Вы находитесь на странице: 1из 4

Situao da Rssia nos finais do sculo XIX e incios do sculo XX Situao Econmica No comeo do sculo XX, a Rssia era

um pas de economia atrasada e dependente da agricultura. Situao Social Os trabalhadores rurais viviam em extrema misria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. Mesmo os trabalhadores urbanos, que desfrutavam os poucos empregos da fraca indstria russa, viviam descontentes com os governo do czar. Situao Poltica O czar governava a Rssia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mos no abrindo espao para a democracia. Domingo Sangrento No dia 22 de janeiro de 1905, Nicolau II mostra a cara violenta e repressiva de seu governo. No conhecido Domingo Sangrento, manda seu exrcito atuar contra milhares de manifestantes que de forma pacfica se dirigiram ao palcio de inverno, em S. Petersburgo para reclamaram melhores condies de vida. Comeava ento a formao dos sovietes (organizao de trabalhadores russos) sob a liderana de Lenine. Os bolcheviques comeavam a preparar a revoluo socialista na Rssia e a queda da monarquia. A Rssia na Primeira Guerra Mundial Faltava alimentos na Rssia czarista, empregos para os trabalhadores, salrios dignos e democracia. Mesmo assim, Nicolau II jogou a Rssia numa guerra mundial. Os gastos com a guerra e os prejuzos fizeram aumentar ainda mais a insatisfao popular com o czar. O descontentamento era geral Fevereiro: A revoluo burguesa A burguesia liberal estava descontente com a incapacidade de governao do czar e do seu governo. No dia 23 de Fevereiro de 1917 deu-se uma revoluo em S. Petersburgo, o czar viu-se obrigado a abdicar, surgindo um governo provisrio apoiado defensor de um regime liberal parlamentar. Liderado por Kerensky. Entretanto a guerra continuava a gerar o descontentamento popular.

Outubro: A revoluo bolchevique

Dentro de um partido poltico que defendia as ideias comunistas, existiam os bolcheviques que foram a locomotiva da 2 revoluo. Na Rssia existiam conselhos (grupos de operrios, camponeses e soldados) que contestavam as medidas do governo provisrio. Muitos destes sovietes eram bolcheviques. Destes sovietes destacaram-se Lenine e Trotsky. No dia 27 de Outubro de 1917 os bolcheviques desencadearam uma revoluo armada e tomaram o poder.

Lenine no poder
Retirada da Rssia da 1 Guerra Mundial, atravs do tratado de Brest-Litovsk; Instaurao de um partido nico; Instaurao da represso e da censura; Criao da polcia poltica; Nacionalizao da propriedade privada de terras, fbricas e bancos e outros meios de produo; Nutria o objetivo de viver numa sociedade sem classes. As medidas de Lenine colocam em prticas as ideias de Marx, grande terico do Comunismo.

A Guerra Civil (1918-1920): A este perodo chamamos comunismo de guerra. Os sectores da burguesia preparam a contrarrevoluo e foram apoiados por alguns pases que temiam a expanso do comunismo: Frana, Inglaterra, E.U.A. e o Japo, formando o Exrcito Branco. O Exercito vermelho saiu vitorioso , liderado por Trotsky, em 1920. Durante a Guerra Civil Lenine tomou medidas constituram um recuo na implementao das ideias comunistas. A Nova Poltica Econmica (NEP) consagrou as seguintes medidas: - Recuo nas Nacionalizaes;

- Restabelecimento de alguma liberdade de comrcio e; - Autorizada a existncia de pequenas unidades de produo industrial e agrcola que favoreceram a pequena burguesia. A construo da URSS Em 1922 foi criada a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, que eram uma federao, ou seja, conjunto de vrios estados num nico estado soberano. Cada repblica mantinha, alguns, poderes outros, dependiam dos rgos centrais. Esta diviso fazia sentido porque a Rssia ocupava um territrio vastssimo que abarcava diferentes etnias, lnguas e religies. Sucesso de Lenine Aps a morte de Lenine em 1924, sucedeu-lhe Estaline. Medidas de Estaline: - Ps termo NEP; - Nacionalizou os meios de produo; - Planificao da economia (planos quinquenais): Definiam os objetivos gerais da economia e as metas de produo a atingir pelas empresas. 1 Plano (1928-32) Investimento e desenvolvimento da indstria pesada ( setor relacionado com a siderurgia que fornece matrias-primas e equipamentos para os restantes setores). 2 Plano (1932-37) investimento nas indstrias txteis e alimentares. 3 Plano (1937-42) interrompido pelo incio da 2 Guerra Mundial, privilegiando a indstria qumica e na produo de energia. Violenta represso Aquela pequena burguesia que havia ganho alguma importncia durante a NEP foi aniquilada e perseguida, acabando por se fazerem deportaes em massa para a Sibria- Campos de trabalho corretivo (gulags).

Caractersticas do regime de Estaline: -Culto da personalidade; - poder totalitrio; - partido nico; -polcia poltica;

- campos de trabalho corretivo

Вам также может понравиться