Вы находитесь на странице: 1из 16

1

PROJETO ARTE COLETIVA CORPUS

CORPUS O TABU DO INACABADO SOBRAL CEAR 2014

Proposta para exposio de artes plsticas do artista Leonardo Alberto Garcia Nunes inscrito na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro por meio de seu projeto permanente de pesquisa e criao em artes Arte Coletiva Corpus oferecido Secretaria de Cultura da cidade de Sobral/CE para sua apreciao e pedido de aprovao a fim de contemplar a populao local na construo dessa exposio e concomitante participao no Projeto Persona Arte para Todos.

2013
2

O PROJETO ARTE COLETIVA CORPUS APRESENTA

Proposta para exposio de artes plsticas Corpus O Tabu do Inacabado Inspirado na obra literria Fbulas O Conto Primeiro do conjunto de textos do blog ilustrado Concreto Mundo Abstrato do escritor e artista plstico Leonardo Alberto Garcia Nunes

&
O PROJETO PERSONA Artes Plsticas Artes Cnicas Arte Literria PARA TODOS

Oficina de Artes Plsticas - Oficina Ldica Teatral Oficina para Contadores de Estrias Cidade Contemplada Sobral / CE De 27 de janeiro 21 de fevereiro de 2014

No existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e no h forma mais segura de se unir a ele do que a arte. Johan Goethe
3

APRESENTAO / DESCRIO Corpus O Tabu do Inacabado um projeto de exposio em Artes plsticas que se prope interao com o pblico privilegiando a obra literria que o inspira (Fbulas O Conto Primeiro de Leonardo A.G. Nunes) e promove o encontro entre o fazer e o aprender sobre arte, por meio da apresentao de diferentes linguagens artsticas em pleno dilogo.

Seu objetivo geral proporcionar aos participantes e espectadores uma vivncia reflexiva sobre aspectos em oposio na vida cotidiana, sobre o que somos, desejamos, sentimentos humanos e aes e suas consequncias. Fala ainda sobre questes tangveis e intangveis.

O projeto uma realizao do Projeto Arte Coletiva Corpus e traz como seus executores o escritor e artista plstico Leonardo Alberto Garcia Nunes autor do conto e responsvel pela oficina de artes plsticas (moldes e mscaras) e construo da exposio, a psicloga e pesquisadora em esttica das artes Yonara Aguiar responsvel pelos encontros e desenvolvimento da oficina ldica que foca a construo cnica do conto, resultando em intervenes cnicas. Em conjunto, os dois so os responsveis pelos encontros do terceiro eixo do projeto (roda de contadores de estrias e concurso literrio) que, aberto ao pblico, se prope a projetar escritores locais por meio da publicao de seu material selecionado e sequencia do projeto, a partir dos resultados obtidos. O projeto ainda contar com dois membros auxiliares escolhidos pelos responsveis. O pblico alvo so todos queles interessados por artes plsticas, artes cnicas e arte performtica, arte escultrica e literatura; so ainda todos queles que se inquietam por uma arte discursiva e reflexiva por meio da interao de linguagens diversas e de propostas interrogativas. A exposio de artes plsticas Corpus O Tabu do Inacabado uma proposta de extenso e marca o incio do PROJETO PERSONA ARTE PARA TODOS, que traz como aspecto principal o intercmbio cultural entre regies distintas, a promover o pensamento esttico, a conscincia tcnica e a valorizao do patrimnio humano.

JUSTIFICATIVA A vivncia proposta a unio de projetos e linguagens desenvolvidos pelos integrantes do grupo que a apresentam. Por meio de diferentes pesquisas e seus resultados em alguns trabalhos individualmente realizados, os artistas que relacionados no projeto manifestam um convite ao pblico (participante e expectador) no reconhecimento das mltiplas linguagens de forma integrada. Est inserida dentro da temtica esttica e material que o Projeto Arte Coletiva Corpus vem desenvolvendo a partir do uso de materiais como a gaze gessada (para a instalao de moldes de corpos em escalas reais), do artista plstico Leonardo Alberto Garcia Nunes desde 2003, o registro fotogrfico e sua construo potica e esttica a partir da discusso de temas reflexivos por meio do conto tambm de sua autoria e pensado para a cena por Yonara Aguiar e por fim a atuao emblemtica e efetiva sob a manifestao tcnica, performtica e opinativa dos futuros participantes vindouros da localidade selecionada pelos idealizadores do conjunto de aes em artes, nesse caso a cidade de Sobral, no estado do Cear Escolhida por ser destaque entre as cidades do interior nordestino como o oitavo municpio mais representativo de sua regio nacional e por sua representatividade do patrimnio artstico arquitetnico tombado, alm de segunda maior cidade de seu estado em localizao deveras interessante para a realizao das metas e objetivos desse projeto. Sua relevncia frente aos eixos temticos promovidos pelo PROJETO PERSONA torna-se evidente ao pensarmos sobre a interao do pblico com uma obra que discute plasticamente questes interiorizadas por qualquer um de ns, somada atuao diante do trnsito e reaes de pessoas no espao aberto de exposio, o que evidentemente promover a inquietao, desde sempre, objetivo primrio da arte. Embora esse seja um trabalho que rene aes j praticadas por seus autores, seu formato para apresentao no PROJETO PERSONA uma proposta totalmente indita e tem como uma de suas metas alcanar o pblico integrando-o obra. Pblico sem o qual sua realizao seria totalmente irrelevante.

OBJETIVO O que se pretende atingir com a exposio e intervenes cnicas Corpus O Tabu do Inacabado possibilitar aos participantes das oficinas e ao pblico uma vivncia de integrao entre trs diferentes linguagens artsticas, pensadas por artistas e pesquisadores, mas com total dilogo sobre o tema em proposio. Pretende-se ainda o exemplo fsico da estratificao do ser vivo e a transposio desse ato movimentado, congelado na escultura moldada a partir do modelo real, a reflexo sobre a montagem ideal e a idealizao de cenas convertidas em aes performticas reflexos e reflexes. Outro objetivo, a mdio e longo prazo, pretendido pelo projeto a criao de outros trabalhos em outras comunidades, como forma de extenso e continuidade do pensamento a ser desenvolvido como a arte funcionando em forma de malha, construtora de algo maior: intercmbio, interao, compartilhamento e difuso. Sero, para isso, executados registros em vdeo, fotografia, artigos e reportagens, alm dos encontros nas rodas de contadores de estrias que promovero de modo muito grato essa troca de contedos. Alguns objetivos especficos so: 1. Promover a reflexo sobre diferentes linguagens e materiais em combinao. 2. Dialogar com o pblico a respeito de questes inquietantes do ser humano. 3. Apresentar sensaes atravs da experimentao material e tcnica frente ao concreto bi e tridimensional, alm das experincias volteis. 4. Propor uma reflexo sobre aes, inaes, objetivos e metas. 5. Captao de material audiovisual, fotogrfico, acadmico e popular, para posterior edio, criao, argumentao e publicao a serem apresentados em novas mostras de arte como produtos de um primeiro processo criador.

METAS A ATINGIR / RESULTADOS PREVISTOS O projeto em questo foi pensado a partir dos conceitos desenvolvidos pelo projeto permanente de pesquisa e produo em artes Projeto Arte Coletiva Corpus (Corpus O Tabu do Inacabado) inspirado por obra literria e foi idealizado para criao prtica, interao e apresentao em evento especfico (exposio de artes plsticas) sem qualquer restrio aos expectadores. Por se tratar de um projeto livre para leigos, estudantes e/ou interessados em artes em geral, a proposta traz consigo uma carga de informao esttica e uma discusso expositiva sobre pontos formais das linguagens estabelecidas com foco no pensamento contemporneo, especialmente voltadas aos interessados em artes plsticas e teatro. Por se tratar de uma combinao entre oficinas, montagem de exposio, apresentaes teatrais e exposies temticas em literatura sero fixados calendrios de atividades onde sero informadas aes, locais e horrios, divididos por etapas com as devidas informaes de carga horria, ministrante, tolerncia de ausncia (para fins de certificao e atestado de participao) e complementares. Todos os participantes das oficinas, com assiduidade correspondente ou superior a 75%, bom aproveitamento dos contedos e finalizao de etapas, recebero certificado de concluso e participao que devero ser expedidos pela Secretaria de Cultura da cidade, devidamente assinados pelos ministrantes das oficinas. No caso da roda de contadores de estrias assim tambm poder ser feito, mediante aprovao da prpria secretaria de cultura, adotando mtodo de aproveitamento segundo critrios prprios. Todos os participantes tero seus nomes e referida participao registrados sobre os anais e publicaes acadmicas e/ou peridicas que se refiram ao trabalho desenvolvido, recebendo por isso os crditos autorais parciais da obra.

ETAPAS DE EXECUO / ESTRATGIA DE AO O projeto ser organizado em etapas distintas. A primeira tem como objetivo trs aes separadas, so elas: oficina de artes plsticas (moldes e mscaras), oficina ldica teatral e roda de contadores de estrias iniciando os trabalhos de modo introdutrio. Na primeira semana sero apresentadas as diferentes propostas de cada oficina e mtodo de trabalho, tambm ser realizada a introduo tcnica/prtica de cada uma delas e a diviso e organizao dos grupos dentro das turmas. A partir da concluso da etapa anterior sero dispostas as aes das duas semanas seguintes. No caso da oficina de artes plsticas a solida construo das instalaes e acabamento das peas, na oficina ldica teatral a composio e finalizao dos atos performticos com apresentao de esquetes aberta ao pblico e por fim, na roda de contadores de estrias a arrecadao de contos provenientes dos autores locais e suas leituras e discusses temticas. A ltima fase do projeto contempla a montagem da exposio de artes plsticas em local a ser indicado e organizado pela Secretaria de Cultura da cidade segundo instrues do artista plstico responsvel, apresentao de intervenes teatrais ao longo da mesma semana em locais abertos ao pblico a serem definidos pela Secretaria de Cultura e demais rgos responsveis pelos mesmos (indicamos em anexo locais pretendidos), premiao dos contos selecionados para publicao provenientes dos encontros na roda de contadores de estrias e indicao daquele que atender o prximo projeto, levando o nome de seu autor e rendendo-lhe os devidos direitos autorais, crditos de participao e consequentes entradas financeiras que venham a angariar-se. So responsveis pelo processo de concepo plstica, teatral e criao das obras, os artistas responsveis por esse projeto, dividindo aes da seguinte maneira: 1. Oficina de Artes Plsticas Leonardo Alberto Garcia Nunes. 2. Oficina Ldica Teatral Yonara Aguiar. 3. Contadores de Estrias Leonardo Alberto Garcia Nunes e Yonara Aguiar. 4. Montagem de Exposio e Vernissage Leonardo Alberto Garcia Nunes. 5. Apresentao em Teatro e Intervenes Cnicas Yonara Aguiar . OBS.: A equipe de trabalho ser composta pelos artistas/pesquisadores responsveis e por mais dois auxiliares a serem por eles nomeados quando da aprovao desse projeto.
8

CRONOGRAMA Perodo de 04 (quatro) semanas, de 27 de janeiro a 21 de fevereiro. SEMANAS AES GERAIS Introduo s tcnicas de construo de moldes e mscaras. Introduo aos conceitos cnicos jogos e exerccios. Apresentao de textos e temas Me d um conto que eu te dou um conto. Composio e construo das peas que estruturaro as instalaes da mostra. Leitura do texto base e montagem de esquetes teatrais, improvisaes. Primeira etapa de seleo de textos e criatividade na roda de contos. Concluso das peas e das estruturas, acabamento e resoluo de problemas. Concluso de composies cnicas para as intervenes. Segunda etapa de seleo de textos e leitura criativa dos contadores de estrias. Montagem de exposio e preparao para vernissage de abertura. Apresentao de intervenes cnicas em espaos pblicos - prvias teatrais sobre a mostra. Seleo final de conto contemplado e outros autores para publicao. RECURSOS Salas de aula, assessrios de aulas, recursos de udio e vdeo, apoio tcnico e institucional (funcionrio para auxiliar e acompanhar as atividades).

PRIMEIRA

SEGUNDA

Salas de aula, assessrios de aulas, recursos de udio e vdeo, teatro, visita ao espao de exposio, apoio tcnico e institucional (funcionrio para auxiliar as atividades).

TERCEIRA

Salas de aula, assessrios de aulas, recursos de udio e vdeo, teatro, visita ao espao de exposio, apoio tcnico e institucional (funcionrio para auxiliar as atividades).

QUARTA

Espao reservado para exposio de artes plstica (auxlio tcnico de profissional da casa), autorizao de uso de espao pblico, divulgao dos eventos e organizao de evento para contemplao dos contos.

OBS.: O cronograma descrito acima uma apresentao geral da sequencia de aes e necessidades fsicas, materiais e humanas em cada etapa do processo, algumas alteraes podero ocorrer em caso de necessrias adaptaes por incompatibilidade estrutural ou oramentria por parte do municpio.

RECURSOS E ORAMENTOS Para a realizao do PROJETO PERSONA necessrio o ajuste oramentrio entre os trs grupos ativos que envolvem a proposta, so eles: a administrao local (atravs da Secretaria de Cultura), a populao (participante ativa e passiva das aes) e a equipe proponente (atravs da realizao de obras tangveis e intangveis).

DA ADMINISTRAO PBLICA Fica a incumbncia de promover, financiar e acolher o projeto por meio das seguintes aes e recursos necessrios: 1. Passagens areas de ida e volta para equipe com 04 quatro pessoas (responsveis e auxiliares). Sada do estado de So Paulo at a cidade de Fortaleza e traslado tambm de ida e volta para a mesma equipe no trajeto entre Fortaleza e Sobral, j no estado do Cear. 2. Hospedagem para a equipe visitante vlida entre as datas de incio e finalizao do projeto na cidade de Sobral, sem exigncias por tipo ou estilo de acomodaes no que tange categoria hoteleira; podendo assim adaptar-se para imvel locado pelo perodo vigente do projeto ou sistema de albergues familiares se por acaso a cidade assim o tiver. 3. Alimentao (caf da manh, almoo e jantar) para toda a equipe visitante, ao menos em dias teis (segunda sexta) durante todo o perodo de execuo do projeto; podendo valer-se de convnio especial em estabelecimento privado ou em refeitrios pblicos (escolas, hospitais, bandejes) escolha da secretaria acolhedora. 4. Materiais, espaos e infraestrutura para execuo dos trabalhos nas oficinas, alm dos j mencionados anteriormente (no item cronograma), constantes na lista apresentada entre os anexos desse projeto. 5. Nomeao de um funcionrio por parte da administrao que possa acompanhar e/ou auxiliar diretamente as atividades otimizando os trabalhos e promovendo organizao e a comunicao entre a equipe do projeto e os organizadores municipais. 6. Divulgao e promoo das oficinas, organizao e devidas autorizaes de uso dos espaos solicitados/sugeridos e posterior confeco de certificados de concluso e certificados de participao para todos os participantes, os quais devero constar informaes detalhadas sobre a certificao ou indicaes atestadas ali apresentadas; passando por assinatura dos realizadores do projeto e dos contemplados. 7. Fornecimento de certificado e carta de apresentao do projeto aos membros da equipe realizadora a fim de justificar suas participaes e abrir a possibilidade de inscrio dos resultados em meios de difuso e fomentao acadmica. OBS.: Todos os itens mencionados anteriormente devem seguir os critrios de licitaes e concorrncias pblicas estabelecidas pela administrao pblica, sem qualquer participao da equipe do projeto. Ainda dever ser apresentada de modo organizado, transparente e anexado aos anais de sua promoo e execuo.

10

DOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS Seguem os passos para inscrio/matrcula nas oficinas oferecidas populao: 1. Leitura do regulamento que rege as oficinas promovidas pelo Projeto Persona, seu entendimento e aceitao, cumprimento das normas estabelecidas para sua participao na atividade pretendida e assinatura do Termo de Adeso que ser gerado a partir de sua inscrio. 2. Inscrio para a atividade pretendida (Oficina de Artes Plsticas, Oficina Ldica Teatral, Oficina Contadores de Estrias) atravs do website do projeto ou de forma presencial atravs de sistema proposto pela Secretaria de Cultura, se assim for definido pela mesma em negociao com o Projeto Persona. 3. Pagamento de taxa de inscrio por oficina (Artes Plsticas e/ou Ldica Teatral), no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta) reais cada, e que poder se efetuado vista no ato da inscrio/matrcula, ou parcelado em 03 (trs) vezes (entrada + duas parcelas) no valor de R$ 60,00 (sessenta) reais. Em ambos os casos, o pagamento dever se efetuado por meio de depsito bancrio aos cuidados do responsvel financeiro do projeto, podendo ainda ser intermediado pela administrao pblica se assim entenderem ser mais transparente, observando que todo o montante recebido dever ser repassado ao PROJETO PERSONA sem qualquer desconto sob qualquer justificativa. OBS.: No ato de sua inscrio o futuro aluno das oficinas de artes plsticas e/ou ldica teatral preencher um formulrio que gerar um contrato simples de prestao de servios educacionais garantindo assim seus direitos e o recibo fiscal pelo(s) pagamento(s) efetuado(s). No caso de inscrio na oficina de contadores de estrias o formulrio servir apenas para gerar a lista de presena e carta de participao do inscrito por se tratar de uma oficina gratuita.

DA EQUIPE DO PROJETO PERSONA 1. Disponibilizao de Ficha de Inscrio, bem como posterior gerao de Termo de Adeso com todos os dados cadastrais devidamente preenchidos e constantes, sem erros e com clareza de termos na descrio da oficina na qual se matriculou o atendido no referido documento. 2. Entrega de recibo fiscal sobre os pagamentos efetuados pelos matriculados, garantindo-lhes a segurana sobre a quitao pela compra do servio solicitado e adquirido. 3. Confirmao de turmas e horrios de acordo com o regulamento geral de cada oficina via correio eletrnico de forma individual e apresentao de contedos e materiais individuais necessrios para as aulas com antecedncia mnima de 20 dias tambm por meio de mensagem eletrnica. 4. Cumprimento das oficinas obedecendo os dispostos em regulamento geral de cada uma delas, respeitando as datas estipuladas, horrios de incio e trmino, contedo e resultados. 5. Antecipao nas solicitaes junto administrao pblica em casos que se faam necessrios, oriundos da no comunicao e/ou de imprevistos que se apresentem ao longo do processo buscando sua rpida soluo e boa organizao das atividades.
11

6. Montagem de exposio de artes plsticas e apresentaes de intervenes cnicas com recursos humanos prprios e vernissage de abertura da mostra Corpus O Tabu do Inacabado de forma temtica, com a promoo de buffet e recepo para convidados (participantes e familiares, comits pblicos, imprensa local, crticos, entre outros). 7. Assinatura e entrega de certificados aos participantes das oficinas de artes plsticas e ldica teatral, assinatura e entrega de carta de participao para os inscritos na oficina para contadores de estrias, apresentao e publicao digital dos contos selecionados entre os participantes dessa terceira oficina e contemplao do conto selecionado para a continuidade do projeto em outra regio do pas. 8. Doao de uma das instalaes apresentadas na exposio Corpus O Tabu do Inacabado para acervo pblico da cidade e entrega de cpias brutas e editadas dos registros realizados nas oficinas, bem como nas apresentaes e abertura de exposio promovendo o enriquecimento do catlogo cultural da cidade e retornando populao seu trabalho participativo, esforo e resultados.

12

ANEXOS
SEGUEM OS ANEXOS DO PROJETO ORGANIZADOS POR EIXOS (ANEXO I LISTAS DE MATERIAIS DESCRIMINADOS POR OFICINA, ANEXO II CONTO QUE ORIGINOU O PROJETO DA EXPOSIO PELO PROJETO ARTE COLETIVA CORPUS, ANEXO III ENDEREOS E PORTFLIOS DOS ORGANIZADORES DO PROJETO PERSONA NA WEB).

ANEXO I LISTA DE MATERIAIS E RECURSOS DESCRIMINADOS POR OFICINA.

1. OFICINA DE ARTES PLSTICAS (MOLDES E MSCARAS): 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Cinquenta metros de gaze hospitalar comum sem gesso (06 cm). Duzentos metros de gaze hospitalar com gesso (20 cm). Trinta quilos de gesso em p. Cinquenta metros de arame moldvel firme. Quatro gales de tinta ltex para paredes nas cores: branco, preto, vermelho e amarelo. 1.6 Listas de presena das turmas (duas folhas com duas cpias). 1.7 Impresses e cpias para contedo terico da oficina para os alunos (199 folhas no total). 1.8 Sessenta e seis certificados de concluso.

2. OFICINA LDICA TEATRAL: 2.1 Vinte metros de gaze hospitalar comum sem gesso (08 cm). 2.2 Vinte metros de tecido (algodo cru ou similar sem estampas). 2.3 Seis potes grandes de guache escolar nas cores: branco, preto e vermelho (02 potes por cor). 2.4 Trs jogos (paleta de cores) de maquiagem para teatro (pasta dgua). 2.5 Listas de presena das turmas. 2.6 Impresses e cpias para contedo terico da oficina para as aulas (195 folhas no total). 2.7 Sessenta e quatro certificados de concluso.

3. OFICINA PARA CONTADORES DE ESTRIAS: 3.1 Listas de presena das turmas. 3.2 Certificados de participao da oficina (quantidade a definir de acordo com o nmero de inscries).

13

ANEXO II CONTO QUE INSPIROU O PROJETO ARTE COLETIVA CORPUS A CRIAR A EXPOSIO CORPUS O TABU DO INACABADO. FBULAS O CONTO PRIMEIRO
Aurora, cheia de luz menina, enchera aquele quintal de contos e pouco a pouco ela foi inspirando os dias das crianas. Aurora fora a cobiada beleza de juventude para vrias daquelas garotas nos tempos de colgio e seu sorriso, matinal apario, fazia todas as folhas, recm-cadas no terreno vermelho e marrom, se encherem de mais orvalho! Aurora era to leve que a contaminao que provocava, em forma quase que de raios, pouco se percebia e ento, os homens todos se enchiam de alegria quando chegava a autora do dia. Aurora fazia pouco da solido. Sempre feliz, ela compreendia que os pecados cometidos atrs dos troncos podiam ser perdoados e que no seria necessrio atingir os corpos ali escondidos, para mostrar que estavam condenados pela fora de seu alcance voraz. Aurora j fora a professora de muitos, fizera de tempos em tempos seus aprendizes, que tontos de clareza, podiam sentir a fora de sua existncia. Aurora saudava os pequeninos, sentia paixo pelos desprotegidos e lhes dava norte, direcionava, fazia ver claridade de sua honesta bondade. Aurora era amiga dos pssaros e dos ces fiis dos homens abusados, to abusados! Aurora protegia a existncia das nvoas matutinas sobre os lagos dos campos em amanheceres lindssimos! Aurora era serena, tranquila e fina. Aurora encantava-se pelos infantes, acariciava as crinas dos cavalos que pastavam, percorria os montes, os canaviais, as matas e trazia consigo as cores: os verdes de paz, as cinzas quando havia chuva, os azuis de tantos cus e dourados, prateados, amarelos... Aurora teve apenas uma rusga, apenas uma trinca em relaes... Aurora se apaixonou por um ser to forte quanto ela. Aurora se perdeu e fez com que se perdessem os toques de seus dedos, entre os dedos do poderoso Crepsculo e assim sofreu... Diferente de Aurora, Crepsculo agia em turnos arriscados, era encantador, porm vilo! Crepsculo sofria do bom entendimento, sofria das sombras, sofria dos frios escuros e da doena do amor sem futuro. Crepsculo era o ser que trazia em sua grande capa negra, a solido das estrelas separadas e o engano aos olhos humanos que acreditavam na proximidade delas. Crepsculo tentara muitas vezes fazer de si algum melhor... Inspirava poetas, propunha climas, desperdiava charme aos amantes-homens, mas se esquecera dos outros seres, se esquecera da fidelidade que deveria ter tambm junto aos voadores e aos quadrpedes. Crepsculo era generoso, mas enganado por sua prpria vontade bondosa. Ele protegia Soturno, seu amigo mais prximo, que guardava os recantos, os sono dos lagos e rios. Crepsculo acreditava muito em Soturno, no lhe via mal, apostava em sua leal guarda e sabia que sua imagem, apenas imagem, de m nada tinha! Crepsculo chorou quando certo dia avistou a bela Aurora... Num susto, mero piscar de olhos, deixou de avisar Soturno que j era hora de partir e tendo-o esquecido, olhou para trs e viu Aurora. Emocionado, mas sem palavras, partiu e pensativo ficou. No esqueceu por muito tempo o rosto de Aurora. Esqueceu-se de Soturno! O amigo Soturno, era inteligente, tinha todos os poderes para modificar sua existncia, embora nunca o fizera antes, mas vendo seu comparsa perdido em pensamentos sobre Aurora, encheu-se de inveja e foi ter com ela em pleno dia. Soturno travestiu-se em Vermelho e assustou Aurora em uma curva existente num canto remoto do bosque. "Quem voc?" "Meu nome Vermelho, a cor mais vibrante de todas existentes na Natureza!" "E o que faz voc aqui senhor Vermelho?" Vermelho riu e depois respondeu... "No me chame de senhor Aurora! Vim avisar-lhe de certas coisas..." "E que coisas so essas?" "Quero que saiba antes que voc tem um grande inimigo. Chama-se Soturno. Essa criatura vive sempre depois que voc parte para outros rumos no mundo e parte sempre que o senhor Sol volta anunciando sua

14

chegada. Ele a odeia e quer ver seu fim, porque sempre obrigado a partir quando est por chegar seu protetor - o Sol e voc mesma". "Nunca fiz nada a esse senhor! Que venha ele mesmo ter comigo". "Impossvel cara Aurora, ele nunca poder estar de fronte para voc, assim que me encarreguei pessoalmente de avis-la sobre o perigo que corre. Ele apenas pode existir sobra da noite e com a chegada de Crepsculo". "Sendo assim, risco algum corro eu!" "Assim voc se engana Aurora. Soturno muito experto e tem por grande amigo o prprio Crepsculo, que outro dia, teve a coragem de desafiar as ordens dos antigos. Olhou para trs, enxergando assim o seu rosto. Agora ele a conhece e sendo ele, existncia comparvel a sua, tem o desejo de acabar consigo". Aurora assustou-se e sentiu que corria grande perigo... Sabia que nunca poderia ver os olhos de Crepsculo, pois o Sol j lhe avisara antes. Ele era filho da Lua que ao Sol rejeitara, sempre se escondendo dele atrs da Terra. Aurora ento agradeceu o aviso que lhe dera Vermelho. Soturno partiu, desaparecendo entre os arbustos do bosque, correu por entre as pedras e os trocos mortos espalhados nos campos. Ria soluante enquanto se despia do disfarce. Ao encontrar Crepsculo, Soturno contou-lhe sobre Aurora e mais uma vez mentiroso, disse que a ouvira dizer que nunca olharia para Crepsculo, pois temia que ele a fizesse tremendo mal. Crepsculo no pde crer. Sofreu, pois a amava em verdade e planejou convenc-la do contrrio... Certo dia, ao findar da tarde, Aurora lanou sopro sobre as folhas e assobiou entre os galhos das rvores. Cumpriu com o ritual que sempre lhe coube como tarefa e seguiu rumo a porta do dia para mais uma jornada em outra parte do mundo, quando de repente foi surpreendida por Crepsculo que a esperava do outro lado. Assustou-se, mas no pode evitar mirar em seus olhos e pediu, implorou para que partisse. Ele, nada entendendo, pediu que o escutasse por apenas um instante, mas era tarde! Ouviram a voz estrondosa do gigante Sol que condenou Aurora por desobedincia. Essa tentou explicar-lhe, mas antes mesmo de poder contar o que acontecia ali, ouviu sua sentena. O Sol tirou seus poderes sobre o dia e como forma de castigo impediu-lhe de ser para todo sempre a dona da claridade, obrigou-a a ver todos os incios das manhs e assim, ela sempre morreria em instantes a cada entrada triunfal do Sol por cada recanto da Terra. Nunca mais poderia encontrar com Crepsculo, pois ele surgiria aps a sada do Sol e no mais de Aurora. Crepsculo tocou a mo de Aurora, pedindo perdo por t-la provocado grande mal e que ele no imaginava nada dessas coisas, no sabia que era odiado pelo Sol, mas sim, acreditava que ela no o poderia amar e chorou. Aurora apaixonou e apaixonou-se, mas se foi... A Lua foi ter com Crepsculo, mostrou que sua atitude deixara o ciclo natural de todas as coisas comprometido, que deixou de cumprir seu papel e que fez sofrer todo o sistema. No o condenou, mas mostrou que satisfeita no estava e que por isso nada faria em favor de Aurora, explicou que sua rejeio ao poderoso Sol lhe custara a face, que marcada quatro vezes, passou a ser cheia, nova, crescente ou minguante... "Nunca mais tive face Crepsculo!". Crepsculo passou a varrer as folhas com seu sopro, em cada lugar que chegava todas as tardes, repetindo o ritual de sua amada. Crendo ainda no falso amigo, deu a Soturno o privilgio do assobio entre os galhos das rvores. Soturno sofreu algum tempo depois, ao perceber que no mais seria esperado por seu companheiro, pois a morte de Aurora fora o fim das rondas de Crepsculo, que passara apenas a varrer as folhas, apagar as lamparinas do dia e anunciar a chegada da Lua. Soturno deu-se o nome de Solitrio e entendeu seu egosmo, se condenou escurido entre os galhos e deixou os assobios, pois passou a chorar tambm. Entendeu que a breve chegada de Aurora expulsava a noite da senhora Lua e com ela, Crepsculo. Entendeu que Crepsculo sofria sempre ao chegar, por no poder mais ver, nem de longe, a beleza d'Aurora.

Autoria de Leonardo Alberto Garcia Nunes, em 26 de junho de 2009. Publicao no Blog Concreto Mundo Abstrato: http://concretomundoabstrato.blogspot.com.br/2009/06/fabula.html 15

ANEXO III ENDEREOS NA INTERNET PROJETO PERSONA, SITES, PGINAS E PORTFLIOS DOS RESPONSVEIS POR ESSA PROPOSTA.

1. SITE PROJETO PERSONA: http://revistacontato.wix.com/projetopersona

2. SITE PROJETO ARTE COLETIVA CORPUS: http://garcianunes.wix.com/projetocorpus

3. SITE REVISTA MONTAGENS (em construo): http://revistacontato.wix.com/montagens 4. PGINA OFICIAL NO FACEBOOK DE YONARA AGUIAR ABACATE COM LIMO OFICINAS LDICAS: https://www.facebook.com/abacatecomlimao?fref=ts

5. PGINA OFICIAL DO FACEBOOK DE LEONARDO ALBERTO GARCIA NUNES ARTES PLSTICAS E LITERATURA: https://www.facebook.com/pages/Leo-Garcia-Nunes/561735813873360?fref=ts

6. PGINA OFICIAL NO FACEBOOK DO PROJETO PERMANENTE DE PESQUISA E CRIAO EM ARTES ARTE COLETIVA CORPUS: https://www.facebook.com/pages/Arte-Coletiva-Corpus/594582607233528?fref=ts 7. BLOG CONCRETO MUNDO ABSTRATO: http://concretomundoabstrato.blogspot.com.br/

16

Вам также может понравиться