Вы находитесь на странице: 1из 7

6 comandos do Prompt que voc deve conhecer

O Windows mudou muito ao longo das duas ltimas dcadas. O sistema que tem suas razes no MS-DOS foi abandonando aos poucos as linhas de comando, ganhando facilidades, atalhos e recursos simplificados. Antigamente, muita gente conhecia comandos para acessar pastas, criar diretrios, copiar arquivos, pintar, bordar e revirar o sistema sem necessitar de uma interface grfica. Contudo, com a evoluo do sistema, fomos forados a abandonar esses recursos. bom notar que, apesar do visual arrojado, o Windows roda uma srie de linhas de cdigo em segundo plano. Para muitas pessoas, pode parecer que esses montes de caracteres no servem para nada, mas todos so muito teis e podem lhe ajudar no dia a dia. Neste artigo, vamos recapitular alguns comandos que podem ser usados diretamente no Windows e que poupam um bom tempo ao evitar que voc fique vasculhando o Painel de Controle para encontrar informaes bsicas.

Acessando o Prompt de Comando


Antigamente, o Windows possibilitava o acesso rpido ao DOS, mas nas atuais verses o acesso interface textual s possvel atravs do Prompt de Comando. Os comandos que vamos apresentar neste artigo s podem ser utilizados neste programa ou atravs do Executar (no Menu Iniciar).

(F onte da imagem: Tecmundo/Baixaki) Caso voc queira testar os recursos aqui apresentados, voc deve abrir o Prompt de Comando (que fica no Menu Iniciar, dentro da pasta Acessrios). possvel tambm digitar o termo na pesquisa do Windows e abrir a janela do

Prompt rapidamente. Para abrir o Executar, voc pode simplesmente pressionar as teclas Windows + R.

1. ipconfig
Como o nome sugere, a utilizao desse cdigo revela as configuraes de IP. Talvez voc no trabalhe diariamente com redes, mas bem provvel que, em algum momento, sua mquina apresentou problemas de internet sem quaisquer motivos. Esse comando no vai resolver os possveis erros da rede, mas voc consegue obter detalhes sobre endereo IPv4, mscara da sub-rede, gateway, DNS, IPv6 e outros tantos. Uma vez executado o comando, possvel conferir se o seu roteador est distribuindo o IP correto, se o DNS atribudo o correto e assim por diante.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) Para efetuar configuraes, voc dever abrir a Central de Rede e Compartilhamento, em que poder realizar alteraes nos diversos adaptadores que esto instalados na sua mquina.

ipconfig /flushdns
s vezes, pode acontecer de voc mudar o endereo DNS mas a mudana no ocorrer de imediato (o Windows tem um tempo para efetuar essa alterao). Para informar ao sistema que o endereo foi modificado, basta usar o /flushdns.

2. ping
H situaes em que a internet parece estar funcionando perfeitamente, mas apenas um ou outro website no abre. Para conferir se existe uma resposta do servidor da pgina em questo, voc pode apelar para o comando ping.

Basta digitar ping, o endereo do site (pode ser o IP ou o endereo completo) e pressionar Enter. O Windows envia alguns pacotes para a pgina indicada e aguarda a resposta. Em poucos segundos, voc poder saber se os pacotes foram devidamente entregues e o tempo que foi necessrio para tal tarefa.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) Quando h algum problema em sua conexo ou com o site, voc ter perda total de pacotes e saber que algo deve ser feito para resolver a situao. s vezes, vale trocar o DNS e conferir se a sua conexo est devidamente configurada.

3. tracert
Outro comando semelhante ao ping o tracert. O nome desse recurso vem de traar rota, justamente porque ele serve para verificar se todos os servidores envolvidos na comunicao entre seu computador e uma determinada pgina esto operando conforme o esperado.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) Ao executar esse comando, o Windows confere o tempo necessrio, em milissegundos, para se conectar a cada um dos computadores intermedirios no processo de acesso at a pgina solicitada. O ltimo rastreado na rota a pgina que voc quer visitar.

4. netstat -an
Ainda falando sobre problemas de rede, h mais um comando que pode ser til para conferir se o seu computador no est se comportando de forma anormal. O netstat um comando bem simples, mas que pode ser bem esclarecedor. Para us-lo, digite o seguinte no Prompt de Comando: netstat -an

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) O Windows vai conferir todas as portas que esto abertas e dar um retorno mostrando a quais IPs cada uma est conectada e o status da porta. Algumas ficam apenas aguardando dados, outras tm comunicao estabelecida (o que quer dizer que esto transmitindo informaes) e h aquelas que esto inoperantes.

5. taskkill /f /im processo.exe


Muitas vezes, pode acontecer de algum programa travar e voc no conseguir fech-lo de maneira alguma. Nessas horas, a melhor soluo abrir o Gerenciador de Tarefas e matar o processo incmodo. Acontece que nem sempre o Gerenciador abre instantaneamente, o que pode fazer voc passar mais raiva. Se voc j um usurio experiente e sabe o nome do processo que est ocasionando problemas ao Windows, basta usar o comando taskkill para resolver essa situao. Nesse caso, voc no precisa nem abrir o Prompt de Comando. Apenas abra o Executar (Windows + R) e digite o seguinte: taskkill /f /im chrome.exe

(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) Note que, em nosso exemplo, fechamos o Google Chrome, mas o procedimento vale para quaisquer outros processos.

6. sfc /scannow
Outro comando que pode ajudar nas questes de instabilidade o sfc. Este utilitrio efetua uma varredura nos arquivos do sistema procurando erros e itens corrompidos. Quando algum problema encontrado (ou um arquivo est ausente), o Windows tenta efetuar um reparo rpido.

Ampliar (Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) bom notar que este recurso s funciona quando voc abre o Prompt de Comando como Administrador. O processo s trabalha com arquivos importantes, portanto no pense que ele servir para vasculhar o disco por vrus ou outras porcarias. A execuo deste procedimento um bocado demorada.

H um mundo de comandos

Bom, esses so apenas alguns dos tantos comandos que podem ser teis no seu dia a dia. Claro, h recursos (como o Telnet, o recimg e outros tantos) que so bem especficos e talvez voc nunca utilize. De qualquer forma, vale sempre pesquisar para ficar bem informado. Vale notar que mesmo os comandos citados aqui so dispensveis, visto que o Windows fornece essas e outras tantas ferramentas com interface grfica simplificada. De qualquer forma, deixamos as informaes para quem busca mudar a rotina e quer efetuar algumas atividades com maior velocidade. Voc tem mais dicas? Aproveite nossa seo de comentrios!

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/43075-6comandos-do-prompt-que-voce-deve-conhecer.htm#ixzz2eEZf1aiz

Вам также может понравиться