Вы находитесь на странице: 1из 12

Questo 01 Examine o seguinte anncio publicitrio:

CURSO E COLGIO

a) Qual a relao de sentido existente entre a imagem de uma folha de rvore e as expresses Mapeamento logstico e caminho, empregadas no texto que compe o anncio acima reproduzido? b) A que se refere o advrbio aqui, presente no texto do anncio? Resposta:
CURSO E COLGIO

a) A impresso visual que o emaranhado de linhas da folha da rvore causa se assemelha a um mapa, demonstrando rotas, cruzamentos e passagens. A relao com o mapeamento lgico est presente justamente nessa semelhana visual ao mapa, enquanto caminho pela remisso visual que as linhas intercruzadas fazem, lembrando-nos de caminhos presentes em uma representao cartogrfica. b) O advrbio aqui se refere expresso mapeamento logstico que, de acordo com a empresa, seria o responsvel pela competitividade da indstria. Alm disso, pode-se entender o aqui como fazendo meno imagem da folha da planta amaznica e, por extenso, floresta como um todo.

Questo 02 Leia o texto.

CURSO E COLGIO

Ditadura / Democracia A diferena entre uma democracia e um pas totalitrio que numa democracia todo mundo reclama, ningum vive satisfeito. Mas se voc perguntar a qualquer cidado de uma ditadura o que acha do seu pas, ele responde sem hesitao: No posso me queixar.
Millr Fernandes, Millr definitivo: a bblia do caos.

a) Para produzir o efeito de humor que o caracteriza, esse texto emprega o recurso da ambiguidade? Justifique sua resposta. b) Reescreva a segunda parte do texto (de Mas at queixar), pondo no plural a palavra cidado e fazendo as modificaes necessrias. Resposta:
CURSO E COLGIO

a) A ambiguidade est presente na fala do morador do pas que vive uma ditadura. A fala No posso me queixar pode significar tanto que ele no tem queixas (no posso me queixar, pois no tenho reclamaes) ou que ele no tem a possibilidade de reclamar, no possui liberdade de expresso (no posso me queixar, pois no tenho liberdade de expresso). b) Reescrevendo, temos: Mas se voc perguntar a quaisquer cidados de uma ditadura o que acham do seu pas, eles respondem sem hesitao: no podemos nos queixar.

Questo 03 Leia este texto:

CURSO E COLGIO

Entre 1808, com a abertura dos portos, e 1850, no auge da centralizao imperial, modificarase a pacata, fechada e obsoleta sociedade. O pas europeizava-se, para escndalo de muitos, iniciando um perodo de progresso rpido, progresso conscientemente provocado, sob moldes ingleses. O vesturio, a alimentao, a moblia mostram, no ingnuo deslumbramento, a subverso dos hbitos lusos, vagarosamente rompidos com os valores culturais que a presena europeia infiltrava, justamente com as mercadorias importadas. O contato litorneo das duas culturas, uma dominante j no perodo final da segregao colonial, articula-se no ajustamento das economias. Ao Estado, a realidade mais ativa da estrutura social, coube o papel de intermediar o impacto estrangeiro, reduzindo-o temperatura e velocidade nativas.
Raymundo Faoro, Os donos do poder.

a) Considerado o contexto, inteiramente adequado o emprego, no texto, das expresses europeizava-se e presena europeia? Explique sucintamente. b) As palavras litorneo e temperatura foram usadas, ambas, no texto, em seu sentido literal? Justifique sua resposta. Resposta:
CURSO E COLGIO

a) No inteiramente adequado o emprego das expresses europeizava-se e presena europeia no texto. Na tentativa de esclarecer ou analisar o desenvolvimento da cultura colonial brasileira a partir da chegada da famlia real em 1808, o autor do texto usou os termos de maneira generalista e pouco precisa. O Brasil, durante toda a sua histria colonial, de forma obvia, sofreu as influncias portuguesas. Naquele momento, com a chegada da famlia real, a colnia aportuguesava-se ainda mais e, aos poucos, sofria a influncia da Inglaterra graas ao enriquecimento das relaes comerciais com aquele pas. b) Em nenhum dos dois casos, as palavras litorneo e temperatura foram usadas em seu sentido literal. Litorneo, numa relao da parte pelo todo, expressa no texto o sentido das atividades comerciais realizadas por mar entre as duas naes. Temperatura uma metfora para a necessidade de adequao ou intermediao da presena estrangeira no Brasil.

Questo 04 Leia o texto.

CURSO E COLGIO

Na mdia em geral, nos discursos, em mensagens publicitrias, na fala de diferentes atores sociais, enfim, nos diversos contextos em que a comunicao se faz presente, deparamo-nos repetidas vezes com a palavra cidadania. Esse largo uso, porm, no torna seu significado evidente. Ao contrrio, o fato de admitir vrios empregos deprecia seu valor conceitual, isto , sua capacidade de nos fazer compreender certa ordem de eventos. Assim, pode-se dizer que, contemporaneamente, a palavra cidadania atende bastante bem a um dos usos possveis da linguagem, a comunicao, mas caminha em sentido inverso quando se trata da cognio, do uso cognitivo da linguagem. Por que, ento, a palavra cidadania constantemente evocada, se o seu significado to pouco esclarecido?
Maria Alice Rezende de Carvalho, Cidadania e direitos.

a) Segundo o texto, em que consistem o uso comunicativo e o uso cognitivo da linguagem? Explique resumidamente. b) Responda sucintamente a pergunta que encerra o texto: Por que, ento, a palavra cidadania constantemente evocada, se o seu significado to pouco esclarecido? Resposta:
CURSO E COLGIO

a) O uso comunicativo da linguagem , relativamente, superficial e no preocupado em possuir total domnio de seu efeito de sentido, podendo demonstrar uma ideia vazia. J o uso cognitivo mais relacionado ao real significado da palavra. Tais relaes so vistas no texto uma vez que o termo cidadania est sendo usado sem ter uma preocupao com o que de fato representa. b) A palavra cidadania constantemente evocada por ser um tema muito discutido, bastante exigido e, consequentemente, por se tratar de um assunto do qual se cobra a opinio da sociedade. Sendo assim, no existe a preocupao com o uso cognitivo da palavra cidadania, ou seja, ocorre apenas um discurso vazio sem aprofundamentos acerca dele.

Questo 05 Leia o excerto.

CURSO E COLGIO

Ningum mais vive, reparou? Vivencia. Estou vivenciando um momento difcil, diz Maricotinha. Fico penalizado, mas ficaria mais se Maricotinha estivesse passando por ou vivendo aquele momento difcil. H uma diferena, diz o dicionrio. Viver ter vida, existir. Vivenciar tambm viver, mas implica uma espcie de reflexo ou de sentir. No o caso de Maricotinha. O que ela quer dizer viver, passar por. Mas disse vivenciar porque assim que, ultimamente, os pedantes a ensinaram a falar.
Ruy Castro, Folha de S. Paulo, 27 de junho de 2012. Adaptado.

a) Da personagem Jos Dias, diz o narrador do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis: Jos Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feio monumental s ideias; no as havendo, servia a prolongar as frases. Em que o comportamento lingustico de Maricotinha, tal como o caracteriza o texto, se compara ao da personagem machadiana? b) Quem j ............................................... a perda de um parente conhece a dor que estou sentindo. Preencha a lacuna da frase acima, utilizando o verbo viver ou o verbo vivenciar, de acordo com a preferncia do autor do texto. Justifique sua escolha. c) No trecho os pedantes a ensinaram a falar, a palavra pedante, considerada no contexto, pode ser substituda por ............................................... . Resposta:
CURSO E COLGIO

a) O comportamento lingustico de Maricotinha se compara ao de Jos Dias pela elaborao de um discurso chamado pedante, mais esttico e formalista e menos conteudista, por isso mesmo vago e nebuloso que reflete um vazio existencial. b) De acordo com a preferncia do autor do texto, o verbo adequado viveu. c) A palavra pedante pode ser substituda por pretensioso ou arrogante.

Questo 06 Leia as seguintes manchetes:

CURSO E COLGIO

a) Cada um dos grupos de manchetes acima reproduzidos, por ter sido escrito em pocas diferentes, caracteriza-se pelo uso reiterado de determinados recursos lingusticos. Indique um recurso lingustico que caracteriza as manchetes de cada um desses grupos. b) Manchetes jornalsticas costumam suprimir vrgulas. Transcreva a ltima manchete de cada grupo, acrescentando vrgulas onde forem cabveis, de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa. Resposta:
CURSO E COLGIO

a) O principal recurso lingustico que diferencia as pocas retratadas est na organizao sinttica das manchetes, especificamente em relao posio do sujeito e verbo. possvel notar que, nos enunciados antigos, o sujeito est sempre posposto ao verbo, ou seja, aps ele. Tomando como exemplo a segunda manchete para comprovar: Encerrou (verbo transitivo direto) seus trabalhos (objeto direto) a Conferncia de Paris (sujeito). J nas manchetes atuais, o sujeito est anteposto ao verbo, ou seja, antes dele. Exemplificando com o primeiro enunciado: Quase metade dos mdicos (sujeito) receita (verbo transitivo direto) o que a indstria quer (objeto direto). b) Na ltima frase do Grupo I, a possibilidade de nos E.U.A. ser um adjunto adverbial de lugar, indicando onde foi causada a viva apreenso. Como adjuntos adverbiais que no aparecem no final da frase devem ser isolados por vrgulas, teramos: Causaram viva apreenso, nos E.U.A., os discos voadores. J no Grupo II, o adjunto adverbial hoje, por tambm no aparecer no trmino do perodo, deveria estar separado por vrgulas. Teramos: Mec divulga, hoje, resultados do Enem por escolas. Uma considerao deve ser feita na frase do Grupo I. Se o termo nos E.U.A. for encarado como um objeto indireto do verbo causar (ou seja, os discos voadores deixaram os E.U.A. apreensivos), a presena de vrgulas no deveria ocorrer (parafraseando para explicitar esse sentido: Os discos voadores causaram nos E.U.A. viva apreenso). No se pode afirmar se essa interpretao ser aceita pela banca, uma vez que h essa dupla interpretao sinttica.

Questo 07

CURSO E COLGIO

Leia com ateno o trecho de Til, de Jos de Alencar, para responder ao que se pede. [Berta] - Agora creio em tudo no que me disseram, e no que se pode imaginar de mais horrvel. Que assassines por paga a quem no te fez mal, que por vingana pratiques crueldades que espantam, eu concebo; s como a suuarana, que s vezes mata para estancar a sede, e outras por desfastio entra na mangueira e estraalha tudo. Mas que te vendas para assassinar o filho de teu benfeitor, daquele em cuja casa foste criado, o homem de quem recebeste o sustento; eis o que no se compreende; porque at as feras lembram-se do benefcio que se lhes fez, e tm um faro para conhecerem o amigo que as salvou. [Jo] - Tambm eu tenho, pois aprendi com elas; respondeu o bugre; e sei me sacrificar por aqueles que me querem. No me torno, porm, escravo de um homem, que nasceu rico, por causa das sobras que me atirava, como atiraria a qualquer outro, ou a seu negro. No foi por mim que ele fez isso; mas para se mostrar ou por vergonha de enxotar de sua casa a um pobre-diabo. A terra nos d de comer a todos e ningum se morre por ela. [Berta] - Para ti, portanto, no h gratido? [Jo] - No sei o que ; demais, Galvo j ps-me quites dessa dvida da farinha que lhe comi. Estamos de contas justas! acrescentou Jo Fera com um suspiro profundo. a) Nesse trecho, Jo Fera refere-se de modo acerbo a uma determinada relao social (aquela que o vinculara, anteriormente, ao seu benfeitor, conforme diz Berta), revelando o mal-estar que tal relao lhe provoca. Que relao social essa e em que consiste o malestar que lhe est associado? b) A fala de Jo Fera revela que, no contexto scio-histrico em que estava inserido, sua posio social o fazia sentir-se ameaado de ser identificado com um outro tipo social identificao, essa, que ele considera intolervel. De que identificao se trata e por que Jo a abomina?

Explique sucintamente. Resposta:


CURSO E COLGIO

a) Na lgica interna do romance Til, a Fazenda das Palmas, de Lus Galvo, a reproduo de um feudo, ao redor do qual movimentam-se personagens que em praticamente tudo dependem de sua ao centralizadora. Por essa razo, os tipos humanos que ali vivem esto de algum modo vinculados s decises e ao poder de Lus Galvo, representante de uma aristocracia rural do incio do Imprio, na primeira metade do sculo XIX. Nessas relaes, dois vnculos se destacam: o senhor e o escravo; e o senhor e o empregado, caso da relao entre Lus Galvo e Jo Fera, cujo mal-estar deriva tanto dessa relao de subservincia quanto do amor frustrado do bugre pela cabocla Besita, tambm objeto de desejo de Lus Galvo. b) Jo Fera no admitia ser identificado com o escravo negro, que era tratado, naquele sistema, como coisa, objeto. Jo Fera, por sua vez, estabelecia um vnculo de trabalho com o fazendeiro Lus Galvo, incrementado, no plano emocional, por atitudes sacrificiais como ele prprio afirma: [...] e sei me sacrificar por aqueles que me querem.

Questo 08

CURSO E COLGIO

No excerto abaixo, narra-se parte do encontro de Brs Cubas com Quincas Borba, quando este, reduzido misria, mendigava nas ruas do Rio de Janeiro: Tirei a carteira, escolhi uma nota de cinco mil-ris, - a menos limpa, - e dei-lha [a Quincas Borba]. Ele recebeu-ma com os olhos cintilantes de cobia. Levantou a nota ao ar, e agitou-a entusiasmado. - In hoc signo vinces!* bradou. E depois beijou-a, com muitos ademanes de ternura, e to ruidosa expanso, que me produziu um sentimento misto de nojo e lstima. Ele, que era arguto, entendeu-me; ficou srio, grotescamente srio, e pediu-me desculpa da alegria, dizendo que era alegria de pobre que no via, desde muitos anos, uma nota de cinco mil-ris. - Pois est em suas mos ver outras muitas, disse eu. - Sim? acudiu ele, dando um bote para mim. - Trabalhando, conclu eu. *In hoc signo vinces!: citao em latim que significa Com este sinal vencers (frase que teria aparecido no cu, junto de uma cruz, ao imperador Constantino, antes de uma batalha).
Machado de Assis, Memrias pstumas de Brs Cubas.

a) Tendo em vista a autobiografia de Brs Cubas e as consideraes que, ao longo de suas Memrias pstumas, ele tece a respeito do tema do trabalho, comente o conselho que, no excerto, ele d a Quincas Borba: - Trabalhando, conclu eu. b) Tendo, agora, como referncia, a histria de D. Plcida, contada no livro, discuta sucintamente o mencionado conselho de Brs Cubas. Resposta:
CURSO E COLGIO

a) O conselho irnico, visto que Brs Cubas membro de uma elite patriarcal do sculo XIX viveu da herana do pai, no se deu ao trabalho, desclassificava o trabalho j que este era feito por escravos, como se v no trecho do Captulo das Negativas: coube-me a boa fortuna de no comprar o po com o suor do meu rosto. b) Embora Quincas Borba e D. Plcida sejam de origem simples, praticamente mendicantes diante de Brs Cubas, a Quincas ele aconselha o trabalho e a D. Plcida ele beneficia com favores financeiros como o caso dos cinco contos de ris que ele prprio achou em um passeio que fez no bairro de Botafogo. Esse tratamento diferente com D. Plcida motivado pelo interesse de Brs Cubas em comprar o silncio da mesma em relao a seu caso adltero com Virglia.

Questo 09

CURSO E COLGIO

Embora seja, com frequncia, irnico a respeito do livro e de si mesmo, o narrador das Viagens na minha terra no deixa de declarar ao leitor que essa obra primeiro que tudo, um smbolo, na medida em que, diz ele, uma profunda ideia (...) est oculta debaixo desta ligeira aparncia de uma viagenzita que parece feita a brincar, e no fim de contas uma coisa sria, grave, pensada (...). Tendo em vista essas declaraes do narrador e considerando a obra em seu contexto histrico e literrio, responda ao que se pede. a) Do ponto de vista da histria social e poltica de Portugal, o que est simbolizado nessa viagem? b) Considerada, agora, do ponto de vista da histria literria, o que essa obra de Garrett representa na evoluo da prosa portuguesa? Explique resumidamente.

Resposta:

CURSO E COLGIO

a) Est simbolizada nesta histria de viagens a conflituosa identidade portuguesa, que se mostra como dvida entre passadismo e modernizao, religio e cincia, romantismo e realismo, absolutismo e liberalismo. Esses binmios tambm podem ser ilustrados pela oposio entre os polos da viagem: Lisboa (cidade, modernidade) e o Vale de Santarm (passadismo medieval). b) Apesar de ser uma obra enquadrada no Romantismo portugus, Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, representa um rompimento em certa medida tanto com as bases clssicas de formao do autor quanto com o prprio Romantismo, antecipando caractersticas da prosa realista e moderna de Ea de Queirs. Essa antecipao se d por meio de: experimentao de foco narrativo cambiante, variao de gneros dentro da narrativa, texto digressivo que acomoda o intertexto, a metalinguagem e contnuos dilogos com o leitor (recepo).

Questo 10 Leia o seguinte poema.

CURSO E COLGIO

TRISTEZA DO IMPRIO Os conselheiros angustiados ante o colo ebrneo das donzelas opulentas que ao piano abemolavam bus-co a cam-pi-na se-re-na pa-ra-li-vre sus-pi-rar, esqueciam a guerra do Paraguai, o enfado bolorento de So Cristvo, a dor cada vez mais forte dos negros e sorvendo mecnicos uma pitada de rap, sonhavam a futura libertao dos instintos e ninhos de amor a serem instalados nos arranha-cus de Copacabana, [com rdio e telefone automtico.
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.

a) Compare sucintamente os conselheiros do Imprio, tal como os caracteriza o poema de Drummond, ao protagonista das Memrias pstumas de Brs Cubas, de Machado de Assis. b) Ao conjugar de maneira intempestiva o passado imperial ao presente de seu prprio tempo, qual a percepo da histria do Brasil que o poeta revela ser a sua? Explique resumidamente. Resposta:
CURSO E COLGIO

a) Os conselheiros angustiados referidos no poema Tristeza do Imprio, de Drummond, correspondem a Brs Cubas, protagonista do romance de Machado de Assis, representantes de uma elite patriarcal, escravocrata, senhorial e proprietria de terras. Percebe-se em ambos os casos uma inaptido quanto a realizao da prpria vida, como se v nas passagens conselheiros angustiados, enfado bolorento de So Cristvo, sorvendo mecnicos, estados de coisas que se amplificam no ttulo Tristeza do Imprio e que correspondem a imagens de no realizao que constituem o Captulo das Negativas de Memrias Pstumas de Brs Cubas. Outro ponto possvel de aproximao entre os protagonistas pode ser a alienao social tanto dos conselheiros angustiados que se esqueciam da Guerra do Paraguai quanto de Brs Cubas que se demonstrava egocntrico. b) A percepo da Histria do Brasil revelada por Drummond crtica, aguda, irnica, e traz a tona o enfado, a frivolidade, a mesmice de atitudes, a inautenticidade de gestos mecnicos de uma elite estado novista, antidemocrtica, antiparlamentar, que comprou a iluso de segurana do sistema totalitarista de Getlio Vargas e era herdeira dos mesmos paradigmas da elite do sculo XIX.

Redao

CURSO E COLGIO

Esta a reproduo (aqui, sem as marcas normais dos anunciantes, que foram substitudas por X de um anncio publicitrio real, colhido em uma revista, publicada no ano de 2012. Como toda mensagem, esse anncio, formado pela relao entre imagem e texto, carrega pressupostos e implicaes: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada viso de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante. Redija uma dissertao em prosa, na qual voc interprete e discuta a mensagem contida nesse anncio, considerando os aspectos mencionados no pargrafo anterior e, se quiser, tambm outros aspectos que julgue relevantes. Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto. Instrues: A redao deve obedecer normapadro da lngua portuguesa. Escreva, no mnimo, 20 e, no mximo, 30 linhas, com letra legvel. D um ttulo a sua redao.

Comentrio:

CURSO E COLGIO

A prova de Redao da Fuvest 2013 apresentou ao aluno um tema bem profcuo o consumismo uma vez que a prtica exagerada do consumo pode ser, facilmente, percebida nas nossas relaes pessoais e sociais contemporneas. Alm disso, o assunto redacional no foi completamente novo, visto que na prova do ano passado, da mesma instituio, o ltimo trecho da coletnea trazia referncias de relaes entre a poltica (tema da prova de redao da Fuvest 2012) e o consumo. O vestibulando que se preparou, ao longo do ano, tendo contato com provas de vestibulares de instituies variadas, de anos diversos, tambm no considerou o tema da Fuvest deste ano indito, j que a avaliao redacional do ITA, em 2007, abordou, exatamente, o mesmo assunto. Inclusive, as ideias presentes no texto-base apresentado ao aluno uma imagem de um carto de crdito com os dizeres, em ingls, I shop, therefore I am era muito parecido com o (nico) texto fornecido pela Fuvest, neste ano. E foi exatamente essa a novidade da prova em 2013. Se com relao ao tema no houve ineditismo, com relao coletnea houve uma relevante mudana: uma fotografia de um shopping, acompanhada de um texto publicitrio (Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Carto de Crdito X) foi o nico trecho da coletnea, diferentemente de edies anteriores, em que a prova sempre disponibilizava vrios excertos, que poderiam contribuir para a reflexo acerca do tema. Na edio deste ano, a Fuvest apenas apontou caminhos para uma reflexo. Isso foi feito no segundo pargrafo posterior imagem acompanhada do texto publicitrio no qual se encontrava a seguinte indicao: se o observarmos bem, veremos que ele expressa uma determinada mentalidade, projeta uma dada viso de mundo, manifesta uma certa escolha de valores e assim por diante Para a produo da dissertao, o aluno teria que ter pensado: qual a determinada mentalidade expressa pela propaganda? Qual e como a viso de mundo projetada? Quais valores esto manifestados, direta e indiretamente, na propaganda? Respondendo a essas e outras perguntas, o candidato teria tido, em mos, relevantes ideias que poderiam ter sido transformadas em embasados argumentos. Essas perguntas (e as respectivas respostas) tambm seriam importantes para auxiliar o aluno a identificar o recorte do tema, o enfoque do assunto, visto que, tambm diferentemente de anos anteriores, o recorte temtico, neste ano, no veio explcito em forma de frase. Dada a pouca coletnea, o aluno teria que, obrigatoriamente, recorrer sua bagagem de leitura, sua leitura de mundo, ao que ele j leu, ouviu e viu acerca do assunto que, como mencionado no incio deste comentrio, facilmente perceptvel no mundo que o cerca, na sociedade em que vive. Tema no indito, mas bem reconhecvel na vida do vestibulando, coletnea de um nico trecho, recorte temtico implcito: assim foi a prova de redao da Fuvest de 2013. O aluno que no se amedrontou com as novidades da avaliao redacional, o aluno que tem capacidade de reflexo sobre as questes que permeiam o mundo sua volta teve, diante de si, a chance de produzir uma excelente dissertao.

Вам также может понравиться