Вы находитесь на странице: 1из 12

MATTOS et al., v(1), n1, p.

01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

COLETAR E RECONHECER O PLSTICO: UMA ATITUDE EM EDUCAO AMBIENTAL


Nei Carlos Moraes de Mattos1, Paulo Edelvar Corra Peres
1 Especialista em Educao Ambiental Professor do Curso de Espacializao em Educao Ambiental da UFSM

RESUMO Este trabalho tem com proposta conscientizar as pessoas atravs da educao ambiental para que mudem suas atitudes em relao ao consumo de produtos descartveis, procurando conhecer, coletar e separar o plstico em suas residncias para, posteriormente, serem encaminhados para uma cooperativa de reciclados ou catadores, oportunizando a gerao de renda e a reciclagem. Esse processo educativo somente possvel com uma educao ambiental efetiva, crtica e transformadora de cidados conscientes em relao aos problemas ambientais capazes de interagir entre a atual sociedade de consumo e as solues para o meio ambiente. O vdeo educativo "a histria das coisas", foi passado para os alunos da 5 e 6 sries da Escola da URI, para sensibiliz-los quanto reduo do consumo exagerado de produtos e da importncia dos 3 Rs do controle do lixo. Uma palestra foi ministrada, com apresentao de slides com conceitos de educao ambiental, importncia da reciclagem e conhecimentos sobre os diferentes tipos de plsticos, para que possam ser reconhecidos com a utilizao de um folder explicativo. Palavras-chave: educao ambiental; plstico; reciclagem.

INTRODUO A preocupao com o lixo mundial e os problemas decorrentes tambm, pois a cada dia criam-se mais lixes e a contaminao cresce na mesma proporo. Nossos padres de consumo e de produo resultam numa quantidade cada vez maior de resduos de toda espcie, o que toma o problema do lixo bastante complexo. Nos centros urbanos, a alta densidade demogrfica e a escassez de rea para tratamento e disposio adequada de resduos domiciliares afetam a sociedade e o meio ambiente. Os resduos slidos coletados so depositados em cu aberto e como consequncia tem-se a contaminao do solo, do ar, da gua, alm de vrios problemas de sade pblica, j que muitas pessoas utilizam o lixo para seu sustento ou alimentao. As tcnicas de eliminao (aterro e incinerao) e de valorizao (reciclagem e reaproveitamento) dos resduos slidos, juntamente com a educao ambiental, so instrumentos fundamentais na gesto dos resduos slidos.

Educao Ambiental A educao ambiental, de acordo com Pestana (2010), tem um significado de educao para o desenvolvimento sustentvel ou de educao para a sustentabilidade, tornando-se

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

imprescindvel a insero de projetos de educao ambientar que busquem a formao de uma sociedade consciente em face de um desenvolvimento sustentvel. Para que a educao ambiental consiga atingir efetivamente uma sustentabilidade, necessita de um processo contnuo de aprendizagem, baseado no respeito de todas as formas de vida, afirmando valores e muitas aes que contribuem para a formao social do homem e a preservao do meio ambiente. Neste processo de aprendizagem, segundo Guimares (2000), observa-se que h necessidade de uma ao pedaggica direcionada de forma a integrar dialeticamente a totalidade do educando, buscando transform-lo e, conseqentemente transformar o meio. A educao ambiental tem por objetivo informar e sensibilizar as pessoas sobre os problemas e solues possveis para a comunidade, buscando transformar essas pessoas em indivduos crticos que participem das decises sobre seus futuros, exercendo desse modo o direito cidadania, instrumento indispensvel no processo de desenvolvimento sustentvel. De acordo com Guimares (2000, p. 15), a educao ambiental tem o importante papel de fomentar a percepo da necessria integrao do ser humano com o meio ambiente. Uma relao harmoniosa e consciente do equilbrio dinmico da natureza, possibilitando por meio de novos conhecimentos, valores e atitudes, a insero do educando e do educador como cidados no processo de transformao do atual quadro ambiental do nosso planeta. fundamental desenvolver atividades de educao ambiental no sentido de motivar uma maior participao do cidado no sistema de limpeza municipal, mostrando-lhe as consequncias ambientais, econmicas e sociais de atos simples e dirios como o correto acondicionamento de nossos resduos e a observncia dos horrios de coleta (EIGENHEER, 2009). A educao, seja formal, informal, familiar ou ambiental, s completa quando a pessoa pode chegar nos principais momentos de sua vida a pensar por si prprio, agir conforme os seus princpios, viver segundo seus critrios (REIGOTA, 1997). Pensar na construo de sujeitos portadores de novos comportamentos, valores e atitudes ecologicamente orientadas para uma convivncia harmoniosa social e ambiental, resultantes da tomada de conscincia sobre o significado de trabalhar nas redes de relaes que fazem parte da vida cotidiana (CARVALHO, 2004; SAUV, 1994).

Caracterizao dos resduos slidos Com o crescimento desordenado da populao e conseqentemente falta de planejamento dos grandes centros urbanos em atender demanda de saneamento bsico, como gua potvel, esgoto, energia eltrica, recolhimento e destinao do lixo, tm causado desequilbrios ambientais advindos da poluio. Um dos grandes viles destes impactos causado pelo consumo exagerado da populao e pela grande quantidade de resduos descartados no lixo, no qual seu proprietrio ou produtor no considera mais com valor suficiente para conserv-lo. De acordo com Oliveira (1983, p. 49), lixo urbano um conceito genrico, um termo abrangente e so vrios os vocbulos usados para design-lo. J Calderoni (2003, p. 49) destaca as dificuldades para a conceituao do que seja lixo ou resduo: "o conceito de lixo e de resduo pode variar conforme a poca e o lugar, depende de fatores jurdicos, econmicos, ambientais, sociais e tecnolgicos".

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

Na busca de uma definio mais abrangente e, partindo-se de uma viso de mbito mundial, a Organizao das Naes Unidas (ONU), por meio do documento Agenda 21 (SO PAULO, 2010, p. 274), define o lixo ou resduo(s) da seguinte forma:
"Os resduos slidos compreendem todos os restos domsticos e resduos no perigosos, tais como os resduos comerciais e institucionais, o lixo da rua e os entulhos de construo. Em alguns pases, o sistema de gesto dos resduos slidos tambm se ocupa dos resduos humanos, tais como excrementos, cinzas de incineradores, sedimentos de fossas spticas e de instalaes de tratamento de esgoto. Se manifestarem caractersticas perigosas, esses resduos devem ser tratados como resduos perigosos".

No Brasil, a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), por meio da Norma Brasileira Registrada (NBR) nO. 10.004 (2004, p. 2), apresenta a seguinte definio para resduos slidos:
"Resduos nos estados slidos e sem i-slidos que resultam de atividades da comunidade de origem industrial, domstica, hospitalar, comercial, agrcola, de servios de varrio. Ficam includos nesta definio os lodos provenientes de sistemas de tratamento de gua, aqueles gerados em equipamentos e instalaes de controle de poluio, bem como determinados lquidos cujas particularidades tornem invivel seu lanamento na rede pblica de esgotos ou corpos d'gua, ou exijam para isso, solues tcnicas e economicamente inviveis, em face melhor tecnologia disponvel".

Normalmente, os autores de publicaes sobre resduos slidos se utilizam indistintamente dos termos "lixo" e "resduos slidos". De acordo com Monteiro et aI (2001, p. 25), resduo slido ou simplesmente "lixo" todo material slido ou semi- slido (aqueles com teor de umidade inferior a 85%) indesejvel e que necessita ser removido por ter sido considerado intil por quem o descarta, em qualquer recipiente destinado a este ato. Devido sua grande quantidade e composio, os resduos slidos contaminam o solo chegando at mesmo a degradar os lenis de gua subterrnea. A valorizao da limpeza pblica e a educao ambiental contribuem para evitar a contaminao do solo e para a formao de uma conscincia ecolgica. Plsticos Plstico que se pode estirar ou comprimir sem se romper ou quebrar; capaz de ser at certo ponto, deformado em qualquer direo sem se romper; elstico, flexvel, malevel. Os plsticos so materiais sintticos produzidos a partir de matrias qumicas bsicas, chamadas monmeros. So formados pela unio de grandes cadeias moleculares chamados polmeros. Do grego, poli, que significa muitas, e mero, que significa partes. Existem polmeros naturais e sintticos. Os sintticos so produzidos industrialmente e do origem aos plsticos. Os polmeros naturais podem ser encontrados em plantas e animais, como por exemplo, a madeira, o algodo e o ltex. Uma importante caracterstica do plstico manter a sua forma aps a moldagem. Existem muitos tipos de plsticos em funo de suas excelentes caractersticas, entre elas: transparncia, resistncia, leveza e atoxidade. Os plsticos dividem-se em dois grupos de acordo com as suas caractersticas de fuso ou derretimento: termoplsticos: so aqueles que amolecem ao serem aquecidos, podendo ser moldados, e quando resfriados ficam slidos e tomam uma nova forma. Esse processo pode ser repetido vrias vezes e correspondem por 80% dos plsticos consumidos. Ex: polipropileno, polietileno;

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

termorrgidos ou termofixos: so aqueles que no derretem quando aquecidos, o que impossibilita a sua reutilizao atravs dos processos convencionais de reciclagem. Ex: poliuretano rgido. As resinas plsticas esto identificadas e classificadas de acordo com a norma NBR 13230 da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas, com o objetivo de facilitar a etapa de triagem dos diversos resduos plsticos que sero encaminhados reciclagem, conforme Quadro 1: Smbolo Tipo de Plstico Tereftalato de polietileno PET Os plsticos de tereftalato de polietileno so transparentes, inquebrveis, impermeveis e leves. O PET utilizado, principalmente, na fabricao de garrafas de gua mineral e refrigerante, embalagens para produtos alimentcios, como leos e sucos, de limpeza, cosmticos e farmacuticos. Tambm esto presentes em bandejas para microondas, filmes para udio e vdeo, fibras txteis, entre outros. Polietileno de alta densidade PEAD Embalagens para alimentos, produtos txteis, cosmticos e embalagens descartveis so produzidas a partir do polietileno de alta densidade. Resistente a baixas temperaturas, leve, impermevel, rgido e com resistncia qumica, o PEAD tambm usado na fabricao de tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafes de gua mineral, alm de brinquedos e eletrodomsticos, cerdas de vassoura e escovas, sacarias (revestimento e impermeabilizao), fitas adesivas, entre outros. Cloretos de polivinila - PVC Por suas caractersticas como rigidez, impermeabilidade e resistncia temperatura, os cloretos de polivinila so usados principalmente em tubos, conexes, cabos eltricos e materiais de construo como janelas, portas, esquadrias e cabos de energia. O PVC tambm pode ser aplicado na fabricao de brinquedos, alguns tipos de tecido, chinelos, cartes de crdito, tubos para mquinas de lavar roupa e caixas de alimentos. Polietileno de baixa densidade - PEBD e Polietileno de baixa densidade linear PEBDL So flexveis, leves, transparentes e impermeveis. O PEBD utilizado na produo de filmes termocontrolveis, como caixas para garrafas de refrigerante, fios e cabos para televiso e telefone, filmes de uso geral, sacaria industrial, tubos de irrigao, mangueiras, embalagens flexveis, impermeabilizao de papel (embalagens tetrapak), entre outros. O PEBDL aplicado, principalmente, na produo de embalagens de alimentos, fraldas, absorventes higinicos e sacaria industrial. Polipropileno PP Embalagens para alimentos, produtos txteis e cosmticos, tampas de refrigerante, potes para freezer e garrafes de gua mineral so alguns dos produtos fabricados com polipropileno. Esses plsticos conservam o aroma e so resistentes a mudanas de temperatura, brilhantes, rgidos e inquebrveis. Tambm so utilizados em produtos hospitalares descartveis, tubos para gua quente, autopeas, fibras para tapetes, fraldas, absorventes

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM higinicos, entre outros. Poliestireno PS Entre os produtos fabricados com o poliestireno esto os copos descartveis, eletrodomsticos, produtos para construo civil, autopeas, potes para iogurte, sorvete e doces, frascos, bandejas de supermercados, pratos, tampas, aparelhos de barbear descartveis, brinquedos etc. As principais caractersticas do PS so a impermeabilidade, rigidez, leveza e transparncia. Copolmero de etileno e acetato de vinila EVA O copolmero de etileno e acetato de vinila (EVA) empregado principalmente na fabricao de calados, colas, adesivos, peas tcnicas, fios e cabos. Fonte: ABIQUIM - Associao Brasileira da Indstria Qumica QUADRO 1 Identificao e classificao das resinas plsticas

A disposio dos rejeitos plsticos nos aterros dificulta sua compactao e prejudica a decomposio dos materiais biologicamente degradveis, uma vez que criam camadas impermeveis que afetam as trocas de lquidos e gases gerados no processo de biodegradao da matria orgnica (PEREIRA, 2002). A alta resistncia dos plsticos s aes naturais de degradao tem como conseqncia a direta interferncia na reduo da vida til dos aterros, pois o tempo de biodegradao do PEAD superior a 100 anos (PIRES, 2010, p. 1-2). Isso unido saturao dos aterros existentes e a dificuldade de encontrar reas para a criao de mais aterros fazem com que sejam buscadas alternativas ambientalmente mais adequadas para descartar este tipo de resduo slido.

Reciclagem Reciclar significa separar, recolher, processar e usar a matria-prima j utilizada para produzir alguma coisa novamente, utilizando normalmente neste processo, nova matria-prima e energia. Segundo Hendriks (2000), a reciclagem no uma idia nova, no entanto, o advento do modelo linear de produo industrial e da sociedade de consumo, estreitamente aliados ao aumento da populao, vem tornando o problema mais complexo. De acordo com John (2000), no modelo atual de produo, os resduos sempre so gerados na produo de bens de consumo, convertendo-se em resduos ao final da vida. Neste processo, matrias-primas no-renovveis so transformadas em lixo que se acumula em aterros, ocupando espaos e, muitas vezes, concentrando produtos perigosos, transformando os resduos em graves problemas urbanos e ambientais com um gerenciamento oneroso e complexo. A escassez de rea de deposio de resduos causada pela ocupao e valorizao de reas urbanas, os altos custos sociais no gerenciamento de resduos, problemas de saneamento pblico e contaminao ambiental so alguns destes problemas (JOHN, 2000; GNTHER, 2000; PINTO, 1999). Estima-se que, diariamente, no Brasil, sejam produzidas 129 mil toneladas de lixo. Desse total, 40% compem-se de material reciclvel, dos quais apenas 2% so reciclados. Do total reciclado, 40% retomam cadeia produtiva enquanto que os restantes 60% so consumidos em

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

queima energtica. Esses dados indicam que apesar do incremento ocorrido nas atividades de reciclagem no Brasil nos ltimos anos, o nvel quantitativo dessas atividades corresponde apenas a uma frao mnima do seu potencial (GONALVES, 2006). Uma vez que a existncia de um sistema de coleta de material constitui um primeiro passo para viabilizar atividades recicladoras, a onerao do setor pblico pode ser evitada tornando o setor produtivo responsvel por seus resduos (SANTOS et aI, 2004). A coleta comea dentro de casa, com a separao do lixo slido reciclvel como o plstico, papel, papelo, vidro, alumnio e metal, oportunizando o encaminhamento deste material para a reciclagem e, assim, gerar reduo no acmulo de lixo e economia dos recursos naturais. Apesar do sistema precrio de coleta e disposio dos resduos slidos, a necessidade de aumentar a renda familiar dos catadores associada viabilidade econmica e questo ambiental favorece as atividades de reciclagem. No Brasil, 4% das embalagens plsticas presentes no resduo slido urbano so reciclados, chegando entre 9,4% e 19% a reciclagem do material ps-consumo nos grandes centros urbanos, como So Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador, de acordo com estudos realizados pela Plastivida entre 1999 e 2001 (SANTOS et aI, 2004). A fabricao de plstico reciclado gera 70% de economia em energia, considerando todo o processo desde a explorao da matria-prima primria at a formao do produto final. O plstico reciclado tem infinitas aplicaes, tanto nos mercados tradicionais das resinas virgens, quanto em novos mercados (SANTOS et a/,2004). O aumento do preo das resinas plsticas tem estimulado os transformadores de plsticos a substituir a resina virgem pela reciclada, normalmente com diferena de at 40% do valor em relao ao preo da resina virgem. O aumento da oferta de resinas plsticas recicladas, esbarra na escassez de sucata plstica disponvel para consumo (PIRES, 2010, p. 1-2).

O processo de reciclagem Uma das possibilidades de se tratar os resduos a reciclagem, ou seja, o "ato de tornar til e disponvel novamente, eventualmente atravs de um processo de transformao fsico-qumica, material que j foi utilizado anteriormente dentro de um sistema" (SILVA et aI., 2002, p. 197). A reciclagem alm de ser um processo benfico ao meio ambiente, como o reaproveitamento de materiais, reduo no acmulo de lixo nos aterros e, consequentemente, escassez do material. Para reciclar, preciso separar o lixo pelo tipo de material em sacos diferentes, ou seja, jornais velhos, papis e papelo em um saco e em outro saco, garrafas de refrigerantes e gua, copos, canos, embalagens de material de limpeza, sacos e potes plsticos, separando da mesma forma, as latas de alumnio, vidros e lixo orgnico. Depois, o lixo dever ser encaminhado para coleta seletiva ou cooperativa de reciclados ou ento disponibilizar para os catadores. Certos materiais no podem ser reciclados, por isso necessrio reconhecer os smbolos que identificam os materiais reciclveis mais comuns, para facilitar o encaminhamento para a reciclagem aps o uso. O incio do processo de reciclagem de plsticos comea com a embalagem usada, passando pelos processos de triturar e lavar, obtendo a matria-prima em forma de gros ou flocos, para depois proceder a separao dos resduos e encaminhar a matria-prima reciclada para a

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

produo de novos produtos de acordo com a Figura 1. Os resduos formados no processo de reciclagem devem ter um destino ambiental correto. Para que a reciclagem dos produtos seja eficaz, necessrio que a qualidade dos resduos seja a melhor possvel, pois resduos imprprios ou sujos podem contaminar todo um lote, tornando o trabalho de recolha intil. Outro fator importante para uma reciclagem eficaz a colocao destes materiais nos recipientes adequados para o efeito.

Fonte: Plastivida (2010) FIGURA 1 - O processo de reciclagem do plstico

Reciclagem dos plsticos A reciclagem tem como maiores estmulos dois fatores: possibilita reduzir substancialmente o volume dos resduos urbanos a serem dispostos ou tratados, e permite a recuperao de valores contidos nesses resduos urbanos que, de outra forma, seriam perdidos (ROLlM, 2000). O autor destaca que, alm dos aspectos ambientais positivos obtidos, a reciclagem uma atividade que pode ser vivel economicamente, capaz de gerar ganhos econmicos, assim como gerar empregos, como, por exemplo, em cooperativas, onde realizada a triagem de lixo seco para a venda a empresas recicladoras. Segundo Kipper (2005), se for considerado o processo de reciclagem que o resduo plstico vai passar, existem apenas trs formas de classificao, cada uma delas com uma relao clara com o processo de transformao utilizado para a reciclagem de plsticos. Ela se divide da seguinte forma: Reciclagem energtica: consiste na recuperao da energia contida nos plsticos na forma de energia eltrica ou trmica mediante a destruio do resduo plstico por combusto. Segundo Bordonalli (2007), atualmente, no Brasil, ainda no se faz reciclagem energtica. Pereira (2002) considera como dificuldades para implantar esta alternativa de reciclagem de plsticos o alto custo de uma planta, os altos custos de coleta e triagem dos resduos plsticos, a possibilidade de produzir grande poluio da gua e do ar, barreiras polticas e a sua aplicao somente em grande escala. Reciclagem qumica: tem como fundamento a decomposio dos resduos plsticos, usando-se de processos qumicos ou trmicos, em petroqumicos bsicos: monmeros ou misturas de hidrocarbonetos que servem como matria-prima em refinarias ou centrais petroqumicas, para a obteno de produtos nobres de elevada qualidade. Devido ao seu

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

alto custo de instalao e operao existem poucas plantas de reciclagem qumica em operao no mundo, a maior parte delas se concentra na Alemanha (PEREIRA, 2002). Reciclagem mecnica: responsvel pela grande reciclagem industrial existente, baseia-se na converso dos descartes plsticos em grnulos que podem ser reutilizados na fabricao de outros produtos. De acordo com Rolim (2000), algumas vantagens, como o fato de que seja um negcio acessvel a pequenos e mdios empresrios, que a tecnologia envolvida na reciclagem mecnica para a produo de itens de reduzido grau de exigncia tcnica (baldes, vassouras, sacos de lixo, etc.) seja facilmente absorvida, ou que o sistema funcione em base a processos fsicos, permitindo que os cuidados ambientais requeiram investimentos menores em comparao aos outros processos, fazem deste tipo de reciclagem o mais difundido no Brasil. Por estas razes, assim como pelo fato de o PEAD ser termoplstico, os quais se caracterizam por, sob presso e calor, passarem por uma transformao fsica, sem sofrerem mutao em sua estrutura qumica e se tomarem reversveis, podendo ser reaproveitados em novas moldagens, a reciclagem mecnica converte-se hoje em dia no Brasil como a opo mais vivel de reciclagem para os frascos plsticos ps-consumo de leo lubrificante. As etapas bsicas de um sistema de reciclagem mecnica so: separao e triagem dos diferentes plsticos, moagem, lavagem para retirada de sujeiras e restos de contedo, secagem e extruso.

METODOLOGIA Uma palestra sobre educao ambiental foi ministrada para os alunos da 5 e 6 sries do ensino fundamental da Escola da URI, localizada dentro da URI Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Misses, Campus de Santo ngelo, no prdio 9, sala 9101, na parte da manh do dia 09 de novembro de 2009, segunda-feira, com as turmas dos professores Ktia Maria Correa do Nascimento e Emitrio da Rosa Neto com a presena de 84 alunos, para que os mesmos entendam como importante a reduo do consumo, a reciclagem de materiais, a coleta e reconhecimento dos diversos tipos de plsticos para ento encaminh-Ios para a reciclagem. Antes de iniciar a palestra foi passado o vdeo com durao de 21 minutos e 20 segundos sobre o documentrio The story of stuff - a histria das coisas, para sensibilizar os alunos em relao s questes ambientais provocadas pelo consumo exagerado de produtos e da busca de possveis solues, utilizando a educao ambienta! como coletar, separar e encaminhar os materiais. Foi ministrada uma palestra de 32 minutos sobre atitudes de educao ambiental, conceitos e as formas de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, demonstrando com slides os diferentes tipos de plsticos para que possam ser coletados, separados e posteriormente serem enviados para uma cooperativa de reciclados ou catador. Os alunos receberam um folder explicativo, para que possam reconhecer diariamente os tipos de plsticos em suas residncias e ser agentes difusores de atitudes ambientais, influenciando as demais pessoas. The story of stuff - A histria das coisas Um pequeno documentrio educativo chamado The story of stuff - a histria das coisas, foi apresentado para sensibilizar os alunos da 5 e 6 sries do ensino fundamental da Escola da URI, sobre as questes ambientais e as consequncias sociais provocados pelo consumo acelerado de

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

novos produtos e pelo descarte inconseqente dos produtos fora de moda ou tecnologicamente ultrapassados pelo mercado. O vdeo utiliza uma linguagem objetiva e de fcil entendimento para os alunos, demonstrando com clareza que os recursos naturais disponveis para o sistema produtivo so finitos e insuficientes para atenderem demanda da populao. A cadeia produtiva imposta pelo sistema econmico tem causado grande parte dos desequilbrios ambientais do planeta, seja pelo desmatamento, seja pela destruio da flora e da fauna, seja poluio do ar, da terra, das guas, provocados pela extrao de recursos naturais e do descarte de resduos slidos e lquidos. O documentrio apresenta importantes informaes sobre questes ambientais e sociais em relao ao consumo de produtos, conscientizando-nos a respeito dos problemas e das solues sustentveis, como a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, reduo do consumo de produtos e alternativas de energia renovveis, como a energia elica e solar. A educao ambiental vem contribuir para que todos possam desenvolver aes, como separar o lixo, reciclar materiais, reduzir o consumo de produtos, promovendo alternativas viveis para a sobrevivncia do planeta e da espcie humana. Palestra sob educao ambiental Os centros urbanos produzem uma grande quantidade de lixo, muitas vezes sendo depositados em locais abertos ou inapropriados, produzindo doenas e poluio. Muitas campanhas de educao ambiental tm despertado a ateno para o problema do lixo, pois so dejetos que podem prejudicar o meio ambiente e sua reduo se dar com investimentos em coleta seletiva e reciclagem de materiais, como papel, vidro, plstico, ferro, ao e alumnio. Sob este enfoque, foi ministrada uma palestra para os alunos da 5 e 6 sries do ensino fundamental da Escola da URI, sobre os conceitos de educao ambiental, padres de consumo e de produo, reciclagem e reaproveitamento de materiais, questes e solues ambientais, provocando um questionamento sobre a realidade ambiental e formas de atuao. Atravs dos 3 Rs do controle do lixo, pode-se reduzir o lixo com a reduo do consumo de produtos desnecessrios, evitando assim o desperdcio, ou ento, reutilizando de maneira criativa um produto que seria descartado, como um papel riscado, um envelope usado, uma roupa velha ou uma garrafa plstica, ou ainda, reciclar materiais pois uma forma de reduzir e reusar, pois transforma materiais usados em novos produtos para o consumo, reduzindo a extrao de recursos naturais e preservando o meio ambiente. Outro aspecto importante da palestra, foi despertar o interesse dos alunos para os diferentes tipos de plsticos que esto nas embalagens dos produtos que so descartados diariamente. Uma das atitudes de educao ambiental coletar e conhecer esses resduos plsticos para que possam ser armazenados nas residncias, nos condomnios ou nas escolas e ser encaminhados para uma cooperativa de reciclados ou catadores, oportunizando a gerao de renda e a reciclagem. Elaborao e distribuio do folder Na palestra dirigida aos alunos da 5 e 6 sries da Escola da URI, os mesmos foram orientados a separarem o lixo em suas residncias, especialmente as embalagens plsticas, identificadas por um tringulo com uma numerao especfica ou pelas siglas PET, PEAD,Vou PVC, PE8D e PED8L, PP, OS e EVA, publicadas em um folder e distribudo aos presentes, para que

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

10

reconheam e separem os vrios tipos de plsticos e posteriormente encaminhem para os catadores ou uma cooperativa de reciclados para procederem a viabilizao econmica e industrial da reciclagem.

Esse processo educativo deve estar presente no dia-a-dia de cada cidado, seja nas escolas, nas empresas, nos condomnios, nas residncias, tornar-se uma atitude responsvel de educao ambiental para a preservao do meio ambiente. Muitas empresas esto envolvidas em prticas de responsabilidade social e ambientar ao longo do processo produtivo, tendo a capacidade de ouvir e atender aos interesses da coletividade sem afetar o meio ambiente. CONCLUSO cada vez mais presente a responsabilidade que devemos ter com o lixo que produzimos diariamente em nossas casas em relao degradao do meio ambiente e do volume de lixo disposto nos aterros. Muito tem se falado em coleta seletiva de resduos e programas de reciclagem para preservar os recursos naturais e inserir novamente os materiais reciclveis para o reaproveitamento no processo produtivo das indstrias, atravs de campanhas educativas para mobilizar a comunidade. Esse processo educativo somente possvel com uma educao ambiental efetiva, crtica e transformadora de cidados conscientes em relao aos problemas ambientais capazes de interagir entre a atual sociedade de consumo e as solues para o meio ambiente. Neste aspecto importante a promoo da educao ambienta I atravs da interdisciplinaridade. Nas diferentes e diversas disciplinas ministradas na escola deve-se utilizar os contedos programticos e direcion-los para que os alunos possam resolver um problema concreto ou compreender um fenmeno sob diferentes pontos de vista, buscando construo de um cidado crtico e participante. As aes conjuntas aliadas formao contnua em educao ambiental constituir-se-o em exemplos de responsabilidade a ser seguido pelos alunos em relao ao meio ambiente fazendo com que adquiram uma personalidade prpria e possam responder s futuras situaes, frente as quais devero posicionar-se. Precisamos entender que esses alunos da 5 e 6 sries esto saindo da infncia e transformando-se em pr-adolescentes; indivduos autnticos, verdadeiros, espontneos, questionadores e participantes. Sensveis s questes ambientais. Cabe, portanto, famlia, escola, s universidades, s instituies pblicas e privadas cumprirem seu papel e atuarem com responsabilidade, socializando as questes ambientais para que a comunidade participe ativamente e seja beneficiada. A palestra serviu para conscientizar a populao escolar, atravs da educao ambiental, despertando a preocupao em relao ao consumismo e quanto ao desafio de reconhecer e coletar o plstico, para que os resduos possam ser separados corretamente nas residncias, contribuindo efetivamente com as atitudes e transformaes necessrias preconizadas e defendidas pela Educao Ambienta!. Reconheceram que possvel promover a reutilizao do plstico em seu dia-a-dia, aproveitando melhor e mais vezes a mesma embalagem ou at mesmo reduzir a circulao de alguns plsticos, como as sacolas plsticas substituindo-as pelas sacolas retornveis confeccionadas em algodo.

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

11

Outro aspecto importante foi o documentrio The story of stuff - a histria das coisas, sensibilizando os alunos quanto importncia da reciclagem de resduos slidos reciclveis para a reduo dos impactos ambientais, especialmente no aspecto de reduo do consumo exagerado de adquirir produtos e descart-Ios na natureza sem nenhuma responsabilidade ou reavaliao desta atitude em relao ao planeta. Todas essas aes s tero sucesso se os resduos slidos reciclveis, como o plstico, chegarem em seu destino final para reciclagem, seja atravs da coleta seletiva de lixo, seja pela conscincia ambientar dos alunos que promoveram a coleta, o reconhecimento, a separao e a destinao do resduo para uma cooperativa ou catadores, promovendo uma ao solidria e responsvel com as pessoas que precisam deste material para obter renda e tendo a certeza que o resduo voltar para o processo produtivo das indstrias, reduzindo o impacto que as mesmas provocam ao retirarem suas matrias-primas da natureza. Esse trabalho tambm proporcionou a criao de um folder educativo, permitindo aos alunos, visualizarem os diferentes tipos de plsticos para ento coletarem e reconhecerem, como se fosse um pequeno manual em educao ambiental, permitindo que todos a sua volta possam contribuir com essa atitude ambientalmente correta que a reciclagem.

REFERNCIAS
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Resduos Slidos classificao. NBR-10.004. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Embalagens e acondicionamentos plsticos reciclveis Identificao e simbologia. NBR - 13.230. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. BORDONALU, A. C. O. Reso de gua em indstria de reciclagem de embalagens plsticas: aspectos econmicos e ambientais em modelo de escala real. Tese de Doutorado. Faculdade de Engenharia Civil. UNICAMP, 2007. CALDERONI, S. Os bilhes perdidos no lixo. 4ed. So Paulo: Humanitas Editora FFLCH/USP, 2003. CARVALHO, I. C. M. Educao ambiental: a formao do sujeito ecolgico. So Paulo: Cortez, 2004. CURWELL, S.; COOPER, I. The implications of urban sustainability. Building Research and Information. V. 26, n 1, p. 17-28. 1998. EIGENHEER, E. M. Resduos slidos como um tema de educao ambiental. Revista ECO21. Edio 135. Rio de Janeiro. Disponvel em: <http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1700> Acesso em: 07 nov. 2009. GONALVES, P. GESTO de Resduos Slidos: Conceitos, Experincias e Alternativas. In: Seminrio Cadeia Produtiva da Reciclagem e Legislao Cooperativista, Juiz de Fora, 2006. GUIMARES, Mauro. A dimenso da Educao Ambiental na Educao. Rio de Janeiro: Papirus, 2000. 107p. GNTHER, W. M. R. MINIMIZAO de resduos e educao ambiental. In: Seminrio Nacional de resduos slidos e limpeza pblica. Anais. Curitiba, 2000.

MATTOS et al., v(1), n1, p. 01 - 12, 2010 Revista Eletrnica em Gesto, Educao e Tecnologia Ambiental REGET-CT/UFSM

12

HENDRIKS, C.F. The building cycle. Ed. Aeneas. Holanda. 2000. 231 p. JOHN, V. M. Reciclagem de resduos na construo civil: Contribuio para metodologia de pesquisa e desenvolvimento. So Paulo, 2000. 113p. Tese (Livre Docncia) - Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. Departamento de Engenharia de Construo Civil. 2000. KIPPER, L.M. Aes estratgicas sistmicas para a rede sustentvel de reciclagem de plsticos. Dissertao de Doutorando. Faculdade de Engenharia de Produo. Universidade Federal de Santa Catarina, 2005. MONTEIRO, J. H. P. et al. Manual de Gerenciamento Integrado de resduos slidos. Coordenao tcnica Victor Zular Zveibil. Rio de Janeiro: IBAM, 2001. OLIVEIRA, Lvia de. O lixo urbano: um problema de percepo ambienta!. In: SIMPSIO ANUAL DA ACIESP, 7., 1983, So Paulo. Anais... So Paulo: ACIESP, 1983. V.2, p. 48-71. PEREIRA, F.A.G. Um estudo sobre reciclagem de embalagens plsticas de leo lubrificante ps-consumo. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE. 2002. PESTANA, Ana Paula da Silva. Educao Ambiental e a Escola, uma ferramenta na gesto de resduos slidos urbanos. Curso Online Gesto de Resduos Urbanos do CENED. Revista Educao Ambiental em Ao. N 21 - 02/09/2007. ISSN 1678-0701. Disponvel em <http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=506&class=20> Acesso em: 07 nov. 2009. PINTO, T. P. Metodologia para a gesto diferenciada de resduos slidos da construo urbana. So Paulo, Escola Politcnica, Universidade de So Paulo, Tese (Doutorado). 1999. 189p. 1999. PIRES, A. S. Reciclagem de frascos plsticos de postos de gasolina. Disponvel em: <http://www.fiec.org.br/iel/bolsaderesiduos/Artigos/Artigo_Reciclagem_de_ Plasticos.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2010. PLASTIVIDA. Reciclagem mecnica. 2009. Disponvel http://www.plastivida.org.br/2009/Reciclagem_Mecanica.aspx . Acesso em: 21 fev. 2010. REIGOTA, M. Meio Ambiente e representao social. 2.ed. So Paulo: Cortez, 1997. ROLlM, A. M. A reciclagem de resduos plsticos ps-consumo em oito empresas do Rio Grande do Sul. Dissertao de Mestrado. Programa de PsGraduao em Administrao da Escola de Administrao. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000. SANTOS, et aI. Tendncias e desafios da reciclagem de embalagens plsticas. In: Polmeros: Cincia e tecnologia, v.14, n. 5,2004. SO PAULO (Estado) Secretaria do Meio Ambiente. Agenda 21 Global: Captulo 21 - Manejo ambientalmente saudvel dos resduos slidos e questes relacionadas com os esgotos. Disponvel em: <http://www.ambiente.sp.gov.br/uploads/arquivos/agenda21/agenda_21.doc> Acesso em: 21 fev. 2010. SAUV, L. Pour une ducation relative I'environnement. Qubec: Limite, 1994. SILVA, P. P. L. et aI. Dicionrio brasileiro de cincias ambientais. 2 ed. Rio de Janeiro: Thex, 2002. em:

Вам также может понравиться