Вы находитесь на странице: 1из 3

ATITUDES SUTIS QUE AMEAM O CASAMENTO Ct 2:15 Introduo: Nos dias 14 e 15 de abril, 1912, o majestoso Titanic terminou sua

viagem inaugural no fundo do mar, um desastre em que quase 1500 almas se perderam. Mas a tragdia maior foi o fato de que aquele desastre poderia ter sido evitado. Vrias advertncias alertaram o navio ao perigo de icebergs nas guas. Mas ao que tudo indica, o Capito Smith ignorou as advertncias, preferindo confiar em seu navio infundvel. Muitos casamentos que conseguiram navegar pelos mares s vezes tempestuosos, enfrentando um oceano ainda repleto de icebergs, mas outros no. So surpreendidos com um iceberg. O fato que um iceberg algo enganoso por talvez paream menores na superfcie do que realmente so. Este ano estou fazendo 22 anos de casamento, como eu a alguns que esto vivendo aquilo que se chama a segunda dcada. Conversei com um irmo sobre votos e disse que este foi o nico que no pensei em quebrar. Mas eu no posso descuidar, tenho que estar atento e identificar alguns desses perigos que ameaam nossos lares. Mas com a bssola da Palavra de Deus, poderemos passar com tranquilidade por esse perodo em que o amor atinge sua maioridade. Que tal ligar seu radar matrimonial para verificar se talvez alguns desses perigos estejam no horizonte do seu casamento? [Jogador Giba, beijando outra mulher] 1. Distanciamento.

O primeiro iceberg capaz de afundar o matrimnio faz parte de processo natural em que a paixo da lua-de-mel se transforma num amor mais maduro e estvel. Mas estvel pode tambm ser sinnimo por frio se o casal no se guardar de uma vida rotineira e previsvel demais. Um ditado americano que diz, Familiarity breeds contempt (familiaridade gera dio) sugere que podemos permitir uma distncia em nossos relacionamentos como resultado do cotidiano. Alis o cotidiano pode obviamente impor certas ameaas sutis e perigosas, comeamos a nos acostumar com o que no bom e sdio. O livro de Provrbios sugere que podemos e devemos manter acesa a chama do nosso amor, mesmo na segunda dcada do casamento. Falando do amor romntico no casamento, o autor diz, Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, cora de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carcias (Pv 5.18,19). Este talvez seja o mais srio sinal de perigo no casamento. quando se vive na mesma casa, mas se est longe um do outro, no ha dilogo, no se conhecem. Quando se percebe que esta havendo distanciamento? Quando voc prefere a companhia de outras pessoas e no a de seu cnjuge. Trabalhar at mais tarde para no vir para casa. Arranjar bastante atividade na Igreja para ficar longe de casa. Voc comea a promover passatempos, interesses que no permitam vocs ficarem Juntos. Quando h enfraquecimento no interesse sexual. O distanciamento talvez o mais srio dos sinais de perigo no casamento, porque ele sutil, silencioso. No faz soar nenhum alarme. Apenas penetra sorrateiramente e gradualmente nas vidas dos cnjuges e ento destri o relacionamento. Sugesto: Quando foi a ltima vez que vocs saram, s os dois, para um escape romntico? Pelo menos uma vez por ano o casal deve fazer todo esforo para planejar uma sada--talvez um retiro ou congresso de casais, ou at mesmo um fim-de-semana longe da casa, dos filhos, do trabalho, da igreja e da vida rotineira.

2.

Monotonia e Egosmo.

Um outro perigo no mar matrimonial, relacionado com o primeiro, a monotonia. O casamento pode e as vezes vai se achar em momentos sem sal. Nem todo o dia voc estar alegre e satisfeito! A rotina cruel! O mesmo, dia aps dia, semana aps semana, ms aps ms, ano aps ano, afoga o relacionamento com ondas de mediocridade. Em meio a tantas preocupaes com os filhos, com a carreira, com contas a pagar e muito mais, as pequenas cortesias do namoro e lua-de-mel ficam esquecidas. Acabamos voltando toda a nossa ateno para ns mesmos, e no mais para o cnjuge. Precisamos da graa de Deus! Se Deus pode no parecer desejvel [John Piper] quanto mais nosso cnjuge. Lendo o livro Piper fala que devemos lutar pela alegria em Deus. Assim tambm no casamento! A questo no ameaadora rotina, mas o perigoso conformismo. 1 Corntios 13 nos lembra de que um amor vivo no se conduz inconvenientemente, no procura os seus interesses, tudo sofre, tudo cr, tudo espera e tudo suporta. Sugesto: Que tal voltar a paparicar seu cnjuge como fazia antes? Abrir uma porta, escrever um bilhete, massagear os ps, fazer cafun no cabelo, comprar uma flor, sair para jantar, dar um abrao fora da hora e muito mais so maneiras de dizer Eu te amo e interromper a monotonia e pr fim ao egosmo no relacionamento. 3. Carreira x Famlia.

Dois eventos simultneos coincidem na segunda dcada de casamento para muitos. o tempo em que muitas carreiras disparam. Mas tambm o tempo em que os filhos precisam muito dos pais, se s pelas decises a serem tomadas (namoro, vestibular, faculdade, carreira), mas tambm pelos desafios da pr-adolescncia e adolescncia. Pais ausentes dificilmente orientaro os filhos como navegarem por essas guas profundas. Conversando com um jovem ele me falou que no sonha com riqueza, no deseja viver sufocado pelo trabalho a fim de ganhar mais e achar que ter uma vida melhor. Disse a ele que iria gravar este compromisso! As Escrituras colocam em cheque nossa ambio desenfreada. Salmo 127 nos desafia: Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam. . . Intil vos ser levantar de madrugada, repousar tarde, comer o po que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o d enquanto dormem (1,2). Salmo 131 declara Senhor, no soberbo o meu corao, nem altivo o meu olhar; no ando procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim(1). Estamos atravs do trabalho tentando mostrar amor por nossa famlia, mas tenhamos a certeza mais do presentes, nossos filhos necessitam de presena. Seu cnjuge precisa de sua presena! [Click o filme] Sugesto: Avalie suas prioridades como famlia. Aquela promoo realmente vale a pena? Os filhos precisam de mais dinheiro, ou de mais tempo com os pais? Voc TEM que trazer tanto trabalho para casa nos finais-desemana? Nenhum comerciante termina sua vida com ressentimentos porque no fechou mais um negcio, mas muitos sofrem por no ter investido mais na vida de seus filhos 4. Filholatria.

A Revista Veja, na edio especial Sua Criana, publicou um artigo intitulado, Fuja do Filhocentrismo. Relata como os pais de hoje so incapazes ou indispostos a dizer No aos filhos, permitindo que os filhos sejam pequenos deuses no lar.[1] A Revista Selees ofereceu uma pea semelhante chamada Romance com Filhos Possvel? Torn-los o Centro de Sua Vida Pode Lhe Custar Caro.[2]

Em algum momento nas duas ultimas geraes, desviamos o foco do casamento como base da famlia e o transferimos para os filhos. Foi uma mudana sutil, e preciso olhar com ateno para ver seu impacto no relacionamento do casal. Antigamente os pais atendiam s necessidades um do outro, e as preferncias das crianas vinham em segundo lugar. Desligue a televiso. Seu pai precisa de paz quando chega em casa e No, voc no pode sentar na frente, esse lugar da mame. Eram frases perfeitamente razoveis. Hoje trs fatores tornaram permanente essa mudana: h mais igualdade nos casamentos o tempo com os filhos encolheu e a infncia se tornou mais competitiva. A sndrome do ninho vazio resulta quando os pais se dedicam durante 18 anos aos filhos mas esquecem de desenvolver a amizade conjugal. Os dois artigos certamente no recomendam negligncia ou abandono dos filhos, mas apontam para uma forte tendncia em nossos dias de idolatrar os filhos. Mas biblicamente, no o eixo pai-filho e sim, marido-esposa, que ancora o lar (Gn 1.27,31). Quando me e pai esto bem como casal, tudo vai bem em casa. Mas quando h atritos entre o casal, o mundo dos filhos afunda. Sugesto: Seria bom os pais verificarem se j caram no extremo de filholatria, e tomar providncias para voltar ao equilbrio bblico. Tm medo de contrariar o filho? Sair de casa s os dois, sem os filhos? Os programas dos filhos dominam o lar? Os pais apresentam uma frente unida diante dos filhos na disciplina e nas decises, ou os filhos conseguem jogar um pai contra o outro? 5. Mgoas.

Pequenos atritos e conflitos no-resolvidos se acumulam no decorre dos anos, e facilmente naufragam relacionamentos. Por isso o Apstolo Paulo aconselhou, Irai-vos, e no pequeis; no se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo (Efsio 4.26,27). Nem sempre vamos concordar sobre tudo, e s vezes, ao longo de um casamento, temos que concordar em discordar. Mas se no resolvermos nossas diferenas, as mgoas se empilharo entre ns, afastando-nos um do outro. Talvez por esse efeito cumulativo, muitos casamentos acabam se afundando justamente na sua segunda dcada O ressentimento pode vir por ataques verbais, crticas duras, palavras que machucam. Quem se utiliza de palavras amargas vai corroendo mais e mais a base do relacionamento, fazendo o ressentimento aumentar. [Pv 15:1 - Ef 4:31,32]. Evite o ataque, a crtica, o sarcasmo, o autoritarismo, a interpretao distorcida do que dito, evite o julgamento, evite o silncio e reclamaes. CL 3:13 - Rm 15:7 Sugesto: Se existem questes no-resolvidas entre vocs, o primeiro passo reconhecer SUA parte no conflito e pedir perdo (no desculpas) do seu cnjuge, sem exigir ou esperar que ele faa o mesmo. O perdo ministra a graa de Deus em seu lar, e remove obstculos que facilmente naufragam um relacionamento. H muitos icebergs no mar matrimonial. Mas o casal que j conseguiu navegar pelos primeiros dez anos de casamento, certamente tem condies de vencer a segunda dcada. Mas no pode ignorar as advertncias de perigos no horizonte. Conforme o velho corinho infantil, Com Cristo no barco, tudo vai muito bem . . . Concluso: Quais seriam outras ameaas sutis? Qual em sua opinio a mais perigosa?

Вам также может понравиться