Вы находитесь на странице: 1из 51

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

FUNDAMENTOS DE ECONOMIA

2013/4

Professor: Ms. Romrio de Souza Gollo

O JOVEM RAPAZ E A ESTRELA-DO-MAR

Um homem sbio fazia um passeio pela praia, ao alvorecer. Ao longe, avistou um jovem rapaz que parecia danar ao longo das ondas. Ao se aproximar, percebeu que o jovem pegava estrelas-do-mar da areia e as atirava suavemente de volta gua. Ento o homem sbio lhe perguntou: O que voc est fazendo?. O sol est subindo e a mar est baixando; se eu no as devolver ao mar, iro morrer. Mas meu caro jovem, h quilmetros e quilmetros de praias cobertas de estrelas-domar . Voc no vai conseguir fazer diferena. O jovem se curvou, pegou mais uma estrela-do-mar e atirou-a carinhosamente de volta ao oceano, alm da arrebatao das ondas. E retrucou:

Fiz a diferena para essa a. A atitude daquele jovem representa alguma coisa de especial que existe em ns. Todos fomos dotados da capacidade de fazer diferena. Cada um de ns pode moldar o prprio futuro. Cada um de ns tem o poder de ajudar nossas organizaes a atingirem seus objetivos.

(Histria inspirada em Loren Eiseley)

AO DISCENTE
Embora os problemas econmicos sejam universais, cerca de 90% da populao do mundo estiveram relativamente resguardados dos distantes acontecimentos de mais de 95% da histria humana. Esse isolamento, contudo, no mais possvel, nem deveria ser desejvel. Uma revoluo relativamente silenciosa vem se arrastando pelo mundo a globalizao da atividade econmica. O preo dos alimentos que comemos os meios de transportes que usamos e a ocupao que desempenhamos est entre as numerosas atividades que talvez sejam poderosamente afetadas por acontecimentos na maior parte do mundo. O problema econmico bsico que todos gostariam de gastar bem mais do que podem. Mensalidades escolares e livros provavelmente absorvem muito da renda que voc gostaria de gastar em roupas, carros e entretenimento. Voc provavelmente tambm gostaria de ter mais tempo para estudar, ter uma vida social mais gratificante ou dormir mais. Seu oramento e tempo limitados requerem decises de como voc ir gastar seu dinheiro e suas horas. De modo similar, todas as sociedades devem escolher dentre alternativas. Como o indivduo e a sociedade escolhem e os efeitos de suas escolhas so os pontos essenciais da economia. A economia pode ser to fascinante como nada do que voc jamais estudou e, se voc for aplicado, isso parecer natural e lgico . O entendimento da Economia capacita-o a avaliar sistematicamente assuntos que variam das polticas governamentais at sua vida profissional e pessoal. O modo de pensar a partir de uma perspectiva econmica pode fornecer a voc vantagens que a maioria das pessoas no tem.

Como Estudar Economia


Estudos superficiais s vsperas de exames provavelmente no sero bemsucedidos em um curso de economia. No desanimar crucial. A maioria das pessoas aprende mais efetivamente se os conceitos forem expostos de vrias maneiras em um perodo de tempo. Voc vai aprender mais sobre Economia e reter melhor se voc ler, assistir, ouvir, comunicar, e ento aplicar os fundamentos econmicos. O que ns iremos estudar muito mais do que alguns fatos e generalizaes volveis; o entendimento de economia requer reflexo. Essa a estratgia que os alunos consideram til para ajudar no estudo de economia; muitos estudantes tambm adaptaram essas tcnicas para outras aulas. Ralph T. Byrns e Gerald W.Stone Jr. A economia composta de conceitos que podero parecer um mistrio, mas voc deve acostumar-se tanto a ouvir quanto a usar termos como custos, lucros, preos, oferta, demanda, competitividade, e produtividade, por toda a sua vida. Portanto, economia far parte de sua vida para sempre, quer queira ou no. Para Refletir... Se Voc acha que o conhecimento custa caro, experimente a ignorncia.

1 - INTRODUO ECONOMIA
1.1 Princpios de economia
O termo Economia origina-se das palavras gregas oikos (casa) e nomos ( normas). Na Grcia antiga, Economia significava a arte de bem administrar o lar, levando-se em conta a renda familiar e os gastos efetuados, durante um perodo de tempo. Em seu tratado, Ho oikonomikos, Xenofonte ( 431 355 a .C.), ensinou as regras bsicas para a

administrao de uma casa, para a caa, a pesca, a agricultura e o manejo dos escravos. As primeiras teorizaes econmicas surgiram com Aristteles (384 322 a. C), quando se referiu ao valor de uso e ao valor de troca de um bem. Quando utilizamos a palavra economia, a maioria das pessoas pensa imediatamente em duas posies distintas: no gastar, relacionando a economizar, e ganhar dinheiro. Vejam que economizar no significa, necessariamente, no gastar, mas no gastar pode ser um dos componentes necessrios no ato de economizar. Por outro lado, ganhar dinheiro efeito e no causa. Voc ganha dinheiro porque aplicou algum recurso como a sua mo-deobra ou os seus recursos financeiros, de forma adequada. Logo, na prxima vez que voc disser a si mesmo ou a sua famlia vamos economizar esclarea que isto, necessariamente, no significa somente no gastar, mas gastar bem ou adequadamente. Esta a base do conceito de economia e, como veremos mais adiante, tem uma relao direta com eficincia na aplicao dos seus recursos. A Economia, enquanto cincia que trata das relaes do ser humano com um mundo dotado de recursos escassos apresenta-se de forma extremamente simples: todos ns participamos do sistema econmico do pas, consumindo hoje produtos bsicos ou poupando parte de nossos rendimentos para consumo futuro. Aprende-se a economizar nas coisas bens e servios que compramos; na difcil arte da sobrevivncia no mundo dos negcios vencem aqueles que aprenderam a economizar certos fatores utilizados na produo, melhorando sua competitividade.

Se for verdade que a participao e a vivncia levam ao conhecimento do funcionamento do sistema, tambm o , que vezes nos defrontamos com alguns fatos econmicos cuja apreenso mais difcil do que se imagina: o mercado de aes em baixa, o ndice de preos em alta, a dificuldade em obter emprstimos bancrios, a falta de certos produtos nas prateleiras dos supermercados etc. Para explicar esses fenmenos, os economistas devotam especial predileo por mtodos quantitativos em que predominam equaes diferenciais em modelos algbricos. Mas, de forma geral, os problemas econmicos no podem ser reduzidos a frmulas matemticas. Trata-se de questes relacionadas sociedade, instituies, histria, cultura, ideologia e, o que mais importante, refere-se ao povo, conceito que compreende o conjunto das classes e grupos sociais patres, empregados, profissionais liberais, assalariados empenhados na soluo objetiva das tarefas do desenvolvimento, que competem a todos, sem distino.

1.2 Definio de Economia


A economia estuda a forma na qual os indivduos e a sociedade fazem suas escolhas e decises, para que os recursos disponveis, sempre escassos, possam contribuir da melhor forma para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade. A economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e servios e distribu-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Podemos tambm definir Economia como uma cincia social que estuda a administrao dos recursos escassos, que possuem usos alternativos, diante das necessidades humanas que so ilimitadas. De forma intuitiva, pode-se dizer que a economia se preocupa com a forma que os indivduos economizam seus recursos, isto , de como empregam sua renda de forma cuidadosa e sbia, de modo a obter o maior aproveitamento possvel. Essa definio contm vrios conceitos importantes, que so a base e o objeto do estudo da Cincia Econmica: Escolha; Escassez; Necessidades; Recursos; 4

Produo e, Distribuio.

Do ponto de vista da sociedade, em seu conjunto, a economia trata de como os indivduos alcanam o nvel de bem-estar material mais alto possvel a partir dos recursos disponveis. A economia somente se preocupa com as necessidades que so satisfeitas por bens econmicos, ou seja, por elementos naturais escassos ou por produtos elaborados pelo homem. Resumindo ao nvel mximo estes conceitos, eles significam que a Economia mutante e que seu principal problema conjugar a dicotomia entre recursos escassos e necessidades humanas ilimitadas com a agravante de que os recursos podem ter usos diversos. No entanto, uma relao mais extensa de grandes temas de que se ocupa a economia, incluiria: Escassez. A escassa disponibilidade de recursos para o processo produtivo. Sua conformao. Seus custos. Sua exausto ou capacidade de renovao. Emprego. O emprego dos recursos. A ociosidade dos que se encontram disponveis. O desemprego, suas causas e conseqncias. Produo. O processo produtivo como categoria bsica. Decorrncias da produo: a gerao de renda, dispndio e a acumulao. A riqueza, a pobreza e o bem-estar. Agentes. Como se comportam os agentes econmicos. Em que conflitos de interesses se envolvem. Quais suas funes tpicas. Quais suas motivaes. Trocas. Fundamentos do sistema de trocas: diviso do trabalho, especializao, busca por economias de escala. Eficincia comparativa dos sistemas de trocas em relao auto-suficincia. Valor. Fundamentos do valor dos recursos e dos produtos deles decorrentes. Razes objetivas e subjetivas que definem o valor. Moeda. Como e por que se deu seu aparecimento. Como evoluiu. Formas atuais e futuras de moeda. Razes da variao de seu valor. Conseqncias das duas categorias bsicas de variao do valor da moeda: a inflao e a deflao.

Preos. Diferentes abordagens. Os preos como expresso monetria de valor. Como resultado da interao de foras de ofertas e de procura. Como orientadores para o emprego de recursos. Como mecanismos de coordenao do processo econmico como um todo. Mercados. Tipologia e caractersticas dos mercados. A procura e a oferta: fatores determinantes. O equilbrio, as funes e as imperfeies dos mercados. Concorrncia. Diferentes estruturas concorrncias: da concorrncia perfeita ao monoplio. Impactos sociais de cada uma delas. Funes da concorrncia. Razes para controle de suas imperfeies. Razes para sua preservao. Remuneraes. Tipologia e caractersticas das diferentes formas de remuneraes pagas aos recursos de produo. Os salrios, os juros, as depreciaes, os aluguis, os royalties, o lucro. Natureza de cada uma dessas formas. Conflitos que decorrem de cada uma de suas diferentes participaes na renda da sociedade como um todo. Agregados. Denominao dada s grandes categorias da Contabilidade Social, como Produto Interno Bruto e a Renda Nacional. Como medi-los. O que significam. Como empreg-los para aferir o desempenho da economia em sua totalidade. Transaes. Categorias bsicas: reais e financeiras. Abrangncia: internas, de mbito nacional; externas, de mbito internacional. Meios de pagamentos envolvidos. Causas e conseqncias de desequilbrios, notadamente no mbito externo. Crescimento. A expanso da economia como um todo. Crescimento e desenvolvimento: diferenas conceituais. Crescimento e ciclos econmicos. Equilbrio. Como se estabelece o equilbrio geral, esttico e dinmico do processo econmico. Como e por que, a despeito da complexa teia de relaes econmicas e dos decorrentes conflitos de interesse que as envolvem, a ordem se sobrepe ao caos. Quais os mecanismos que do sustentao ao processo econmico, para que siga o seu curso, apesar da amplitude dos movimentos de alta e de abaixa, de depresso e de expanso. Organizao. Formas alternativas, do ponto de vista institucional, para a organizao econmica da sociedade. Antagonismo entre o capitalismo liberal e o socialismo centralista. Matrizes ideolgicas que os suportam. Padres e desdobramentos das alternativas extremadas. Objetivos e resultados.

1.3 A Quantificao da Realidade Econmica


Em relao s snteses acima, fundamental afirmar que cada um dos temas tem mltiplos desdobramentos. Conjuntos e subconjuntos de temas relacionados a cada um deles podero ser destacados, cobrindo diferentes aspectos e particularidades da vida econmica. Todos, porm, tm uma caracterstica comum: so passveis de alguma forma de mensurao. Essa caracterstica costuma ser apontada como uma diferena marcante entre a economia e outros ramos do conhecimento social. Em economia possvel: Quantificar resultados. Construir identidades quantificveis. Estabelecer relaes quantitativas entre diferentes categorias de transaes. Desenvolver modelos explicativos da realidade, baseados em sistemas de equaes simultneas. Proceder a anlises fundamentadas em parmetros quantificados. Desenvolver sistemas quantitativos para diagnsticos e prognsticos.

1.4 O Conceito de Economia


As pessoas necessitam alimentar-se, vestir-se, receber uma educao etc.; para isso, h os recursos, mas a renda insuficiente na hora de conseguir todos os bens e servios desejados para satisfazer suas necessidades. A sociedade (conjunto de pessoas) tem tambm necessidades coletivas, tais como estradas, defesa, justia, etc O mesmo ocorre individualmente com as pessoas que tambm tem mais necessidades do que meios para satisfaz-las. A economia se ocupa das questes relativas satisfao das necessidades dos indivduos e da sociedade.

1.5 A Economia como Cincia Social


As cincias sociais ocupam-se dos diferentes aspectos do comportamento humano. Podem ser tambm caracterizadas como cincias do comportamento, ou alternativamente, como cincias humanas. Compreendem reas distintas, medida que se possam diferenciar, por sua natureza, os diferentes aspectos da ao do homem com os quais cada uma delas se envolve.

A cincia poltica trata das relaes entre a nao e o Estado, das formas de governo e da conduo dos negcios pblicos. A sociologia ocupa-se das relaes e da organizao da sociedade. A antropologia cultural volta-se para o estudo das origens e da evoluo, da organizao e das diferentes formas de expresso cultural do homem. A psicologia ocupa-se do comportamento do homem, de suas motivaes, valores e estmulos. Ao direito cabe fixar, com a preciso ditada pelos usos, costumes e valores da sociedade, as normas de regularo os direitos e as obrigaes individuais e sociais. E a economia, que, como as demais reas, abrangem apenas uma frao das cincias sociais, compete o estudo da ao econmica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produo, a gerao e a apropriao da renda, o dispndio e a acumulao.

1.6 As Externalidades Econmicas


Uma externalidade econmica ocorre quando os custos da atividade de um agente oneram outro. Um exemplo a poluio, em que um agente, nesse caso uma fbrica, impe os custos da fumaa, rios insalubres, muito rudo etc. a uma parcela expressiva da sociedade. Outro exemplo a vacinao, em que todos, inclusive os no-vacinados, so beneficiados com um risco menor de contrair uma doena. Dessa forma, temos externalidades negativas (como poluio) e externalidades positivas ( como as vacinas). O comportamento dos fumantes impe externalidade negativa aos vizinhos nofumantes, porque afeta o seu bem-estar, j, prazer de observar o jardim de flores do meu vizinho, uma externalidade positiva (Robert S. Pyndyck/Daniel L. Rubinfeld, 1999). Um objetivo importante da atividade econmica o de alcanar eficincia no uso dos recursos produtivos, ou seja, produzir o mximo possvel com os recursos disponveis. 8

O objetivo da legislao sob a tica da economia seria o de fomentar o mximo de eficincia por um lado, e por outro, fazer com que os custos de cada atividade onerem o produtor. Dessa forma, uma fabrica que polusse deveria de alguma forma compensar os prejudicados com a poluio. Como compensar os prejudicados com uma determinada atividade um grande desafio para os legisladores, pois quase todas as atividades produtivas afetam outros agentes, alm dos produtores. Algumas leis estabelecem nveis mximos de poluio. H limites de emisso de gases, de rudos etc. em quase todos os pases do mundo. Em alguns casos, determinadas indstrias esto circunscritas geograficamente. Outra forma estabelecer imposto maior a indstrias mais poluidoras para compensar pelo custo imposto a toda sociedade.

A gua como um Bem Pblico e sua Caracterstica de Externalidade.

No h como dissociar a gua das falhas de mercado representadas pelos bens pblicos e pelas externalidades. Com isto, estamos diante de uma ineficincia de mercado, considerando que o valor do bem no est espelhando a realidade, dado que no foram internalizados, ao custo pago pelo agente produtor, os danos produzidos ao meio ambiente ou prpria sociedade. Tm-se a impresso de que, diante da regulamentao governamental, por meio de impostos, subsdios, pelo exerccio do direito de propriedade ou at pela introduo de novas tecnologias, o problema possa ser solucionado. Estes procedimentos, porm, do mais conotao de penalidade, do que soluo ao caso. Se no aplicadas todas essas condies punitivas, teremos realmente solucionado o problema de falhas de mercado? Teremos desta forma transformando um mercado ineficiente num mercado eficiente? Sero justos e corretos os preos cobrados por este bem, mediante tais procedimentos? Por si s, a questo discutvel. Seriam mais importantes que fossem, em primeiro lugar, identificadas e atacadas as causas que originam tais anomalias de mercado e no as conseqncias delas decorrentes. Se a externalidade originria da contaminao da gua, necessrio atacar a causa desta contaminao, ou seja quem so e como agem os agentes poluidores. No basta e no resolve somente regular, criar imposto, conceder incentivos etc. Mesmo que as empresas passem a internalizar tais custos, no eliminam por 9

completo a poluio que produzem, muito embora passem a pagar por isto. Ao persistir este critrio, o problema fica para a sociedade, que afetada pela poluio, tornando-se refm desta ltima, acabando por absorver e consumir bens imprprios, que resultaro em doenas, j diagnosticadas pelas autoridades sanitrias em hospitais do pas. A soluo passa obrigatoriamente pela regulamentao e aplicao, na essncia da Lei das guas, obrigando os agentes poluidores a ajustarem-se preventivamente, antes de sua instalao, e no posteriormente, depois da externalidade criada, que o que hoje ocorre.

1.7 O Problema Econmico


O segundo componente da definio contempornea da Economia a administrao dos recursos escassos que est ligado ao problema econmico bsico: a escassez. A economia s existe porque os recursos so escassos e, portanto, necessitam ser eficientemente administrado. No se deve confundir escassez com pobreza. A escassez uma relao dos recursos disponveis com os desejos; a pobreza uma situao de discrepncia distributiva proveniente de polticas econmicas empreendidas. Aqui vale um lembrete sobre a questo pobreza, j que se discute no Pas a implantao de um imposto especfico para fazer frente a este srio problema: pobreza no causa, mas sim efeito da falta de crescimento econmico e do baixo nvel de educao que determina ndices de produtividade muito baixos e, por conseguinte, patamares salariais reduzidos. O problema econmico por excelncia a escassez. Surge porque as necessidades humanas so virtualmente ilimitadas e os recursos econmicos limitados, incluindo tambm os bens. Esse no um problema tecnolgico, e sim de disparidade entre os desejos humanos e os meios disponveis para satisfaz-los. A escassez um conceito relativo, pois existe o desejo de adquirir uma quantidade de bens e servios maior que a disponibilidade. Essa a questo central do estudo da Economia Em qualquer sociedade, os recursos produtivos ou fatores de produo ( mo -deobra, terra, matrias-primas,capital,dentre outros) so limitados.Por outro lado, as

10

necessidades humanas so ilimitadas,e sempre se renovam, por fora do prprio crescimento populacional e do contnuo desejo de elevao do padro de vida. Independentemente do grau de desenvolvimento do pas, nenhum deles dispe de todos os recursos necessrios para satisfazer toda a necessidade da coletividade.

1.7.1 Os problemas econmicos fundamentais


Da escassez dos recursos ou fatores de produo, associadas s necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econmicos fundamentais. O qu produzir? Como produzir? Para quem produzir? > o qu produzir: dada a escassez de recursos de produo, a sociedade ter de escolher, dentro do leque de possibilidades de produo, quais produtos sero produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas; > como produzir: a sociedade ter de escolher ainda quais recursos de produo sero utilizados para a produo de bens e servios, dado o nvel tecnolgico existente. A concorrncia entre os diferentes produtores acaba decidindo como sero produzidos os bens e servios. Os produtores escolhero entre os mtodos o mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produo possvel;

> para quem produzir: a sociedade ter tambm de decidir como seus membros participaro da distribuio dos resultados de sua produo. A distribuio da renda depender no s da oferta e da demanda nos mercados de servios produtivos, ou seja, da determinao dos salrios, das rendas da terra, dos juros e dos benefcios do capital, mas tambm da repartio inicial da propriedade e da maneira com ela se transmite por herana

(*)VASCOCELLOS, M. A. S. Edio Saraiva. Fundamentos de Economia TROSTER Roberto Luiz, MOCHN Francisco,Ed.Makron, Introduo Economia;Rossetti,Ed.Atlas,Introduo Economia. Para Pensar ... Voc do tamanho do teu sonho

11

2. Recursos ou Fatores de Produo Em suas atividades de produo, os sistemas econmicos empregam o trabalho humano, as reservas naturais e os recursos instrumentais mais simplificadamente, capital. Estes ltimos permitem um volume de produo maior e mais diversificado, comparativamente a uma situao em que se aplicassem apenas o trabalho humano e as reservas naturais. Uma das bases decisivas do progresso conseguido pela humanidade, da pr-histria aos dias atuais, fundamenta-se, precisamente, na maior disponibilidade e na maior perfeio dos instrumentos com que se realiza a produo. H, todavia, limitaes continuidade infinita desse processo. Estas decorrem de que o fluxo de recursos se deve processar em permanente equilbrio.A destruio das reservas naturais, a exploso demogrfica ou a instrumentao inadequada podero comprometer as bases da atividade de produo e, consequntemente, a prpria sobrevivncia da humanidade.
CLAUDIO NAPOLEON

Elementi di economia poltica

Todas as categorias bsicas de fluxos econmicos - a gerao da renda, as diferentes formas de dispndio e a acumulao de riquezas resultam da produo, considerada, por isso mesmo, como atividade econmica fundamental. O estudo dessa atividade, de suas bases, de seu significado e de seus fluxos , assim, um bom ponto de partida para a compreenso do processo econmico. Os recursos de produo so tambm denominados fatores de produo. Eles so constitudos pelas ddivas da natureza, pela populao economicamente mobilizvel, pelas diferentes categorias de capital e pelas capacidades tecnolgicas e empresariais.

12

Os recursos so os fatores de produo bsicos utilizados na produo de bens e servios. So denominados de fatores de produo. Esses fatores de produo dividem se em trs grandes categorias: terra, capital e trabalho. Para que voc possa aumentar o seu padro de consumo sero necessrias duas situaes: a) voc ter que aumentar a quantidade de recursos que dispe ou; b) voc ter que aumentar a produtividade destes recursos. A regra vale tanto para a empresa, como para o consumidor, mas apresenta algumas diferenas fundamentais de uma para outra tica. No primeiro caso, aumentar a quantidade de recursos, implica agregar, somar mais unidades dos trs grandes grupos. Se voc produtor ou empresrio, a soma de mais recursos aos j existentes deve ser, na proporo, igualitria , ou seja, se voc agregar mais capital ao seu negcio, o trabalho, expresso pela mo-de-obra, os recursos naturais e a matria prima devero seguir a proporo necessria. Exemplo: se voc tem uma empresa e resolve ampli-la, tendo para tanto a disponibilidade de capital, voc, antes da aplicao deste recurso, dever verificar se a mo-de-obra est disponvel na quantidade e qualidade necessrias, assim como se o suprimento de recursos naturais ou matrias-primas. A matria prima no um fator de produo, visto que, ela expressa pela conjugao dos recursos de produo em outra empresa. Caso voc amplie seu negcio sem seguir esta simples regra, incorrer no que os economistas chamam de Lei dos Rendimentos Decrescentes. Tal lei determina que, ao aumentar um ou dois dos recursos de produo, permanecendo um ou dois no mesmo nvel, voc poder ter, num primeiro momento, crescimento, que, em determinado ponto, cessar e voc poder at retroceder. Neste sentido, aumentar o fator trabalho ou o fator terra, sem proceder a ampliao do capital, provocar a atuao da lei citada tendo como conseqncia rendimentos

decrescentes. Um exemplo muito constante disto o crescimento de uma empresa que, sem contar com recursos humanos adequados, cria uma estrutura que no pode ser contemplada pela capacidade empresarial de seu diretor. Ele a tem, mas a empresa cresceu demais e os recursos humanos inadequadamente selecionados no permitem que ele possa delegar atribuies. Com isso, sua potencialidade j no suficiente para controlar e gerenciar todo

13

o negcio. Esta situao conhecida como deseconomias de escala, ou seja, a empresa cresceu, mas sua lucratividade caiu. A ampliao dos negcios somente se realiza a partir do investimento igualitrio em todos os fatores, tendo como elemento determinante para tanto o prvio acmulo de poupana. Na empresa a poupana expressa pela reteno de parte dos lucros ou pela entrada de novos scios. A ampliao tambm pode ser feita atravs de financiamento, entretanto, o retorno esperado pelo investimento no deve ser inferior taxa de juros que ser paga. Se voc conseguir estabelecer um aproveitamento dos recursos disponveis na empresa prximo a capacidade mxima de produo podemos afirmar que sua empresa pratica economia. Exemplo: voc possui uma fbrica de camisas com capacidade de produzir 10.000 camisas por ms. Entretanto, esto sendo produzidas 7.000 camisas por ms. Logo, sua capacidade ociosa de 3.000 camisas por ms. A partir de uma anlise das causas desta capacidade ociosa voc poder determinar a prtica da economia. Sendo voc consumidor, a soma de mais recursos fica restrita a sua capacidade.Voc tem como recurso a sua mo-de-obra que envolve quantitativamente o elemento tempo disponvel, ou ainda os recursos provenientes da sua poupana que permitem somar os instrumentos de trabalho, incrementando sua renda, ou adquirindo um bem que lhe desonere, como, por exemplo, uma casa prpria. A outra possibilidade de ampliao dos seus rendimentos passa pela maior produtividade dos recursos disponveis. A produtividade expressa pela relao entre o resultado da produo, ou o produto total e a quantidade do recurso utilizado. A sua produtividade medida pela quantidade de produto que voc consegue produzir em determinada unidade de tempo. Para a empresa, a produtividade expressa em cada um dos recursos de produo. O incremento da produtividade permite maior produo com a mesma quantidade de recursos e, portanto, eleva os rendimentos. A base para o aumento da produtividade a inovao que, via de regra, tem origem no conhecimento adquirido.

Resumindo, para obtermos renda, utilizamos os recursos de que dispomos. Logo, para ampliarmos nossa renda precisamos expandir estes recursos, seja quantitativamente, somando maiores nveis, ou qualitativamente, atravs da produtividade. Como

14

consumidores ou empresa, o ponto de partida para aumentar quantitativamente e/ou qualitativamente os recursos atravs da poupana. Como empresa, o aumento dever ser efetuado nas mesmas propores em cada um dos recursos. Por outro lado, qualitativamente, para a empresa, se elevam os recursos atravs da tecnologia e da inovao que, via de regra, tm origem no conhecimento. J para o consumidor, o acrscimo qualitativo tem como caminho a educao, seja formal ou informal. Esclarecida a importncia dos recursos e a forma genrica de expandi-los, vamos passar a anlise individual de cada um dos recursos de produo.

2.l O Recurso; Fator Terra.

Do elenco de recursos que os sistemas econmicos mobilizam no desencadeamento do processo de produo, as reservas naturais, ou o fator terra constituem a base sobre a qual se exercem as presses e as atividades dos demais recursos. As reservas naturais, renovveis ou no, encontram-se na base de todo o processo de produo. As ddivas da natureza, aproveitadas pelo homem em seus estados naturais, ou ento transfomadas, encontram-se presentes em todas as atividades de produo.A prpria localizao espacial dos agrupamentos humanos foi histricamente condicionado as disperso e aglomeraes do homem nos diferentes espaos continentais, certamente as disponibilidades de fatores naturais e seu aprendizado de como vencer e aproveitar as foras da natureza atuaram como fatores condicionantes da cnstituio e da perpetuao das naes, de sua sceno a seu declnio. A disponibilidade das reservas naturais,todavia, no dependem apenas dos nveis e das dimenses de suas ocorrncias, mas tambm de sua interao com os demais fatores de produo, notadamente a capacidade tencolgica. a partir da interao com os demais fatores que se viabiliza seu efetivo aproveitamento. E este depende tambm dos diferentes estgios da conscincia social sobre sua preservao e reposio. O fator terra compreende tanto a destinada para produo agrcola, como a de uso urbano, assim como os minerais, a gua, o clima ou a mata, desde que tenham a possibilidade de uso econmico racional, gerando renda e, na relao custo benefcio

15

(custo de oportunidade) no se traduzam em efeitos danosos s pessoas, impingindo ao conjunto da sociedade custos muito superiores a sua explorao. A terra a base de toda a produo, iniciando pela nossa alimentao e passando pela variada quantidade de produtos derivados, por exemplo, do petrleo. um recurso to fundamental que os ncleos populacionais sempre procuram se concentrar nos locais onde ele abundante e de fcil acesso, alm de apresentar boa qualidade, como no caso do solo agricultvel. Para podermos otimizar o uso do recurso terra necessitamos de algumas premissas, quais sejam, o conhecimento, a tecnologia e o acrscimo quantitativo fazendo uso adequado e tendo a disponibilidade dos instrumentos necessrios. O conhecimento dever ser usado para extrair deste recurso todas as possibilidades j estudadas e comprovadas como viveis dentro da tica do uso econmico racional. Atravs do conhecimento poderemos buscar novas formas de explorao, aumentando os rendimentos provenientes e viabilizando seu uso sem degradao. A tecnologia uma aliada do conhecimento e fruto deste. Com ela possvel aumentar a produtividade com a mesma quantidade do recurso e, em decorrncia, obter seu melhor uso. O acrscimo quantitativo, por sua vez, incorporar a possibilidade de produo em nveis mais elevados. Caso voc utilize todo o conhecimento e a tecnologia disponveis e esteja praticando o uso adequado, assim como tenha a disponibilidade dos instrumentos necessrios, s restar para a ampliao dos seus rendimentos o acrscimo quantitativo do recurso. Ele representar, sempre, no s o resultado quantitativo como qualitativo, visto que, se est sendo incorporado, porque no estava sendo usado na sua potencialidade total o que significa que no estava sendo utilizado com economia. Neste sentido, o no uso de uma rea produtiva, assim como seu uso de forma inadequada, um desperdcio econmico e social inaceitvel. O mesmo raciocnio vale para qualquer outro elemento do recurso terra e dos demais fatores de produo. A gua potvel um exemplo bem presente e constantemente lembrado. Seus mananciais so esgotveis e seu desperdcio por uso e contaminao enorme. Diante disto podemos antever o aumento da escassez deste recurso e srias dificuldades para toda a humanidade.

16

Condies que expandem as bases das Condies que restringem a ao do reservas aproveitveis >Estgio do conhecimento humano. >Disponibilidade exploratrios. >Avanos sobre novas fronteiras. >Processos de renovao e de reposio. de naturais economicamente homem sobre as reservas naturais

economicamente aproveitveis >Nveis de exausto das reservas minerais

instrumentos aferidas. >Ameaa de extino de espcies vegetais e animais. >Degradao de macrodisponibilidades

>Processos de reciclagem de materiais naturais. bsicos j trasnformados e rejeitados. >Concincia preservacionista. >Restries legais , condicinantes da forma de acesso e de explorao econmica. Quadro-A discutvel fixidez do fator terra: a expanso e as limitaes Fonte:Rosssetti;Introduo Economia.ediora atlas

2.1.2 A Limitada Dotao do Fator Terra A dotao do fator terra expressa-se por magnitudes das seguintes ordens de grandeza: > A disponibilidade de solos potencialmente aproveitveis para a agricultura de 3,2 bilhes de hectares. > As guas dos mares e oceanos totalizam 1,4 bilho de quilmetros cbicos. > Esto em movimento nas bacias hidrogrficas continentais, constitudas pelos rios e seus alfuentes, outros 20 milhes de quilmetros cbicos de guas. > H 1.560.000 formas de vida que habitam a Terra. Considerando-se as cadeias de sustentao dos ecossistemas, todas tm, ainda que remota ou indiretamente, algum tipo de relao com intersses econmicos de explorao. > O sol, 1.500.000 vezes maior que a Terra, uma fonte inesgotvel de energia, disponvel por ainda 5 milhes de anos. Essas magnitudes no significam, porm, que a dotao do fator terra seja ilimitada. Como todos os demais fatores de produo, as reservas naturais so escassas. Elas so

17

passveis de exausto e seu aproveitamento pressupe a aplicao dos demais recursos de produo, cuja disponibilidade tambm escassa.

2.2 O Recurso; Fator Capital. O fator capital deve ser compreendido sobre dois ngulos: o capital econmico e o financeiro. O capital econmico abrange os prdios, mquinas, equipamentos, rodovias, escolas, hospitais, inovaes pelo conhecimento, redes de energia e todas as demais existncias fsicas ou no que possibilitem produzir ou elevar a produo. A origem do capital econmico o investimento que propiciado pela poupana. A poupana a parcela da renda no destinada ao consumo; portanto, o nvel de investimento ser determinado pelo dela poupana -, originando uma opo que se coloca a voc, empresa ou ao pas de decidir entre a proporo da renda destinada ao consumo e a poupana. Pessoas, empresas ou pases que optarem por destinar parcela maior de sua renda poupana, tero maior nvel de crescimento. Vale lembrar que tambm no necessrio destinar poupana nveis muito elevados. A partir da situao individual de cada um dos agentes citados (pessoas, empresas ou pases), haver o estabelecimento do patamar adequado de poupana. Destinar parcelas exageradas da renda poupana pode determinar situaes de desajuste em todos os nveis. Pessoalmente pode significar um patamar de sacrifcio desnecessrio e o exemplo a figura do ermito avarento. Para a empresa desestmulo aos acionistas devido ao baixo retorno ou a incidncia da Lei dos Rendimentos Decrescentes. Esta situao tem dois ngulos: se o excesso de poupana se transformar em investimento pode ocorrer os efeitos da lei citada; se o destino for o lucro transformado em retirada, a empresa no apresentar crescimento. J para o Pas, o resultado do excesso de poupana a retrao da atividade econmica, normalmente expressa por desemprego. O exemplo contemporneo que podemos utilizar o do Japo. O povo japons, com medo de perder o emprego pelo avano tecnolgico, aumentou sensivelmente o seu nvel de poupana. O resultado desta ao foi a retrao do consumo e, portanto, da atividade econmica aumentando, assim, o desemprego. A forma de aumentar o capital , portanto, atravs do acmulo de poupana, pressupondo-se que seus elementos (prdios, mquinas, equipamentos, etc.) estejam sendo

18

utilizados adequadamente, ou que, em outras palavras, no estejam ocorrendo desperdcios, como no aproveitar em todo o seu potencial uma mquina, equipamento ou prdio, ou ainda, construir uma estrada que leva do nada a lugar nenhum. Voc pode estar se perguntando porque inclumos no capital econmico as escolas e hospitais. Veja que dissemos que so considerados como capital todas as possibilidades de produzir ou elevar a produo. Uma escola possibilita conhecimento e este eleva a produtividade, atingindo assim a definio inicial. O mesmo raciocnio vale para um hospital. Na otimizao do capital, dentro dos parmetros que j citamos (aumentar o investimento ou o uso adequado), devemos considerar que uma parcela do acrscimo deste fator ser destinada para repor o desgaste dos bens de capital j existentes (depreciao). Portanto, do montante de capital realizado, conhecido como investimento bruto, devemos descontar a parcela que se destina depreciao, resultando desta subtrao o investimento lquido, ou seja, o incremento real do estoque de bens de capital. O componente depreciao , principalmente em pequenas e mdias empresas, esquecido na hora de compor os custos determinando um ciclo de vida do negcio muito curto, pois, quando ocorre a necessidade de repor os bens de capital, no ocorreu o acmulo prvio para tanto. Os conceitos aqui expostos a cerca do capital econmico valem tanto para a empresa quanto para voc consumidor. Para o consumidor, a melhor forma de incrementar seus recursos , sem dvida, a educao que, embora exija sacrifcio no consumo e no lazer, permitir qualificao e, portanto, melhores possibilidades de renda. Esta educao obrigatoriamente no a educao formal, mas qualquer tipo de treinamento ou curso que permita a agregao de conhecimentos traduzidos em novas tcnicas e maior produtividade. Quanto ao capital financeiro, se direcionado para o investimento,

automaticamente se transformar em capital econmico. Caso contrrio seu destino ser o mercado financeiro, possibilidade em que no estar gerando incremento na economia como um todo, mas apenas procedendo a transferncia de renda de quem toma moeda emprestada para quem aplicou. Este mecanismo, em perodos de alta inflao, transformase num brutal elemento de concentrao de renda e conhecido como imposto inflacionrio.. O grande determinante do rumo que tomar o capital financeiro a

19

taxa de juros real (descontada da inflao). Se ela for elevada, propiciando rendimento superior ao retorno do investimento, voc ou a empresa, optaro por deixar o recurso no rendimento financeiro, adiando a realizao dos investimentos. Portanto, importante que fique claro a diferena entre aplicao financeira e investimento. Somente este ltimo gera renda e emprego proporcionando crescimento econmico e desenvolvimento. Enquanto os bens de consumo se orientam para a satisfao direta das necessidades humanas, os bens de capital ou de investimentos, no esto concebidos para satisfazer s necessidades humanas, mas para serem utilizados na produo de outros bens. Se dedicarmos certa quantidade de recursos para produzir bens de capital, eles nos satisfaro no futuro, quando forem utilizados na produo de bens de consumo. O capital empregado na produo pode dividir-se em capital fixo e capital circulante. O capital circulante consiste nos bens em processo de preparao para o consumo, basicamente matrias-primas e estoques, enquanto que o capital fixo consiste em instrumentos de toda a espcie, incluindo edifcios, maquinaria e equipamentos. H tambm o capital humano: educao, formao profissional e experincia, em geral, tudo que eleva a capacidade produtiva dos seres humanos e, o capital financeiro: fundos disponveis para a compra de capital fsico ou ativo financeiros.

2.3 O Recurso; Fator Trabalho. O fator trabalho, do qual o consumidor o grande proprietrio, possui, como componente de sua expanso quantitativa, a taxa de natalidade que define o tamanho da populao economicamente ativa. No campo qualitativo, a expanso do fator trabalho se d pela sua qualificao profissional. Aqui vale lembrar a Lei dos Rendimentos Decrescentes, que citamos quando da anlise da expanso dos fatores de produo, onde dizamos que a ampliao dos fatores deve se dar de forma igualitria entre os trs grandes grupos. Logo, se tivermos uma taxa de natalidade em nveis muito elevados, desproporcional ao

crescimento dos fatores capital (investimentos) e terra, teremos como resultado rendimentos decrescentes. Nada mais real do que a atuao desta lei na economia brasileira. Nossa situao j foi mais crtica nas dcadas de 60 e 70 quando atingimos respectivamente um crescimento populacional da ordem de 5,60% e 4,05% (IBGE). A partir da dcada de 80, com a crise instalada e a sada da mulher para o mercado de

20

trabalho, alm de outros fatores de ordem cultural, esta taxa entrou em declnio, fechando o perodo 80 a 90 em 3,01% (IBGE). A taxa de fecundidade, que exprime a relao entre os nascimentos e o nmero de mulheres em idade frtil (dos 15 aos 44 anos), acompanhou esta tendncia de queda, passando de 5,76 em 1970 para 4,0 em 1980 e 2,7 em 1990 (IBGE). Dizem os maldosos que um dos componentes culturais desta tendncia de queda no crescimento populacional fruto da expanso da quantidade de televisores nos lares brasileiros. No temos conhecimento de nenhum estudo cientfico a respeito, a no ser depoimentos pessoais, entretanto, a disseminao de mtodos anticoncepcionais , comprovadamente, um dos itens que constituem os fatores que explicam tal reduo. Descontando-se da populao total os muito idosos e os em idade no apta para o trabalho, teremos a populao economicamente mobilizvel. Subtraindo desta os que no esto procurando trabalho (estudantes e donas de casa) teremos a populao economicamente ativa, que podemos subdividir em empregados e desempregados. Estes conceitos ainda podem ser mais explicitados, definindo-se, por exemplo, o que desempregado (biscateiro ou no ?) e, por conseguinte empregado, ou ainda a idade efetiva para entrada ou sada do mercado de trabalho. nesta explicitao dos conceitos que residem as diferenas entre os ndices de desemprego, por exemplo, do IBGE e DIEESE. Tas diferenas compem a metodologia de clculo do ndice. O indicador da relao entre o crescimento populacional e o produto (crescimento econmico) a renda per capita. Esta resultado da diviso do produto total pela populao total, indicando a distribuio igualitria do produto e o patamar de acesso da populao aos bens e servios. Se cresce a populao de forma proporcionalmente maior que o produto, o resultado ser a queda da renda per capita e, portanto, menor acesso aos bens e servios. A expanso qualitativa do fator trabalho tem como propulsor maior a educao. Entretanto, as caractersticas pessoais tambm podem ajudar neste sentido. Voc pode, conforme j vimos, aumentar sua produtividade e, por conseguinte suas possibilidades de maior rendimento com a educao. Por outro lado, voc pode ser portador de habilidades especficas desenvolvidas por sua personalidade ou convvio que lhe permitem desempenhar com desenvoltura determinadas tarefas. Esta ltima possibilidade exceo, mas h vrios casos expressos por pessoas sem nvel educacional

21

que atingiram sucesso pessoal e profissional atravs da explorao de elementos de sua personalidade. Ampliaremos este assunto na 5 lio. Assim, a expanso quantitativa do fator trabalho determinada pela taxa de fecundidade ou natalidade e a qualitativa pela aquisio do conhecimento ou desenvolvimento de caractersticas pessoais. A otimizao do trabalho se d por seu uso adequado, expresso pela expanso qualitativa (educao) e o melhor aproveitamento do tempo. Enfim, o fator trabalho refere-se s faculdades fisicas e intelectuais dos seres humanos que intervm no processo produtivo. ROSSETTI.Introduo Economia, editora Atlas,TROSTES /MOCHN.Introduo Economia.Editoira Makron.

Para Pensar ... Mesmo na pior das circunstncias, h um aspecto positivo se voc tiver coragem de procur-las.

22

3. Conjunto de Oportunidades e Trade-offs (*)


Os sistemas de mercados deixam nas mos das pessoas e empresas a deciso de selecionar o que consumir e o que produzir. Como so tomadas essas decises? No caso de pessoas e empresas racionais, o primeiro passo da anlise econmica de qualquer escolha identificar o que possvel que os economistas denominam de conjunto de oportunidades e que simplesmente uma lista de opes disponveis. Se voc quer um sanduche e na geladeira s h presunto e queijo, ento seu conjunto de oportunidades se resume a um sanduche de presunto, um sanduche de queijo, um misto ou nenhum sanduche. Um sanduche de peito frango est fora de questo. Definir as limitaes com que se depara a pessoa ou a empresas um passo fundamental em qualquer anlise de escolhas. Podemos passar o tempo ansiando pelo sanduche de peito de frango ou qualquer outra coisa que estiver fora do conjunto de oportunidades, mas quando se trata de fazer escolhas e enfrentar decises, apenas o que est dentro do conjunto relevante. De modo que o primeiro passo na anlise das escolhas identificar o que est dentro do conjunto de oportunidades. Conjunto de oportunidades de Andra CDs 0 2 4 6 8 10 12 DVDs 6 5 4 3 2 1 0

Restrio Oramentria e Restrio do Tempo As restries limitam as escolhas e definem o conjunto de oportunidades. Na maior parte das situaes econmicas, as restries que limitam as escolhas de uma pessoa - isto , as restries realmente relevantes - so tempo e dinheiro. As restries impostas pelo dinheiro so denominadas restries oramentrias; aquelas determinadas pelo tempo disponvel so chamadas de restries temporais. Um

23

bilionrio pode achar que suas escolhas no so limitadas pelo dinheiro, mas pelo tempo; j um trabalhador desempregado ver que suas escolhas so limitadas pela falta de dinheiro e no de tempo. As restries oramentrias definem o conjunto de oportunidades tpico. Examine as restries oramentrias de Andra, que resolveu gastar R$120,00 com CDs ou DVDs. Um CD custa R$10,00 e um DVD R$20,00. Portanto, Andra pode comprar 12 CDs ou 6 DVDs; ou 8 CDs e 2 DVDs, ou 4 CDs e 4 DVDs. As vrias possibilidades so apresentadas na tabela abaixo.

Restrio Oramentria
14 12 10 8 6 4 2 0 0 1 2 3 DVDs Conjunto de Oportunidades 4 5 6

No eixo vertical medimos o nmero de CDs comprados e no eixo horizontal, o nmero de DVDs. Os espaos sombreados (entre os CDs 12 e os DVDs 6) a restrio oramentria de Andra. Os pontos entre os esses dois extremos, ao longo da restrio oramentria, representa as demais combinaes possveis. O custo de cada combinao de CDs e DVDs deve somar R$120,00. Se Andra decide comprar mais DVDs, ela ter de conformar-se com menos CDs. A restrio oramentria de Andra a linha que define os limites externos de seu conjunto de oportunidades. Mas o conjunto total de oportunidades mais amplo, tambm incluindo os pontos abaixo da restrio oramentria. a rea sombreada da figura. A restrio oramentria mostra o nmero mximo de CVDs que Andra pode comprar para

CDs

24

cada CD adquirido, e vice-versa. Enfim, o conjunto de oportunidades do indivduo definido por sua restrio oramentria. A figura seguinte ilustra uma restrio temporal. Em sua forma mais simples ela nos diz que a soma do tempo que as pessoas dedicam as diversas atividades ao longo de seu dia- incluindo o sono- tem de ser igual 24 horas. A figura plota as horas gastas assistindo televiso no eixo horizontal e s horas destinadas s demais atividades, no eixo vertical. As pessoas sejam elas ricas ou pobres s tm 24 horas por dia para suas diferentes atividades. A restrio temporal se assemelha bastante restrio oramentria. Uma pessoa no pode assistir TV mais de 24 horas dirias nem menos de zero horas. Quanto mais tempo assistir televiso, menos sobrar para as outras atividades. Se desejar assistir mais TV, enfrentar um trade-off a nica forma de assistir mais televiso ser reduzir o tempo dedicado a alguma outra atividade.

Restrio temporal 24

Horas demais atividades

20 16 12 8 4 0 0 4 8 12 16 20 24 Horas de televiso Restrio temporal

TROSTER/MOCHN.Introduo Economia.Ed.Makron Boocks

25

4. A Necessidade de Escolha e o Custo de Oportunidade (Trade-Off)


Na vida somos forados a escolher continuamente. Quando optamos por algo, temos de renunciar outras coisas. Como os recursos disponveis so escassos, somente se pode satisfazer uma necessidade se se deixar de satisfazer outra. No h recursos materiais suficientes, trabalho e nem capital para produzir tudo o que as pessoas desejam. Por isso, necessrio escolher entre as diferentes opes que se apresentam. Este problema enfrentado pelos governos, famlias e empresas. Quando decidem gastar ou produzir, governos, empresas ou famlias esto renunciando a outras possibilidades. A opo que se deve abandonar para poder produzir ou obter outra coisa se associa, ao conceito de custo de oportunidade. O custo de oportunidade de um bem ou servio a quantidade de outros bens ou servios que se deve renunciar para obt-lo, ou produzi-lo. O custo de oportunidade tambm chamado de custo alternativo por apresentar o custo da produo alternativa sacrificada (vide abaixo na curva ou fronteira de possibilidade de produo). Se algum lhe perguntasse agora quanto lhe custa ir ao cinema, voc provavelmente responderia oito reais ou o que quer que seja que voc pagou da ltima vez que foi ao cinema. Mas com o conceito de trade-offs, ver que a resposta completa no to simples. Para comear, o custo no de R$8,00, mas o que esse montante lhe permitiria comprar alternativamente.Alm disso, seu tempo um recurso escasso e deveria entrar tambm no clculo. Tanto o tempo como o dinheiro representa oportunidades de que desistiu para ir ao cinema, ou o que os economistas denominam custo de oportunidade da ida ao cinema. Aplicar um recurso em alguma coisa significa no poder us-lo para outra. Assim, precisamos considerar o melhor uso alternativo de qualquer recurso quando decidimos destin-lo a uma utilizao determinada. Esse melhor uso alternativo a medida formal do custo de oportunidade

4.1 Curva ou Fronteira de Possibilidades de Produo

26

Consideremos uma economia com uma tecnologia dada, que dispe de uma dotao fixa de fatores produtos, plenamente utilizada e na qual se produzem somente duas espcies de bens: trigo e algodo. Se a partir de uma situao dada decide-se produzir mais trigo, orientando os esforos nessa direo, dever dispor-se a produzir menos algodo. Em conseqncia, para poder satisfazer melhor a necessidade alimentcia, dever haver disposio para sacrificar uma certa quantidade de algodo, j que se sups que somente se produz dois bens. Portanto, aumentar a produo de trigo tem um custo para a sociedade em termos de algodo que se deixou de produzir (ver grficos seguintes) Quadro: Possibilidades de Produo Opo Algodo Trigo Custo de

Oportunidade A B C D E F 0 1 2 3 4 5 7,5 7,0 6,0 4,5 2,5 0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5

Quantidades de trigo que no dever ser produzida para obter-se uma unidade adicional de algodo.

27

Curva de possibilidades de produo


8 7 6 5 4 3 2 1 0 0 1 2 3 4 5 Algodo Conjunto de portunidades da sociedade

Trigo

Essa curva reflete as opes oferecidas sociedade e a necessidade de escolha entre elas. Como se observa, a produo de algodo implica a produo menor de trigo e viceversa. A curva de possibilidade de produo mostra o conjunto de oportunidades da sociedade. Esta descreve o trade-off entre as produes de trigo e algodo. Os pontos Trigo 7,5 e Algodo 5 mostram as opes extremas, onde a sociedade produz apenas trigo ou algodo. A fronteira de possibilidades de produo reflete as opes que se oferecem sociedade e a necessidade de escolher entre elas. Uma economia est situada sobre a Fronteira de Possibilidades de Produo quanto todos os fatores de que dispe a economia esto sendo utilizados para a produo de bens e servios. TROSTER/MOCHN. Introduo Economia Ed. Makron Fundamentos de

Books VASCONCELLOS, Marco Antonio

Economia.Ed.Saraiva,VARIAN Hal R.Microeconomia Princpios bsicos.Editora Campus

Para Pensar ... A vida um eco. Se Voc no gosta do que est recebendo, preste ateno no que est emitindo.

28

5. Bens Livres e Bens Econmicos (*)


O ditado popular quanto mais se tem mais se quer parece refletir fielmente a atitude dos indivduos em relao aos bens materiais. Assim, pois, o fato real que enfrenta a economia que em todas as sociedades, tanto nas ricas como nas pobres, os desejos dos indivduos no podem ser completamente satisfeitos. Neste sentido, bens escassos, so aqueles que nunca se tem em quantidade suficiente para satisfazer os desejos dos indivduos (ver quadro seguinte). Os bens econmicos caracterizam-se pela utilidade, escassez, e por serem transferveis. Os bens livres - como, por exemplo, o ar - so aqueles cuja quantidade suficiente para satisfazer a todo mundo. Bem: tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos. Tipos de bens: Segundo seu carter so ilimitados em quantidade ou muito abundantes e no apropriveis. Econmicos : so escassos em quantidade, dada sua procura, e apropriveis. o objeto do estudo da economia. De capital: no atendem diretamente s necessidades De consumo: destinam-se satisfao direta de necessidades Duradouros: permitem um uso prolongado. No-duradouros: acabam com o tempo. Intermedirios: devem sofrer novas transformaes antes de se converterem em bens de consumo Segundo sua funo j sofreram as transformaes necessrias para seu uso ou consumo. ____________________________________________________________________ Tipos de bens . (*)TROSTER/MOCHN Finais: Livres:

Segundo sua natureza

Para Pensar ...O propsito da vida uma vida de propsito

29

6 Os Agentes Econmicos (*) 6.1 Qualificaes e Funes


Os agentes econmicos as famlias, as empresas e o setor pblico so os responsveis pela atividade econmica. A atividade econmica concretiza-se na produo de ampla gama de bens e servios, cujo destino a satisfao das necessidades humanas. Os homens, mediante sua capacidade de trabalho, so os organizadores da produo. As famlias, as empresas e o setor pblico podem ser agrupados em trs grandes setores, quais sejam: > O setor primrio abrange atividades que se realizam prximas s bases de recursos naturais, isto , as atividades agrcolas, pesqueiras pecurias e extrativas. > O setor secundrio inclui as atividades industriais, mediante as quais so transformados os bens. > O setor tercirio ou de servios rene as atividades direcionadas a satisfazer necessidades de servios produtivos que no se transformam em algo material.

Setores

>Primrio: agricultura,pesca e minerao

Econmicos >Secundrio: indstria e construo >Tercirio: servios,comrcio,transporte, bancos etc.

As Empresas
As empresas so os agentes econmicos para os quais convergem os recursos de produo disponveis. So as unidades que os empregam e combinam, para a gerao dos bens e servios que atendero s necessidades de consumo e de acumulao da sociedade. Neste sentido, empresas e unidades de produo so expresses sinnimas, do ponto de vista da teoria econmica. O conjunto das empresas que compem o aparelho de produo heterogneo, sob diversos aspectos: tamanhos, estatutos jurdicos, origens e controle, forma de gesto e natureza dos produtos. 30

Nas sociedades modernas, as empresas produzem e oferecem praticamente a totalidade dos bens e servios, como o po, os sapatos, as agencias de turismo etc. A

empresa a unidade de produo bsica. Contrata trabalho e compra fatores com o fim de fazer e vender bens e servios. ( vide figura abaixo)

Esquema dos Fluxos de bens e servios e dos fatores produtivos e dos pagamentos monetrios (MOCHON, TROSTER) Nas sociedades primitivas, contudo, a produo era individual e artesanal. Hoje, as empresas so as maiores responsveis pela produo em massa. Somente as empresas podem reunir grandes quantidades de recursos financeiros e fsicos necessrios para construir as instalaes e os equipamentos que a atualidade exige. Alm disso, somente as empresas tm a capacidade de organizar os complexos processos de produo e distribuio exigidos pelas sociedades modernas.

Tipos de Empresas Segundo Sua Natureza Jurdica


> Individual: Trata-se de empresas que pertencem a um s indivduo e so dirigidas por ele. Ex.: banca de jornal.

31

> Limitadas O capital social deve estar totalmente desembolsado em um movimento de constituir a sociedade. O capital est dividido em partes iguais, chamadas cotas. Nestas empresas os scios no respondem pessoalmente a dados sociais, somente com o capital aplicado. > Sociedades Annimas ou S.A. Somente se pode ser scio investindo dinheiro. O capital est dividido aos acionistas. A responsabilidade dos scios se limita ao capital aplicado. As aes so eventualmente negociadas na bolsa. > Cooperativas. As sociedades cooperativas so associaes criadas para satisfazer as necessidades comuns dos associados que compartilham de iguais riscos e benefcios. So empresas de pessoas e no de capital. No sujeitas falncia. Nas sociedades annimas, especialmente nas grandes empresas, existe uma clara separao entre a propriedade - que dos acionistas e a direo que exercida pelo Conselho de Administrao. esta que geralmente contrata tcnicos especializados para as diversas reas da empresa.

O Financiamento da Empresa.
As sociedades podem conseguir fundos para seu crescimento do mesmo modo que os proprietrios individuais, isto , obtendo emprstimos ou crditos de instituies financeiras ou reinvestindo os lucros, isto , auto financiando-se. O financiamento pode ser diferenciado entre crdito e emprstimo. No caso de emprstimo, a empresa recebe de imediato o total do financiamento concedido, apesar de em alguns casos haver desconto dos juros. Ao contrrio, a empresa que recebe um crdito retira, dentro do limite mximo combinado, o capital necessrio, podendo realizar vrias retiradas e pagamentos, de maneira que somente pague os juros relativos ao capital utilizado.

32

Autofinanciamento:

recursos financeiros gerados pela prpria empresa 1.Emprstimos

Financiamento Externo 2.Crditos


3.Obrigaes (para grande volume de dinheiro)

Excluindo o crdito e o financiamento, as sociedades annimas podem tambm emitir aes e obrigaes. Quando uma sociedade vende participaes em forma de aes, potencialmente aceita um novo scio, j que cada ao representa uma frao da propriedade e da sociedade. As aes conferem direitos polticos o principal destes votar nas assemblias-gerais dos acionistas e econmicos. O principal direito econmico o de participar na repartio dos lucros (dividendos), caso se produza. Por isso as aes so ttulos de renda varivel e integra o que se denomina o capital de risco, pois sofrem, conforme o caso, as perdas ou as redues de lucros. O outro direito econmico o de participar em todo o patrimnio da empresa, que no pode ser utilizado at sua liquidao, pois origina o direito preferencial ao subscrever a emisso de novas aes. Alternativamente, a empresa pode obter fundos mediante a venda de bnus e obrigaes, com os quais no se aumentar o nmero de novos acionistas. Uma obrigao representa uma dvida para a empresa, pois de fato uma parte proporcional de um emprstimo ou um emprstimo concedido empresa emissora e supe para esta uma obrigao legal expressa de pagar juros peridicos e de devolver o valor da emisso principal ao portador, quando acontece o vencimento. Uma obrigao muito comum emitida pelas empresas brasileiras so as debntures. (ttulos de dvidas amortizveis, emitido por companhias mercantis, que tem preferncia sobre a maioria dos demais crditos)

As Famlias ou as Unidades Familiares


O conceito econmico de unidades familiares engloba todos os tipos de unidades domsticas, unipessoais ou familiares, com ou sem laos de parentesco, segundo as quais a sociedade como um todo se encontra segmentada. 33

O conceito tem raiz sociolgica. Sua qualificao econmica resulta de que essas unidades possuem e fornecem os recursos de produo, apropriam-se de diferentes categorias de rendas e decidem como, quando, onde e em que as rendas recebidas sero despendidas. A maior parte das unidades familiares tem uma ou mais pessoas economicamente ativas, diretamente empregadas, fornecendo recursos para o processamento das atividades primrias, secundrias ou tercirias de produo. So proprietrios de terras, de fbricas ou de unidades de prestao de servios. So empregadores ou empregados. Ou, ainda, agentes que trabalham por conta prpria. Mas h unidades familiares que no tm pessoas efetivamente empregadas nas atividades de produo. Estas se mantm, participando tambm dos fluxos econmicos, com recursos que a sociedade lhes transfere, de que so exemplos os pagamentos dos sistemas de previdncia social, pblicos e privados. Na destinao de seus recursos de produo e das diferentes formas de renda ou de transferncia recebidas, cada uma das unidades familiares possui amplo poder decisrio. Elas administram, de forma independente, seus prprios oramentos. Decidem sobre seus dispndios correntes de consumo, sobre o aumento de seus ativos ou a diminuio dos seus passivos. Este poder decisrio uma das caractersticas econmicas desse agente. Dele decorre, em grande parte, o montante, o direcionamento e a composio do fluxo global de dispndio da economia. Os agentes privados bsicos so as famlias e as empresas.

Setor Privado: Famlias (unidades Empresas

familiares).

Tipos de agentes Econmicos


Setor Pblico

As funes das famlias consistem em, por um lado, consumir bens e servios; por outro, oferecer seus recursos, isto , trabalho e capital s empresas. Entretanto, as famlias que pretendem maximizar a satisfao obtida no consumo so limitadas pelo oramento de que dispem.

34

As famlias ou unidades familiares consomem bens e servios, e oferecem seus recursos - fundamentalmente trabalho e capital - s empresas. O Setor Pblico Entende-se por setor pblico mais do que somente o Estado-Nao das organizaes polticas atuais. Os rgos e administraes pblicas que compem o setor pblico tm ao menos trs nveis de governo. a. As administraes locais: as prefeituras. b. As administraes estaduais. c. A administrao central, isto , governo da Unio, ministrios e demais organismos de carter nacional.

O Desenvolvimento do Setor Pblico


Em qualquer sociedade moderna, seja qual for sua configurao poltica, o setor pblico realiza funes econmicas de fundamental importncia. At o incio do sculo XX, era freqente afirmar que o governo deveria cuidar fundamentalmente da segurana e defesa dos cidados e de seus direitos de propriedade. Ainda, deveria garantir as condies para que as atividades puramente econmicas se desenvolvessem sem obstculos. Em sntese, acreditava-se que a funo do Estado consistia no estabelecimento de um marco jurdico-institucional, sendo, porm os indivduos e grupos privados os verdadeiros responsveis pela atividade econmica do sistema. Ao longo do sculo XX, as funes pblicas ampliaram-se e diversificaram-se em setores como sade, educao, transportes etc. O Estado deixou de ser mero guardio do bom desenvolvimento da atividade econmica para se converter em um verdadeiro agente econmico. Com freqncia, o setor pblico atua como empresrio e oferecem certos bens, os bens pblicos. Bens pblicos so bens proporcionados a todas as pessoas a um custo que no maior que o necessrio para fornecimento a uma s pessoa. Um exemplo tpico de bem pblico so os servios de defesa nacional. Esses servios no podem ser oferecidos por empresas privadas, devem ser providos pelo Estado O setor pblico, ainda, coordena e regula o mercado e, s vezes, estabelece a poltica econmica, tentando alcanar objetivos sociais, tais como: crescimento estvel do 35

produto nacional; pleno aproveitamento dos recursos e eficiente alocao dos mesmos; estabilidade dos preos; e distribuio de renda justa. O setor pblico estabelece um marco jurdico-institucional no qual se desenvolve a atividade econmica. responsvel tambm pelo estabelecimento da poltica econmica. (*)TROSTER /MOCHN Para Pensar ... O mundo est vendo voc. O que ele v?

36

7. Sistemas Econmicos Sistemas econmicos o conjunto de relaes tcnicas bsicas e institucionais que caracterizam a organizao econmica de uma sociedade. Essas relaes condicionam o sentido geral das decises fundamentais que se tomam em toda a sociedade e os ramos predominantes de sua atividade.

7.1 As Limitaes do Sistema de Economia de Mercado O sistema de economia de mercado apresenta em seu funcionamento vantagens e inconvenientes que convm analisar antes de se iniciar o estudo sobre o sistema e economias centralizadas. O sistema de economia de mercado funciona com um alto grau de eficincia e de liberdade econmica. Os agentes econmicos, tanto as empresas como os agentes individuais, atuam guiados pelo seu prprio interesse e de forma livre. O sistema de preos estimula os produtores a fabricar os bens que o pblico deseja. Os movimentos dos preos atuam como sinais que induzem os produtores a comportarem-se de uma forma correta; ao mesmo tempo, procuram alcanar seus objetivos. O mercado motiva os indivduos a utilizarem cuidadosamente os bens e recursos escassos, pois os preos atuam racionando as escassas quantidades disponveis. Esse sistema tambm apresenta limitaes, dentre as quais destacam: A renda no se distribui de forma eqitativa. A renda se reparte em funo de como est distribuda a propriedade dos recursos e dos salrios vigentes. O resultado o aparecimento de diferenas de rendas muito elevadas. Existem falhas no mercado. Argumenta-se que por diversas razes, em certas ocasies, o mercado filha no seu objetivo de alcanar a eficincia econmica. Alcana-se a eficincia econmica quando a sociedade no pode aumentar a quantidade produzida de um dos bens sem reduzir a do outro. As falhas que podem surgir no mercado se devem s principais razes: i.Existem mercados em que a concorrncia imperfeita. Em muitos mercados, um ou mais participantes podem influir nos preos, fixando o nvel mais eficiente. ii.Aparecem efeitos externos, como a contaminao, que o mercado no aborda. Assim, uma indstria que produz papel pode contaminar os rios das redondezas ao verter seus resduos. A atividade da indstria prejudica os agricultores que utilizam a gua

37

do rio, e os preos de produo do papel no refletem o prejuzo ocasionado aos agricultores. iii.Existncia de bens pblicos que distorcem o mercado. Os bens pblicos (aqueles cujo consumo por parte do indivduo no reduz a quantidade disponvel para outros), como, por exemplo, a defesa nacional ou os faris do mar, criam srios problemas. Do uso desse tipo de bens ningum pode ser excludo, j que no se poder designar um custo para sua utilizao. O resultado que ser oferecida em quantidade suficiente. iv.Os bens ou recursos de propriedade comum tendem a esgotar-se. Os recursos de propriedade comum, isto , os servios que so utilizados na produo e no consumo, no so de propriedade de nenhum indivduo; em particular, costumam experimentar um consumo abusivo. Exemplos desses tipos de bens so os bancos de pesca em guas internacionais e os pastos comuns. v.A publicidade pode ser utilizada para manipular os consumidores .As grandes empresas fazem campanhas publicitrias que podem manipular os desejos dos consumidores, criando necessidades artificialmente. vi. As economias de mercado tendem a ser instveis. As economias de mercado esto nas mos da iniciativa privada e tendem a ser instveis, sofrendo periodicamente fortes crises. Dentre os problemas relacionados com o funcionamento do sistema de economia de mercado, talvez os citados primeiro, isto , os relacionados com distribuio de renda e a desateno com os mais necessitados so os que tm maior relevncia e, tambm os que com mais fora tm induzido seus crticos para defender a convenincia de se procurar um sistema econmico alternativo ( vide esquema abaixo) 1. Economias de mercado Sistema Econmicos

2.Economias mistas

3.Planejamento Central 1.Planejamento total centralizado ou economias autoritrias; 2.Socialismo de mercado

Esquema - Os sistema econmicos

38

7.2 O sistema de Economia Centralizada O sistema de economia centralizada parte de um critica aos mecanismos de economia de mercado. Argumenta-se que o funcionamento desta economia leva ao desemprego e ao freqente aparecimento de crises que implicam graves desperdcios de recursos. O planejamento centralizado pretende evitar esses males. Nas economias centralmente planificadas, os meios de produo so de propriedade estatal e as decises-chave so feitas na agncia de planejamento, o poder central. Um risco comum a todas as economias centralizadas tem sido a acumulao do poder econmico na mo do Estado, que quem rege, em definitivo, o funcionamento da economia. Como Funciona o Planejamento Centralizado? A anlise do funcionamento do sistema do planejamento centralizado ser baseada nos trs seguintes pontos: > O papel do poder central; > O funcionamento das empresas; > O crescimento da burocracia.

O Papel do Poder Central O poder central, ou agncia de planejamento, distribui no s as tarefas do plano, mas tambm os meios de produo, tanto materiais como financeiros. O centro de planejamento determina como designar a produo de diferentes fbricas e esfora-se para que cada fbrica tenha os fatores de produo necessrios para poder obter a quantidade exigida. Na prtica, o sistema esboado apresenta srios problemas. Assim, dadas s restries que impe o poder central, os gerentes das empresas tomam decises que, globalmente consideradas, geral ineficincias. Por exemplo, os gerentes sabem que quanto mais meios de produo receberem, maior as possibilidades de realizar os objetivos fixados pelo plano. Por isso, pressionam o centro de planejamento para obter a maior quantidade possvel de recursos, em geral, muito acima de suas necessidades.

39

O Funcionamento das Empresas As empresas no baseiam sua atuao no clculo econmico, isto e, na maximizao dos lucros ou minimizao dos custos, e sim na realizao do plano de metas. Durante os primeiros anos de funcionamento das economias planificadas, os objetivos procurados pelas empresas eram quantitativos. Posteriormente, as metas passaram a estabelecer um valor. Quando se determinavam os objetivos a alcanar, em termos de valor, surgia um efeito no desejado, pois as empresas estavam interessadas em produzir bens e servios com muito valor; j que s assim se cumpre o plano. Esse comportamento no motiva as empresas a diminurem os custos. Por outro lado, no sistema de planejamento centralizado, uma empresa no pode quebrar. Todas as empresas so socialmente teis, ainda que algumas sejam deficitrias. Quando uma empresa dificitria, seus problemas financeiros se solucionam mediante transferncias do poder central. Na pratica, dada a inexistncia de incentivos reais para que as empresas reduzam seus custos, o resultado tem sido um processo de endividamento progressivo. Enquanto o volume de dividida era aceitvel, o sistema de planejamento central funcionou, porm, conforme aumentaram, suas ineficincias se fizeram mais palpveis e seu financiamento menos vivel.

O Crescimento da Burocracia O funcionamento do sistema descrito requer a existncia de um enorme aparato administrativo, pois a nica forma de controlar as empresas. Conforme cresce o sistema produtivo, o aparato burocrtico vai desenvolvendo-se em um ritmo progressivo. O fluxo de informao entre as empresas passa por um sistema burocrtico, que necessariamente precisa ser amplo e complexo. Por outro lado, fundamental controlar e influir sobre as empresas, porm o resultado uma burocracia crescente.

8.3 O Fracasso do Sistema de Economia Centralizada Os elementos negativos do sistema de planejamento central, j apontados, acumularam-se durante vrias dcadas. Comearam a manifestar-se na dcada de 1970 e explodiram na dcada seguinte.

40

A falta de informaes vlidas e de incentivos efetivos que guiassem o sistema at a eficincia econmica foi a razo fundamental que ps em marcha o processo revolucionrio de volta ao mercado, que supe a perostrika. Sem dvida a perostrika, entendida como o processo de reforma econmica radical e de reestruturao social realizada na URSS, tem sua origem devido estagnao da economia sovitica, evidente desde os anos 70.

A perostrika o processo de reforma fiscal e de reestruturao da sociedade adotado pelas autoridades soviticas.

7.3.1. A Perostrika Durante anos, a URSS acumulou vrios elementos negativos em seu sistema de planejamento central. Esses elementos chegaram ao pice na dcada de 1980, cerca de dez anos aps se manifestarem. Assim, por exemplo, a taxa de crescimento da produo em termos reais, que na dcada de 1970 era de 5,3%, reduziu-se para 2,1%, sendo especialmente grave a crise na agricultura. As razes que explicam o fracasso do planejamento centralizado so mltiplas, mas podem ser resumidas em um nico ponto: no existe nenhum mecanismo centralizado que seja capaz de recolher e transmitir mais eficientemente que o mercado a informao necessria para coordenar a atividade econmica.

7.3.2. A volta ao Mercado Diante dos maus resultados do planejamento centralizado, os responsveis pelas agncias de planejamento voltaram a ateno ao mercado, na tentativa de alcanar a eficincia econmica que este pode proporcionar. Nesse sentido, a tarefa de realizar muito complexa, pois a mudana de um sistema de planejamento centralizado para outro sistema de economia de mercado exige superao de muitos obstculos. As frentes em que se deve atuar de forma simultnea podem ser resumidas nos seguintes pontos: Abandono do Sistema de Planejamento Para passar do planejamento centralizado para um sistema de economia de mercado, necessrio um planejamento indicativo e concreto na determinao de certas

41

tarefas estratgicas, deixando que a iniciativa privada tome a maior parte das decises. Numa fase de transio, esse planejamento pode ser decisivo.

Mudana no Sistema de Propriedade Dado que o Estado mantm a propriedade da maioria dos meios de produo, existem somente duas opes: um sistema de propriedade privada ou um sistema de autogesto, isto , um sistema no qual os trabalhadores participem de forma direta nas tarefas de gesto das empresas. Introduo Progressiva do Mercado O objetivo ltimo deve ser o funcionamento das empresas segundo critrios de eficincia econmica, sobretudo minimizando os custos. Para isso, preciso liberar dois elementos fundamentais: os preos e os mercados de fatores. A liberao dos preos, porm, provoca forte inflao, pois existe uma grande demanda insatisfeita. A liberao dos mercados de fatores, em especial do mercado de trabalho, cria srias dificuldades. No sistema de planejamento central, o Estado oferecia emprego a todos e assegurava uma renda mnima a toda a populao. No processo de transio, as greves crescem de forma significativa, trazendo um novo problema para as economias centralizadas.

7.4 As Economias Mistas e o Mercado O sistema de economia de mercado e o de planejamento, como j vimos, so modelos antagnicos. Na realidade, no normal encontrar modelos puros, mas situaes intermedirias. Em uma economia mista, o setor pblico colabora com a iniciativa privada nas respostas s perguntas sobre o que como e para quem do conjunto da sociedade. O Estado brasileiro, por exemplo, promove aes de planejamento para coordenar a atuao de certos setores, como o eltrico e o siderrgico. Tambm por meio de polticas industriais, busca desenvolver indstrias de alta tecnologia. Por outro lado, em relao distribuio de renda, o Estado brasileiro desenvolve amplo sistema de prestao de

42

servios sociais, que procura elevar o nvel de vida das classes menos privilegiadas e garantir um nvel mnimo de qualidade de vida.

A Corrente Neoliberal A interveno do Estado no desenvolvimento da atividade econmica ainda ocorre em certos pases capitalistas, entretanto, desde o final da dcada de 1970 est havendo um certo processo de redescobrimento do livre mercado, com acentuada onde de neoliberalismo. Parece que o mundo atual est revalorizando a eficincia econmica que o mecanismo de mercado pode fazer.

Para Pensar... Alguns choram outros vendem leno

43

8. Estrutura de Mercado
O mercado uma forma de intercmbio na qual se realizam compras e vendas de bens e servios, pondo em contato compradores e vendedores. Vamos centrar nossos estudos neste item, analisando os diferentes mercados, segundo o tipo de ofertantes ou produtores: i. Muitos compradores ante muitos vendedores = concorrncia perfeita. ii. Nmero reduzido de vendedores ante muitos compradores = oligoplio. iii. Um s vendedor ante muitos compradores = monoplio.

O Mercado e a Concorrncia
A concorrncia est associada, normalmente, idia de rivalidade ou oposio entre dois ou mais sujeitos para conseguir um objetivo, como a utilidade pessoal ou ambio econmica privada. Em economia, essa concepo foi complementada por outra que considera a concorrncia como um mecanismo da organizao dos mercados, isto , como uma forma de determinar os preos e as quantidades de equilbrio. A concorrncia uma forma de organizar os mercados que permite determinar os preos e as quantidades de equilbrio. O critrio mais freqentemente utilizado para classificar os diferentes tipos de mercados o que faz referncia ao nmero de participantes dele. A concorrncia existente entre um grande nmero de vendedores ( concorrncia perfeita ser diferente da que gera um mercado onde concorre um nmero reduzido de vendedores ( oligoplio).Como caso extremo, onde a concorrncia inexistente, destaca-se aquele mercado controlado por um s produtor ( monoplio ).

A Concorrncia Perfeita
Nesse mercado, a interao da oferta e demanda determina o preo. Um mercado em concorrncia perfeita aquele no qual existem muitos compradores e muitos

44

vendedores, deforma que nenhum comprador ou vendedor individual exerce influncia sobre o preo. Para que esse processo ocorra de maneira correta, a criao formal dos mercados perfeitamente competitivos requer que se cumpram as quatro condies seguintes: i. Existncia de elevado nmero de ofertantes e demandantes. Implica que a deciso individual deles exercer pouca influncia sobre o mercado global. Assim, se um produtor individual decide aumentar ou reduzir a quantidade produzida, esta deciso no influi sobre o preo de mercado do bem que produz; ii. Homogeneidade do produto. Supe que no existe diferena entre o produto que vende um ofertante e o que vende os demais; iii. Transparncia no mercado. Requer que todos os participantes tenham pleno conhecimento das condies gerais em que opera o mercado; iv. Liberdade de entrada e sada de empresas. Todas as empresas participantes podero entrar e sair do mercado de forma imediata. Assim, por exemplo, se uma empresa est produzindo calados esportivos e no obtm lucros, abandonar esta atividade e comear a produzir outros bens mais lucrativos. Quando se cumpre simultaneamente todas as condies anteriores, dir-se- que um mercado de concorrncia perfeita, cuja essncia no est na rivalidade nem na disperso da capacidade de controle que os agentes econmicos poder exercer sobre a marcha do mercado. Isso se deve ao fato de que quanto mais repartido o poder de influir nas condies do mercado, menos eficazes sero aquelas aes discricionrias que objetivam manipular a quantidade disponvel de produtos e os preos no mercado.

O Funcionamento dos Mercados e a Concorrncia Perfeita


O funcionamento desse tipo de mercado pode ser esquematizado da seguinte forma: a oferta e a demanda do produto determinam um preo de equilbrio, como j vimos anteriormente. O Sistema de Economia de Mercado e um dado preo as empresas decidem livremente que quantidade produzir.

45

Por conseguinte, o mercado determina o preo, e cada empresa aceitar o preo como um dado fixo sobre o qual no poder influir. A partir do preo de equilbrio, cada empresa individual produzir a quantidade que indica a sua curva de oferta para dado preo (veja quadro seguinte). A curva de oferta de cada empresa vir condicionada pelos seus custos de produo

Os Lucros e a Concorrncia Perfeita


O preo que se determina no equilbrio de um mercado concorrencial, no dar s empresas, em geral, os mesmos lucros. Isso se deve ao fato de que, como se supe, todas as empresas de um mercado possuem a mesma tecnologia, a curto prazo, porm as instalaes fixas das diferentes empresas sero diferentes, de forma que os custos e os lucros tambm sero diferentes ( vide quadro seguinte) Os lucros obtidos pelas empresas mais eficientes no mercado sero tambm notados pelas companhias de outros mercados ou setores. De novo, a curto prazo, estes no podero abandonar o setor no qual se encontram ( se seu lucro for menor que o de outro setor), porm logo que liquidarem suas instalaes o faro. Desse modo, se uma empresa que se dedica a produzir laminados metlicos observa que seus lucros, em geral os de sua indstria, so consideravelmente inferiores aos que se obtm no setor de microeletrnica, procurar se tem capacidade financeira e tcnica mudar de atividade e dedicar-se, por exemplo, a produzir componentes eletrnicos. Assim, nos mercados de concorrncia perfeita, h uma tendncia a minimizar os custos e a equiparar os lucros.

A Concorrncia Perfeita e a Eficincia Econmica


Nos mercados de concorrncia perfeita, as empresas que buscam os maiores lucros devem recorrer ao mximo tecnologia, ou seja, incorporar os ltimos avanos em tcnicas produtivas. Portanto, a concorrncia perfeita procura maiores lucros por meio de maior eficincia, do melhor aproveitamento dos fatores produtivos e da modernizao tecnolgica. Alcana-se a eficincia econmica quando a sociedade no pode aumentar a quantidade produzida de um dos bens sem reduzir a do outro. 46

O Monoplio
No mundo real, no freqente acontecer a concorrncia perfeita, pois existem fortes incentivos para tentar quebr-la, j que a empresa tem controle sobre os preos e pode utilizar essa capacidade para influir sobre os mesmos, buscando melhorar sua posio individual. Dada esta perspectiva, o monoplio e a concorrncia perfeita aparecem como dois extremos. No mercado monopolista existe um s ofertante, que tem plena capacidade de determinar o preo. Como j vimos, o empresrio concorrencial toma o preo como dado e adapta seu comportamento s condies de mercado. O empresrio monopolista, pelo contrrio, desempenha um papel determinante no processo de fixao de preo de mercado, pois tem capacidade de decidir seu valor.

Causas que Explicam a Apario do Monoplio


Dentre os fatores que intervm na apario do monoplio, podemos destacar os seguintes: i. O controle exclusivo de um fator produtivo por uma empresa ou o domnio das fontes mais importantes de matria-prima

indispensveis para a produo de um determinado bem. Assim, uma empresa que controla uma nica mina de diamantes existente num pas atuar de forma monopolstica; ii. A concesso de uma patente tambm gera uma situao monopolstica, de carter temporal. A patente confere ao inventor o direito de fabricao exclusiva de um produto durante um perodo de tempo; iii. O controle estatal da oferta de determinados servios origina os monoplios estatais, como so os servios de correios, etc. Esses servios so freqentemente oferecidos por empresas

concessionrias privadas e mistas; 47

iv.

O porte do mercado e a estrutura de custos de indstrias especiais podem dar lugar a um monoplio natural.

Um monoplio natural surge quando uma empresa diminui de maneira expressiva seu custo mdio por unidade de produto medida que aumenta a produo. Conseqentemente, poder satisfazer as necessidades do mercado de forma mais eficiente que muitas empresas. As razes tecnolgicas dos monoplios naturais mostram-se quando os custos mdios diminuem medida que aumenta a quantidade produzida do bem. Assim, a existncia de duas ou trs companhias de telefone, gua e luz numa mesma localidade representa um enorme desperdcio de recursos.

Oligoplio
O oligoplio uma forma de organizar os mercados que se situa entre a concorrncia perfeita e os monoplios. No mercado oligopolista, existe um nmero reduzido de vendedores (ofertantes), diante de uma grande quantidade de compradores, deforma que os vendedores podem exercer algum tipo de controle sobre o preo. O setor produtivo brasileiro altamente oligopolizado, sendo possvel encontrar inmeros exemplos: montadoras de veculos, setor de cosmticos, indstria de papel, indstria de bebidas, indstria qumica,indstria farmacutica,empresas de TV, areas etc. Uma das caractersticas bsicas desse tipo de mercado a de interdependncia mtua. Dado que as empresas determinam seus preos com base nas estimativas de suas funes de demanda, levando em conta a reao de seus rivais, o normal ser uma elevada dose de incerteza. Para isso, existem diversas possibilidades: 1.adivinhar as aes dos rivais; 2.pr-se de acordo sobre os preos e competir s na base da publicidade e; 3. formar um cartel, isto , em vez de competir, cooperar e repartir o mercado.

48

O Estabelecimento de Acordos Entre Empresas Oligopolistas


As guerras de preos tm mostrado aos oligopolistas a convenincia de realizar acordos, tcitos ou expressos, para fixar os preos e/ ou repartir os mercados. Por esta razo, o oligoplio moderno caracteriza-se por certa rigidez nos preos, que facilita, dentre outras coisas, a elaborao dos pactos. Uma possibilidade consiste na formao do cartel, isto , as empresas que participam do mercado, mesmo que mantenham separadas suas identidades corporativas, renem-se e elaboram acordos comerciais para distribuir quotas de produo e, sobretudo, para determinar os preos. Cartel um agrupamento de empresas que procura limitar a ao das foras da livre concorrncia para conjunta de lucros. Esses acordos, porm, tendem a serem instveis, porque cada membro do cartel tem incentivos para abaixar os preos e vender mais do que sua quota. O atrito entre os interesses coletivos do cartel e os individuais de seus integrantes freqentemente acaba em guerras de preos, nas quais cada empresa procura aumentar sua participao no mercado. estabelecer um preo comum e/ou alcanar uma maximizao

49

Caractersticas

Concorrncia perfeita

Monoplio

Oligoplio

1.Quanto ao nmero de empresas Muito Grande S h uma empresa Pequeno

2.Quanto ao produto

Homogneo. No h quaisquer diferenas

No

substitutos Pode ser homogneo ou diferenciado

prximos

3.Quanto ao controle No h possibilidades das empresas sobre os de preos manobras

As

empresas poder

tm Embora

dificultado

pelas grande manter

para pela interdependncia preos entre as empresas,

empresas

relativamente elevados, quando

essas tendem a formar controlando

sobretudo cartis no h

preos e quotas de produo

intervenes restritivas do governo (leis antitrustes)

No possvel nem A empresa geralmente intensa, sobretudo 4.Quanto concorrncia extra preo seria eficaz recorre a campanhas quando institucionais, salvar sua imagem para diferenciao produto h do

Barreiras ao acesso de 5.Quanto s condies No h barreiras de ingresso na novas empresas Barreiras ao acesso de novas empresas

indstria

Quadro Principais caractersticas das estruturas bsicas de mercado


TROSTER/MOCHN, Introduo Economia. Ed.Makron Books,VASCONCELLOS Marco Antonio S., Fundamentos de Economia, editora Saraiva.

Para Pensar ... No permita que cresa ervas daninhas no campo dos seus sonhos.

50

Вам также может понравиться