Вы находитесь на странице: 1из 9

Sistema Circulatrio

Ele se encarrega da distribuio continua do fluxo sanguneo a todos os tecidos do corpo. Sua tarefa fornecer rpido transporte de oxignio, nutrientes e gua a todas as clulas do organismo e remover os produtos finais do metabolismo celular, como o gs. Carbnico e a uria, levando os at os rgos onde sero eliminados. O sistema circulatrio tambm distribui os hormnios que regulam o funcionamento de diversos tecidos e colabora com a regulao da temperatura corporal.

No Ritmo Certo
O ritmo de funcionamento do sistema circulatrio varia de acordo com as necessidades do organismo. Durante o esforo fsico. Quando o organismo consome mais oxignio, o sistema trabalha mais depressa para suprir. O gasto energtico provocado pelo aumento do metabolismo isso ocorre tambm em grandes altitudes, onde o ar rarefeito. Por isso os habitantes dessas regies possuem, mas glbulos vermelhos (partculas do sangue que transportam oxignio) do que os moradores de baixas altitudes.

A Circulao
UMA AMPLA REDE DE VASOS LEVA O SANGUE A TODOS OS PONTOS DO CORPO, ABASTECENDO O ORGANISMO COM NUTRIENTES ESSENCIAIS MANUTENO DA VIDA.

A circulao sangunea o resultado do trabalho coordenado do corao, dos pulmes e das paredes dos vasos sanguneos, que mantm o sangue em constante movimento dentro do corpo no homem, a circulao ocorre em um circuito fechado, em que o sangue percorre todos os tecidos do organismo, exceto unhas, cabelos e plos, e retorna ao corao. Em uma pessoa adulta, o sangue leva, em mdia, um minuto para percorrer todo o corpo.

Microcirculao
Resultado o nome que seda a troca de substncias slidas, lquidas e gasosas entre o compartimento vascular e os tecidos do organismo. Na microcirculao o sangue flui lentamente, sob baixa presso, para possibilitar a realizao dessa troca. So os capilares que fazem a conexo entre o sangue arterial e o venoso. Formando um circuito fechado. Os capilares, por sua so formados por um emaranhado de vasos finos, muito ramificados e permeveis.

Caminhos do Sangue
Os vasos sanguneos de uma pessoa adulta formam uma rede de 150 mil quilmetros por onde circula cerca de 5 litros de sangue. O desenho esquerda uma representao

esquemtica da circulao humana. O sangue arterial ou oxigenado representado pela cor vermelha e o sangue venoso, pela cor azul.

Dois Circuitos
O caminho entre o corao e os pulmes denomina - se circulao pulmonar ou pequena circulao a viagem entre o corao e o resto do corpo recebe o no me de circulao sistemtica ou grande circulao.

rgos do Sistema
O corao um rgo de espessas paredes musculares que bombeia o sangue pela rede circulatria. Nos pulmes, ocorre a troca do gs carbnico presente no sangue venoso por oxignio. Os rins Filtram as impurezas e controlam o nvel de gua do sangue.

O Corao
A partir da quarta semana de gestao at o momento da morte, o corao trabalha sem parar. Sua funo levar o sangue vindo do organismo para ser oxigenado nos pulmes e receb-lo de volta, bombeando - o para o resto do corpo. um rgo oco, formado por msculos que contraem e relaxam continuamente graas a impulsos eltricos. Possui quatro cavidades, separadas por uma parede chamada septo. Situa-se na caixa torcica, entre os pulmes, e tem a base superior voltada para o lado direito do peito e o pice para o lado esquerdo.

Sstole e Distole
Os trios contraem - se e enviam o sangue para os ventrculos. Esse processo denomina - se sstole trial e ocorre ao mesmo tempo do lado esquerdo e direito do corao. Imediatamente aps a passagem do sangue, as valvas que existem entre os trios e os ventrculos se fecham, impedindo o refluxo. Ao receberem o sangue dos trios, os ventrculos esto relaxados, em fase de distole ventricular.

Distole
Depois de percorrer todo o corpo, o sangue chega ao trio direito pelas veias cabas superior e inferior cheio de impurezas (flechas azuis). Simultaneamente. O trio esquerdo recebe o sangue oxigenado que volta dos pulmes pelas veias pulmonares

(flechas vermelhas). No momento da distole, em que recebe o sangue que retorna do corpo (grande circulao) e do pulmo (pequena circulao), o corao est relaxado.

Sstole
Depois de receber o sangue, os ventrculos contraem se para bombe- lo. O sangue venoso, do ventrculo direito, vai para os pulmes pelo tronco pulmonar, que se divide em artrias pulmonares (direita e esquerda). Ao mesmo tempo, o sangue oxigenado, do ventrculo esquerdo, enviado para todas as partes do corpo por uma artria chamada aorta. O processo de esvaziamento se faz pela sstole ventricular. Esse entra-e-sai repete-se em mdia, de 70 a 80 vezes por minuto. Em cada batimento, o corao bombeia cerca de 70 mililitros de sangue, isto , 5 litros por minuto.

rgo Pequeno
O corao tem o tamanho de um punho fechado e pesa cerca de 300 gramas. Possui uma circulao prpria, denominada circulao coronria.

O Sangue
uma substncia lquida que circula de forma continua pelas artrias e veias do corpo. O sangue leva nutrientes a todos os tecidos do organismo e recolhe os detritos do metabolismo celular, transportando os at os rgos onde sero eliminados. Alm disso, possui estruturas que formam a defesa do organismo, auxiliando no combate a agentes nocivos, como vrus e bactrias, e contribui para o processo de cicatrizao de feridas. O sangue o nico tecido lquido do corpo. Representa entre 7 % e 8 % da massa corporal. Tem o tom vermelho-vivo aps ser oxigenado nos pulmes e adquire uma tonalidade vermelho-azulada, quando retorna para o corao.

Medula ssea
responsvel pela produo de praticamente todas as clulas do sangue glbulos vermelhos, glbulos brancos e plaquetas. Esses componentes do sangue tm vida curta. Esto permanentemente morrendo, sendo destrudos e substitudos por novas clulas sanguneas. Produzidas no interior da medula vermelha, um tecido esponjoso e mole que fica no interior dos ossos longos. Para produzir novos glbulos vermelhos, por exemplo, a medula reutiliza o ferro das molculas de hemoglobina dos glbulos vermelhos que morrem. A cada segundo, a medula coloca 2 milhes de novos glbulos vermelhos na corrente sangunea. Em caso de anemia, as clulas sanguneas podem ser produzidas tambm em parte da medula ssea amarela, que, no adulto e em condies normais, inativa.

Saiba mais (Funes do Sangue)


O sangue auxilia o sistema endcrino a liberar, transportar e distribuir os hormnios para todo o organismo. por isso que a testosterona produzida pelos testculos de um adolescente capaz de dar origem a plos nas axilas, no rosto e na regio pbica, por exemplo. O sangue tambm o principal responsvel pela distribuio da gua, que constitui cerca de 70% do corpo humano, levando se esse lquido na quantidade necessria a cada atividade orgnica e absorvendo seu excesso, quando necessrio. Alm disso, ele regula o teor de acidez das clulas e age no controle da temperatura do corpo.

Elementos do Sangue
O sangue formado por um lquido amarelado denominado plasma, no qual se encontram em suspenso milhes de estruturas os glbulos vermelhos ou hemcias, os glbulos brancos ou leuccitos e as plaquetas. Juntas, essas partculas compem 45% do volume de sangue que circula no organismo. Os 55% restante so formados pelo plasma. Os glbulos vermelhos representam 99% das estruturas que flutuam no plasma. Os glbulos brancos dividem se cinco tipos, cada um com uma funo especfica na defesa do organismo.

Composio Sangunea
Alm dos elementos abaixo, o plasma sanguneo carrega diversas substncias, como protenas, sdio, potssio, glicose, aminocidos e hormnios.

Glbulos Vermelhos
Contm hemoglobina, pigmento que determina a cor do sangue. Chamados de eritrcitos ou hemcias so eles que levam nutrientes e oxignio para as clulas e recolhem os detritos do metabolismo.

Glbulos Brancos
Respondem pela defesa do organismo, combatendo os agentes invasores. Ao detectarem os microrganismos, saem da corrente sangunea atravs dos poros dos capilares para chegar aos tecidos.

Plaquetas
Corrente So corpsculos que atuam no processo de coagulao do sangue e de cicatrizao de feridas. Elas aderem superfcie interna da parede dos vasos sanguneos quando ocorre alguma leso, estancando o sangramento.

Cicatrizao
Quando alguma regio do corpo ferida, as plaquetas e outros elementos do sangue atuam junto para cicatrizar a leso. O tecido lesado libera substncias que atraem as plaquetas. Estas aderem parede dos vasos sanguneos, formando u ma espcie de tampo para diminuir a perda de sangue. Ao mesmo tempo, uma protena do plasma, chamada protombina, desencadeia vrias transformaes, Juntando se s plaquetas para formar um cogulo na regio da ferida. O cogulo forma de uma crosta, que impede a entrada de bactrias. As clulas da regio se multiplicam e crescem, fechando a ferida at completar o processo de cicatrizao.

Tipos de Sangue
As membranas dos glbulos vermelhos contem certas protenas que determinam o tipo sanguneo de cada individuo. Essa informao vital, porque em uma transfuso necessrio que o grupo sanguneo do doador e do receptor seja compatvel. Do contrrio o sangue do receptor pode reagir aos elementos estranhos do sangue do doador, fazendo com que suas hemcias se aglutinem e bloqueiem os vasos sanguneos.

Tipo A
Pode doar para indivduos do mesmo grupo e para os tipos AB. Em uma transfuso, pode receber sangue tipo A e O.

Tipo B
Os indivduos desse grupo doam entre si e para o tipo AB. Nas transfuses, podem receber sangue tipo B e O.

Tipo O
Esse tipo sanguneo pode doar para todos os outros mais s pode receber do mesmo grupo.

Tipo AB
o nico grupo que pode receber qualquer tipo sanguneo em uma transfuso, porm s pode doar para o mesmo grupo.

Fator RH
Os glbulos vermelhos possuem outro tipo de protena denominada fator Rh, presente em cerca de 80% das pessoas (chamadas Rh positivas). Quando esse tipo de sangue injetado no organismo de uma pessoa Rh negativa, h reaes semelhantes s que ocorrem entre grupos sanguneos incompatveis. No entanto, a pessoa Rh negativa pode doar sangue parar qualquer outra, desde que os tipos sanguneos sejam compatveis.

Corao e Vasos Sanguneos


Vitais para a chegada dos nutrientes a todos os tecidos do corpo e para a remoo dos resultados do metabolismo celular essas estruturas esto sujeitas a diversas doenas, que, muitas vezes, s apresentam sintomas quando esto em estgio avanado.

Infarto
a necrose de regies do miocrdio o msculo que forma as paredes do corao provocada pelo entupimento de uma das artrias coronrias. Geralmente, a circulao do msculo cardaco obstruda por placas de gordura (ateroma) depositadas nas paredes das artrias ou por cogulos de sangue (trombose). Quando isso ocorre, as clulas musculares morrem por falta de oxignio e o funcionamento do corao fica comprometido, o que pode levar parada cardaca e morte conseqncias que dependem do tamanho da rea irrigada pela artria comprometida. Os sintomas do infarto so dores no trax, sensao de aperto, queimao e presso no peito. A dor pode se espalhar para o brao esquerdo, pescoo e mento. Alm disso, provoca nuseas, Suores frios, palidez, vmito e mal - estar. A pessoa com esses sintomas de ver levada imediatamente ao atendimento mdico, a fim de receber tratamento e medicao para dissolver o coagulo que est entupindo a artria. Aps o tratamento de Emergncia, em alguns casos necessrio o uso de medicao por toda vida ou a realizao de procedimento cirrgico, como angioplastia e colocao de ponte de safena.

Procedimento Cirrgico
A angioplastia uma tcnica que dilata a artria coronria obstruda e permite o retorno do fluxo normal de sangue e a oxigenao do msculo cardaco. A ponte de safena um mtodo que usa um segmento da veia safena para desviar o caminho do sangue local

obstrudo da artria, conectando as partes sadias. Para diminuir a possibilidade de um novo infarto, preciso evitar fatores de risco, como tabagismo, estresse, presso alta, colesterol alto, diabete e sedentarismo.

Insuficincia Cardaca
uma doena grave, caracterizada pela dificuldade do corao em bombear o sangue para os principais rgos do corpo. Ocorre quando o msculo cardaco est comprometido e sem foras para realizar seu trabalho as contraes que impulsionam o sangue. Os sintomas so falta de ar, cansao ao realizar esforo fsico fraqueza nas pernas e edemas (inchao) no corpo, especialmente nas extremidades dos membros inferiores. A insuficincia cardaca causa fadiga, porque os msculos no recebem oxignio suficiente, devido falta de irrigao sangunea, e provoca edemas, porque o organismo perde a capacidade de eliminar gua. medida que a doena avana, esses sintomas pioram. H vrias causas para a insuficincia, como infarto, doena de Chagas, presso alta, diabete e excesso de bebida alcolica. O tratamento consiste em acompanhamento mdico, repouso, remdios para aumentar a fora dos msculos cardacos e diurticos. Em casos mais graves, indicado o transplante de corao.

Arritmia
Mais qualquer alterao do ritmo e da freqncia dos batimentos cardacos, que podem se tornar muito rpidos (taquicardia), muito lentos (bradicardia) ou irregulares. A arritmia mais comum e mais grave em pacientes com problemas cardacos, mas pode ocorrer em qualquer pessoa. Em geral, precitada por fatores estimulantes externos como cafena, bebidas alcolicas, estresse, cigarros ou drogas. Provoca palpitao de ar tonturas e ate desmaios o diagnostico do tipo de arritmia deve ser feito por um especialista. O tratamento feito com remdios, porm, em casos mais graves, pode ser realizado implante de marca passo, um aparelho que controla a freqncia dos batimentos cardacos por meio de impulsos eltricos.

Arteriosclerose
Feito o espessamento e o endurecimento da parede interna das artrias, provocados pelo acumulo de gordura, o que diminui seu calibre e reduz a passagem de sangue para os tecidos do corpo. A arteriosclerose ataca simultaneamente diversas artrias e pode causar varias doenas dependendo dos vasos que esto, mas obstrudos. Nas coronrias, pode provocar angia de peito (dor no corao durante um esforo fsico) e infarto do miocrdio. Nas artrias dos membros inferiores pode causar atrofias da pele e dos msculos e at gangrena nos ps e nas pernas. Quando espessamento compromete as cartidas (artrias do pescoo), ocorrem desmaios, paralisias transitrias e acidente vascular cerebral (derrame). O desenvolvimento da arteriosclerose lento. Na maioria das vezes, os primeiros sintomas aparecem quando a capacidade da artria de conduzir o fluxo sanguneo j diminuiu 75% o que pode ser fatal. As principais causas da doena so diabete, sedentarismo, cigarro e a ingesto de alimentos ricos em colesterol, como ovos e carnes gordurosas. A preveno feita com dieta alimentar equilibrada, com a

prtica regular de exerccios fsicos e com a realizao de exames peridicos para verificar as condies do sangue.

Varizes
So uma doena crnica na qual as veias superficiais, localizadas principalmente nos membros inferiores, tornam se dilatadas tortuosas e apresentam dimetro variveis, com ndulos que saltam o plano da pele. As varizes aparecem quando as vlvulas que devem impedir o refluxo do sangue nas veias esto enfraquecidas e permitem que o sangue volte. O sangue que reflui se acumula provoca a dilatao dos vasos. As causas do enfraquecimento das vlvulas so desconhecidas, mais alguns fatores aumentam esse risco: gestao, obesidade, uso de anticoncepcionais, tabagismo e permanncia por longas horas na mesma posio de p ou sentado . As varizes provocam inchao e dores nos locais afetados. Em casos mais graves aparecem inflamaes, edemas, machas ocres e eczemas. No h cura definitiva. O tratamento com o uso de meias elsticas e medicamentos alivia a dor. Nos casos graves, o mais indicado a cirurgia para retirada das veias varicosas.

Trombose
Doena provocada pela formao de cogulos (trombos) que entopem os vasos sanguneos e impedem a passagem do sangue. H trombose arterial e venosa. A arterial mais grave, pois impede a chegada do oxignio s clulas e pode provocar acidente vascular cerebral, infarto e gangrena. A trombose venosa ocorre principalmente nas veias mais profundas das pernas. A conseqncia mais grave a embolia pulmonar. Isso ocorre quando um cogulo se desprende da veia da perna e se aloja na artria pulmonar, impedindo a chegada do sangue venoso ao pulmo, onde se processaria a troca de gs carbnico por oxignio. Esse quadro pode levar morte. 1. A Ocorrncia de algum dano nos vasos sanguneos, como hemorragia, e a irregularidade da parede interna provocada pelo acmulo de gordura facilitam a agregao de plaquetas no local. 2. O espessamento da parede do vaso diminui a velocidade do fluxo sanguneo e permite que mais plaquetas se acumulem na regio, dando origem ao cogulo sanguneo, denominado trombo. 3. Com a formao do cogulo, a circulao obstruda, prejudicando os rgos da regio, que ficam sem receber oxignio. Quando o cogulo se desprende e se aloja em outro vaso, ocorre a embolia.

Hipertenso
a elevao exagerada da presso sangunea dentro dos vasos. Ocorre quando o sangue exerce muita fora contra as paredes das artrias obrigando sua musculatura a expandir mais do que o normal a hipertenso arterial pode dar origem a diversas complicaes como leses renais, acidente vascular cerebral e infarto. No h sintomas especficos, mas em casos de hipertenso prolongada e sem tratamento,

podem aparecer dor de cabea, fadiga, nuseas, vmito, falta de ar e visa turva, provocados por danos no crebro, nos olhos, no corao e nos rins. A hipertenso tem origem gentica e vrios fatores externos influenciam seu desenvolvimento, como obesidade, vida sedentria, estresse e ingesto excessiva de lcool ou sal. No h cura, possvel com pouco sal e exerccios moderados para evitar complicao.

Вам также может понравиться