Вы находитесь на странице: 1из 19

AULA DIREITO PENAL III TTULO- DOS CRIMES CONTRA A PESSOA CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS LESES

CORPORAIS- ARTIGO 129 PROFESSORA: Cludia Luiz Loureno Goinia 2012

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL-ART 129-INTRODUO

1 LESO CORPORAL Obs.: LEI 10.886/04 Acrescentou os 9 e 10 ao art. 129 do CP (incluso da violncia domstica que causa leso corporal o nomen iuris passou a ser VIOLNCIA DOMSTICA);
Bem jurdico tutelado a integridade corporal e a sade da pessoa humana, isto , a sade do indivduo. Sujeitos ativo e passivo o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa ( crime comum); o sujeito passivo tambm pode ser qualquer pessoa viva, exceto nas figuras qualificadas dos 1, IV e 2, V, nas quais somente a mulher grvida pode figurar como sujeito passivo.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS- LESO CORPORAL- ART 129-CONSUMAO E TENTATIVA

Consumao e tentativa consuma-se o delito com a efetiva leso integridade fsica ou a sade de outrem.
A pluralidade de leses inflingidas num nico processo de atividade no altera a unidade do crime.

A tentativa admissvel, salvo nas modalidades culposa e preterdolosa.


Caracteriza-se a tentativa quando o agente age com animus leadendi, mas no consegue concretizar o crime por circunstncias alheias sua vontade ( impedido por terceiro, por exemplo).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Leso corporal leve ou simples a definio de leso corporal leve formulada por excluso, ou seja, configurase quando no ocorrer nenhum dos resultdados previstos nos 1, 2, 3 e 6 do art. 129 do CP.
A leso corporal abrange ofensa sade do corpo e da mente, alm de ofensa integridade corprea. A leso corporal do caput do art. 129 do CP sempre dolosa e, nesse caso, exige os seguintes requisitos: a) dano integridade fsica ou sade de outrem; b) relao causal entre a ao e o resultado;

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129- ESPCIES

c) animus leadendi. A previso do 5 do art. 129 destina-se somente leso corporal leve.

Por fim, preciso lembrar que a leso corporal leve exige representao, conforme art. 88 da Lei 9.099/95.
Aplicao do princpio da insignificncia na leso corporal leve freqentemente, condutas que se amoldam a determinado tipo penal, sob o ponto de vista formal, no apresentam nenhuma relevncia material. Nessas circunstncias, pode-se afastar liminarmente a tipicidade penal, porque, em verdade, o bem jurdico no chegou a ser lesado.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Em funo disso, alguns autores entendem que a leso integridade fsica ou sade deve ser, juridicamente, relevante. indispensvel, em outros termos, que o dano integridade fsica ou sade no seja insignificante (Cezar Roberto Bitencourt, Rogrio Greco e outros).
A irrelevncia deve ser aferida no apenas em relao importncia do bem jurdico tutelado, mas, especialmente em relao ao grau de sua intensidade. Para alguns, deve ser aferida a insignificncia no apenas em relao ao desvalor do resultado, mas tambm, em relao ao desvalor da ao.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Leso corporal grave: hipteses o 1 do art. 129 relaciona quatro hipteses que qualificam a leso corporal, quais sejam: 1) incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de 30 dias relaciona-se ao aspecto funcional e no apenas econmico (trabalho, lazer, recreao etc.).
Por isso, crianas e at bebs podem ser sujeitos passivos desta modalidade de leso corporal. A simples vergonha de aparecer em pblico em razo das leses, por si s, no qualifica o crime.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

A atividade deve ser lcita, mas, pode ser imoral, tal como: prostituio (que no ilcita).
Somente o exame de corpo de delito insuficiente para a caracterizao dessa qualificadora, exigindo-se o exame complementar logo que tenha decorrido o prazo de 30 dias, exame esse que pode ser suprido por prova testemunhal (art. 167, 2 e 3 do CPP); 2) perigo de vida (perigo de morte) deve haver no a simples possibilidade, mas, a probabilidade concreta e efetiva de morte quer como conseqncia da prpria leso, quer como resultado do processo patolgico que esta originou.O perigo deve ser pericialmente comprovado.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Se a probabilidade de morte da vtima tiver sido objeto do dolo do agente, o crime ser o de tentativa de homicdio e no de leses corporais; 3) debilidade permanente de membro, sentido ou funo debilidade a reduo ou enfraquecimento da capacidade funcional da vtima. Permanente a debilidade de durao imprevisvel (no necessrio que seja definitiva, perptua e impassvel de tratamento). Membros so partes do corpo que se prendem ao tronco. Sentido a faculdade de percepo e de comunicao (viso, audio, olfato, paladar e tato). Funo a atividade especfica de cada rgo do corpo humano (respiratria, circulatria etc.);

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

4) acelerao de parto a antecipao do nascimento do feto, com vida e viabilidade para permanecer vivo fora do tero da me. O agente deve ter conhecimento da gravidez da vtima.
Obs. Todas as qualificadoras do 1 do art. 129 do CP so de natureza objetiva e, por isso, havendo concurso de pessoas, haver comunicao Leso corporal gravssima O 2 relaciona cinco hipteses que qualificam a leso corporal. O nomen iuris leso corporal gravssima atribudo pela doutrina.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

1) incapacidade permanente para o trabalho aqui a incapacidade no temporria, mas permanente e para o trabalho em geral, no somente para a atividade especfica que a vtima vinha exercendo (ex.: agente que causa leso corporal nas mos de um pianista que lhe impea de tocar piano, mas, no lhe impea de exercer outras atividades laborativas no responde por leso corporal gravssima do 2, I, do art. 129 do CP). A incapacidade, que pode ser fsica ou psquica, deve ser para o trabalho e no para as ocupaes habituais.
A permanncia da incapacidade no precisa ser perptua, bastando um prognstico de irreversibilidade. Mesmo que a vtima se cure no futuro, a leso gravssima ter se configurado.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

2) enfermidade incurvel a doena cuja curabilidade no conseguida no atual estgio da Medicina.


A incurabilidade deve ser aferida com dados da cincia atual, com um juzo de probabilidade, sendo suficiente o prognstico pericial. So inexigveis intervenes tratamentos duvidosos. cirrgicas arriscadas ou

3) perda ou inabilitao de membro, sentido ou funo h perda quando cessa o sentido, a funo ou quando o membro extrado, por meio de mutilao ou amputao (aquela ocorre no momento da ao delituosa; esta decorre de interveno cirrgica).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

H inutilizao quando cessa ou interrompe-se definitivamente a atividade do membro, sentido ou funo, sem excluso (sem extrao). Entende-se que, tratando de membro ou rgo que exista em duplicidade (ex.: braos, olhos, orelhas, rins, pulmes etc.), a perda ou inutilizao de um deles, restando o outro intacto, caracteriza a leso corporal do art. 129, 1, III e no a do 2, III. 4) deformidade permanente a deformidade deve representar leso esttica de certa monta, capaz de produzir desgosto, desconforto a quem v e vexame ou humilhao ao portador.

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO C ORPORAL- ART 129-ESPCIES

Deve ser analisada caso a caso (ex.: cicatriz no rosto de uma jovem muito mais grave do que no rosto de um homem adulto). necessrio que haja compromentimento permanente, definitivo, irrecupervel do aspecto fsico-esttico.
A deformidade no perde o carter de permanente quando pode ser dissimulada por meios artificiais, como cirurgia plstica, a qual ningum est obrigado. 5) aborto trata-se de crime preterdoloso. O agente no pode querer nem assumir o risco de provocar o aborto, pois, caso contrrio, poder por dois crimes em concurso formal imprprio ou por aborto qualificado (art. 127 do CP).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

necessrio que o agente tenha conhecimento da gravidez da vtima. Obs. No caracteriza a perda de membro, sentido ou funo a cirurgia para extrao de rgos genitais de transexual, com a finalidade de cur-lo ou de reduzir seu sofrimento fsico ou mental. A conduta atpica, pois, falta o dolo de ofender a integridade fsica ou a sade de outrem. Possibilidade de tentativa na leso corporal grave e gravssima a grande maioria da doutrina admite a tentativa de leso corporal grave ou gravssima (ex.: agente que tenta mutilar a vtima com um machado, golpeando-lhe na perna, mas, apenas causa ferimento e impedido de prosseguir por um terceiro).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

O STF j decidiu, inclusive, pela admissibilidade de tentativa de leso grave, ainda que a vtima no tenha sofrido qualquer ferimento (RHC 53.705 de 31/10/1975). Porm, a tentativa no possvel nos casos previstos no art. 129, 1, IV e 2, V e 3 por tratarem-se de delitos preterdolosos, caso em que o resultado mais grave no pode fazer parte do dolo do agente. Leso corporal seguida de morte conhecida na doutrina como homicdio preterdoloso (dolo nas leses e culpa na morte) e tem previso no art. 129, 3 do CP. Se o resultado morte for decorrente de caso fortuito ou fora maior, o sujeito responder apenas pelas leses corporais; se houver dolo eventual quanto ao resultado mais grave, o agente responder por homicdio. A competncia do juiz singular (vide art. 74, 1 do CPP).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Figura privilegiada prevista no art. 129, 4 do CP. Aplica-se o mesmo raciocnio estabelecido para o art. 121, 1 do CP. Leso corporal culposa sua previso est no art. 129, 6 do CP e ir configurar-se se presentes: comportamento humano voluntrio; descumprimento de dever objetivo de cuidado; previsibilidade objetiva do resultado; leso corporal involuntria.
No importa que a leso causada culposamente seja leve, grave ou gravssima, a pena ser a do 6 do art. 129 do CP (a gravidade da leso e as circunstncias do crime sero avaliados no momento da aplicao da pena art. 59 do CP).

CAPTULO II- DAS LESES CORPORAIS-LESO CORPORAL- ART 129-ESPCIES

Perdo judicial admite-se o perdo judicial para a leso culposa, conforme prev o art. 129, 8 do CP.
Aplica-se aqui o raciocnio estabelecido quando da anlise do art. 121, 5 do CP. Tem natureza jurdica de causa de extino da punibilidade (art. 107, IX do CP). Segundo Delmanto, aplica-se tambm aos casos do art. 129, 7 do CP, mas, somente no que se refere ao agravamento da pena da leso corporal culposa.

Bibliografia
JESUS, Damsio Evangelista de. Cdigo penal anotado. 8.ed. So Paulo: Saraiva. MIRABETE, Jlio Fabrini. Manual de direito penal. So Paulo: Atlas.
CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte especial. So Paulo: Saraiva, 2010, v.2. CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal: parte especial. So Paulo: Saraiva, 2010, v.3. CAMPOS, Pedro Franco de, THEORDORO, Luis Marcelo Mileo e outros. Direito Penal aplicado. 4 ed. So Paulo: Saraiva, 2011. JESUS, Damsio de. Direito penal: parte especial dos crimes contra pessoas e dos crimes contra o patrimnio. 31 ed. So Paulo: Saraiva, 2011, v.2. ___________. 20 ed. Direito penal: parte especial dos crimes contra a propriedade imaterial a dos crimes contra a paz pblica. So Paulo: Saraiva, 2011, v.3.

Вам также может понравиться