Вы находитесь на странице: 1из 7

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium EMBARGOS DE DECLARAO (ART.496 DO CPC) Natureza jurdica: recurso.

Prazo: 5 dias (em dobro para Fazenda Pblica, Defensoria e MP). Smula n. 641 do STF: No se conta em dobro o prazo para recorrer, quando s um dos litisconsortes haja sucumbido. Este enunciado NO SE APLICA aos embargos de declarao porque para estes no se exige sucumbncia. Hipteses de cabimento: omisso, contradio ou obscuridade (no juizado especial, ainda h a hiptese de dvida - art. 48, Lei n. 9099/95. Interrompem o prazo para outros recursos (no juizado especial, suspende o prazo art. 50, Lei n. 9099/95) Admitem-se tambm para correo de erros materiais (STJ EDcl no AgRg no REsp 1218496, DJ 22/06/2012) Admite-se contra sentena, deciso interlocutria (mesmo que a lei o qualifique como irrecorrvel) ou mesmo despacho. OBS: o STF no tem admitido embargos de declarao contra deciso monocrtica de ministro, procedendo a converso dos embargos de declarao em agravo regimental (voto vencido do Min. Marco Aurlio). Informativo n. 152: Considerando que no cabem embargos de declarao contra deciso monocrtica, o Tribunal, por maioria, em face do princpio da fungibilidade dos recursos, conheceu dos embargos como agravo regimental (ADIn 1.989-DF, rel. Min. Moreira Alves, 10.6.99). Efeitos: devolutivo (aplica-se a vedao da reformatio in pejus e o efeito translativo) Pergunta: o tribunal local, ao julgar embargos de declarao onde no existia uma situao de obscuridade, omisso ou contradio, alterou a deciso recorrida para adequ-la a jurisprudncia do STJ. A parte embargada interps recurso especial sustentando violao ao art. 535 do CPC. O que o STJ deve fazer? R: no caso concreto, o STJ negou provimento ao recurso especial em razo da ausncia de utilidade prtica do provimento jurisdicional buscado pelo recorrente. que se fosse dado provimento ao recurso especial para anular a deciso, a outra parte poderia recorrer ao STJ para fazer valer sua jurisprudncia. Enfim, o STJ fez valer o princpio da durao razovel do processo, efetividade, dignidade da pessoa humana, etc (RESP n. 970190, DJe 04/08/2008). Pergunta: os embargos de declarao tm efeito suspensivo? R: depende. Tero efeito suspensivo se o recurso contra a deciso especfica for dotado desse efeito. Se o recurso no for dotado do efeito suspensivo, ento os embargos no tero efeito suspensivo. Efeito modificativo nos embargos de declarao Smula n. 278 do TST: A natureza da omisso suprida pelo julgamento de embargos declaratrios pode ocasionar efeito modificativo no julgado. CLT, art. 897-A: Cabero embargos de declarao da sentena ou acrdo, no prazo de

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium cinco dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audincia ou sesso subseqente a sua apresentao, registrado na certido, admitido efeito modificativo da deciso nos casos de omisso e contradio no julgado e manifesto equvoco no exame dos pressupostos extrnsecos do recurso. Pergunta: o efeito de interromper o prazo para os outros recursos interrompe inclusive o prazo para a parte contrria manejar embargos de declarao contra a deciso originria? R: o STJ j entendeu que sim (RESP n. 444162, DJ DJ 12/08/2003), mas atualmente entende em sentido contrrio: O prazo para a oposio dos embargos de declarao comum a ambas as partes, esgotando-se to logo decorrido o prazo de cinco dias contado da publicao do julgado; conseqentemente, ainda que opostos embargos de declarao por uma das partes, o curso desse prazo no se interrompe, devendo a outra aproveit-lo se o acrdo se ressentir de um dos defeitos previstos no art. 535, I e II, do Cdigo de Processo Civil, sob pena de precluso (Corte Especial RESP 330090, DJ DJ 30/10/2006). O STF entende na mesma linha (RE n. 209017, Ed Ed, DJ 12/12/1998). Quando houver possibilidade de atribuir efeitos modificativos a sua deciso, o juzo deve determinar a intimao da parte contrria em respeito ao princpio constitucional do contraditrio (STJ, EEROMs n. 8430, DJ 29/09/2003). Pergunta: diante de uma deciso omisso, a oposio dos embargos de declarao indispensvel para correo desse problema ou poderia o tribunal, no julgamento da apelao, por exemplo, proceder a integrao da deciso judicial, ele mesmo ou determinando ao juzo a quo que o faa? R: h 2 tipos de deciso omissa. A que no analisou pedido (questo principal) e a que no analisou algum fundamento/argumento/questo incidente. Ambas podem ser sanadas via embargos de declarao, mas, se no forem opostos, no primeiro caso, o tribunal deve determinar o retorno dos autos para o juzo complementar a deciso e, no segundo caso, o prprio tribunal pode proceder ao exame dessas questes em razo do efeito devolutivo da apelao.
Importante: O STJ, entretanto, entende que houver omisso em relao aos honorrios advocatcios e a sentena transitar em julgado, os honorrios NO podero ser cobrados em ao prpria (Corte Especial, RESP n. 886178, DJ 02/12/2009, pelo rito dos recursos repetitivos e smula n. 453 do STJ)

Pergunta: opostos embargos de declarao contra sentena, se equivocadamente consider-los intempestivos, qual ser o recurso cabvel?

juzo

R: nessa hiptese, fica prejudicado o recurso de embargos de declarao, pois na apelao o tribunal poder resolver tais questes, seja determinando a complementao da sentena em caso de omisso no tocante a pedido principal, seja apreciando a prpria questo trazida (ex: questo incidente). OBS: a competncia para apreciar os embargos de declarao sempre do rgo julgador que proferiu a deciso embargada. Assim, embargado o acrdo, a competncia do colegiado e no do relator. Somente ser do relator quando for impugnada uma deciso monocrtica por ele prolatada (STJ, RESP n. 508950, DJ 24/02/2003) Embargos de declarao e prequestionamento: smula n. 98 do STJ: Embargos de declarao manifestados com notrio propsito de prequestionamento no tm carter protelatrio.

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium Embargos de declarao e o aditamento ao recurso j interposto: princpio da complementariedade: admissvel pela doutrina e jurisprudncia. Ratificao do recurso aps o julgamento dos embargos de declarao. Smula n. 418 do STJ: inadmissvel o recurso especial interposto antes da publicao do acrdo dos embargos de declarao, sem posterior ratificao.

AGRAVO 3 modalidades
Agravo de instrumento Agravo retido Agravo (tambm chamado agravo interno, regimental ou agravinho, contra decises monocrticas de relator)

Agravo retido (ART. 522 CPC)


Art. 522. Das decises interlocutrias caber agravo, no prazo de 10 (dez) dias, na forma retida, salvo quando se tratar de deciso suscetvel de causar parte leso grave e de difcil reparao, bem como nos casos de inadmisso da apelao e nos relativos aos efeitos em que a apelao recebida, quando ser admitida a sua interposio por instrumento.

Agravo retido interposto perante o mesmo juzo que proferiu a deciso. No h discricionariedade do agravante: a circunstncia que determina se o agravo ser retido ou de instrumento. Se houver perigo de leso grave ou em relao aos efeitos da apelao, cabe agravo de instrumento. Se no, o agravo caber na modalidade retida. Quando for interposto agravo de instrumento em lugar do retido, o relator dever proceder a converso. (art. 527, II, CPC). Importante: Agravo retido somente compatvel com processo de conhecimento ou cautelar. NO CABE em processo de execuo. Interposto agravo retido, o agravado ser intimado para oferecer resposta em 10 dias. Agravo retido oral: nas decises interlocutrias proferidas em audincia, o agravo retido ser interposto oralmente. No basta mero protesto. preciso deixar consignada em ata as razes para a reforma da deciso. Doutrina entende ser possvel ao juzo dispensar a intimao do agravado para oferecimento de contrarrazes nas hipteses em que ele decide manter a deciso agravada. Mas se o juiz est inclinado a retratar-se, deve intimar o agravo para oferecer resposta. Pergunta: e se o agravado no estiver presente na audincia? R: se for uma questo inerente a prpria audincia (ex: colheita de prova) a ausncia do agravado implica na precluso da possibilidade de responder ao recurso. Se for questo nova e o juiz inclinase a retratao, dever previamente intimar o agravado para oferecimento de resposta. Agravo retido e reexame necessrio. Pergunta: houve agravo retido do particular e sentena foi submetida a reexame necessrio (sem recurso da Fazenda Pblica). Como no h intimao do agravante para responder ao reexame necessrio. Como fazer para que o tribunal aprecie o agravo retido? R: nessa hiptese, doutrina entende que o tribunal deve apreciar de ofcio o agravo retido antes de apreciar o reexame necessrio (Didier Jr.,

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium Teresa Wambier) OBS: no caso acima, se o juzo no intimou a Fazenda Pblica para responder ao agravo retido, o Tribunal dever faz-lo no reexame necessrio, ainda que a Fazenda Pblica no tenha interposto a apelao. Agravo retido por terceiro prejudicado: h divergncia. Parte da doutrina contra, pois no seria possvel prever que o terceiro pudesse ter legitimidade para apelar depois e reiterar o pedido e porque a funo principal do agravo seria evitar a precluso, o que no atinge terceiros (Teresa Wambier e Leonardo Cunha). Didier Jr. admite a possibilidade. Agravo de instrumento e situao de urgncia: Pergunta: a parte pediu antecipao de tutela e foi negada pelo magistrado de piso sob argumento de que inexiste periculum in mora. A parte interps agravo de instrumento com pedido de antecipao da tutela recursal. O relator, entendendo que inexiste perigo de leso grave, dever aplicar o art. 527, II, do CPC (converso em retido)? R: negativo. A urgncia o prprio mrito do recurso, a prpria causa de pedir. Se o relator entende que a urgncia inexiste, deve negar seguimento ao recurso, por manifestamente inadmissvel (art. 557). Porm, se a urgncia no compe a causa de pedir do pleito que foi negado em primeira instncia (ex: como regra, decises que indeferem pedido de produo de prova), o agravo de instrumento dever ser convertido em retido. Importante: h decises que devem ser atacadas via agravo de instrumento, ainda que rigorosamente no se vislumbre a urgncia:
Decises sobre a competncia do juzo: para evitar o perigo de repetio de muitos atos processuais em caso de nulidade por incompetncia do juzo. Indeferimento do pedido de denunciao da lide: pois o STJ entende no caso de anular o processo pela falta de interveno de terceiro que se mostrava cabvel, cabendo ao denunciante exercer o direito de regresso em ao prpria (princpio da economia processual). Por conta desse entendimento, um agravo retido estaria fadado ao fracasso. Agravo de instrumento por expressa determinao legal:
deciso que recebe a apelao em efeitos diversos; deciso que no recebe a apelao; deciso que julga a liquidao (art. 475-H, CPC) OBS: esse agravo inadmite retratao, pois contra uma sentena. Tambm por isso o RE e RESP no devem ficar retidos nessa hiptese deciso que admite petio inicial de improbidade (art. 17, 10, Lei .n. 8429/1992)

Agravo de instrumento por incompatibilidade com o agravo retido: decises proferidas em processo de execuo; excluso de litisconsorte; indeferimento parcial da inicial; resoluo parcial do mrito da causa (art. 273, 3, CPC; deciso que fixa honorrios periciais; deciso de substituio do perito por negligncia com aplicao de sanes(art. 427, II, CPC); deciso que condena testemunha a responder pelas despesas do adiamento da audincia (art. 412, CPC) deciso que resolve o incidente de impugnao do perito (art. 423, CPC); prestao de contas do administrador judicial (art. 919, CPC); deciso que punir o advogado com base no art. 196 do CPC.

Agravo de instrumento (art. 522 do CPC) interposto diretamente no tribunal, com um instrumento (cpia de peas do processo art. 524, 525, CPC).
Art. 525. A petio de agravo de instrumento ser instruda: I - obrigatoriamente, com cpias da deciso agravada, da certido da respectiva intimao e das procuraes outorgadas aos advogados do agravante e do agravado; II - facultativamente, com outras peas que o agravante entender teis

Pergunta: agravo de instrumento interposto contra deciso que concede liminarmente tutela antecipada. Quando tem incio o prazo do agravo? Resposta: se a intimao para

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium cumprimento da deciso for pelo correio, da data da juntada do AR (STJ, RESP n. 183082, DJ 01/02/1999). Se for por oficial de justia, da data da juntada aos autos do mandado cumprido (STJ, RESP, 334839, DJ 29/10/2001), mas se o advogado do agravante, antes da juntada do mandado, retirou os autos, dessa data que comea a contar o prazo para agravar (STJ, RESP n. 418383, DJ 26/03/2002). A falta da certido de intimao acarreta a inadmissibilidade do agravo, no se admitindo substituio por outro documento (STJ, RCDESP no Ag 1312354, DJ 2504/2012). Porm, se entre a data da deciso e o agravo houver transcorrido menos de 10 dias (ou menos de 20 dias, para a Fazenda e Defensoria), a ausncia da certido de intimao no deve impedir o conhecimento do agravo (STJ, RESP n. 268014, DJ 05/10/2000). Para as pessoas jurdicas, NO necessria constar no agravo a cpia do contrato social (STJ, AgRg no Ag 1421453, DJ 29/11/2011). Caso ausente pea obrigatria, no se admite seja dado ensejo para correo do vcio (STJ, RESP n. 369657, DJ 07/03/2002). Esse o entendimento dominante, embora haja recentes decises flexibilizando o entendimento. O STJ j admitiu agravo, a despeito da ausncia parcial do acrdo (cpia da ementa):
PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. COMPREENSO DA CONTROVRSIA. EXCESSO DE RIGOR FORMAL. 1. Na hiptese dos autos, a ausncia de parte da ementa do acrdo proferido pela Corte de origem no prejudica a compreenso da demanda, de modo a obstar o conhecimento do agravo de instrumento. 2. Constitui-se excesso de rigor formal no conhecer do instrumento quando as demais cpias trasladadas so suficientes para se avistar a admissibilidade do recurso especial. Precedentes: AgRg no Ag 1.322.327/RJ, Rel. Min. Joo Otvio de Noronha, Quarta Turma, Dje 7.2.2011; AgRg no Ag 1.178.886/AP, Rel. Min. Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 24.3.2010; EDcl no AgRg no Ag 945.037/RS, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, DJe 27.8.2009; AgRg no Ag 665.456/SP, Rel. Min. Eliana Calmon, Segunda Turma, DJ 20.6.2005. 3. Dessa forma, a matria agitada no recurso especial merece ser reapreciada no mbito desta Corte de Justia, fazendo-se necessrio determinar a subida do recurso especial, sem prejuzo do juzo de admissibilidade definitivo, o qual ser oportunamente realizado neste Tribunal. Agravo regimental provido para determinar a subida dos autos do recurso especial.

Peas essenciais ou necessrias: so peas que, embora no estejam no rol das obrigatrias, so essenciais para a compreenso da controvrsia e, por isso, passam a ser obrigatrias. entendimento do STF. Smula n. 288 do STF: nega-se provimento a agravo para subida de recurso extraordinrio, quando faltar no traslado o despacho agravado, a deciso recorrida, a petio de recurso extraordinrio ou qualquer pea essencial compreenso da controvrsia. Pergunta: se a pea no tida pela lei como obrigatria e o julgador entende ser essencial, o Tribunal deve intimar o agravante para a juntada ou deve deixar de conhecer do agravo? R: A doutrina entende que a intimao necessria e o STJ tem algumas decises nessa linha (ex: REsp 280875 / RJ, DJ 04/03/2002), mas a jurisprudncia dominante no sentido de que no haver oportunidade para regularizao do instrumento, que no dever ser conhecido (STJ, EREsp 449486, Corte Especial, DJ 02/06/2004) Comprovao da interposio do agravo de instrumento (art. 526, pargrafo nico, CPC)
Art. 526. O agravante, no prazo de 3 (trs) dias, requerer juntada, aos autos do processo de cpia da petio do agravo de instrumento e do comprovante de sua interposio, assim como a relao dos documentos que instruram o recurso. (Redao dada pela Lei n 9.139, de 30.11.1995)

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium


Pargrafo nico. O no cumprimento do disposto neste artigo, desde que argido e provado pelo agravado, importa inadmissibilidade do agravo.

O prazo de 3 dias comea a contar da data do protocolo do agravo de instrumento perante o tribunal. Pergunta: se o juiz avisar ao relator que o agravante no providenciou a juntada, o recurso poder no ser conhecido? R: no. A lei exige provocao do agravado. Pergunta: h prazo para o agravado alegar o descumprimento do nus pelo agravante? R: o agravado dever alegar em suas contrarrazes. Caso no o tenha feito, h precluso. Pergunta: o agravo de instrumento necessariamente no ser admitido, se for alegada e provada, pelo agravado, a no juntada da documentao no juzo a quo? R: no. Se o desrespeito a essa regra no gerou prejuzo ao agravado, o recurso deve ser conhecido. Pergunta: possvel no conhecer do recurso, por descumprimento do nus do art. 526, em razo da provocao do Ministrio Pblico? R: depende. Se ele est atuando em favor de incapaz, sua atuao vlida e dever ser levada em considerao para o no conhecimento do agravo. Se o MP atua apenas como custos legis, no poder suprir o silncio do agravado, pois sua atuao supra partes (imparcial). Procedimento no agravo de instrumento: aplicao do art. 557 do CPC pelo relator: para negar seguimento, o relator pode faz-lo independente de contraditrio, mas, para dar provimento, dever instaurar, previamente, o contraditrio. Extino do processo em agravo de instrumento: possvel, desde que o agravo seja admitido e haja questo de ordem de ordem pblica delineada impondo a extino. interessante, pois o processo ser extinto sem uma sentena. Agravo de instrumento pendente e supervenincia da sentena: os tribunais entendem que o agravo ficar prejudicado. Pergunta: se contra a sentena superveniente no for interposto qualquer recurso? Qual o destino a ser dado ao recurso? Pergunta: quando o tribunal concede antecipao de tutela e sobrevm sentena de improcedncia, qual das decises prevalece? R: Se a questo objeto de exame no agravo de instrumento puder influenciar diretamente na possibilidade de examinar-se uma outra questo ou contedo da resoluo de uma outra questo isto , se se estiver discutindo no agravo questo preliminar ou prejudicial a uma outra questo resolvida ou decidida na sentena a deciso final, mesmo irrecorrida ou cuja apelao no tenha sido conhecida estar condicionada, para que possa transitar em julgado, a soluo dada ao recurso de agravo. R: h duas correntes. A da hierarquia defende que a sentena no pode se sobrepor ao acrdo do tribunal. A da cognio defende que a sentena, por ter cognio exauriente, prevalece sobre a deciso do tribunal, dada em cognio sumria. O STJ j adotou o critrio da hierarquia (RESP n. 742512 21/11/2005) e recentemente adotou o da cognio (RCL n. 1444, DJ 19/12/2005). Vide o seguinte aresto:
ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO ESPECIAL. FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS. TUTELA ANTECIPADA REVOGAO. JUZO SUPERVENIENTE DE IMPROCEDNCIA DO PEDIDO. PERDA D OBJETO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. 1. Este Superior Tribunal consolidou o entendimento de que fica prejudicado o Recurso Especial interposto contra deciso em Agravo de Instrumento quando proferida sentena de mrito na origem que revoga a liminar antecipatria com o juzo de improcedncia do pedido. 2. O trmite de processo nos termos do art. 543-C do CPC no tem o condo de sobrestar o julgamento de outros recursos sobre o mesmo assunto quando no superado o juzo de admissibilidade recursal.Precedentes. 3. Agravo Regimental desprovido.

Prof. Alexandre Mendes Lima de Oliveira - Fortium


(STJ, AgRg no REsp 1178665, 1 Turma, Rel. Min. Napoleo Nunes Maia Filho, unnime, DJ 21/05/2012)

Agravo de instrumento contra deciso que trata de compensao de crditos da dvida ativa com precatrios (Lei n. 12431/2011) Consoante a referida lei, antes do juiz determinar a expedio do precatrio, dever intimar a Fazenda Pblica para informar em 30 dias se h dbitos do exequente a serem compensados. Recebida a informao, o juiz intimar o beneficirio para manifestao em 15 dias. Apresentada impugnao, intima-se a Fazenda Pblica para manifestao em 15 dias e, aps, proferida deciso. Contra essa deciso, cabe agravo de instrumento com efeito suspensivo ope legis (art. 34, Lei n. 12431/2011). Importante: especificamente neste agravo, o agravante deve cumprir a providncia do art. 526 do CPC (informar ao juzo em 3 dias da interposi) e, depois, informar ao Tribunal que cumpriu o art. 526. Se o tribunal no for informado, no conhecer do recurso (art. 34, 2, Lei n. 12431/2011).

Вам также может понравиться