Вы находитесь на странице: 1из 30

UNIDADE DE ANPOLIS -GOIS PROFESSOR: VAGNER BORGES DIC IPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES CINCIA DA COMPUTAO 4 PERODO-NOTURNO

Alunos: Cleiton Batista Carvalho Joo Batista Luiz Ferreira Leandro Henrique Pereira Chaves Welder Fagundes de Sousa Welison Luiz de Arajo RA 6201190861 RA 3776723483 RA 3708599731 RA 4200061959 RA 4200073297

ANPOLIS-GOIS 20 DE AGOSTO DE 2013


1

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Cleiton Batista Carvalho Joo Batista Luiz Ferreira Leandro Henrique Pereira Chaves Welder Fagundes de Sousa Welison Luiz de Arajo

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Trabalho Apresentado ao Professor Vagner Borges. Da Disciplina de Arquitetura de Computadores, Da Turma de Cincia da Computao 3 Perodo Noturno.

ANPOLIS GOIS 2013

RESUMO

SUMRIO INTRODUO

3.1 OBJETIVO GERAL

3.1 Objetivos Especficos

ETAPA 1 Passo 1: 1. Pesquisar e descrever uma famlia de processadores de nico ncleo e compar-la com uma famlia de processadores de mltiplos ncleos (multicore). Por exemplo, Intel Pentium e Intel Core i (i3, i5 e i7). Intel Pentium 4 Processor suporte a tecnologia HT 3.00E GHz, 1M Cache, 800 MHz FSB. ESPECIFICAES ESSENCIAIS N de ncleos Velocidade de Clock L2 Cache Velocidade FSB FSB Paridade Conjunto de Instrues Litografia Max TDP Faixa de voltagem VID 1 3 GHz 1 MB 800 MHz No 32 bits 90 nm 89 W 1.250V-1.4V

Intel Core TM i7-3770T Processor (8M Cache, up to 3.70 GHz) ESPECIFICAES ESSENCIAIS N de ncleos Velocidade de Clock N threads Frequncia turbo max Cache inteligente Intel Conjunto de Instrues Litografia Max TDP 4 2.5 GHz 8 3.7 GHz 8 MB 64-bit 22 nm 45 W

Nessa pequena comparao entre os processadores Intel Pentium 4 e Intel Core i5, percebemos o tamanho da evoluo dos processadores.
6

O processador, tambm chamado de CPU (central processing unit), o componente de hardware responsvel por processar dados e transformar em informao. Ele tambm transmite estas informaes para a placa me, que por sua vez as transmite para onde necessrio (como o monitor, impressora, outros dispositivos). A placa me serve de ponte entre o processador e os outros componentes de hardware da mquina. Outras funes do processador so fazer clculos e tomar decises lgicas. Algumas caractersticas do processador em geral:
Frequncia de Processador (Velocidade, clock). Medido em hertz, define a capacidade do processador em processar informaes ao mesmo tempo. Cores: O core o ncleo do processador. Existem processadores core e multicore, ou seja, processadores com um ncleo e com vrios ncleos na mesma pea. Cache: A memria Cache um tipo de memria auxiliar, que faz diminuir o tempo de transmisso de informaes entre o processador e outros componentes. Potncia: Medida em Watts a quantia de energia que consumida por segundo. 1W = 1 J/s (Joule por segundo)

A Evoluo dos processadores surpreendente. A primeira marca no mercado foi a INTEL, com o a CPU 4004, lanado em 1970. Este CPU era para uma calculadora. Por isto, muitos dizem que os processadores comearam em 1978, com a CPU 8086, tambm da Intel. Alguns anos mais tarde, j em 2006, lanado o CORE 2 DUO, um grande salto na tecnologia dos processadores. 2. Escolher pelo menos dois processadores de cada famlia e produzir um relatrio com os detalhes de miniaturizao, clock, cache, consumo energtico, conjunto de instrues de microarquitetura e capacidade dos controladores de memria principal (Random Access Memory RAM) de cada um dos processadores escolhidos.

Pentium III

O Pentium III um microprocessador de sexta gerao fabricado pela Intel, tendo a mesma arquitetura do Pentium Pro e concorria com o Athlonda AMD. As primeiras verses eram muito parecidas com o Pentium II, mas com instrues SSE. Igualmente com o que aconteceu com Pentium II, existia uma verso Celeron "low-end" e um Xeon com a mesma arquitetura. Foi substitudo pelo Pentium 4 que teve a misso de aumentar a freqncia do processador mas depois serviu de base para a arquitetura Core.

Em toda a histria da informtica, o Pentium III um dos professadores com mais variaes. Existem verses que utilizam barramento de 100 MHz, verses que utilizam barramento de 133 MHz, verses com 512 KB de cache half-speed ( metade da frequencia do processador, como o Pentium II), com 256 KB de cache full-speed (na mesma frequencia do processador, como no Pentium Pro), verses que utilizam o formato SEPP, verses que utilizam um novo formato, chamado de FC-PGA, verses que utilizam o core Katamai, verses que utilizam o core Coppermine (mais avanado), que operam a 2.0v, que operam a 1.65v, que operam a 1.6v, e por a vai. Pentium 4 O Pentium 4 a quinta gerao de microprocessadores com arquitetura x86 fabricados pela Intel, o primeiro CPU totalmente redesenhado desde o Pentium Pro de 1995. Ao contrrio do Pentium II, o Pentium III, e os vrios Celerons, herdou muito pouco do design do Pentium Pro, tendo sido criado do zero desde o inicio. Uma das caractersticas do micro arquitetura NetBurst era seu pipeline longo, desenhado com a inteno de permitir frequncias elevadas. Tambm foi introduzida a instruo SSE2 com um integrador SIMD mais rpido, e clculo de pontos flutuantes em 64-bit. O Pentium 4 original, com o nome de cdigo "Willamette", foi introduzido em novembro de 2000 para o Socket423, sendo lanados em verses 1.3 a 2.0 GHz. Para surpresa da maioria dos observadores da indstria, o Pentium 4 no melhorou em relao ao velho projecto do P3 em qualquer uma das duas medidas chave de desempenho normal: velocidade de processamento de inteiros ou no desempenho de pontos flutuantes: pelo contrrio, sacrificou o desempenho por-ciclo a fim de ganhar duas coisas: velocidades de clock muito elevados e desempenho de SSE. Como tradicional na Intel, o P4 vem tambm em uma verso Celeron de gama baixa (freqentemente referida como Celeron 4) e uma verso topo de gama Xeon recomendada para configuraes de SMP. O Pentium 4 executa muito menos trabalho por ciclo do que outros microprocessadores (tais como o Athlon ou o velho Pentium III), mas o objetivo do projeto original foi cumprido sacrificando as instrues por ciclo de pulsos de disparo (clock) a fim de conseguir um nmero maior de ciclos por segundo (isto , uma freqncia maior ou velocidade de clock). Produzido de 2000 a 2006 pela Intel com frequencia de 1300 MHz a 4000(modelo 580)MHz. Frequncia de barramento de 400 MHz a 1066 MHz com uma Lisura de 65 nm a 180 nm.

Intel Core Duo O Intel core duo um processador fabricado pela Intel usando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores num s chip de silcio. Nos computadores portteis equipados com este processador a vida da bateria reduzida em cerca de 15% quando um dispositivo USB2.0 est ligado. Core Duo uma nova nomenclatura dada aos processadores de nova gerao da intel substituindo os HT que fazem um trabalho similar (Porm com desempenho bem abaixo), pois simulam ter dois ncleos. Produzido de 2006 a 2008 pela Intel com a frequencia de 1066 MHz a 2330 MHz, frequencia de barramento de 533 MHz a 667 MHz uma Lisura de 65 nm. Traduzindo o termo literalmente para o portugus, obtm-se: Ncleo Duplo. E deste modo, pode-se facilitar a compreenso do que faz a nova tecnologia. Trabalhando com uma espcie de diviso de tarefas, os processadores Dual Core possuem dois ncleos, ou melhor dizendo, dois crebros. Alm disso, os novos processadores possuem tambm dupla quantia de memria interna (em alguns casos eles utilizam a mesma memria), e algumas tecnologias internas a mais. Capazes de processar tarefas mltiplas, os processadores de ncleo duplo atingem melhores resultados do que os processadores comuns. H de se frisar tambm que alguns aplicativos so aprimorados e voltados especialmente para a utilizao em processadores Dual Core. Intel Core i7 Intel Core i7 uma famlia de processadores Intel para desktop e notebooks x86-64 (64 bits). o primeiro processador lanado que utiliza a microarquitetura Intel Nehalem que o sucessor dos processadores Intel Core 2. Atualmente, existem ao todo trs modelos de processadores de quatro ncleos. Os trs modelos atuais e futuros sero dos modelos Quadcore. O i7 se aplica a famlia de processadores Bloomfield. O nome continua com o uso da marca Core da Intel. Foi lanado oficialmente em 17 de novembro de 2008 e fabricado no Arizona, Novo Mxico e Oregon, embora a fbrica destes j tenham se adaptado para a prxima gerao de processadores de 32nm. Este processador possui 8 MB de cache inteligente, e trabalha com memrias de at 1066 MHZ em modo Triple Channel. Produzido de 2008 at o presente com frequencia de 2660 MHz a 3500 MHz, frequencia de barramento de 2.66 MHz a 3.60 MHz Lisura: 45,32 e 22 nm.

Passo 2: 2. Pesquisar o suporte a processadores E requisitos mnimos para o Sistema Operacional Windows 8: Requisitos Mnimos:

Processador: 1 giga-hertz (GHz) ou mais rpido com suporte a PAE, NX e SSE2; MEMORIA RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits) ou Superior. Espao no disco rgido: Mnimo: 16 GB (32 bits) ou Mnimo 20 GB (64 bits) Placa grfica: Dispositivo grfico Microsoft Directx 9 com driver WDDM Lista de Processadores Que Suportam o Windows 8:

Processador Intel Atom

Intel Core i7 Extreme Edition

Processador Intel Atom para PCs desktop bsico

Processador Intel Core i7 Extreme Edition

Processador Intel Core Solo Processador desktop Intel Celeron Processador Intel Core Duo Intel Core2 Duo para desktop

Intel Core i3 processadores para desktop

Intel Core2 Duo para portteis

Intel Core i3 para portteis Processador Intel Core2 Extreme

Intel Core i5 para desktop

Processador Intel Core2 Quad

Intel Core i5 para portteis

Os Processadores Intel Pentium 4

10

Intel Core i7 processadores para desktop

Processador Intel Pentium para desktop

Intel Core i7 para portteis

Os processadores Intel Celeron para portteis

3. Escolher uma distribuio Linux com ambiente grfico GNOME e fazer a mesma pesquisa sobre suporte a processadores e requisitos mnimos. Linux Ubuntu Requisitos Mnimos: Processador: Pentium 4,1GHz Memria RAM: 512MB Disco Rgido (HD): 5GB Placa de vdeo: qualquer placa de vdeo! No entanto, algumas placas de vdeo antigas podero no ser capazes de processar os efeitos visuais e nesse caso o Ubuntu funciona corretamente, mas sem os efeitos visuais e sem as sombras nas janelas. Requisitos Recomendados: Processador: Pentium 4, 1.5GHz Memria RAM: 1GB Disco Rgido (HD): 10GB (Espao suficiente para instalar uma grande quantidade de aplicaes extra.). Se voc gosta de instalar muitos programas, nomeadamente IDEs que podem ocupar um pouco mais de espao, ento deve considerar ter 15GB de espao livre. Processador Intel Atom Processador Intel Core2 Extreme Intel Core2 Duo para desktop

Processador Intel Core2 Quad

11

Processador desktop Intel Celeron Os Processadores Intel Pentium 4 Processador Intel Pentium para desktop

4. Recorrer ao livro texto da disciplina de Sistemas Operacionais no captulo "Arquitetura de Sistemas Operacionais" para descrever em profundidade o funcionamento dos sistemas operacionais selecionados. Windows 8: E um sistema operacional da Microsoft para computadores pessoais, portteis, netbooks e tablets.5 o sucessor do Windows 7. Foi anunciado oficialmente por Steve Ballmer, diretor executivo da Microsoft, durante a conferncia de pr-lanamento do sistema operacional. Segundo a empresa, este sistema operacional ser um sistema para qualquer dispositivo, com uma interfacetotalmente nova,6 adaptada para dispositivos sensveis ao toque. No 2011 Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Microsoft anunciou que o suporte a system-on-a-chip (sistema em um chip) e a processadores ARM estaro inclusos no Windows 8.7 8 A Microsoft lanou o Windows Developer Preview, primeiro a beta para o pblico, no dia 13 de setembro de 2011, sendo seguida pela verso Consumer Preview no dia 29 de fevereiro de 2012.9 No dia 31 de maio de 2012, foi liberada para download a verso Windows 8 Release Preview. A verso final foi lanada mundialmente em 26 de outubro de 2012.10 A Microsoft divulgou recentemente que mais de 100 milhes de licenas j foram vendidas.11 Porm, segundo a Moor Insights & Strategy, as 100 milhes de licenas a que a Microsoft se refere foram despachadas para o mercado, mas no foram, necessariamente, ativadas. Se levarmos em considerao somente o nmero de usurios ativos, o volume cai para cerca de 59 milhes de licenas vendidas.12Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa cerca de 5,94% dos usurios mundiais, ainda muito longe do Windows 7 que lder, representando 52,62% dos usurios mundiais. O Brasil, at ento, o pas que mais utiliza o Windows 8. Segundo dados da StatCounter, o Windows 8 representa 8,2% dos usurios Brasileiros, ainda assim, longe do Windows XP e Windows 7 que representam, respectivamente, 19,28% e 66,13% dos usurios Brasileiros.

12

Recursos: A interface totalmente renovada e os novos aplicativos chamaram ateno do pblico. Apesar da nova interface, tambm possvel utilizar a interface de Desktop assim como nos sistemas anteriores.13 Tempo de inicializao: O Windows 8 possui um boot (inicializao) cerca de 30% a 70% mais rpido do que nas verses anteriores, podendo chegar a iniciar em apenas dois segundos.14 15 16 17 Em agosto de 2011, a Microsoft solicitou United States Patent & Trademark Office, o servio de patentes dos Estados Unidos, o registo de um sistema chamado "Fast Machine Booting Through Streaming Storage" (mquina de rpida inicializao atravs de armazenamento

Compatibilidade com o Windows Phone: Segundo o CEO da Nvidia, em entrevista ao CNET, que alguns dos apps feitos para Windows Phone sero compatveis com o Windows 8 (na nova interface). Referiu tambm que esta compatibilidade " uma maneira tambm de estimular os desenvolvedores a criarem novos aplicativos para o Windows Phone Reconhecimento de voz A Microsoft est planeando adicionar a tecnologia Tellme no Windows 8, capaz de realizar comandos por voz. Esta tecnologia j est presente outros aparelhos da marca como Kinect, Xbox 360, Windows Phone, Azure entre outros. Suporte a Flash Player: Depois da Microsoft afirmar que o Windows 8 no teria de forma alguma a compatibilidade ao Adobe Flash Player, a empresa voltou atrs e colocou o suporte ao plugin. Alm disso, uma parceria feita pela Microsoft e Adobe far que o Flash tenha atualizaes automticas pelo Windows Update. O Flash agora um dos nicos plugins que deve funcionar no novo sistema e no Internet Explorer 10.23 provvel que em verses futuras o Adobe Flash Player no seja mais suportado pelo sistema operacional. Suporte para USB 3.0: Foi confirmado o suporte para USB 3.0 no Windows 8, garantindo mais velocidade nas cpias e transferncias de arquivos do computador para dispositivos mveis. Alm disso, algumas partes da cpia e transferncia de arquivos foram melhoradas. Windows To Go: Com um recurso chamado de Windows To Go, possvel executar o Windows 8 inteiramente a partir de um pen drive ou de um disco rgido externo. Tem como foco os usurios corporativos, que podem inicializar seu prprio sistema onde forem. A "desvantagem" fica por conta do fato que os discos internos do computador "host" no so acessveis atravs do Windows to Go; o mesmo vale para a partio do Windows to Go quando o dispositivo estiver em um computador com sistema operacional em execuo. Esta funo est disponvel somente no Windows 8 Enterprise.

13

Recursos Removidos Para alm da remoo do menu Iniciar, vrias caractersticas notveis foram removidos do Windows 8. O suporte para reproduo de DVDs foi removido do Windows Media Player, devido ao custo de licenciar os decodificadores necessrios (especialmente para dispositivos que no incluem unidades de disco ptico em tudo) e a prevalncia de servios de streaming como o Netflix. Pelas mesmas razes, o Windows Media Center no est mais includo por padro no Windows 8 tambm, mas o software (que tambm inclui suporte para reproduo de DVD) pode ser adicionado de volta atravs do add-on pago "Pro Pack" (para a verso base de Windows 8, que tambm atualiza o sistema para o Windows 8 Pro) ou "Media Center Pack" (para o Windows 8 Pro). O Windows 8 ainda vai apoiar softwares de terceiros que incluem reproduo de DVD.26 Tanto o "Backup e Restaurao" e "Verses Anteriores", recursos que costumavam ser Sombras de Cpia, foram removidos no Windows 8 em favor da nova funo, chamada "Histrico de Arquivos". Ao contrrio da Sombra de Cpia, que realiza monitoramento de nvel de bloco de arquivos, Arquivo Histrico s utiliza o USN Journal para acompanhar as mudanas; e adicionalmente, copia as verses anteriores de arquivos compartilhados armazenados em um computador com Windows Server.27 O Windows 8 est disponvel em quatro edies:

Windows 8 Pro Windows 8 Pro com Media Center Windows 8 Enterprise

A Microsoft anunciou que ela no far mais verses Starter Edition do Windows porque a Microsoft no quer limitar mais tanto os usurios do Windows.29

Requisitos PCs Os requisitos de sistema da verso para desenvolvedores so similares aos dos seus antecessores, Windows 7 e Windows Vista.30 Uma placa de vdeo compatvel com DirectX9 necessria apenas para uso do Aero e acelerao de hardware. Para dispositivos sensveis ao toque, exigida uma resoluo de 1024x768 ou superior, a fim de usar a funcionalidade de encaixe para os aplicativos.31 Com reduo de requisitos de sistema, o Windows 8 poder funcionar num nmero maior de mquinas, tanto num PC como no tablet.32 Ou seja, quase sem exceo, o Windows 8 funcionar em pc's que j utilizam o Windows 7. Quesito Arquitetura Processador Memria RAM Placa de vdeo Mnimo IA-32 (32-bit) 1 GB Recomendado x86-64 (64-bit) 2 GB

1 GHz (com PAE, NX e SSE2 suporte)33 DirectX 9 dispositivo grfico com WDDM 1.0 ou driver superior
14

Espao livre em disco rgido Tablets e conversveis

16 GB

20 GB

A Microsoft lanou os requisitos mnimos de hardware para o novo tablet e dispositivos conversveis projetados para o Windows 8, e definido um fator de forma conversvel como um dispositivo autnomo que combina o PC, monitor e fonte de energia recarregvel com um teclado mecnico em anexo e dispositivo apontador em um nico chassi. Um conversvel pode ser transformado num comprimido, onde os dispositivos de entrada esto conectados escondidos ou removidos, deixando o monitor como o mecanismo de entrada nica.34 35 Requisitos mnimos de hardware do Windows para tablets36 Placa de vdeo DirectX 10 dispositivo grfico com WDDM 1.2 ou driver superior Armazenamento 10GB de espao livre, aps a experincia fora-da-caixa completa Botes padro 'Fora', 'Trava de rotao', 'Tecla Windows', 'Volume-sobe', 'Volumeabaixa' Touch screen apoio de um mnimo de 5 pontos digitalizadores e resoluo de pelo menos 1366x768. As dimenses fsicas do painel devem coincidir com a relao de aspecto da resoluo nativa. A resoluo nativa do painel pode ser maior do que 1366 (horizontalmente) e 768 (verticalmente). Profundidade de cor mnima nativa de 32-bits. 720p no mnimo 130k lux capaz com uma gama dinmica de 5-60K 3 eixos com taxas de dados iguais ou superiores a 50 Hz Pelo menos, um controlador de porta exposta. Alto-falante, microfone, magnetmetro e giroscpio. Se um dispositivo de banda larga mvel est integrado num sistema de comprimido ou conversvel, em seguida, o GPS assistido de rdio necessrio. Dispositivos que suportam Near Field Communication precisa ter marcas visuais para ajudar os usurios a localizar e utilizar a tecnologia de proximidade. A nova combinao dos botes para Ctrl + Alt + Del Tecla Windows + Fora.

Tela

Cmera Sensor de luz ambiente Acelermetro USB 2.0

Conectividade Wi-Fi e Bluetooth 4.0 + LE (baixa energia)

Outros

Compatibilidade de software Windows 8 para processadores com IA-32 e x64 executa mais softwares compatveis com verses anteriores do Windows, com as mesmas restries que o Windows 7: 64-bit Windows 8 executa o software de 64-bit e 32-bit e 32-bit do Windows 8 capaz de executar
15

o software de 32-bit e 16-bit (embora alguns softwares de 16 bits possam exigir configuraes de compatibilidade para ser aplicada, ou no funcionar em todos). Windows RT, uma verso do Windows 8 para sistemas com Arquitetura ARM, s suporta aplicativos includos com o sistema (como uma verso especial do Office 2013), fornecidos atravs do Windows Update ou na Windows Store apps, para garantir a qualidade dos aplicativos disponveis em ARM. O Windows RT no suporta a execuo de aplicativos IA32 ou x64.37 A loja de aplicativos do Windows pode ser compatvel entre Windows 8 e Windows RT, ou compilado para suportar uma arquitetura especfica.38 Ubuntu Linux: uma tima distribuio, para iniciar no Linux, pois ela relativamente simples de usar e sua interface grfica foi bem desenvolvida. Esta dica te ajudar a se familiarizar com este novo ambiente de trabalho, bem distante do Windows. Pr-requisitos A verso desktop do Ubuntu atualmente suporta as arquiteturas Intel x86 e AMD64. Suporte no-oficial disponibilizado para PowerPC,8 IA-64 (Itanium) e PlayStation 3 (contudo observe que aSony removeu oficialmente o suporte para o Linux no PS3 com o firmware 3.21, lanado em 1 de abril de 2010).9 Uma GPU suportada requerida para habilitar efeitos visuais. Requisitos mnimos Servidor Desktop

Processor (x86) com o conjunto de instrues i686 300 MHz 700 MHz

Memria RAM

128 MiB 512 MiB

Disco rgido (espao livre)

1 GB

5 GB

Resoluo do monitor

640480 1024768

Interface de conexo Ao iniciar o Ubuntu, a interface de conexo executada. Voc deve clicar no seu nome de usurio (login) e dar a sua senha, para se conectar sua sesso. Voc NO o roteador. Voc , apenas, um tipo de amigo do roteador.

16

Interface da sesso Ela se compe, basicamente, da rea de trabalho, dos menus no canto superior esquerdo e, de duas barras de tarefas, situadas na parte superior e inferior da tela. O menu "Aplicaes" est cheio de softwares, instalados em seu computador. O menu "Atalhos", cheio de diferentes pastas usadas com freqncia, e o menu Sistema, inclui as entradas que controlam o Ubuntu, e o seu funcionamento. Ubuntu s utiliza, em princpio, softwares livres, mas, pode haver excees. Para entrar na lixeira, voc deve clicar no cone, no canto inferior direito. Voc tambm pode obter vrias reas de trabalho virtuais, clicando nos diversos quadrados, no canto inferior direito, ao lado da lixeira.

Menu Aplicaes O menu "Aplicaes" lista todos os aplicativos instalados atravs do apt-get, e no, das pastas compactadas. Se voc instalar uma nova aplicao que exige uma nova categoria, ele ser criada, automaticamente.

Biblioteca de softwares do Ubuntu Na biblioteca de softwares (repositrio), voc pode encontrar e instalar/desinstalar softwares armazenados nos repositrios oficiais do Ubuntu (os softwares so monitorados e analisados: sem risco de infeco!). Voc pode fazer buscas na textbox e, instalar ou desinstalar aplicaes. Algumas atualizaes podem ser fornecidas pela comunidades do Ubuntu.

Menu Atalhos muito simples, eu acho que voc poder utiliz-lo sem problemas. No entanto, se um contribuinte quiser mudar esta categoria, ele pode!

Menu Sistema Ele composto por dois menus: Preferncias e Administrao. O primeiro usado para personalizar o funcionamento do Ubuntu ou outros softwares instalados. O segundo, para administrar o sistema e ter acesso s ferramentas avanadas, como a ferramenta de rede, por exemplo. Voc tambm pode encontrar os gerenciadores de atualizaes: clique nele e verifique as atualizaes e instale-as.

17

Lanamentos Uma nova verso do Ubuntu lanada semestralmente, e cada lanamento tem um nome de cdigo e um nmero de verso. O nmero de verso baseado no ano e no ms de lanamento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lanado em outubro de 2004, na data: ms 10, ano 2004. Abaixo est uma lista dos lanamentos anteriores e os lanamentos planejados. A partir da verso 13.04 em diante, o suporte em verses no-LTS foi alterado de 18 para 9 meses. Suportado at Verso Data de lanamento Codinome PCs Servidores

4.10

20 de outubro de 200412 Warty Warthog

30 de abril de 200613

5.04

8 de abril de 200514

Hoary Hedgehog

31 de outubro de 200615

5.10

13 de outubro de 200516 17

Breezy Badger

13 de abril de 200718

6.06 LTS19

1 de junho de 200620 21 Dapper Drake

14 de julho de 200922

1 de junho de 201123

6.10

26 de outubro de 200624 25

Edgy Eft

25 de abril de 200826

7.04

19 de abril de 200727

Feisty Fawn

19 de outubro de 200827

7.10

18 de outubro de 200728 29

Gutsy Gibbon

18 de abril de 200930

8.04 LTS 24 de abril de 200831 32 Hardy Heron33

12 de maio de 201134

9 de maio de 201335

18

8.10

30 de outubro de 200836 Intrepid Ibex37 38

30 de abril de 201039

9.04

23 de abril de 200940 41 42 43

Jaunty Jackalope44

23 de outubro de 201045

9.10

29 de outubro de 200946 Karmic Koala

30 de abril de 201147

10.04 LTS

29 de abril de 201048

Lucid Lynx

9 de maio de 201349 50

abril de 2015

10.10

10 de outubro de 2010

Maverick Meerkat51

10 de abril de 201252

11.04

28 de abril de 2011

Natty Narwhal53

28 de outubro de 201254

11.10

13 de outubro de 2011

Oneiric Ocelot55

9 de maio de 201356

12.04 LTS

26 de abril de 2012

Precise Pangolin57

abril de 2017

12.10

18 de outubro de 2012

Quantal Quetzal58

abril de 2014

13.04

25 de abril de 2013

Raring Ringtail59

janeiro de 2014

13.10

25 de outubro de 2013

Saucy Salamander

julho de 2014

19

Cor

Legenda

Vermelho Verso antiga; sem suporte tcnico

Amarelo Verso antiga; ainda com suporte tcnico

Verde

Verso atual

Azul

Verso futura (em desenvolvimento)

Projetos Derivados Alm do Ubuntu, existem algumas verses derivadas que so oficialmente reconhecidas:

Kubuntu, verso do Ubuntu que utiliza o ambiente grfico KDE Xubuntu, Ubuntu para computadores menos potentes, utilizando o ambiente grfico Xfce Gobuntu, Ubuntu somente com software livre, utilizando o ambiente grfico GNOME Fluxbuntu, Ubuntu somente com software livre, utilizando o ambiente grfico FluxBox Ubuntu Studio, para edio e criao de contedos multimdia Edubuntu, Ubuntu desenvolvido para o uso em escolas Lubuntu, distro com interface grfica LXDE voltada para computadores antigos e/ou pouco potentes

Dentre as verses no-oficiais (derivadas) destacam-se:


Linux Mint Ultimate Edition Super OS elementary OS

Dentre as verses no-oficiais (derivadas) no Brasil destacam-se:


Big Linux, distro para desktops com efeitos 3D usando o Compiz Fusion e KDE como interface grfica Poseidon Linux, distro para uso acadmico e cientifico linuxacessivel.org, distro para deficientes visuais

Alm desses, Mark Shuttleworth aprovou a criao de uma distribuio que usa exclusivamente software livre aprovado pela FSF60 , a gNewSense.61Estes projetos esto ligados oficialmente ao Ubuntu, com lanamentos simultneos e compatibilidade de pacotes, obtidos dos mesmos repositrios oficiais. Espalhou-se o boato que o Google estava desenvolvendo um derivado do Ubuntu chamado Goobuntu, e que iria vend-lo. A empresa
20

confirmou a criao dessa verso modificada, mas deixou claro que no tem planos para distribu-la fora da companhia.62 No dia 5 de maio de 2007, Matt Zimmerman anuncia o novo projeto da Canonical, o "Ubuntu Mobile and Embedded", que seria uma verso do Ubuntu otimizada para uso com o Dispositivo de Internet Mvel da Intel.63 A primeira verso, 8.04, foi lanada em 30 de julho de 2008, porm o projeto foi cancelado na verso 9.10 Alpha 6, lanada em17 de setembro de 2009. Adeso internacional ao Ubuntu O Ubuntu contou durante o primeiro semestre de 2007 com situaes de migrao ou adopo por parte de organizaes e entidades de renome. O fabricante internacional de equipamento informtico Dell que adotou, em maio, o Ubuntu como o sistema operativo de cdigo aberto seleccionado para equipar os seus computadores desktop e notebook destinados aos usurios finais65 66 ; e o anterior anncio, em Maro, por parte do Parlamento francs de que em Junho de 2007 daria incio migrao de toda a sua rede informtica (mquinas clientes e servidores, num total de cerca de 1.154 mquinas) para o Ubuntu, com nfase no uso da suite OpenOffice e do browser Firefox por parte dos utilizadores do Parlamento (577 Deputados).67 68 Segundo estimativas o Ubuntu, em abril de 2009, j possuiria mais de 100 milhes de usurios.

Caractersticas

Novas verses do Ubuntu so lanadas duas vezes ao ano, uma no ms de Abril e outra no ms de Outubro. Um dos focos principais a usabilidade2 , incluindo o uso da ferramenta sudo3 para tarefas administrativas (similar ao Mac OS X) e a oferta de uma gama de recursos completa a partir de uma instalao padro Acessibilidade e internacionalizao, permitindo a utilizao do sistema pelo maior nmero de pessoas possvel. A partir da verso 5.04, acodificao de caracteres padro o UTF-8 (permitindo a utilizao de caracteres no utilizados no alfabeto latino). O projeto visa tambm a oferecer suporte tcnico nos idiomas de seus usurios Alm das ferramentas de sistema padro e outros aplicativos menores, o Ubuntu oferecido com diversos programas pr instalados que atendem s funcionalidades bsicas, entre os quais esto a sute de aplicativos LibreOffice e o navegador de internet Firefox. Programas para visualizar contedos multimdia, clientes de e-mail e jogos simples completam o sistema bsico O Ubuntu possui uma forte ligao com a comunidade Debian, contribuindo direta ou indiretamente com qualquer modificao nos cdigos fonte, ao invs de apenas anunciar essas mudanas em uma data posterior. Muitos programadores do Ubuntu mantm pacotes chave do prprio Debian Todas as verses do Ubuntu so disponibilizadas sem custo algum4 . O visual padro at a verso 5.10 e na verso 9.10 caracteriza-se pela utilizao de tons castanhos5 ; entre as verses 6.06 (Dapper Drake) e 9.04 (Jaunty Jackalope), no entanto,
21

passou-se a usar um padro de cores mais prximo do laranja. A verso 10.04 passou a adotar um padro de cores mais diversificado A gesto de instalao de software realizada pelo APT e pelo Synaptic O Ubuntu cabe em um nico CD e oferecido como um Live CD que pode ser utilizado para uma instalao permanente. O Live CD utilizado por muitos usurios a fim de testar a compatibilidade de hardware antes de instalar o sistema

Live CD / Live DVD: Qualquer verso at a 12.04 ocupa apenas um CD (at 700 MB); a partir da verso 12.10, ser necessrio um DVD ou um pen drive, pelo fato da nova verso ultrapassar o limite de 700 MB.6 A atualizao e instalao de mais programas poder ser realizada via Internet, num processo fcil e em ambiente grfico. Para quem pretende experimentar o Ubuntu sem o instalar no disco rgido, o sistema funciona em um Live CD diretamente do CD, sem necessidade de ser instalado. Pode-se instal-lo a partir de um pen drive tambm. Estes modos so mais lentos e destinam-se essencialmente a proporcionar um primeiro contato com o Ubuntu, seus programas includos e saber quais programas podem ser eventualmente instalados; alm de ser til para manuteno de hardware. A partir da verso 6.06, este disco pode ser utilizado para se instalar definitivamente no computador. O programa remastersys permite a qualquer um facilmente (em modo grfico) criar um Live CD/DVD personalizado, com os programas e opes que o utilizador desejar, a partir de uma instalao existente do Ubuntu. Tambm existem os programas Reconstructor e Ubuntu Customization Kit com um propsito semelhante. Aps um artigo explicando a descontinuao de distribuio livre dos CDs do Ubuntu pelo ShipIt, agora os mesmos podem ser comprados pela loja virtual Canonical Store (em ingls)

5. Elaborar uma tabela comparativa, conforme modelo abaixo, entre o Sistema Operacional Windows e a distribuio Linux escolhida. REQUISITOS PROCESSADOR WINDOWS 8 1 giga-hertz (GHz) ou mais rpido com suporte a PAE, NX e SSE2 1 gigabyte (GB) (32 bits) 2 GB (64 bits) ESPAO NO DISCO RIGIDO (HD) 16 GB (32 bits) 20 GB (64 bits) Linux UBUNTU

Processor (x86) com o conjunto de instrues i686 Servidor 128 MB Desktop 512 MB Servidor 1 GB Desktop 5 GB

MEMORIA RAM

22

PLACA GRAFICA

Dispositivo grfico Microsoft Directx 9 com driver WDDM

32 Mb de placa de video

RESOLUO DE TELA

1680x1050 (Recomendvel)

Servidor 640480 Desktop 1024768

Passo 3: 2. Fazer uma pesquisa sobre processadores pipelined, ou processadores que fazem uso da tcnica chamada pipeline. Para melhorar o desempenho do 486, a Intel resolveu usar o pipeline, uma tcnica inicialmente usada em processadores RISC, que consiste em dividir o processador em vrios estgios distintos. O 486, possui um pipeline de 5 nveis, ou seja, dividido em 5 estgios. Quando carregada uma nova instruo, ela primeiramente passa pelo primeiro estgio, que trabalha nela durante apenas um ciclo de clock, passando-a adiante para o segundo estgio. A instruo continua ento sendo processada sucessivamente pelo segundo, terceiro, quarto e quinto estgios do processador. As instrues trafegam dentro do processador na ordem em que so processadas. Mesmo que a instruo j tenha sido processada ao passar pelo primeiro ou segundo estgio, ter que continuar seu caminho e passar por todos os demais. Se por acaso a instruo no tenha sido completada mesmo aps passar pelos 5, voltar para o primeiro e ser novamente processada, at que tenha sido concluda. Os processadores atuais utilizam um nmero muito maior de estgios de pipeline. O Pentium II possui 10, o Athlon Thunderbird possui 12 e o Pentium 4 possui 20. No Pentium 4 por exemplo, cada estgio processa uma pequena parte da instruo, que s so concludas pelo ltimo estgio, a cada ciclo, cada um dos estgios passa a instruo para a frente e recebe uma nova. Cada instruo demora 20 ciclos para ser processada, mas em compensao so processadas 20 instrues ao mesmo tempo, em fila. Mais estgios permitem que o processador seja capaz de atingir frequncias mais altas, j que cada estgio far menos trabalho por ciclo, suportando mais ciclos por segundo, mas, por outro lado, o uso de muitos estgios pode prejudicar o desempenho do processador nas operaes de tomada de deciso, j que cada instruo demorar mais ciclos para ser concluda.

23

3. Elaborar um relatrio que descreva as vantagens e desvantagens dessa tcnica. Vantagens: O uso de pipeline permite que todos os recursos envolvidos operem em paralelo, de maneira que mais instrues possam ser processadas na unidade de tempo considerada. No multiciclo as instrues no so executadas na mesma quantidade de tempo, portanto, as instrues so executadas no seu tempo caracterstico ( e no no tempo da instruo mais longa). Tambm no h ocorrncia de conflitos.

Desvantagens: No multiciclo no possvel que vrias instrues sejam processadas ao mesmo tempo. preciso que uma instruo seja totalmente processada para que a prxima instruo comece sua execuo. Isto torna mais lenta a execuo de um grupo de instruo, pios h recursos no utilizados todo o tempo. No pipeline, para haver um desempenho mais notvel necessrio uma grande quantidade de instrues. Enquanto o pipeline no est totalmente cheio, a performance no ideal. Alm disso, h o fato do balanceamento imperfeito, o ciclo de clock deve ser de acordo com a instruo mais longa. Problemas de conflitos de dados, estruturais e de controle que necessitam de instrues que exigem acrscimo de hardware para sua soluo que nem sempre so solucionadas completamente, havendo perda de efetividade do mesmo jeito.

24

Passo 4:

Relatrio 01 Comparativo entre processadores e comparativo entre sistemas operacionais, processadores pipelined

25

26

27

28

4 CONCLUSO

Neste projeto, conclumos o quanto valioso o esforo em grupo e como tirado proveito das discusses do grupo resolvendo os problemas futuros que possam vir surgindo pela empresa e pelos funcionrios. Explicamos detalhadamente cada processo que o pessoal da empresa fictcia Clivet pode passar utilizando o software que projetamos para eles. Todas as imagens so meramente ilustrativas, somente para um bom entendimento pela equipe da Clivet. No momento que fundimos algum projeto com determinada empresa, percebemos que ficamos com esse vnculo por todo o tempo que o software for utilizado e que no s um produto qualquer, e que muito mais que isso pessoal.

29

BIBLIOGRAFIA

PDF fornecido pelo professor. http://www.guj.com.br/java/103963-modelagem-de-niveis-de-acesso-em-sistemasweb acessado em 26 de maio de 2013. http://www.slideshare.net/robssantoss/tipos-de-sistema-de-informao-2081471 acessado em 26 de maio de 2013. http://www.organizacaodeempresa.com.br/ acessado em 26 de maio de 2013. www.documentador.pr.gov.br/documentador//pub.do?action acessado em 26 de maio de 2013. http://www.hardware.com.br/comunidade/programo-criando/972407/ acessado em 26 de maio de 2013. http://www.guj.com.br/java/268285-resolvido-criar-interface-grafica-na-mao-usar-algumplugin-ou-netbeans acessado em 26 de maio de 2013. http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1061/o_que_e_o_netbeans acessado em 26 de maio de 2013. http://www.petshop.com.br/ch/index.aspx acessado em 26 de maio de 2013. http://www.brasilpetshop.com.br/ acessado em 26 de maio de 2013. https://www.google.com.br/url?sa=f&rct=j&url=http://greifbsc.googlecode.com/svn/trunk/rep ort/casos%2520de%2520uso.doc&q=&esrc=s&ei=7qSiUebqGO3L0gGkYC4Ag&usg=AFQjCNF542BG2PslDCjTRJiMhhfa-0GQmw acesso em 26 de maio de 2013. http://fortium.edu.br/blog/kadidja_oliveira/2010/files/2010/08/ficha_caso_de_uso.pdf acesso em 26 de maio de 2013.

30

Вам также может понравиться