Вы находитесь на странице: 1из 3

11 formas de criar uma relao saudvel com a Internet

Por: Michael Sacasas 3 de agosto de 2013 s 14:00 627 77

Posso dizer desde j que sempre que escrevo sobre Internet e aparelhos digitais, meu tom de discurso caminha para o lado mais preocupado, para dizer o mnimo. Mas, como minha esposa pode atestar rapidamente, nem sempre eu pratico o que prego. Para mudar isso, eu criei uma lista de disciplinas digitais que eu tentarei levar a srio. Claro, eu no acho que todos esses pontos so aplicveis universalmente. Eles podem soar completamente inviveis para seu estilo de vida, ou em alguns casos podem apenas

parecer desnecessrios. Tudo que eu quero com eles simples: dadas minhas prioridades e minhas circunstncias de vida, eu considero bem til articular e implementar essas formas para deixar minha relao com a cultura da Internet bem mais saudvel. Eis a lista. 1. No acorde direto na Internet. Tome um caf da manh, passeie com o cachorro, leia um livro/revista/jornal Tanto faz, faa alguma coisa antes de ficar online. Pense nisso como uma forma de se preparar fisicamente, mentalmente, emocionalmente, moralmente etc. para o que lhe aguarda na rede. 2. No fique conectado de forma natural e ambiental sua conta de email. Feche o app ou a aba de seu email. Cheque-o duas ou trs vezes por dia por pelo menos um tempo. O mesmo se aplica ao Facebook, Twitter e outras redes que usamos demais. 3. Fique com aquele link bacana na cabea por algumas horas ou at um dia antes de compartilh-lo por a. Se depois de algum tempo de reflexo ele no tiver o mesmo impacto, ele no merece ser compartilhado. No colabore com o excesso de rudo. 4. No faa refeies junto com a Internet. Desligue, deixe os aparelhos para trs (ou no bolso), e aprecie a comida como uma forma de se regenerar, mental e fisicamente. Se voc passa o dia dentro de algum lugar, leve seu almoo para fora. Aprecie a companhia de outras pessoas, ou aproveite o momento para sentir como alguns minutos de silncio sepulcral podem ser bons. 5. Respire. Srio. 6. Faa uma coisa uma s coisa, uma coisa completa por vez, seja l o que for.Se for para escrever um email, escreva-o de uma vez. Se for para ler um artigo, devore-o. Se uma tarefa no pode ser completada em uma temporada na frente do computador, pelo menos trabalhe um bom tempo suficiente nela, sem nenhuma interrupo. Em outras palavras, resista tentao do mito do multitarefa. Ele o canto da sereia de nossa gerao, e pode transformar seu crebro em um Titanic partido ao meio. 7. Limpe e zere seu feed de RSS no fim de cada dia. Se as coisas no foram lidas, vida que segue. Essa difcil para mim: eu quero ler tudo, ficar sabendo de tudo etc. Mas se eu no limpar o feed, eu termino o dia com uma pilha de informao em propores impossveis de lidar. Alm disso, eliminar potenciais e interessantes itens no lidos ou consumidos todos os dias um gesto de felicidade, algo como uma libertao catrtica.

8. Desligue todas as notificaes que ameaam lhe interromper ou distrair.Mentalmente, tendemos a responder s notificaes com uma impulso Pavloviana. Emocionalmente, elas so nossas pequenas verses do farol verde de Gatsby. De qualquer forma, um hbito horrvel. 9. Desligue seus aparelhos quando estiver com seus amigos. Alm disso, abaixe a tela de seu laptop quando estiver falando com algum. Isso pode soar extico, antiquado, nostlgico, grosseiro, tanto faz. Mas eu vejo isso mais como uma forma de me manter minimamente civil e decente, mesmo que eu no esteja recebendo a mesma decncia e civilidade em troca. Se voc precisa atender uma ligao ou responder uma mensagem de texto, deixe isso claro de forma polida e educada. Muito melhor do que pegar seu aparelho de forma sorrateira e ficar olhando de canto de olho para a tela enquanto finge que ainda d sinais de prestar ateno. Isso intil e feio, e todo mundo sabe disso. 10. Faa logoff nos sites de redes sociais aps visit-los. O passo extra de fazer login diminui sutilmente a facilidade em abri-los quando a sede por distrao surge. No subestime o poder dessas pequenas lombadas digitais. 11. No v para a cama com a Internet. De novo, srio. Anos atrs, Umberto Eco disse: Ns gostamos de listas porque ns no queremos morrer. Talvez isso seja um pouco melodramtico demais para essa lista. Certamente no h nenhum caso de vida ou morte nos 11 pontos, espero. Mas eu realmente acredito que seguir estas disciplinas digitais melhoraro meu uso de Internet, e faro com que eu tenha mais prazer vivendo nela. Michael Sacasas autor de um livro de ensaios sobre tecnologia e cultura chamado The Tourist and the Pilgrim (sem edio no Brasil). Ele escreve sobre tais assuntos no thefrailestthing.com e voc pode encontr-lo no Twitter no@FrailestThing.

Вам также может понравиться