Вы находитесь на странице: 1из 28

GOVERNO DO ESTADO DE SO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO

Processo Seletivo Simplificado Docentes

023. Prova Objetiva

Professor de Educao Bsica II Qumica

Voc recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 80 questes objetivas. Confira seu nome e nmero de inscrio impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se est completo ou se apresenta imperfeies. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente todas as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Marque, na folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, a letra correspondente alternativa que voc escolheu.

A durao da prova de 4 horas, j includo o tempo para o preenchimento da folha de respostas. S ser permitida a sada definitiva da sala e do prdio aps transcorridos 75% do tempo de durao da prova. Ao sair, voc entregar ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo levar apenas o rascunho de gabarito, localizado em sua carteira, para futura conferncia. At que voc saia do prdio, todas as proibies e orientaes continuam vlidas.

Aguarde

a ordem do fiscal para abrir este caderno de questes.

11.11.2012 manh

FORMAO PEDAGGICA 01. Com relao formao contnua de professores, analise as seguintes afirmaes. I. Formar-se fazer cursos de forma ativa, sem, necessariamente, ter de repensar as prticas profissionais. II. Entre os procedimentos pessoais e coletivos de autoformao, podem-se mencionar, entre outros, a leitura, a experimentao, a inovao e o trabalho em equipe. III. A prtica reflexiva diz respeito a uma vontade de aprender metodicamente com a experincia e de transformar sua prtica a cada ano. De acordo com Perrenoud, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 02. Segundo Perrenoud, [...] sob as aparncias da continuidade, as prticas pedaggicas mudam lenta, mas profundamente. Ao longo das dcadas, elas: (A) exigem uma disciplina cada vez mais estrita, deixando pouca liberdade aos alunos. (B) vinculam-se mais adaptao do aluno sociedade, um pouco menos ao desenvolvimento da pessoa. (C) concebem progressivamente o ensino como uma sucesso de lies, desconsiderando a organizao de situaes de aprendizagem. (D) direcionam-se a um planejamento didtico mais rgido, sem negociao com os alunos, e desconsiderando ocasies e aportes imprevisveis. (E) visam cada vez mais frequentemente a construir competncias, para alm dos conhecimentos que mobilizam. 03. Em A educao em novas perspectivas sociolgicas, Gomes retoma algumas ideias de um importante autor. Gomes menciona que, segundo esse autor, [...] A educao pode ajudar o homem a ser sujeito. No qualquer tipo de educao, mas uma educao crtica e dirigida tomada de decises e responsabilidade social e poltica. Uma educao baseada no dilogo e no no monlogo. Nesse trecho, Gomes est fazendo meno a (A) Paulo Freire. (B) Jean Piaget. (C) Cipriano Luckesi. (D) Henri Wallon. (E) L. S. Vygotsky.
3

04. Em relao escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito, analise as seguintes afirmaes. I. Na escola, existem e coexistem duas estruturas: formal e informal. Um exemplo da estrutura formal encontra-se em situaes em que um professor, em virtude de seu amplo e profundo conhecimento das relaes informais da escola, torna-se mais importante que um administrador. II. O paradigma do conflito enfatiza as tenses e oposies entre professores e estudantes. A escola vista como uma instituio que impe certos valores e padres culturais ao aluno. III. O paradigma do consenso enfatiza os valores comuns e a cooperao entre professores e alunos, de modo que a escola funcione como elemento de integrao e continuidade entre geraes. De acordo com Gomes, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

05. Saviani afirma que o lema aprender a aprender, to difundido na atualidade, remete ao ncleo das ideias pedaggicas escolanovistas.. Segundo esse autor, o aprender a aprender, (A) no mbito do escolanovismo, ligava-se necessidade de constante atualizao exigida pela necessidade de ampliar a esfera da empregabilidade. (B) atualmente, no processo de ensino e aprendizagem, provoca um deslocamento do eixo: o professor passa a ser aquele que ensina e deixa de ser o auxiliar do aluno em seu prprio processo de aprendizagem. (C) no contexto atual, ressignificado, j no significa adquirir a capacidade de buscar conhecimentos por si mesmo, ocupar um lugar e cumprir um papel determinado em uma sociedade entendida como um organismo. (D) na atualidade, significa assimilar determinados conhecimentos, isto , o mais importante ensinar e aprender os contedos curriculares previstos pelos programas de cada sistema de ensino. (E) no contexto atual, refere-se valorizao dos processos de convivncia entre as crianas e os adultos e da adaptao do indivduo sociedade vista como um organismo em que cada um tem um lugar e um papel definido a cumprir.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

06. Na ao docente, de acordo com Rios, construir a felicidadania, entre outras coisas, : I. reconhecer o outro, o qual, para o professor, na relao docente, o aluno. preciso considerar o aluno na perspectiva da igualdade na diferena, que o espao da justia e da solidariedade; II. traar e desenvolver um projeto individual de trabalho. Um projeto de escola a soma de projetos individuais, os quais, em ltima anlise, tm por finalidade a superao de dificuldades de aprendizagem; III. lutar pela criao e pelo aperfeioamento de condies viabilizadoras do trabalho de boa qualidade. Essas condies encontram-se unicamente no docente, no dizem respeito infraestrutura do local de trabalho. Est correto o contido em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

08. Com relao ao projeto pedaggico-curricular, de acordo com o que afirmam Libneo et alii, assinale a alternativa correta. (A) O projeto construdo individualmente, ou seja, cada professor, voltando-se para sua especialidade, constri o projeto de forma autnoma. (B) Para garantir a autonomia da equipe, preciso desconsiderar o j institudo (currculos, contedos, mtodos etc.). (C) A caracterstica instituinte do projeto significa que ele institui, estabelece, cria objetivos, procedimentos, instrumentos, modos de agir, formas de ao, estruturas, hbitos, valores. (D) Elaborado para evitar mudanas institucionais, do comportamento e das prticas dos professores ao longo do ano letivo, o projeto um documento acabado, concludo e definitivo. (E) A formulao do projeto pedaggico-curricular no prtica educativa, mas contribui no processo de aprendizagem efetiva dos alunos.

07. Considerando-se as sete categorias bsicas de construo do conhecimento, na perspectiva dialtica, analise as informaes a seguir.  o amplo e complexo processo de estabelecimento de relaes entre o objeto de conhecimento e as representaes mentais prvias e as necessidades do sujeito.  a exigncia, no processo de conhecimento, da atividade do aluno para ser sujeito do prprio conhecimento (agir para conhecer), e da articulao do objeto com a prtica social mais ampla (objeto-realidade).  a postura do professor no sentido de, ao invs de dar pronto, levar o aluno a pensar, a partir do questionamento de suas percepes, representaes e prticas. De acordo com Vasconcellos, as informaes, correta e respectivamente, referem-se (A) Criticidade; Historicidade; Prxis. (B) Significao; Prxis; Problematizao. (C) Historicidade; Criticidade; Significao. (D) Problematizao; Prxis; Significao. (E) Significao; Criticidade; Continuidade-Ruptura.

09. Segundo Libneo et alii, o currculo real refere-se (A) ao que estabelecido pelos sistemas de ensino, expresso em diretrizes curriculares, nos objetivos e nos contedos das reas ou disciplinas de estudo. (B) quilo que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrncia de um projeto pedaggico e dos planos de ensino. (C) quelas influncias que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e so provenientes da experincia cultural, dos valores etc. (D) aos contedos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educao e concretizados pela elaborao da Proposta Curricular do Estado de So Paulo. (E) aos conceitos, s definies e s metodologias desenvolvidos ou validados pelos diferentes rgos de fomento cientfico.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

10. Em relao s aes da escola no campo da avaliao educacional, voltadas para a formao continuada no contexto de trabalho, analise as afirmaes a seguir.  uma funo primordial do sistema de organizao e de gesto dos sistemas escolares, podendo abranger tambm as escolas, individualmente.  Visa produo de informaes sobre os resultados da aprendizagem escolar em funo do acompanhamento e da reviso das polticas educacionais, do sistema escolar e das escolas, com a inteno de formular indicadores de qualidade dos resultados do ensino.  Tem por objetivo aferir a qualidade de ensino e da aprendizagem dos alunos; para isso, busca-se perceber a relao entre a qualidade da oferta dos servios de ensino e os resultados do rendimento escolar dos alunos. De acordo com Libneo et alii, essas informaes, correta e respectivamente, referem-se avaliao (A) acadmica; avaliao institucional; avaliao da escola. (B) da escola; avaliao diagnstica; avaliao cientfica. (C) formativa; avaliao institucional; avaliao acadmica. (D) diagnstica; avaliao do sistema escolar; avaliao institucional. (E) institucional; avaliao acadmica; avaliao da escola. 11. A Secretaria de Educao do Estado de So Paulo lanou, em 2008, o Programa de Qualidade da Escola (PQE), com o objetivo de promover a melhoria da qualidade e a equidade do sistema de ensino na rede estadual paulista. De acordo com esse programa, Nota Tcnica (2009), o IDESP (ndice de Desenvolvimento da Educao do Estado de So Paulo) um indicador que avalia a qualidade da escola. Nesta avaliao, considera-se que uma boa escola aquela (A) em que a maior parte dos alunos apreende as competncias e habilidades requeridas para a sua srie, num perodo de tempo ideal o ano letivo. (B) que possui condies de infraestrutura suficientes para a efetivao do trabalho docente, inclusive com laboratrios de informtica e de qumica. (C) em que a gesto democrtica efetiva-se mediante a participao real de alunos, pais e profissionais da educao, sobretudo na construo de um projeto poltico-pedaggico. (D) que tem por referncia o bem coletivo, cujos alunos voltam-se para demandas concretas da sociedade, por meio de projetos trans e interdisciplinares. (E) em que se instala, na prtica educativa, uma instncia de comunicao construtiva, espao para a palavra do professor e do aluno, para o exerccio da argumentao e da crtica.
5

12. De acordo com o Parecer CEB n. 15/1998, correto afirmar que a preparao bsica para o trabalho, prevista no artigo 35 da LDB, (A) destina-se exclusivamente queles que j esto no mercado de trabalho ou que nele ingressaro a curto prazo. (B) ser preparao para o exerccio de profisses especficas ou para ocupao de postos de trabalho determinados. (C) est vinculada a alguns componentes curriculares em particular, no a todos, pois o trabalho obrigao de contedos determinados. (D) destina-se aos alunos matriculados em escolas de ensino tcnico profissional, portanto, direcionada a um grupo que j est ingressando no mercado de trabalho. (E) destacar a relao da teoria com a prtica e a compreenso dos processos produtivos enquanto aplicaes das cincias, em todos os contedos curriculares.

13. A Proposta Curricular do Estado de So Paulo aponta para a necessidade de se trabalhar com um currculo que promova competncias. De acordo com esse documento, esse currculo (A) acarreta, necessariamente, a dissociao entre a atuao do professor, os contedos, as metodologias disciplinares e a aprendizagem requerida do aluno. (B) promove os conhecimentos prprios de cada disciplina sem a necessidade de articul-los s competncias e s habilidades dos alunos. (C) tem de levar em conta o fato de que as competncias e as habilidades devem ser consideradas, exclusivamente, no que tm de especfico com as disciplinas e tarefas escolares. (D) parte da premissa de que a educao escolar referenciada no ensino o plano de trabalho da escola indica o que ser ensinado ao aluno. (E) tem o compromisso de articular as disciplinas e as atividades escolares com aquilo que se espera que os alunos aprendam ao longo dos anos.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

14. Analise a figura a seguir, constante na obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), que apresenta uma sntese das competncias cognitivas avaliadas no SARESP.
Grupo III Esquemas Operatrios

15. Com relao aprendizagem do que ensinar e de como ensinar, Delors et alii afirmam que, para o professor, (A) diferentemente do que ocorre com os membros das outras profisses, a sua formao inicial lhe basta para o resto da vida. (B) a competncia na disciplina ensinada imprescindvel, mas a competncia pedaggica, mesmo sendo desnecessria, deve ser cuidadosamente respeitada. (C) sua formao deve inculcar-lhe uma concepo de pedagogia que se limite ao utilitrio, caso contrrio, ela perder sua funo educativa. (D) sua formao deveria incluir um forte componente de formao para a pesquisa e deveriam estreitar-se as relaes entre os institutos de formao pedaggica e a universidade. (E) sua formao tem de ser uma formao parte que o isole das outras profisses, pois prejudicial educao que os professores exeram outras profisses.

Realizar Grupo II Esquemas Procedimentais

Compreender
COMPETNCIAS

Observar

Grupo I Esquemas Presentativos

Com relao a esses grupos, analise as seguintes informaes. Coluna A


Grupo I

Coluna B
a) C  ompetncias para compreender: as competncias relativas a esse grupo referem-se a operaes mentais mais complexas, que envolvem pensamento proposicional ou combinatrio, graas ao qual o raciocnio pode ser agora hipottico-dedutivo. b)  Competncias para observar: graas aos esquemas relativos a esse grupo, os alunos podem ler a prova, em sua dupla condio: registrar perceptivamente o que est proposto nos textos, imagens, tabelas ou quadros e interpretar este registro como informao que torna possvel assimilar a questo e decidir sobre a alternativa que julgam mais correta. c)  Competncias para realizar: as habilidades relativas s competncias desse grupo caracterizam-se pelas capacidades de o aluno realizar os procedimentos necessrios s suas tomadas de deciso em relao s questes ou tarefas propostas na prova.

Grupo II

16. Em relao frequncia e compensao de ausncias, analise as afirmaes a seguir. I. As atividades de compensao de ausncias sero programadas, orientadas e registradas pelo coordenador pedaggico, com a finalidade de sanar as dificuldades de aprendizagem provocadas por frequncia irregular s aulas. II. A compensao de ausncias no exime a escola de adotar as medidas previstas no Estatuto da Criana e do Adolescente, e nem a famlia e o prprio aluno de justificar suas faltas. III. O controle de frequncia ser efetuado sobre o total de horas letivas, exigida a frequncia mnima de 75% para promoo. De acordo com o Parecer CEE n. 67/1998, artigos 77 e 78, est correto o que se afirma em (A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

Grupo III

De acordo com a obra Matrizes de Referncia para a Avaliao: documento bsico (2009), assinale a alternativa que apresenta a correta associao entre as colunas A e B. (A) Grupo I a; Grupo II b; Grupo III c. (B) Grupo I b; Grupo II c; Grupo III a. (C) Grupo I c; Grupo II b; Grupo III a. (D) Grupo I c; Grupo II a; Grupo III b. (E) Grupo I b; Grupo II a; Grupo III c.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

17. Rodrigo e Srgio, dois adolescentes regularmente matriculados no ensino fundamental, so educandos com necessidades especiais. Rodrigo, em virtude de suas deficincias, no pode atingir o nvel exigido para a concluso do ensino fundamental. Srgio superdotado, est sempre frente de seus colegas de sala e resolve com extrema facilidade as situaes de aprendizagem propostas. De acordo com o artigo 59 da Lei n.o 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional), o sistema de ensino, do qual faz parte a unidade escolar onde estudam esses dois educandos, deve assegurar a (A) Rodrigo a terminalidade especfica de seus estudos, j que ele no pode atingir o nvel exigido para concluir o ensino fundamental. (B) Rodrigo e Srgio a acelerao de estudos para que concluam em menor tempo o programa escolar. (C) Rodrigo estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seu regimento. (D) Srgio bolsa de estudos, a fim de que possa matricular-se em uma escola mais bem preparada para atend-lo. (E) Rodrigo e Srgio a transferncia para uma instituio privada especializada e com atuao exclusiva em educao especial.

19. De acordo com a obra Gesto do Currculo na Escola: Caderno do Gestor, 2009, vol. 3, os conselhos de classe e srie (A) caracterizam-se como o colegiado responsvel na escola pelo acompanhamento pedaggico do processo de ensino-aprendizagem e de avaliao. (B) tm status prprio, mas no tm o poder decisrio de interferir na Proposta Pedaggica da escola. Esse tipo de interferncia de uso exclusivo das instncias superiores. (C) so, obrigatoriamente, presididos pelo professor-coordenador e integrados pelos professores e supervisores de ensino. Os alunos no tm direito assegurado de participao. (D) tm por objetivo julgar os alunos com problemas de aprendizagem ou de disciplina, podendo, inclusive, reprovar um aluno como forma de punio por sua indisciplina. (E) tm, no regime de progresso continuada que pode ser considerado sinnimo de promoo automtica , a incumbncia de organizar o processo de recuperao.

20. Em relao Organizao da Educao Nacional, analise as colunas a seguir. Coluna A I.Unio Coluna B

18. Com relao ao regime de progresso continuada, analise as afirmaes a seguir. I. A avaliao contnua em processo o eixo que sustenta a eficcia da progresso continuada nas escolas. II. No regime de progresso continuada, a avaliao deixa de ser um procedimento decisrio quanto aprovao ou reprovao do aluno. III. Com a adoo do regime de progresso continuada, torna-se imprescindvel procurar os culpados da no aprendizagem, sejam eles alunos, membros da famlia ou professores. Define-se, portanto, uma via de soluo que seja a via pessoal. De acordo com a Indicao CEE n. 8/1997, est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III.
7

a)  Oferecer a educao infantil em creches e pr-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuao em outros nveis de ensino somente quando II.  Estados estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua rea de competncia e com recursos acima dos percentuais III. Municpios mnimos vinculados pela Constituio Federal manuteno e desenvolvimento do ensino. b)  Baixar normas gerais sobre cursos de graduao e ps-graduao. c)  Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino mdio a todos que o demandarem, respeitado o disposto no art. 38 desta Lei.

No que diz respeito incumbncia da Unio, dos Estados e dos Municpios, estabelea, de acordo com os artigos 9, 10 e 11 da Lei n. 9.394/1996, a correta relao entre as colunas A e B. (A) I b; II a; III c. (B) I a; II c; III b. (C) I b; II c; III a. (D) I a; II b; III c. (E) I c; II b; III a.
SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

FORMAO ESPECFICA Obs.: A Tabela Peridica e a Tabela de Potenciais Padro de Eletrodo encontram-se no final deste caderno. 21. A Qumica pode contribuir para a formao humana dos estudantes, ampliando os horizontes culturais e a autonomia para o exerccio da cidadania, caso o conhecimento qumico seja, entre outros quesitos, apresentado como (A) resultado de trabalhos restritos aos laboratrios de pesquisa dos cientistas para publicao em revistas cientficas. (B) um conjunto de conceitos divididos em tpicos bem definidos e independentes uns dos outros. (C) construo histrica, relacionada ao desenvolvimento tecnolgico e aos muitos aspectos da vida em sociedade. (D) pertencente a uma cincia exclusivamente terica, construda com base em modelos matemticos bem definidos. (E) principal responsvel pelos processos de poluio ambiental e pelas doenas contemporneas. 22. O ensino de qumica deve ser desenvolvido pelo professor I. a partir de fatos perceptveis, mensurveis e prximos vivncia dos estudantes; II. de modo a respeitar o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos estudantes; III. com nfase em regras e canes que facilitem a memorizao dos contedos. Est correto o que se afirma, apenas, em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 23. De acordo com os PCN+ - Ensino Mdio, a apresentao da Qumica aos estudantes deve ser estruturada sobre o trip: (A) misturas de substncias transformaes qumicas linguagem qumica. (B) materiais e suas propriedades misturas de substncias transformaes qumicas. (C) transformaes qumicas materiais e suas propriedades modelos explicativos. (D) solues aquosas modelos atmicos linguagem qumica. (E) recursos naturais recursos energticos poluio ambiental.
SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

24. As transformaes qumicas: dixido de enxofre (g) + gua (l) cido sulfuroso (aq); e trixido de enxofre (g) + gua (l) cido sulfrico (aq), esto entre as principais transformaes responsveis pela seguinte perturbao ambiental: (A) intensificao do efeito estufa. (B) aumento da acidez da chuva. (C) assoreamento de rios e crregos. (D) formao de espuma nas guas. (E) eutrofizao de lagos e lagoas.

25. Um exemplo de transformao revertvel, comum no dia a dia, a (A) produo de manteiga a partir do leite. (B) decomposio do acar comum. (C) combusto da gasolina. (D) fritura de um ovo. (E) fuso do gelo.

26. Amostras de etanol anidro, etanol a 96o G.L. e etanol a 70% (em massa), todas temperatura ambiente, podem ser distinguidas, com segurana, (A) pelo cheiro. (B) pela densidade. (C) pela solubilidade em gua. (D) submetendo-as a uma fasca eltrica. (E) submetendo-as a uma filtrao em papel.

27. A solubilidade do cloreto de potssio em gua , aproximadamente, 34 g do sal/100 g de gua, a 20 oC. Assim, acrescentando-se 0,5 g de KCl a um tubo de ensaio contendo 5 g de gua nessa temperatura e agitando-se at no ser mais observada dissoluo, deve-se obter uma soluo aquosa (A) insaturada. (B) saturada, sem corpo de fundo. (C) saturada, com 0,34 g de corpo de fundo. (D) saturada, com 0,17 g de corpo de fundo. (E) saturada, com 0,04 g de corpo de fundo.
8

28. O poder calorfico do etanol cerca de 27 000 kJ/kg. A densidade desse lcool cerca de 0,8 kg/L. Considerando-se um veculo que tenha o consumo mdio de 1 litro de etanol por 10 quilmetros rodados, calcula-se que a energia total liberada, durante uma viagem de 400 km, desse veculo seja, em kJ, prxima de (A) 860000. (B) 540000. (C) 270000. (D) 86000. (E) 22000. Para responder s questes de nmeros 29 e 30, considere a seguinte transformao qumica, representada de acordo com a simbologia proposta por Dalton:
C xido de cobre + carbono C cobre + xido de carbono

31. O nmero de ncleons de um tomo corresponde ao seu nmero de (A) prtons. (B) nutrons. (C) eltrons. (D) oxidao. (E) massa.

32. O modelo atmico proposto por J.J.Thomson permite interpretar (A) a presena de nutrons no ncleo dos tomos. (B) porque um feixe de partculas atravessa quase sem desvios uma folha de platina. (C) a emisso de luz amarela quando sais de sdio so submetidos a aquecimento. (D) o fato de o tomo neutro de cloro apresentar 7 eltrons na camada de valncia. (E) a presena de partculas de carga eltrica negativa nos tomos.

29. Analisando-se essa representao e considerando-se as ideias de Dalton, nota-se I. que os tomos que constituem os reagentes se rearranjam para formar os produtos; II. a presena de tomos compostos; III. que os ons de cobre do xido de cobre ganham eltrons. Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. 30. A tabela apresentada a seguir fornece os valores de massas atmicas calculados por Dalton para os elementos qumicos envolvidos na transformao em questo. Elemento carbono cobre oxignio Massa atmica 5 56 7

33. Um exemplo de molcula apolar formada por tomos unidos por ligaes covalentes polares a de (A) cloreto de hidrognio. (B) hidrognio. (C) cloro. (D) gs carbnico. (E) gua.

Com base nesses valores, pode-se estimar que a transformao completa de 6,3 g de xido de cobre requer o consumo de uma massa de carbono, em gramas, igual a (A) 0,1. (B) 0,2. (C) 0,3. (D) 0,4. (E) 0,5.
9

34. Entre as misturas, todas homogneas, de substncias indicadas nas alternativas, a que deve apresentar maior temperatura inicial de ebulio : (A) propano + butano. (B) gua + sal de cozinha. (C) etanol + gasolina. (D) gua + etanol. (E) metanol + etanol.
SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

35. Considere os seguintes elementos e sua localizao na Tabela Peridica: Elemento X situado no grupo 2, terceiro perodo; Elemento Y situado no grupo 16, segundo perodo; tomos desses elementos devem unir-se por meio de ligaes (A) inicas, originando o composto de frmula X2Y. (B) inicas, originando o composto de frmula XY2. (C) inicas, originando o composto de frmula XY. (D) covalentes, originando o composto de frmula XY2. (E) covalentes, originando o composto de frmula XY. 36. Na Tabela Peridica de Mendeleev, os elementos foram organizados em ordem crescente de suas massas atmicas. Na tabela atual, esto organizados em ordem crescente de seus nmeros atmicos. Essa mudana de organizao, ocorrida no incio do sculo XX, decorreu dos trabalhos de (A) Lothar Meyer. (B) Chancourtois. (C) Doberheimer. (D) Moseley. (E) Newlands. 37. Considere as seguintes transformaes: H2 (g) + 424 kJ 2 H (g) F2 (g) + 146 kJ 2 F (g) H2 (g) + F2 (g) 2 HF (g) + 542 kJ A partir desses dados, pode-se estimar que a energia de ligao H-F seja, em kJ/mol, da ordem de (A) 560. (B) 1100. (C) 2200. (D) 4400. (E) 6800. 38. Entre as transformaes representadas nas alternativas, a nica exotrmica (A) NaCl (s) Na+(l) + Cl (l) (B) Zn (g) Zn2+ (g) + 2 e(C) K (g) + Cl (g) KCl (s) (D) Hg (s) Hg (l) (E) Ag (l) Ag (g)
SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

39. Considere as seguintes transformaes qumicas que envolvem o metal cobre nas condies padro. A nica espontnea : (A) Cu (s) + 2 H+ (aq) Cu2+ (aq) + H2 (g) (B) Cu (s) + 2 Fe3+ (aq) Cu2+ (aq) + 2 Fe2+ (aq) (C) Cu (s) + Zn2+ (aq) Cu2+ (aq) + Zn (s) (D) Cu (s) + Fe2+ (aq) Cu2+ (aq) + Fe (s) (E) Cu (s) + 2 K+ (aq) Cu2+ (aq) + K (s)

40. Cromo metlico pode ser obtido pela reao representada por: Cr2O3 (s) + 2 Al (s) 2 Cr (s) + Al2O3 (s) Partindo-se de 1 520 g de xido de cromo, foram obtidos 520 g do metal. Sendo assim, o rendimento porcentual da reao foi de (A) 50 %. (B) 60 %. (C) 70 %. (D) 80 %. (E) 90 %.

41. No processo de produo do ferro em alto-forno, uma das funes do calcrio (A) catalisar a transformao de Fe2O3 em Fe. (B) desmagnetizar o xido magntico Fe3O4. (C) transformar o carvo em CO. (D) transformar a ganga em escria. (E) fragmentar os minrios de ferro.

42. Dois minerais que tm importncia como matrias-primas para a obteno do cobre so: (A) calcopirita e calcocita. (B) hematita e magnetita. (C) blenda e galena. (D) halita e silvinita. (E) pirolusita e ilmenita.

10

43. A determinao da concentrao de oxignio, O2, dissolvido em certa amostra de gua, levou ao valor 1,2 x 104 mol.L1. Expressando-se essa concentrao em mg.L1 chega-se, aproximadamente, ao valor (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.

47. Entre os produtos de uso domstico que tm como fonte natural para a sua obteno a gua do mar, encontra-se (A) o removedor de esmaltes. (B) a gua sanitria. (C) a gua de colnia. (D) a aguarrs. (E) o lustra-mveis. 48. A ionizao, em gua, segundo a teoria de Arrhenius, de um cido monoprtico do tipo HA origina as espcies (A) H (aq) e A (aq). (B) H+ (aq) e A (aq). (C) H+ (aq) e A- (aq). (D) H (aq) e A+ (aq). (E) H (aq) e A- (aq). 49. A frmula a seguir representa a estrutura da vitamina D2

44. Fosfatos orgnicos e inorgnicos chegam s guas naturais a partir de diversas fontes emissoras, sejam elas rurais, domsticas ou industriais. Os principais problemas relacionados poluio das guas por esses compostos devem-se principalmente ao fato de serem (A) extremamente txicos. (B) excelentes nutrientes. (C) muito volteis. (D) pouco solveis. (E) muito densos.

45. O ar atmosfrico recurso natural a partir do qual se obtm matrias-primas teis ao sistema produtivo industrial. Entre elas, (A) a amnia e o cido ntrico. (B) a soda custica e o cloro. (C) os cidos clordrico e sulfrico. (D) os polmeros polipropileno e polietileno. (E) os solventes hexano e ciclo-hexano.
HO

Examinando-se essa frmula, nota-se que a vitamina em questo um (A) ster. (B) fenol. (C) lcool aromtico. (D) lcool insaturado. (E) lcool saturado. 50. Por meio do processo de craqueamento, possvel obter gasolina a partir do (A) leo combustvel. (B) gs natural. (C) gs liquefeito de petrleo. (D) etanol hidratado. (E) carvo vegetal.

46. A energia de ativao de uma etapa do mecanismo de uma transformao qumica corresponde (A) diferena entre a energia armazenada nos reagentes e a armazenada no complexo ativado dessa etapa. (B) diferena entre a energia armazenada nos reagentes e a armazenada nos produtos dessa etapa. (C) diferena entre a energia armazenada nos produtos e a armazenada no complexo ativado dessa etapa. (D) medida da rapidez dessa etapa em mol de produto formado por unidade de tempo. (E) medida da rapidez dessa etapa em mol de reagente consumido por unidade de tempo.

11

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

51. O preparo de um bolo envolve as seguintes etapas: I. separao dos ingredientes (ovos, farinha, leite, acar, margarina, fermento qumico); II. medida de quantidade de cada ingrediente; III. mistura dos ingredientes para fazer a massa; IV. assar a massa para obter o bolo. Ocorre transformao qumica, somente, na(s) etapa(s) (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) III e IV. 52. Para se refrescar, muitas vezes as pessoas lavam o rosto e deixam-no secar ao ar. Essa sensao decorrente da (A) evaporao, que retira a energia do rosto para mudar a gua do estado lquido para vapor. (B) liquefao, que retira energia do rosto para mudar a gua do estado de vapor para lquido. (C) condensao, que retira energia do rosto para mudar a gua do estado de vapor para lquido. (D) evaporao, que libera energia para o rosto na mudana de estado da gua de lquido para vapor. (E) condensao, que libera energia para o rosto na mudana de estado da gua de vapor para lquido. 53. A seguir, esto as propores em massa da combusto completa de butano e etanol, com relao formao de CO2. C4H10 ... CO2 C2H6O ... CO2 58 g : 176 g 46 g : 88 g Esses dados revelam que o nmero de molculas de CO2 produzido na combusto de 1 mol do butano, em relao ao produzido por igual quantidade em mol de etanol, (A) o mesmo. (B) o dobro. (C) o triplo. (D) a metade. (E) a tera parte.

54. A descrio do modelo das mquinas automticas que servem refrigerantes quando se coloca uma moeda, apresentada no livro Alfabetizao Cientfica: questes e desafios para a educao, p. 256, refere-se discusso dos modelos, como uma situao (A) improvvel, certa e acabada. (B) improvvel, incerta e inacabada. (C) provvel, incerta e inacabada. (D) provvel, certa e acabada. (E) provvel, certa e inacabada. 55. ttico Chassot, em seu livro Alfabetizao Cientfica: questes e desafios para a educao, p. 126, afirma: O discurso dos professores de Qumica parece se distinguir pela natureza hermtica de seu contedo. O conhecimento qumico, tal como usualmente transmitido, desvinculado da realidade do aluno, significa muito pouco para ele. O autor se refere s aulas de Qumica que esto desvinculadas da I. contextualizao dos contedos; II. experimentao como comprovao da teoria; III. mistificao dos shows de qumica. Est correto o que se afirma, apenas, em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) I e III. 56. Considere o esquema da produo de NPK.
nitrognio hidrognio rocha fosftica cloreto de potssio

amnia cido ntrico cido fosfrico

nitrato de amnio e fosfato de amnio NPK

(Interaes e Transformaes II, p. 22)

A principal fonte natural do nitrognio para a produo do NPK (A) o ar. (B) o solo. (C) a rocha calcria. (D) a amnia. (E) a gua do mar.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

12

57. Considere o seguinte sistema que ocorre na atmosfera: 2SO2 (g) + O2 (g) 2SO3 (g) SO3 (g) + H2O (l) H2SO4 (aq) A concentrao de H2SO4 aumenta quando, nesse sistema, ocorrem as seguintes modificaes: (A) aumento de [H2O] e reduo da presso. (B) diminuio de [SO3] e diminuio de [SO2]. (C) aumento de [O2] e aumento da presso. (D) diminuio de [O2] e diminuio de [SO2]. (E) diminuio de [O2] e aumento de [H2O]. 58. A seguir, est representada a reao CH2O2 H2O + CO, com catalisador. 1. etapa 2. etapa 3. etapa CH2O2 + H+ (CH3O2)+ (CH3O2)+ H2O + (COH)+ (mais lenta) (COH)+ CO + H+ CH2O2 H2O + CO

60. A representao a seguir se refere decomposio trmica da glicose.

+
Essa representao permite ilustrar a I. conservao de tomos em uma transformao qumica; II. transferncia de carga eltrica de um tomo a outro; III. relao de volume dos tomos da glicose. Est correto o que se afirma, apenas, em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III. 61. A gua pesada, D2O (D = deutrio), diferencia-se da gua, H2O porque, na primeira, (A) a massa nuclear do hidrognio menor. (B) o nmero atmico do hidrognio maior. (C) o nmero de massa do hidrognio maior. (D) a massa atmica do oxignio menor. (E) o nmero atmico do oxignio maior. 62. O cido clordrico pode ser preparado borbulhando-se o gs HC em gua, formando-se as espcies H+ (aq) e C (aq). Devido eletronegatividade dos tomos H = 2,1 e C = 3,0, a molcula HC pode ser classificada como (A) inica apolar. (B) inica polar. (C) covalente, parte polar e parte apolar. (D) covalente apolar. (E) covalente polar.
13

O catalisador dessa reao a espcie qumica (A) CH2O2, pois inicia o processo. (B) H , pois colocado no incio e regenerado na 3. etapa. (C) H2O, pois colocado na 2. etapa e regenerado no final. (D) (CH3O2)+, pois participa da etapa mais lenta. (E) CO, pois aparece no final do processo. 59. Considere a seguinte tabela de solubilidade do O2 em gua, a 25 C. Presso atmosfrica Presso parcial O2 Solubilidade O2 (mm Hg) (mm Hg) (mg/kg de H2O) 760 560 270 158 117 56 43 31 15
+

Esses dados mostram que (A) h mais O2 dissolvido quanto maior a altitude. (B) a concentrao de O2 dissolvido no se altera com a altitude. (C) h menos gases em menores altitudes. (D) a presso parcial do O2 inversamente proporcional altitude. (E) as variaes da solubilidade e presso parcial de O2 so inversamente proporcionais.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

63. A combusto completa do metanol est representada a seguir. 2CH4O (g) + 3O2 (g) 2CO2 (g) + 4H2O (g) Considerando-se as seguintes energias de ligao, conclui-se que a energia liberada, em kJ, para cada mol de metanol de Ligao CH CO C=O OH O=O (A) 2478. (B) 2112. (C) 1585. (D) 924. (E) 615. Energia de ligao (kj.mol-1) 410 360 780 460 490

65. Resumidamente, o processo de produo de ferro comea com uma mistura de minrio de ferro (geralmente Fe2O3), coque (C) e calcrio (CaCO3) na seguinte proporo em massa: 1,75 kg de minrio + 0,75 kg de coque + 0,25 kg de calcrio. Essa proporo, em mol, , respectivamente, (A) 1,8 : 2,3 : 3,0. (B) 2,1 : 12,3 : 2,5. (C) 5,3 : 62,5 : 3,5. (D) 11,0 : 33,0 : 5,0. (E) 11,0 : 62,5 : 2,5. 66. Ferro e mangans, dependendo da concentrao, podem interferir na qualidade organolptica da gua potvel. Os valores mximos permitidos, segundo a portaria n. 36 de 1990, do Ministrio da Sade, para esses metais so: Fe = 0,3 mg.L-1 e Mn = 0,1 mg.L-1. Isso significa que, numa caixa dgua de 1 000 litros, a gua potvel pode conter desses ons, no mximo, uma massa total, em gramas, de (A) 0,1. (B) 0,2.

64. Considere a tabela a seguir, que traz o poder calorfico de alguns combustveis. Combustvel Poder calorfico (kcal.kg-1) Diesel 10 950 Biodiesel de mamona 9 046 Biodiesel de dend 9 530 Biodiesel de babau 9 440 Dentre as vantagens do uso do biodiesel, em relao ao diesel, est: I. o maior equilbrio entre o gs carbnico liberado e retirado; II. a eficincia energtica; III. ser obtido a partir de um recurso renovvel; IV. a necessidade de grandes reas de plantio para sua produo. Est correto o que se afirma, apenas, em (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I e III. (E) II e IV.

(C) 0,3. (D) 0,4. (E) 0,5. 67. Uma das substncias utilizadas para floculao das sujidades no tratamento de gua de abastecimento o sulfato de alumnio, A2(SO4)3. A floculao ocorre quando forma o composto A(OH)3. Para que isso ocorra, necessrio adicionar soluo, por exemplo, (A) NH4C para subir o pH. (B) Ca(OH)2 para subir o pH. (C) HC para subir o pH. (D) NaOH para baixar o pH. (E) Na2CO3 para baixar o pH. 68. Um dos maiores problemas das estruturas de ferro sua corroso. Para retardar esse processo, muitas vezes se utiliza um metal de sacrifcio, como o magnsio. Alm desse metal, outro que pode ser usado com a mesma finalidade (A) o zinco. (B) o cobalto. (C) o nquel. (D) o cobre. (E) a prata.
14

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

69. As seguintes equaes representam o processo de obteno do Mg (s), a partir da gua do mar. Mg2+ (aq) + Ca(OH)2 (aq) Mg(OH)2 (s) + Ca2+ (aq) Mg(OH)2 (s) + 2HC (aq) MgC2 (aq) + 2H2O () MgC2 () Mg () + C2 (g) Mg () Mg (s) Considerando-se que a concentrao de ons magnsio na gua do mar , em mdia, 0,05 mol.L-1, para cada mil litros de gua do mar utilizados, a massa de magnsio metlico obtida, em kg, nesse processo, com 100% de rendimento, igual a (A) 1,2. (B) 2,4. (C) 3,6. (D) 12. (E) 24. 70. Para tratar guas com pH = 5, necessria a pr-alcalinizao antes de misturar o agente floculante. Pode-se usar para pr-alcalinizar a gua a substncia (A) NaNO3. (B) NaC. (C) Na2CO3. (D) NH4C. (E) HC. 71. A testosterona o hormnio que promove o desenvolvimento das caractersticas masculinas secundrias. Sua frmula est representada a seguir.
OH H H O Testosterona H

72. Para separar istopos de urnio em uma centrfuga de gs, o urnio precisa estar na forma de um composto voltil. Desse modo, o xido de urnio tratado com o fluoreto de hidrognio para formar UF4, que, ento, reage para produzir o slido voltil UF6. UO2 (s) + 4HF (aq) UF4 (s) + 2H2O () UF4 (s) + F2 (g) UF6 (g) Supondo-se rendimento de 100%, calcula-se que a obteno de 100 kg de UF6 (g) consome uma quantidade de UO2 (s), em kg, de, aproximadamente, (A) 27. (B) 35. (C) 58. (D) 77. (E) 100.

73. Apesar de serem desinfetantes mais fracos do que o cloro livre disponvel, as cloraminas (NH2C, NHC2 e NC3) tm sido usadas para essa finalidade como uma das formas de evitar a formao de compostos (A) proteicos. (B) inorgnicos estveis. (C) orgnicos clorados. (D) orgnicos fosforados. (E) carbonatados.

Esse hormnio apresenta I. anel aromtico; II. a funo lcool; III. cadeia cclica e insaturada. Est correto o que se afirma, apenas, em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.
15
SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

74. O grfico a seguir mostra a correlao entre concentrao de particulados MP2,5 (2,5 g.m-3) e mortalidade.
1.30 Homens e mulheres, combinados 1.25

75. As estruturas a seguir so de dois carboidratos, um natural e outro artificial.


OH O HO OH HO OH O Sacarose OH OH O OH

1.20

ndice relativo de mortalidade

1.15 1.10 1.05

CI
1.00

O
0.95 0,90

O HO OH O OH CI

HO CI
0 5 10 15 20 25 30

HO

MP2,5 (mg/m3)

Sucralose

(Kotz, J.C. et al. Qumica geral e reaes qumicas, p. 888, vol. 2, 2009)

Comparando-se suas estruturas, observa-se que (A) so molculas ismeras. (B) se diferenciam no nmero de tomos de carbono. (C) ambos possuem uma ligao peptdica. (D) ambos possuem uma ligao glicosdica. (E) ambos podem formar polmeros de adio.

Esses dados mostram que a mortalidade (A) dos homens maior que a das mulheres. (B) aumenta com o aumento do material particulado. (C) inversamente proporcional ao aumento do material particulado. (D) varia de forma aleatria a concentrao de material particulado. (E) sempre dez vezes menor que a concentrao de material particulado.

76. Para depositar 6,5 g de prata sobre um eletrodo inerte, foi necessria uma quantidade de eletricidade correspondente a 5,8x103 coulomb. A quantidade de carga necessria, em coulomb, para depositar 1 mol desse metal, sob as mesmas condies, aproximadamente, (A) 1,2x104. (B) 3,5x104. (C) 5,6x104. (D) 7,2x104. (E) 9,6x104.

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

16

77. Para obter o metal cobre a partir de seus minrios, necessrio o enriquecimento. Primeiro, o minrio finamente pulverizado. Adiciona-se leo e a mistura agitada com gua e sabo em um grande tanque. Ao mesmo tempo, fora-se a passagem de ar comprimido atravs da mistura, e as partculas leves de sulfeto de cobre, cobertas de leo, so trazidas superfcie. A ganga mais pesada sedimenta no fundo do tanque, e a espuma rica em cobre separada.
(Kotz, J. C. et al. Qumica geral e reaes qumicas, p. 959, vol. 2, 2009. Adaptado.)

80. O valor mximo permitido para concentrao de fluoreto em gua de abastecimento pblico de 1,5 mg.L-1. Um tanque contendo 50 m3 de gua com 3,0 mg.L-1 de fluoreto, para chegar ao valor mximo permitido, deve ser diludo, com gua isenta de fluoreto, para um volume final, em m3, de (A) 60. (B) 80. (C) 90. (D) 100. (E) 150.

O processo descrito no texto conhecido como (A) centrifugao. (B) flotao. (C) filtrao. (D) catao. (E) destilao. 78. O estado do Rio Grande do Norte produz, anualmente, cerca de 4 milhes de toneladas de sal a partir da gua do mar, com teor de NaC de 96,4%, em massa, no sal bruto. Essa porcentagem passa 97,8% no sal refinado, mostrando que a massa de NaC, em kg, para cada tonelada de sal refinado obtido, aumenta em (A) 12. (B) 14. (C) 24. (D) 52. (E) 61. 79. Uma indstria despejou seu efluente sem tratamento num corpo dgua cujo pH = 7. O efluente descartado continha as mesmas concentraes de NaC, HC (Ka = muito grande), CH3COOH (Ka = 1,75x10-5) e H3PO4 (Ka = 7,5x10-3). O aumento da condutibilidade eltrica da gua no local do despejo devido, principalmente, presena de (A) H3PO4, somente. (B) NaC, somente. (C) NaC e HC. (D) CH3COOH e H3PO4. (E) CH3COOH e HC.

17

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

tabela peridica
1 1 18 2

H
1,01 3

He
2
4

13
5

14
6

15
7

16
8

17
9

4,00 10

Li
6,94 11

Be
9,01 12

B
10,8 13

C
12,0 14

N
14,0 15

O
16,0 16

F
19,0 17

Ne
20,2 18

Na
23,0 19

Mg
24,3 20

Al
3
21

Si
28,1 32

P
31,0 33

S
32,1 34

Cl
35,5 35

Ar
39,9 36

4
22

5
23

6
24

7
25

8
26

9 27

10 28

11 29

12 30

27,0 31

K
39,1 37

Ca
40,1 38

Sc
45,0 39

Ti
47,9 40

V
50,9 41

Cr
52,0 42

Mn
54,9 43

Fe
55,8 44

Co
58,9 45

Ni
58,7 46

Cu
63,5 47

Zn
65,4 48

Ga
69,7 49

Ge
72,6 50

As
74,9 51

Se
79,0 52

Br
79,9 53

Kr
83,8 54

Rb
85,5 55

Sr
87,6 56

Y
88,9
57-71 Srie dos Lantandios 89 -103 Srie dos Actindios

Zr
91,2 72

Nb
92,9 73

Mo
95,9 74

Tc
(98) 75

Ru
101 76

Rh
103 77

Pd
106 78

Ag
108 79

Cd
112 80

In
115 81

Sn
119 82

Sb
122 83

Te
128 84

I
127 85

Xe
131 86

Cs
133 87

Ba
137 88

Hf
178 104

Ta
181 105

W
184 106

Re
186 107

Os
190 108

Ir
192 109

Pt
195 110

Au
197 111

Hg
201

Tl
204

Pb
207

Bi
209

Po
(209)

At
(210)

Rn
(222)

Fr
(223)

Ra
(226)

Rf
(261)

Db
(262)

Sg
(266)

Bh
(264)

Hs
(277) 61

Mt
(268)

Ds
(271)

Rg
(272)

Nmero Atmico

Srie dos Lantandios 57 58 59

60

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

Smbolo
Massa Atmica ( ) = n. de massa do istopo mais estvel
o

La
139

Ce
140

Pr
141

Nd
144 92

Pm
(145)

Sm
150 94

Eu
152 95

Gd
157 96

Tb
159 97

Dy
163 98

Ho
165 99

Er
167 100

Tm
169 101

Yb
173 102

Lu
175 103

Srie dos Actindios 89 91 90

93

Ac
(227)

Th
232

Pa
231

U
238

Np
(237)

Pu
(244)

Am
(243)

Cm
(247)

Bk
(247)

Cf
(251)

Es
(252)

Fm
(257)

Md
(258)

No
(259)

Lr
(262)

(IUPAC, 22.06.2007.)

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

18

POTENCIAIS-PADRO DE ELETRODO (REDUO) Semi-reaes


Li+ (aq) + e K (aq) + e
+ 2+

Eq(V)
3.045 2.929 2.90 2.87 2.714 2.37 1.67 1.18 0.763 0.74 0.44 0.41 0.28 0.25 0.14 0.13 0.00 + 0.15 + 0.153 + 0.34 + 0.36 + 0.52 + 0.54 + 0.68 + 0.77 + 0.79 + 0.80 + 0.92 + 1.07 + 1.23 + 1.33 + 1.36 + 1.52 + 1.69 + 1.70 + 1.77 + 1.82 + 2.01 + 2.87

Li(s) K(s) Ba(s) Ca(s) Na(s)

Ba (aq) + 2 e
2+

Ca (aq) + 2 e Na+ (aq) + e

Mg (aq) + 2 e
2+

Mg(s) Al(s) Mn(s) Zn(s) Cr(s) Fe(s) Cr (aq)


2+

Al (aq) + 3 e
3+ 2+

Mn (aq) + 2 e Cr (aq) + 3 e
3+

Zn2+ (aq) + 2 e

Fe (aq) + 2 e
2+

Cr (aq) + e
3+

Co2+ (aq) + 2 e Ni2+ (aq) + 2 e Sn (aq) + 2 e


2+ 2+

Co(s) Ni(s) Sn(s) Pb(s) H2(g) Sn (aq)


2+ +

Pb (aq) + 2 e H+ (aq) + e Sn (aq) + 2 e


4+

Cu (aq) + e
2+ 2+

Cu (aq) Cu(s) Fe(CN)4 (aq) 6 Cu(s)


Cu (aq) + 2 e Cu (aq) + e
+

Fe(CN)3 (aq) + e 6

I2[em Kl(aq)] + e
+

I (aq)

O2(g) + 2H (aq) + 2 e Fe3+ (aq) + e Hg (aq) + 2 e


2+

H2O2(aq) Fe2+(aq) Hg(l) Ag(s) Hg (aq)


2+ 2

Ag (aq) + e
+ 2+

Hg (aq) + e

Br2(aq) + e O2(g) + 2 H+ (aq) + 2 e Cr2O (aq) + 7H (aq) +3e


2 7 +

Br(aq) H2O(l) Cr (aq) + 7/2 H2O(l)


3+

Cl2(aq) + e

Cl (aq)

MnO (aq) + 8 H+ (aq) + 5 e 4 (aq) + 4 H+ (aq) + 3 e MnO 4 Pb (aq) + 2 e


4+ +

Mn2+ (aq) + 4 H2O(l) MnO2 (s) + 2 H2O(l) Pb (aq)


2+

H2O2(aq) + H (aq) + e Co3+(aq) + e (aq) + e S2O2 8 F2 (aq) + e

H2O(l) Co2+ (aq) SO2 (aq) 4 F (aq)

19

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

20

21

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

22

23

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

24

25

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

SEED1201/023-PEB-II-Qumica-manh

26

Вам также может понравиться