Вы находитесь на странице: 1из 43

Flvia Almeida Imoto

CINEMA INDGENA: AS POSSIBILIDADES DE UM NOVO ESPAO DE RESISTNCIA CULTURAL.

CELACC/ECA USP 2009

Flvia Almeida Imoto

CINEMA INDGENA: AS POSSIBILIDADES DE UM NOVO ESPAO DE RESISTNCIA CULTURAL.

Trabalho de concluso do curso de ps-graduao em Gesto de Projetos Culturais e Organizao de Eventos produzido sob a orientao da Prof. Fabiana Felix do Amaral e Silva.

CELACC/ECA USP 2009

AGRADECIMENTOS

Prof. Fabiana Felix do Amaral e Silva pela dedicao, compreenso e incentivo, fundamentais para a elaborao desta pesquisa. Aos professores do Celacc, por compartilharem seus conhecimentos e experincias. ONG Vdeo nas Aldeias, pela disponibilidade no fornecimento de dados e informaes. minha famlia, pelo apoio em todos os momentos.

SUMRIO

INTRODUO 1. POVOS ORIGINRIOS DO BRASIL 2. VDEO NAS ALDEIAS 3. CULTURA EM TRANSFORMAO 4. PERSPECTIVA DIALTICA 5. A REPRESENTAO INDGENA 6. ANLISE DOS FILMES VDEO NAS ALDEIAS CONSIDERAES FINAIS REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANEXOS

6 8 9 10 11 13 17 19 21 23

Cinema indgena: as possibilidades de um novo espao de resistncia cultural. Flvia Almeida Imoto1 RESUMO Este artigo analisou o fenmeno da produo videogrfica dos povos indgenas, no contexto da ONG Vdeo nas Aldeias VnA. A anlise dos filmes e documentrios produzidos buscou verificar as influncias das mdias alternativas na cultura indgena e a sua contribuio para a criao de um espao de resistncia poltica e cultural. Tendo em vista o conceito gramsciano de culturas subalternas, hoje os povos indgenas se encontram subjugados dentro da lgica hegemnica. A partir dessa auto-representao videogrfica em que os prprios ndios registram e editam suas imagens, passando de objetos a sujeitos do discurso possvel averiguar tambm o surgimento de uma esttica e de um discurso indgena no modo de filmar. PALAVRAS-CHAVE: Povos indgenas, cultura, cinema, representao. ABSTRACT This article has analyzed the phenomenon of videographic production of indigenous people, in the context of the non-governmental organization Vdeo nas Aldeias - VnA. The analysis of the films and documentarys produced searched to verify the influences of the alternative media in the indigenous culture and your contribution to the creation of an area of cultural and politic resistance. In view of the Gramsci concept of subaltern cultures, nowadays indigenous people are subjugated inside the hegemonic logic. From this videographic auto representation in what the indians himself register and edit your images, passing from object to subject of the discourse, is possible to inquire the creation of an esthetic and an indigenous discourse on how to shoot. KEY WORDS: Indigenous people, culture, cinema, representation.
Graduada em Comunicao Social - Jornalismo na Faculdade Csper Lbero (MTB 47.835) E-mail: flavia.imoto@yahoo.com.br.
1

RESMEN Este artculo analis el fenmeno de la production videogrfica de los pueblos indgenas, en el contexto de la ONG Vdeo nas Aldeias VnA. El anlisi de las pelculas y documentales producidos intent verificar las influencias de las mdias alternativas en la cultura indgena y s contribucin para la creacn de un espacio de resistencia poltica y cultural. Mirando el concepto gramsciano de las culturas subordinadas, hoy los pueblos indigenas encuentranse subjugados dentro de la lgica hegemnica. A partir de s auto-representacn videogrfica en la que los propios indios registran y editan ss imagenes, pasando de objectos a sujectos del discurso, es posible verificar el surgimento de una esttica y de un discurso indgena sobre la forma de disparar. PALABRAS CLAVE: Pueblos indgenas, cultura, cine, representacin.

INTRODUO O presente trabalho trata das relaes estabelecidas entre os povos indgenas2 e com a sociedade em geral a partir da utilizao de novas tecnologias no registro flmico das suas narrativas ancestrais e tambm contemporneas. Nesse processo surgem novas possibilidades para a auto-representao indgena, uma vez que o objeto se transforma em sujeito da ao, mostrando a sua viso de mundo. No perodo colonial os povos indgenas eram apresentados como exticos ou hostis, segundo uma perspectiva etnocntrica que via os ndios como seres primitivos dotados de caractersticas biolgicas, psquicas e culturais indesejveis, devendo ser assimilados (RIBEIRO, 2009: p. 213).

Apesar de ser fruto do equvoco histrico dos primeiros colonizadores que, tendo chegado s Amricas julgaram estar na ndia, o termo ser utilizado no artigo como sinnimo de povos originrios, devido ao uso continuado, at mesmo por parte dos prprios indgenas.

Assim, a assimilao e o domnio dos povos indgenas foram realizados principalmente pela Igreja, com a prtica das catequeses e pelos bandeirantes, que capturavam os ndios pelo interior do Pas. A partir do sculo XVIII, so criadas instituies governamentais, como o Servio de Proteo do ndio (SPI) e mais recentemente a FUNAI (Fundao Nacional do ndio), com a funo de integrar os povos indgenas sociedade nacional. Atualmente se destaca o trabalho desenvolvido pelas Organizaes No Governamentais junto aos povos indgenas. Nesse contexto, a ONG Vdeo nas Aldeias (VnA) desenvolve um projeto que envolve a realizao de oficinas de filmagem e de edio se tornando um centro de produo de vdeos e uma escola de formao audiovisual para os povos indgenas. Hoje o VnA possui uma coleo de mais de 70 vdeos, sendo a metade de autoria indgena. De acordo com o conceito gramsciano de culturas subalternas os povos indgenas ainda se encontram subjugados ao poder hegemnico, sendo uma minoria tnico-cultural que luta para ser reconhecida como sujeito poltico, mantendo suas caractersticas originrias e o direito de permanecer em seus territrios.
Gramsci estava convencido de que somente por meio do desenvolvimento de uma conscincia histrica da realidade e de uma ao poltica voltada a elevar a condio intelectual e moral das massas se poderia chegar a uma sociedade realmente civil capaz de humanizar-se plenamente e de autogovernar-se. (SEMERARO, 2006: p. 92, grifos do autor).

O processo de realizao dos filmes pelos indgenas possibilita uma reinterpretao do passado, gerando uma reflexo sobre o seu papel na atualidade. Nesse sentido, alguns vdeos so produzidos por eles como ferramenta de denncia, sendo disponibilizados em sites na internet, participando de festivais e mostras de cinema. Segundo a perspectiva dialtica, foi realizada a anlise de cinco filmes produzidos pela ONG Vdeo nas Aldeias, visando verificar o olhar diferenciado dos indgenas no processo de construo dos filmes, desde a escolha dos temas abordados at a seleo das imagens. Em paralelo tambm se desenvolve um breve panorama da representao indgena ao longo da histria, do perodo colonial s atuais produes do cinema nacional. Com o surgimento de um novo tipo de viso cinematogrfica, segundo o olhar dos povos originrios, se faz necessrio analisar os impactos causados na cultura indgena, as influncias

nas formas de auto-percepo e, principalmente, as possibilidades de constituio de um novo espao de resistncia.

1. POVOS ORIGINRIOS DO BRASIL Segundo estimativas, quando os portugueses chegaram ao Brasil h cerca de 500 anos a populao indgena compreendia por volta de 2 a 4 milhes de indivduos, divididos em mil diferentes tribos. Hoje restam em torno de 230 tribos indgenas, totalizando aproximadamente 700.000 pessoas. No perodo colonial a escravido dos povos indgenas predominou ao longo de todo o primeiro sculo, somente no sculo XVII, a escravido negra viria a sobrepuj-la (RIBEIRO, 2006: p. 88). Nesse contexto, a Igreja, com a prtica da catequese, proibia o uso das lnguas e dos rituais originrios, deslocando os povos indgenas de suas terras. Assim, se inicia o genocdio dos povos originrios, em meio escravido, aos conflitos armados, s epidemias e desorganizao social e cultural, sendo construda a estrutura sobre a qual o Estado portugus consolidou o domnio sobre os povos indgenas. A partir do sculo XVIII, so criadas instituies com o objetivo de manter os povos indgenas sobreviventes sob a vigilncia do Estado brasileiro. Nesse sentido, em 1910 surge o Servio de Proteo do ndio (SPI), fruto das expedies da Comisso Rondon pelo interior do Pas, e atualmente a Fundao Nacional do ndio (FUNAI). Essa poltica estatal visava integrar os indgenas sociedade nacional, propiciando o seu desaparecimento enquanto grupo social distinto. Com a Constituio de 1988 os povos indgenas passaram a ter maior visibilidade poltica no Pas, sendo reconhecidos seus direitos originrios s terras e respeito aos seus costumes, lnguas e prticas culturais. Todavia, a precariedade do trabalho desenvolvido pelo Estado, motivou outros agentes da sociedade civil a se envolveram nos processos de formulao e execuo das polticas voltadas para os povos indgenas. Hoje essas organizaes, principalmente as ONGs (Organizaes No Governamentais), desenvolvem uma complexa rede de atividades atuando em projetos de auto-

sustentao econmica, programas de capacitao tcnica, formao de professores indgenas, recuperao e proteo de caractersticas scio-culturais e demarcao e vigilncia de terras. Atualmente cerca de 30% da populao indgena vive em reas urbanas, e j est, em maior ou menor extenso, integrada sociedade no-indgena. Por outro lado, segundo a FUNAI, ainda h tribos na Amaznia que no tm contato com o mundo no-indgena, sendo observadas distncia. 2. VDEO NAS ALDEIAS Criado em 1987, o projeto Vdeo nas Aldeias tem como objetivo o apoio s lutas dos povos indgenas para fortalecer suas identidades e seus patrimnios territoriais e culturais, por meio de recursos audiovisuais e de uma produo compartilhada com os povos indgenas. O VnA surgiu como um experimento realizado pelo indigenista e coordenador do projeto, Vincent Carelli, entre os ndios Nambiquara. Desde 1997 a ONG realiza oficinas de filmagem e de edio em algumas comunidades indgenas, disponibilizando equipamentos de exibio, cmeras de vdeo e criando uma rede de distribuio dos filmes produzidos. Em 2000, Vdeo nas Aldeias se constituiu como uma ONG independente, se tornando um centro de produo de vdeos e uma escola de formao audiovisual para povos indgenas. O VnA possui um acervo de mais de 3.000 horas de imagens de 40 povos indgenas brasileiros e uma coleo de mais de 70 vdeos, dentre os quais aproximadamente a metade de autoria indgena. Neste sentido, a ONG estabelece contratos de direitos autorais e de imagem com os realizadores e suas comunidades, que atribuem: 35% da receita de distribuio ao realizador por direitos autorais, 35% para a comunidade filmada por direitos de imagem e 30% para o Vdeo nas Aldeias para ser revertido na capacitao de realizadores indgenas. Para iniciar essa anlise foram apresentados alguns aspectos da representao imagtica dos ndios brasileiros ao longo da histria, nas obras do perodo colonial, na filmografia da Comisso Rondon e na recente produo do cinema nacional. Com isso, se objetiva uma contraposio com a viso dos realizadores indgenas de hoje. Com a introduo de novas tecnologias no ambiente indgena, surge a necessidade de se avaliar as possveis mudanas ocorridas no interior dos processos comunicacionais e nas formas

10

de percepo indgena, uma vez que a sua narrativa originalmente se faz pela linguagem oral. Neste sentido, diagnosticar os impactos do projeto na preservao das 190 lnguas e dialetos indgenas do Brasil. 3. CULTURA EM TRANSFORMAO Apesar de pertencerem a uma das matrizes formadoras do povo brasileiro (RIBEIRO, 2006: p. 28), os indgenas ainda so representados como seres primitivos, atrasados, destinados a desaparecer. Dentro da lgica do capitalismo, os povos indgenas certamente esto deslocados, sendo uma minoria tnico-cultural que luta por um espao reconhecido pela sociedade.
Do ponto de vista de sua identificao social, a minoria apresenta-se sempre in statu nasceni, isto , na condio de uma entidade em formao que se alimenta da fora e do nimo dos estados nascentes. Mesmo quando j existe h muito tempo, a minoria vive desse eterno recomeo (SODR, 2005: p. 13).

Segundo a FUNAI (Fundao Nacional do ndio), atualmente existem 225 comunidades indgenas no Brasil, com 460 mil ndios, representando 0,25% da populao brasileira. Este dado populacional considera somente os indgenas que vivem em aldeias, havendo estimativas de que, alm destes, h entre 100 e 190 mil vivendo fora das terras indgenas, inclusive em reas urbanas. H tambm 63 referncias de ndios ainda no-contatados, alm de existirem grupos que esto requerendo o reconhecimento de sua condio indgena junto ao rgo federal indigenista. De acordo com o conceito gramsciano de culturas subalternas, um grupo classificado pelo lugar que ocupa na estrutura produtiva, conforme os parmetros culturais e econmicos das classes hegemnicas.
Sempre que o sujeito social (o povo) se define por oposio s classes hegemnicas, a cultura se define pela mesma oposio quilo que oficial (pertencentes elite dominante), caracterizando-se como subalterna (prpria das classes subalternas). (FERREIRA, 2007: p. 7)

11

Os povos indgenas se encontram subjugados, em conflito com o poder hegemnico, que se apropria no s da representao da sua cultura, mas tambm do seu espao territorial. Nesse contexto, para Gramsci de extrema importncia a constante reflexo entre os subalternos para se criar uma percepo de mundo real, de acordo com o tempo e lugar em que se atua. Alm de tomar conscincia, o oprimido precisa se organizar para poder definir a sua prpria histria, atravs da prxis filosfico-poltica (SEMERARO, 2000: p. 9). A influncia indgena est presente em diversos aspectos da cultura brasileira, como no idioma, nas fbulas, no artesanato e nos hbitos alimentares. Todavia, a cultura indgena muitas vezes interpretada atravs de um conceito ultrapassado de tradio como algo imutvel. Segundo Eduardo Granja Coutinho (2005: p. 88), no pensamento hegemnico, a cultura
um objeto, uma pea de coleo ou uma mercadoria, desconsiderando o processo pelo qual o homem, por meio de sua prxis criadora, transforma ativamente a realidade cultural.

Assim, nenhuma cultura deve ser conservada ou mantida fora do movimento das transformaes que ocorrem na sociedade, pois ela se expressa na vida cotidiana. Nessa perspectiva, para resistir e garantir a sua identidade cultural, hoje os povos indgenas se encontram em meio a um processo de ruptura com o passado em busca de uma nova forma de se expressar, uma reinterpretao dos signos do passado (COUTINHO, 2005, p. 95). Ao longo da histria, a representao dos elementos indgenas nas artes plsticas, literatura, televiso e cinema tende a reforar esta noo de patrimnio mtico e de bem cultural alheio aos debates modernos. Algo que recebemos do passado com tal prestgio simblico que no
cabe discuti-lo (Canclini, 1998: p.160). Com isso, o que ainda predomina nos meios

hegemnicos de comunicao a propagao de um imaginrio estereotipado sobre os povos indgenas do Brasil.

4. PERSPECTIVA DIALTICA Conforme a perspectiva dialtica, onde a relao entre o sujeito e o objeto pesquisado essencial, foram realizadas anlises e interpretaes de cinco filmes produzidos pela ONG Vdeo nas Aldeias: Vdeo nas Aldeias, 10, de 1989, Antropofagia Visual, 17, de 1994, Wapt

12

Mnhn: Iniciao do Jovem Xavante, 75, de 1999, Shomtsi, 42, de 2001 e Uma escola Hunikui, 3, de 2008. A partir do acervo de mais de 70 vdeos do VnA (conforme Anexo 4), foram selecionados dois filmes que apresentam os objetivos e a evoluo produtiva da ONG ao longo dos anos (Vdeo nas Aldeias e Antropofagia Visual). J os filmes Wapt Mnhn: Iniciao do Jovem Xavante, Shomtsi e Uma escola Hunikui fazem parte da seleo por terem sido produzidos por realizadores indgenas, das etnias Xavante, Ashenika e Hunikui, sendo uma amostra representativa do recente fenmeno da auto-representao indgena. Considerando-se a realidade imediata, o objeto do conhecimento, no caso os filmes, integraram em si mesmo as explicaes das quais eram referncia, assim o ponto de partida foi o concreto vivente:
O materialismo dialtico parte da relao dialtica entre sujeito e objeto. Isto , para este mtodo a verdade no uma entidade a-histrica que pode ser encontrada ao lado do objeto ou do sujeito. Para este mtodo o conhecimento no pode ser concebido fora de um processo no qual o objeto e o sujeito se transformam mutuamente (FERREIRA, 2006: p. 114).

A dialtica reconhece o carter histrico e relativo do conhecimento e, neste sentido, foram analisados alguns aspectos da representao imagtica dos ndios brasileiros ao longo da histria, confrontando com a viso dos realizadores de hoje. Esse recorte buscou evidenciar os processos conflituosos entre os setores hegemnicos e subalternos nos meios de comunicao. Tendo em vista o conceito de filosofia da prxis, para confrontar alguns conceitos tericos com a prtica foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e fechadas com os coordenadores da ONG Vdeo nas Aldeias, Vincent Carelli e Mari Correa e com o professor e realizador indgena Isaac Ashaninka.

13

5. A REPRESENTAO INDGENA

ndios Bororos (1910), imagem de autor desconhecido, pertencente ao acervo da Comisso Rondon.

Desde o perodo colonial se busca retratar e interpretar o modo de vida dos povos indgenas brasileiros e, certamente, a viso europia no sculo XVI e XVII era de estranheza, medo e ao mesmo tempo curiosidade em relao aos ndios. Nesse contexto, os artistas que viajaram para o Brasil produziram representaes que mostravam os indgenas como povos exticos e, acima de tudo, antropfagos. As imagens que mostravam o canibalismo como costume dos povos nativos do Brasil foram amplamente divulgadas na Europa, construindo um imaginrio que acentuava a oposio entre os europeus civilizados e os indgenas selvagens.

14

O corpo despedaado - xilogravura, annimo, data desconhecida e Mulheres e crianas indgenas tomando mingau preparado com as tripas do prisioneiro sacrificado - xilogravura, annimo, data desconhecida.

J no incio do sculo XX, a Comisso Rondon, chefiada pelo General Cndido Mariano da Silva Rondon, adentra o serto brasileiro encontrando vrios grupos indgenas que ainda no tinham contato com a civilizao. A Comisso Rondon tinha como tarefa principal a construo das redes telegrficas do Mato Grosso ao Amazonas, porm neste trabalho tambm foi possvel a realizao de levantamentos geogrficos, da fauna, flora e etnografia. Neste sentido, Rondon cria o Servio de Proteo ao ndio (SPI), projeto que tinha como objetivo integrar as populaes indgenas ao processo produtivo do Brasil. No Servio de Proteo ao ndio, Rondon monta uma seo de cinema e fotografia com a funo de construir um registro imagtico dos povos que habitavam o interior do pas. Assim, segundo o pesquisador Fernando do Tacca (2001: p. 21) as imagens produzidas pela Comisso Rondon retratavam o ndio de acordo com trs perspectivas: o bom selvagem, o pacificado e o
integrado/aculturado.

15

Fotogramas do filme Inspetoria de Fronteiras (1938), de Thomaz Reis.

Fotogramas do filme Ronoru, selvas do Xingu (1924), de Thomaz Reis.

Nesse contexto, a imagem do bom selvagem atende s expectativas estrangeiras, construindo o mito da origem da brasilidade ligada ao selvagem, natureza. O ndio pacificado, por outro lado, representa o domnio sob o selvagem, demonstrando populao urbana que eles no so uma ameaa ao mundo civilizado. J a imagem do indgena integrado ou aculturado se enquadra na expectativa positivista de transformar os ndios em trabalhadores (TACCA, 2001). O cinema brasileiro tem como uma de suas caractersticas propor leituras crticas sobre as problemticas sociais do Pas a partir das relaes entre os colonizadores europeus, os escravos e a populao indgena. Entre os filmes que abordam as relaes entre o homem branco e os ndios no Brasil, destacam-se: "Como Era Gostoso Meu Francs" (1970) de Nelson Pereira dos Santos, Uir, Um ndio em Busca de Deus" (1974) de Gustavo Dahl, Anchieta, Jos do Brasil (1978) de Paulo Csar Saraceni, O Caador de Esmeraldas (1979) de Osvaldo Oliveira, Bye Bye Brasil

16

(1979) de Carlos Diegues, Iracema, Uma Transa Amaznica (1980) de Jorge Bodansky e Orlando Senna, ndia, A Filha do Sol (1982) de Fbio Barreto, Avaet, Semente da Violncia (1985) de Zelito Vianna, Kuarup (1989) de Ruy Guerra, Brincando nos Campos do Senhor (1991) de Hector Babenco, Yndio do Brasil (1995) de Sylvio Back, O Guarani (1996) de Norma Bengell, Hans Staden (1999) de Luiz Alberto Pereira, Brava Gente Brasileira (2000) de Lcia Murat, Caramuru, A Inveno do Brasil (2001) de Guel Arraes, Serras da Desordem (2006) de Andrea Tonacci e Terra Vermelha (2008) de Marco Becchis, coproduo entre Brasil e Itlia. Todos estes filmes mostram os aspectos negativos do contato e intercmbio cultural entre o colonizador e as populaes indgenas no Brasil. A produo mais recente com essa temtica Corumbiara (2009) do diretor Vincent Carelli, que tambm atua como coordenador da ONG Video nas Aldeias, em Olinda. O longametragem mostra a sua investigao, ao longo de 10 anos, sobre o massacre ocorrido em 1985 a um grupo de ndios isolados da Gleba Corumbiara, no sul de Rondnia. As imagens captadas no documentrio "Corumbiara" evidenciam que a explorao dos territrios indgenas ainda ocorre de acordo com mesmas prticas implantadas pelos colonizadores portugueses h cinco sculos.

Imagens dos filmes Terra Vermelha e Corumbiara.

Na busca por uma representao mais realista da imagem do ndio, o cinema nacional contemporneo tem produzido filmes que trazem tona uma viso mais crtica sobre os conflitos indgenas. Neste sentido, o cinema vem contribuindo para a desmitificao do conceito de patrimnio, mencionado por Nestor Garcia Canclini em Culturas Hbridas; onde a cultura indgena se apresenta alheia aos debates sociais.

17

6. ANLISE DOS FILMES VDEO NAS ALDEIAS Vdeo nas Aldeias (1989, 10, gravado em S-VHS - Direo e fotografia: Vincent Carelli) apresenta um panorama do projeto Vdeo nas Aldeias, iniciado em 1987, mostrando como quatro grupos indgenas brasileiros (Nambiquara, Gavio, Tikuna e Kaiap) incorporaram o uso do vdeo nos seus projetos polticos e culturais. No filme, percebe-se o uso de um discurso tradicional de documentrio, onde os prprios ndios tratam dos seus interesses, gravando depoimentos e denunciando os assassinatos cometidos por garimpeiros e fazendeiros. Neste primeiro momento do projeto os ndios ainda fazem um uso instrumental do vdeo. Antropofagia Visual (1994, 17, Betacam-SP / NTSC - Direo: Vincent Carelli) mostra os ndios Enaun-Nau, um grupo ainda isolado, de 240 pessoas, que vivem no norte do Mato Grosso. No incio, o filme apresenta a reao bem-humorada e cmica dos ndios chegada do projeto Vdeo nas Aldeias. Diante das cmeras eles fazem encenaes, que primeira vista parecem ter uma conotao sexual, mas na verdade servem para divertir os demais membros do grupo. Aps assistirem TV ficam fascinados com os filmes de fico e, a partir do momento que entendem que os personagens no sofrem ou morrem de verdade, eles decidem encenar atravs do vdeo a histria do ataque que sofreram dos ndios Cinta-larga. Com a representao eles puderam contar o que lhes ocorreu, os detalhes das mortes, como agiam os Cinta-larga, que eram antropfagos. Neste sentido, os Enaun-Nau demonstram o desejo de fazer um filme sobre o encontro que tiveram com um grupo de garimpeiros. No filme Os Invasores, eles encenam como encontraram e mataram os garimpeiros, mostrando a viso indgena sobre as invases dos seus territrios. Em Antropofagia Visual, Vincent Carelli diz que o esprito performtico e a catarse
coletiva esto presentes em vrios cerimoniais indgenas, facilitando o encontro com a linguagem

cinematogrfica. Assim, eles se sentem vontade para contar suas histrias e mitos, transmitindo seu conhecimento atravs de meios eletrnicos. Ao comparar os dois filmes, se percebe o desenvolvimento de uma fico sobre o cotidiano, utilizando uma nova linguagem. Um elemento diferenciador destes documentrios que no existem comentrios externos, apenas as falas dos ndios so apresentadas.

18

Imagens do filme Antropofagia Visual.

Em 1997 se realiza a primeira oficina de formao de cineastas indgenas na aldeia Xavante de Sangradouro. A partir dessa etapa, o projeto comea a produzir e distribuir os filmes realizados pelos prprios ndios. Nesse contexto, no filme Wapt Mnhn: Iniciao do Jovem Xavante (1999, 75) quatro Xavantes e um Suy do Mato Grosso usam a cmera para registrar o ritual de furao das orelhas de jovens Xavante. Os cinegrafistas indgenas, Divino Tserewahu, Bartolomeu Patira, Caimi Waiass, Jorge Protodi e Winti Suy, a princpio utilizam um formato tradicional, com o uso de letreiros informativos, depoimentos para a cmera e falas em off com legendas. Porm, o diferencial do filme est na intimidade dos depoimentos que eles obtm, na forma como os realizadores ndios se apresentam e comentam as suas dificuldades de filmagem. Nesse processo de aprendizado audiovisual, so passadas instrues sobre corte, planos, construo de um ponto de vista e de um personagem. Apesar da interferncia dos coordenadores, com a apropriao da cmera pelos ndios eles passam de objeto a sujeito da ao, participando e intervindo nas formas de percepo da sua cultura. Com o desenvolvimento do projeto, os realizadores indgenas percebem que tambm podem filmar a sua vida cotidiana, suas tarefas dirias, sem se restringir em retratar seus rituais e festas. De acordo com Mari Correa, co-diretora da ONG Vdeo nas Aldeias:
O conceito de cultura foi se ampliando na medida em que aprofundava a discusso: falar sua lngua, o jeito de cuidar dos filhos, de fazer sua roa, de preparar sua comida, as coisas em que se acredita, as histrias, os valores foram aparecendo como elementos e manifestaes de cultura. (CORREA, 2009, Anexo 2)

19

Neste sentido, Shomtsi (2001, 42), do realizador indgena Valdete Pinhanta, um bom exemplo na forma como registra o tempo cotidiano do seu tio Shomtsi, um Ashenika da fronteira do Brasil com o Peru. O filme registra o cotidiano de Shomtsi: acordar, passar o urucum no rosto, ir pra roa com os filhos, mascar coca e fumar tabaco, ir tomar banho no rio, beber caissuma. Na opo em representar um tempo mais lento, j se percebe a construo de uma narrativa em conformidade com a viso de mundo indgena. Em Uma escola Hunikui (2008, 3), o realizador Zezinho Yube fala sobre o perodo em que os Hunikui no podiam falar a sua lngua nem praticar as suas danas. Hoje, ele mostra que os professores indgenas esto pesquisando a sua cultura e ensinando para as crianas. O filme registra o empenho da aldeia em manter sua lngua de origem. O Brasil tem 190 lnguas indgenas, que hoje so vistas como patrimnio cultural. Tanto que em 2010 o IBGE incluir pela primeira vez as lnguas indgenas nas perguntas do Censo. CONSIDERAES FINAIS

O Livro das rvores, 1999, ndios Ticuna retratam um homem na canoa, menor do que os peixes, ressaltando a importncia da natureza.

20

O projeto desenvolvido pela ONG Vdeo nas Aldeias h 22 anos viabiliza um contato mais prximo com a realidade da vida indgena, mostrando todas as suas diferenas e semelhanas. A princpio os vdeos tinham como objetivos servir como ferramenta para a divulgao e preservao das tradies indgenas e possibilitar o intercmbio entre os povos que viviam isolados ou que no se conheciam. Porm, a partir do momento em que esses novos sujeitos do discurso invertem o ponto de vista da cmera se desenvolve uma outra forma de percepo da cultura indgena, sem os estigmas do perodo colonial e do incio do sculo XX, mas tambm diferente da viso contempornea. Nesse contexto, os vdeos dos realizadores indgenas possuem uma narrativa audiovisual muito prxima da sua experincia ritualstica, dos mitos e principalmente das narrativas orais. Tendo em vista a definio de cinema como uma tcnica de comunicao que produz obras estticas, a maneira de filmar, de apontar a cmera para a sua cultura possui caractersticas prprias que permitem diagnosticar a formao de um verdadeiro cinema indgena. Ao analisar os vdeos produzidos tambm se percebe um conflito entre a imagem que os ndios tm de si mesmos e a realidade que vem nos vdeos. O filme Vdeo nas Aldeias mostra a decepo de um grupo indgena aps se ver no vdeo praticando seus rituais sem os adereos e pinturas apropriadas. A partir de ento, eles decidem voltar s prticas tradicionais. Sob essa perspectiva, os ndios se vem de fora e se deparam com uma autoimagem que hoje j no real. Isso tambm se evidencia quando grupos indgenas participam de manifestaes e se mostram mdia com seus cocares, arcos e flechas. Como afirma Giovanni Semeraro (2006: p. 13), neste novo contexto a vdeo-esfera predomina na formao das nossas personalidades, assim, o contato com a tecnologia, alm de possibilitar a construo de suas prprias imagens e linguagem cinematogrfica, permite a criao do interculturalismo, com dilogo e aceitao das diferenas culturais, atravs das redes digitais de troca de informaes, valores e costumes. Segundo relatrio da ONG inglesa Survival International (Folha de S. Paulo, 26/05/2009, p. A6), h duas tribos de ndios isolados no Brasil que esto entre as com maior risco de extino na Amrica do Sul. Nesse sentido, medida que os povos indgenas se integram sociedade, maiores so as oportunidades de formao de um espao de resistncia.

21

Para Marilena Chau, a cultura deve ser entendida no sentido antropolgico mais amplo, de
inveno coletiva de smbolos, valores, idias e comportamentos, de modo a afirmar que todos os indivduos e grupos so seres culturais e sujeitos culturais. (CHAU, 1994: p. 82)

Assim, quando os povos indgenas submetem sua tradio prova da modernidade, reinterpretando os signos do passado, eles comprovam que para que haja uma humanizao nas relaes necessrio perceber que resistncia cultural e desenvolvimento humano so simultneos e interdependentes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas hbridas. So Paulo: EDUSP, 1998. CHAU, Marilena. Cultura poltica e poltica cultura. So Paulo: 1994. FERREIRA, Maria Nazareth. Os desafios da produo cientfica no neoliberalismo: as culturas e a comunicao subalternas. 2007. ______________ Alternativas metodolgicas para a produo cientfica. So Paulo: CELACC-ECA/USP, 2006. RIBEIRO, Darcy. Os ndios e a civilizao: a integrao das populaes indgenas no Brasil moderno. 6 Ed. So Paulo: Companhia da Letras, 2009. ______________ O povo brasileiro: a formao e o sentido do Brasil. 4 Ed. So Paulo: Companhia da Letras, 2006. SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embates da filosofia da prxis. So Paulo: Idias & Letras, 2006. SODR, Muniz. Por um Conceito de Minoria, in PAIVA Raquel e BARBALHO, Alexandre (orgs.). Comunicao e Cultura das minorias. So Paulo: Paulus, 2005.

22

TACCA, Fernando de. A imagtica da Comisso Rondon: etnografias flmicas estratgicas. Campinas: Papirus. 2001.

SITES CONSULTADOS http://www.videonasaldeias.org.br acesso em junho de 2009. http://www.ideti.org.br acesso em junho de 2009 http://www.socioambiental.org acesso em agosto de 2009. http://www.indiosonline.org.br acesso em setembro de 2009. http://www.tvcultura.com.br/auwe/home acesso em agosto de 2009. http://www.itaucultural.org.br/viajantes/inicio.html acesso em setembro de 2009 http://www.funai.gov.br acesso em agosto de 2009 http://www.cimi.org.br acesso em agosto de 2009 http://www.museudoindio.org.br acesso em julho de 2009. http://www.cultura.gov.br acesso em junho de 2009.

23

ANEXOS Anexo 1 Entrevista realizada com o coordenador da ONG Vdeo nas Aldeias, Vincent Carelli, por e-mail em 17/08/09.

Vincent Carelli em cena do documentrio Corumbiara.

- Como se iniciou o projeto Vdeo nas Aldeias? Vincent Carelli: Do livre convvio na aldeia resolvi entrar para a Funai, na iluso de poder ajudar melhor. Mas, rapidamente, ficou claro o quanto o paternalismo autoritrio do governo, a famosa tutela do ndio, era altamente pernicioso para os ndios, politicamente desmobilizador. No seria o Estado que iria mudar a situao dos ndios, mas eles que teriam que retomar o seu destino em mos. Do indigenismo de Estado, migrei para o indigenismo alternativo, ou para a subverso, como se dizia naquele tempo de ditadura. Fundamos, com mais alguns colegas da faculdade, o Centro de Trabalho Indigenista (CTI), que foi inovador na sua contestao do poder abusivo da tutela do Estado sobre o ndio. Lutamos por direitos bsicos, como a possibilidade dos ndios constiturem advogados independentes nas disputas com o Estado, direitos que anos depois foram incorporados na Constituio de 1988. Participvamos do movimento geral da sociedade civil brasileira em busca de alternativas. Trabalhei tambm dez anos na construo de um banco de imagens para as publicaes Povos

24

indgenas no Brasil do CEDI. Me fascinava o trabalho de coletar estes fragmentos de histria de povos que estavam sofrendo processos de transformao to violentos e to rpidos e a possibilidade de devolver s novas geraes estes registros da sua histria. Naquela poca, o cineasta Andra Tonacci tinha procurado o CTI, com a proposta da Inter Povos, um projeto de comunicao intertribal atravs do vdeo. Naquele tempo, o vdeo era ainda uma novidade. A idia no vingou. Quando surgiu o VHS camcorder, resolvi retomar aquela idia, e assim comeou o Vdeo nas Aldeias. - Como funciona o processo de elaborao dos filmes pelos indgenas? Vincent Carelli: Como autores e executores dos vdeos, os ndios decidem o que deve ser objeto e objetivo das filmagens, apresentando assim uma imagem de si mais adequada aos seus interesses e estabelecendo uma nova interao com a sociedade. Com o nosso distanciamento e a nossa curiosidade, ajudamos os alunos a se distanciarem o necessrio para produzirem um olhar sobre si prprios, alm de transmitirmos as tcnicas de registro e edio. A nossa interferncia, enquanto professores que acompanham todo este processo, ainda importante. So realizaes gestadas em oficinas e, portanto, frutos de uma parceria de alunos e professores. Quanto mais experincia acumulam, mais autoconfiana adquirem e esse processo de aprendizagem culmina na formao de um grupo de realizadores autnomos e multiplicadores desse conhecimento. O projeto se assume cada vez mais como uma escola de cinema para os ndios. Os quatro documentrios assim produzidos nos ltimos trs anos, j se constituem num conjunto de filmes muito originais, uma auto-etnografia indgena cheia de vida e de graa.

- Quais os xitos do Projeto Vdeo nas Aldeias? Vincent Carelli: A coleo de DVDs Cineastas Indgenas, com documentrios dirigidos pelos ndios formados pelo nosso projeto, e as obras premiadas internacionalmente (como o filme Priara J. Depois da Guerra, o Ovo), que levam a intimidade indgena para o pblico. Algo que eu nem sonhava quando comecei tudo. - Como os indgenas avaliam os filmes? Vincent Carelli: Os ndios, quando percebem a possibilidade da produo da imagem, se

25

empolgam na preparao dos seus rituais e cantos mais apreciados e se lamentam por no terem imagens de seus avs. Estar na tela tambm torna a possibilidade de ser reconhecido mais palpvel, no como um ndio genrico, mas como um xavante, um kuikuro, um panar, um povo. - Qual o papel da TV na representao dos indgenas no Brasil? Vincent Carelli: Os ndios no se identificam com sua imagem na TV, sempre acham que inventam coisas ou omitem o mais importante. Nos filmes, querem mostrar o que consideram mais bonito: cerimoniais e festas. O cinema com o qual trabalhamos o de documentar o cotidiano, o humor das pessoas, as alegrias, as broncas. um olhar que, para alm de nossas diferenas culturais, humaniza o ndio, homem como a gente, que ri e se surpreende com as mesmas coisas, que adula seu filhote como a gente faria. - Como voc avalia o reconhecimento da crtica ao documentrio Corumbiara, vencedor do Festival de Gramado de 2009? Vincent Carelli: Foi timo para expandir o raio de difuso do trabalho e sensibilizar pessoas que pouco so informadas e se interessam por este assunto. Cria condies para comear a se pensar em tentar distribuir o filme em sala de cinema. Apesar do reconhecimento, falar em sensibilizar as autoridades acerca da questo indgena ainda uma utopia. O certo seria isso. Quando voc chamado ateno, se manca e toma providncias. Mas no acredito que ningum dessa rea oficial, v se mancar. O mais importante que o maior nmero possvel de pessoas veja o trabalho e reflita sobre o acontecido. Ataques a ndios isolados persistem at hoje, e os isolados do Peru esto se refugiando no Brasil. O filme nasceu do corao de um cidado indignado, antes de ser cineasta, sou indigenista. Este grande e espinhoso tema foi movido pela indignao por um crime to brbaro ter permanecido sem investigao.

26

Anexo 2 Entrevista realizada com a coordenadora da ONG Vdeo nas Aldeias, Mari Correa, por e-mail em 17/08/09. - Como se iniciou a sua participao no projeto Vdeo nas Aldeias? Mari Correa: Em 1998, fui convidada pelo Vdeo nas Aldeias a coordenar as oficinas de formao, depois de uma primeira experincia organizada pelo projeto no Parque do Xingu, com ndios de diversas etnias. Comeamos no Acre, em parceria com a Comisso Pr-ndio (CPIAC), uma oficina para quatro professores indgenas. Em quinze dias conseguimos produzir um pequeno vdeo, o Pega no pega, ainda bem rudimentar na sua forma. Neste primeiro contato com a linguagem cinematogrfica, a edio foi um passo essencial para que os participantes se iniciassem na construo narrativa especfica do documentrio, pela observao de outros filmes na mesa de edio mas, sobretudo, pela prtica de edio de seu prprio filme. Esta primeira experincia nos mostrou que, se quisssemos dar maior consistncia ao trabalho e obter melhores resultados, era preciso desenvolver uma formao a longo prazo. Porque se aprender a usar uma cmera pode ser fcil, aprender a fazer filmes uma outra histria. - Como ocorre o processo de seleo dos temas abordados? Mari Correa: Durante um encontro que promovemos com os realizadores em So Paulo, lembro-me de uma discusso sobre quais seriam os assuntos que eles gostariam de tratar em seus filmes. O tema recorrente era o de filmar a cultura: filmar a cultura para no perd-la, para mostrar para os mais jovens, para o homem branco respeitar mais. Nesta conversa, e em muitas outras antes e depois desta, cultura muitas vezes identificada exclusivamente como ritual, festa tradicional e ponto. Comeamos a question-los sobre esta idia: ento um povo que no faz mais sua festa tradicional no tem mais cultura? O conceito de cultura foi se ampliando na medida em que aprofundvamos a discusso: falar sua lngua, o jeito de cuidar dos filhos, de fazer sua roa, de preparar sua comida, as coisas em que se acredita, as histrias, os valores foram aparecendo como elementos e manifestaes de cultura. A certa altura, um dos

27

participantes, um ndio Terena, visivelmente aliviado, disse: Na minha aldeia no se faz mais festa tradicional e s os velhos falam a nossa lngua. Estava achando que no ia ter o que filmar, que no tinha filme para fazer l.

Anexo 3 Entrevista realizada com o professor e realizador indgena Isaac Ashaninka, por e-mail em 19/08/09. - Como se iniciou a sua participao no projeto Vdeo nas Aldeias? Isaac Ashaninka: Fui o primeiro professor da minha aldeia. Eu estudei na cidade um ano e da fui para o projeto da Comisso Pr-ndio1. A partir de 93, comecei a trabalhar com educao bilnge, alfabetizando em minha lngua mesmo, a lngua materna, que a lngua Ashaninka. S era eu como professor na minha aldeia e tambm foi todo o incio da organizao, da criao da associao, da cooperativa. Foi atravs da Comisso Pr-Indio, em 1998, que conhecemos o Vdeo nas Aldeias. O curso era l em Rio Branco mesmo. A gente ia at a cidade e pegava algumas imagens dos ndios que viviam l. Foi um curso pequeno, para quatro professores: Mar Kaxinaw, Jaime Lullu Manchineri, Aldaso Yawanaw e eu. Fizemos a edio de um vdeo, que o Pega no pega, sobre DST. - Qual a importncia das oficinas de vdeo? Isaac Ashaninka: Em 1999, teve uma oficina na minha aldeia, foi quando a comunidade toda tambm participou. Foi o nosso primeiro trabalho de vdeo. Tinha um Katuquina,um Kaxinaw, um Manchineri, um Kulina, um Kanamari e trs da nossa aldeia Ashaninka. Quando a gente comeou a assistir as imagens que fizemos na aldeia, me chamou a ateno a importncia desse trabalho, de descobrir coisas que estavam no meu povo ali e que muita vezes eu no via no dia-a-dia. Como a gente j era professor, j tinha esse trabalho de refletir sobre a organizao, de trabalhar a questo da cultura, da lngua. Eu comecei a observar e a me interessar tambm. A verdade que quem tinha essa viso de no querer entrar nessas coisas de vdeo era

28

eu que, como professor, estava fazendo um trabalho de fortalecimento da cultura e da identidade. Quando chegou a tv da prefeitura e a antena parablica eu j cortei, eu no queria que de repente o governo chegasse e implantasse isso na aldeia. Mas para a comunidade era uma novidade, as pessoas ficavam vendo a tv, assistindo a novela... assistindo essa coisas. Isso foi antes da gente ter contato com o Vdeo nas Aldeias. Quando chegou o vdeo l, chegou alguma coisa que pde substituir isso. Agora a gente pode trabalhar com a nossa prpria imagem e com a imagem de outros povos. A aldeia inteira vinha assistir a sua imagem, as coisas que eles mesmos tinham falado. Acontecia de voc ir filmar as pessoas e algumas se esconderem, correrem. Eu falei quando for filmar algum e aquela pessoa fugir, a gente no vai correr atrs dela no, a gente deixa. Algumas pessoas no queriam mostrar a sua imagem, mas queriam assistir. Tem branco tambm que no quer ser filmado, voc bota a cmera nele e ele se esconde.

Anexo 4 Filmografia completa da ONG Vdeo nas Aldeias - por povos indgenas

NAMBIQUARA GAVIO TIKUNA E KAIAP Vdeo nas Aldeias


10 mins., 1989, gravado em S-VHS Direo e fotografia: Vincent Carelli Imagens adicionais: Altair Paixo, Murilo Santos e Renato Pereira Locuo: Virginia Valado Edio: Tutu Nunes Produo: Centro de Trabalho Indigenista Sinopse: Uma apresentao do projeto Vdeo nas Aldeias mostra como quatro grupos indgenas brasileiros (Nambiquara, Gavio, Tikuna e Kaiap) incorporaram o uso do vdeo nos seus projetos polticos e culturais. Premiao: - Prmio do Juri Popular no XII Jornada de Cinema e Vdeo do Maranho, Dezembro 1989. - Prmio do Jri Popular no 14 Guarnic de Cine e Vdeo, Maranho, 1991

A festa da moa
1987, 18, NTSC Direo e fotografia: Vincent Carelli Edio: Cleiton Capelossi, Valdir Afonso e Antonio Jordo O encontro dos ndios Nambiquara com a sua prpria imagem durante um ritual de iniciao feminina. A moa nova permanece reclusa desde sua primeira menstruao, at as aldeias aliadas virem celebrar o fim da sua recluso. Ao assistirem suas imagens na TV, eles se decepcionam e criticam o excesso de roupa. A festa seguinte realizada e registrada com todo o rigor da tradio. Eufricos com o resultado, eles resolvem retomar, diante da cmera, a furao de lbio e nariz dos jovens, costume que haviam abandonado h mais de vinte anos.

29

Pemp
1988, 27, NTSC Direo e fotografia: Vincent Carelli Edio: Tutu Nunes A saga dos ndios Parakatj / Gavio para manter sua identidade cultural e sua autonomia poltica frente aos megaprojetos de desenvolvimento implantados pelo governo no sul do Par. Os ndios conquistaram sua independncia econmica exigindo indenizaes das estatais por estes projetos. Kokrenum, lder do grupo e um dos poucos depositrios das tradies, luta incansavelmente para segurar este patrimnio cultural para as prximas geraes. Agora ele tem no vdeo o seu melhor aliado nesta empreitada.

Boca livre no Sarar


1992, 27, NTSC Direo: Vincent Carelli, com Maurizio Longobardi e Virgnia Valado Fotografia: Maurizio Longobardi e Vincent Carelli Som: Cleiton Capellossi e Fausto Campolli Script: Virgnia Valado Edio: Estevo Nunes Tutu Produo: CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA Co-produo: TV Cultura - Fundao Padre Anchieta Em 1991, aps um acordo entre a mineradora Santa Elina e a Cooperativa local de produtores de ouro, mais de seis mil garimpeiros invadem a reserva dos ndios Nambiquara do Sarar, no sul de Mato Grosso.

XAVANTE WAI A, O segredo dos homens


1988, 15, NTSC Portugus, Ingls ou Espanhol Os Xavante realizam o ritual WAIA a cada 15 anos para que os meninos possam enfrentar a vida adulta e receber o poder dos espritos.

Tem que ser curioso


16, 1997, VHS Direo: Caimi Waiass Imagens: Caimi Waiass Imagens adicionais: Paulo Supretapr Jorge Protodi, Joo Xavante, Agradecimentos: Laura Graham, Warodi Roteiro e edio: Estevo Nunes Tutu, Caimi Waiass Direo: Caimi Waiass Realizao: Centro de Trabalho Indigenista Sinopse: Depoimento de Caimi Waiass sobre sua iniciao ao vdeo, da aldeia Xavante de Pimentel Barbosa em Mato Grosso, para o mundo. Atravs da cmera, tive a oportunidade de conhecer vrios tipos de cultura, vrios povos indgenas, tanto aqui no Brasil como fora. O que eu espero, que o vdeo dentro da aldeia no fique como uma esttua parada l. Espero que o vdeo seja bem aproveitado para passar coisas legais para movimentar a aldeia.

30

Obrigado irmo
17 mins, 1998 Realizao e imagens: Divino Tserewah Edio: Divino Tserewah, Tutu Nunes Desde a primeira vez em que viu uma cmera de vdeo nas mos de seu irmo, Divino Tserewahu, Xavante da aldeia de Sangradouro (MT) teve certeza de que seria "filmador". Hoje Divino domina a linguagem e as tcnicas de gravao e edio c nos conta a trajetria de seu trabalho em parceria com a sua comunidade.

WAPT MNHN, Iniciao do jovem Xavante


75 mins, 1999 Realizao e fotografia: Bartolomeu Patira, Caimi Waiass, Divino Tserewah, Jorge Protodi, Winti Suy Edio: Tutu Nunes Produo: Centro de Trabalho Indigenista Documentrio sobre a furao de orelha dos jovens Xavante, realizado por quatro cinegrafista Xavante e um Suy durante as oficinas de capacitao do projeto Vdeo nas Aldeias. Prmios: - Trofu Jangada, prmio da OCIC Brasil (Organizao Catlica Internacional de Cinema) na 6 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro, 1999 - Prmio Manuel Digues Jnior na 6 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro, 1999 - Prmio no X Internacional Festival of Ethnographical Films, Nuoro, Itlia (2000) - Gran Prmio Anaconda, Bolvia (2000) - Prmio do 1 Festival de Filme Etnogrfico da Sardenha (2000)

WAIA RINI, O Poder do Sonho


60 mins., 2001 Direo e fotografia: Divino Tserewah Edio: Valdir Afonso A festa do Wai, dentro do longo ciclo de cerimonias de iniciao do povo Xavante, aquela que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as foras sobrenaturais. O diretor Divino Tserewah vai dialogando com o seu pai, um dos dirigentes deste ritual, para revelar o que pode ser revelado desta festa secreta dos homens, onde os iniciandos passam por muitas provaes e perigos. Prmio: - Prmio Nacionalidade KICHWA, IV Festival Continental de Cinema e Vdeo das Primeiras Naes de ABYA YALA, Equador, 2001 - Prmio Anaconda no ANACONDA 2002, Bolvia

Daritiz, Aprendiz de Curador


35 min., 2003 Portugus e ingls Direo e fotografia: Divino Tserewah Edio: Divino Tserewah e Leonardo Sette Com a divulgao do seu vdeo Waia rini, o poder do sonho em outras aldeias Xavante, os moradores da Aldeia Nova da reserva de So Marcos pediram ao Divino que filmasse o mesmo ritual em sua aldeia. Aprendiz de curador descreve o cerimonial do Wai, no qual os jovens so iniciados ao mundo espiritual para desenvolver o seu poder de cura. Filmar numa aldeia que no a sua uma nova experincia para este realizador, e uma oportunidade para se aprimorar no trabalho de edio.

31

WAIPI O esprito da TV
1990, 18', S-VHS/NTSC Direo e fotografia: Vincent Carelli Consultoria antropolgica para dilogos,traduo, roteiro: Dominique T. Gallois Som e finalizao: Cleiton Capellossi Edio: Tutu Nunes Realizao: CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA Sinopse: As emoes e reflexes de um grupo indgena vendo a prpria imagem e a de outros grupos indgenas, num aparelho de TV. Ao levar uma televiso e um vdeo-cassete para os ndios Waipi do Amap, a equipe do projeto "Vdeo nas aldeias" registra a tourne que Waiwai, chefe da aldeia Mariry, faz por vrias aldeias de seu territrio. Waiwai apresenta as imagens de sua primeira expedio Braslia para falar com o governo, e mostra vdeos sobre vrios outros povos indgenas brasileiros. Este documentrio rene as reaes e os comentrios da platia durante e depois das projees. Os ndios refletem sobre a substncia da imagem transmitida pela TV, discutem a diversidade dos povos ndios e, ao mesmo tempo, a semelhana de suas estratgias de confronto frente ao homem branco. Prmios: - Segundo prmio na categoria documentrio, "Democracy in Communication, a Video Festival of Work made by Latin American and US Latino Independent Producers", New York - julho 1992. - Prmio no IV Festival Americano de Cine de los Pueblos Indgenas, Lima / Cuzco - junho 1992. - Terceiro Prmio, 9 Festival Internacional Videobrasil, So Paulo- setembro 1992. - Primeiro Prmio, 8 Rio-Cine Festival, Rio de Janeiro - outubro 1992. - Primeiro Prmio de Video e Televiso, VIII Festival Del Cine Latino Americano, Trieste, Itlia, outubro 1993.

A arca dos Zo
1993, 22 min., Betacam-SP/NTSC Direo: Vincent Carelli e Dominique Gallois Fotografia: Vincent Carelli Som e Traduo: Dominique Gallois Edio: Estevo Tutu Nunes Imagens em VHS: Kasiripin Waipi Ps-produo: Cleiton Capellossi Realizao: CENTRO DE TRABALHO INDIGENISTA Sinopse: Os ndios Waipi, que conheceram os Zoe atravs da imagens de vdeo, decidem ir ao encontro destes ndios recmcontactados no rio Cuminapanema (norte do Par) e document-los. Ambos de lngua Tupi, eles compartilham muitas tradices culturais, mas os Zoe vivem hoje a experincia de contato que os Waipi tiveram h vinte anos atrs. Ao retornar a sua aldeia, o chefe Waiwai comenta as imagens da viagem, registradas por Kasiripin, o cmera da aldeia. Durante a visita, eles comparam suas tecnologias, seus rituais, seus mitos e sua histria. Os Zoe propiciam aos visitantes o reencontro com o modo de vida e os conhecimentos dos antigos. Os Waipi, em troca, levam aos Zoe informaes sobre os perigos do mundo dos brancos, que os isolados esto aprendendo a conhecer. Este documentrio descreve as relaes calorasosas que se estabelecem entre os dois grupos e o retrato intmo de uma amizada entre dois chefes. Prmios: - Sol de Ouro (Primeiro Prmio) no 9 Rio Cine Festival, Rio de Janeiro,1993 - JVC Presidents Award, 16 Tokyo Video Festival, Tquio,1993 - Prmio Curta Metragem, 16 Festival International de Films Ethnographiques et Sociologiques CINMA DU REL, Centre George Pompidou, Paris, 1994 - Prmio de Melhor Vdeo, II Mostra Nacional de Cinema e Vdeo de Cuiab, 1994

JANE MORAITA (Nossas Festas)


Documentrio, 28, 1994, VHS Direo: Kasiripin Waipi Fotografia: Kasiripin Waipi, Vincent Carelli

32

Edio: Tutu Nunes, Dominique Gallois Realizao: Centro de Trabalho Indigenista Sinopse: Kasiripin, cinegrafista Waipi, resolve mostrar para os brancos o trabalho de documentao que ele realiza para as aldeias de seu povo, no Amap. Ele apresenta e comenta trs festas que encenam episdios do ciclo mtico da criao do universo, nas quais os Waipi tambm desempenham ritos propiciatrios para a guerra, a pesca e a caa. A festa do Tamoko tem por tema a guerra e representa a morte de um monstro canibal. Na segunda festa, Pikyry, os danarinos encenam a piracema. A ltima a dana das flautas Tur, que os Waipi tocam em homenagem ao criador Janejar, e que integra uma representao propiciatria da morte da anta.

Meu amigo garimpeiro...


1994, 25, NTSC No cenrio regional do Amap, intensa polmica travada em torno da explorao de ouro pelos ndios Waipi. Uma atividade que eles assumiram h dez anos, quando expulsaram todos os garimpeiros invasores de suas terras.

Placa no fala
26min, 1996 Direo: Dominique Gallois e Vincent Carelli Fotografia: Vincent Carelli Som e Traduo: Dominique Gallois Edio: Estevo Tutu Nunes Imagens adicionais: Kasiripin Waipi e Geoffrey Oconnors Os ndios Waipi narram sua trajetria desde os primeiros contatos com uma frente garimpeira na dcada de 70, at a demarcao de suas terras, concluda em 1996. Numa experincia piloto do Projeto de Demarcao de Terras Indgenas do G7, os Waipi dirigiram e executaram os trabalhos demarcatrios, com acessoria do CTI e da Funai. Enquanto narram a demarcao de suas terras, os ndios Waipi fazem uma reflexo suas concepes de territrio desde antes do contato at os dias de hoje.

Segredos da mata
37 mins., Beta, Ntsc, 1998 Direo e fotografia: Dominique Gallois e Vincent Carelli Narradores e direo de atores: Seremet e Matapi Figurino e atuao: Beto Lima Som e produo: Fausto Campoli Trilha sonora: Paulo Tatit Edio: Tutu Nunes Produo: Centro de Trabalho Indigenista. Conselho das Aldeias Waipi / Apina Quatro fbulas sobre monstros canibais narradas e interpretadas pelos ndios Waipi da aldeia de Taitetuwa. Fizemos o vdeo, dizem eles, para alertar os incautos. At um no-ndio pode ser devorado por estes monstros ao entrar na mata. Prmios: -Prmio de Prata no 20 Tokyo Video Festival, 1998, Japo -Prmio Vitral dado pelo Movimento Nacional de Vdeo de Cuba no VI Festival Americano de Cinema e Vdeo dos Povos Indgenas, 1999, Guatemala

KRAH Eu j fui seu irmo


32, NTSC, Betacam SP, 1993 Direo e fotografia : Vincent Carelli Som e caracteres : Cleiton Capelossi

33

Som: Pedro Correia Edio: Tutu Nunes Assessoria antropolgica:Gilberto Azanha Produo : Centro de Trabalho Indigenista Um documento sobre o intercmbio cultural entre os Parakatj do Par e os Krah do Tocantins, que embora comunguem da mesma cultura e falem a mesma lngua, nunca haviam se encontrado. Kokrenum, lder dos Parakatj, realiza um velho sonho de presenciar um ritual que seu grupo deixou de realizar desde sua infncia. Preocupado com a descaracterizao do seu povo, ele resolve ir conhecer uma aldeia Krah que conservaram muito de suas tradies. A convite do chefe Krah Diniz, Kokrenum leva sessenta jovens para participarem do ritual de iniciao do KTOAY. Impressionados com a beleza do cerimonial dos Krah que ainda vivem a vida dos antigos, os jovens Parakatj se sentem envergonhados por j no falarem a sua prpria lngua. Um ano depois, os Parakatj retribuem o convite, e trazem os Krah para participarem de uma festa na sua aldeia. No final os dois chefes selam um pacto de amizade entre os dois povos. Ao apresentarem os nomes de todos os presentes, eles estabelecem uma relao de parentesco entre os membros de dois grupos. Prmiao: - Melhor Video (Juri Popular), Trofu So Lus (Juri Tcnico de Vdeo) e Trofu Jangada (Juri da OCIC Organizao Internacional de Filme) no 17 Guarnic de Cine-Vdeo, Maranho, junho 1994.

ENAUEN NAW YKWA, O Banquete dos Espritos


54 min, 1995, NTSC Direo: Virginia Valado Fotografia: Altair Paixo e Vincent Carelli Pesquisa e produo: Fausto Campoli Edio: Tutu Nunes Realizao: Centro de Trabalho Indigenista Co-produo: Operao Anchieta Sinopse: Um documentrio em quatro episdios sobre o mais importante ritual dos ndios Enawen Naw, o Ykwa. Todo ano, ao longo de sete meses, os espritos so reverenciados com alimentos, cantos e danas. As flautas sagradas As festividades so abertas enquanto eles realizam os preparativos para a grande pescaria, confeccionando canoas e armadilhas para peixes. Temendo os espritos, os ndios fazem novas flautas e explicam seu significado sagrado. A vingana de Dataware Durante dois meses os homens deixam a aldeia em grupos e constroem barragens nos igaraps para capturar os peixes que retornam da piracema. O velho Xinare conta o mito do tempo em que a barragem se construia sozinha at que um dia, Dataware, um heri civilizador, resolve se vingar dos peixes. Harikare: o Anfitrio dos Espritos Terminada a pescaria, todos retornam com os peixes defumados que sero ofertados aos espritos e consumidos at o fim do ritual. A entrada tempestuosa dos espritos na aldeia, abre a fase mais intensa e espetacular do cerimonial. A menina mandioca No decorrer das celebraes, os ndios derrubam e plantam a roa coletiva de mandioca, a roa dos espritos do Yakwa. Os ndios revivem ento o mito da menina que foi enterrada pela me e se transformou na primeira mandioca. Prmios: - Selected Work no 18 Tokyo Video Festival - jan 1996 - Prmio Pierre Verger no concurso de Vdeo Etnogrfico da Associao Brasileira de Antropologia - abril 1996 - Melhor Documentrio - 12 Rio Cine Festival - julho 1996 - Prmio de Juri Popular - TVE Rio Cine Festival - julho 1996 - Melhor Vdeo Documental e Prmio Walter da Silveira (melhor vdeo da XXIII Jornada de Cinema da Bahia, out. 1996

Antropofagia visual
1994, 17, Betacam-SP / NTSC

34

Direo: Vincent Carelli Fotografia: Altair Paixo, Vincent Carelli, Virginia Valado Roteiro: Mylton Severiano Desenhos: Cia Fitipaldi Edio: Tutu Nunes Produo: Fausto Campolli Realizao: Centro de Trabalho Indigenista Sinopse: O projeto Video nas Aldeias chega aos ndios Enaun-Nau, um grupo ainda isolado no Norte de Mato Grosso. Muito extrovertidos, os ndios reagem presena da cmera com um esprito performtico surpreendente: muita palhaada e uma encenao de ataques dos seus vizinhos, os Cinta-Larga, num passado ainda recente. A medida que se habituam a assistir filmes de fico, eles resolvem produzir o seu...

ASURINI MORAYNGAVA
16 min., 1997 Portugus ou ingls Direo: Regina Mller e Virginia Valado Fotografia: Virginia Valado Traduo: Regina Muller e Taquir Fotos e imagens S8 : Renato Delarole Imagens complementares: Vincent Carelli Edio: Tutu Nunes Produo: Centro de Trabalho Indigenista e Instituto de Artes / UNICAMP Morayngava, o desenho das coisas, Yngiru, a caixa das almas, os filmes, sonhos dos pajs. Assim os Asurini definem o vdeo recm chegado em sua aldeia. Ao descobrirem que possvel guardar suas imagens, os velhos lamentam no ter gravado seus antepassados e resolvem registrar a iniciao de um paj, tradio ameaada pelos novos tempos.

MAKUXI Ou vai ou racha, 20 anos de luta


31 mins., 1998 Realizao: Mari Corra e Vincent Carelli Fotografia: Vincent Carelli Edio: Mari Corra Produo: Centro de Trabalho Indigenista Sinopse: Em abril de 1997, os ndios Makuxi do norte de Roraima, comemoram vinte anos do movimento pelo reconhecimento da rea indgena Raposa/ Serra do Sol onde vivem cerca de treze mil ndios. Prmio Valor Documental no VI Festival de cinema e Vdeo dos Povos Indgenas, 1999, Guatemala

Vamos a Luta!
18 min., 2002 Portugus Realizao e fotografia: Divino Tserewah Edio: Leonardo Sette

35

Em abril 2002, os ndios Makuxi da reserva Raposa Serra do Sol comemoram 25 anos de luta pelo reconhecimento definitivo da reserva. Divino Tserewah, realizador Xavante, vai ao encontro dos seus parentes e registra as comemoraes e a demonstrao de fora do exrcito de fronteira para intimidar os ndios. Divino manifesta a sua surpresa diante de tal confrontao.

ASHANINKA

No tempo das chuvas


38 mins.,2000 Direo e Fotografia: Isaac, Valdete e Tsirotsi Ashaninka, Lullu Manchineri, Maru Kaxinaw, Nelson Kulina, Fernando Katuquina e Andr Kanamari Edio: Mari Corra Realizao: Vdeo nas Aldeias Crnica do cotidiano da comunidade Ashaninka no estao das chuvas a partir dos registros realizados durante a oficina na aldeia do rio Amnia no Estado do Acre. A cumplicidade entre os realizadores e os Ashaninka faz o filme ir alm da mera descrio das atividades, refletindo o ritmo da aldeia e o humor de seus habitantes. Prmios: - Prmio Manuel Diegues Jnior na 6 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro (2000). - Meno Honrosa, 6 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro (2000)

SHOMTSI
42 min., 2001 Direo e fotografia: Valdete Pinhanta Ashenika Edio: Mari Corra Crnica do cotidiano de Shomtsi, um Ashenika da fronteira do Brasil com o Per. Professor e um dos videastas da aldeia, Valdete retrata o seu tio, turro e divertido. PRMIOS - Prmio UNESCO, 8 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro, 2001 - Melhor Filme no Festival Prsence Autochtone em Montreal, Canad (Junho 2002) - Meno Honrosa do Jri oficial no Cinesul 2002, Rio de Janeiro - Grande prmio Rigoberta Mench Tum , na categoria Comunidade em Prsences Autochtone, Montreal (2002) - Prmio "Rigoberta Mench" no II ANACONDA 2002, Bolivia - Prmio Especial do Pblico Indgena, II Anaconda 2002, Bolivia - Forumdoc.BH.2002, Melhor Vdeo da mostra competitiva nacional

Danando com cachorro


44 mins., 2001 Portugus, Ingls e Espanhol Direo e fotografia: Adalberto Kaxinaw, Isaac Pinhanta, Jaime Llullu Manchineri Edio: Mari Corra, Valdir Afonso Bandeiro, Mato, seu filho, e Kowire, seu irmo, so os trs Ashenika do rio Amnea cujo cotidiano est descrito neste documentrio. A quietude nos seus roados e da mata durante a semana contrasta com a algazarra do futebol e das festas do fim de semana, quando todos se encontram na aldeia principal.

36

A gente luta mas come fruta


40 min, 2006. Direo: Bebito Piko e Isaac Piko Imagens: Bebito, Isaac, Benki, Tsirotsi, Hat, Enisson Edio: Tiago Pelado Produo: Vdeo nas Aldeias Msica: Katari, autor: Wtsire, produo: Fora do Eixo e Associao Apiwtxa Apoio: Cultura Viva & Ministrio da Cultura O manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka da aldeia APIWTXA no rio Amnia, Acre. No filme eles registram, por um lado, seu trabalho para recuperar os recursos da sua reserva e repovoar seus rios e suas matas com espcies nativas, e por outro, sua luta contra os madeireiros que invadem sua rea na fronteira com o Peru. Prmio Panamaznia 2007 de Melhor produo udiovisual da Action Aid Americas, maro 2007.

Caminho Para a Vida, Aprendizes do Futuro, Floresta Viva


Os trs filmes relatam o manejo agroflorestal realizado pelos Ashaninka na sua comunidade no rio Amnia, Acre. CAMINHO PARA A VIDA Mostra a experincia de manejo de tracajs, espcie que se tornou escassa devido ao grande consumo de seus ovos e sua carne. 2004, 12 minutos direo : Benki Pianko roteiro : Isaac Pinhanta, Valdete Pinhanta e Benki Pianko imagens : Isaac Pinhanta e Valdete Pinhanta edio: Mari Corra produo: Vdeo nas Aldeias APRENDIZES DO FUTURO Mostra o trabalho de recuperao de solo degradado realizado com a participao das crianas da aldeia. 2004, 13 minutos direo : Benki Pianko roteiro : Isaac Pinhanta, Valdete Pinhanta e Benki Pianko imagens : Isaac Pinhanta e Valdete Pinhanta edio: Mari Corra produo: Vdeo nas Aldeias FLORESTA VIVA relata a experincia de consrcio de espcies realizada com a participao de toda a comunidade para proporcionar melhor alimentao a todos. 2004, 13 minutos direo : Benki Pianko roteiro : Isaac Pinhanta, Valdete Pinhanta e Benki Pianko imagens : Isaac Pinhanta e Valdete Pinhanta edio: Mari Corra produo: Vdeo nas Aldeias

IKPENG MOYNGO, O Sonho de Maragareum


42 mins., 2000 Direo e Fotografia: Kumar e Kanar Ikpeng A partir de um registro realizado por Kumar e Kanar IKPENG do ritual de iniciao dos meninos, a comunidade resolve, numa oficina de vdeo, encenar o mito de origem do cerimonial.

37

O heri mtico Maragareum sonha com a morte coletiva dos habitantes da aldeia do seu compadre Epium. Ao chegar nesta aldeia, ele encontra de fato todos mortos. Ao cair da noite, Maragareum, escondido na maloca, presencia e aprende o cerimonial do Moyngo realizado pelos espritos dos mortos. Prmios: - Premio Anaconda 2004, na categoria Ficcin/Docuficcin, La Paz, Bolvia - Menso Honrosa no 6 Alucine Festival de Cinema e Vdeo de Toronto, Canad, 2005

Das crianas Ikpeng para o mundo


35 minutos, 2001 Portugus, ingls e espanhol Direo e imagem: Kumar, Karan e Natuyu Yuwipo Txico Edio: Mari Corra Quatro crianas Ikpeng apresentam sua aldeia respondendo vdeo-carta das crianas da Sierra Maestra em Cuba. Com graa e leveza, elas mostram suas famlias, suas brincadeiras, suas festas, seu modo de vida. Curiosas em conhecer crianas de outras culturas, elas pedem para que respondam sua vdeo-carta. Prmios: - Prmio especial do Jri de Melhor Curta Documentrio, First International Non-Budget Film Festival Gibara / Cuba - Meno Honrosa do Jri oficial no Cinesul 2002, Rio de Janeiro - Prmio Melhor documentrio ANACONDA 2002, Bolivia - 29 Jornada Internacional de Cinema da Bahia, Prmio Revelao, Tatu de Prata. - Prmio Manoel Diegues Jnior, 9 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Dezembro 2003, Rio de Janeiro - Prmio Valor testimonial e documental, do VII Festival Internacional de Cine y Vdeo de los pueblos indgenas, Santiago do Chile. - Prmio de Melhor Documentrio no All Roads Film Festival, da National Geographic, em Los Angeles e Washington

Prinop, Meu primeiro contato


2007, 83 min., HDV Direo: Mari Corra e Karan Ikpeng Edio: Mari Corra e Karan Ikpeng e Aurlie Ricard Em 1964, os ndios Ikpeng tm o seu primeiro contato com o homem branco numa regio prxima ao rio Xingu, no Mato Grosso. Ameaados em seu territrio por invases de garimpeiros, eles so transferidos para o Parque Indgena do Xingu, onde ainda vivem. Mas os Ikpeng sofrem com o exlio de suas terras ancestrais e hoje lutam para reconquist-las. Unindo o passado ao presente, os Ikpeng evocam em um misto de tristeza e humor, as preciosas lembranas daqueles momentos e interpretam episdios que os Brancos e suas cmeras no presenciaram. Relatado do ponto de vista dos prprios ndios, o documentrio desloca nosso olhar para um outro enfoque, numa inverso de papeis onde o Outro somos ns. Prmios: - Prmio Horizonte do 22nd International Documentary Film Festival Munich 2007 - Melhor Documentrio de Longa Metragem no Festival FICA, Junho 2007, Gois, Brasil - Grande Prmio Rigoberta Mench no Festival Prsence Autochtone Terres en Vues, Junho 2007, Montral, Canad. - Melhor documentrio e Melhor Jri Popular - II FASAI - Festival Americano de Cinema e Vdeo Scio - Ambiental de Iraquara, fevereiro 2008, Brasil. - Prmio TeleSur de Distribucin Internacional Festival Cine Pobre Cuba, Abril 2008. - Prmio de Melhor Documentrio das Cmaras da Diversidade UNESCO - Festival Cine Pobre Cuba, Abril 2008.

KINSDJ E IKPENG SOS Rio Xingu


Realizao: Whinty Suy Imagens: Whinty, Karan e Kumr Txico Edio: Leonardo Sette

38

Produo: Vdeo nas Aldeias O Parque do Xing, criado em 1961, quando o Mato Grosso ainda era uma grande mata, deixou fora dos seus limites as cabeceiras do rio Xingu e de todos os seus formadores. Quarenta anos mais tarde, o processo de ocupao e desmatamento comea a chegar junto do Parque, e revela a incrvel fragilidade ambiental deste osis. A ATIX Associao Terra Indgena Xingu, em parceria com o IBAMA e o ISA- Instituto Scioambiental, tentam disciplinar a ocupao do seu entorno para tentar salvar o Parque e garantir a sobrevivncia dos seus habitantes.

WAIMIRI ATROARI Kinja Iakaha, um dia na aldeia


40 min., 2003 Direo e fotografia: Araduw Waimiri,Iawusu Waimiri, Kabaha Waimiri, Sanapyty Atroari, Saw Waimiri e Wam Atroari Edio: Leonardo Sette Seis ndios de diferentes aldeias Waimiri e Atroari, na Amaznia, registram o dia-a-dia de seus parentes da aldeia Cacau. Estes registros, sintetizados em Um dia na aldeia, nos transportam para a intimidade do cotidiano indgena com a sua interao intensa com a natureza. Prmios: - Prmio de melhor filme no mostra competitiva nacional no Forumdoc.bh.2003 - 7 festival do filme documentrio e etnogrfico de Belo Horizonte, Dezembro 2003 - Meno especial na 9 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro 2003

TARIANO Iauaret, cachoeira das onas


48 min., 2006 Direo: Vincent Carelli Portugus, Ingls e Espanhol Fotografia Vincent Carelli e Altair Paixo Edio: Joana Collier Realizao: IPHAN / Vdeo nas Aldeias Um relato mtico ilustrado nas pedras de uma cachoeira, a reconstruo de uma grande maloca, a tentativa de reaver objetos h anos guardados em um museu de Manaus. Em "IAUARET, Cachoeira das onas" os ndios Tariano, do noroeste da Amaznia, aps dcadas de catequese missionria, resolvem fazer um registro cultural dirigido s futuras geraes. Prmios: - Meno Honrosa na XXXIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia, setembro de 2006 - Meno Honrosa na I Mostra Amaznica do Filme Etnogrfico, Manaus, dezembro de 2006 - Mencin Honrosa en la XXXIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia, septiembre 2006 - Mencin Honrosa en la I Mostra Amaznica do Filme Etnogrfico, Manaus, diciembre 2006 - Gran premio Anaconda 2006, Bolvia - Grand Jury Prize, Tulane Latino Environmental Media Festival, New Orleans, USA

GUARANI Mokoi Teko, Petei Jeguat, Duas aldeias, uma caminhada

39

63 min, 2008 Direo: Ariel Ortega, Germano Benito, Jorge Morinico Edio: Ernesto Ignacio de Carvalho Sem matas para caar e sem terras para plantar, os Mby-Guarani dependem da venda do seu artesanato para sobreviver. Trs jovens realizadores Guarani acompanham o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma histria, do primeiro contato com os europeus at o intensa convvio com os brancos de hoje.

KUIKURO IMB GIKEG, Cheiro de pequi


36 min., 2006 Direo: Takum e Maric Kuikuro Fotografia: Takum, Marik, Amuneri, Asusu, Jairo e Maluki Edio: Leonardo Sette e Vincent Carelli Co-produo: Vdeo nas Aldeias/ AIKAX- Associao indgena Kuikuro do Alto Xingu, e NUTI/Museu Nacional tempo de festa e alegria no Alto Xingu. A estao seca est chegando ao fim. O cheiro de cho molhado mistura-se ao doce perfume de pequi. Mas nem sempre foi assim: se no fosse por uma morte, o pequi talvez jamais existisse.Ligando o passado ao presente, os realizadores kuikuro contam uma estria de perigos e prazeres, de sexo e traio, onde homens e mulheres, beijaflores e jacars constroem um mundo comum. Prmios: - Meno honrosa da III MoVA Capara, Esprito Santo (2006) - Prmio Manuel Digues Jnior, Museo del Folclore, na concepo - realizao, 10a Mostra Internacional do Filme Etnogrfico. Rio de Janeiro, 2006. - Meno honrosa Mdia, concedida pela ABDeC na 10a Mostra Internacional del Filme Etnogrfico. Rio de Janeiro, novembro de 2006. - Prmio Especial do Jri, Festival Internacional de Curtas de Rio de Janeiro CURTA CINEMA. Rio de Janeiro, 2006. - Melhor Curta-metragem, Festival Prsence Autochtone de Terres en Vue, Montral, Canad, Junho de 2007

NGUN EL, O dia em que a lua menstruou


28 min., 2004 Direo: Takum e Maric Kuikuro Fotografia: Takum, Marik, Amuneri, Asusu, Jairo e Maluki Edio: Leonardo Sette Durante uma oficina de vdeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do cu como chuva. O som das flautas sagradas atravessa a escurido. No h mais tempo a perder. preciso cantar e danar. preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou. Prmios: - Prmio Chico Mendes de melhor documentrio no Cine Amaznia 2004 Mostra Internacional do Cinema e Vdeo Ambiental, Porto Velho, Rondnia. - Prmio Oficinando na Mostra do Filme Livre, Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro - Prmio da ABD de melhor documentrio, 10 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico, Rio de Janeiro (2005) - Melhor Vdeo no II Festival de jovens realizadores de audiovisual do Mercosul, 2005 - Meno Honrosa para o Vdeo nas Aldeias na 10 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico no Rio de Janeiro; - Trofu Unesco na XXXII Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2005)

KAHEHIJ GHTU, O manejo da cmera


17 min., 2007

40

Direo e fotografia: Coletivo Kuikuro de Cinema Edio: Takum Kuikuro, Joana Collier, Vincent Carelli e Tiago Pelado Produo: Vdeo nas Aldeias, Aikax e Documenta Kuikuro O cacique Afukak, dos ndios Kuikuro no Alto Xingu, conta a sua preocupao com as mudanas culturais da sua aldeia e seu plano de registro das tradies do seu povo, e os jovens cineastas indgenas narram a sua experincia neste trabalho. Prmios: - Prmio Retrato da Periferia e Prmio dos Melhores Filmes, no Vises Perifricas, Rio de Janeiro, Brasil, junho 2007 - Trofu Icumam de melhor filme da Curta Mostra Municpios da 7 Edio da Goinia Mostra Curtas,

Os Kuikuro se apresentam
7 min, 2007 Os Kuikuro apresentam um pouco da sua histria.

HUNIKUI Xin Bena, novos tempos


52 min., 2006 Direo: Zezinho Yube Fotografia: Zezinho Yube, Z Mateus Itsairu, Vanessa Ayani, Fernando Si, Josias Mana, Tadeu Si Edio: Mari Corra, Pedro Portella e Vincent Carelli Produo: Cultura Viva / Vdeo nas Aldeias Legendas: Portugus, Espanhol, Ingls, Francs, Italiano Dia-a-dia da aldeia Hunikui de So Joaquim, no rio Jordo no estado do Acre. Augustinho, paj e patriarca da aldeia, sua mulher e seu sogro, relembram o cativeiro nos seringais e festejam os novos tempos. Agora, com uma terra demarcada, eles podem voltar a ensinar as suas tradies para seus filhos e netos. Prmios: - Tatu de Prata: Prmio Revelao na XXXIII Jornada Internacional de Cinema da Bahia. Bahia, setembro de 2006. - Melhor Filme no Forumdoc.Bh.2006. MG, novembro de 2006. - Prmio Aquisio TV Cultura 18 Festival Internacional de Curtas-Metragens de So Paulo, 2007 - Prmio Retrato da Periferia, Vises Perifricas, RJ, 2006

Huni meka, os Cantos do Cip


25 min, 2006 Direo: Tadeu Si e Josias Man Kaxinaw Edio: Leonardo Sette Uma conversa sobre cip (aiauasca), mirao e cantos. A partir de uma pesquisa do professor Isaias Sales Ib sobre os cantos do povo Hunikui, os ndios resolvem reunir os mais velhos para gravar um CD e publicar um livro. Prmios: - "Retrato da Periferia" e a meno honrosa da ABDeC (Associao Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas), Vises Perifricas, Rio de Janeiro, Brasil, Junho 2007. - Prmio TV Cultura de Adquisio de Curta-metragem, Seo Formao do Olhar, So Paulo, agosto 2007.

Ma Dami Xina, J me transformei em imagem


32 min, 2008 Direo: Zezinho Yube Edio: Zezinho Yube e Ernesto Ignacio de Carvalho

41

Uma conversa sobre a histria dos Huni Kui desde o tempo do contato, passando pelo cativeiro nos seringais, at o trabalho atual com o vdeo.

Filmando Man Bai


18 min, 2008 Direo: Vincent Carelli Edio: Ernesto Ignacio de Carvalho Em 2007, o cineasta Zezinho Yube decide filmar a histria de seu pai, o professor e pesquisador Huni kui Joaquim Man. O projeto resultou no vdeo Man Bai, o caminho de meu pai, selecionado pelo programa Revelando Brasis Ano II. Filmando Man Bai uma reflexo de Zezinho sobre o filme, o processo de realizao, suas dificuldades e escolhas como cineasta e a delicada relao com seu personagem.

PANAR Kiaras Saty, O Amendoim da Cutia


51 min., 2005 Direo e fotografia: Komoi e Paturi Panar Edio: Leonardo Sette e Vincent Carelli Legendas: Portugus, Espanhol, Ingls, Francs, Italiano O cotidiano da aldeia Panar na colheita do amendoim, apresentado por um jovem professor, uma mulher paj e o chefe da aldeia. Prmios: - Tatu de Ouro de melhor documentrio em vdeo na XXXII Jornada Internacional de Cinema da Bahia, 2005 - Melhor documentrio da Competitiva Nacional para O amendoim da cutia no Forumdoc.2005, Belo Horizonte - Meno Honrosa na 10 Mostra Internacional do Filme Etnogrfico no Rio de Janeiro, 2005 - 2 lugar na Categoria de Criao, Teueikan Award, Montreal 2006 - Meno Honrosa no CineEco 2006, Portugal - Melhor Mdia-Metragem, VIII FICA, 2006 - Melhor vdeo no II Festival Latino-Americano de Vdeo Ambiental, Manaus, 2006 - Prmio Beija-Flor da Gravata Vermelha ao Melhor Vdeo do II Festival Latino Americano de Vdeo Ambiental de IraquaraChapada Diamantina-BA - Prmio Gruta da Torinha do Jri Popular do II Festival Latino Americano de Vdeo Ambiental de Iraquara-Chapada Diamantina-BA

Prara J, Depois do ovo, a guerra


15 min, 2008 Direo e imagens: Komoi Panar Edio: Daniel Bandeira As crianas Panar apresentam seu universo em dia de brincadeira na aldeia. O tempo da guerra acabou, mas ainda continua vivo no imaginrio das crianas. Prmios: - Um dos 10 favoritos do pblico no Festival de Curtas de So Paulo, 2008. - Prmio de exibio do SESC TV SP.

De volta terra boa


21 min., 2008, indito Direo: Vincent Carelli e Mari Corra Edio: Marcelo Pedroso

42

Homens e mulheres Panar narram a trajetria de desterro e reencontro de seu povo com seu territrio original, desde o primeiro contato com o homem branco, em 1973, passando pelo exlio no Parque do Xingu, at a luta e reconquista da posse de suas terras.

Para os nossos netos


10 min., 2008, indito Personagens e realizadores Panar traam comentrios sobre o processo de criao dos filmes O amendoim da cutia e Depois do ovo, a guerra e o uso do vdeo em sua comunidade.

OUTROS Qual o jeito Z?


14 mins, 1990 Portugus Direo: Murilo Santos e Vincent Carelli Edio: Murilo Santos e Vincent Carelli Buriticupu, no Maranho, uma das regies de maior conflito fundirio no eixo da ferrovia de Carajs. O lder campons, Luis Vila Nova, explica o movimento de ocupao de matas improdutivas por milhares de trabalhadores sem terra, que travam uma verdadeira guerra contra jagunos e policiais.

Ningum come carvo


14 mins, 1991 Portugus Direo: Murilo Santos e Vincent Carelli Edio: Murilo Santos e Vincent Carelli As empresas siderrgicas de Minas Gerais instalam-se na rea do Grande Carajs, no sul do Par e no Maranho. Utilizando carvo vegetal de matas nativas para produzir ferro guza, elas vem agravar a devastao e a violncia da regio.

ndio na TV
5 mins., 2000 Direo: Vincent Carelli Edio: Tutu Nunes No dia 18 de setembro de 2000, aniversrio de 50 anos da TV brasileira, Hiparendi Xavante exibe vdeos indgenas na estao de metr da Praa da Liberdade em So Paulo, e entrevista os passantes sobre a presena do ndio na tev. Prmios: - Melhor Direo XII Cine Cear, Fortaleza (2002)

Vdeo nas Aldeias se apresenta


33 mins., 2002 Realizao: Mari Corra e Vincent Carelli Edio: Mari Corra Produo: Vdeo nas Aldeias Apresentao da trajetria recente do Vdeo nas Aldeias, suas oficinas de formao e a produo indgena. Criado em 1987, o projeto comeou a introduzir o vdeo em comunidades indgenas que produziam registros para consumo interno. Em 1995, a abertura de um espao na TV educativa de Cuiab, levou o projeto a produzir o Programa de ndio, uma experincia indita na

43

televiso brasileira. Desde 1997, o Vdeo nas Aldeias investe, atravs de oficinas nacionais e regionais, na formao da primeira gerao de documentaristas indgenas. Festivais: Festival Internacional de Curtas de Rio de Janeiro, 2002. Festival ECOCINEMA, Rhodes, na Grcia, 2004. VI International Film and Video Festival on Human Rights "DERHUMALC", (dia 25 de Agosto a 1 de Setembro) em Santiago del Estero na Argentina

O corpo e os espritos
54 min, 1996 Direo e edio: Mari Corra Produo: Les films du Village / Vdeo nas Aldeias No Parque Indgena do Xingu, mdicos e pajs tentam conciliar medicina moderna e xamanismo. O filme enfoca esse convvio: a tentativa de dilogo intercultural e o confronto de cosmovises antagnicas. Para o paj Prepori, o filme se torna uma forma de testamento oral destinado aos seus filhos, netos e descendentes, instrumento contra o esquecimento de suas tradies. Do lado da equipe mdica, o Dr. Douglas, coordenador do Programa de Sade, reflete sobre a inevitvel interferncia que provoca a medicina no universo indgena, sua eficcia e seus limites. O filme questiona as possibilidades desse dilogo entre culturas. Prmio: - Prmio de melhor documentrio em vdeo no Festival Bilan du Film Ethnographique /Muse de lHomme, Paris, 1996.

Вам также может понравиться