Вы находитесь на странице: 1из 3

CUSTO/HORA MQUINAS AGRCOLAS

Resumo: O processo de modernizao da agricultura trouxe a idia de eficincia produtiva, a necessidade de maximizar a utilizao dos fatores de produo, para se alcanar maiores nveis de produtividade e rentabilidade. Nos ltimos anos, o aumento de produtividade nas atividades agrcolas e pecurias tem se intensificado, o que demanda um maior investimento no setor. O produtor deve estar voltado no somente para a produo, mas tambm para as aes gerenciais e administrativas da propriedade, acompanhando os custos de produo dentro da propriedade, pois uma boa gesto faz com que a equipe d mais importncia a detalhes antes no percebidos. Antes de se decidir pela maneira que ir acompanhar os custos, o produtor deve ter em mente que seu negcio uma opo de investimento que gera riqueza, para isso deve planejar e controlar cada passo a ser executado, tomando decises equilibradas para que erros estratgicos sejam minimizados ou at mesmo evitados. Este estudo tem como principal objetivo identificar, atravs de pesquisas bibliogrficas, a importncia de se executar uma boa gesto de custos para auxiliar o produtor na tomada de decises em sua propriedade, com nfase no custo/hora das mquinas agrcolas. Palavras chave: Modernizao. Produtividade. Custos. Produtor. Abstract: The process of modernisation of the agriculture brought the idea of productive efficiency, the need of maximizar the utilisation of the factors of production, to reach greater levels of productivity and profitability. The last years, the increase of productivity in the agricultural activities and pecurias has intensified, what sues a greater investment in the sector. The producer has to be gone back not only for the production, but also for the actions manage and administrative of the property, accompanying the costs of production inside the property, accompanying the costs of production inside the property, as a good gestin does with that the team give more importance to details before no perceived. Before deciding by the way that will go to accompany the costs, the producer has to have in mind that his business is an option of investment that generates wealth, for this has to plan and control each become executed, taking decisions balanced so that strategic errors are minimized or even avoided. This study has like main objective identified, through bibliographic investigations, the importance to execute a good question of costs to help the producer in the taking of decisions in his property, with emphasis in the cost/hour of the agricultural machines. Key words: Modernisation. Productivity. Costs. Producer.

CONSIDERAES INICIAIS O custo da produo agrcola uma excelente ferramenta de gerenciamento das atividades produtivas e de importantes informaes para as tomadas de decises. Uma unidade produtiva agrcola administrada com eficincia, ao se ter conhecimento dos gastos com insumos e servios em cada fase da produo e o domnio da tecnologia. Um ponto importante para se atingir os objetivos esperados, controlar todos os fatores da propriedade, como por exemplo, o gerenciamento das mquinas agrcolas. Neste gerenciamento, os custos com combustveis e lubrificantes pode ser vital para o lucro ou o prejuzo. Conhecer ou entender os nmeros que envolvem uma propriedade fundamental para se obter resultados, planejando as atividades de plantio, desenvolvimento e colheita. A agricultura pode ser considerada uma atividade econmica de risco, seu ambiente de produo aberto e se trabalha com diversas incertezas. um ramo incerto, tanto para o preo de venda, como para a remunerao final do produtor. Por isto, a busca pelo menor custo de produo vital para aumentar a margem de lucro neste ramo da economia. A produo agrcola tem seu trabalho dividido em etapas distintas, sendo sujeita as condies climticas e as fases de desenvolvimento e produo das plantas. As etapas so denominadas de operaes agrcolas. As diversas operaes que precisam ser executadas utilizando-se mquinas agrcolas devem ser aplicadas racionalmente, facilitando o uso econmico das mquinas. So cada vez maiores a importncia e a participao dos custos da mecanizao no custo total da produo agrcola. O rpido aumento nos custos dos insumos provoca a reduo no rendimento do negcio. Segundo Fett (2000), a produo agrcola se desenvolve em um processo sucessivo de tomada de decises pelo produtor, que escolhe como e quando realizar os procedimentos recomendados pela pesquisa ou tcnicos, optando ou no pela execuo de determinada atividade. Toda a atividade agrcola depende do mercado e polticas pblicas, das condies climticas, de trabalho e gerenciamento, dos insumos e dos equipamentos agrcolas. O trator considerado a principal fonte de potncia da agricultura atual.

Portanto, fundamental saber determinar os desempenhos materiais e econmicos em mecanizao, para se ter sucesso em um sistema de produo agrcola. A busca da rentabilidade est diretamente associada produtividade em qualquer sistema de produo. O conjunto de equipamentos, mquinas, implementos e o sistema mecanizado agrcola, pode ser considerado estratgico para a reduo de custos, chegando a representar dependendo da cultura, de 20 a 40% dos custos de produo (PACHEDO, 2000). De acordo com Oliveira (2000), a intensificao do uso da mecanizao na agricultura vem exigindo novos investimentos em mquinas com maior potncia e tecnologia incorporada para atender as diversas demandas das atividades agrcolas. Para o clculo dos custos de um conjunto mecanizado, contabiliza-se o tempo utilizado em horas, denominado custo horrio, calculado para cada parte do conjunto.

FETT, M. S. Anlise econmica de sistemas de cultivo de macieiras no municpio de Vacaria/RS. UFRGS. Dissertao, 145p. Mestrado em Economia Rural, Porto Alegre, 2000. PACHECO, E. P.. Seleo e custo operacional de mquinas agrcolas. Rio Branco: Embrapa Acre, 2000. 21p. (Embrapa Acre. Documentos, 58).

Вам также может понравиться