Вы находитесь на странице: 1из 5

NECESSRIA A REDUO DA MAIORIDADE PENAL?

Introduo O crescente aumento da criminalidade em todo o pas vem sendo alvo de acaloradas discusses, motivo pelo qual este trabalho tem o escopo de apresentar o contexto ftico no qual a proposta de reduo da maioridade penal est sendo discutida, de modo a elucidar sobre todos os aspectos que envolvem o tema. Justificativa Por meio da pergunta elaborada neste trabalho, busca-se encontrar uma soluo para a relevante controvrsia acerca da necessidade da reduo da maioridade penal. Tema esse, que objeto de calorosas discusses em nosso pas, e de difcil consenso entre os opositores, mas muito importante para nos dar um pouco mais de embasamento, antes de adotarmos um ponto de vista definitivo. Objetivos O objetivo da presente pesquisa averiguar a repercusso social da proposta de reduo da maioridade penal, demonstrando os principais argumentos de cada posio. Metodologia O mtodo utilizado durante esta pesquisa o dedutivo, sendo o procedimento deste artigo a pesquisa bibliogrfica e a pesquisa de documentos. Resultados Vem sendo tema de calorosas discusses a possibilidade de reduo da maioridade penal em nosso ordenamento jurdico. Antes da abordagem do problema principal, parece propcia a comparao da nossa lei com outros ordenamentos. Ribamar Soares, em documento enviado Cmara dos Deputados para tratar sobre a reduo da menoridade penal, dizia que: Em outros pases a idade mnima para a responsabilidade criminal varivel, sendo de 07 anos na Austrlia, Kuwait, Bangladesh, ndia, frica do Sul, Paquisto, Myanmar (ex-Birmnia), Tailndia, Nigria, Sudo, Tanznia, Sua e Trinidad e Tobago (SOARES, 2006, p. 5). Ainda em comparao com outros pases, Soares continua:
A maioridade penal comea aos 08 anos na Lbia, Qunia, Indonsia e na Esccia. No Iraque, na Etipia e nas Filipinas, aos 9 anos. No Ir, 9 anos para mulheres e 15 anos para homens. Na Inglaterra e Pas de Gales, Malsia; no Nepal e Ucrnia, a maioridade penal comea aos 10 anos. Na Turquia, aos 11 anos. Comea a maioridade penal aos 12 anos no Equador, Uganda, Israel, Marrocos, Coria do Sul, Lbano, Grcia, Canad e Holanda. Em Israel e Nova Zelndia, Uzbequisto, Arglia, Espanha, Frana e Polnia, aos 13 anos. Aos 14 anos na ustria, Rssia, Alemanha, China, Japo, Vietn, Itlia e Armnia.

Na Dinamarca, Noruega, Egito, Sucia e Finlncia, a maioridade penal fixada aos 15 anos. Nesses pases, adolescentes entre 15 e 18 anos esto sujeitos a um sistema judicial voltado para os servios sociais, sendo a priso o ltimo recurso. Aos 16 anos na Argentina, Chile e Cuba. Em Portugal, a maioridade penal estabelecida a partir dos 16 anos., sendo que, entre 16 e 21 anos, o agente est sujeito a um Regime Penal Especial, conforme previsto no artigo 9 do Cdigo Penal Portugus. Na Polnia, a maioridade penal comea aos 17 anos. Aos 18 na Colmbia, Peru e em Luxemburgo

(SOARES, 2006, p. 5) Aps este breve comparativo entre o ordenamento jurdico brasileiro e diversas outras legislaes, percebemos que a atual posio tende a desejar que a maioridade penal seja reduzida para 16 anos, idade na qual os jovens estariam aumento sua atividade delitiva, como acentuou Thales de Oliveira, promotor de Justia, em entrevista ao grupo IG: Segundo ele, sua experincia, somada a dados estatsticos, evidencia que, a partir de 16 anos, h um ingresso mais forte na criminalidade violenta, associada a prticas como latrocnio e homicdio. Nas idade s entre 13 e 15 anos os casos [de crimes mais violentos] ainda so exceo, acrescentou (Ig, 2013). Em So Paulo, por exemplo, os atos infracionais praticados por adolescentes aumentaram cerca de 80% em 12 anos, subindo de 8 mil, em 2000, para 14,4 mil, em 2012 (IG, 2013) Para o promotor de Justia entrevistado o modelo atual, previsto pelo Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), que determina a aplicao de medidas socioeducativas a jovens que praticam atos infracionais, leva a uma situao de verdadeira impunidade. (IG, 2013) O promotor acredita que o atual ECA permite que os adolescentes infratores sejam muito mais audaciosos, em parte por causa da idade, mas tambm porque so conscientes da inimputabilidade e acabam sendo mais violentos do que os maiores de 18 anos (IG, 2013). Neste diapaso, o promotor ainda insiste:
Em grande parte dos crimes, quem o comete vai responder em meio aberto ou com liberdade assistida, sendo acompanhado por um assistente social, e ainda ter direito de participar de cursos profissionalizantes, configurando at

(IG, 2013). O site IG, ainda durante a entrevista com o promotor de Justia, acrescenta:
uma espcie de favor que o Estado lhe presta O promotor tambm destacou que, embora o tema tenha voltado a ser debatido pelos veculos de comunicao nos ltimos dias, aps o assassinato do estudante Victor Hugo Deppman, 19 anos, por um adolescente de 17 anos que completou 18 dias depois, o assunto discutido permanentemente nos meios acadmicos e por profissionais que trabalham diretamente com a questo (IG, 2013).

Nesta mesma reportagem o site IG ainda consultou Ktia Mecler, vicecoordenadora do Departamento de tica e Psiquiatria Legal da Associao Brasileira de Psiquiatria (ABP). Segundo o site, a psiquiatra forense, favorvel reduo da maioridade penal para 16 anos, salientou que:
nessa idade, o adolescente de hoje capaz de entender o carter ilcito de um ato e escolher entre pratic-lo ou no. Ela acredita que, diante dos

avanos tecnolgicos e sociais, que favorecem a globalizao e representam estmulos cada vez mais precoces ao desenvolvimento das pessoas, o jovem dos dias de hoje muito diferente daquele que vivia em 1940, quando foi estabelecida a maioridade penal a partir dos 18 anos, pelo

(IG, 2013). Em proposta enviada a Assembleia Legislativa do estado do Cear pelo deputado Ely Aguiar, ele propem a reduo da maioridade penal de 18 anos, para a idade de 16 anos. Ely Aguiar critica o ECA por adotarem punies muito leves a alguns crimes graves e que agridem o principal bem jurdico tutelado: a vida. O deputado Ely ainda acrescenta que os adolescentes esto cada dia mais conscientizados de que a punio do rgo competente branda e por isso cometem tais crimes ou at assumem crimes dos outros infratores, que so maiores de idade, por no acontecer nenhuma punio grave contra eles. As punies do ECA so leves. A cada dia conscientizam o adolescente criminoso de que a punio para ele no vale nada. (O POVO, 2013) Outras pessoas que defendem a reduo da maioridade pontificam: O ECA uma lei, no uma Bblia, e pode ser mudado conforme as circunstncias do pas (O POVO, 2013). J o Ministro da Justia, Jos Eduardo Cardozo, manifesta-se no sentido de que eventuais tentativas de mudanas na lei em resposta a crimes violentos no tm efeito prtico (Globo, 2013). O Ministro manifesta sua opinio sobre o prisma constitucional, dizendo que: Tenho absoluta convico de que essa questo, ao estar na Constituio Federal, uma clusula ptrea, ou seja, no pode ser alterada mesmo com emenda constitucional. Portanto, qualquer proposta nesse sentido no poder ser aceita (Globo, 2013). Cardozo afirma ainda que o sistema brasileiro no est preparado para uma mudana como esta: As unidades prisionais brasileiras lamentavelmente so verdadeiras escolas da criminalidade. E reitera: A violncia que vivemos hoje tem a ver com o crime organizado comandado de dentro dos presdios. Por isso no vejo nenhum resultado em uma proposta dessa natureza. Ainda em posicionamento contrrio reduo da menoridade penal, temos Thomas Barcellar, advogado criminalista e diretor e professor da faculdade de Direito UCSAL, que afirma que a delinquncia juvenil no pode ser analisada fora de um contexto social:
Cdigo Penal Sempre que se supe existir aumento no curso da delinquncia infantojuvenil, h propostas de reduzir a idade para a responsabilidade penal, exagerando-se, por vezes, a importncia do delicado problema, sem atentar para a relao que guarda com o crescimento populacional, e tambm que a sua preveno deve estar, menos na letra da lei penal, que na eliminao de suas razes ou fatores, sempre complexos (UOL, 2013).

Barcellar ainda insiste que: No h dvida de que existem menores carecedores de disciplina severa em seu prprio benefcio; mas severidade no quer dizer castigo (vingana social contra o crime), que suprime lar, escola, convivncia educativa e exemplos salvadores. O advogado pensa que a soluo para a situao no se encontra alterao da lei penal:

Diminuir-se a idade, como exigncia prtica, para a represso dos crimes, no levar em conta as imprecises da Psicologia, sobre a adolescncia, e tambm o poder com que atuam na m conduta infantil determinados fatores mesolgicos (abandono material e moral) dos quais o menor de idade e totalmente alheio ou inculpado e que costuma coincidir com certa precocidade intelectual, aguada, precisamente, pela necessidade vital do menor, abandonado sua prpria sorte (UOL, 2013).

Barcellar indica uma alternativa para o problema:


Em vez de aumentar a faixa etria da punio, o que se deve assegurar aos menores at os 18 anos, medidas de proteo e amparo, cumprindo-se o princpio de matriz constitucional que est no art. 175 na Constituio Geral da Repblica e no ECA, que so disposies normativas de ndole democrtica inseridas nos parmetros de um Estado de direito (UOL,

2013). Aps esta discusso sobre o problema, parece oportuno apresentar uma possvel soluo para o problema. Acreditamos que caso seja necessria a reduo, o fato do artigo 228 da Constituio Federal estatuir a idade exigida para a imputabilidade penal, este dispositivo no constitui clusula ptrea, conforme afirma Soares:
O art. 60, 4, institui regra, segundo a qual no ser objeto de deliberao proposta de emenda tendente a abolir: I - o voto direto, secreto, universal e peridico; II - a repartio dos Poderes; III - os direitos e garantias individuais (SOARES, 2006, p. 3)

Destarte, resta possvel a hiptese de alterao do texto constitucional. Entretanto, ainda acreditamos que a alterao da Lei Maior no seja a soluo milagrosa para diminuir o problema da delinquncia juvenil. Contudo, tambm plausvel o clamor social por alteraes, uma vez que a taxa de reincidncia por parte dos adolescentes de 73% (UOL, 2013). Finalmente, pensamos que uma soluo adequada, que contempla ambos os lados, seja a defendida por Geraldo Alckmin, que prev a alterao do texto legal para os casos que sejam mais graves e reincidentes. (GLOBO, 2013). Desta forma, o aparelho estatal no deixar de fornecer auxlio aos menores infratores, enquanto hipossuficientes perante a sociedade, de modo que haver uma punio diferenciada para os casos reincidentes e de maior repercusso social. Referncias Bibliogrficas - SOARES, Ribamar. A maioridade penal no Brasil e em outros pases. 2006. Disponvel em: http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/1487/maioridade_penal_soar es.pdf?sequence=1. Acessado em 23/05/13. Thomas Bacellar. A reduo da menoridade penal. http://atarde.uol.com.br/opiniao/materias/1498311-a-reducao-da-menoridade-penal. Acessado em 16/05/2013. - Equipe do site O Dia. Alta de jovens em crimes justifica reduo da maioridade penal, defende promotor. Disponvel em: http://odia.ig.com.br/portal/brasil/alta-de-

jovens-em-crimes-justifica-redu%C3%A7%C3%A3o-da-maioridade-penal-defendepromotor-1.574662. Acessado em 16/05/2013. - Equipe do site G1. Reduo da menoridade penal no vivel, diz Ministro da Justia. Disponvel em: http://g1.globo.com/sp/ribeirao-pretofranca/noticia/2013/04/reducao-da-maioridade-penal-nao-e-viavel-diz-ministro-dajustica.html. Acessado em 16/05/2013. -Laudenir Gomes. Contra a reduo da maioridadde penal. Disponvel em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/04/22/noticiasjornalopiniao,304330 6/contra-a-reducao-da-maioridade-penal.shtml. Acessado em 16/05/2013.

Вам также может понравиться