e Adolescentes/SNPDCA/SDH-PR, reedita e atualiza em uma linguagem direta uma Metodologia desenvolvida em mais de 500 Municpios brasileiros. Nossa expectativa divulgar de forma simples e didtica essa metodologia que poder contribuir para a

prtica de gestores, tcnicos, conselheiros, educadores e outros atores sociais que promovem os direitos humanos de crianas e adolescentes vtimas de explorao sexual efetivando direitos humanos sexuais de crianas e adolescentes no Brasil, contribuindo para a potencializao de suas aes articuladas em rede. A promoo dos direitos humanos de crianas e adolescentes passa, fundamentalmente, pela especializao no atendimento, realizado de forma integrada e intersetorial por todos os agentes que compem as redes de proteo e do compromisso de cada um de ns, governo e sociedade civil organizada, em estreita parceria com as comunidades locais. Esperamos que este possa ser mais um instrumento nesta trajetria.
Carmen Silveira de Oliveira
Secretria Nacional de Promoo dos Direitos da Criana e do Adolescente

criana gozar de proteo social e ser-lhe-o

proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento fsico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal, em condies de liberdade e dignidade. Na instituio das leis visando este objetivo levar-se-o em conta, sobretudo, os melhores interesses da criana.
Princpio 2 - Declarao das Naes Unidas. dos Direitos da Criana Assemblia

Definindo
CRIANA
A Conveno das Naes Unidas sobre os Direitos da Criana - CDC(1) define a criana como todo ser humano com menos de 18 anos, exceto se a lei nacional confere a maioridade mais cedo. O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA)(2) considera criana a pessoa at 12 anos de idade incompletos.

Protegendo

ADOLESCENTE
Ainda segundo o ECA, adolescente a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. A Organizao Mundial da Sade (OMS) delimita a adolescncia como a segunda dcada de vida de 10 aos 19 anos e a juventude como o perodo que vai dos 15 aos 24 anos.
Documento aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Geral das Naes Unidas, em 20 de novembro de 1989, em que denuncia um amplo conjunto de direitos de todas as crianas. No Brasil, a Conveno foi aprovada pelo Congresso Nacional (Decreto Legislativo n 28, de 14 de setembro de 1990) e promulgada pelo Presidente da Repblica em 21 de novembro de 1989.
1 2 (Lei federal n 8.069, de 13 de julho de 1990 que torna operativo o art. 227, da Constituio Federal dispositivo que traduz o fundamento de uma nova tica e o compromisso poltico do Estado brasileiro em relao ao tratamento a ser dispensado as suas crianas e adolescentes, observando toda a concepo sustentadora da Doutrina da Proteo Integral.

A Doutrina da Proteo Integral, definida na Declarao Universal dos Direitos da Criana - DUDC, (1959) reconhece:

a absoluta necessidade de receber um tratamento prioritrio por parte da famlia, da sociedade e do Estado; o seu valor prospectivo, como portadora da continuidade de seu povo e da espcie humana; a sua condio peculiar de desenvolvimento.

Outros instrumentos jurdicos fortalecem essa Doutrina, com destaque Conveno sobre os Direitos da Criana, que teve um papel decisivo nas mudanas jurdico-institucionais no campo da infncia e adolescncia.
7

Essas normativas internacionais relacionadas garantia do direito proteo integral definem trs macroconceitos como referenciais para o desenvolvimento de qualquer ao que resulte em polticas e programas voltados para crianas e adolescentes.

Esses conceitos foram incorporados tambm nas disposies contidas no art. 227, da Constituio Brasileira e no art. 4 , do Estatuto da Criana e do Adolescente.
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito

1 2 3

Vida, sade e alimentao so consideradas como direito sobrevivncia. Educao, cultura, profissionalizao e lazer so definidos como direito ao desenvolvimento pessoal e social. Liberdade, respeito e dignidade se enquadram como direito integridade fsica, psicolgica e moral.

VIDA, SADE, ALIMENTAO, EDUCAO, AO LAZER, PROFISSIONALIZAO,

Alm de coloc-los a salvo de toda forma de:

CULTURA, DIGNIDADE, AO RESPEITO, LIBERDADE E CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA,

NEGLIGNCIA, DISCRIMINAO, EXPLORAO, VIOLNCIA, CRUELDADE E OPRESSO.


8

CRIANAS E ADOLESCENTES PARADIGMAS DA PROTEO INTEGRAL

Garantindo
O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA estabelece que o Poder Pblico, a Famlia e a Sociedade devem trabalhar, de forma articulada, para operacionalizao de um Sistema de Garantia de Direitos da Criana e do Adolescente (SGD), estruturado a partir de 3 eixos.

SUJEITOS DE DIREITOS a Famlia, o Estado e a Sociedade devem assegurar todos os instrumentos necessrios para o desenvolvimento fsico, mental, moral e espiritual, em condies de respeito, liberdade e dignidade. CONDIO PECULIAR DE DESENVOLVIMENTO pela sua natural insuficincia de maturidade a criana e o adolescente deve ser respeitada e acompanhada durante o seu processo de crescimento e de formao de sua personalidade, para enfrentar as diversas situaes e distintas manifestaes que a vida lhes apresenta. PRIORIDADE ABSOLUTA primazia de receber proteo e socorro em quaisquer circunstncias; precedncia do atendimento nos servios pblicos ou de relevncia pblica; preferncia na formulao e na execuo das polticas sociais pblicas; destinao privilegiada de recursos pblicos nas reas relacionadas com a proteo infncia e juventude.

1 2

PROMOO - atender aos direitos previstos no ECA, por meio de deliberao e formulao de polticas pblicas, como forma de traduzir direitos em aes efetivas e eficazes;

CONTROLE - estar atento ao cumprimento dos direitos, acom panhando e fiscalizando as aes nessa rea, exercendo um controle social, em todos os nveis;

3 DEFESA E RESPONSABILIZAO - assegurar o cumprimento dos


direitos infantoadolescentes previstos em leis em relao s vtimas, responsabilizando os autores (Estado, a Sociedade e a Famlia) nos casos de omisso ou violao desses direitos.

10

11

Para alcanar estes objetivos de operacionalizao do SGD, as polticas pblicas devem ser organizadas segundo os princpios da descentralizao, da articulao de aes governamentais e no governamentais, e da participao da populao, por meio de diversos conselhos, especialmente o Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente3 e o Conselho Tutelar4.

Efetivando os Direitos
ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE

Esses espaos devem ser criados pelo Poder Pblico Municipal e reconhecidos por toda a sociedade. O desafio de construir uma poltica para ateno a crianas e adolescentes pressupe uma convergncia de princpios e esforos no sentido de assegurar o acesso a polticas sociais bsicas (universalizao do atendimento), como sade e educao; de assistncia social, em caso de vulnerabilidade pessoal e social; e a polticas especiais, para as situaes de ameaa ou violao de direitos.

Os eixos de PROMOO, CONTROLE E DEFESA-RESPONSABILIZAO devem referenciar a construo dos Planos de Ao dos Conselhos Municipais de Direitos da Criana e do Adolescente, considerando os direitos fundamentais, a saber:

SADE
Ttulo II Captulo I arts. 7 a 14

EDUCAO
Ttulo II Captulo IV arts. 53 a 59

CONVIVNCIA FAMILIAR E COMUNITRIA


Ttulo II Captulo III - arts. 19 a 52

LIBERDADE, RESPEITO E DIGNIDADE


Ttulo I art. 5 e Ttulo II Captulo II arts. 15 a 18

PROFISSIONALIZAO E PROTEO NO TRABALHO


3

Criado como rgo de relevante interesse pblico, previstos no art. 88, II, do Estatuto da Criana e do Adolescente, alinha-se no papel de assegurar o cumprimento dos direitos da populao Infantojuvenil. Aos Conselhos dos Direitos, de natureza paritria, cabe a tarefa de formular polticas e controlar aes para que seja operacionalizado o art. 204, II, da Constituio Federal. Ao Conselho Tutelar, criado com rgo de relevante interesse pblico, previsto no art. 131, do ECA, compete realizar o atendimento direto dos casos de crianas e adolescentes ameaados ou violados em seus direitos, nos mbitos administrativos e sociais.

Ttulo II Captulo V arts. 60 a 69

PREVENO
Ttulo III Captulo I - arts. 70 a 73 - Captulo II arts. 74 a 80
13

12

Denunciando
Como acessar:
Todas as vezes que ocorrer situaes de violncia sexual cometidas contra crianas e adolescentes, o cidado deve acionar, preferencialmente, o Conselho Tutelar de sua cidade para registro, notificao do caso e tomada de providncias cabveis, com base no art. 13, do ECA. O Disque 100 funciona diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados, recebendo denncias annimas e garantindo o sigilo. As denncias podem ser feitas de todo o Brasil atravs de discagem direta e gratuita para o nmero 100; do exterior atravs do nmero telefnico pago 55 61 3212.8400 e atravs do endereo eletrnico: disquedenuncia@sdh.gov.br. Para denncias de pornografias infantojuvenil na internet. www.disque100.gov.br.

Outros caminhos para denncia:


POLCIA CIVIL PROMOTORIA DA INFNCIA E JUVENTUDE Juizado DA INFNCIA E DA JUVENTUDE UNIDADE DE SADE DISQUE DIREITOS HUMANOS: DDN 100

Disque Direitos Humanos Disque 100


Com a criao do Disque Direitos Humanos, em Dezembro de 2010, o Disque 100 ampliou sua capacidade de atendimento, incorporando outras reas relacionadas defesa de direitos humanos. Alm do Mdulo Criana e Adolescente, o Disque 100 funciona hoje com mdulos que recebem denncias de violaes de direitos dos segmentos: Populao LGBT (Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgneros); Pessoas Idosas; Pessoas com Deficincia; Populao de Rua, Tortura, entre outros). Esse servio, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica, recebe, encaminha e monitora denncias de violao de direitos humanos recebidas de todos os estados brasileiros.
14

O Mdulo Criana e Adolescente, incorporado pelo Disque Direitos Humanos, triplicou sua capacidade de atendimento e ampliou seu horrio de funcionamento, atendendo 24 horas. O resultado dessa ampliao - somada a intensa divulgao realizada atravs de campanhas de mbito federal e atravs dos parceiros locais - como era de se esperar, acabou por gerar um aumento no quantitativo de atendimentos realizados e de denncias recebidas e encaminhadas, eliminando ainda o tempo de espera para o usurio que tenta acessar o servio. Uma vez que Criana e Adolescente so prioridade absoluta, ao ligar para o Disque 100, a opo 1 deve ser escolhida para relatar o caso de violncia.

15

Informaes Gerais do servio:


Desde o incio do servio, de maio de 2003 at maro de 2011, o Disque j realizou um total de 2.640.804 atendimentos (entre orientaes prestadas aos usurios e registro de ocorrncias) e recebeu e encaminhou 156.664 denncias. 89% dos municpios brasileiros j acessaram o servio. Das violncias registradas, um tero se refere violncia sexual e dos tipos de violncia sexual, um tero se refere explorao sexual. Na explorao sexual se encontra o maior nmero de vtimas do sexo feminino: 80%. Dos suspeitos(as) de violncia sexual, 68% so do sexo masculino, tanto nas situaes de explorao sexual como nas situaes de abuso sexual. A regio nordeste responsvel pelo maior nmero de denncias de explorao sexual de crianas e adolescentes no pas: 38% das denncias.

Organizando o PAIR
Sistema de Garantia de Direitos Promoo
Anlise da situao Atendimento Preveno

Controle
Articulao Mobilizao (Protagonismo Juvenil)

Defesa
Responsabilizao e Defesa

REFERNCIA METODOLGICA Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual Infantojuvenil EIXO NORTEADOR: Articulao em Rede BASE DA INTERVENO Municpio/Empoderamento Local

Com base nestas orientaes, foi construda e implementada a metodologia do PAIR, objeto da Parte II, desta publicao.
16 17

Agindo

As aes de enfrentamento da violncia sexual contra crianas e adolescentes em seu municpio podem ser desenvolvidas em diferentes nveis buscando sempre:

a) a integrao das polticas pblicas nos nveis federal, estaduais e municipais e esses entre si, b) o desenvolvimento de aes compartilhadas entre os diversos rgos do poder pblico e as organizaes da sociedade civil, e c) o fortalecimento das aes locais, tendo por referncia a construo de Planos Municipais, organizados a partir do Plano Nacional de Enfrentamento da Violncia Sexual.

VEJAM AS EVIDNCIAS. CONSULTEM AS ESTATSTICAS. PROCUREM O CAMINHO. AJAM!

IMPORTANTE!
CADA MUNICPIO DEVE COMPATIBILIZAR AS AES PREVISTAS NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS COM A PROPOSTA METODOLGICA DO PAIR.
18

20

Вам также может понравиться