Вы находитесь на странице: 1из 6

Universidade Federal de Pelotas UFPel Centro de Desenvolvimento Tecnolgico CDTec Engenharia de Petrleo Eletricidade Aplicada Prof: Amilcar Barum

rum Giovane Bertuol, Matheus Estanislau, Rodrigo Vaz

Condutores Especiais
Introduo

Fios e cabos so corpos destinados conduo de energia eltrica, sendo constitudos, geralmente, por cobre ou alumnio. O fio um condutor slido, macio e provido de isolao, sendo utilizado de forma direta como um condutor eltrico. J o cabo constitudo por vrios fios condutores encordoados, podendo estes ser isolados entre si ou no.

Figura 1: Exemplo de fio condutor.

Para instalaes normais (em ambientes neutros, como casas, escolas, etc) fios e/ou cabos comuns pode ser usados sem grandes riscos. Porm, em ambientes hostis (grandes variaes de temperatura, presena de materiais explosivos, presena de reagentes qumicos, presena foras compressivas ou distensivas, etc) os fios usados nas instalaes devem ter caractersticas especiais para agentar s condies do ambiente ao qual esto submetidos. Tais ambientes so comuns na indstria, em metalrgicas, mineradoras, petroqumicas, plataformas de produo de petrleo, dentre outros. Para condutores usados na indstria o dimensionamento de fios e cabos deve ser precedido por uma anlise detalhada das caractersticas do ambiente, parmetros seguros de atuao e durabilidade desejada do material. Sendo assim, esses tipos de condutores especiais devem ser projetados de forma especfica para atender aos

objetivos do projeto, sendo de extrema importncia estudar as caractersticas e funes dos condutores imersos nesses tipos de ambiente.

Ambientes Hostis

Um ambiente considerado hostil, do ponto de vista da instalao eltrica, quando apresenta condies que podem levar a ocorrncia de acidentes, deteriorao acelerada do material condutor ou diminuir a eficincia de conduo. Alguns exemplos de ambientes hostis, bem como suas conseqncias aos condutores so apresentados a seguir. Altas temperaturas: Fbricas ou indstrias que trabalham com motores ou metalrgicas normalmente apresentam ambientes nos quais a temperatura pode atingir mais do que 200C. Fios normais suportam temperaturas da faixa de -10C at 40C, sendo ento necessrios condutores resistentes a temperaturas mais altas para instalaes nesses ambientes. Empresas especializadas vendem fios e cabos que agentam temperaturas mais elevadas, que apresentam materiais especiais de isolao para prevenir o derretimento ou deteriorao do fio/cabo. Materiais como kevlar ou teflon so comumente usados para isolamento para altas faixas de calor. Em caso de incndio, cabos com capas de PVC possuem certa resistncia s chamas, porm emitem gases txicos nessas situaes. Uma opo melhor um cabo livre de substncias halgenas, o que evita a emisso de fumaa cida (Fig. 2).

Figura 1: Cabo com capa livre de substncias halgenas.

Baixas temperaturas: Frigorficos, laboratrios e locais que trabalham com produtos qumicos normalmente necessitam de ambientes refrigerados. Quando submetidos a baixas temperaturas os fios/cabos podem se tornar rgidos e quebradios,

sendo facilmente danificados quando submetidos a foras externas (sejam trativas ou compressivas). Alta umidade: Ambientes muito midos apresentam riscos de curto-circuito, fascas e perda de energia. Caixas de distribuio para uso industrial podem atuar em ambientes com at 99% de umidade, enquanto caixas de distribuio (bem como disjuntores, conectores, etc) comuns no suportam as condies do ambiente. Reagentes Qumicos: Diversos ramos da indstria trabalham com solventes, lubrificantes ou outros reagentes qumicos. Fios/cabos comuns so normalmente fabricados com isolantes termoplsticos, como PVC, polipropileno, etc, que reagem com lubrificantes e solventes, fazendo com que o isolamento do fio/cabo se deteriore, levando a riscos de exploso, curtos-circuitos, etc. Exposio ao sol: Fios/cabos submetidos luz solar se deterioram mais rpido do que fios abrigados do sol, sendo necessrios, em certos casos, condutores especiais para instalaes ao ar livre (sujeitos a vento, chuva e sol). gua Condensada: quando se tem cabos imersos, a gua pode infiltrar-se pela capa do cabo ao permear reas do material do mesmo ou atravs da infiltrao por minsculos orifcios. Se isso acontece, a constante dieltrica pode mudar e deteriorar o desempenho de atenuao. Os condutores do cabo tambm podem entrar em curtocircuito. Para esse tipo de situao especial, deve ser escolhido um cabo comercial testado e aprovado para esse tipo de situao.

Estudo de Caso

Trata-se de um projeto realizado pela Eletrosul para fornecer energia eltrica para a Ilha de Florianpolis (Santa Catarina), cujo atendimento energtico era deficitrio. Para isso, pretendia-se fazer uma travessia martima de 4.560 metros, que seria, ento, a travessia submarina de maior extenso na Amrica do Sul. O empreendimento compreendia a construo de duas subestaes , uma na ilha e outra no continente, na cidade de Bigau, e a ampliao da subestao de Palhoa; e ento, a construo de duas linhas para conectar a subestao Bigau a rede bsica de transmisso e a SE Bigau a SE na Ilha. Ao todo, so trs trechos que interligam as subestaes: um areo no continente (38,5 km), um submarino entre o continente e a Ilha (4,65 km) e um na Ilha (13,5 km) (Fig. 3).

Figura 2: Representao do projeto de linha de transmisso de energia eltrica Biguau/Palhoa/Florianpolis

O trecho submarino possui cabos isolados em Polietileno Reticulado (XLPE) submetidos a 230 kV. Foram conduzidos, antes da implantao da linha submarina, levantamentos prvios de correntes e ventos, bem como de sedimentos existentes e sua profundidade. Esse estudo serviu como base para a definio do isolamento do cabo a ser utilizado. Segundo o estudo, o melhor isolamento para o cabo seria em Polietileno Reticulado (XLPE), com condutor de cobre tamponado e projeo contra penetrao radial de gua em chumbo extrudado, que tambm a blindagem do campo eltrico. Por medida de segurana decidiu-se enterrar o cabo a um metro de profundidade ao longo de todo o percurso. Para a instalao no continente foi previsto que o cabo fosse acomodado em dutos envoltos em cimento, devido ao trajeto rochoso. O cabo foi fabricado com capa interna de Polietileno sobre a blindagem em chumbo, com armao em fios de cobre duro de 4mm de dimetro, recoberto com uma camada de juta como acolchoamento e uma capa de Polietileno de alta densidade (HDPE) como proteo externa.

Figura 3: Seo transversal do cabo utilizado na travessia Biguau-Florianpolis, mostrando seus principais componentes.

Referncias Bibliogrficas

http://www.eletrica.ufpr.br/piazza/materiais/DanielPastro.pdf - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.labplan.ufsc.br/congressos/XIII%20Eriac/B1/B1-01.pdf - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/58-artigos-e-materiasrelacionadas/324-instalacoes-offshore-pioneirismo-brasileiro.html acessado em 11 de junho de 2012.

http://paginas.fe.up.pt/~ee00037/dissertacao_ruicunha.pdf - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.teclusa.com/home/produtos/17 - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.ohmtekmin.com/nuevo/documento/HTLSC_STACIR_Rev1.pdf - acessado em 11 de junho de 2012.

http://pt.scribd.com/doc/39158159/Temperature-Low-Sag-HTLS-Conductors - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.cired.be/CIRED03/reports/R%201-38.pdf - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.painelind.com.br/representantes/ipce.htm - acessado em 11 de junho de 2012.

http://www.cofimet.com.br/tabelas/cobrenu.htm - acessado em 11 de junho de 2012.

http://nobrecondutores.com.br/produtos/altastemp.html - acessado em 11 de junho de 2012.

Вам также может понравиться