Вы находитесь на странице: 1из 58

ISSN 2237-8308

SEAPE
REVISTA PEDAGGICA

2012

SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Matemtica 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental


SEO 1 Avaliao: o ensino-aprendizagem como desafio __________________________________________________ SEO 2 Interpretao de resultados e anlise pedaggicas __________________________________________________ SEO 3 Os resultados desta escola __________________________________________________ SEO 4 Desenvolvimento de habilidades

ISSN 2237-8308

Revista Pedaggica
Matemtica 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental

Sistema Estadual de Avaliao da Aprendizagem Escolar

govErnAdor do EStAdo do AcrE TIO VIANA vicE-govErnAdor do EStAdo do AcrE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS SEcrEtrio dE EStAdo dE EdUcAo E ESportE DANIEL ZEN SEcrEtrio AdjUnto dE EStAdo dE EdUcAo E ESportE JOS ALBERTO NUNES SEcrEtrio AdjUnto dE ESportE MAURO JOS DE DEUS MORAIS dirEtor dE EnSino JOSENIR DE ARAUJO CALIXTO dirEtorA dE rEcUrSoS CASSIRIR DE SOUZA PENA dirEtorA dE gESto MARIA RITA PARO DE LIMA coordEnAdorA do EnSino mdio LIGIA MARIA PEREIRA DE SOUZA CARVALHO coordEnAdorA do EnSino fUndAmEntAl FRANCISCA BEZERRA DA SILVA coordEnAdorA do EnSino rUrAl FRANCISCA DAS CHAGAS SOUZA DA SILVA

Daniel Zen, Secretrio de Estado de Educao e Esporte

cAroS EdUcAdorES,
a Secretaria de Estado de Educao e Esporte encaminha o relatrio com os dados da avaliao de lngua Portuguesa e Matemtica, realizada em 2012 com os alunos do 3, 5 e 9 anos do Ensino Fundamental e 3 ano do Ensino Mdio. a importncia dos resultados dessa avaliao para ns, tcnicos da Secretaria e educadores das escolas, reside na possibilidade de podermos acompanhar o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos ao longo dos anos, bem como os avanos obtidos em relao s expectativas de aprendizagem previstas para cada ano e disciplina, possibilitando a cada professor planejar o ensino a partir das necessidades identificadas, o que permite perceber nos relatrios da anlise dos indicadores os percentuais de erros e acertos. a anlise reflexiva sobre estes dados por parte da equipe escolar fundamental, tambm, para que se perceba a importncia do trabalho coletivo e para que possamos ter uma escola capaz de oferecer a todos uma aprendizagem de qualidade. a Secretaria de Estado de Educao e Esporte tem o compromisso poltico e pedaggico de oferecer a todos os seus professores o direito e as condies necessrias para que possam ensinar com qualidade a todos os alunos, para que estes tenham garantido o direito a uma aprendizagem de qualidade. desse compromisso que derivam todas as demais aes que apresentamos aos diretores e coordenadores no incio do ano letivo, voltadas para articular e integrar os esforos das equipes tcnicas da SEE, gestores e professores de todas as escolas da rede, na perspectiva de elevar os padres de aprendizagem de todos os alunos que se encontram nos nveis crtico e abaixo do crtico. certo que alguns iro contestar essas aes argumentando que, por exemplo, organizar turmas especficas com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, mesmo que por tempo determinado, seria uma forma de discriminao. a esse argumento respondemos que excluso e discriminao mais violenta seria permitir que alunos frequentem a sala de aula por anos e anos sem que tenham aprendido o bsico, muitas vezes, chegando ao Ensino Mdio sem dominar a leitura e a escrita. E temos a convico de que a maioria dos professores reconhece a importncia de oferecer a esses alunos a oportunidade e o direito de receberem um atendimento especial e adequado ao nvel das dificuldades de aprendizagem que apresentam, pois garantir aos alunos esse direito social enobrece e valoriza a nossa profisso de educadores.

1. avaliao: o ensino-aprendizagem como desafio pgina 08

sumrio

2. interpretao de resultados e anlises pedaggicas pgina 14

3. OS RESULTADOS DESTA ESCOLA pgina 41

4. desenvolvimento de habilidades pgina 43

1
avaliao: o ensino-aprendizagem como desafio
Caro(a) Educador(a), a Revista Pedaggica apresenta os fundamentos, a metodologia e os resultados da avaliao, com o objetivo de suscitar discusses para que as informaes disponibilizadas possam ser debatidas e utilizadas no trabalho pedaggico.

Um importante movimento em busca da qualidade da educao vem ganhando sustentao em paralelo s avaliaes tradicionais: as avaliaes externas, que so geralmente em larga escala e possuem objetivos e procedimentos diferenciados daquelas realizadas pelos professores nas salas de aula. Essas avaliaes so, em geral, organizadas a partir de um sistema de avaliao cognitiva dos alunos e aplicadas, de forma padronizada, a um grande nmero de pessoas. Os resultados aferidos pela aplicao de testes padronizados tm como objetivo subsidiar medidas que visem ao progresso do sistema de ensino e atendam a dois propsitos principais: prestar contas sociedade sobre a eficcia dos servios educacionais oferecidos populao e implementar aes que promovam a equidade e a qualidade da educao. A avaliao em larga escala deve ser concebida como instrumento capaz de oferecer condies para o desenvolvimento dos alunos e s tem sentido quando utilizada, na sala de aula, como uma ferramenta do professor para fazer com que os alunos avancem. O uso dessa avaliao de acordo com esse princpio demanda o

08

Seape 2012

seguinte raciocnio: por meio dos dados levantados, possvel que o professor obtenha uma medida da aprendizagem de seus alunos, contrapondo tais resultados queles alcanados no estado e at mesmo sua prpria avaliao em sala de aula. Verificar essas informaes e compar-las amplia a viso do professor quanto ao seu aluno, identificando aspectos que, no dia a dia, possam ter passado despercebidos. Desta forma, os resultados da avaliao devem ser interpretados em um contexto especfico, servindo para a reorientao do processo de ensino, confirmando quais as prticas bem-sucedidas em sala de aula e fazendo com que os docentes repensem suas aes e estratgias para enfrentar as dificuldades de aprendizagem detectadas. A articulao dessas informaes possibilita consolidar a ideia de que os resultados de desempenho dos alunos, mesmo quando abaixo do esperado, sempre constituem uma oportunidade para o aprimoramento do trabalho docente, representando um desafio a ser superado em prol da qualidade e da equidade na educao.

Revista Pedaggica

09

o SEApE
o Sistema Estadual de avaliao da aprendizagem Escolar (Seape) avaliou em 2012 as escolas estaduais e municipais do acre nas reas do conhecimento de lngua Portuguesa e Matemtica da 2 srie/3 ano, 4 srie/5 ano e 8 srie/9 ano do Ensino Fundamental e da 3 srie do Ensino Mdio. Na linha do tempo a seguir, pode-se verificar a trajetria do Seape e, ainda, perceber como tem se consolidado diante das informaes que apresentam sobre o desempenho dos alunos.

SEApE trAjEtriA*
rEdE EStAdUAl Participao %

2009

2010

2011

2012

77,7%

74,7%

80,8%

77,9%

18.930 alunos

25.457 alunos

26.860 alunos

26.474 alunos

lngua Portuguesa e Matemtica 4 srie/5 ano EF, 8 srie/9 ano EF e 3 srie do EM

lngua Portuguesa e Matemtica 2 srie/3 ano EF, 4 srie/5 ano EF, 8 srie/9 ano EF e 3 srie do EM

*os dados de participao so referentes disciplina de lngua Portuguesa.

10

Seape 2012

rEdE mUnicipAl Participao %

2009

2010

2011

2012

82,3%

77,4%

83,1%

80,5%

5.393 alunos

9.563 alunos

10.131 alunos

9.996 alunos

lngua Portuguesa e Matemtica 4 srie/5 ano EF, 8 srie/9 ano EF e 3 srie do EM

lngua Portuguesa e Matemtica 2 srie/3 ano EF, 4 srie/5 ano EF, 8 srie/9 ano EF e 3 srie do EM

Revista Pedaggica

11

A AVALIAO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA


Esta seo apresenta, passo a passo, a lgica do sistema de avaliao de forma sinttica, indicando as pginas onde podem ser buscados maiores detalhes sobre os conceitos apresentados.

A educao apresenta um grande desafio: ensinar com qualidade e de forma equnime, respeitando a individualidade e a diversidade.

Para realizar a avaliao, necessrio definir o contedo a ser avaliado. Isso feito por especialistas, com base em um recorte do currculo e nas especialidades educacionais.

A avaliao em larga escala surge como um importante instrumento para reflexo sobre como melhorar o ensino.

Esse recorte se traduz em habilidades consideradas essenciais que formam a Matriz de Referncia para avaliao.

(Matriz de Referncia) Pgina 16

Para ter acesso a toda a Coleo e a outras informaes sobre a avaliao e seus resultados, acesse o site www.seape.caedufjf.net.

12

Seape 2012

(Composio dos cadernos) Pgina 19

(Padres de Desempenho) Pgina 31

Atravs de uma metodologia especializada, possivel obter resultados precisos, no sendo necessrio que os alunos realizem testes extensos.

Com base nos objetivos e nas metas de aprendizagem estabelecidas, so definidos os Padres de Desempenho.

As habilidades avaliadas so ordenadas de acordo com a complexidade em uma escala nacional, a qual permite verificar o desenvolvimento dos alunos.

A anlise dos itens que compem os testes elucida as habilidades desenvolvidas pelos alunos que esto em determinado Padro de Desempenho.

(Escala de Proficincia) Pgina 20

(Itens) Pgina 33 a 39

As informaes disponveis nesta Revista devem ser interpretadas e usadas como instrumento pedaggico.

Os resultados da avaliao oferecem um diagnstico do ensino e servem de subsdio para a melhoria da qualidade da educao.

(Desenvolvimento de habilidades) Pgina 43

(Resultados da Escola) Pgina 41


Revista Pedaggica

13

2
interpretao de resultados e anlises pedaggicas
Esta seo traz os fundamentos da metodologia de avaliao externa do Seape 2012, a Matriz de Referncia, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e a Escala de Proficincia. Os conceitos apresentados so tratados com maior detalhamento no site www.seape.caedufjf.net.

MATRIZ DE REFERNCIA
Para realizar uma avaliao, necessrio definir o contedo que se deseja avaliar. Em uma avaliao em larga escala, essa definio dada pela construo de uma MATRIZ DE REFERNCIA, que um recorte do currculo e apresenta as habilidades definidas para serem avaliadas. No Brasil, os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o Ensino Fundamental e para o Ensino Mdio, publicados, respectivamente, em 1997 e em 2000, visam garantia de que todos tenham, mesmo em lugares e condies diferentes, acesso a conhecimentos considerados essenciais para o exerccio da cidadania. Cada estado, municpio e escola tem autonomia para elaborar seu prprio currculo, desde que atenda a essa premissa. A Matriz de Referncia tem, entre seus fundamentos, os conceitos de competncia e habilidade. A COMPETNCIA corresponde a um grupo de Diante da autonomia garantida legalmente em nosso pas, as orientaes curriculares do Acre apresentam prprias, contedos como com caractersticas e objetivos concepes

educacionais compartilhados. Desta forma, o estado visa a desenvolver o processo de ensinoaprendizagem em seu sistema educacional com qualidade, atendendo s particularidades de seus alunos. Pensando nisso, foi criada uma Matriz de Referncia especfica para a realizao da avaliao em larga escala do Seape.

14

Seape 2012

habilidades que operam em conjunto para a obteno de um resultado, sendo cada HABILIDADE entendida como um saber fazer. Por exemplo, para adquirir a carteira de motorista para dirigir automveis preciso demonstrar competncia na prova escrita e competncia na prova prtica especfica, sendo que cada uma delas requer uma srie de habilidades. A competncia na prova escrita demanda

por serem passveis de medio por meio de testes padronizados de desempenho, compostos, na maioria das vezes, apenas por itens de mltipla escolha. H, tambm, outras habilidades necessrias ao pleno desenvolvimento do aluno que no se encontram na Matriz de Referncia por no serem compatveis com o modelo de teste adotado. No exemplo acima, podese perceber que a competncia na prova escrita para habilitao de motorista inclui mais habilidades que podem ser medidas em testes padronizados do que aquelas da prova prtica. A avaliao em larga escala pretende obter informaes gerais, importantes para se pensar a qualidade da educao, porm, ela s ser uma ferramenta para esse fim se utilizada de maneira coerente, agregando novas informaes s j obtidas por professores e gestores nas devidas instncias educacionais, em consonncia com a realidade local.

algumas habilidades, como: interpretao de texto, reconhecimento de sinais de trnsito, memorizao, raciocnio lgico para perceber quais regras de trnsito se aplicam a uma determinada situao etc. A competncia na prova prtica especfica, por sua vez, requer outras habilidades: viso espacial, leitura dos sinais de trnsito na rua, compreenso do funcionamento de comandos de interao com o veculo, tais como os pedais de freio e de acelerador etc. importante ressaltar que a Matriz de Referncia no abarca todo o currculo; portanto, no deve ser confundida com ele nem utilizada como ferramenta para a definio do contedo a ser ensinado em sala de aula. As habilidades selecionadas para a composio dos testes so escolhidas por serem consideradas essenciais para o perodo de escolaridade avaliado e
AUTO ESCOLA
CARTEIRA DE O HABILITA

Revista Pedaggica

15

MATRIZ DE REFERNCIA DE Matemtica 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental


Elementos que compem a Matriz

TEMA O tema agrupaMatriz porde Referncia de Matemtica Seape 2012 Temas e seus Descritores 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental afinidade um conjunto de habilidades I. Espao e Forma indicadas pelos descritores. D01 Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas.
D02 D03 Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais pelo nmero de lados, pelos tipos de ngulos. Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos.

II. Grandezas e Medidas D04 D05 D06 Ler horas em relgio de ponteiros ou digital. Reconhecer e utilizar, em situaes problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, ms e ano.

Descritores

Num problema, estabelecer trocas entre cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro, em funo dos seus valores. Os descritores

III. Nmeros e Operaes D07 D08 D09 D10 Associar quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica. Comparar e/ou ordenar nmeros naturais. Complementar uma sequncia de nmeros naturais ordenados. Identificar a localizao de nmeros naturais.

associam o contedo curricular a operaes cognitivas, indicando as habilidades que sero avaliadas por meio de um item.

Questo

M030123BH

Veja os nmeros que Lenita escreveu na reta numrica abaixo.

item O item uma questo utilizada nos testes de uma avaliao em larga escala, e se caracteriza por avaliar uma nica habilidade indicada por um descritor da Matriz de Referncia.

Nessa reta, os smbolos 191, 192, 193. 192, 194, 196. 195, 200, 205. 200, 210, 220.

Ye

esto representando quais nmeros?

16

Seape 2012

Matriz de Referncia de Matemtica Seape 2012 Temas e seus Descritores 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental I. Espao e Forma D1 D2 D3 Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas. Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais pelo nmero de lados, pelos tipos de ngulos. Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos.

II. Grandezas e Medidas D4 D5 D6 Ler horas em relgio de ponteiros ou digital. Reconhecer e utilizar, em situaes problema, as unidades usuais de medida de tempo: dia, semana, ms e ano. Num problema, estabelecer trocas entre cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro, em funo dos seus valores.

III. Nmeros e Operaes D7 D8 D9 D10 D11 D12 D13 D14 D15 D16 D17 D18 D19 Associar quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica. Comparar e/ou ordenar nmeros naturais. Complementar uma sequncia de nmeros naturais ordenados. Identificar a localizao de nmeros naturais. Reconhecer e utilizar caractersticas do sistema de numerao decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princpio do valor posicional. Reconhecer a composio e a decomposio de nmeros naturais nas suas diversas ordens e na sua forma polinomial. Relacionar nmeros a diferentes representaes escritas. Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais. Calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais. Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados das operaes de adio e subtrao. Resolver problema com nmeros naturais, envolvendo diferentes significados das operaes de multiplicao e diviso. Resolver problema utilizando a escrita decimal de cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro. Comparar e/ou ordenar valores do Sistema Monetrio Brasileiro.

IV. Tratamento da Informao D20 D21 Ler informaes e dados apresentados em tabela. Ler informaes e dados apresentados em grficos (particularmente em grficos de coluna).

Revista Pedaggica

17

TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI)


A Teoria de Resposta ao Item (TRI) , em termos gerais, uma forma de analisar e avaliar os resultados obtidos pelos alunos nos testes, levando em considerao as habilidades demonstradas e os graus de dificuldade dos itens, permitindo a comparao entre testes realizados em diferentes anos. Ao realizarem os testes, os alunos obtm um determinado nvel de desempenho nas habilidades testadas. Este nvel de desempenho denomina-se PROFICINCIA. A TRI uma forma de calcular a proficincia alcanada, com base em um modelo estatstico capaz de determinar um valor diferenciado para cada item que o aluno respondeu em um teste padronizado de mltipla escolha. Essa teoria leva em conta trs parmetros:

Parmetro "A"
A capacidade de um item de discriminar, entre os alunos avaliados, aqueles que desenvolveram as habilidades avaliadas daqueles que no as desenvolveram.

Parmetro "B"
O grau de dificuldade dos itens: fceis, mdios ou difceis. Os itens esto distribudos de forma equnime entre os diferentes cadernos de testes, possibilitando a criao de diversos cadernos com o mesmo grau de dificuldade.

Parmetro "C"
A anlise das respostas do aluno para verificar aleatoriedade nas respostas: se for constatado que ele errou muitos itens de baixo grau de dificuldade e acertou outros de grau elevado o que estatisticamente improvvel o modelo deduz que ele respondeu aleatoriamente s questes. O Seape utiliza a TRI para o clculo de acerto do aluno. No final, a proficincia no depende apenas do valor absoluto de acertos, depende tambm da dificuldade e da capacidade de discriminao das questes que o aluno acertou e/ou errou. O valor absoluto de acertos permitiria, em tese, que um aluno que respondeu aleatoriamente tivesse o mesmo resultado que outro que tenha respondido com base em suas habilidades. O modelo da TRI evita essa situao e gera um balanceamento de graus de dificuldade entre as questes que compem os diferentes cadernos e as habilidades avaliadas em relao ao contexto escolar. Esse balanceamento permite a comparao dos resultados dos alunos ao longo do tempo e entre diferentes escolas.

18

Seape 2012

COMPOSIO DOS CADERNOS PARA A AVALIAO


= 1 item
Na 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental, em Lngua Portuguesa e Matemtica, so 49 itens/disciplina, divididos em 7 blocos/disciplina, com 7 itens cada.

i iiiiiiiiiii i i ii iii iii iiii i i ii ii iiiiiii iii ii iiii iii

Lngua Portuguesa

iiiii iiiii iii iii i ii iii

i i i i i i i

i i i i i i i

i i i i i i i

i i i i i i i

i i i i i i i

i i i i i i i

i i i i i i i

i iiiiiiiiiii i i ii iii iii iiii i i ii ii iiiiiii iii ii iiii iii

Matemtica

i i i i i i i i

i i i i i i i i

i i i i i i i i

i i i i i i i i

i i i i i i i i

i i i i i i i i

i i i i i i i i

iiiii iiiii iii iii i ii iii


iiiii iiii iiiiii iii

iiiii iiii iiiiii iii


4 blocos formam um modelo de caderno totalizando 28 itens, sendo 14 itens de Lngua Portuguesa e 14 itens de Matemtica.

CADERNO

Ao todo, so 21 modelos diferentes de cadernos.

Revista Pedaggica

19

Domnios

Competncias
Localizar objetos em representaes do espao.

Descritores
D1 D2 e D3

Espao e forma Identificar figuras geomtricas e suas propriedades.

Grandezas e medidas

Utilizar sistemas de medidas.

D4, D5 e D6

Conhecer e utilizar nmeros. Nmeros e operaes Realizar e aplicar operaes.

D7, D8, D9, D10, D11, D12, D13 e D19 D14, D15, D16, D17 e D18

Tratamento da informao

Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos.

D20 e D21

Padres de desempenho - 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental

ESCALA

DE

PROFICINCIA

foi

das habilidades para os alunos que alcanaram desempenho. Em geral, para as avaliaes em larga escala da Educao Bsica realizadas no Brasil, os resultados dos alunos em Matemtica so colocados em uma mesma Escala de Proficincia definida pelo Sistema Nacional de Avaliao da Educao Bsica (Saeb). No Seape, utiliza-se, para a 2 srie/3 ano determinado nvel de

desenvolvida com o objetivo de traduzir medidas em diagnsticos qualitativos do desempenho escolar. Ela orienta, por exemplo, o trabalho do professor com relao s competncias que seus alunos desenvolveram, apresentando os resultados em uma espcie de rgua onde os valores obtidos so ordenados e categorizados em intervalos ou faixas que indicam o grau de desenvolvimento

20

Seape 2012

ESCALA DE PROFICINCIA EM Matemtica

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000


Abaixo do bsico Bsico Adequado Avanado

do Ensino Fundamental, a mesma Escala de Proficincia em Matemtica do Sistema de Avaliao do rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers), com os mesmos domnios e competncias. Por permitirem ordenar os resultados de desempenho, as Escalas so importantes ferramentas para a interpretao dos resultados da avaliao. A partir da interpretao dos intervalos da Escala, os professores, em parceria com a equipe pedaggica, podem diagnosticar

as habilidades j desenvolvidas pelos alunos, bem como aquelas que ainda precisam ser trabalhadas em sala de aula, em cada etapa de escolaridade avaliada. Com isso, os educadores podem na atuar com das maior preciso dos deteco dificuldades
A gradao das cores indica a complexidade da tarefa.

alunos, possibilitando o planejamento e a execuo de novas aes para o processo de ensino-aprendizagem. A seguir apresentada a estrutura da Escala de Proficincia.

Revista Pedaggica

21

A Estrutura da Escala de Proficincia


Na primeira coluna da Escala so apresentados os grandes Domnio do conhecimento em Matemtica para toda a Educao Bsica. Esses Domnios so agrupamentos de competncias que, por sua vez, agregam as habilidades presentes na Matriz de Referncia. Nas colunas seguintes so apresentadas, respectivamente, as competncias presentes na Escala de Proficincia e os descritores da Matriz de Referncia a elas relacionados. As competncias esto dispostas nas vrias linhas da Escala. Para cada competncia h diferentes graus de complexidade representados por uma gradao de cores, que vai do amarelo ao vermelho. Assim, a cor amarela indica o primeiro nvel de complexidade da competncia, passando pelo laranja-claro, laranja-escuro e chegando ao nvel mais complexo, representado pela cor vermelha. Na primeira linha da Escala de Proficincia, podem ser observados, numa escala numrica, intervalos divididos em faixas de 25 pontos, que esto representados de zero a 1000. Cada intervalo corresponde a um nvel e um conjunto de nveis forma um PADRO DE DESEMPENHO. Esses Padres so definidos pela Secretaria de Estado de Educao e Esporte (SEE) e representados em verde. Eles trazem, de forma sucinta, um quadro geral das tarefas que os alunos so capazes de fazer, a partir do conjunto de habilidades que desenvolveram. Interpretar a Escala de Proficincia a partir da abrangncia da proficincia de cada instncia avaliada: estado, regional, municpio e escola. Dessa forma, possvel verificar o intervalo em que a escola se encontra em relao s demais instncias. Ler a Escala por meio dos Padres de Desempenho, que apresentam um panorama do desenvolvimento dos alunos em um determinado intervalo. Dessa forma, possvel relacionar as habilidades desenvolvidas com o percentual de alunos situado em cada Padro. Perceber, a partir de um determinado Domnio, o grau de complexidade das competncias a ele associadas, atravs da gradao de cores ao longo da Escala. Desse modo, possvel analisar como os alunos desenvolvem as habilidades relacionadas a cada competncia e realizar uma interpretao que contribua para o planejamento do professor, bem como para as intervenes pedaggicas em sala de aula. Para compreender as informaes presentes na Escala de Proficincia, pode-se interpret-la de trs maneiras:

Primeira

Segunda

Terceira

22

Seape 2012

DOMNIOS E COMPETNCIAS
Ao relacionar os resultados a cada um Esta seo apresenta o detalhamento dos nveis de complexidade das competncias (com suas respectivas habilidades), nos diferentes intervalos da Escala de Proficincia. Essa descrio focaliza o desenvolvimento cognitivo do aluno ao longo do processo de escolarizao e o agrupamento das competncias bsicas ao aprendizado da Matemtica para toda a Educao Bsica. dos Domnios da Escala de Proficincia e aos respectivos intervalos de gradao de complexidade de cada competncia, possvel observar o nvel de desenvolvimento das habilidades aferido pelo teste e o desempenho esperado dos alunos nas etapas de escolaridade em que se encontram.

Para auxiliar na tarefa de acompanhar o desempenho dos alunos, na seo Desenvolvimento de habilidades, h uma anlise representativa relacionadas competncia Utilizar sistemas de medida, abordando a perspectiva do seu ensino para esta etapa e sugestes de atividades e recursos pedaggicos que podem ser utilizados pelo professor. A escolha desse exemplo foi baseada em um diagnstico que identificou algumas habilidades que apresentaram baixo ndice de acerto na 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental nas avaliaes educacionais realizadas em anos anteriores.

OS DOMNIOS E COMPETNCIAS DA ESCALA DE PROFICINCIA Espao e forma


Professor, o estudo do bloco de contedos de Espao e forma em Matemtica de fundamental importncia para que o aluno desenvolva vrias habilidades, como percepo, representao, abstrao, levantamento e validao de hipteses, orientao espacial, alm de propiciar o desenvolvimento da criatividade. Vivemos em um mundo em que, constantemente, necessitamos movimentar-nos, localizar objetos, localizar ruas e cidades em mapas, identificar formas geomtricas e suas propriedades para solucionar problemas. O estudo do Espao e forma pode auxiliar-nos a desenvolver, satisfatoriamente, todas essas tarefas, podendo tambm ajudar-nos a apreciar, com outro olhar, o geomtrico, a beleza das formas geomtricas apresentadas na natureza, nas pinturas, esculturas, construes e nas diversas manifestaes artsticas desenvolvidas por diferentes culturas, como o artesanato, tapearia, entre outras. Neste domnio, encontram-se duas competncias: localizar objetos em representaes do espao e identificar e relacionar forma.
Localizar objetos em representaes do espao. Identificar figuras geomtricas e suas propriedades.
competncias descritas para este domnio

Revista Pedaggica

23

LOCALIZAR objetos em representaes do espao

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

Um dos objetivos do ensino de Espao e forma em Matemtica propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia de localizar objetos em representaes planas do espao. Esta competncia desenvolvida desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, em que os alunos so capazes de desenhar, no papel, o trajeto casa-escola, identificando pontos de referncias. Para o desenvolvimento desta competncia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, so utilizados vrios recursos, como a localizao de ruas, pontos tursticos, casas etc., em mapas e croquis.

cinza 0 a 750 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 750 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. amarelo 750 a 775 pontos

Os alunos que se encontram no intervalo amarelo, 750 a 775 pontos na Escala, esto no incio do desenvolvimento desta competncia e localizam objetos em representao plana do espao (perto/longe). laranja-claro 775 a 800 pontos

No intervalo de 775 a 800, representado pelo laranja-claro, os alunos localizam objetos numa representao grfica envolvendo a noo de lateralidade (direita/esquerda). laranja-escuro 800 a 825 pontos

No laranja-escuro, de 800 a 825 pontos na Escala, esto os alunos que localizam pessoas ou objetos no espao, com base em diferentes pontos de referncia e algumas indicaes de posio. vermelho acima de 825 pontos

Os alunos que se encontram no intervalo vermelho, acima de 825 pontos na Escala, identificam a movimentao de pessoas ou objetos no espao, com base em diferentes pontos de referncia e algumas indicaes de direo e sentido.

Identificar figuras geomtricas e suas propriedades.

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

Em todos os lugares que olhamos, deparamo-nos com diferentes formas geomtricas - arredondadas, retilneas, simtricas, assimtricas, cnicas, esfricas, entre muitas outras. A percepo das formas que esto ao nosso redor desenvolvida pelas crianas, mesmo antes de entrarem na escola. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos comeam a desenvolver as habilidades de reconhecimento de formas, utilizando alguns atributos das figuras planas (por exemplo: um dos elementos que diferenciam

24

Seape 2012

o quadrado do tringulo o atributo nmero de lados) e tridimensionais (por exemplo: conseguem distinguir a forma esfrica de outras formas).

cinza 0 a 725 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 725 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. amarelo 725 a 800 pontos

Os alunos cuja pontuao est inserida no intervalo amarelo, 725 a 800 pontos na Escala, identificam tringulos. laranja-claro 800 a 850 pontos

Os alunos que se encontram entre 800 e 850 pontos na Escala, representada pelo laranja-claro, identificam quadrilteros e tringulos, utilizando, como atributos, o nmero de lados. Assim, dado um conjunto de figuras, os alunos, pela contagem do nmero de lados, identificam aquelas que so tringulos e as que so quadrilteros.

vermelho acima de 850 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra acima de 850 pontos na Escala, representado pelo vermelho, identificam o retngulo entre outras figuras planas, observando lados e ngulos. Alm disso, diferenciam figuras bidimensionais das tridimensionais.

Grandezas e medidas
O estudo de temas vinculados a este domnio deve propiciar aos alunos: conhecer aspectos histricos da construo do conhecimento sobre Grandezas e medidas; compreender o conceito de medidas, os processos de medio e a necessidade de adoo de unidadespadro de medidas; resolver problemas, utilizando as unidades de medidas; estabelecer conexes entre Grandezas e medidas com outros temas matemticos, como, por exemplo, os nmeros racionais positivos e suas representaes. Atravs de diversas atividades, possvel mostrar a importncia e o acentuado carter prtico do tema Grandezas e medidas, para poder, por exemplo, compreender questes relacionadas aos Temas Transversais, alm de sua vinculao a outras reas de conhecimento, como as Cincias Naturais (temperatura, velocidade e outras grandezas) e a Geografia (escalas para mapas, coordenadas geogrficas e outras utilidades). Estas competncias so trabalhadas desde a Educao Infantil at o Ensino Mdio, permitindo que, a cada ano de escolaridade, os alunos aprofundem e aperfeioem o seu conhecimento neste domnio. A competncia Utilizar sistemas de medidas, a qual ser detalhada a seguir, est inserida neste domnio.
Revista Pedaggica Utilizar sistemas de medidas.
competncias descritas para este domnio

25

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

UTILIZAR sistemas de medidas

Um dos objetivos do ensino do contedo Grandezas e medidas em Matemtica propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia de utilizar sistemas de medidas. Para o desenvolvimento desta competncia, nos anos iniciais da Educao Fundamental, solicitamos aos alunos, por exemplo, que marquem o tempo por meio de calendrios.

cinza 0 a 625 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 625 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. amarelo 625 a 750 pontos

Os alunos que se encontram no intervalo de 625 a 750 pontos na Escala, representado pelo amarelo, leem horas em relgio digital em situaes cotidianas. laranja-claro 750 a 800 pontos

No intervalo representado pelo laranja-claro, de 750 a 800 pontos na Escala, os alunos leem horas representadas em relgios de ponteiros em situaes simples e identificam quantias do Sistema Monetrio Brasileiro.

laranja-escuro 800 a 825 pontos

Os alunos que apresentam uma proficincia de 800 a 825 pontos na Escala, intervalo representado pelo laranja-escuro, identificam unidades de tempo (dia, semana, ms, ano) e utilizam calendrios. Fazem leitura de horas, comparando relgios digitais e de ponteiros. Relacionam as medidas de tempo dias e semana.

vermelho acima de 825 pontos

O vermelho, acima de 825 pontos, indica que os alunos resolvem problemas que envolvam troca entre cdulas e moedas; resolvem problemas envolvendo a comparao de unidades de medida de capacidade e utilizando unidades de medida de massa.

26

Seape 2012

Nmeros e operaes
Como seria a nossa vida sem os nmeros? Em nosso dia a dia, deparamo-nos com eles a todo o momento. Vrias informaes essenciais para a nossa vida social so representadas por nmeros: CPF, RG, conta bancria, senhas, nmero de telefones, nmero de nossa residncia, preos de produtos, calendrio, horas, entre tantas outras. No por acaso que Pitgoras, um grande filsofo e matemtico grego (580-500 a.C), elegeu como lema para a sua escola filosfica Tudo Nmero, pois acreditava que o universo era regido pelos nmeros e suas relaes e propriedades. Este domnio envolve, alm do conhecimento dos diferentes conjuntos numricos, as operaes e suas aplicaes resoluo de problemas. As operaes aritmticas esto sempre presentes em nossas vidas. Quantos clculos temos que fazer? Oramento do lar, clculos envolvendo nossa conta bancria, clculo de juros, porcentagens, diviso do valor da conta em um restaurante, dentre outros. Essas so algumas das muitas situaes com as quais nos deparamos em nossas vidas e nas quais precisamos realizar operaes. Destacam-se duas competncias bsicas que auxiliam na formao do pensamento aritmtico do aluno. A seguir, detalhado o perfil do aluno cuja pontuao est inserida nas faixas coloridas da Escala de Proficincia.
Conhecer e utilizar nmeros. Realizar e aplicar operaes.
competncias descritas para este domnio

Conhecer e utilizar os nmeros.

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

As crianas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tm contato com os nmeros e j podem perceber a importncia deles na vida cotidiana. J conhecem a escrita de alguns nmeros e j realizam contagens. Nesta fase da escolaridade, elas reconhecem o conjunto dos nmeros naturais no contexto dirio.

cinza 0 a 725 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 725 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. amarelo 725 a 775 pontos

O amarelo, intervalo de 725 a 775 pontos, indica os alunos que associam quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica. Reconhecem a escrita, por extenso, de nmeros com at trs ordens, comparam nmeros naturais apresentados em tabela, identificam a posio de nmeros naturais na reta numrica.

Revista Pedaggica

27

laranja-claro 775 a 800 pontos

Os alunos que se encontram no intervalo de 775 a 800 pontos, representado pelo laranja-claro, complementam a sequncia de nmeros naturais, alternando de trs em trs. Reconhecem o valor posicional de um algarismo. Identificam a composio e decomposio de nmeros naturais. Comparam nmeros naturais, localizam nmeros naturais na reta numrica e identificam a escrita numrica correspondente a um nmero escrito por extenso.

laranja-escuro 800 a 825 pontos

O laranja-escuro, intervalo de 800 a 825 pontos, representa os alunos que identificam a decomposio, na forma de soma dos valores relativos de seus algarismos, de nmeros com diversas ordens. vermelho acima de 825 pontos

O vermelho, acima de 825 pontos, indica que os alunos reconhecem a decomposio de nmeros naturais em suas diversas ordens.

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

REALIZAR e aplicar operaes

Esta competncia envolve as habilidades de clculo e a capacidade dos alunos de resolver problemas, utilizando as quatro operaes bsicas da aritmtica, nas quais esto envolvidos os diferentes significados a elas associados. Envolve, tambm, o conhecimento dos algoritmos utilizados para o clculo dessas operaes. Alm do conhecimento dos algoritmos, esta competncia envolve a sua aplicao na resoluo de problemas em contextos especficos da Matemtica e do cotidiano. cinza 0 a 625 pontos Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 625 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia. amarelo 625 a 750 pontos No intervalo representado pelo amarelo, de 625 a 750 pontos, os alunos resolvem problemas que envolvam adio de nmeros naturais sem reagrupamentos. laranja-claro 750 a 800 pontos No intervalo de 750 a 800 pontos, representado pelo laranja-claro, os alunos identificam a operao de multiplicao como soluo de uma situao dada. Calculam o resultado de uma multiplicao de nmeros naturais. Resolvem problemas que envolvam a comparao de nmeros naturais no processo de contagem e de adio e de subtrao de nmeros naturais com ideia de comparao e complementao. Resolvem problemas que envolvam a multiplicao de nmeros naturais. laranja-escuro 800 a 850 pontos O laranja-escuro, intervalo de 800 a 850 pontos, indica os alunos que resolvem problemas que envolvam a subtrao com ideia comparativa.

28

Seape 2012

vermelho acima de 850 pontos O vermelho, que representa a proficincia acima de 850 pontos, indica os alunos que j resolvem situaes problemas que envolvam o conceito de diviso por meio de estratgias pessoais e resolvem problemas simples de adio envolvendo o Sistema Monetrio Brasileiro.

Tratamento da informao
O estudo do domnio Tratamento da informao de fundamental importncia nos dia de hoje, tendo em vista a grande quantidade de informaes que se apresentam no nosso cotidiano. Na Matemtica, alguns contedos so extremamente adequados para tratar a informao. A Estatstica, por exemplo, cuja utilizao pelos meios de comunicao tem sido intensa, utiliza-se de grficos e tabelas. A Combinatria tambm til para desenvolver o Tratamento da informao, pois nos permite determinar o nmero de possibilidades de ocorrncia de algum acontecimento. Vamos detalhar a competncia, ligada a este domnio, relativa 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental. Abaixo, detalhado o perfil do aluno cuja pontuao est inserida nas faixas da Escala de Proficincia.
Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos.
competncia descrita para este domnio

Ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

Um dos objetivos do ensino do contedo Tratamento da informao em Matemtica propiciar ao aluno o desenvolvimento da competncia de ler, utilizar e interpretar informaes apresentadas em tabelas e grficos. Esta competncia desenvolvida nas sries iniciais da educao fundamental por meio de atividades relacionadas aos interesses das crianas. Por exemplo, ao registrar os resultados de um jogo ou ao anotar resultados de respostas a uma consulta solicitada, elas podero, utilizando sua prpria forma de se expressar, construir representaes dos fatos; e, pela ao mediadora do professor, essas representaes podem ser interpretadas e discutidas. Esses debates propiciam novas oportunidades para a aquisio de outros conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e de atitudes. Revistas e jornais auxiliam o professor na tarefa de proporcionar atividades nas quais os alunos leiam, interpretem e utilizem as informaes.

cinza 0 a 625 pontos

Os alunos cuja proficincia se encontra na faixa cinza, de 0 a 625 pontos, ainda no desenvolveram as habilidades relacionadas a esta competncia.

Revista Pedaggica

29

amarelo 625 a 725 pontos

O intervalo de 625 a 725 pontos, representado pelo amarelo, indica que os alunos extraem as informaes de tabelas. laranja-claro 725 a 750 pontos

Os alunos que se encontram no intervalo de 725 a 750 pontos, representado pelo laranja-claro, extraem informaes de tabelas e grficos de colunas com poucas informaes. laranja-escuro 750 a 800 pontos

O laranja-escuro, intervalo de 750 a 800 pontos, indica os alunos que extraem informao apresentada em quadros e tabelas com um algarismo multiplicador. vermelho acima de 800 pontos

O vermelho, que representa a proficincia acima de 800 pontos, indica os alunos que extraem informao de dados apresentados em grficos de coluna que apresentam vrias informaes.

30

Seape 2012

Abaixo do bsico

Bsico

Adequado

Avanado

PADRES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL


Os Padres de Desempenho so categorias definidas a partir de cortes numricos que agrupam os nveis da Escala de Proficincia, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo Seape. Esses cortes do origem a quatro Padres de Desempenho Abaixo do bsico, Bsico, Adequado e Avanado , os quais apresentam o perfil de desempenho dos alunos. Desta forma, alunos que se encontram em um Padro de Desempenho abaixo do esperado para sua etapa de escolaridade precisam ser foco de aes pedaggicas mais especializadas, de modo a garantir o desenvolvimento das habilidades So apresentados, a seguir, exemplos de itens* caractersticos de cada Padro. Por outro lado, estar no Padro mais elevado indica o caminho para o xito e a qualidade da aprendizagem dos alunos. Contudo, preciso salientar que mesmo os alunos posicionados no Padro mais elevado precisam de ateno, pois necessrio estimul-los para que progridam cada vez mais. necessrias ao sucesso escolar, evitando, assim, a repetncia e a evaso.

*O percentual de respostas em branco e nulas no foi contemplado na anlise.

Alm disso, as competncias e habilidades agrupadas nos Padres no esgotam tudo aquilo que os alunos desenvolveram e so capazes de fazer, uma vez que as habilidades avaliadas so aquelas consideradas essenciais em cada etapa de escolarizao e possveis de serem avaliadas num teste de mltipla escolha. Cabe aos docentes, atravs de instrumentos de observao e registros utilizados em sua prtica cotidiana, identificarem outras caractersticas apresentadas por seus alunos e que no so contempladas nos Padres. Isso porque, a despeito dos traos comuns a alunos que se encontram em um mesmo intervalo de proficincia, existem diferenas individuais que precisam ser consideradas para a reorientao da prtica pedaggica.

Revista Pedaggica

31

Abaixo do bsico
at 725 pontos

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

As

habilidades

matemticas

desenvolvidas

leitura e interpretao de dados estatsticos, ampliando, dessa forma, a apreenso da linguagem matemtica. Percebe-se, pela anlise dos resultados, que

neste Padro relacionam-se, principalmente aos conhecimentos adquiridos pelos alunos antes de entrarem para a escola. O desafio que se coloca nesta fase o de viabilizar condies para que os alunos possam relacionar esses diversos conhecimentos, principalmente, por meio de aes objetivas que priorizem uma reflexo individual sobre diferentes experincias cognitivas com o conhecimento matemtico. Contar quantidades por meio de situaes ldicas representa uma das primeiras formas de vivenciar convenes numricas institudas socialmente. Nessa linha, ao compreender as noes de quantidade, os alunos estabelecem relaes cognitivas com pequenos nmeros, suas representaes e uso em diferentes situaes cotidianas. Aprender a ler e a escrever os nmeros em sistema de notao matemtica uma das habilidades consideradas bsicas para que prossigam no seu processo de escolarizao. Para que relacionem informaes que circulam em diferentes esferas sociais e mobilizem conhecimentos de forma autnoma, torna-se fundamental que desenvolvam habilidades de

esses alunos demonstram uma apropriao da linguagem matemtica, porque conseguem: associar quantidades de um grupo de objetos sua representao numrica; extrair informaes de grficos de coluna por meio de contagem; ler horas em relgio digital em situaes cotidianas.

32

Seape 2012

Questo

M020003C2

Observe abaixo a boneca que Ana ganhou.

Essa boneca est em cima de

um cone.

um cilindro.

um paraleleppedo.

uma esfera.

Revista Pedaggica

33

A habilidade avaliada neste item a de reconhecer a forma cilndrica em dado objeto. Esse reconhecimento sustentado pela percepo visual, que proporciona a identificao de uma figura na forma de um objeto, e pela observao de propriedades que permitem distinguir os poliedros dos corpos redondos. O comando solicita que os alunos identifiquem a figura tridimensional qual se assemelha o objeto focalizado no suporte. Uma parcela de alunos correspondente a 1,8% do grupo avaliado marcou a primeira alternativa. Ao apontar o cone como a figura semelhante ao objeto, esses alunos evidenciam que no distinguem visualmente um cilindro de um cone. A segunda alternativa, que traz a opo correta, foi escolhida por um grupo de 92,5% dos alunos avaliados. Esse grupo demonstra ser capaz de relacionar o cilindro a um objeto que apresenta forma semelhante. Os alunos que indicaram a terceira alternativa correspondem a 3,2% do grupo avaliado. Ao optar por essa alternativa, confundiram visualmente a forma cilndrica com a de um paraleleppedo. Os alunos que optaram pela ltima alternativa, 1,8%, ainda no distinguem esfera de cilindro.

A 1,8

B 92,5

C 3,2

D 1,8

93+7
percentual de acerto

92,5%

34

Seape 2012

Bsico
de 725 a 800 pontos

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

Neste Padro, as habilidades matemticas que se evidenciam so as relativas aos significados atribudos aos nmeros naturais, seja em um contexto social ou escolar. Os alunos demonstram reconhecerem e utilizarem caractersticas do campo numrico tanto no plano da representao quanto no da resoluo de operaes e situaesproblema. No que se refere representao numrica, esses domnios podem ser percebidos quando esses alunos: escrevem por extenso nmeros naturais; reconhecem o valor posicional de um algarismo; identificam a composio e decomposio de nmeros naturais; comparam nmeros naturais apresentados em tabelas; identificam esses nmeros na reta numrica e completam sequncia de nmeros naturais, alternando-os de 3 em 3. Quanto anlise da resoluo de operaes, contextualizada ou no em situaes-problema, observa-se que esses alunos: calculam o resultado de adio ou subtrao de nmeros naturais; resolvem problemas envolvendo a comparao de nmeros naturais no processo de contagem, adio e/ ou subtrao de nmeros naturais sem reagrupamento e multiplicao; reconhecem o algoritmo da multiplicao em diferentes situaes de uso, sendo capazes de efetuar essa operao com nmeros naturais, com apenas um algarismo no segundo fator. No campo Geomtrico, os alunos que se encontram nesse perfil: identificam tringulos; reconhecem,

entre vrias figuras, aquelas de forma quadrada; localizam objetos (perto, longe, direita, esquerda) em representaes plana do espao. As habilidades pertinentes ao campo Grandezas e Medidas podem ser percebidas quando esses alunos: demonstram a compreenso da noo de tempo, ao lerem horas inteiras em relgios de ponteiro ou digitais, bem como ao realizarem leitura de informaes contidas nos calendrios; identificam as cdulas de dinheiro que compem o Sistema Monetrio Brasileiro, necessrias resoluo de uma situao que remeta compra e/ou venda de produtos; reconhecem a presena de diferentes unidades de medida que circulam na sociedade, relacionando-as a grandeza correspondente; identificam a quantidade de objetos que formam uma dzia. No campo Tratamento da Informao, os alunos, que se encontram neste Padro, extraem informaes apresentadas em quadros e tabelas, alm de interpretarem tabelas de coluna simples. Evidencia-se uma ampliao da capacidade de mobilizar conhecimentos matemticos em todos os campos, principalmente, no que se refere resoluo de problemas que envolvem as operaes de adio, de subtrao e de multiplicao.

Revista Pedaggica

35

Questo

M030123BH

Veja os nmeros que Lenita escreveu na reta numrica abaixo.

Nessa reta, os smbolos 191, 192, 193. 192, 194, 196. 195, 200, 205. 200, 210, 220.

Ye

esto representando quais nmeros?

A habilidade avaliada neste item a de identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica de intervalo igual a 5. A reta que serve de suporte ao item contm oito pontos, ocupados por cinco nmeros de trs algarismos, sendo que trs pontos esto indicados por smbolos. Para dar resposta ao item, os alunos devem identificar os nmeros que os smbolos substituem. Um grupo de 24,8% dos alunos avaliados assinalou a alternativa A, apontando os trs nmeros sucessivos a 190. Esses alunos no identificaram o intervalo de cinco. A alternativa B, escolhida por 14,6% dos alunos, apresenta como resposta trs nmeros que sucedem 190, mas com intervalo igual a 2. A alternativa C traz a resposta correta. Ela foi escolhida por um grupo de 49,2% de alunos, os

quais demonstram saber interpretar a localizao de nmeros na reta e relacion-los quanto posio que ocupam. Um grupo de 9,4% dos alunos optou pela alternativa D. Esses alunos indicaram como resposta trs nmeros que sucedem 190 com intervalo de 10.

A 24,8

B 14,6

C 49,2

D 9,4

49+51
percentual de acerto

49,2%

36

Seape 2012

Adequado
de 800 a 850 pontos

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

O salto cognitivo que se percebe neste Padro de desempenho, quando em comparao aos anteriores, se sustenta no campo Grandezas e Medidas. Ao aferir os resultados, evidencia-se que esses alunos consolidaram as habilidades de: relacionar medidas de tempo envolvendo dias e semanas; resolver problemas que contenham comparaes de unidade de medida de capacidade. H um aumento do grau de complexidade das habilidades do campo numrico que pode ser verificado quando esses alunos: resolvem problemas de subtrao envolvendo a ideia comparativa; resolvem problemas envolvendo trocas entre cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro; identificam a decomposio de um nmero com diversas ordens, apresentada pela soma dos valores relativos de seus algarismos. Consolidam-se, tambm, neste Padro, as habilidades relativas ao campo do Tratamento da Informao por esses alunos demonstrarem um maior domnio da interpretao de grficos de coluna por meio de leitura do eixo vertical. No campo Geomtrico, conseguem identificar figuras planas pela observao de seus lados e de sua forma.

Revista Pedaggica

37

Questo

M030114A8

Lucas e Robson esto jogando. Eles usam fichas para marcar o lugar onde esto. Veja abaixo. 41 43 45 47 FIM 25
INCIO

37

35

33

29

27

Quais so os nmeros cobertos pelas fichas? 30 e 38. 30 e 40. 32 e 38. 31 e 39.

38

Seape 2012

Este item avalia a habilidade de comparar e/ou ordenar nmeros naturais. O enunciado apresenta uma sequncia de nmeros, indo de 25 at 47, com intervalo igual a dois. H dois quadrinhos vagos, para que os alunos identifiquem os dois nmeros omissos. Como a ordenao de nmeros baseada na comparao, as duas aes, comparar e ordenar, so avaliadas neste item. Um grupo de 17,8% dos alunos avaliados optou pela primeira alternativa. Eles indicaram os sucessivos dos nmeros anteriores aos quadrinhos vagos, demonstrando que no perceberam o intervalo de dois entre os nmeros. Um grande grupo, correspondente a 26,3% dos alunos avaliados, marcou a segunda alternativa, indicando o sucessor de 29 e o antecessor de 41 para preencher os quadrinhos vagos. Essa escolha parece indicar que eles no tm familiaridade com as retas numricas. O grupo de alunos correspondente a 17,1%, que escolheu a terceira alternativa, indicou o sucessor (32) do nmero que est aps o primeiro quadrinho vago e o sucessor (38) do nmero que antecede o segundo nmero omisso. No perceberam o critrio da ordenao. A quarta alternativa, que traz a opo correta, foi escolhida por 36,8% dos alunos. Esses alunos demonstram ser capazes de comparar nmeros de dois algarismos e inserir nmeros omissos em uma sequncia organizada com intervalo igual a dois.

A 17,8

B 26,3

C 17,1

D 36,8

37+63
percentual de acerto

36,8%

Revista Pedaggica

39

Avanado
acima de 850 pontos

625

725

750

775

800

825

850

875

900

925

950

1000

As

habilidades

matemticas

caractersticas

deste Padro exigem dos alunos um raciocnio matemtico mais complexo. Os itens solucionados, a partir desse nvel, indicam que esses alunos: reconhecem regularidades em uma sequncia numrica; identificam o algoritmo da multiplicao por meio de situao combinatria; realizam diviso atravs do processo de distribuio; resolvem problemas com ideia de comparao envolvendo adio e subtrao e troca de cdulas e moedas do Sistema Monetrio Brasileiro; resolvem problemas que apresentam situaes de adio como operao inversa da subtrao e os que se relacionam diviso por meio de estratgias pessoais. No Campo Geomtrico, esses alunos demonstram que: reconhecem em uma lista de objetos aqueles que tm superfcie esfrica; reconhecem figuras tridimensionais atravs de sua planificao; identificam, em figuras planas, o retngulo. Neste Padro, os alunos resolvem situaes problema utilizando o clculo de converso de medidas de massa (kg/g) e calculam a medida da rea de quadrilteros por meio de contagem na malha quadriculada.

40

Seape 2012

3
OS RESULTADOS DESTA ESCOLA
Os resultados desta escola no Seape 2012 so apresentados sob seis aspectos, sendo que quatro deles esto impressos nesta revista. Os outros dois, que se referem aos resultados do percentual de acerto no teste, esto disponveis no CD que compe a coleo e no Portal da Avaliao, pelo endereo eletrnico www.seape.caedufjf.net. O acesso ao Portal da Avaliao realizado mediante senha enviada ao gestor da escola.

Revista Pedaggica

41

Resultados impressos nesta revista


Proficincia mdia
Apresenta a proficincia mdia desta escola. possvel comparar a proficincia com as mdias do estado por Rede, da Regional e do municpio. O objetivo proporcionar uma viso das proficincias mdias e posicionar sua escola em relao a essas mdias.

Participao
Informa o nmero estimado de alunos para a realizao do teste e quantos, efetivamente, participaram da avaliao no estado, na regional, no municpio e na sua escola.

Percentual de alunos por Padro de Desempenho


Permite acompanhar o percentual de alunos distribudos por Padres de Desempenho na avaliao realizada pelo estado.

Percentual de alunos por nvel de proficincia e Padro de Desempenho


Apresenta a distribuio dos alunos ao longo dos intervalos de proficincia no estado, na regional, no municpio e na sua escola. Os grficos permitem identificar o percentual de alunos para cada nvel de proficincia em cada um dos Padres de Desempenho. Isso ser fundamental para planejar intervenes pedaggicas, voltadas melhoria do processo de ensino e promoo da equidade escolar.

Resultados disponveis no Portal da Avaliao


Percentual de acerto por descritor:
Apresenta o percentual de acerto no teste para cada uma das habilidades avaliadas. Esses resultados so apresentados por regional, municpio, escola, turma e aluno.

Resultados por aluno:


possvel ter acesso ao resultado de cada aluno na avaliao, sendo informado o Padro de Desempenho alcanado e quais habilidades ele possui desenvolvidas em Matemtica para a 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental. Essas so informaes importantes para o acompanhamento de seu desempenho escolar.

42

Seape 2012

4
desenvolvimento de habilidades
O artigo a seguir apresenta uma sugesto para o trabalho de uma competncia em sala de aula. A proposta que o caminho percorrido nessa anlise seja aplicado para outras competncias e habilidades. Com isso, possvel adaptar as estratgias de interveno pedaggica ao contexto escolar no qual atua para promover uma ao focada nas necessidades dos alunos.

Revista Pedaggica

43

uso dos sistemas de medidas na Alfabetizao


As polticas pblicas atuais reorganizaram o sistema educacional de modo que os trs primeiros anos do Ensino Fundamental regular constituem-se como um ciclo, superando o atual arranjo seriado e disciplinar cuja reteno/promoo ocorria ao final de cada ano. Esta nova organizao tem a inteno de ressaltar que a Alfabetizao no um processo fragmentado e de tempo determinado, alm de ser mais complexo do que apenas saber ler e escrever. Nesse sentido, estar alfabetizado abrange um conjunto de competncias que se voltam para a aprendizagem na interao com o mundo, onde os contedos da rea da Matemtica so fundamentais . Assim, pode-se falar de uma Alfabetizao Matemtica, referindo-se a um conjunto de habilidades e competncias elementares, atravs das quais o aluno pode resolver problemas e pensar de modo mais organizado, a fim de interpretar e compreender melhor a sociedade e os modos de vida nos quais se insere. Dentre as competncias fundamentais para que se esteja alfabetizado matematicamente, existe a que se refere a Utilizar sistemas de medidas. Em situaes dirias, precisamos enfrentar muitos problemas que requerem o domnio sobre os sistemas mtricos e suas unidades, como, por exemplo, usar a fita mtrica para medir a altura de uma pessoa, trabalhar com receitas de culinria, agendar um compromisso em um calendrio e usar dinheiro, o que inclui a troca entre cdulas e moedas. A partir de dados de avaliaes externas, tem-se identificado que, nos itens envolvendo essa competncia, os alunos vm apresentando baixo desempenho. Em geral, o enfoque do ensino das habilidades envolvidas volta-se para o uso de tcnicas de clculo ou de identificao da grafia das unidades de medida. As crianas dos anos iniciais esto bastante acostumadas a lidar com diferentes sistemas e representaes, mas possuem dificuldades na hora de

"estar alfabetizado
abrange um conjunto de competncias que se voltam para a aprendizagem na interao com o mundo, onde os contedos da rea da Matemtica so fundamentais

"

44

Seape 2012

formalizar e explicar situaes com as quais lidam no cotidiano, normalmente, de modo intuitivo. Assim, as estratgias didticas para desenvolver habilidades sobre sistemas de medidas podem partir da problematizao do prprio contexto do aluno, haja vista que esta competncia se destaca pela estreita relao que estabelece com os conhecimentos da vida prtica e diria. As principais habilidades envolvidas nessa competncia referem-se ao domnio do Sistema Monetrio Brasileiro, leitura de horas em relgios e a problemas que relacionam unidades de medida de tempo, tais como o dia, a semana, o ms e o ano. Quando trabalhamos com alunos dos anos iniciais, preciso ateno na elaborao de uma situao didtica, pois eles precisam tanto aprender os modos de representao mais formais, quanto adquirir as noes em termos cognitivos. Nota-se que, muitas vezes, o ensino de Grandezas e medidas confunde-se com outras habilidades, principalmente, a do clculo aritmtico. O objetivo de se ensinar a Utilizar sistemas de medidas o de que as crianas possam manejar esse conhecimento em situaes dirias, o que implica resoluo de problemas, interpretao e compreenso. Todavia, pode ser equivocado que, em uma condio de ensino, se mobilize habilidades referentes a operaes aritmticas ou vinculadas a formas geomtricas. Nesse caso, quando o aluno no atinge o objetivo esperado, no se pode dizer que devido a um problema de aprendizagem na aquisio de noes de Grandezas e medidas ou na outra habilidade envolvida. Assim, o professor necessita de um conhecimento muito claro das capacidades que envolvem essa competncia, a fim de no elaborar situaes didticas que enfatizem outros conhecimentos.

"Quando trabalhamos
com alunos dos anos iniciais, preciso ateno na elaborao de uma situao didtica, pois eles precisam tanto aprender os modos de representao mais formais, quanto adquirir as noes em termos cognitivos.

No caso da habilidade vinculada ao domnio do Sistema Monetrio, a expectativa que, ao final da etapa de Alfabetizao, as crianas saibam identificar cdulas e moedas, e efetuem trocas entre elas. Assim, preciso desenvolver atividades que envolvam o prprio manuseio do dinheiro ou rplicas que o represente. Problemas nos quais se escreve o valor R$ 5,00 no permitem adquirir a habilidade de identificar a cdula propriamente dita. Da mesma

"

Revista Pedaggica

45

maneira, pedir que a criana diga, sem o uso do material, quantas moedas de R$ 0,25 podem ser trocadas por uma nota de R$ 2,00, acentua muito mais o clculo aritmtico com nmeros decimais do que o reconhecimento e troca de moedas por uma cdula. Igualmente, para a habilidade que se refere a ler horas e minutos em relgios digitais e de ponteiros, necessrio que as crianas tenham contato com esse tipo de material e o manuseie diretamente. Problemas descritivos, que relatam um contexto, no so adequados para a aquisio da habilidade. Por exemplo, quando dizemos que um relgio marca 3h15 e perguntamos qual o horrio marcado aps passarem-se 15 minutos, estamos solicitando mais uma habilidade de clculo de adio do que a leitura de um horrio. Assim, entende-se que os contedos referentes aquisio dessa competncia passam por um ensino que problematize as situaes cotidianas e evidencie as habilidades especificamente envolvidas. No se trata de segregar conhecimentos, mas de direcionar as estratgias didticas para objetivos que so especficos e que, dessa forma, podem ser alcanados de modo mais satisfatrio, sem extrapolar a etapa de Alfabetizao.

Desenvolvimento de habilidades na sala de aula


No conjunto de habilidades que compem a competncia Utilizar sistemas de medidas, um dos menores desempenhos em avaliaes em larga escala se situa, de um modo geral, na habilidade: Num problema, reconhecer e utilizar as unidades usuais de medida de tempo. Os resultados das avaliaes permitem supor que, alm do clculo da unidade de tempo (dia, semana, ms), falta s crianas o domnio sobre a interpretao e resoluo de problemas com esse contedo. Para que o aluno tenha xito em itens desse tipo, necessria a habilidade de compreender e reconhecer informaes em um contexto. Nesse sentido, estratgias didticas, cujo foco se volta apenas para atividades em que se visualizam relgios ou calendrios, a fim de determinar horrios ou situar acontecimentos

46

Seape 2012

"Identificar o horrio
em um relgio ou um acontecimento em um calendrio uma capacidade fundamental, mas no suficiente, na resoluo de problemas, pois a operao cognitiva de interpretar mobiliza um maior nmero de recursos mentais.

no tempo, no so capazes de promover processos de pensamento que construam a habilidade de interpretar e resolver problemas. Identificar o horrio em um relgio ou um acontecimento em um calendrio uma capacidade fundamental, mas no suficiente, na resoluo de problemas, pois a operao cognitiva de interpretar mobiliza um maior nmero de recursos mentais. Em especial, a noo de tempo para a criana , inicialmente, muito subjetiva e particular. Ela se estabelece em funo de alguns marcadores temporais que fazem parte do cotidiano. Por exemplo, um aluno que frequenta as aulas no turno da manh est habituado a acordar e ir para a escola. Ele pode, em algum dia, tirar uma soneca no meio da tarde e, aps levantar-se, manifestar o desejo de ir para a escola novamente, como o hbito que tem todas as manhs. Nesse exemplo, a marca temporal subjetiva acordar determina uma sequncia de acontecimentos. Nas situaes didticas no se deve eliminar esse carter qualitativo da noo de tempo, mas situ-lo no coletivo, a fim de que a prpria criana regule suas compreenses em funo da necessidade do grupo. O fator social o elemento que vai fomentar a passagem do tempo subjetivo para uma marcao mais convencional. Assim, elaborar cartazes com a rotina escolar ajuda a introduzir marcadores de tempo para compreender a noo de dia e semana, atravs de representaes que sejam comuns a todos os alunos. Em outras palavras, as crianas tm certas percepes do tempo, mas elas so muito particulares, e elaborar situaes coletivas faz perceber que o tempo precisa de marcaes que sejam comuns, pois todo o grupo necessita encontrar uma marca que lhe seja significativa e compartilhada. Adotar um sistema formal, como o relgio, o calendrio ou a agenda, uma necessidade que surge das relaes sociais e, por isso, deve ser problematizada na sala de aula, a partir da organizao do trabalho em grupo. Outro aspecto que ocorre durante a aquisio da noo temporal e um dos problemas mais comuns referem-se s ideias de ontem, hoje e amanh. bastante comum as crianas se confundirem e dizerem: Amanh eu comi um cachorro quente na escola, querendo referir-

"

Revista Pedaggica

47

se a um evento j ocorrido. Esse equvoco surge de operaes cognitivas no muito organizadas, principalmente aquelas que so relativas noo de sequncia, que uma operao cognitiva que no pode ser adquirida por memorizao de acontecimentos ou de palavras. Atividades de repetio ou treinamento nas quais a criana reproduz muitas vezes as palavras ontem, hoje e amanh no so capazes de desenvolver essa noo. preciso que isso seja trabalhado em situaes didticas que envolvam contextos significativos, cuja sequncia temporal seja construda em processos de pensamento que se apoiem nas marcas temporais prprias de cada criana. Quando da introduo do uso do relgio para leitura de horas e minutos, inicia-se com o aparelho digital, para posterior insero do instrumento de ponteiros. A maior dificuldade das crianas se deve ao fato de que as horas e os minutos esto organizados de uma maneira diferente do sistema decimal, com o qual esto acostumadas a trabalhar. A tendncia inicial dos alunos acreditar que um evento que inicia s 13h45 e termina 20 minutos aps ter, como horrio de trmino, 13h65, pois esto habituados a clculos de soma, sem levar em conta as particularidades da converso de horas e minutos. Compreender que os minutos esto organizados em conjuntos de 60 e que esse agrupamento corresponde a uma hora uma operao mental sofisticada e que encontra resistncia em um pensamento que est habituado a fazer agrupamentos de dez, em funo do sistema de numerao decimal. Assim, esse exemplo ressalta a importncia do prprio relgio como tecnologia de ensino. O uso do equipamento permite que as crianas testem hipteses diretamente e verifiquem os erros e acertos do seu modo de raciocinar. Em problemas descritivos, apenas a correo do professor dimensiona o que certo e errado, o que limita a construo da autonomia da criana. Quando o aluno tem a possibilidade de experimentar e pr prova suas prprias ideias, possvel a construo de diferentes estratgias de resoluo e de produo de conhecimento.

"O uso do
equipamento permite que as crianas testem hipteses diretamente e verifiquem os erros e acertos do seu modo de raciocinar. Em problemas descritivos, apenas a correo do professor dimensiona o que certo e errado, o que limita a construo da autonomia da criana.

"

48

Seape 2012

"O domnio
'Grandezas e medidas' destaca-se pela sua estreita ligao com o cotidiano e a possibilidade de se elaborar estratgias didticas a partir dos contextos dos prprios alunos.

Proposta de atividades
As competncias a serem construdas durante a etapa de Alfabetizao constituem-se como essenciais para todo o processo de aprendizagem da Matemtica e da construo do raciocnio lgico. O domnio Grandezas e medidas destaca-se pela sua estreita ligao com o cotidiano e a possibilidade de se elaborar estratgias didticas a partir dos contextos dos prprios alunos. Alm disso, o ensino de Matemtica para a 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental demanda o uso de estratgias muito especficas para o trabalho com crianas. importante destacar que os modos de aprender dos pequenos no so os mesmos dos adultos, e suas particularidades precisam ser respeitadas. Para o trabalho com medidas e seus sistemas, os recursos mais usuais so os materiais concretos e as atividades ldicas, que se constituem como importantes suportes pedaggicos de que o professor dispe para ensinar melhor. O uso do material concreto destaca-se pela possibilidade de a criana apoiar-se em propriedades simblicas dos objetos para estruturar seu raciocnio. De modo equivocado, muitos docentes acreditam que o fato de tocar ou ver facilita o aprendizado, pois esto habituados a uma pedagogia tradicional e a mtodos de ensino transmissivos. Em outras palavras, nessa perspectiva, os materiais concretos seriam modos de transmitir o contedo pela via sensorial. Todavia, atualmente, considera-se que o raciocnio e o pensamento constroem-se em processos que extrapolam o simples estmulo dos sentidos. Assim, os materiais concretos so um importante suporte, na medida em que esto relacionados a uma situao pedaggica que carrega uma intencionalidade, envolve um contexto significativo e apresenta um desafio no qual a criana pode pensar sobre um objeto de conhecimento, ao mesmo tempo em que se apoia no material para resolver o problema. De fato, a fora desse tipo de suporte pedaggico est na estratgia didtica adotada pelo professor, que pode se valer do material para sistematizar situaes e desenvolver habilidades fundamentais para a Alfabetizao Matemtica das crianas.

"

Revista Pedaggica

49

O pensamento dos alunos em fase de Alfabetizao apresenta propriedades bastante especficas. As atividades ldicas, tais como os jogos, as brincadeiras, o teatro, a msica e a recreao, so linguagens importantes e que acessam mais facilmente os modos de raciocinar das crianas. Dessa maneira, desenvolver habilidades referentes a medidas e sistemas mtricos, relacionando-as a esse tipo de suporte didtico, facilita a construo do pensamento matemtico, atrai as crianas para a tarefa e cria uma situao favorvel aprendizagem. Evidencia-se que um dos maiores equvocos usar esse tipo de recurso sem uma inteno pedaggica, por acreditar que o simples contato da criana com a brincadeira seja suficiente. A falta de uma intencionalidade transforma as atividades ldicas em algo prximo do entretenimento, o que no explora as potencialidades dessa abordagem para a aprendizagem. Um exemplo de atividade ldica que pode ser utilizada para desenvolver a habilidade referente ao uso do sistema monetrio o emprego em sala de aula de jogos com cdulas e moedas. Muitos brinquedos trazem rplicas de dinheiro e permitem s crianas vivenciarem o seu manuseio e suas trocas em situaes didticas. O professor pode desenvolver casos de compra e venda com uso do troco e pedir que os alunos desenhem as operaes que realizaram. Para esta etapa de ensino fundamental que os alunos saibam, sobretudo, identificar quantas moedas de um mesmo valor equivalem a uma quantia inteira dada em reais e vice-versa. Para o uso de medidas de capacidade e de converso entre unidades, diversos recursos podem ser mobilizados. Um exemplo o uso de atividades de culinria. Pode-se utilizar uma receita e produzi-la no refeitrio da escola. As diferentes unidades de medida convencionais dos alimentos, tais como o quilo e o litro podem ser exploradas, bem com as medidas no convencionais, como a pitada, a colher ou a xcara. Para isso, no basta executar os procedimentos previstos na receita, mas sistematiz-los junto com as crianas atravs de um desenho, uma histria ou algum tipo de produo que as leve a pensar sobre as aes que executaram.

"Para o uso de medidas


de capacidade e de converso entre unidades, diversos recursos podem ser mobilizados. Um exemplo o uso de atividades de culinria.

"

50

Seape 2012

Particularmente, a grandeza do tempo uma das que permitem maior oferta de material e recurso. Uma das atividades fundamentais estimular a turma a confeccionar seu prprio material, a fim de construir suas marcas temporais. A agenda da semana um recurso interessante e, para as crianas que ainda no dominam a escrita, possvel utilizar um desenho que represente a atividade correspondente a cada dia. Por exemplo: segunda-feira o momento de ir biblioteca, ento se usa a figura de um livro, tera-feira o dia de jogos, ento o grupo escolhe uma figura que represente essa situao etc. Para o tempo, uma das ferramentas didticas mais importantes para o trabalho com crianas em processo de alfabetizao a msica. As atividades de carter ldico facilitam o pensamento dos alunos e apresentam um aspecto motivacional e atrativo para o trabalho com crianas. No caso da msica, o compasso musical e a pulsao rtmica so elementos que ajudam a construir a noo de sequncia temporal e podem ser explorados em brincadeiras que envolvam o movimento do corpo em correspondncia a cano. Em atividades como a popular dana das cadeiras, na qual as crianas circundam uma roda com um nmero menor de assentos do que o de participantes, o pulso rtmico da msica pode ser um marcador temporal importante, a fim de compreender a sequncia temporal. Para as medidas de comprimento, pode-se desenvolver atividades com mtricas no convencionais, como o caso do passo, para contar o tamanho da sala, ou do palmo, para estimar o comprimento da mesa de trabalho. Para os instrumentos mais convencionais, o mais usual a fita mtrica. Alm de ser um material do cotidiano de muitas crianas, permite que se extrapole atividades como medir a altura dos pequenos e outras medidas corporais, o que, em geral, um elemento motivacional para os alunos.

Revista Pedaggica

51

rEitor dA UnivErSidAdE fEdErAl dE jUiz dE forA HENRIQUE DUQUE DE MIRANDA CHAVES FILHO coordEnAo gErAl do cAEd LINA KTIA MESQUITA DE OLIVEIRA coordEnAo tcnicA do projEto MANUEL FERNANDO PALCIOS DA CUNHA E MELO coordEnAo dA UnidAdE dE pESqUiSA TUFI MACHADO SOARES coordEnAo dE AnliSES E pUBlicAES WAGNER SILVEIRA REZENDE coordEnAo dE inStrUmEntoS dE AvAliAo RENATO CARNABA MACEDO coordEnAo dE mEdidAS EdUcAcionAiS WELLINGTON SILVA coordEnAo dE opErAES dE AvAliAo RAFAEL DE OLIVEIRA coordEnAo dE procESSAmEnto dE docUmEntoS BENITO DELAGE coordEnAo dE prodUo viSUAl HAMILTON FERREIRA rESponSvEl pElo projEto grfico EDNA REZENDE S. DE ALCNTARA

ACRE. Secretaria de Estado de Educao e Esporte. SEAPE 2012/ Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educao, CAEd. v. 1 ( jan/dez. 2012), Juiz de Fora, 2012 Anual. ARAJO, Carolina Pires; MELO, Manuel Fernando Palcios da Cunha e; OLIVEIRA, Lina Ktia Mesquita de; REZENDE, Wagner Silveira. Contedo: Revista Pedaggica de Matemtica 2 srie/3 ano do Ensino Fundamental. ISSN 2237-8308 CDU 373.3+373.5:371.26(05)

Вам также может понравиться