Вы находитесь на странице: 1из 14

D em anda, O ferta e E qu ilb rio de M ercado

49

e)

Se a renda aumentar 50%, coeteris paribus, qual a quantidade demandada dex? R - 150 (50% sobre R = 100) qr = 300 - 1,2 (2) - 0,9 (1) - 0,1 (150) <L = 281,7

4 ANLISE DA OFERTA DE MERCADO

4.1

DEFINIO DE OFERTA

Oferta a quantidade de determinado bem ou servio que os produtores e vendedores desejam vender em determinado perodo.
Como na demanda, a oferta representa um plano ou inteno, neste caso dos produtores ou vendedores, e no a venda efetiva. Como veremos mais adiante, no Captulo 6 (Custos e Produo), as quantidades ofertadas so pontos em que os vendedores esto maximizando seus lucros.

4.2

VARIVEIS QUE AFETAM A OFERTA DE UM BEM OU SERVIO

A funo geral da oferta de um bem ou servio est determinada pelas seguintes variveis:

onde: qf = p. = quantidade ofertada do bem i/t preo do bem i/t mas etc.) pn = T = A = preo de outros n bens, substitutos na produo tecnologia fatores climticos e/ou ambientais

nm = preo dos fatores e insumos de produo m (mo-de-obra, matrias-pri-

sendo o sobrescrito s derivado do ingls supply (oferta).

a chamada funo geral da oferta, onde Aq\ - >

0:

se o preo do bem aumenta, estimula as empresas a produzirem mais, coeteris paribus, pois a receita e o lucro aumentam.

50

Econom ia M icro e M acro V asconcellos

BtlEK

Assim, como definimos uma escala de procura, tem-se tambm uma esca la de oferta, que mostra como os empresrios reagem, quando se altera o preo do bem ou servio, coeteris paribus. Por exemplo:
Preo ($ ) 1,00 2,00 3,00 4,00 5,00 Quantidade Ofertada (unidades) 10 15 20 25 30

Graficamente (Figura 2.18):

Pi i k 5,00 4,003,002,00- i,o o / i i i i y f /

yS. / i

------ i

Figura 2.18

Curva de oferta de um bem ou servio.

Tal como a demanda, a curva de oferta pode ser interpretada sob duas perspectivas: dado o preo, a quantidade mxima que o produtor estar dis posto a ofertar, ou, alternativamente, dada a quantidade, o preo mnimo que o produtor estar disposto a receber por essa quantidade.
A q Sj

^ m

<

0;

se, por exemplo, o preo do fator terra aumenta, diminui a oferta de caf, coeteris paribus (desloca-se em virtude do aumento de preo da terra), como mostra a Figura 2.19. O mesmo vale para os de mais fatores de produo, como mo-de-obra, matrias-primas, energia etc.

D em anda, O ferta e E q u ilbrio de M ercado

51

Figura 2.19

Deslocamento da oferta, dado um aumento no preo de um fa tor de produo.

Ou seja, aos mesmos preos de mercado anteriores aumentaram os custos de produo, retraindo a produo. A qs . < A P

0:

se, por exemplo, o preo da cana-de-acar aumentar, e dado o pre o do arroz, os produtores diminuiro a produo de arroz para pro duzir mais cana-de-acar, coeteris paribus, como mostra a Figura 2.20. Arroz e cana-de-acar so bens substitutos na produo.

arroz

P cana-de-aucar A ' r

Figura 2.20

Deslocamento da oferta, dado um aumento no preo de um bem substituto na produo. Aq$ .

:>. 0: a funo oferta depende dos objetivos e metas estabelecidos pelos empresrios. Por exemplo, podem ocorrer ocasies em que a em presa prefere lucrar menos a curto prazo e ganhar participao no mercado (o que pode redundar em lucros menores no curto prazo, se os custos aumentarem mais que as receitas, com o aumento da produo), para lucrar mais a longo prazo. Veremos, no Captulo 3, que existem situaes em que, em mercados concentrados, com pouca concorrncia, h situaes onde vantajoso para o empre srio reduzir sua produo, pois, ao restringir a oferta, pode ser beneficiado por um aumento de preos que compense a queda da produo, elevando seu faturamento total.

52

Econom ia M icro e M acro Vasconcellos

atlas

Aq\ >

0:

se, por exemplo, ocorre um avano da tecnologia, diminuem os custos de produo, aumentando a oferta, como mostra a Figura

2 .21 .

Figura 2.21

Deslocamento da oferta, dado um avano na tecnologia. Aq', >

0:

se, por exemplo, ocorre uma mudana favorvel no clima ou nas condies ambientais, aumenta a oferta e vice-versa, coeteris paribus, como mostra a Figura 2.22a. O contrrio ocorre, por exemplo, no caso de uma geada (Figura 2.22b).

(a) mudana favorvel no clima

no clima

Figura 2.22

Deslocamento da oferta, dada uma mudana nas condies climticas.

4.3

CURVA DE OFERTA DE MERCADO DE UM BEM OU SERVIO

a soma horizontal (de quantidades) das curvas de oferta das firmas indi viduais, que produzem um dado bem ou servio:

sendo j = 1, 2,..., m firmas produzindo um bem i, e q as ofertas das firmas individuais.

D em anda, O ferta e E q u ilbrio de M ercado

53

4.4

OBSERVAES SOBRE A OFERTA DE UM BEM OU SERVIO

Variao da oferta x variao da quantidade ofertada


Como j tnhamos assinalado na funo demanda, tambm h uma dife rena entre uma variao da oferta e uma variao da quantidade ofertada:

Variao da oferta: deslocamento da curva (quando altera a condi


o coeteris paribus, ou seja, quando se alteram pn , nm , 0, T ou A);

Variao da quantidade ofertada: movimento ao longo da curva


(quando se altera o preo do prprio bem pf, mantendo-se as de mais variveis constantes).

Formato da curva de oferta


Tambm como a demanda, a curva de oferta pode ter um formato linear, ou po tencial, ou exponendal, dependendo de como os dados estatsticos se apresentarem. Estatisticamente, as variveis que comparecem com mais regularidade nas estimativas de funes oferta so o preo do prprio bem (p.) e o custo dos fatores de produo nm . Na maior parte dos estudos empricos, mais do preo no perodo anterior (p(1), do dado que as decises de alterar a produo mandando um certo perodo de tempo para de produo aos novos preos. observamos que a oferta depende que do preo no prprio perodo, no so tomadas de imediato, de as empresas ajustarem sua planta

O conceito de excedente do produtor


O excedente do produtor o ganho em bem-estar pelo fato de o produtor rece ber no mercado um preo maior que aquele mnimo que viabilizaria sua produo. Como pode ser visualizado na Figura 2.23, dado um preo de mercado de $ um preo mnimo de $ 60, $ 70 pela segunda etc. Contudo, na prtica, ele recebe o preo de mercado, ganhando a diferena entre o preo de mercado e sua dispo sio mnima a receber. O excedente do produtor, portanto, est representado pela rea hachurada.

120, o produtor estaria disposto a receber, para produzir a primeira unidade,

pi

S ----------- preo de mercado

120 100
90 80 70 60

12
Figura 2.23 Excedente do produtor.

3 '*

54

Econom ia M icro e M acro V asconcellos ____ __________________

atlas

5 O EQUILBRIO DE MERCADO

5.1

O EQUILBRIO DE MERCADO DE UM BEM OU SERVIO

O preo em uma economia de mercado determinado tanto pela oferta como pela procura. Colocando em um nico grfico (Figura 2.24) as curvas de oferta e de procura de um bem ou servio qualquer, a interseco das curvas o ponto de equilbrio E, ao qual correspondem o preo p 0e a quantidade q0.

i p 1 \ po / 0 N J

------------- O ......................... * '

Figura 2.24

Equilbrio de mercado de um bem ou servio. Este ponto nico: a quantidade que os consumidores desejam comprar exatamente igual quantidade que os produtores desejam vender. Ou seja, no h excesso ou escassez de oferta ou de demanda. Existe coincidncia de

desejos. Tendncia ao nvel de equilbrio: lei da oferta e da procura


No grfico da Figura 2.25, para qualquer preo superior a p0 , (como p ), a quantidade que os ofertantes desejam vender muito maior do que a que os consumidores desejam comprar. Existe um excesso de oferta (qs- qd ). De outra parte, com qualquer preo inferior a p0 , surgir um excesso de demanda (qd qs ). Em qualquer dessas situaes, no existe compatibilidade de desejos entre ofertantes e consumidores. Entretanto, supondo um mercado concorrencial, o mecanismo de preos leva automaticamente ao equilbrio. Quando ocorre excesso de oferta, os ven dedores acumularo estoques no planejados e tero que diminuir seus preos, concorrendo pelos escassos consumidores: no caso de excesso de demanda, os consumidores estaro dispostos a pagar mais pelos produtos escassos. No pri meiro caso, a diminuio dos preos aumenta a quantidade demandada e reduz a quantidade ofertada, eliminado o excesso de oferta. No segundo caso, o au mento do preo diminui a quantidade demandada e eleva a quantidade ofertada, eliminando o excesso de demanda.

D em anda, O ferta e E qu ilb rio d e M ercado

55

Figura 2.25

Tendncia ao nvel de equilbrio.

Assim, h uma tendncia normal ao equilbrio: no ponto E (p0, q(J ), no existem presses para alterar preos; os planos dos compradores so consisten tes com os planos dos vendedores, e no existem filas e estoques no planejados pelas empresas. Como se observa, os agentes de mercado, isto , consumidores e empresas, sem qualquer interferncia do governo, tendem a encontrar sozinhos uma posi o de equilbrio, mediante o mecanismo de preos, ou seja, da lei da oferta e procura.

5.2

MUDANAS NO PONTO DE EQUILBRIO, EM VIRTUDE DE DESLOCAMENTOS DA OFERTA E DA DEMANDA


Como vimos, existem vrios fatores que podem provocar deslocamento das

curvas de oferta e demanda, que evidentemente provocaro mudanas do pon to de equilbrio. Suponhamos, por exemplo, que o mercado do bem x esteja em equilbrio, e o bem x seja um bem normal (no inferior). O preo de equilbrio inicial p 0 e a quantidade, q0 (ponto A no prximo grfico). Suponhamos agora que os consumidores tenham um aumento de renda real (aumento do poder aquisitivo). Conseqentemente, coeteris paribus, a de manda do bem x, a um mesmo preo, ser maior. Isso significa um deslocamento da curva de demanda para a direita, para D,, como mostra a Figura 2.26. Assim, ao preo p0, teremos um excesso de de manda, que provocar gradativamente um aumento de preos. Com os preos aumentando, o excesso de demanda vai diminuindo, at acabar, no novo equi lbrio, ao preo p v e quantidade q, (ponto B).

56

Econom ia M icro e M acro Vasconccllos

nttas

Figura 2.26

Mudana no ponto de equilbrio devido a deslocamentos da demanda. Da mesma forma, um deslocamento da curva de oferta afeta a quantidade e os preos de equilbrio. Suponhamos, para exemplificar, uma diminuio dos preos das matriasprimas usadas na produo do bem x. Conseqentemente, a curva de oferta desse bem se desloca para a direita. Por um raciocnio anlogo ao anterior, po demos perceber que o preo de equilbrio se tornar menor, e a quantidade, maior.

Figura 2.27

Mudana no ponto de equilbrio devido a deslocamentos da oferta.

Tambm podemos combinar, num mesmo diagrama, os dois deslocamen tos anteriores. Como pode ser visto na Figura 2.28, a quantidade de equilbrio aumenta tanto pela variao positiva da demanda quanto pela variao positi va da oferta. Com relao ao preo, porm o efeito final depender do desloca mento relativo das duas curvas.

D em anda, O ferta e E qu ilb rio d e M ercado

57

Figura 2.28

Deslocamento conjunto da demanda e da oferta.

5.3
1.

EXERCCIOS SOBRE EQUILBRIO DE MERCADO

Dados D = 22 - 3p (funo demanda) S = 10 + lp (funo oferta)

a) Determinar o preo de equilbrio e a respectiva quantidade. b) Se o preo for $ 4,00, existe excesso de oferta ou de demanda? Qual a mag nitude desse excesso?

Resoluo:
a) D S = 22 3p = 1 0 + 1p

no equilbrio,

D = S 22 - 3p = 10 + lp 4p = 12 Po=3

portanto,

Para determinar q0, basta substituir o valor de po = 3 em qualquer das funes acima (D ou S). D = 22- 3 -3 = 22- 9

b) Para p = 4, a quantidade demandada : D = 22 - 3p = 22 - 3 (4 ) = 10 = qd a quantidade ofertada : S = 10 + lp = 10 + 1(4) = 14 = qs Portanto, qs > qd , e existe um excesso de oferta de 4 (isto , 14 - 10). 2. Dados: qd x = 2 - 0,2px + 0,03 R <?x = 2 + e supondo a renda R 100,

0,1px

58

Econom ia M icro e M acro Vasconcellos

BtfeK

pede-se: a) Preo e quantidade de equilbrio do bem x. b) Supondo um aumento de 20% da renda, determinar o novo preo e a quan tidade de equilbrio do bem x.

Resoluo:
3)

qd x = qs x
2 - 0,2px + 0,03 (100) = 2 + 0,1p r

Resolvendo, chegamos a

p = 10

q =3
funo demanda fica

b) como a renda passou de

100 para 120, a

qd = 2 - 0,2px + 0,03 (120) qd x = 5,6 - 0,2px Igualando com a funo oferta, que no se alterou, chega-se a
L

p' = Y

12

3.

Num dado mercado, a oferta e a procura de um produto so dadas, respec tivamente, pelas seguintes equaes: Q = 48 + 10P Qd = 300 -

8P

onde Q\ Q ' e P representam, na ordem, a quantidade ofertada, a quantidade procurada e o preo do produto. Qual ser a quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilbrio? R e s o lu o : O preo e a quantidade de equilbrio so obtidos igualando-se a quantidade ofertada (Qs ) com a quantidade procurada (Qf). Te mos ento: Qs = Q d 48 + 10P = 300 18P = 252 P = 14

8P

A quantidade transacionada pode ser obtida substituindo-se o valor de P na equao de Q ou de Qd .

Q < = 48 + 10P = 48 + 10(14) = 188


Q0 = 188

Dem anda, O ferta e E qu ilb rio d e M ercado

59

QUESTES DE REVISO

1. 2. 3. 4. 5.

Qual o papel dos preos relativos na anlise microeconmica? No raciocnio econmico, qual a importncia da hiptese do coeteris paribus? Qual o principal campo de atuao da teoria microeconmica? Como se divide o estudo microeconmico? Conceitue a funo demanda. Que diferenas h entre demanda e quanti dade demandada? Conceitue a funo oferta. De que variveis depende a oferta de uma mer cadoria? Explique e ilustre graficamente o que ocorre com o equilbrio de mercado, nos seguintes casos: a) b) c) d) e) aumento do preo de um bem complementar; diminuio do preo de um bem substituto, no consumo; diminuio na renda dos consumidores, de um bem normal; aumento da renda dos consumidores, de um bem inferior; diminuio no custo da mo-de-obra.

6.
7.

8.

Qual o significado de excedente do consumidor? E do produtor?

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA_________________________________________

1.

Assinale a alternativa correta: a) b) c) d) e) A macroeconomia analisa mercados especficos, enquanto a microeco nomia analisa os grandes agregados. A hiptese coeteris paribus fundamental para o entendimento da macroeconomia. No mercado de bens e servios, so determinados os preos dos fatores de produo. A questo como produzir decidida no mercado de fatores de produo. Todas as alternativas esto erradas.

2.

Se o produto A um bem normal e o produto B um bem inferior, um aumento da renda do consumidor provavelmente: a) b) c) d) e) Aumentar a quantidade demandada de A, enquanto a de B permane cer constante. Aumentar simultaneamente os preos de A e B. O consumo de B diminuir e o de A crescer. Os consumos dos dois bens aumentaro. Nenhuma das alternativas correta.

60

Econom ia M icro e M acro Vasconcellos

atlas

3.

Assinale os fatores mais importantes que afetam as quantidades procura das: a) b) c) d) e) Preo e durabilidade do bem. Preo do bem, renda do consumidor, custos de produo. Preo do bem, preos dos bens substitutos e complementares, renda e preferncia do consumidor. Renda do consumidor, custos de produo. Preo do bem, preos dos bens substitutos e complementares, custos de produo, preferncia dos consumidores.

4.

O efeito total de uma variao no preo a soma de: a) b) c) d) e) Efeito substituio e efeito preo. Efeito substituio e efeito renda. Efeito renda e efeito preo. Efeito preo, efeito renda e efeito substituio. N.r.a.

5.

O leite torna-se mais barato e seu consumo aumenta. Paralelamente, o consumidor diminui sua demanda de ch. Leite e ch so bens: a) b) c) d) e) Complementares. Substitutos. Independentes. Inferiores. De Giffen.

6.

Dada a funo demanda de x: Dx = 3 0 - 0 , 3 p x + 0,7 py + 1,3R sendo px e py os preos dos bens x e y , e R a renda dos consumidores, assina le a alternativa correta: a) b) c) d) e) O bem x um bem inferior, e x e y so bens complementares. O bem y um bem normal, e x e y so bens substitutos. Os bens x e y so complementares, e x um bem normal. Os bens x e y so substitutos, e x um bem normal. Os bens x e y so substitutos, e x um bem inferior.

7.

Supondo o preo do bem no eixo vertical e a quantidade ofertada no eixo horizontal, podemos afirmar que, coeteris paribus : a) b) c) d) e) A curva de oferta desloca-se para a direita quando o preo do bem aumenta. A curva de oferta desloca-se para a esquerda quando o preo do bem cai. A curva de oferta desloca-se para a direita quando aumentam os cus tos de produo. A quantidade ofertada aumenta quando o preo do bem aumenta, coeteris paribus. Todas as alternativas esto corretas.

Dem anda, O ferta e E q u ilbrio de M ercado

61

8.

Para fazer distino entre oferta e quantidade ofertada, sabemos que: a) b) c) A oferta refere-se a alteraes no preo do bem, e a quantidade ofertada, a alteraes nas demais variveis que afetam a oferta. A oferta refere-se a variaes a longo prazo, e a quantidade ofertada, a mudanas de curto prazo. A quantidade ofertada s varia em funo de mudanas no preo do prprio bem, enquanto a oferta varia quando ocorrerem mudanas nas demais variveis que afetam a oferta do bem. No h diferena entre alteraes na oferta e na quantidade ofertada. Nenhuma das respostas anteriores correta.

d) e) 9.

Assinale a alternativa correta, coeteris paribus: a) b) c) d) e) Um aumento da oferta diminui o preo e aumenta a quantidade de mandada do bem. Uma diminuio da demanda aumenta o preo e diminui a quantidade ofertada e demandada do bem. Um aumento da demanda aumenta o preo e diminui a oferta do bem. Um aumento da demanda aumenta o preo, a quantidade demandada e a oferta do bem. Todas as respostas anteriores esto erradas.

10.

O aumento do poder aquisitivo, basicamente determinado pelo crescimen to da renda disponvel da coletividade, poder provocar a expanso da pro cura de determinado produto. Evidentemente, o preo de equilbrio: a) b) c) d) e) Deslocar-se- da posio de equilbrio inicial para um nvel mais alto, se no houver possibilidade da expanso da oferta do produto. Cair do ponto inicial para uma posio mais baixa, se a oferta do produto permanecer inalterada. Permanecer inalterado, pois as variaes de quantidades procuradas se realizam ao longo da curva inicialmente definida. Permanecer inalterado, pois as variaes de quantidades ofertadas se realizam ao longo da curva inicialmente definida. Nenhuma das alternativas anteriores.

11. Dado o diagrama a seguir, representativo do equilbrio no mercado do bem X, assinale a alternativa correta.

62

Econom ia M icro e M acro Vasconcellos

a) b) c) d) e)

X um bem de Giffen. Tudo o mais constante, o ingresso de empresas produtoras no mercado do bem X provocaria elevao do preo de equilbrio desse bem. O mercado do bem X caracterizado por concorrncia perfeita. Tlido o mais constante, um aumento da renda dos consumidores provo caria um aumento no preo de equilbrio do bem X, se este for inferior. Tudo o mais constante, a diminuio do preo do bem Y, substituto do bem X, levar a um aumento do preo de equilbrio de X.

12. Dadas as funes oferta e demanda do bem 1, D l = 2 0 - 0 ,2 P i - p 2 + 0,1 R Sj =

0,8P]

e a renda do consumidor R = 1.000, o preo do bem 2 p2 = 20, assinale a alternativa errada: a) b) c) d) e) O preo de equilbrio do bem

1 100.

A quantidade de equilbrio do bem 1 80. Os bens 1 e 2 so bens complementares. O bem O bem

2 um bem normal. 1 no um bem inferior.

Вам также может понравиться