Вы находитесь на странице: 1из 7

As responsabilidades do diretor

Entenda o papel do lder da escola, encarregado de orquestrar a administrao da instituio, o fazer pedaggico e a relao com a comunidade
Compartilhe

Envie por email Imprima

Escola organizada e limpa, equipamentos funcionando, contas em dia, funcionrios em ao, comunidade participativa - e, acima de tudo, alunos aprendendo. Esse o cenrio ideal para uma instituio de ensino. No se chega a ele sem muito trabalho e sem a presena de um diretor sua frente. Ele deve

ser um profissional que, na definio clssica do pesquisador Antnio Carlos Gomes da Costa, conjuga trs perfis bsicos:
Administrador escolar: mantm a escola dentro das normas do sistema

educacional, segue portarias e instrues, exigente no cumprimento de prazos;


Supervisor pedaggico: valoriza a qualidade do ensino, o projeto

pedaggico, a superviso e a orientao pedaggica e cria oportunidades de capacitao docente;


Lder sociocomunitrio: preocupa-se com a gesto democrtica e com a

participao da comunidade, est sempre rodeado de pais, alunos e lideranas do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trnsito livre em sua sala.

Os quatro segredos da gesto eficaz No uma tarefa fcil. O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domnio das questes financeiras e legais comunicao com pais, do relacionamento entre os funcionrios gesto da infraestrutura do local. A lista abaixo d uma ideia da complexidade de sua atuao: As principais funes do diretor
Cuidar das finanas da escola; Prestar contas comunidade; Conhecer a legislao e as normas da Secretaria de Educao para

reivindicar aes junto a esse rgo;


Identificar as necessidades da instituio e buscar solues junto s

comunidades interna e externa e Secretaria de Educao;


Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar,

garantindo um ambiente agradvel;


Manter a escola esteja limpa e organizada; Garantir a integridade fsica da escola, tanto na manuteno dos ambientes

quanto dos objetos e equipamentos;

Conduzir a elaborao do projeto poltico-pedaggico, o PPP,

mobilizando toda a comunidade escolar nesse trabalho e garantindo que o processo seja democrtico at o fim;
Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avano na aprendizagem dos

alunos;
Ser parceiro do coordenador pedaggico na gesto da aprendizagem dos

alunos;
Incentivar e apoiar a implantao de projetos e iniciativas inovadoras,

provendo o material e o espao necessrio para seu desenvolvimento;


Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores,

orientadores e funcionrios;
Manter a comunicao com os pais e atend-los quando necessrio.

Todo esse trabalho, no entanto, no pode ser solitrio. O diretor, como lder da escola, deve envolver sua equipe de professores, coordenadores, orientadores e funcionrios no planejamento e execuo das tarefas. Alm de garantir uma gesto transparente e democrtica, saber delegar fundamental para dar conta do trabalho. Essa articulao e parceria entre todos os profissionais deve sempre visar meta principal de toda e qualquer escola: a aprendizagem dos alunos. Afinal, funo primordial do gestor prezar pela qualidade do fazer pedaggico da instituio que dirige, no sendo apenas um provedor e organizador de recursos.

Guia jurdico do diretor escolar


As leis e normas que os diretores tm a responsabilidade de conhecer, aplicar e garantir que sejam cumpridas
Luiza Andrade (novaescola@fvc.org.br)

Compartilhe

Envie por email Imprima

Quando o assunto so normas educacionais, os desafios dos diretores comeam desde o primeiro instante em que entram na escola. Ao assumir o cargo, j preciso conhecer os estatutos estaduais e municipais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, o Plano Nacional de Educao, o Plano de Desenvolvimento da Educao, o Estatuto da Criana e do Adolescente e alguns captulos da Constituio Federal. A tarefa no simples e, ao ler cada artigo e pargrafo, h que se ter em mente que a finalidade de todos uma s: garantir que os alunos aprendam.

Para atingir esse objetivo e estar sempre dentro da lei, o bom gestor deve, segundo Maria do Pilar Lacerda, secretria da Educao Bsica do Ministrio da Educao, seguir cinco princpios fundamentais: "Quem age com transparncia, publicidade, moralidade, impessoalidade e economicidade age com tica". Com um exemplo simples, a compra de papel para a escola, d para entender o que ela quer dizer. Toda a comunidade deve saber da aquisio do material (transparncia) e, para isso, o diretor precisa avisar todos (publicidade). No se pode comprar de um parente (impessoalidade, moralidade) e deve-se procurar sempre a melhor relao custo/benefcio (economicidade).

"A garantia do ensino um processo que envolve toda a instituio. frente dele est o gestor, que precisa se questionar continuamente sobre a maneira como l as normas municipais, estaduais e federais e sobre o que ele prprio est fazendo para que as condies de aprendizagem sejam cumpridas", diz Maria Maura Gomes Barbosa, coordenadora pedaggica do Centro de Educao e Documentao para Ao Comunitria (Cedac) e formadora de professores e diretores.

Vale recordar que nenhum cidado, seja ele gestor pblico ou no, pode descumprir a lei sob a alegao de que no a conhece. "O desconhecimento no diminui a culpa. Por isso, os diretores s podem agir em segurana se estiverem informados a respeito da legislao", esclarece Maria do Pilar. Alm de pesquisar os documentos oficiais, ela sugere que os gestores procurem as secretarias de

Educao locais para saber se oferecem servio de assessoria jurdica. Outro facilitador o investimento na gesto democrtica, pois, quando o colegiado ou o conselho escolar funcionam, o diretor compartilha responsabilidades e no toma decises importantes sozinho - tudo votado, aprovado e documentado.

Conhea a seguir algumas das principais normas que regem o ensino no Brasil e acompanhe o comentrio de especialistas.

VERBAS

LEI DE DIRETRIZES E BASES Ttulo VIII - Dos recursos financeiros

Os destinos possveis para os recursos da Educao esto listados no artigo 70. Alguns deles so: aquisio, manuteno, construo e conservao de instalaes e equipamentos necessrios ao ensino; uso e manuteno de bens e servios vinculados ao ensino; aquisio de material didtico; e manuteno de programas de transporte escolar. Em seguida, no artigo 71, vm despesas que no podem ser pagas com esses recursos, como programas suplementares de alimentao, assistncia mdicoodontolgica, farmacutica e psicolgica, e outras formas de assistncia social.

"Nesses artigos", explica Maria do Pilar, "h o que se pode ou no fazer com o dinheiro da Educao. Fica claro que no se pode gastar com sade, comprando culos para as crianas, por exemplo." Com esses dados, necessrio sempre avaliar as prioridades e pensar naquilo que efetivamente melhora as condies de aprendizagem.

O artigo 2 da resoluo que dispe sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tambm lista os destinos possveis para a verba oriunda desse programa, como manuteno, conservao e pequenos reparos da unidade; implementao de projeto pedaggico; e funcionamento da escola nos fins de semana.

CARREIRA

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO Captulo I - Artigo 2 "A participao da Unio no Compromisso ser pautada pela realizao direta, quando couber, ou, nos demais casos, pelo incentivo e apoio implementao, por municpios, Distrito Federal, estados e respectivos sistemas de ensino, das seguintes diretrizes: XIII - implantar plano de carreira, cargos e salrios para os profissionais da Educao."

O plano de carreira elaborado pelas redes municipais e estaduais. " dever do diretor legitimar o projeto da secretaria e fazer com que ele seja cumprido em sua escola", diz Maria Maura. seguindo o estatuto de sua regio que o gestor deve avaliar contrataes, vagas em concursos, planejamento coletivo e formao continuada. Tambm preciso cuidado em relao s faltas dos profissionais que trabalham na escola. "Acontece de um professor faltar e o diretor se questionar se deve cortar o ponto ou no. s vezes, ele conhece a histria do professor, sabe que tem um parente doente e resolve no cortar. Mas se no o conhecesse? Seria, ento, vlido dar falta? E, ao encobri-la, o gestor est ajudando na educao das crianas? preciso pensar sobre isso", diz Maria do Pilar. A secretria de Educao Bsica do MEC orienta o diretor a no esquecer, diante de dilemas como esse, que um gestor pblico - assim como prefeitos, governadores e administradores - e deve agir com o compromisso tico

JORNADA

LEI DE DIRETRIZES E BASES Ttulo V - Captulo II Seo I: Das disposies gerais "Artigo 24. A Educao Bsica, nos nveis Fundamental e Mdio, ser organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I - a carga horria mnima anual ser de 800 horas, distribudas por um mnimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar, excludo o tempo reservado aos exames finais, quando houver."

A escola um espao de direito, ou seja, um lugar onde h diversas pessoas exercendo seus direitos - em especial, as crianas e os adolescentes. nisso que se deve pensar ao fazer o calendrio anual. "Suponhamos que a escola abra no

sbado para um evento e que esse dia seja contado como dia letivo. A criana que no pode comparecer sai prejudicada. O diretor deve indagar-se: 'Isso est correto?', 'Isso contribui para a aprendizagem?' , ou seja, ele deve prestar ateno e, se preciso, fazer uma reviso da maneira como interpreta a leitura das normas de seu estado e municpio referentes jornada de trabalho, visando sempre a garantia do ensino", diz Maria Maura.

QUALIDADE

CONSTITUIO FEDERAL Captulo III - Seo I Da Educao

O artigo 206 lista uma srie de princpios a seguir, como igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; pluralismo de idias e de concepes pedaggicas; e garantia de padro de qualidade (tambm previstos pela Lei de Diretrizes e Bases).

Esses itens esto presentes no projeto Qualidade da Educao - Garantia Constitucional, desenvolvido em 2007 pelos advogados Aloysio Meirelles de Miranda Filho e Ana Carolina Pellegrini Monteiro por encomenda da Fundao Lemann. "H cerca de trs anos, comeamos uma pesquisa para checar como esto as leis federais que dizem respeito Educao. Constatamos que o acesso est bom. O que falta a qualidade. preciso dar ateno aos princpios bsicos da Constituio, que deixa claro que a qualidade a prioridade", explica Ana Carolina.

Вам также может понравиться