Вы находитесь на странице: 1из 3

Ondas Ssmicas As ondas ssmicas so ondas de impacto produzidas em um terremoto.

Vrios tipos de onda resultam de um abalo ssmico, e o seu estudo permite que os geofsicos conheam a estrutura interna de nosso planeta. Algumas ondas ssmicas percorrem o interior da Terra, como as de compresso (ou primrias, P) e as ondas ssmicas de cisalhamento (ou secundrias, S). As ondas P movem-se atravs da crosta terrestre como um elstico. Quando a onda move-se para a esquerda, por exemplo, ela expande e comprime na mesma direo. Produzem um movimento do solo para frente e para trs na mesma direo que a onda se propaga. J as ondas S provocam o movimento do solo para cima e para baixo, perpendicular direo de propagao da onda. Outras ondas viajam pela superfcie e outras camadas do interior da Terra, chamadas ondas superficiais, e so subdivididas em ondas ssmicas superficiais Love e ondas ssmicas superficiais Rayleigh. Neste resumo discutiremos somente as ondas P e S. O desenho abaixo (fonte: site http://domingos.home.sapo.pt/estruterra_3.html) ilustra a propagao de ondas ssmicas nas camadas mais superficiais da Terra.

Observe que ao passar pela superfcie de descontinuidade muda a velocidade de propagao das ondas, e o estudo dos tempos de chegada das ondas nas estaes A,B e C poder indicar a profundidade da descontinuidade e a natureza dos materiais atravessados.

O desenho abaixo mostra a propagao de ondas P e S no interior do globo terrestre a partir do foco de um terremoto (epicentro). A crosta terrestre representada na figura pela linha de contorno do planeta. Em rosa est o manto terrestre, slido, permitindo a propagao de ondas P e S (trajetria em vermelho). Em azul est o ncleo externo, fundido, e que no permite a propagao de ondas S. Este fato gera uma zona de sombra, isto uma poro da superfcie onde as ondas S no podem ser detectadas pelos sismgrafos. Observe ainda que as ondas P sofrem refrao ao atravessar a superfcie do ncleo, gerando uma outra zona de sombra onde nem ondas S nem ondas P podem ser detectadas pelos sismgrafos posicionados na superfcie da crosta. A figura abaixo foi obtida no site http://www.gcse.com/waves/earthquakes3.htm. (Earthquake = terremoto; wave=onda).

A severidade de um terremoto pode ser expressa por dois modos principais. A magnitude magnitude uma expresso numrica da quantidade de energia liberada por um terremoto, normalmente expressa na Escala Richter, determinada pela medida da amplitude das ondas ssmicas em instrumentos registradores (os sismgrafos). A escala numrica para magnitudes logartmica, portanto, as deflexes de um sismgrafo para um terremoto de magnitude 5, por exemplo, so 10 vezes maiores que um terremoto de magnitude 4, e 100 vezes maiores que um

terremoto de magnitude 3, e assim por diante A intensidade de um terremoto uma medida subjetiva que descreve quo forte uma onda ssmica foi sentida em local particular. Em outras palavras, mede os efeitos de um terremoto em um determinado lugar. A intensidade, expressa pela Escala Modificada de Mercalli, depende no somente da magnitude de um terremoto, mas tambm da distncia desde um epicentro e a geologia local. A Escala Modificada de Mercalli varia de I a XII. Assim, os terremotos de Intensidade I no so normalmente sentidos pela maioria das pessoas em um determinado local, exceto por umas poucas pessoas localizadas em condies especialmente favorveis, enquanto que terremotos de Intensidade XII provocam danos totais.

Вам также может понравиться