Вы находитесь на странице: 1из 4

ORIENTAO FISCAL - IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA - ISSQN

O que ? O ISSQN um tributo que incide sobre a prestao de servios. Qual o fato gerador do ISSQN? O fato gerador do ISSQN a prestao de servio constante da Lista de Servios realizada por empresa ou profissional autnomo, com ou sem estabelecimento fixo. Qual a base de clculo do ISSQN? A base de clculo o preo do servio efetivamente realizado. Quem contribui com ISSQN? O contribuinte do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza o prestador de servios estabelecido pela Lei n.11.438/1997. Quais so as modalidades de recolhimento do ISSQN? O ISSQN pode ser recolhido mensalmente a partir de uma alquota que varia de acordo com o servio prestado, pelo valor estimado pela Fiscalizao ou ainda de forma anual, a partir de um valor fixo atribudo a cada atividade. Quais so as alquotas? As alquotas variam de 2% (alquota mnima, determinada pela Emenda Constitucional n. 37 de 2002) a 5% (alquota mxima, determinada pela Lei Complementar 116 de 2003) incidentes sobre o faturamento das empresas prestadoras de servio ou estabelecimentos bancrios e de crdito. Quais so as formas de recolhimento do ISSQN mensal? O ISSQN mensal pode ser recolhido de trs formas: 1. pelo faturamento atravs do regime de auto lanamento; 2. estimativa atravs do regime de estimativa, com valores apurados (preo do servio) pela fiscalizao tributria com processo administrativo regular (art. 32 da Lei 11.438/97); 3. sujeio passiva pelo regime de substituio tributria, quando o tomador dos servios responsvel solidariamente com o prestador dos servios para o recolhimento de tributo, conforme as atividades declinadas no art. 19 da Lei 12.925/01. Quando ocorre o vencimento do ISSQN mensal? O vencimento de todas formas de recolhimento de ISSQN se d no dia 25 do ms seguinte ao da prestao do servio. Como fao a escriturao das Notas Fiscais de Prestao de Servio? Desde Agosto de 2005, est em funcionamento o sistema GISS ON LINE, implantado atravs do Decreto n 183 de 25/julho/2005. Neste sistema, os prestadores, os tomadores de servios comuns, os tomadores de servios da

construo civil devero escriturar e aps o encerramento, o sistema GISS emitir um boleto do Banco do Brasil que poder ser pago at o vencimento, em qualquer agencia bancria. Nos servios de construo civil, cuja obra seja realizada em S. Carlos, os prestadores e tomadores, mesmo de outros municpios, podero se cadastrar e fazer a escriturao on line. A minha empresa est no Super Simples (lei complementar n 123/2007), o que devo fazer? Entre em contato com a Diviso de Receita, atravs de e-mail, faa a comunicao e continue fazendo a escriturao no GISS ON LINE, o que obrigatrio (art.6 da resol. n 10 do Conselho Gestor). A partir do seu cadastramento, o sistema GISS somente emitir Certificados de Encerramento do prestador. possvel obter iseno de ISSQN? Sim. O profissional liberal que completar 70 (setenta) anos de idade, conforme a Lei n. 12.426/2000. H multas em caso de inadimplncia? Sim. Em caso de no pagamento de ISSQN h multa punitiva de 2% conforme Lei 13.102/2002, alm de juros de mora de 1% ao ms ou frao, conforme Lei n. 11.905/1999. H descontos para dvidas de ISSQN? Sim. Caso algum contribuinte tenha deixado de recolher o ISSQN e sofrido uma Ao Fiscal, haver incidncia de multas punitivas de 80%, que podero ser pagas com os seguintes descontos (Lei n. 11.119/95 alterada pela Lei n. 13.102/2002): - 50% at o vencimento do auto de infrao, sem apresentao de recurso administrativo ou judicial; - 30% dentro do prazo para apresentao, mas com desistncia de recurso administrativo em 2 grau; - 15% antes da inscrio em dvida ativa, aps julgados os recursos em 1 e 2 grau. possvel parcelar o ISSQN? Sim. De acordo com a lei 14.364 de 18/12/2007, c/ alteraes da lei 14.379/08,o ISSQN pode ser parcelado em at 72 vezes quando inscrito em dvida ativa, se o devedor for Pessoa Fsica ou ME individual .No caso das Pessoas Jurdicas ou ME e EPP, os dbitos inscritos em Dvida Ativa podero ser parcelados em at 120 vezes. As parcelas estaro sujeitas a valor mnimo.Esse procedimento realizado no SIM. Com o parcelamento, os valores das parcelas somente sofrero a correo monetria nas mudanas dos exerccios, se pagas em dia. Se houver atraso, tambm sofrero incidncia de multa e juros de mora, at o vencimento da 3 parcela. Se vencida e no paga a 3 parcela, o parcelamento ser cancelado.

DESCONTO DE ISS Para Autnomos em incio de carreira. Quem autnomo e est dando seus primeiros passos, sabe que o comeo da atividade profissional requer esforo para conquistar clientes.

Pensando assim e respeitando a capacidade contributiva dos cidados, a Prefeitura de So Carlos oferece um importante benefcio a autnomos em incio de carreira: o desconto de at 50% no pagamento do ISS (Imposto sobre Servios) fixo. Decreto do Executivo e lei aprovada pela Cmara de Vereadores garantem o benefcio. Nesta fase inicial da sua carreira, voc pode recorrer a esse meio e contribuir com o municpio, usufruindo do desconto. isso mesmo: advogados, arquitetos, engenheiros, mdicos, veterinrios, dentistas, marceneiros, jardineiros e profissionais de uma srie de outras categorias podem requerer o pagamento de apenas metade do ISS quando estiverem ainda nos trs primeiros anos de profisso. Mas para isso preciso ir at a unidade do SIM (Servios Integrados do Municpio) do Centro ou da Vila Prado e requerer o desconto. Para tanto, preciso levar documentao que comprove a inscrio no seu rgo de classe (OAB, CREA, etc.), porque o municpio no possui acesso base de dados dessas entidades. Quem no possui entidade de classe, comprova o incio da carreira pelo tempo de inscrio no cadastro mobilirio da Prefeitura. Fique em dia com a Prefeitura e pague seu ISS anual vista, com desconto. mais uma medida justa da Prefeitura na relao com o contribuinte de So Carlos. Aguarde a chegada do carn de pagamentos. E tem mais: o pagamento do ISS anual Prefeitura pode ser parcelado em at quatro vezes.

Decreto n 102 de 3 de junho de 2004 REGULAMENTA O DESCONTO DO IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA (ISSQN) AOS CONTRIBUINTES CADASTRADOS NO CDIGO DE ARRECADAO FIXA ANUAL Newton Lima Neto, Prefeito Municipal de So Carlos, no uso de suas atribuies legais e tendo em vista o que consta do processo protocolado sob o no 18.208/03, DECRETA: Art. 1 Os contribuintes sujeitos ao recolhimento fixo anual do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN) tero direito ao desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor devido do imposto, conforme disposto no art. 2o, 1o, da Lei Municipal no 11.438, de 22 de dezembro de 1997, alterada pela Lei Municipal no 13.263, de 23 de dezembro de 2003, dentro do prazo de 3 (trs) anos, contados: I - da inscrio no respectivo rgo de classe; II - da inscrio no Cadastro Mobilirio da Prefeitura, caso inexista rgo de classe. Art. 2 O benefcio poder ser obtido pelo contribuinte mediante apresentao de requerimento junto a Secretaria Municipal de Fazenda. Pargrafo nico. O requerimento ser anexado ao respectivo processo de solicitao de Alvar de Licena e Funcionamento. Art. 3 No ser concedido o benefcio ao contribuinte mais do que uma vez, mesmo quando solicitada inscrio em atividade distinta.

Art. 4 No exerccio em que findar o prazo para o desconto, o imposto ser cobrado levando-se em considerao o nmero de dias entre 1o de janeiro daquele ano e a data de inscrio no Cadastro Mobilirio Municipal ou no rgo de classe respectivo, aplicando-se a seguinte tabela:

Art. 5 Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao. So Carlos, 3 de junho de 2004.

Вам также может понравиться