Вы находитесь на странице: 1из 4

Aterramento e Equipotencializao

O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa (Figura 01). Ele tem como objetivo diminuir a variao de tenso de uma rede eltrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usurios de um possvel choque eltrico.

Figura 01 Aterramento de Toda Construo Em uma instalao eltrica de baixa tenso , o aterramento fundamental para a garantia do funcionamento adequado dos sistemas de proteo contra choques eltricos, sobretenses, descargas atmosfricas, descargas eletrostticas, alem de ajudar a garantir o pleno funcionamento dos equipamentos de tecnologia de informao (computadores, centrais telefnicas, modem, controladores lgicos etc..). O aterramento pode ser: Funcional: ligao atravs de um dos condutores do sistema neutro. Proteo: ligao terra das massas e dos elementos condutores estranhos instalao. Temporrio: ligao eltrica efetiva com baixa impedncia intencional terra, destinada a garantir a equipotencialidade e mantida continuamente durante a interveno na instalao eltrica. Esquema de aterramento Conforme a NBR-5410/2004 so considerados os esquemas de aterramento TN / TT / IT, cabendo as seguintes observaes sobre as ilustraes e smbolos utilizados: A. As figuras na seqncia, que ilustram os esquemas de aterramento, devem ser interpretadas de forma genrica. Elas utilizam como exemplo sistemas trifsicos. As massas indicadas no simbolizam um nico, mas sim qualquer nmero de equipamentos eltricos. Alm disso, as figuras no devem ser vistas com conotao espacial restrita. Deve-se notar, neste particular, que como uma mesma instalao pode eventualmente abranger mais de uma edificao, as massas devem necessariamente compartilhar o mesmo eletrodo de aterramento, se pertencentes a uma mesma edificao, mas podem, em princpio, estar ligadas a eletrodos de aterramento distintos, se situadas em diferentes

edificaes, com cada grupo de massas associado ao eletrodo de aterramento da edificao respectiva. Nas figuras so utilizados os seguintes smbolos:

B. Na classificao dos esquemas de aterramento utilizada a seguinte simbologia: Primeira letra Situao da alimentao em relao terra: T = um ponto diretamente aterrado; I = isolao de todas as partes vivas em relao terra ou aterramento de um ponto atravs de impedncia; Segunda letra Situao das massas da instalao eltrica em relao terra: T = massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto da alimentao; N = massas ligadas ao ponto da alimentao aterrado (em corrente alternada, o ponto aterrado normalmente o ponto neutro); Outras letras (eventuais) Disposio do condutor neutro e do condutor de proteo: S = funes de neutro e de proteo asseguradas por condutores distintos; C = funes de neutro e de proteo combinadas em um nico condutor (condutor PEN). Aterramento temporrio O aterramento eltrico de uma instalao tem por funo evitar acidentes gerados pela energizao acidental da rede, propiciando rpida atuao do sistema automtico de seccionamento ou proteo. Tambm tem o objetivo de promover proteo aos trabalhadores contra descargas atmosfricas que possam interagir ao longo do circuito em interveno. Esse procedimento dever ser adotado a montante (antes) e a jusante (depois) do ponto de interveno do circuito e derivaes se houver, salvo quando a interveno ocorrer no final do trecho. Deve ser retirado ao final dos servios. A energizao acidental pode ser causada por: Erros na manobra; Fechamento de chave seccionadora; Contato acidental com outros circuitos energizados, situados ao longo do circuito; Tenses induzidas por linhas adjacentes ou que cruzam a rede; Fontes de alimentao de terceiros (geradores); Linhas de distribuio para operaes de manuteno e instalao e colocao de transformador; Torres e cabos de transmisso nas operaes de construo de linhas de transmisso; Linhas de transmisso nas operaes de substituio de torres ou manuteno de componentes da linha; Descargas atmosfricas.

Para cada classe de tenso existe um tipo de aterramento temporrio. O mais usado em trabalhos de manuteno ou instalao nas linhas de distribuio um conjunto ou Kit padro composto pelos seguintes elementos: vara ou basto de manobra em material isolante, com cabeotes de manobra; grampos condutores para conexo do conjunto de aterramento com os condutores e a terra; trapzio de suspenso - para elevao do conjunto de grampos linha e conexo dos cabos de interligao das fases, de material leve e bom condutor, permitindo perfeita conexo eltrica e mecnica dos cabos de interligao das fases e descida para terra; grampos para conexo aos condutores e ao ponto de terra; cabos de aterramento de cobre, extraflexvel e isolado; trado ou haste de aterramento para ligao do conjunto de aterramento com o solo, deve ser dimensionado para propiciar baixa resistncia de terra e boa rea de contato com o solo. Nas subestaes, por ocasio da manuteno dos componentes, se conecta os componentes do aterramento temporrio malha de aterramento fixa, j existente. O aterramento eltrico tem trs funes fundamentais: * Proteger o usurio do equipamento das descargas atmosfricas, atravs da qualidade de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosfricas. * Descarregar cargas estticas acumuladas nas carcaas das mquinas ou equipamentos para a terra. * Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteo (fusveis, disjuntores, etc.), atravs da corrente desviada para a terra. Procedimentos Os clculos e variveis para dimensionar um aterramento podem ser considerados complexos. A resistividade e tipo do solo, geometria e constituio da haste de aterramento, formato em que as hastes so distribudas, so alguns dos fatores que influenciam o valor da resistncia do aterramento. a) Haste de aterramento: A haste de aterramento normalmente, feita de uma alma de ao revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m so as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrneos em sua instalao. b) O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5 W . Dependendo da qumica do solo (quantidade de gua, salinidade, alcalinidade, etc.), mais de uma haste pode se fazer necessria para nos aproximarmos desse valor. Caso isso no ocorra, existem duas possibilidades: tratamento qumico do solo (que ser analisado mais adiante), e o agrupamento de barras em paralelo. EQUIPOTENCIALIZAO o procedimento que consiste na interligao de elementos especificados, visando obter a equipotencialidade necessria para os fins desejados. Todas as massas de uma instalao devem estar ligadas a condutores de proteo. Em cada edificao deve ser realizada uma equipotencializao principal, em condies especificadas, e tantas eqipotencializaes suplementares quantas forem necessrias.

Todas as massas da instalao situadas em uma mesma edificao devem estar vinculadas equipotencializao principal da edificao e, dessa forma, a um mesmo e nico eletrodo de aterramento. Isso sem prejuzo de eqipotencializaes adicionais que se faam necessrias, para fins de proteo contra choques e/ou de compatibilidade eletromagntica. Massas simultaneamente acessveis devem estar vinculadas a um mesmo eletrodo de aterramento, sem prejuzo de eqipotencializaes adicionais que se faam necessrias, para fins de proteo contra choques e/ou de compatibilidade eletromagntica. Massas protegidas contra choques eltricos por um mesmo dispositivo, dentro das regras da proteo por seccionamento automtico da alimentao, devem estar vinculadas a um mesmo eletrodo de aterramento, sem prejuzo de eqipotencializaes adicionais que se faam necessrias, para fins de proteo contra choques ou de compatibilidade eletromagntica. Todo circuito deve dispor de condutor de proteo, em toda sua extenso. NOTA: Um condutor de proteo pode ser comum a mais de um circuito, observado o disposto no item 6.4.3.1.5. da NBR 5410/2004, um condutor de proteo pode ser comum a dois ou mais circuitos, desde que esteja instalado no mesmo conduto que os respectivos condutores de fase e sua seo seja dimensionada para a mais severa corrente de falta presumida e o mais longo tempo de atuao do dispositivo de seccionamento automtico verificados nesses circuitos; ou em funo da maior seo do condutor da fase desses circuitos conforme tabela abaixo. Admite-se que os seguintes elementos sejam excludos das eqipotencializaes: A. suportes metlicos de isoladores de linhas areas fixados edificao que estiverem fora da zona de alcance normal; B. postes de concreto armado em que a armadura no acessvel; C. massas que, por suas reduzidas dimenses (at aproximadamente 50 mm x 50 mm) ou por sua isposio, no possam ser agarradas ou estabelecer contato significativo com parte do corpo humano, desde que a ligao a um condutor de proteo seja difcil ou pouco confivel.

Referncias bibliogrficas - Alexandre Capelli, Saber Eletrnica, n 329/Junho/2000. - Aterramento Eltrico Procobre Victory 06/02. NBR 5410 http://www.halten.com.br/ATERRAMENTO.pdf http://www.fundacentro.gov.br/dominios/ctn/anexos/cdNr10/Manuais/M %C3%B3dulo01/555_4%20%20MEDIDAS%20DE%20CONTROLE%20DO%20RISCO%20EL %C3%89TRICO%20_Vers%C3%A3o%20II_.pdf

Вам также может понравиться