Вы находитесь на странице: 1из 4

23/08/13

E ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PA

Ministrio do Planejamento quer mudar regime de dedicao exclusiva dos docentes

Secretaria de Recursos Humanos SRH do Ministrio do Planejamento apresentou a diretores do ANDES-SN, na ltima quarta (13/5), uma proposta preliminar de reestruturao da carreira dos docentes das universidades federais. Essa proposta teria sido elaborada em conjunto com a Advocacia Geral da Unio AGU, Controladoria Geral da Unio CGU e os ministrios de Cincia e Tecnologia e da Educao e j teria sido apresentada Associao Nacional dos Dirigentes de Instituies Federais de Ensino Superior ANDIFES. Da reunio, participaram os professores Ciro Correia, Solange Bretas e Jos Vitrio Zago, respectivamente presidente, secretriageral e 1 tesoureiro do ANDES-SN. Nesse mesmo dia, em horrios diferentes, a SRH recebeu o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educao Bsica e Profissional SINASEFE e o Frum de Professores das IFES Proifes, para quem apresentou a proposta. O titular da Secretaria de Recursos Humanos, Duvanier Paiva Ferreira, abriu o encontro fazendo referncia preocupao de acelerar a formatao das propostas da Secretaria no que concerne aos elementos balizadores da carreira aps os encaminhamentos dados questo das tabelas remuneratrias, objeto da MP 431 e da Lei 11.784/98 dela decorrente. Segundo Duvanier, o Ministrio entende que a formatao das propostas se faz urgente em razo do Acrdo 2731/2008 do Tribunal de Contas da Unio TCU. O acrdo determina, em especial aos ministrios da Educao MEC e de Cincia e Tecnologia MCT, providncias para reduzir as irregularidades e ilegalidades dos vnculos hoje existentes entre as instituies federais de ensino superior IFES e as fundaes privadas ditas de apoio. Para Duvanier, as modificaes nas carreiras das universidades federais seria uma maneira de cumprir o que estabelece o acrdo. O secretrio afirmou que embora a SRH entenda que as tratativas sobre carreira deveriam restringir-se s entidades que assinaram o acordo que resultou na MP 431, em 2008, a metodologia de trabalho estava sendo alterada com a convocao do ANDES-SN. Aps essa afirmao, Duvanier deixou a reunio por causa de uma viagem previamente agendada. Antes da sada do secretrio, Ciro Correia afirmou julgar positiva essa compreenso do Ministrio quanto a discutir a proposta com todas as instncias e entidades relacionadas com o tema. A posio do ANDES-SN sempre foi de trazer suas propostas e dar sua contribuio de modo independente e crtico, como compete a uma entidade de representao de categoria profissional. E sob essa perspectiva que acolhemos o convite e participaremos dos debates. Com a sada do secretrio, a proposta foi apresentada pela secretria-adjunta da SRH, Maria do Socorro Mendes Gomes (Nina). Segundo ela, a proposta ainda est em estudo.

Conhea a proposta ponto por ponto:


Estruturao de remunerao com pagamento por projeto para Docentes que
www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/minist_planej_quer_mudar_DE.htm 1/4

23/08/13

E ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PA

estejam trabalhando com projetos de pesquisa e extenso: - Mudana no conceito de Dedicao Exclusiva - Criao de Gratificao de Dedicao Exclusiva - Extino da GEMAS, com incorporao ao Vencimento Bsico - Regime de opo pela Gratificao de Dedicao Exclusiva semestral. No optantes passam a ser Docentes em Regime Integral de 40 horas - Equalizao do valor final da remunerao dos doutores, mestres e especialistas com a carreira de Cincia e Tecnologia Estruturao de remunerao por projeto para Docentes e Tcnicos que estejam trabalhando com projetos de pesquisa, extenso e consultoria: - Pagamento via SIAPE com receita prpria de projetos, consultorias, etc. - Deixa de receber a Gratificao de Dedicao Exclusiva ao receber remunerao por projetos com receita prpria. - Estrutura de clculo previdencirio mantendo compatibilidade com remunerao de Professor em DE - Clculo de IRPF sobre o montante total pago pelo SIAPE - Corte de valores no Teto Constitucional (R$ 24,5 mil). Criao de ncleos de apoio a pesquisa, extenso e consultoria - Criao de estrutura de gerenciamento de projetos de pesquisa e extenso, nos moldes das Fundaes de Apoio na estrutura das IFES - Criao do cargo de Gestor de Projetos

ANDES-SN: proposta vai de encontro s preocupaes do TCU

Aps a apresentao, os diretores do ANDES-SN expressaram com clareza seus

desacordos e preocupaes com o que estaria sendo gestado. Ciro Correia afirmou que a proposta parece ir justamente no sentido contrrio das preocupaes do TCU de corrigir os problemas apontados no seu levantamento e as determinaes do Acrdo 2731/2008. O que precisa ser preservado e valorizado justamente o conceito atual de dedicao exclusiva DE enquanto regime prioritrio de trabalho nas universidades pblicas, ao contrrio de reduzi-lo condio precarizante de mais uma mera gratificao, como se no bastassem as j existentes!, disse Ciro. Ele continuou: na verdade, transformar a DE numa complementao paga como gratificao semestral apenas ir incentivar os professores a se submeterem aos projetos hoje administrados e do interesse de fundaes privadas na busca por superar o valor desta gratificao. Entre outros problemas, o presidente do ANDES-SN ainda destacou que os supostos itens
www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/minist_planej_quer_mudar_DE.htm 2/4

23/08/13

E ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PA

que visam garantir a transparncia dos contratos firmados pela universidade como realizar pagamentos pelo sistema SIAPE, determinar teto para as complementaes e recolher Imposto de Renda sobre os montantes pagos se tm alguma relao com aumento do controle, escamoteiam a questo central da coerncia dos objetos dos projetos com os propsitos da universidade, que no devem e nem podem se confundir com os de prestao de servios que no tenham qualquer carter acadmico. Para Ciro, a lgica que permeia a proposta enviesada em relao s determinaes do TCU e perversa no sentido de fazer aumentar os problemas hoje j existentes nas carreiras das universidades quanto precarizao e inseguranas remuneratrias e previdencirias. Como se isso no bastasse, avalia o presidente do Sindicato Nacional, causa perplexidade que nenhum tpico sequer toque na questo central dos problemas levantados pelo TCU: o fato absolutamente irregular de dirigentes das IFES ocuparem simultaneamente cargos de direo nas administraes das fundaes privadas ditas de apoio, com as quais estabelecem contratos. Ciro lembrou que essa situao que gera a relao promscua e desvirtuada na qual o que determina o objeto dos contratos o interesse particular de quem prope, analisa e assina esses documentos estando representado dos dois lados do balco, em flagrante desrespeito aos mais comezinhos princpios da administrao pblica num regime republicano. O presidente deixou clara a posio do Sindicato Nacional com relao s fundaes privadas ditas de apoio. Para ns, no h nada que justifique a presena dessas entidades privadas dentro das universidades, pois elas desvirtuam a atividade acadmica com o engodo da autonomia. Na verdade, o que essas fundaes fazem comercializar interesses privados utilizando a estrutura e a capacidade de trabalho das universidades para gerar uma receita que vai parar nas mos de poucos. Jos Vitrio Zago acrescentou: temos propostas objetivas sobre estas questes, j apresentadas ao ministro Fernando Haddad, e nossas propostas confrontam-se totalmente com esse projeto. A secretria-geral do ANDES-SN, Solange Bretas, tambm afirmou que a proposta apresentada no representa a soluo do problema identificado pelo TCU. Grande parte dos projetos contratados via fundaes de apoio sequer de conhecimento dos chefes de departamento ou dos diretores das unidades acadmicas, embora a estrutura da universidade seja utilizada para o seu desenvolvimento. O Acrdo 2731/2008 d um prazo de 180 dias para que os ministrios cumpram suas determinaes (at o final deste ms). O representante do MEC, presente na reunio, esclareceu que a proposta no se confunde com as sugestes normativas que o Ministrio deve apresentar neste prazo. Ele entregou ao presidente do ANDES-SN, por solicitao da Secretria Maria Paula Dallari Bucci, da Secretaria de Ensino Superior SESU/MEC, uma minuta da portaria que est sendo elaborada a esse propsito.

Para a secretria-geral do ANDES, governo j construa alterao da DE antes do acrdo do TCU


A secretria-geral do ANDES-SN avalia que a alterao no regime de dedicao exclusiva j estava sendo construda mesmo antes do Acrdo do TCU, pois a Lei n. 11.784/08 revogou o Art. 17 da Lei n. 8460/1992, que definia o percentual de dedicao exclusiva. A Secretaria do Sindicato j enviou a proposta apresentada pela SRH para os grupos de trabalho da entidade.
www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/minist_planej_quer_mudar_DE.htm 3/4

23/08/13

E ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PARA MELHOR VIZUALIZAO - MAXIMIZE ESTA JANELA PA

Tambm solicitamos audincia em carter de urgncia com o Ministrio da Educao para tratar da questo e da minuta que nos foi encaminhada.

Fonte: Adur Informa ed. 120, 8/6/2009.

Coletnea de artigos

Home

www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/minist_planej_quer_mudar_DE.htm

4/4

Вам также может понравиться