Вы находитесь на странице: 1из 19

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap.

2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 130

MACA EM QUATRO TEMPOS Arthur Soffiati

Juntamente com o Rio Itapemirim, o Rio Maca delimita uma das feies costeiras mais originais do norte do Estado do Rio de Janeiro e do Sul do Esprito Santo. Entre ambos, o mar afastado da zona serrana por formaes geolgicas de origem recente. A mais antiga delas integra o Grupo Barreiras ou a Formao Barreiras. Popularmente conhecida como tabuleiro, discute-se ainda se sua origem continental ou marinha. Ela devia preencher a maior parte do intervalo entre a foz do Rio Maca, o arco cristalino e a foz do Rio Itapemirim, sendo cortada pelos Rios Paraba do Sul, Guaxindiba e Itabapoana. Depois do Grupo Barreiras, com idade estimada em 60 milhes de anos, aderiu-se a ela uma restinga entre o Rio Maca e o ponto em que futuramente ser aberta a Vala do Furado. Trata-se da Restinga de Carapebus, com 123 mil anos de idade, onde se instalou o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. No Holoceno (ltimos 11 mil anos), o aquecimento natural da Terra produziu a elevao do nvel do mar. Esta elevao, no trecho costeiro entre os Rios Maca e Itapemirim, que o autor denomina Ecorregio de So Tom, atingiu seu ponto mximo h 5.100 anos antes do presente, fendendo o grande tabuleiro no seu ponto mais baixo. Assim, o mar alcanou novamente o sop da zona serrana e separou o tabuleiro em duas partes. Da mesma forma, o trabalho do Rio Itabapoana criou mais uma unidade de tabuleiro entre ele e o Rio Itapemirim. A partir do ponto em que o mar chegou novamente a tocar o p da zona cristalina, o Rio Paraba do Sul foi construindo uma vasta plancie aluvial, aproveitando as guas calmas de uma grande semilaguna criada pelo mximo transgressivo do mar. Juntou-se a ela, a maior restinga do futuro Estado do Rio de Janeiro, entre o Cabo de So Tom e o Crrego de Manguinhos, constituda pela ao conjunta do Rio Paraba do Sul, em seu processo de progradao no interior da semilaguna, e do mar, em sua regresso1, como mostra o mapa abaixo.

Doutor em Histria Social, com concentrao em Histria Ambiental, e professor da Universidade Federal Fluminense campus Campos dos Goytacazes. 1 MARTIN, Louis; SUGUIO, Kenitiro; DOMINGUEZ, Jos M. L.; e FLEXOR, Jean-Marie. Geologia do Quaternrio Costeiro do Litoral Norte do Rio de Janeiro e do Esprito Santo. Belo Horizonte: CPRM, 1997.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 131

Na foz do Rio Maca, pode-se perceber nitidamente, na margem esquerda, uma fmbria arenosa assinalando o ponto terminal da Restinga de Carapebus. Na margem direita, emergem formaes rochosas pr-cambrianas, mostrando, assim, que o Rio Maca, ao sul, separa duas provncias geolgicas. Ao norte, o Rio Itapemirim cumpre o mesmo papel. Alberto Ribeiro Lamego nota que este ponto particularmente curioso porque os contrafortes da Serra do Mar tocam diretamente o oceano.
A feio insular da zona da cidade e suas redondezas j era manifesta no Tercirio Superior. Um pequeno arquiplago se espalhava entre os mares daquele tempo, onde o arenito de barreiras se depositava (...) Das ilhas de Maca (...), algumas foram ligadas ao continente pelo mecanismo das restingas formando tpicos tmbolos. Outras permaneceram como tais2.

LAMEGO, Alberto Ribeiro. Restingas na costa do Brasil. Boletim n. 96. Rio de Janeiro: Departamento Nacional da Produo Mineral/Diviso de Geologia e Mineralogia, 1940.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 132

Segundo a explicao de Lamego, a foz do Maca, na luta travada contra a restinga para no ser tapada, acabou empurrada para as rochas pr-cambrianas. Este estrangulamento teria ocasionado o embrejamento de todo o baixo curso do rio3. Quem volta das costas para o mar, em qualquer ponto alto de Maca, divisa do interior para a costa, trs ntidos degraus geolgicos e geomorfolgicos: a Serra do Mar, na qual se destaca o ponto culminante, na regio, do Pico do Frade; o Grupo Barreiras; e a plancie fluviomarinha. Esta ltima formada pela plancie aluvial do baixo Maca e pela restinga de Carapebus. A rede hdrica, no mbito dos limites municipais, dominada pela Bacia do Maca e pela Bacia da Lagoa de Imboacica. O mapa abaixo mostra como esta rede era intrincada num passado pr-humano.

Fonte: Plano Diretor de Maca.

A cobertura vegetal nativa compunha-se de campo de altitude (refgio vegetacional), no Pico do Frade, da mata ombrfila densa atlntica na Serra do Mar; da mata estacional semidecidual atlntica, no tabuleiro; de formaes pioneiras de influncia marinha, na restinga de Carapebus; e de um expressivo manguezal, na foz do Rio Maca. Um pequeno manguezal monoespecfico se formou na Praia de Imbetiba, aproveitando uma descarga de esgoto no mar. H

Id, ibid., pgs. 36 e 37.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 133

considerveis evidncias mostrando que a Lagoa de Imboacica era, na verdade, um rio que foi barrado pelo mar, em cuja barra devia tambm existir um manguezal4. Antes da chegada dos europeus Amrica, as terras em que seria criado o municpio de Maca eram habitadas por povos nativos do grupo lingustico macroj, ao que tudo indica. Existe um excelente estudo sobre pesquisa arqueolgica efetuada na Ilha de Santana 5. Primeiro tempo A primeira fase da histria de Maca, para fins deste estudo, situa-se entre a fundao de um povoado em sua foz, que dar origem vila e cidade, at as grandes obras de drenagem empreendidas pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS), no fim dos anos de 1960 e no incio dos anos de 1970. Trata-se de uma histria de tempo lento ou de longa durao. J na segunda metade do sculo XVI, a enseada de Maca era bastante conhecida dos europeus. Jean de Lry registra, em torno de 1558, a seguinte passagem:
Depois de costearmos a terra desses uetac, avistamos outra regio prxima chamada de Maca e habitada por outros selvagens que (...) no podem se comprazer na vizinhana de ndios to brutais e ferozes. Nessas terras v-se beira-mar um grande rochedo em forma de torre, to reluzente ao sol que pensam muitos tratar-se de uma espcie de esmeralda; e com efeito, os franceses e portugueses que por a velejam o denominam Esmeralda de Maca. Dizem que ela rodeada por uma infinidade de rochedos flor da gua que avanam mar afora cerca de duas lguas e como tampouco a ela se tem acesso por terra, completamente impraticvel. Tambm existem trs pequenas ilhas chamadas ilhas de Maca junto das quais fundeamos e dormimos uma noite (...) estava nossa aguada corrompida, por isso pela manh (...), alguns marujos foram procurar gua potvel nessas ilhas desabitadas e verificaram que todo o terreno se achava coberto de ovos de aves de diversas espcies, alis diferentes das nossas. E to mansas, por nunca terem visto gente, que se deixavam pegar com a mo ou matar a pauladas; assim nossos homens puderam encher o escaler, trazendo para o navio grande quantidade delas6.

VELOSO, Henrique Pimenta; RANGEL FILHO, Antonio Loureno Rosa e LIMA, Jorge Carlos Alves. Classificao da Vegetao Brasileira, Adaptada a um Sistema Universal. Rio de Janeiro: Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 1991.
5

LIMA, Tania Andrade e SILVA, Regina Coeli Pinheiro da. Zoo-arqueologia: alguns resultados para a prhistria da Ilha de Santana. Revista de Arqueologia 2 (2). Belm: Museu Paraense Emlio Goeldi, jul/dez de 1984. 6 LRY, Jean de. Viagem Terra do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito, 1961.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 134

O portugus Gabriel Soares de Sousa considera que


Esta ilha de Santa Ana fica em vinte e dois graus e um tero, a qual est afastada da terra firme duas lguas para o mar, e tem dois ilhus junto de si. E quem vem do mar em fora parece-lhe tudo uma coisa. Tem esta ilha da banda da costa um bom surgidouro e abrigada por ser limpo tudo, onde tem de fundo cinco e seis braas: e na terra firme defronte da ilha tem boa aguada, e na mesma ilha h boa gua de uma lagoa. Por aqui no h de que guardar seno do que virem sobre a gua. E quem vem do mar em fora para saber se est tanto avante como esta ilha, olhe para a terra firme, e ver no meio das serras um pico, que parece frade com capelo sobre as costas, o qual demora a loeste noroeste, e podem os navios entrar por qualquer das bandas da ilha como lhe mais servir o vento e ancorar defronte entre ela e a terra firme7.

No Roteiro dos Sete Capites, Maca mencionada diversas vezes, pois foi de l que partiu a primeira expedio dos sete fidalgos rumo aos Campos dos Goitacases. Seu autor encontrou um povoado habitado por mamelucos que viviam da pesca, havendo grande abundncia de bagres no rio. Por esta razo, passou a ser conhecido, inicialmente, como Rio dos Bagres8. Couto Reis reparou nos extensssimos brejos localizados principalmente sua margem esquerda. Registrou que suas margens eram pouco povoadas, mas que suas terras forneciam j boa produo de acar e madeira para quatro pequenas sumacas que navegavam continuamente para o Rio de Janeiro. Quanto aos alagadios, o capito cartgrafo informa que se transformavam em excelentes pastos em tempos secos e props fossem eles esgotados para um aproveitamento mais regular9. No princpio do sculo XIX, o rio foi visitado por trs ilustres viajantes europeus. Em 1815, cruza-o Maximiliano de Wied-Neuwied, que, sobre seu aspecto fsico, contenta-se em registrar seu curso de cerca de quinze lguas, atravessando a Serra do Iriri e desaguando no oceano10. Ele registrou que, tanto na lagoa de
SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado Descritivo do Brasil em 1587. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938. 8 Descrio que faz o Capito Miguel Aires Maldonado e o Capito Jos de Castilho Pinto e seus companheiros dos trabalhos e fadigas das suas vidas, que tiveram nas conquistas da capitania do Rio de Janeiro e So Vicente, com a gentilidade e com os piratas nesta costa. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil tomo XVII. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1894, pg. 349. 9 COUTO REIS. Manoel Martins do. Descrio Geogrfica, Poltica e Cronogrfica do Distrito dos Campos dos Goitacases, que por Ordem do Ilmo. e Exmo. Senhor Luiz de Vasconcellos e Souza do Conselho de S Majestade, Vice-Rei e Capito General do Mar e Terra do Estado do Brasil se Escreveu para Servir de Explicao ao Mapa Topogrfico do mesmo Terreno, que Debaixo da Dita Ordem se Levantou. Rio de Janeiro: manuscrito original, 1785. 10 WIED-NEUWIED, Maximiliano de. Viagem ao Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1989, pg. 84.
7

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 135

Imboacica, onde a comitiva do prncipe encontrou pousada na fazenda de Itapebuus, quanto no caminho para Maca, a hospitalidade dos habitantes era excelente. Hospedado numa fazenda, ele assinala o cultivo de mandioca, arroz, caf e laranja nas terras da fazenda, assim como a fartura de peixes da lagoa11.

Aspecto do rio Imboacica, hoje no mais existente. Foto: acervo do DNOS (1957).

Adentrando a Vila de Maca, Maximiliano faz observaes sobre as capoeiras que ladeiam o rio, sobre as casas acachapadas feitas de barro com pau-a-pique e rebocadas de branco. Limpas e bonitas, contavam elas com quintais cercados de troncos de coqueiros, onde se criavam cabras, porcos e toda a sorte de aves domsticas. As principais atividades econmicas do ncleo eram constitudas pela lavoura de mandioca (com a respectiva produo de farinha), feijo, milho, arroz e cana (para a fabricao de acar). O extrativismo vegetal j era intenso, com a exportao de madeiras por navios costeiros, sumacas e lanchas que ancoravam na enseada de Maca12. Em 1818, a vez de Saint-Hilaire, mais generoso em suas observaes, inclusive corroborando os levantamentos antes efetuados antes por Couto Reis e

11 12

Id. ibid., p. 82. Id. Ibid., p. 84.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 136

antecipando parcialmente os estudos realizados mais tarde por Alberto Ribeiro Lamego. Mas, com rara acuidade, ele atentou para o risco da extrao madeireira e fez uma advertncia que no foi levada em conta pelos brasileiros: O principal comrcio desta cidade atualmente o da madeira. Como os colonos de S. Joo da Barra, os dos arredores de Maca escolhem nas matas virgens as rvores mais bonitas para transformarem-nas em tbuas. Alguns enviam a madeira diretamente ao Rio de Janeiro; mas, a maioria, e principalmente os menos abastados, vende-a a negociantes estabelecidos em Maca mesmo. As rvores que mais freqentemente exploram nesta regio so o jacarand, cuja madeira empregada na marcenaria; o ararib; a canela; o vinhtico que tem lenho amarelo e quase imputrescvel, prprio para marcenaria e construo naval; a cacheta, que substitui (...) o nosso pinho; o leo, empregado na carpintaria etc. As tbuas so vendidas por dzias; as do vinhtico, com 30 palmos de comprimento por 2 de largura, valiam trinta mil ris poca da minha viagem (...) de se crer, entretanto, que devido imprevidncia do cultivador, esse comrcio tende a diminuir e desaparecer. Aqui, e provavelmente em todo o Brasil, no h, como na Europa, o uso de explorar inteiramente uma certa extenso de floresta; escolhem-se aqui e acol as rvores que se quer contar e o lenhador as abate sua altura, para no ter necessidade de curvar o corpo no trabalho. Mesmo que as rvores fossem abatidas ao nvel do solo, os tocos, privados de ar e logo abafados pelas lianas no poderiam produzir brotao (...) Quando passei por Maca as belas rvores j comeavam a se tornar raras e freqentemente eram procuradas em florestas muito distantes da embocadura do rio. Assim, enquanto que de um lado os brasileiros ateiam fogo a imensas florestas, sem outro proveito que o de um adubo passageiro, de outro lado, quando exploram rvores preciosas, fazem-no de modo a concorrer para a extino de suas espcies13. Nesta passagem, Saint-Hilaire aponta para um trao marcante e perverso desenvolvido pelos europeus e pelos habitantes das neo-Europas que, acostumados escassez de territrio e de recursos em seu continente natal, encontram uma natureza luxuriante nos trpicos. Trata-se da sndrome da abundncia inesgotvel.

13

Id. ibid., p. 184-185.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 137

No Brasil, ele depararia com as prticas que levaram quase extino das florestas temperadas da Europa: queimadas indiscriminadas, corte raso de rvores, subaproveitamento do material lenhoso e aviltamento dos preos. No sem razo, ele adverte quanto ao fim dessa economia extrativista perdulria pelo prprio fim do produto explorado. Os efeitos a mdio e longo prazo no sero percebidos por um viajante que apenas passa por Maca. Eles ficaro para os moradores do termo: a eroso e o assoreamento. Mas o naturalista francs aporta outras informaes que corroboram a marcha de um processo danoso ao rio e ao ambiente como um todo:
A explorao de madeira no (...) a nica ocupao dos cultivadores dos arredores de Maca. Entre o stio do Paulista, situado a 4 lguas ao norte dessa cidade e o porto de So Joo da Barra contam-se cerca de 20 engenhos de acar, mais ou menos distanciados da beira do mar; mas reconheceu-se que a cana-de-acar a planta mais conveniente regio e que ela pouco renderia se no fosse cortada no momento da maturao. Vrios colonos renunciaram ento a seus engenhos e dedicam-se hoje cultura do cafeeiro, que d menos trabalho que a da cana, no exigindo tantas benfeitorias, nem tantos escravos e que produz muito bem nas vertentes vizinhas de Maca. A maioria dos proprietrios enviam por conta prpria, ao Rio de Janeiro o caf colhido; mas a necessidade de numerrio obriga freqentemente os menos ricos a vender na prpria regio uma parte de suas colheitas. O frete, de Maca capital do Brasil de 2 patacas o saco de 2 alqueires, e, com bom vento pode-se fazer a viagem em 48 horas e mesmo em menos tempo. Os colonos dos arredores de Maca cultivam o algodo mas somente para o consumo de suas famlias, o mesmo acontecendo ao milho, ao arroz e mandioca 14.

O grande naturalista Charles Darwin viajou a cavalo do Rio de Janeiro a Maca, aceitando convite de um conterrneo seu que possua uma fazenda ao norte de Cabo Frio. Sua permanncia estendeu-se de 14 a 18 de abril de 1832 e, durante ela, Darwin atentou menos para o rio (que no mereceu dele uma palavra sequer) e para o ncleo urbano do que para as aviltantes condies de vida dos escravos15. Quanto aos escritores regionais, cabe registro para Pizarro e Araujo que fala da produo de Maca, incluindo o milho, o arroz, a mandioca, a cana-de-acar e pesca, ressaltando que o principal esteio da economia era a madeira16. O mesmo sustenta o Visconde de Araruama, mencionando o caf, o acar e, acima de todos
SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem pelo Distrito dos Diamantes e Litoral do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1974, p. 185. 15 DARWIN, Charles R. Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo, 1 vol. Rio de Janeiro: Sociedade Editora e Grfica, s/d, pgs. 43 a 45. 16 CASAL, Manuel Aires de. Corografia Braslica ou Relao Histrico-Geogrfica do Reino do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; So Paulo: Edusp, 1976.
14

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 138

os produtos, a madeira17. Tambm Muniz de Souza repisa o caf, o acar, a aguardente e a madeira como principais artigos de exportao18. No que concerne cartografia, Bellegarde e Niemeyer assinalam a bacia do Rio Maca com toda a riqueza dos seus afluentes e subafluentes, inclusive com o Canal Campos-Maca19. Esta obra, construda por etapas entre 1845 e 1862, ligou trs grandes bacias da Ecorregio de So Tom: a do Paraba do Sul, a da Lagoa Feia e a do Maca. Seu impacto foi acentuado sobre uma infinidade de lagoas, drenando totalmente muitas delas e parcialmente outras tantas. Esta foi a grande obra de engenharia do primeiro tempo de Maca20. Ela tambm aparece, quase como orgulho provincial, na folha relativa ao Rio de Janeiro do Atlas de Candido Mendes21. A partir de fins do sculo XIX, cada vez mais os governos federal e estadual comearam a intervir nos trechos baixos dos limnossistemas fluminenses, acompanhando o grande movimento sanitarista de origem europia e norteamericana que contagiou vrios pases. Oswaldo Cruz e Saturnino de Brito destacam-se como dois grandes expoentes deste movimento. Foram criadas, assim, a partir de 1883, vrias comisses mediante contrato com empreiteiros ou ao direta do Estado. Uma delas envolvia diretamente o Rio Maca. Trata-se da Comisso do Canal de Maca a Campos, criada pelo Decreto n. 13.089, de 3 de julho de 1918 e dirigida consecutivamente pelos engenheiros Lucas Bicalho, Candido Borges e Joo Batista de Morais Rego. O primeiro efetuou levantamento topo-hidrogrfico de todo o Canal Campos-Maca, bem como a limpeza e a desobstruo do mesmo em vrios trechos, que ficou desimpedido de obstculos numa extenso de 75 km. Tambm a eclusa no quilmetro 2 a contar de Maca foi
SILVA, Jos Carneiro da. Memria Topogrfica e Histrica sobre os Campos dos Goitacases, 2 ed. Rio de Janeiro: Laemmert, 1907 (1 ed.: 1819). 18 SOUZA, Antonio Muniz de. Viagens e Observaes de um Brasileiro que Desejando ser til sua Ptria, se Dedicou a Estudar os Usos e Costumes de seus Patrcios, e os Trs Reinos da Natureza em Vrios Lugares e Sertes do Brasil. Rio de Janeiro: Rua de Trs do Hospcio, 1834. 19 BELLEGARDE. P. A. & NIEMEYER, C.J. Nova Carta Corogrfica da Provncia do Rio de Janeiro, publicada s expensas de Eduardo Bensburg. Rio de Janeiro: Litografia Imperial, 1865. 20 SILVA, Jos Carneiro da. Memria sobre Canais, e Estradas, e a Utilidade que Resulta Civilizao, a Agricultura, e ao Comrcio, da Construo destas Obras. Campos: Tipografia Patritica de A. J. P. Maia Paraba e Cia., 1836; e Memria sobre a Abertura de um Novo Canal para Facilitar a Comunicao entre a Cidade de Campos, e a Vila de S. Joo de Maca. Rio de Janeiro: Tip. Imp. e Const. de J. Villeneuve e Comp., 1836. LAMEGO, Alberto Frederico de Morais. A Terra Goitac Luz de Documentos Inditos, tomo V. Niteri: Dirio Oficial, 1942; e SOFFIATI, Arthur. O Nativo e o Extico: Perspectivas para a Histria Ambiental na Ecorregio Norte-Noroeste Fluminense entre os Sculos XVII e XX. Rio de Janeiro: IFCS/UFRJ, 1996 (dissertao de mestrado). 21 ALMEIDA, Candido Mendes de. Atlas do Imprio do Brasil (1868). Rio de Janeiro: Arte & Histria, 2000.
17

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 139

restabelecida. Estas obras visavam conferir ao canal o duplo objetivo de navegao e drenagem. Com respeito ao Rio Maca, especificamente, Bicalho empreendeu estudos sobre o porto de Maca, incluindo o levantamento das enseadas das Conchas, de Imbetiba e do rio, cuja foz desejava regularizar. Por seu turno, Candido Borges, com relao ao Rio Maca, limitou-se a promover nova limpeza e roado em suas margens, o que pode significar corte do manguezal que subia por ele at onde a lngua salina alcanava. J Morais Rego construiu em Maca um dique de conteno com vistas a melhorar a barra do rio, que estava criando empecilhos entrada de barcos. Em 29 de abril de 1922, a Comisso do Canal de Maca-Campos foi anexada Fiscalizao da Baixada Fluminense, cujo fim precpuo era o mesmo da anterior: restabelecer o Canal Campos-Maca, mas, em 1925, a criao da Comisso de Estudos e Obras contra Inundaes da Lagoa Feia e Campos de Santa Cruz absorveu-lhe as funes. Cada vez mais o Estado avocava tarefas antes delegadas iniciativa privada22. At aqui, o ncleo urbano de Maca dependia de atividades rurais. Ele continuar assim at a realizao de grandes obras de retilinizao e de drenagem, no sculo XX. Segundo tempo A presena mais ostensiva do Estado na realizao de obras hidrulicas na Baixada Fluminense se efetivou na primeira fase do governo Getlio Vargas, com a criao da Comisso de Saneamento da Baixada Fluminense, em 1933, e no Estado Novo, com a transformao da Comisso no Departamento Nacional de Obras e Saneamento, em 1940, que transcendeu as fronteiras do Estado do Rio de Janeiro para atuar em vrios estados do Brasil. O relatrio preliminar da Comisso, um primor de sntese acerca das obras empreendidas antes de 1933 e redigido pelo engenheiro Hildebrando de Araujo Ges, dedica poucas linhas bacia do Rio Maca. Sua preocupao maior centrava-se nas baixadas dos Goitacases, da Guanabara e de Sepetiba23. At mesmo o detalhado relatrio de Camilo de Menezes, que s trata de obras efetuadas na Baixada dos Goitacases entre 1935 e

22 23

GES, Hildebrando de Araujo. Saneamento da Baixada Fluminense. Rio de Janeiro: s/e, 1934. Id. ibid.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 140

1940, menciona o Rio Maca apenas por estar ligado ao Rio Paraba do Sul pelo famoso canal construdo no Imprio24. A interveno do Departamento Nacional de Obras e Saneamento na foz do Rio Maca data do fim dos anos de 1960. A Carta do Brasil, do IBGE, cuja primeira edio foi lanada em 1969, com base em levantamentos efetuados entre 1965 e 1967, mostra a foz do Rio Maca ainda com seus meandros originais, recebendo pela margem esquerda a vala de Jurumirim e o Canal Campos-Maca25. No acervo da Residncia de Campos do Departamento Nacional de Obras e Saneamento, uma planta do municpio de Maca datada de 1965, esclarecedora. Ela retrata a foz do Rio Maca antes da drstica interveno do DNOS. Na margem direita, figura o Rio Teimoso e, na esquerda, o Rio So Pedro, o Crrego das Aduelas, o Rio Jenipapo, a Vala de Jurumirim e o Canal Campos-Maca26. Saltando para uma carta nutica de 1975, o quadro apresenta mudanas radicais. O rio fora retificado em seu curso final. O canal central criou trs ilhas com os meandros, sendo a maior delas a ilha Colnia Leocdia

Retificao do Rio Maca pelo DNOS nos anos de 1970. No vale, o canal central corta os meandros em forma de $. esquerda, morro coberto com floresta. direita, morro com vegetao suprimida. Foto do acervo do DNOS (maio de 1976).

O Crrego Jurumirim, que desembocava na foz do Maca, foi desviado para o Canal Campos-Maca, mas seu brao abandonado, juntamente com o canal e com o rio, formou a Ilha da Caieira27. No apenas a foz, mas todos os cursos baixos dos Rios Maca e So Pedro, seu afluente, foram retilinizados nos anos de 1970, principalmente visando
MENEZES, Camilo. Descrio Hidrogrfica da Baixada dos Goitacases. Campos: Diretoria de Saneamento da Baixada Fluminense, 1940. 25 FIBGE. Carta do Brasil-Escala 1:50.000, Folha SF-24-M-I-3 (Maca). Rio de Janeiro: Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, 1969. 26 SILVA, Caio. Municpio de Maca. Maca: 3 de setembro de 1965. 27 MARINHA DO BRASIL. Brasil-Costa Leste: Enseada de Maca e Proximidades. Marinha do Brasil, 1975.
24

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 141

conquista de terras para a agropecuria numa extensa vrzea denominada Brejo da Severina. De sinuosos, os rios tornaram-se retilneos, o que acarretou o aumento da velocidade de seu fluxo, o rpido exaguamento de uma vasta rea alagada e alagvel, a substituio de ecossistemas nativos e transformados por ecossistemas antrpicos, a extino de incontveis nichos ecolgicos, a turbidez das guas dos cursos hdricos e o aumento da taxa de sedimentao do manguezal da foz, j todo adulterado pelas obras de retificao no trecho final do rio. Terceiro tempo A instalao de uma base da Petrobrs na Cidade de Maca, no final da dcada de 1970, para explorao das descomunais reservas de petrleo e gs natural existentes na plataforma continental da regio norte do Estado do Rio de Janeiro, produziu um abrupto impacto na economia, na sociedade e na cultura de uma cidade at ento com feies ainda interioranas e sem estrutura para receber o colossal afluxo de pessoas procura de emprego e de tcnicos dos mais variados pontos do Brasil e do exterior. Numerosas empresas prestadoras de servio fixaramse tambm na cidade, que passou por um processo acelerado, desordenado e mutilador de urbanizao. De pacato balnerio, Maca transformou-se em frentico centro urbano, com intenso trnsito de uma populao de passagem. Os trabalhadores empregados na montagem da infra-estrutura necessria s operaes da Petrobras foram dispensados aps o fim das obras, mas permaneceram em seus arredores. Na expectativa de se reintegrarem ao mercado de trabalho, esta legio de trabalhadores sem emprego buscou as reas desocupadas, entre elas as praias rejeitadas pelas camadas mdias e altas da sociedade e o manguezal do Rio Maca. Ao longo do antigo leito do Rio Maca, agora transformado numa espcie de brao que parte do canal central e a ele retorna, chamado de rio morto, cresceu rapidamente um assentamento humano que recebeu o nome de Malvinas, em aluso Guerra das Malvinas, em 1982. Para tanto, houve a supresso de uma parte do manguezal. O poder pblico municipal e os rgos governamentais de meio ambiente no tomaram qualquer providncia para transferir os ocupantes da rea. Antes, a prefeitura municipal consolidou a invaso instalando infra-estrutura mnima e permitindo a criao de novos bairros. Tal atitude estimulou novas ocupaes montante das Malvinas, tambm na margem direita do rio, em ncleo

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 142

populacional que vem constituindo o bairro Malvinas II. Pontes rsticas de madeira foram erguidas entre a margem e a ilha Colnia Leocdia, onde restou o maior fragmento do manguezal do rio. Vrias casas comeam a ser erguidas em seu interior, implicando na supresso da vegetao nativa. Na margem esquerda, a ilha da Caieira transformou-se num condomnio fechado de manses. Para tanto, houve tambm o desarraigamento de mais outra fatia do manguezal, j estilhaado pela retificao do rio. Uma dilatada rea coberta por bosque de mangue na margem esquerda do rio, montante da Ilha Caieira, foi doada em carter definitivo pelo Instituto Brasileiro de Reforma Agrria (IBRA), em 1970, a Carlos emir Mussi e irmos28. A legalidade do documento no se sustenta diante do Decreto-Lei Federal n 9.760/46 e da Lei Federal n. 4.771/65. A primeira considera as reas de manguezal, em toda a sua extenso, como terrenos de marinha e bem da Unio. A segunda considera os bosques de mangue como vegetao de preservao permanente. Cumpre notar que o ttulo de propriedade foi concedido aps a promulgao dos dois diplomas legais.

Urbanizao do trecho final do Rio Maca. A seta apontada para o alto assinala o canal aberto pelo DNOS. esquerda de quem olha, indica-se o rio morto, um meandro do curso original do rio. direita, figuram o canal MacaCampos (perpendicular costa), desembocando nele o Crrego Jurumirim. A mancha escura representa a ilha Colnia Leocdia. Todo entorno, em cor clara, mostra o grau de urbanizao da rea. Foto area: Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Maca.

Ofcio do Procurador Geral da Prefeitura de Maca sustenta que todo bairro de Nova Holanda fruto de invaso e (...) foi todo calcetado pelo ex-prefeito
Cf. M. P. F. Ttulo definitivo de propriedade Instituto Brasileiro de Reforma Agrria, n 0399, 04/05/70. Procedimento Administrativo MPF PRM/Campos n 81202.000086/98-00. Campos dos Goitacases: Ministrio Pblico Federal, 1998.
28

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 143

Carlos Emir Mussi.29 Consta que este prefeito, em sua ltima gesto, desapropriou rea ilegalmente pertencente a ele e seus irmos para instalar o bairro popular de Nova Holanda. Assim, a grande rea coberta por manguezal doada ilicitamente como propriedade pelo IBRA famlia Mussi foi dividida em duas partes, tendo uma delas a vegetao de mangue removida para a instalao de um bairro sobre rea de preservao permanente. A outra parte continuou sob domnio irregular da famlia at ser invadida por pessoas de baixa renda. Esta invaso foi precedida pela construo de um Centro Integrado de Educao Pblica, estimulando a ocupao macia de pessoas sem moradia. Diante de tal movimento, a famlia Mussi ingressou na Justia com uma ao de reintegrao de posse30. Mas o governo estadual, desejando beneficiar uma deputada aliada e fustigar o atual prefeito de Maca, expediu decreto desapropriando a rea invadida, com vistas a regularizar a ocupao. Tal ato motivou novo Procedimento Administrativo do Ministrio Pblico Federal31. A urbanizao ilegal e desordenada das margens do Rio Maca, do Canal Campos-Maca e do Crrego Jurumirim, como os bairros de Nova Holanda e Nova Esperana, exigiu o sacrifcio de grandes extenses de manguezal do Rio Maca. A rodovia RJ-106, entre a ponte sobre o Rio Maca e o bairro do Lagamar, foi consolidada sobre a crista da praia e se transformou numa verdadeira barragem ao escoamento de guas pluviais. Tanto de um lado quanto de outro, a urbanizao se estendeu de forma completamente desordenada. Assim, no lado que se situa no interior, ruas e casas costumam sofrer com alagamentos, pois muitos so os obstculos que as guas encontram para chegar ao Rio Maca. Por sua vez, o Canal Campos-Maca, por demais assoreado, perdeu sua condio de drenagem. Do lado da praia, o poder pblico municipal no conseguiu ou no quis organizar a expanso urbana, permitindo que ruas, casas, depsitos e pequenas casas fossem construdas muito prximas do mar.

29

CARVALHO, Antnio Franco de. Ofcio n 046/99 ao Promotor de Justia Estadual Luciano Oliveira Mattos de Souza. Ministrio Pblico Federal. Doc. cit. Maca: 5 de maro de 1999. 30 M.P.F. Doc. cit. 31 M.P.F. Procedimento Administrativo MPF PRM/Campos n 1.30.002.000019/2001-31. Campos dos Goitacases: Ministrio Pblico Federal, 2001.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 144

Consolidao da Urbanizao no terceiro tempo de Maca. Fonte: TOUGEIRO, Jailce Vasconcelos. Conflitos Socioambientais Motivados por Ocupao de Manguezais e Restingas para Fins de Moradia no Espao Urbano de Maca/1997-2007. Campos dos Goytacazes: Universidade Estadual do Norte Fluminense, 2008 (dissertao de mestrado).

Tambm a Lagoa de Imboacica, a partir dos anos de 1970, passou por um acelerado processo de urbanizao, mas, aqui, por pessoas de mdia e alta rendas. Em conseqncia, os setores norte e oeste da lagoa sofreram aterros para a construo de casas residenciais e comerciais. A produo de esgoto saturou progressivamente suas guas, que foram eutrofizadas. A comunicao com o mar foi sendo perdida e a lagoa, de salgada que era no sculo XIX, transformou-se em salobra, junto barra, e em doce, nas cercanias do rio Imboacica, no sculo XX. Quarto tempo O espao costeiro em que se ergueu Maca est intensamente urbanizado. O trnsito de veculos congestiona a cidade com horas de pico. O governo municipal tem duas intenes para a saturao urbana. A primeira a expanso da cidade em direo ao interior, ocupando uma rea que pertencia ao meio rural. A segunda o programa de macrodrenagem da cidade. Pretende-se que ambos sejam planejados, mas ambos so problemticos, por mais que se invoque o nome do urbanista Jaime Lerner, contratado para os trabalhos de planejamento. A expanso j comeou de forma nada planejada. Os indutores do crescimento urbano so, principalmente, a Linha Verde, a Linha Azul e a Rodovia

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 145

RJ-168. O espao escolhido para a expanso uma rea de tabuleiros, formao constituda por baixas colinas e depresses. Ela irrigada por banhados e pequenos cursos dgua, fundamentais para a reteno e o escoamento de guas pluviais e para controle de cheias. Contudo, o crescimento horizontal da cidade implica, por um lado, no desmantelamento dos tabuleiros, os grandes fornecedores de terra argilosa. o que, capciosamente, os engenheiros denominam reas de emprstimo. Por outro, no uso do material retirado dos tabuleiros para aterro dos banhados. Em vrios pontos da rea escolhida para a expanso, avistam-se colinas de tabuleiro escalavradas pela retirada de material argiloso.
RJ186

Linha Azul

RJ-168 Linha Verde

Expanso urbana de Maca As setas vermelhas indicam alguns pontos de extrao de material para aterro. As setas azuis indicam as principais vias indutoras do crescimento da cidade para o interior. O permetro aberto assinalado com linha azul indica a rea de expanso urbana de Maca. Fonte: Google Earth.

Nas reas aterradas, esto sendo construdas casas residenciais de alta e mdia rendas, encontrando-se tambm habitaes populares; prdios destinados ao comrcio, como shoppings, e educao, como a cidade universitria; e prdios de instituies pblicas. Os edifcios em que funcionam o Poder Judicirio Estadual, o Ministrio Pblico Federal, o Ministrio Pblico Estadual e a EMOPI foram construdos sobre um grande banhado aterrado, s margens da estrada RJ-168. O

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 146

material para o aterro foi extrado de uma colina de tabuleiro em frente aos prdios. H fortes indcios de que a prefeitura prosseguir aterrando o banhado para a construo de novas edificaes. Nos aterros, j aprecem marcas de eroso provocada pelas chuvas.

Aspecto geral de um banhado, mostrando as ondulaes de um terreno de tabuleiro (E). Corte em tabuleiro para obteno de material para aterro (D). Fotos do autor (04/11/2010).

Aterro sobre banhado. V-se o aterro avanando sobre uma depresso de tabuleiro em que se formou um banhado. Ao fundo, avista-se uma colina. No aterro j h indcios de eroso pluvial, com a abertura de uma vala (E). Em outro trecho do aterro, estacas j demarcam trecho destinado construo (D). Fotos do autor (04/11/2010).

Como as colinas de tabuleiro situam-se prximas s depresses onde se formaram reas midas, a obteno de material para aterros se torna fcil. Assim, em vrios pontos de Maca, cortes em colinas so encontrados. E o processo de crescimento para o interior e sobre reas outrora rurais, nada apresenta de ordenado. O mais grave que o Ministrio Pblico e o Poder Judicirio, responsveis pelo cumprimento da lei, ignoram-na em proveito prprio.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 147

Prdio em que funciona o Ministrio Pblico Federal em Maca em viso lateral. A cerca demarca a rea aterrada. Dentro do permetro, uma placa anuncia a construo de outra edificao (E). Prdio da EMOPI, tambm construdo em aterro sobre o banhado. Fotos do autor (04/11/2010).

Prdio em que funciona o Ministrio Pblico Estadual em Maca visto de frente. A vala para escoamento de guas pluviais, a depresso ao fundo e o ponto elevado em que a edificao foi construda denotam o aterro (E). O mesmo prdio visto do fundo mostrando o corte efetuado no tabuleiro para extrao de material para o aterro (D). Fotos do autor (04/11/2010).

Quanto ao programa de macrodrenagem, seus impactos no so menores que os aterros. Ele objetiva drenar as reas midas para facilitar mais ainda os aterros. Assim, a expanso urbana de Maca tende a nivelar excessivamente o terreno, rebaixando os tabuleiros e elevando as depresses entre colinas. Ele inclui, tambm, a retilinizao de inmeros crregos que integram a bacia do Rio Maca, profusos originalmente, como mostra a segunda figura deste texto. Antigos cursos dgua, de h muito canalizados, devem ser cobertos, prtica que dificulta a limpeza e a manuteno deles. Pretende-se ainda conter a lngua salina que avana pelo Rio Maca com a mar alta.

Impactos sociais, ambientais e urbanos das atividades petrolferas: o caso de Maca Cap. 2-1: ArthurAristides Soffiati - Pag 148

Canal da linha frrea, verdadeira vala negra no centro da cidade de Maca (E). Detalhe de lanamento de esgoto no canal (D). Fotos do autor (04/11/2010).

Concluso e recomendaes Parece que a expanso urbana de Maca para o interior tende a repetir os erros da urbanizao na faixa costeira. O municpio conta com Plano Diretor participativo, segundo determinao do Ministrio das Cidades, mas ele no garantia de que a expanso ser ordenada, como acontece em quase todos os municpios brasileiros. Da mesma forma, o convite ao urbanista Jaime Lerner para planejar a cidade pressupe que o atual Plano Diretor um instrumento insuficiente. Se o poder pblico municipal no consegue ou no quer implementar seu Plano Diretor, a contratao de Jaime Lerner para elaborar outro plano ser incua e cara para o errio. De uma forma ou de outra, a expanso urbana de Maca deve: 1- Observar rigorosamente um zoneamento urbano; 2- Conservar reas de escape para as guas pluviais e para a biodiversidade; 3- Reduzir ao mximo o desmonte das colinas, recuperao sua vegetao nativa sempre que esta operao for necessria; 4- Reduzir as desigualdades sociais no que concerne partilha do espao urbano. 5- Manter os canais descobertos, promovendo sua despoluio e, sempre que possvel, sua restaurao e revitalizao. 6- Restaurar as matas ciliares dos rios que no foram canalizados, impendido o lanamento neles de esgoto sem tratamento tercirio.

Вам также может понравиться