Вы находитесь на странице: 1из 4

A RESPEITO DO NMERO DE PONTOS CARACTERSTICOS NECESSRIOS AFIRMATIVA DE IDENTIDADE

Mallmith, Dcio de Moura [1]


Departamento de Criminalstica, Instituto-Geral de Percias SSP, Porto Alegre/RS

1 Introduo Em Papiloscopia e Datiloscopia corrente a utilizao de doze pontos caractersticos para se afirmar que determinada impresso digital, ou fragmento dela, pertence a certo indivduo. Esta aparente invariabilidade dos doze pontos caractersticos sempre nos pareceu duvidosa, o que nos levou a buscar os fatores que firmaram esta crena entre ns. Nesta busca, deparamo-nos com um trabalho realizado pelo Perito Roberto Thunt, denominado Das razes pelas quais uma impresso digital isolada, mesmo incompleta, suficiente para estabelecer a identidade. Do valor da prova Dactiloscpica., inserido na publicao Arquivos da Polcia Civil de So Paulo. O Dr. Thunt, utilizando uma demonstrao de seu colega, Dr. Edmur de Aguiar Whitaker, expe, demonstra e atualiza os clculos primeiramente implementados pelo Victor Balthazard (1872 - 1950), professor de medicina forense da Universit Sorbonne (Paris Frana). Neste artigo, pretendemos efetuar uma releitura do trabalho do Dr. Thunt, objetivando dissipar a nvoa que encobre a questo do nmero de pontos caractersticos necessrios obteno de uma positiva de identidade. 2 A frmula utilizada por Balthazard O trabalho de Balthazard, como tambm as ulteriores demonstraes do Dr. Whitaker e do Dr. Thunt, parte das seguintes premissas: 1o Considera que os pontos caractersticos distribuem-se de forma aleatria pela estampa digital. 2o Considera quatro espcies de pontos caractersticos: bifurcao, que se dirige da esquerda para a direita e da direita para a esquerda; princpio de linha, com as mesmas direes. 3o Fixa a quantidade mdia de cem pontos caractersticos para um datilograma, dividido-o, imaginariamente, em cem quadrculos uniformes e situando cada um dos pontos caractersticos num destes quadrculos (Figura 1).

Figura 1

Os termos originalmente utilizados pelo autor diferem ligeiramente dos empregados por ns, seno, vejamos, a bifurcao que se dirige da esquerda para a direita e da direita para a esquerda e o princpio de linha, com as mesmas direes,

correspondem, nesta ordem, a bifurcao, a confluncia, ao incio de linha e ao fim de linha. A escolha especfica destas quatro espcies de pontos caractersticos, embora parea arbitrria, justifica-se por dois fatores: Os tipos de pontos caractersticos escolhidos so os mais freqentes nos datilogramas; A maior parte dos demais tipos de pontos caractersticos podem ser expressos como uma combinao dos pontos caractersticos escolhidos. O processo de Balthazard, basicamente, considera o tipo de ponto caracterstico e a sua localizao na impresso digital. Assim, examinado-se um nico quadrculo e se nele existir um nico ponto caracterstico, ento, relativamente a este quadrculo, poderemos ter 4 impresses digitais distintas: uma que possui uma bifurcao (A), uma que tem uma confluncia (B), uma que possui um incio de linha (C) e uma que tem um fim de linha (D). O desenho da Figura 2 ilustra esta situao.

Figura 2 Agora, se considerarmos dois quadrculos, sabendo-se que isoladamente cada um deles pode gerar 4 impresses digitais diferentes, teremos, combinando ambos, 4 X 4 = 16 impresses digitais distintas. Considerando-se trs quadrculos, obteremos 16 X 4 = 64 possibilidades de diferentes datilogramas. O mesmo procedimento repete-se at abranger todos os cem quadrculos. Denominando-se a quantidade de possveis impresses digitais distintas de n, o nmero de tipos de pontos caractersticos diferentes considerados de p e a quantidade de quadrculos abrangidos de i, chegamos expresso: n = pi (1)

Deste modo, considerando-se todos os cem quadrculos, teremos n = 4100 = 1,61 X 1060 possveis impresses digitais diferentes. Frisa-se que o resultado obtido est expresso em notao cientfica por se tratar de um nmero gigantesco, sendo inapropriado grafa-lo da forma convencional. Observa-se, tambm que tal nmero encontra-se muito alm da nossa capacidade de avaliar quantidades. Pelos clculos apresentados, s haver probabilidade de encontrarmos duas impresses digitais com todos os pontos caractersticos coincidentes, tanto no que se refere ao tipo de ponto caracterstico, quanto no que diz respeito sua localizao, se considerarmos um conjunto que contenha mais do que 1,61 X 1060 impresses digitais. Na prtica, trata-se de uma impossibilidade matemtica, haja vista que o nmero de elementos que deveriam compor o universo de pesquisa to grande que supera os desenhos digitais existentes nos dedos das mos de todos os habitantes do nosso planeta por um fator de 1049!

3 Aplicao da frmula aos fragmentos de impresses papilares Quando dispomos de apenas um fragmento de impresso digital, a questo assume outros contornos lgicos, embora a abordagem matemtica faa uso da mesma frmula (1) explicitada na seo anterior. Neste caso, desejamos determinar a quantidade de pontos caractersticos mnimos que deve possuir um fragmento papilar para que NO exista a probabilidade de se encontrar mais de uma impresso digital, num conjunto dado, com pontos caractersticos coincidentes aos do fragmento pesquisado. O termo coincidente refere-se, neste contexto, queles pontos caractersticos que, alm de serem do mesmo tipo, ocupam a mesma posio relativamente ao todo considerado. Relendo a questo pelo prisma matemtico, procuramos o termo i, a quantidade de pontos caractersticos coincidentes, existentes num dado conjunto de n impresses digitais, considerando-se p tipos de pontos caractersticos distintos. Conhecemos n, que nada mais do que o total de habitantes multiplicado por dez, nmero de dedos que normalmente as pessoas possuem em ambas as mos, bem como, sabemos o valor de p, fixado em 4, basta-nos, portanto, explicitarmos a varivel i para resolver o problema. Para tanto, faz-se necessrio efetuarmos algumas transformaes na frmula (1), conforme se segue: n = pi log n = log pi log n = i log p Assim: i = log n/log p (2)

Considerando-se a populao mundial atual, cerca de 6.537.000.000 habitantes, conforme estimativa do Escritrio do Censo dos EUA para meados do ms de setembro de 2006, teremos: n = 6.537.000.000 X 10 = 65.370.000.000 = 6,537 X 1010 habitantes p=4 i=? Aplicando-se estes dados expresso (2), obtemos: i = (log 6,537 X 1010) / (log 4) = 17,964 pontos caractersticos coincidentes. Como os pontos caractersticos, pelo vis probabilstico, so entes discretos, ou seja, no admitem a forma fracionria, assumimos i, por aproximao, como sendo igual a 18 pontos caractersticos coincidentes. Portanto, a certeza matemtica de que um dado fragmento de impresso papilar parte integrante de determinada impresso digital somente obtida, atualmente, se entre ambos existir pelo menos 18 pontos caractersticos coincidentes. Subsidiariamente, entre eles no pode haver, ainda, nenhum ponto caracterstico discordante. 4 Consideraes finais Rpida leitura do exposto mostra-nos que em nenhum momento foi fixada a quantia de doze pontos caractersticos coincidentes como sendo imprescindvel para a obteno de uma positiva de identidade. Tal fixao resulta de grosseira generalizao, originria de um clculo, diga-se de passagem, correto, realizado em

determinada poca e considerando a populao de nosso planeta naquela data. Convm salientar, tambm, que no artigo do Dr. Thut, em momento algum, h meno a um nmero fixo de doze pontos caractersticos. Desprende-se do texto, pelo contrrio, que o nmero de pontos caractersticos coincidentes necessrios afirmativa de identidade diretamente proporcional quantidade de impresses digitais consideradas, e inversamente proporcional ao nmero de tipos de pontos caractersticos diferentes levados em conta. Nesta perspectiva, se agruparmos aos tipos de pontos caractersticos considerados um de seus outros tipos menos freqentes, como, por exemplo, um empalme, uma corta ou um encerro, poderemos baixar sensivelmente o nmero de pontos caractersticos coincidentes necessrios para uma positiva de identidade. Por outro lado, se restringirmos o conjunto de impresses digitais pesquisadas, como, por exemplo, considerando-se apenas os habitantes do nosso pas, do nosso Estado ou da nossa cidade, tambm possvel chegarmos a uma positiva de identidade com um nmero menor de pontos caractersticos coincidentes. fcil verificar, ainda, que, como o tempo est intimamente atrelado ao crescimento demogrfico e este diretamente relacionado quantidade de impresses digitais passveis de comporem nosso conjunto de pesquisada, uma POSITIVA dada, por exemplo, h uns trinta anos atrs, estar sujeita hoje a no ter o aval da matemtica e, conseqentemente, como prova material, poder no surtir os efeitos jurdicos que antes produziu. Assim, uma afirmativa de identidade s vlida em sua prpria poca! Salientamos, tambm, que os clculos apresentados aliceraram-se somente nos pontos caractersticos, desconsiderando outros fatores relevantes da prtica papiloscpica, como a classificao fundamental do sistema Vucetich, a chave classificatria de subtipos, a albodatiloscopia e estudos inerentes a poroscopia, entre outros. Claro que estes fatores, combinados abordagem via pontos caractersticos, resultar numa significativa reduo do nmero de pontos caractersticos necessrios a uma positiva de identidade. Deve-se, por esta razo, analisar-se individualmente cada caso, sem conceitos pr-estabelecidos. O assunto, por instigante, suscita interpretaes diversas, no ousamos e nem pretendemos, por este motivo, abrange-lo de forma definitiva neste artigo. Pelo contrrio, estamos abertos a comentrios, sugestes, dvidas e crticas, sejam elas construtivas ou no. Bibliografia MALLMITH, D.M. A Respeito do Nmero de Pontos Caractersticos Necessrios Afirmativa de Identidade in Boletim Informativo da Associao dos Papiloscopista do Rio Grande do Sul. Ano 1, no 4, Julho/Agosto, 1987. THUNT, R. Das Razes pelas quais uma Impresso Digital Isolada, Mesmo Incompleta, Suficiente para Estabelecer a Identidade. Do Valor da Prova Dactiloscpica in Arquivos da Polcia Civil de So Paulo. So Paulo: s/d.
[1]

Ex-Papiloscopista. Perito Criminalstico do Departamento de Criminalstica do Instituto-Geral de Percias SSP/RS. Fsico. Bacharel em Direito. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Sensoriamento Remoto. Contato: decio-mallmith@igp.rs.gov.br

Вам также может понравиться