Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB

Eletrnica Analgica - ELT 313

Laboratrio de Eletrnica Analgica I Experimento 1


Apresentao data: 11/09/2013

Turma

Nmero

Nome

P4

25063

Maximiliano Valrio Filho

Professor: Robson Moreno

Sumrio
1- Introduo ...............................................................................................1 2- Objetivo ...................................................................................................3

3- Procedimento Experimental ....................................................................5 4- Grficos ...................................................................................................9 5- Concuso...............................................................................................11 6- Biblioteca ..............................................................................................12

Introduo:
Resumidamente, um Diodo um dispositivo de dois terminais cuja principal caracterstica a de conduzir corrente em um sentido (polarizao direta) e a de bloquear corrente no sentido contrrio (polarizao reversa). Polarizao Direta: O diodo se comporta idealmente como uma chave fechada quando o potencial (+) estiver sobre o catodo. Quando a tenso supera a tenso de joelho do componente ele conduz, tendo sobre ele uma queda de tenso de (0,3V~0,7V) caso seja de sinal, e uma queda de aproximadamente 1V para um diodo retificador.

Polarizao Reversa: O diodo se comporta idealmente como uma chave aberta quando o potencial (-) estiver sobre o catodo. Dessa forma, no h fluxo de corrente.

A curva caracterstica do diodo mostra exatamente o comportamento do componente em ambas as polarizaes.

Devido ao efeito capacitivo, o componente no responde instantaneamente a mudana de polarizao, ou seja, ele leva um tempo finito para se recuperar dos efeitos transitrios at assumir o regime de operao correto. Tais tempos so chamados tempo de recuperao. Existem dois tipos, o Tempo de recuperao direto e reverso. Na pratica, o tempo de recuperao reverso relativamente maior que o direto. Esse comportamento ser abordado ao decorrer do relatrio. A reta de carga uma soluo grfica para encontrar o ponto de operao do componente. Tomando como referencia um circuito simplificado, reduzido por Thevenin. Primeiramente, marca-se a tenso mxima que pode ser aplicada sobre o diodo e a corrente mxima que se pode passar por ele. Dessa forma, traa-se uma reta ligando ambos os pontos, e toma-se como ponto de operao o cruzamento da reta com a curva do diodo.

Objetivo
O experimento tem como objetivo: - Verificar a curva caracterstica (polarizao direta) de um Diodo Semicondutor Usando Osciloscpio; - Verificao da influencia da temperatura; - Verificao do tempo de correo reverso; - Aplicao do Conceito da Reta de carga e dos modelos do Diodo;

Desenvolvimento

MATERIAIS UTILIZADOS

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Primeiramente, por meio de um multmetro digital, utilizando a escala apropriada para medir condies de conduo do diodo, realiza-se medidas em ambos componentes (IN4148 | IN4001) polarizados direta e inversamente. Os dados obtidos so mostrados na seguinte tabela:

Diodo
IN4148 IN4001

Polarizao Direta 631mV 558mV

Polarizao Reversa Circuito Aberto Circuito Aberto

Pode-se notar que a tenso de polarizao direta do diodo retificador (IN4001) menor que o do diodo de sinal. Isso se deve ao fato de que o diodo retificador polarizado com correntes mais altas, fazendo com que sua tenso de joelho seja maior que o diodo de sinal. Na segunda parte do experimento, montado o seguinte circuito e seu respectivo sinal de entrada.

Por meio de um gerador de funes, injeta-se um sinal com uma frequncia de 1kHz, 10Vpp , com um valor mdio de 5V. Atravs do Canal 1 do osciloscpio, mede-se a forma de onda sobre o diodo, da mesma forma, o Canal 2 mede o sinal inverso sobre o resistor de 250 ohms. J com o osciloscpio calibrado, deve-se inverter a polaridade do Canal 2 de modo com que se possa medir o sinal com sentido correto sobre o componente. Feito isso, deve-se ajustar o osciloscpio no modo x-y, fazendo com que a tenso sobre o diodo (VD) se posicione do eixo x e a tenso sobre o resistor VR seja plotada ao eixo y. Nota-se que a tenso sobre o resistor uma medida indireta da corrente que passa por ele, logo, passa tambm pelo diodo, sendo assim indiretamente ID. Desse modo, o sinal gerado na tela do osciloscpio nada mais que a curva caracterstica do diodo, exibida abaixo: E Escalas: Canal 1: 0,5 V/div Canal 2: 2 V/div

Analisando a forma de onda exibida pelo osciloscpio, pode-se medir que a tenso de joelho do componente testado se d por volta de 0,7mV~ 0,8mV, tomando como referencia as escalas de medida. Na terceira parte do experimento, deve-se verificar o tempo de recuperao reverso. Agora utilizando o diodo retificador, deve-se realizar a seguinte montagem:

Deve-se injetar agora um sinal AC quadrado com 10Vp e frequncia de 10kHz. Sendo assim, mede-se com Canal 1 do osciloscpio a onda sobre o resistor. Feito isso, a forma de onda sobra o resistor apresentada abaixo:

Escalas: Canal 1: 5 V/div Base de Tempo: 20 s/div

Analisando o resultado obtido pelo osciloscpio, pode-se medir que o tempo de recuperao desse diodo por volta de trr = 4s. Na quarta parte do experimento, deve-se simular um circuito com diodo polarizado direta e inversamente. Para isso, necessrio montar o seguinte circuito.

Utilizando agora uma fonte DC 12V e um multmetro digital, deve-se medir as tenses e correntes sobre o diodo, VD e ID respectivamente. Ao simular um diodo perfeito polarizado diretamente (um curto), deve-se retirar o componente e substitui-lo por um ampermetro a fim de medir a corrente na malha. Deve-se repetir o mesmo processo, porm para um diodo perfeito polarizado inversamente (chave aberta). Desse modo, deve-se retirar o componente e substitui-lo por um voltmetro, a fim de medir a tenso sobre a chave aberta. Tais medidas esto dispostas na tabela abaixo: ID [mA] Diodo no Circuito Diodo em Curto Diodo Aberto 5,26 5,96 0 VD [V] 0,703 0 5,99

Na quinta parte deve-se traar a reta de carga do circuito anterior, desse modo, preciso simplificar o mesmo de modo com que se reduza a um circuito simples de anlise. Por isso, faz-se necessrio aplicar o teorema de Thevenin, reduzindo o circuito anterior :

Viu-se, na introduo, que os pontos de interseco nos eixos das correntes e tenses do diodo so calculados por:

Sendo assim, o ponto B dado por VTH = 6V e ponto A e dado por ID= 5,66mA Dessa forma, utilizando a curva caracterstica dada, possvel traar a reta de carga para o circuito.

Pela curva caracterstica, pode-se estimar os valores de cruzamento, sendo eles ID = 5,1mA e VD = 0,65 V.

Fazendo um comparativo: MEDIDO CALCULADO

ID [mA] VD [V] ID [mA] VD [V] Diodo no Circuito Diodo em Curto Diodo Aberto 5,26 5,96 0 0,703 0 5,99 5,1 5,66 0 0,65 0 6

Concluso
Conclui-se pelo experimento, que os valores obtidos se aproximaram relativamente dos tericos. Na primeira parte, a curva caracterstica do diodo medida no osciloscpio, mostra uma tenso de joelho prxima dos 0,7V tericos para o diodo usado. Na parte 3, observa-se que o tempo de recuperao medido est perfeitamente dentro das condies tericas. Sendo os valores teoricos por volta de unidades ou dezenas de microssegundos, de modo com que o valor medido 4 microssegundos. Na quarta e quinta parte, pode-se verificar a veracidade dos valores atravs da ultima tabela comparativa, onde os valores medidos e calculados se aproximam relativamente.

Вам также может понравиться