Вы находитесь на странице: 1из 15

Natlia Belati Ferrarez

Lei 8.072/90 Crimes hediondos .................................................................................................................... 2 1. 2. Lei 8.072/90: Sistemas .............................................................................................................................. 2 Consequncias para os crimes hediondos e equiparados ........................................................................ 4 2.1. 2.2. 2.3. 3. Art. 2 da Lei 8.072/90 consequncias legais (indulto e liberdade provisria) ............................. 4 Regime e progresso ........................................................................................................................ 6 Crime hediondo ou equiparado: identificao do perfil gentico ................................................. 11

Particularidades ...................................................................................................................................... 12

Natlia Belati Ferrarez


Lei 8.072/90 Crimes hediondos

1. Lei 8.072/90: Sistemas Existem trs formas de conceituao: a. Sistema legal: compete ao legislador, num rol taxativo, enumerar quais os delitos considerados hediondos. b. Sistema judicial: o juiz quem, na apreciao do caso concreto, decide se a infrao hedionda ou no. c. Sistema misto: num primeiro momento o legislador apresenta um rol exemplificativo de crimes hediondos, permitindo ao juiz na analise do caso concreto encontrar outros fatos assemelhados. O sistema misto trabalha com a interpretao analgica. Ex. de interpretao analgica:
Art. 121 do CP: I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

O Brasil adotou o sistema Legal, art 5,XLIII da Constituio Federal, fruto de um mandado constitucionais de criminalizao.
XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura , o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem;

A Constituio Federal por conta de seu sistema rgido de alterao no pode criar crime nem cominar pena, pois ela seria ineficaz nessa atividade devido a mudana constante do bens que devem ser protegidos pelo direito penal. Trata-se de mandado constitucional de criminalizao. Apesar de a Constituio Federal no poder criar crime ou cominar pena, pode, no entanto, fixar alguns patamares, abaixo dos quais a interveno penal no se pode reduzir. Concluso: Dos Mandados Constitucionais de Criminalizao decorre a diminuio da liberdade de conformao do legislador e de interpretao do julgador, evitando normas ou interpretaes que ensejam insuficiente proteo estatal. Mandado constitucional de criminalizao As constituies modernas no se limitam a especificar restries ao poder do Estado e passam a conter preocupaes com a defesa ativa do individuo e da sociedade em geral. A prpria Constituio impe a criminalizao visando a proteo de bens e valores constitucionais, pois do Estado espera-se mais do que uma atitude defensiva. Requer-se que torne eficaz a Constituio, dando vida aos valores que ela contemplou.

Natlia Belati Ferrarez


A crtica ao sistema legal que ele rotula como hediondo o crime em abstrato, ignorando a gravidade do crime no caso concreto. O sistema judicial no traz segurana jurdica, porque no sabemos de antemo quais os crimes sero considerados hediondos, ficando disposto arbitrariedade do juiz o sistema judicial fere o princpio da taxatividade ou mandato de certeza. J o sistema misto rene os pontos negativos dos outros sistemas. ATENO: Por isso o STF tem trabalhado com o sistema legal temperado. O STF vem temperando o sistema legal, exigindo que o juiz confirme a hediondez na anlise do caso concreto. O legislador, num rol taxativo enuncia os crime hediondos, o juiz analisando o caso concreto, confirma ou no o carter hediondo da infrao penal. Tornou o sistema mais justo sem ignorar a gravidade do caso concreto. No o sistema misto, porque no misto o rol exemplificativo. A lei 8.072/90 define os crimes hediondos, anunciado as consequncias penais e processuais para essa espcie de infrao.
Art. 1 So considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados, consumados ou tentados: I - homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2 , I, II, III, IV e V); II - latrocnio (art. 157, 3 , in fine); III - extorso qualificada pela morte (art. 158, 2 ); IV - extorso mediante seqestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e l , 2 e 3 ); V - estupro (art. 213, caput e 1 e 2 ); VI - estupro de vulnervel (art. 217-A, caput e 1 , 2 , 3 e 4 ); VII - epidemia com resultado morte (art. 267, 1 ); VII-A (VETADO) VII-B - falsificao, corrupo, adulterao ou alterao de produto destinado a fins teraputicos ou medicinais (art. 273, caput e 1 , 1 -A e 1 -B, com a redao dada pela Lei n 9.677, de 2 de julho de 1998). (Inciso includo pela Lei n 9.695, de 1998).
o o o o o o o o o o o o o o o o o o

Pergunta de concurso: Existe crime hediondo tipificado fora do Cdigo Penal: No trfico de drogas, nem tortura e terrorismo, no so crimes hediondos, mas equiparados a hediondos. O nico crime hediondo no tipificado no CP o crime de genocdio. Por isso est no pargrafo nico.
Pargrafo nico. Considera-se tambm hediondo o crime de genocdio previsto nos arts. 1 , 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956, tentado ou consumado. (Pargrafo includo pela Lei n 8.930, de 1994).
o o o o o

Lei 2.889/56: Art. 1 Quem, com a inteno de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, tnico, racial ou religioso, como tal: a) matar membros do grupo; b) causar leso grave integridade fsica ou mental de membros do grupo;

Natlia Belati Ferrarez


c) submeter intencionalmente o grupo a condies de existncia capazes de ocasionar-lhe a destruio fsica total ou parcial; d) adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo; e) efetuar a transferncia forada de crianas do grupo para outro grupo; Ser punido: Com as penas do art. 121, 2, do Cdigo Penal, no caso da letra a; Com as penas do art. 129, 2, no caso da letra b; Com as penas do art. 270, no caso da letra c; Com as penas do art. 125, no caso da letra d; Com as penas do art. 148, no caso da letra e; Art. 2 Associarem-se mais de 3 (trs) pessoas para prtica dos crimes mencionados no artigo anterior: Pena: Metade da cominada aos crimes ali previstos. Art. 3 Incitar, direta e publicamente algum a cometer qualquer dos crimes de que trata o art. 1: Pena: Metade das penas ali cominadas. 1 A pena pelo crime de incitao ser a mesma de crime incitado, se este se consumar. 2 A pena ser aumentada de 1/3 (um tero), quando a incitao for cometida pela imprensa.

Quando surgiu a lei de crimes hediondos, no havia previso de que homicdio fosse hediondo. uma lei elitista. Nasceu aps o sequestrador do Ablio Diniz. Foi includo o homicdio aps o homicdio da Daniela Perez. O Senador Pedro Taques props a incluso do crime de corrupo como crime hediondo, no vai passar . ATENO: os crimes correspondentes no Cdigo Penal Militar NO SO HEDIONDOS. O legislador dormiu.

2. Consequncias para os crimes hediondos e equiparados 2.1. Art. 2 da Lei 8.072/90 consequncias legais (indulto e liberdade provisria)
Art. 2 Os crimes hediondos, a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo so insuscetveis de: I - anistia, graa e indulto; II - fiana. 1o A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado. 2o A progresso de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente. 3 Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. 4
o o

A priso temporria, sobre a qual dispe a Lei n 7.960, de 21 de

dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, ter o prazo de 30 (trinta)
dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. (Includo pela Lei n 11.464, de 2007)

Natlia Belati Ferrarez


a) Inciso I: anistia, graa e indulto; So formas de renncia estatal ao direito de punir. A Constituio Federal diz que so apenas insuscetveis de anistia e graa. No proibiu indulto. Pergunta de concurso: a vedao do indulto prevista na Lei 8.072/90 e (no na Constituio Federal) constitucional? 1 corrente: inconstitucional: a Constituio Federal traz proibies mximas, no podendo o legislador ordinrio suplant-las. Observa-se ainda, que a concesso do indulto est entre as atribuies privativas do presidente da Repblica, no podendo o legislador limit-las. (corrente boa para a Defensoria). 2 corrente (prevalece, inclusive no STF): constitucional, a Constituio Federal traz vedaes mnimas (...a lei considerar quem dever criar o legislador, respeitando esse patamar mnimo). Pois, o indulto no deixa de ser uma modalidade de graa, e por isso, alcanado pela proibio constitucional. A vedao da graa abrange indulto, que nada mais do que uma graa coletiva. Graa Indulgncia individual Depende de provocao Chamam de indulto individual Indulto Indulgncia coletiva No depende de provocao Chamam de graa coletiva

Pergunta de concurso: Crime que no era hediondo no momento da consumao e passa a ser hediondo na execuo, pode ser impedido de receber indulto? Tempo da realizao do fato No era hediondo Momento da execuo Hediondo (lei posterior passou a considerar hediondo), vedando o indulto. Cabe anistia, graa ou indulto para esse crime? 1 corrente: vedar anistia, graa ou indulto para crimes cometidos antes da lei que os definiu como hediondo, a garantia constitucional da irretroatividade da lei penal mais gravosa. 2 corrente: apesar de o crime ter sido praticado quando ainda no existia a lei, perfeitamente possvel que a este crime o Presidente da Repblica no queria conceder o indulto, atribuio sua, no ferindo o princpio da irretroatividade. poder discricionrio do Presidente da Repblica. (Essa corrente tem precedente no STF, no RHC 84572/RJ mas o ministro Marco Aurlio voto vencido adotou a primeira corrente).

b) Inciso II: Fiana: So insuscetveis de fiana: Redao antes da Lei 11. 464/2007 Vedava: Fiana, Liberdade provisria Redao depois da Lei 11.464/2007 Veda: Fiana 5

Natlia Belati Ferrarez


Smula 697 do STF Pergunta de concurso: Cabe liberdade provisria para crime hediondo ou equiparado? 1 corrente: A liberdade provisria est proibida (implicitamente) na vedao da fiana. A mudana trazida pela Lei 11.464 de 2007 no repercutiu no rol de restries, ocorrendo mera adequao de redao, pois, ao vedar fiana, automaticamente est vedada a liberdade provisria (MP de SP Elln Grace no STF, Felix Fischer no STJ); 2 corrente: a fiana e a liberdade provisria no se confundem. no se proibindo liberdade provisria entende-se cabvel no existem proibies implcitas. A mudana trazida pela Lei 11.464 de 2007, permitiu liberdade provisria para crimes hediondos e equiparados. A uma, porque os dois institutos no se confundem. A duas, porque no existem vedaes implcitas. A trs, porque o juiz quem julga e no o legislador. Lei 8072/90 Art. 2 proibia: a. Fiana b. Liberdade provisria Lei 11.464/07 Art. 2 probe: a. Fiana. HC 104.339 STF No controle difuso abstrativizado de constitucionalidade o STF

A vedao da liberdade provisria declarou inconstitucional qualquer vedao a liberdade provisria com base na gravidade em abstrato do crime. Ficando a smula 697

Resguardados pela Smula 697 era objeto discusso. do STF.

superada.
Smula 697 do STF: A proibio de liberdade provisria nos processos por crimes hediondos no veda o relaxamento da priso processual por excesso de prazo.

Esta smula para a segunda corrente no tem mais vigncia.

2.2. Regime e progresso Redao anterior:


1 A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida integralmente em regime fechado.

Redao atual:
1o A pena por crime previsto neste artigo ser cumprida inicialmente em regime fechado. 2o A progresso de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 3/5 (trs quintos), se reincidente.

Lei 8072/90 Regime integral fechado. Smula 698 do STF.


No se estende aos demais crimes hediondos a

HC 82.959.7/STF Em Controle

Lei 11.464 difuso Regime inicial fechado. STF

HC 111.840/STF Controle abstrativizado, o difuso STF

abstrativizado

declarou o regime integral fechado inconstitucional.

declarou inconstitucional o regime inicial fechado 6

Natlia Belati Ferrarez


admissibilidade de

Princpios violados pelo regime integral fechado: 1. Isonomia; 2. Razoabilidade; 3. Proporcionalidade; 4. Individualizao pena; 5. Princpio da proibio da pena indigna; 6. Princpio humanizao penas. 7. Princpio da dignidade da pessoa humana. Ficou superada a smula 698 do STF. da das da

(viola

princpio

da

progresso no regime de execuo da pena aplicada ao crime de tortura.

individualizao da pena).

Smula 718: A opinio do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime no constitui motivao

idnea para a imposio de regime mais severo do que o permitido segundo a pena aplicada.

Smula 719: A imposio do regime de cumprimento mais severo do que a pena aplicada permitir exige motivao idnea. A gravidade em abstrato no justifica regime mais severo, a gravidade em concreto justifica.

Lei 8072/90

HC 82.959-7 STF

Lei 11.464/07

Regime integral fechado (proibindo- Declarou inconstitucionalidade do Regime inicial fechado (permite se a progresso) regime. progresso): 2/5 para primrio e

Concluso: admite-se progresso 3/5 para reincidente (no importa bastando cumprir 1/6 da pena se a reincidncia ou no) em crime

hediondo

no

reincidncia especifica, quando a lei quiser reincidncia especifica,

falar. lei irretroativa.

Smula vinculante 26 Pergunta de concurso: A lei 11.464 de 2007 retroage? irretroativa. 7

Natlia Belati Ferrarez


Smula vinculante 26, e a 471 do STJ.

Smula vinculante 26: Para efeito de progresso de regime no cumprimento de pena por crime hediondo, ou equiparado, o juzo da execuo observar a inconstitucionalidade do art. 2 da Lei n. 8.072, de 25 de julho de 1990, sem prejuzo de avaliar se o condenado preenche, ou no, os requisitos objetivos e subjetivos do benefcio, podendo determinar, para tal fim, de modo fundamentado, a realizao de exame criminolgico.

Smula 471 do STJ Os condenados por crimes hediondos ou assemelhados cometidos antes da vigncia da Lei n. 11.464/2007 sujeitam-se ao disposto no art. 112 da Lei n. 7.210/1984 (Lei de Execuo Penal) para a progresso de regime prisional.

Esse requisito temporal deve ser observado para a progresso do fechado para o semiaberto, e do semiaberto para o aberto.

c) Art. 2, 3 da Lei 8.072 :


3o Em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentadamente se o ru poder apelar em liberdade. (Redao dada pela Lei n 11.464, de 2007)

Ru preso em regra, recorre preso, salvo se ausentes os fundamentos que autorizam a preventiva. Ru solto em regra recorre solto, salvo se presente os fundamentos da preventiva. d) Art. 2, 4 da lei 8.072 priso temporria:
4 A priso temporria, sobre a qual dispe a Lei n 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo(hediondos ou equiparados), ter o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade. (Includo pela Lei n 11.464, de 2007)
o o

Lei 7.960/89 Priso temporria Prazo: 5 dias, prorrogvel por mais 5 dias.

Lei 8.072/90 Priso temporria Prazo: 30 dias, prorrogvel por mais 30 dias.

Ateno: somente os crime enunciados no art. 1, III, Ateno: o prazo maior somente para os crimes da Lei 7.960/89 admitiam essa espcie de priso. III - quando houver fundadas razes, de acordo com qualquer prova admitida na legislao penal, de autoria ou participao do indiciado nos seguintes crimes: a) homicdio doloso (art. 121, caput, e seu 2); (pode ser) b) seqestro ou crcere privado (art. 148, caput, e seus 1 e 2); Pergunta de concurso: Cabe priso temporria nos crimes de estupro de vulnervel, falsificao de remdio, tortura e hediondos ou equiparados.

terrorismo, todos fora do art. 1, III da Lei 7.960/89? De acordo com a maioria, o 4 do art. 2 da Lei 8.072/90, ampliou no apenas o prazo, mas tambm o rol dos delitos passiveis de priso temporria. (crimes que admitem temporria: art. 1, III da lei 8

Natlia Belati Ferrarez


c) roubo (art. 157, caput, e seus 1, 2 e 3); d) extorso (art. 158, caput, e seus 1 e 2); e) extorso mediante seqestro (art. 159, caput, e seus 1, 2 e 3); (sempre hediondo) f) estupro (art. 213, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); g) atentado violento ao pudor (art. 214, caput, e sua combinao com o art. 223, caput, e pargrafo nico); h) rapto violento (art. 219, e sua combinao com o art. 223 caput, e pargrafo nico); i) epidemia com resultado de morte (art. 267, 1); j) envenenamento de gua potvel ou substncia alimentcia ou medicinal qualificado pela morte (art. 270, caput, combinado com art. 285); l) quadrilha ou bando (art. 288), todos do Cdigo Penal; m) genocdio (arts. 1, 2 e 3 da Lei n 2.889, de 1 de outubro de 1956), em qualquer de sua formas tpicas; n) trfico de drogas (art. 12 da Lei n 6.368, de 21 de outubro de 1976); o) crimes contra o sistema financeiro (Lei n 7.492, de 16 de junho de 1986). 7960/89 + art. 2 da lei 8072/90 que eventualmente possam no estar includos na lei 7960/89).

e) Art. 3 da lei 8.072/90:


Art. 3 A Unio manter estabelecimentos penais, de segurana mxima, destinados ao cumprimento de penas impostas a condenados de alta periculosidade, cuja permanncia em presdios estaduais ponha em risco a ordem ou incolumidade pblica.

Pergunta de concurso: Condenado federal cumprindo pena em estabelecimento prisional estadual, de quem a competncia para atuar na execuo? A competncia do juiz estadual, smula 192 do STJ.
Compete ao Juzo das Execues Penais do Estado a execuo das penas impostas a sentenciados pela Justia Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos administrao estadual.

E no inverso? Condenado estadual, nos termos do art. 3 da Lei 8.072/90, cumprindo pena em estabelecimento federal? O raciocnio o mesmo, deve ver quem que administra o estabelecimento prisional, dessa forma, a competncia do juiz federal.

f)

Art. 5 da lei 8.072/90 livramento condicional (liberdade antecipada na execuo penal):


Art. 5 Ao art. 83 do Cdigo Penal acrescido o seguinte inciso:

Natlia Belati Ferrarez


Art. 83 - O juiz poder conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que: V - cumprido mais de dois teros da pena, nos casos de condenao por crime hediondo, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado no for reincidente especfico em crimes dessa natureza."

uma medida alternativa a priso. Liberdade antecipada, modificao da execuo penal. Requisito temporal: mais de 2/3 da pena se o apenado for reincidente especifico em crimes dessa natureza. Se primrio, de 1/3. Se reincidente no especifico: 2/3 (no mais). Tem se 3 correntes a respeito do que seria: 1 corrente: reincidente especifico aquele que depois de condenado por crime hediondo ou equiparado, pratica o mesmo crime. (ex. condenado por estupro, comete outro estupro). 2 corrente: reincidente especifico aquele que depois de condenado por crime hediondo ou equiparado pratica novo crime hediondo ou equiparado, ofendendo o mesmo bem jurdico. (ex. no reincidente especifico aquele que comete um estupro, e depois pratica um art. 157,3; j se comete um 158,2 e 157, 3 reincidente; 3 corrente: reincidente especfico aquele que depois de condenado por crime hediondo ou equiparado, pratica novo crime hediondo ou equiparado. Ex. 213 -> 213; 157, 3 -> 158,2; 213 -> 157,3 em todos os casos reincidente especifico.

a posio que prevalece. EU: meio forado, especifico o mesmo crime, devo me atentar para o concurso que prestarei, MP essa corrente sem dvida, defensoria no.

g) Art. 8 Art. 8 Ser de trs a seis anos de recluso a pena prevista no art. 288 do Cdigo Penal, quando se tratar de crimes hediondos, prtica da tortura, trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins ou terrorismo. Pargrafo nico. O participante e o associado que denunciar autoridade o bando ou quadrilha, possibilitando seu desmantelamento, ter a pena reduzida de um a dois teros.

Quadrilha ou bando Art. 288 do CP:

Quadrilha ou bando Art. 288 do CP. os crimes praticados so hediondos ou

Reunio, estvel e permanente de vrias pessoas, Se para a pratica de crime.

equiparados a pena passa a ser de 3 a 6 anos, no

Se esses crimes no forem hediondos ou equiparados, admitindo suspenso do processo, e cabe preventiva a pena de 1 a 3 anos. Admitindo pela pena mnima, a suspenso do processo, e a mxima de 3 anos no para quadrilheiro primrio. Cuidado: reunio criminosa para a prtica de trfico 10

Natlia Belati Ferrarez


permite preventiva para quadrilheiro primrio. no incide o art. 288 do CP, mas o art. 35 da lei de drogas (pena de 3 a 10 anos).

Cuidado: quadrilha e bando em nenhuma hiptese hediondo. O STF entende que nem o art. 35 hediondo, nem equiparado. O art. 9 foi tacitamente revogado pela lei 12.015, que aboliu o art. 224 do CP. Perguntas: Pergunta de concurso: cabe sursis para crime hediondo ou equiparado? 1 corrente: no cabe, pois os crimes hediondos e equiparados so incompatveis, diante da sua gravidade, com o beneficio dos sursis. 2 corrente: no havendo vedao expressa, admite-se sursis para crime hediondo ou equiparado, desde que preenchidos os requisitos legais, no possvel a vedao tendo em vista a periculosidade em abstrato do crime. ( a corrente que prevalece no STF)

possvel a substituio da pena privativa de liberdade por restritivas de direito para crime hediondos ou equiparados? 1 corrente: os crimes hediondos ou equiparados so incompatveis com o benefcio. 2 corrente: na ausncia de vedao expressa admite-se. ATENO: Apesar de a lei de drogas vedar expressamente o beneficio, o STF julgou a vedao inconstitucional

possvel remio no caso crimes hediondos ou equiparados? (remio agora pode ser pelo trabalho ou estudo). Sim, importante instrumento de ressocializao do condenado. Ateno: a remio pelo trabalho, pelo estudo e inclusive pela leitura no sistema penitencirio federal.

A lei complementar 6490, alterada pela lei complementar 135/10 anuncia ser caso de inelegibilidade condenao em segundo grau por rgo colegiado pela prtica de crime hediondo ou equiparado.

2.3. Crime hediondo ou equiparado: identificao do perfil gentico A lei 12.654/2012 criou uma obrigao para determinados condenados quando entram no sistema prisional, de identificao do perfil gentico. Art. 9-A da LEP:
Art. 9 -A. Os condenados por crime praticado, dolosamente, com violncia de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes previstos no art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, sero submetidos, obrigatoriamente, identificao
o o o o

do

perfil

gentico,

mediante

extrao

de

DNA

cido

desoxirribonucleico, por tcnica adequada e indolor. 1 A identificao do perfil gentico ser armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo.

11

Natlia Belati Ferrarez

2 A autoridade policial, federal ou estadual, poder requerer ao juiz competente, no caso de inqurito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificao de perfil gentico.

Ateno O art. 9A da LEP s abrange os crimes previstos no art. 1 da lei 8072/90, no abrange os equiparados, salvo quando praticados com violncia de natureza grave contra a pessoa. A expresso obrigatoriamente no significa que o preso est obrigado a fornecer o material gentico (ningum obrigado a produzir prova contra si mesmo), mas a autoridade pode valer-se qualquer meio legitimo para colher o material, em especial aproveitando-se de matria desprendida do corpo (caso Pedrinho, cigarro dispensado pela investigada). Correntes: a. Inconstitucionalidade. direito penal do autor. Criao do criminoso nato (Lambroso). b. Constitucional. O que inconstitucional a obrigatoriedade do fornecer o material, porque ferir o princpio de no produzir provas contra si. O estado deve utilizar materiais desprendidos do corpo do condenado. c. A identificao legitima. A obrigatoriedade de fornecimento de material justificvel. O banco de dados no viola a Constituio Federal.

Finalidades: a. Abastecer bancos de dados; b. Subsidiar futuras investigaes;

3. Particularidades Art. 1, I:
I - homicdio (art. 121), quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente, e homicdio qualificado (art. 121, 2 , I, II, III, IV e V); (Inciso includo pela Lei n 8.930, de 1994)
o

Homicdio simples hediondo? Em regra no, salvo quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio. Como se chama o homicdio simples considerado hediondo porque praticado em atividade tpica de grupo de extermnio? Homicdio condicionado. Guilherme de Souza Nucci critica dizendo que ao de grupo de extermnio nunca ser homicdio simples, porque sempre haver uma qualificadora (sem defesa para a vtima ex.) Cuidado: a lei 8072/90 no faz referencia homicdio praticado por milcia privada. Grupo de extermnio e milcia privada:
6 A pena aumentada de 1/3 (um tero) at a metade se o crime for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio.
o

(Includo pela Lei n 12.720, de 2012)

Grupo de extermnio: reunio de pessoas, matadores, justiceiros (civis ou no), que atuam na ausncia ou lenincia do poder pblico, tendo como finalidade a matana generalizada, chacina de pessoas supostamente etiquetadas como marginais ou perigosas. A doutrina discute quantas pessoas devem integrar o grupo. 12

Natlia Belati Ferrarez


Primeira corrente. Mais de 3 pessoas (interpretao com base no art. 288 do CP); Segunda corrente. Mas de 2 pessoas (interpretao com base no conceito de organizao criminosa trazida pela lei 12.694/12. O STF ainda no se posicionou. Milcia armada: grupo de pessoas (civis ou no) tendo como finalidade devolver a segurana retirada das comunidades mais carentes, restaurando a paz. Para tanto, mediante coao, os agentes ocupam determinado espao territorial, a proteo oferecida esse espao ignorando o monoplio estatal do controle social, valendo-se de violncia ou grave ameaa. Curiosidade: A assembleia geral das Naes Unidas, em dezembro de 1989, por meio da Resoluo 44/162, aprovou os princpios e diretrizes para a preveno, investigaes e represso s execues extralegais, arbitrrias e sumrias de grupos de extermnio e milcias privadas. Antes da lei 12.720 Depois

Homicdio praticado em atividade tpica de grupo de Homicdio praticado em atividade tpica de grupo de extermnio. Art. 121 ou art. 121, 2 do CP extermnio: Art. 121, 6 ou art. 121,2 cc 6

Esta circunstancia no aumentava a pena ou, por si s, Esta circunstancia passou a aumentar a pena (causa de qualificava o crime. a. Era circunstancia judicial desfavorvel; b. Tornava o crime hediondo quando simples. No era quesitado pelos jurados. A circunstancia praticado em atividade tpica de grupo de extermnio deve ser apreciada pelos jurados (fazer parte dos quesitos)? O jurado no se manifesta sobre essa circunstncia. O fato de o homicdio ter sido praticado em atividade tpica de grupo de extermnio no constitui elementar, majorante ou qualificadora do crime (podendo interferir na fixao da pena base, quem decide a pena base o juiz e no o jurado). Milcia Armada Homicdio praticado por milcia armada. Art. 121 ou art. 121, 2 do CP. No aumentava a pena ou qualificava o delito. Era circunstancia judicial desfavorvel. No tornava o homicdio simples hediondo. No era objeto de anlise dos jurados. Homicdio praticado por milcia armada. Art. 121, 6 ou art. 121, 2 do CP cc 6. causa de aumento de pena, no importando se simples ou qualificado. Torna o homicdio simples hediondo. objeto de anlise dos jurados. aumento de pena). Tornou o crime hediondo, quando simples. Passou a ser objeto de analise dos jurados.

Exemplo: homicdio praticado por grupo de extermnio, denncia: a. Art. 121,6 + art. 288-A do CP; b. Art. 121, 6 (no aplicando o art. 288-A para no gerar bis in idem). 13

Natlia Belati Ferrarez


Cesar Roberto Bitencourt anunciou adotar a segunda corrente. Em caso similar, o STF tem admitido o incurso nos 2 artigos, pois so infraes diversas, protegendo bens jurdicos diversos. Organizao paramilitar: associaes civis, armadas e com estrutura semelhante militar, possuindo as caracteristicas de uma fora militar, com estrutura e organizao de uma tropa ou exercito, sem s-lo. possvel homicdio qualificado privilegiado? Em caso afirmativo, crime hediondo? possvel homicdio qualificado privilegiado, desde que as qualificadoras sejam de natureza objetiva (relacionada ao meio ou modo de execuo). Nesse caso, prevalece no ser hediondo.

Parte dada em 2012: Art. 1, II latrocnio (art. 157,3 in fine)


3 - Se da violncia resulta leso corporal grave, a pena de recluso, de 7 (sete) a 15 (quinze) anos, alm da multa; se resulta morte, a recluso de 20 (vinte) a 30 (trinta) anos, sem prejuzo da multa.

Pergunta de concurso: e se a morte, no roubo, resulta da grave ameaa? No latrocnio, configurando roubo em concurso com homicdio (doloso ou culposo, depende do caso concreto). A violncia de que decorre a morte deve ser fsica, no abrangendo a grave ameaa. Quais os fatores devem concorrer para caracterizar o crime de latrocnio? 1 fator: fator tempo violncia durante o assalto; 2 fatos: fator nexo violncia em razo do assalto. Faltando um dos fatores no se tem assalto. Ex. o assaltante mata o gerente do banco duas semanas aps o assalto evitando ser reconhecido, latrocnio? No, roubo em concurso com homicdio qualificado pela conexo (vai a jri, porque crime doloso contra a vida, se fosse latrocnio no iria a jri), apesar de presente o fator nexo, est ausente o fator temporal (durante o assalto). No configura latrocnio assaltante que mata o outro para ficar com o proveito do crime. homicdio qualificado pela torpeza.

Art. 2, III extorso qualificada pela morte (art. 158, 2) Pergunta: Extorso qualificada pela morte prevista no art. 158, 3 crime hediondo? Antes da Lei 11.923 de 2009 Art. 158, caput, - extorso simples. Art. 158, 1 - extorso majorada. Depois da Lei 11.923 de 2009 Art. 158, caput, - extorso simples. Art. 158, 1 - extorso majorada.

Art. 158, 2 - extorso majorada pela leso Art. 158, 2 - extorso majorada pela leso grave ou grave ou morte. morte.

E se houvesse restrio da liberdade da vitima? Art. 158, 3 - extorso qualificada pela restrio da Considerava-se, apenas, na fixao da pena base, liberdade. no existia essa causa de aumento. O que antes era considerado na pena base, agora 14

Natlia Belati Ferrarez


qualificadora. S havia uma espcie de extorso qualificada Agora existem 2 espcies: art. 158, 2 onde no h pela morte. (art. 158, 2, incidia havendo ou restrio da liberdade; e do art. 158, 3 onde h a no a restrio de liberdade). restrio da liberdade.

1 corrente (prevalece de forma tranquila): adotando-se o sistema legal (critrio enumerativo), o art. 158, 3 do CP, no referido no art. 1, da lei 8.072/90 no pode ser considerado hediondo. 2 corrente: a lei 11.923/2009 no criou um crime novo, mas apenas explicitou umas das suas mltiplas possibilidades de execuo. Essa forma de praticar o crime j era considera crime hediondo. Logo, o art. 158, 3, com o resultado morte, permanece hediondo (interpretao extensiva). Fazemos essa interpretao quando ao crime de bigamia, pois estendemos esse crime para alcanar a poligamia. E no caso do art. 159, quando aplicamos a interpretao extensiva do termo sequestro ao crcere privado. Com esse cochilo do legislador, camos em uma questo tormentosa, pois no h congruncia entre as normas, visto que ao crime menos grave disposto um regimento penal mais severo. Assim, posteriormente, o STF pode julgar no aplicvel a hediondez ao crime do art. 158, 2.

15

Вам также может понравиться