Вы находитесь на странице: 1из 9

Home ndice

UM OLHAR SOBRE A AMIZADE DE DAVI E JNATAS


Geraldo de Oliveira Souza
Aluno do Curso de Filosofia - Mackenzie.

Em todo tempo ama o amigo, e na angustia se faz um irmo. (provrbios 17.17)

INTRODUO

A inteno deste artigo fazer uma reflexo sobre o que a amizade usando a histria bblica de Davi, rei de Israel, e Jnatas, filho do rei Saul, que se encontra no primeiro livro de Samuel e no primeiro captulo do segundo livro de Samuel. Histria essa que est situada por volta de 1000 a.C fazendo uma analise sobre se possvel um vnculo de amizade verdadeira nos dias de hoje?.

A AMIZADE

H no ser humano um desejo, uma necessidade, de ser entendido, de ser amado. A amizade sempre foi um caminho para essa resposta, pois, atravs da amizade, o ser humano encontra um parceiro (ou parceira), que entender as suas necessidades, que lhe ajudar nas horas mais difceis.
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

Ento, qual a importncia desse tema para ns hoje? A importncia que precisamos descobrir qual o tipo de amizade que estamos compartilhando: a verdadeira e virtuosa, ou simplesmente a que nos oferece algo em troca? Pois existe uma busca incessante para uma reposta concreta sobre a amizade. De qual forma ela tratada pelo ser humano nas suas variantes?

de vital importncia hoje, para o ser humano, poder refletir sobre qual tipo de amizade ele tem embasado sua vida. O ser humano quer falar, mas se o outro est voltado apenas para si mesmo e no deseja ouvir, cada um fica com o seu prprio problema para resolver. Com medo de se abrir - pois existe o receio de ser exposto pela prpria pessoa que se confiou um segredo - o ser humano se fecha, definha na sua incapacidade de se relacionar e, nisso, perde a chance de ter algum sincero que vai am-lo no pelo o que ele pode fazer, mas sim pelo que ele .

Esse medo afasta o indivduo de conhecer uma amizade verdadeira e virtuosa.

Discorreremos sobre o relato da histria bblica, buscando um entendimento sobre a amizade, usando como referencial terico o ensaio sobre amizade de Montaigne, captulo XXVIII Da amizade e alguns comentrios de Aristteles em tica a Nicmaco, captulo I, e, por fim, expressaremos a nossa concluso.

A histria de Davi e Jnatas se passa em Israel, no perodo inicial da monarquia dessa nao, por volta de 1000 a.C. Davi era um pastor de ovelhas que foi promovido ao comando do exrcito de Israel, aps vencer o gigante Golias. O governante desse reino nessa poca era o rei Saul. Saul tinha um filho de nome Jnatas. Esta histria est registrada no Antigo Testamento, nos livros I e II do profeta Samuel.

Segundo o relato de Samuel, existiu uma grande amizade entre Davi (que futuramente se tornaria o rei de Israel) e Jnatas. Depois de Davi ter matado Golias, ele foi levado presena do rei Saul e de sua corte. Quando o
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

rei pergunta de quem era filho, Davi responde filho de teu ser vo Jess, belemita (Samuel 17.58.) ( BBLIA. 1991, p. 385). No incio do captulo seguinte, o autor afirma que acabando Davi de falar com Saul, a alma de Jnatas se ligou com a de Davi; e Jnatas o amou como sua prpria alma. (BBLIA. 1991, p.385). Forma-se nesse momento um pacto de amizade entre Davi e Jnatas, pois Jnatas entrega-lhe a prpria roupa e a sua armadura, sua espada e seu arco, conforme o versculo quatro: Despojou-se Jnatas da capa que vestia e a deu a Davi, como tambm a armadura, inclusive a espada, o arco e o cinto. (BBLIA. 1991, p.385).

Continuando, Samuel informa a seguir que Jnatas e Davi fizeram aliana; porque Jnatas o amava como sua prpria alma. (BBLIA. 1991, p.385). Que nos elucida o nascimento de uma das mais belas amizades da histria do Antigo Testamento.

Entretanto, a relao de Davi com o pai de Jnatas, Saul, vai se degradando at ao ponto que o rei Saul deseja matar a Davi. Nesse emaranhado de lutas polticas e invejas, Jnatas toma o partido de seu amigo Davi contra o seu prprio pai, terminando com a fuga de Davi do reino de Israel, onde se ressalta o momento da despedida dos dois amigos, sendo o pice, o versculo quarenta e um, que nos informa: ... levantou -se Davi do lado do sul, e prostrou-se rosto em terra trs vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos. Davi, porm muito mais (BBLIA. 1991, p. 390).

Samuel continua seu livro, ora nos falando de Davi, ora de Saul e ora de Jnatas, at o momento no final do I livro de Samuel, quando Saul e Jnatas entram em guerra com os Filisteus, inimigos histricos de Israel, e so mortos (BBLIA. 1991, p.404).

Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

Logo, Davi ser informado da morte de Jnatas que pranteia a morte de seu rei e a de seu amigo. Este o famoso Hino do Arco, segundo descreve F.F.Bruce em seu Comentrio Bblico NVI, pgina 511:
O restante do captulo registra o lamento que Davi comps para essa ocasio, ordenando que fosse aprendido pelo povo. O cntico est na forma hebraica de lamento, que d poesia um cunho de cadncia melanclica. No h moralismo nem

espiritualizao, mas somente o grande pesar de um homem profundamente sensibilizado. uma passagem de grande beleza literria. (BRUCE, 2009, p.511).

Assim, podemos ler alguns versos que Davi escreve: Sem sangue dos feridos, sem gordura dos valentes, nunca se recolheu o arco de Jnatas, nem voltou vazia a espada de Saul. (BBLIA p.407), a seguir: Saul, e Jnatas, queridos e amveis, tanto na vida como na morte no se separaram! Eram mais fortes do que as guias mais fortes do que os lees. (BBLIA. p.407), ou ainda Como caram os valentes, no meio da peleja! Jnatas sobre os montes foi morto! (BBLIA. p.407), e para finalizar Davi expressa seu amor pelo amigo com um verso significante e profundo sobre a amizade: Ang ustiado estou por ti, meu irmo Jnatas; tu eras amabilssimo para comigo. Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres. (BBLIA. p.407).

Vimos, ento, a histria sobre uma amizade profunda: Davi e Jnatas. Montaigne falando sobre seu amigo La Botie e a amizade que os uniu por quanto tempo Deus o permitiu, diz: tantas circunstncias se fazem necessrias para que esse sentimento se edifique que j muito v-lo uma vez cada trs sculos. (MONTAIGNE: 1972, p.96).

Existe algo dentro do ser humano que o leva a desejar a amizade, o prprio Montaigne entende que: A natureza parece muito particularmente interessada em implantar em ns a necessidade das relaes de amizade. (MONTAIGNE: 1972, p.96). J, Aristteles escreve que essa virtude necessria vida, ele afirma: Porque sem amigos ningum escolheria viver, ainda que possusse todos os outros bens. (ARISTTELES: 1987, p.139).
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

Montaigne descrever no seu texto sobre o valor da amizade e vrios tipos de amizade. Para ele, a existncia da amizade deveria ser algo especial, profundo, no somente uma amizade comum que intrinsecamente uma amizade que exige algo do outro. Aristteles dir: As queixas e censuras surgem unicamente ou principalmente nas amizades que se baseiam na utilidade (ARISTTELES: 1987, p.153). Assim sendo, para Montaigne, no deveria existir esse tipo de situao em uma amizade sincera. Por exemplo, diz ele: nas relaes entre pais e filhos mais o respeito que domina. (MONTAIGNE: 1972, p.96). Tratando La Botie de amigo, argumenta ele, que como existe uma luta natural para se vencer nesse mundo, cedo ou tarde haveria um choque entre os desejos dos irmos se a amizade entre eles no fosse sincera. Aristteles v a mesma situao de outra perspectiva diz ele: A associao de irmos assemelha-se timocracia, (que se baseia na posse de bens, segundo Aristteles) (ARISTTELES, 1987, p.149), porquanto eles so iguais, salvo na medida em que haja diferena de idades; e, por isso, quando diferem muito em idade, a amizade j no do tipo fraternal. (ARISTTELES, 1987, p.150) Quanto afeio das mulheres, embora proveniente de noss a escolha. (MONTAIGNE, 1972, p.96), diz Montaigne que essa afeio para com uma mulher no poderia comparar-se amizade nem substitu-la. (MONTAIGNE: 1972 p.96). Aristteles no fala sobres as mulheres em geral, mas sim sobre a amizade entre marido e mulher. Para Montaigne, o amor difere da amizade, pois o amor se esvai, por ser desejo, quando chega saciedade desse desejo, o amor se extingue, mas a amizade, por ser algo de essncia espiritual a sua prtica apura a alma. (MONTAIGNE:1972, p.97). Em relao beleza, Montaigne defende que se a beleza atrai o outro, no fim, esse relacionamento embasado apenas na beleza, vai se tornar uma amizade, mas no a amizade verdadeira. E citando Ccero ele completa: O amor o desejo de alcanar a amizade de uma pessoa que nos atrai pela beleza. (MONTAIGNE, 1972, p.98).

At aqui, Montaigne est ns mostrando que o que chamamos de amigo e amizade no passam de ligaes familiares, travadas ao sabor da oportunidade e do interesse. (MONTAIGNE: 1972, p.98).
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

Na amizade que ele se refere, existe, como na amizade de Davi e Jnatas, algo mais profundo, uma ligao forte e indestrutvel, segundo Montaigne ... as almas entrosam-se e se confundem em uma nica alma, to unida uma outra que no se distinguem, no se lhes percebendo sequer a linha de demarcao. (MONTAIGNE: 1972, p.98).

O relato do profeta Samuel no nos diz por que Davi e Jnatas se amavam, assim como Montaigne no sabia explicar o seu amor por La Botie, diz ele: Se insistirem para que eu diga por que o amava, sinto que no o saberia expressar seno respondendo: porque era ele; porque era eu. (MONTAIGNE, 1972, p.98). Sua amizade por La Botie era nica em gnero, sem reservas de espcie alguma e que nada que era dele que no fosse do amigo e nada do que era do amigo que no era dele.

Como Davi e Jnatas, o sentimento de Montaigne expresso nas suas letras mostra a igualdade dessa amizade que aconteceu no Oriente Mdio entre Davi e Jnatas com a sua e La Botie, sculos depois na Europa, segundo ele:
Nossas almas caminharam to completamente unidas, tomadas uma pela outra de to ardente afeio, essa afeio que penetra e l no fundo de ns mesmos, que no somente eu conhecia a sua como a minha, mas teria, nas questes de meu interesse pessoal mais confiana nele do que em mim mesmo. (MONTAIGNE, 1972, p.99).

Nas amizades comuns sempre haver um acorrentando do outro, ou rdeas usadas para direcionar um ao outro, na amizade que Montaigne apresenta, existe a liberdade o dar-se pelo outro, diz ele: Se nessa amizade a que me refiro, um pudesse dar alguma coisa ao outro, o benfeitor que seria o favorecido. (MONTAIGNE: 1972, p.99). Aristteles, completa afirmando que:
Ora, os que se amam por causa de sua utilidade no se amam por si mesmos, mas em virtude de algum bem que recebem
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

um do outro. Idntica coisa se pode dizer dos que se amam por causa do prazer; no devido ao carter que os homens amam as pessoas espirituosas, mas porque as acham agr adveis.

(ARISTTELES, 1987, p.141).

Montaigne diz que melhor ter um s amigo do que vrios, pois, no podemos amar vrios amigos da mesma maneira, pois se temos vrios amigos sofreremos as vicissitudes de termos que atender a todos, mas sendo um s, s dividiremos a amizade com esse, e se temos mais amigos podemos cair no erro de desagradar ou mesmo trairmos esse amigo, diz ele: Com um amigo nico que ocupe em nossa vida o lugar preponderante estamos desobrigados de tudo. (MONTAIGNE: 1972, p.99). No possvel multiplicar-se o amor em uma confraria. Aristteles vai pelo caminho contrrio de Montaigne, pois ele afirma que existem as comunidades ou associaes de indivduos que dentro dessas comunidades se fecham e sentem que so amigos. Associaes como as dos maridos e mulheres, marinheiros, cada comunidade vendo o que bom para elas, diz ele: Como dissemos no comeo de nossa discusso, a amizade e a justia parecem dizer respeito aos mesmos objetos e manifestar-se entre as mesmas pessoas. (ARISTTELES, 1987, p.148).

Para finalizar, Montaigne diz que s quem tem uma amizade verdadeira poder entender o que ele afirma no seu texto, a morte de La Botie para Montaigne foi idntica perda da vida de Jnatas para Davi. Para ele, a vida que lhe foi bondosa no se compararia amizade de quatro anos que ele desfrutou ao lado de seu amigo La Botie e as alegrias que essa vida lhe deu parecem-lhe no ser nada na falta do amigo.

Assim como Davi, que comps um hino ao seu amor por Jnatas, Montaigne, usando as palavras de Catulo, expressa a sua tristeza com a ausncia do amigo, ele escreve:
irmo, como sou infeliz por te haver perdido! Contigo pereceram de um s golpe todas as nossas alegrias e esse encanto que tua suave amizade deitava em minha vida. Ao morrer irmo, despedaaste toda a minha felicidade; minha alma desceu ao tmulo
Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

com a tua. Desde que no s mais, disse adeus ao estudo e a todas as coisas da inteligncia. No poderei mais falar-te e ouvir-te? Nunca mais te verei, ento, irmo mais caro do que a vida Ah, ao menos amar-te-ei sempre. (MONTAIGNE: 1972 p.100).

Analisando este paralelo, observamos at aqui que, assim como existiu uma amizade como a de Davi e Jnatas, Montaigne e La Botie, ser que possvel hoje, no sculo XXI, existir tal amizade nesta intensidade? A resposta nos leva a ver que o mundo moderno encontra-se em uma correria louca, que afasta os homens uns dos outros. Por outro lado existe o medo da amizade interesseira, a amizade que s quer sugar o outro. Tudo isso nos leva a descobrir, infelizmente, que quase impossvel existir uma amizade como essa amizade sincera e incondicional que ama apenas por amar.

Aristteles no se aprofunda como Montaigne, mas ele demonstra seu entendimento quando escreve que: A amizade perfeita a dos homens que so bons e afins na virtude, pois esses desejam igualmente bem um ao outro enquanto bons, e so bons em si mesmos. (p.141).

O ser humano est necessitado de algum que o oua, mas no apenas para isso, ele est precisando de um amigo, um amigo que lhe escute e o ame sem nenhum interesse. Uma amizade incondicional, como a de Davi e Jnatas que ultrapassa o amor de filho pelo pai. De uma amizade que ultrapasse o amor de um homem por uma mulher, de uma amizade como a de Montaigne e la Botie.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARISTTELES. tica a Nicmaco; Potica. Seleo de Textos de Jos Amrico Motta Pessanha. So Paulo: Nova Cultura, 1987 (Os Pensadores). BRUCE, F.F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo: Vida, 2009. CALDWELL, Charles. A Bblia Anotada. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. So Paulo: Mundo Cristo, 1991.

Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

MONTAIGNE, de Michel. Da Amizade in Ensaio Coleo os Pensadores vol XI, So Paulo: Ed. Abril, 1972.

Revista Pandora Brasil N 29 Abril de 2011 - ISSN 2175-3318 - "Sobre a amizade"

Вам также может понравиться