Вы находитесь на странице: 1из 17

Histria

01 Os animais da Itlia possuem cada um sua toca, seu abrigo, seu refgio. No entanto, os homens que combatem e morrem pela Itlia esto merc do ar e da luz e nada mais: sem lar, sem casa, erram com suas mulheres e crianas. Os generais mentem aos soldados quando, na hora do combate, os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto, pois nenhum destes romanos possui nem altar de famlia, nem sepultura de ancestral. para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo, que no possuem sequer um torro de terra.
PLUTARCO DE QUERONIA, (50-125). In: PINSKY, Jaime. 100 textos de Histria Antiga. So Paulo: Contexto, 2003.

(d) ideologia burguesa, nas Cruzadas, quando os cavaleiros defenderam os valores cristos ocidentais contra os muulmanos. (e) ao perodo medieval, por referir a explorao dos camponeses atravs de trabalho escravizado, bem como pela talha que era o pagamento pelo uso do moinho. (f) I.R. 03 Texto 1: Durante a Idade Mdia europia, as estratgias matrimoniais organizavam e sustentavam as relaes sociais. O casamento era antes de tudo um pacto entre famlias. Nesse ato, a mulher era ao mesmo tempo doada e recebida, como um ser passivo. Sua principal virtude, dentro e fora do casamento, deveria ser a obedincia, a submisso. Solteira, era identificada sempre como filia de, soror de. Casada, passava a ser personificada como uxor de. Filha, irm, esposa: os homens deviam ser sua referncia.
MACEDO, Jos Rivair. A mulher na Idade Mdia. 5ed. So Paulo: Contexto, 2002. [adapt.].

O documento est associado reforma agrria promovida pela(s) (a) Revolta de Esprtaco. (b) Lei das Doze Tbuas. (c) Lei Canulia. (d) Guerras Pnicas. (e) Leis dos Irmos Graco. (f) I.R. 02 Os clrigos devem por todos orar os cavaleiros sem demora devem defender e honrar e os camponeses, sofrer cavaleiros e clero sem falha vivem de quem trabalha tm grande canseira e dor pagam primcias, corvias, oraes ou talha e cem coisas costumeiras e quanto mais pobre viver mais mrito ter das faltas que cometeu se paga a todos o que deve se cumpre com lealdade a sua f se suporta paciente o que lhe cabe: angstias e sofrimentos.
ESTEVO DE FOURGES. In: COTRIM, Gilberto. Histria global: Brasil e Geral. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

Texto 2 : O O que as revistas femininas aconselhavam s leitoras : [...] - A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, nada de incomod-lo com servios domsticos. (Jornal das Moas, 1959). - Se o seu marido fuma, no arrume brigas pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda a casa. (Jornal das Moas, 1957). - O lugar de mulher no lar, o trabalho fora de casa masculiniza. (Querida, 1955). [...].
In: COTRIM, Gilberto. Histria e conscincia do Brasil, 7 ed. So Paulo: Saraiva, 1999.

Com base na leitura comparativa dos textos, constata-se que (a) o patriarcalismo medieval europeu influenciou, durante muito tempo, a cultura brasileira, tendo em comum a valorizao da submisso feminina. (b) a ideologia patriarcal da Europa renascentista foi absorvida, sem alteraes, pela sociedade brasileira na Ditadura Militar. (c) o Direito Romano, desde a Antigidade, submeteu a mulher uma inferioridade legal, que vigora na atual legislao brasileira. (d) as mulheres no possuam direitos civis, tanto na Europa, na Idade Moderna, quanto no Brasil, na segunda metade do sculo XX. (e) o papel feminino est subordinado, nas duas conjunturas histricas, coisificando a mulher, contudo no existe a discriminao de gnero na sociedade brasileira atual. (f) I.R.

O poema est diretamente relacionado (a) Revoluo Francesa, enfatizando as obrigaes servis, como a corvia que era a entrega da primeira colheita ao senhor. (b) estratificao social, no feudalismo europeu, justificada pela Igreja, e composta pelo clero, pela nobreza e pelo povo. (c) ao final da Idade Mdia, durante a expanso colonial europia na Amrica, com o apoio da Igreja.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

3/19

04

fazer entre si 48.000 alfinetes num dia, mas se tivessem trabalhado isolada e independentemente, certamente cada um no poderia fazer nem vinte, talvez nem um alfinete por dia.
FARIA, Ricardo de Moura et all. Histria. Vol. 1. Belo Horizonte: L, 1993. [adapt.].

O documento Industrial, na Inglaterra,

sobre

Revoluo

(a) relaciona a diviso de trabalho com a alta produtividade, situao bem diferente da produo artesanal caracterstica da Idade Mdia. (b) enfatiza o trabalho em srie e as condies do trabalhador nas fbricas, reforando a importncia das leis trabalhistas, no incio da Idade Moderna. (c) demonstra que a produtividade est diretamente relacionada ao nmero de empregados da fbrica, ao contrrio das Corporaes de Ofcio, em que a produo artesanal dependia do mestre. (d) destaca a importncia da especializao do trabalho para o aumento da produtividade, situao semelhante que ocorria nas Corporaes de Ofcio, de que participavam aprendizes, oficiais e mestre. (e) evidencia as idias fisiocrticas e mercantilistas, ao realar a diviso do trabalho, caractersticas marcantes da Revoluo Comercial. (f) I.R. 06 FRONTEIRAS MERIDIONAIS DO BRASIL

In: COTRIM, Gilberto. Histria global: Brasil e Geral. 6 ed. So Paulo: Saraiva, 2002.

De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regies identificadas pelas letras A, B e C, so, respectivamente, (a) astecas, incas e maias. (b) incas, maias e astecas. (c) astecas, maias e incas. (d) maias, astecas e incas. (e) maias, incas e astecas. (f) I.R. 05 Um fato saliente chamou a ateno de Adam Smith, ao observar o panorama da Inglaterra: o tremendo aumento da produtividade resultante da diviso minuciosa e da especializao de trabalho. Numa fbrica de alfinetes, um homem puxa o fio, outro o acerta, um terceiro o corta, um quarto faz-lhe a ponta, um quinto prepara a extremidade para receber a cabea, cujo preparo exige duas ou trs operaes diferentes: colocla uma ocupao peculiar; prate-la outro trabalho. Arrumar os alfinetes no papel chega a ser uma tarefa especial; vi uma pequena fbrica desse gnero, com apenas dez empregados, e onde conseqentemente alguns executavam duas ou trs dessas operaes diferentes. E embora fossem muito pobres, e portanto mal acomodados com a maquinaria necessria, podiam
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

4/19

Esses acontecimentos correspondem fase da Revoluo Francesa denominada (a) Assemblia Nacional Constituinte (1789 a 1791). (b) Repblica, na Conveno Nacional (1792 a 1795). (c) Monarquia Constitucional (1791 a 1792). (d) Diretrio (1795 a 1799). (e) Consulado (1799 a 1802). (f) I.R. 08

FERREIRA FILHO, Arthur. Histria Geral do RS 1503-1957. Porto Alegre:Globo, 1958.

As linhas dos Tratados tracejadas nos mapas representam, respectivamente, (a) o Tratado de Santo Ildefonso quando as misses jesuticas foram entregues aos portugueses pelos espanhis e a demarcao do Tratado de Tordesilhas. (b) o Tratado de Badajoz (1750) que determinou a criao dos Campos Neutrais e o Tratado de Madri (1777), que, ao contrrio, manteve a Colnia do Sacramento como portuguesa. (c) o Tratado de Madri pelo qual os portugueses entregaram as misses para os espanhis em troca da Colnia do Sacramento e o limite meridional do Tratado de Tordesilhas no sul do Brasil. (d) o Tratado de Santo Ildefonso (1750) que garantiu a posse da Provncia Cisplatina para o Imprio brasileiro e a representao geogrfica dada pelo Tratado de Badajoz (1777), que contrastou com o tratado anterior e antecedeu a Guerra Guarantica. (e) a fronteira determinada pelo Tratado de Madri (1750) que eliminou os limites do Tratado de Tordesilhas e a demarcao do Tratado de Santo Ildefonso (1777). (f) I.R. 07 O Comit de Salvao Pblica, quando chefiado por Robespierre, ordenou uma mobilizao em massa, adotou rigorosas medidas econmicas, controlando a produo, racionando os vveres, fixando os preos mximos dos gneros de primeira necessidade, bem como o nvel mximo dos salrios, e instituiu ainda tribunais revolucionrios para eliminar todos os suspeitos de serem adversrios da Revoluo. Essas medidas do Comit instauraram na Frana o perodo do Terror.
HOLLANDA, Srgio Buarque de. Histria da Civilizao. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1975. [adapt.] CAMPOS, Flvio de e MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de Histria. So Paulo: Moderna, 2000. [adapt.]

As emancipaes polticas do Mxico, da Gr-Colmbia, do Peru, do Chile, do Paraguai e da Argentina, expressas no mapa, esto relacionadas (a) aos interesses ingleses em oposio poltica adotada por Napoleo sobre a Pennsula Ibrica, desde o Bloqueio Continental. (b) s determinaes do Congresso de Viena, que restauraram as fronteiras europias na Amrica, vigorantes antes da Revoluo Francesa. (c) s unificaes alem e italiana, e s idias nacionalistas que inspiraram os movimentos de independncia na Amrica. (d) poltica da Amrica para os americanos, que serviu de fundamento para a independncia dos Estados Unidos. (e) atuao da Santa Aliana na restaurao das possesses na Amrica Latina e manuteno do equilbrio poltico entre os pases europeus. (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

5/19

09

(b) ltimo governo de Vargas e aos movimentos insurrecionais como o Levante dos Dezoito do Forte de Copacabana, a Coluna Prestes e o Putsch integralista. (c) Governo Provisrio de Vargas, quando ocorreram as Intentonas Comunista e Integralista, representadas, respectivamente, pelas figuras de Lus Carlos Prestes e Plnio Salgado. (d) Governo Constitucional de Vargas, momento que coincide com a Segunda Guerra Mundial, e movimentos militares, como a Repblica do Galeo e o Levante de Aragaras. (e) Governo Provisrio e ao Constitucional de Getlio Vargas, quando ocorreram a Ao Integralista, a Revoluo Constitucionalista, a Intentona Comunista e o Plano Cohen. (f) I.R. 11

CAMPOS, Flvio de e MIRANDA, Renan Garcia. Oficina de Histria, So Paulo: Moderna, 2000. [adapt.]

O grfico est diretamente relacionado (a) estabilidade do sistema escravista e emigrao europia no sculo XIX, quando iniciou a industrializao paulista. (b) crise do escravismo e imigrao europia para o Brasil, em perodo de desenvolvimento da cafeicultura. (c) ao Ciclo da Minerao, quando escravos e imigrantes formaram o principal contingente de mo-de-obra. (d) ao processo de transio do escravismo colonial brasileiro para o trabalho assalariado durante o Primeiro Reinado. (e) necessidade de manuteno de uma fora de trabalho em torno de 150 mil pessoas no processo de industrializao paulista, durante o Perodo Regencial. (f) I.R. 10
GARZA, Hedda. Os grandes lderes do sculo XX Mao TsTung. So Paulo: Nova Cultural,1990. [adapt.].

Pelo documento percebe-se (a) os principais pontos de resistncia das tropas chinesas na Guerra Sino-Japonesa, no incio do sculo XX. (b) a trajetria dos comunistas com a adoo de tticas na guerrilha camponesa, no processo da Revoluo Chinesa, que culmina em 1949. (c) o caminho da ao guerrilheira contra a forte explorao econmica ocidental, principalmente de ingleses, franceses e alemes, durante a Guerra dos Boxers. (d) a ao das tropas chinesas, apoiadas pelos norte-americanos, contra a invaso japonesa, durante a 2 Guerra Mundial. (e) o movimento dos comunistas chineses contra os nacionalistas, durante a denominada Guerra do pio. (f) I.R.

In: Sampaulo: 30 anos vistos a lpis. 1958.

A charge relaciona-se ao (a) final do Estado Novo e s aes polticas do Partido Comunista de Lus Carlos Prestes, dos integralistas e dos movimentos tenentistas.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

6/19

12 A primeira coisa, portanto, dizer-vos a vs mesmos: No aceitarei mais o papel de escravo. No obedecerei s ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com minha conscincia. O assim chamado patro poder surrar-vos e tentar forarvos a servi-lo. Direis: No, no vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaa. Isso poder implicar sofrimentos. Vossa prontido em sofrer acender a tocha da liberdade, que no pode jamais ser apagada.
PAZZINATO, Alceu L. e SENISE, Maria Helena V. Histria Moderna e Contempornea, So Paulo: tica, 2002.

(b) estatizao, restrio ao capital externo e financeiro, que corresponde ao perodo no qual foi eleito diretamente pelo povo. (c) abertura ao capital externo, criao de empresas estatais, como a Eletrobrs e a Petrobrs, representando o perodo do Estado Novo. (d) protecionismo estatal e populismo, sintetizando a ditadura legalizada pela constituio polaca, momento poltico no qual a Carta foi redigida. (e) assistncia aos trabalhadores e liberalismo, que ensejava o Estado mnimo, durante o seu Governo Constitucional. (f) I.R. 14

O texto caracteriza a Desobedincia Civil defendida por (a) Mahatma Gandhi, como independncia da ndia.

poltica

de

estratgia

para

a Durante a Guerra Fria, a estratgia da Casa Branca tinha como horizonte mudar a aparncia da dominao colonial para na verdade no mudar nada: as novas naes manteriam o vnculo de dependncia econmica e sofreriam um certo grau de ingerncia poltica por parte das antigas metrpoles. Eventualmente, as metrpoles apoiariam a formao de ditaduras que lhes fossem fiis. Assim, nos anos 50 e 60, a frica conheceu intensamente um processo hoje chamado descolonizao. Apenas no ano de 1960, dezessete colnias da Frana e da Inglaterra conquistaram o status de naes autnomas.
ARBEX JR., Jos. Guerra Fria: terror de Estado, poltica e cultura. So Paulo: Moderna, 1997 [adapt.].

(b) Nelson Mandela, no processo de descolonizao e independncia da frica do Sul. (c) Agostinho Neto, na luta pela independncia de Angola. (d) Patrice Lumumba, lder nacionalista do Congo Belga. (e) Abdel Nasser, na luta pela libertao do Egito. (f) I.R. 13 [...] Depois de decnios de domnios e espoliao dos grupos econmicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revoluo e venci. [...] A campanha subterrnea dos grupos internacionais aliouse dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinrios foi detida no Congresso. Contra a justia da reviso do salrio-mnimo se desencadearam os dios. Quis criar a liberdade individual na potencializao das nossas riquezas atravs da Petrobrs, mal comea esta a funcionar, a onda de agitao se avoluma. A Eletrobrs foi obstaculada at o desespero. No querem que o trabalhador seja livre. No querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionria que destrua os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcanavam at 500% ao ano. [...] Lutei contra a explorao do Brasil. Lutei contra a espoliao do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereo a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na Histria.
Carta Testamento de Getlio Vargas 24/08/1954.

Contrariando essa estratgia dos Estados Unidos da Amrica, atravs da qual os processos colonizatrios haviam sido reforados, ocorreram na segunda metade do sculo XX, na frica, movimentos com caractersticas revolucionrias e emancipaes polticas com o apoio da Unio Sovitica. Entre os pases que vivenciaram este ltimo processo transformador no perodo referido, esto (a) Arglia, Congo e frica do Sul. (b) Sudo, Etipia e Marrocos. (c) Sudo, Arglia e Gabo. (d) Angola, Moambique e Guin Bissau. (e) Costa do Marfim, Uganda e Senegal. (f) I.R.

O documento expressa uma poltica de (a) liberalismo econmico e nacionalismo, caractersticas do perodo em que governou provisoriamente.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006) 7/19

15 16

Biologia

Os vegetais vasculares apresentam diferentes tipos de tecidos: de revestimento, parnquimas, tecidos de sustentao, tecidos condutores e tecidos meristemticos. Atravs do corte transversal de uma folha e observao no microscpio conforme mostra o esquema representado na figura , podemos observar diferentes tecidos e estruturas, como os estmatos, localizados na epiderme das folhas.

[...] o Estado israelense anexou a Pennsula do Sinai e a Faixa de Gaza (ento pertencentes ao Egito), a Cisjordnia (da Jordnia) e as Colinas de Golam (da Sria). A guerra foi particularmente trgica para os palestinos. Novos contingentes de dezenas de milhares engrossaram a dispora.
ARBEX JR., Jos. Guerra Fria: terror de Estado, poltica e cultura. 3 ed. So Paulo: Moderna, 1997. [adapt.}.

Os textos referem-se (a) ocupao israelense sobre o sul do Lbano (2006), antiga Fencia, aprofundando a Dispora hebraica como forma de conteno ao do Hezbollah. (b) Guerra dos Seis Dias (1967), quando, com o apoio dos Estados Unidos, Israel expandiu seu territrio, promovendo um continuado conflito. (c) Guerra do Yom Kippur (1973), quando Egito e Sria, embasados pelo nacionalismo de Nasser, ameaaram a soberania israelense. (d) formao do Estado de Israel (1948), apoiada pela ONU, na regio onde, na Antigidade, se localizaram os reinos de Israel e Jud. (e) Guerra do Yom Kippur (1973), quando a OLP (Organizao para a Libertao da Palestina), liderada por Yasser Arafat, entrou em conflito com os sionistas. (f) I.R.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de biologia. V.2. So Paulo: Ed. Moderna, 2003. [adapt.].

Com base nos textos e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas. I. O estmato, representado pela letra E, responsvel pelas trocas gasosas, sendo a sua abertura e fechamento influenciados por fatores ambientais, como a concentrao de CO2. Grande concentrao de CO2 no mesfilo da folha induz ao fechamento do estmato. Os parnquimas lacunoso (B) e palidico (C) encontram-se abaixo da epiderme e apresentam como funo principal o acmulo de reservas, sendo, portanto, tambm denominados de parnquimas de reserva. A epiderme (A e D) um tecido de revestimento da folha que apresenta todas as clulas ricas em cloroplasto; apresenta tambm cutcula e
8/19

II.

III.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

hidatdios estruturas especializadas eliminar o excesso de gua das plantas. IV.

em

18 O Filo Arthropoda rene mais de um milho de espcies, sendo dividido em 3 subfilos: Crustacea (ex.: siri), Chelicerata (ex.: aranha) e Uniramia (ex.: insetos). O mecanismo de crescimento destes animais bastante diferenciado dos outros animais, como mostra o grfico.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. So Paulo: Ed. Moderna, 2001. [adapt.].

A entrada de ons potssio para o interior das clulas estomticas (F) faz com que ocorra um aumento da presso osmtica, o que promove a entrada de gua nessas clulas, deixando-as trgidas e promovendo a abertura do ostolo (G). Esto corretas apenas as afirmativas

(a) I e IV. (b) I e III. (c) II e IV. (d) II e III. (e) I e II. (f) I.R. 17 O ciclo celular envolve a interfase e as divises celulares, que podem ser mitose ou meiose. Durante as fases de divises celulares, ocorrem vrios eventos importantes que envolvem o material gentico, as organelas e as estruturas celulares. O ciclo celular mittico garante a reposio celular, o crescimento dos organismos multicelulares e a reproduo assexuada, enquanto o ciclo celular meitico um processo importante para a reproduo sexuada. Com base no texto e em seus conhecimentos, correto afirmar que (a) a interfase um perodo do ciclo celular que apenas antecede a mitose ou a meiose; nela no ocorrem eventos importantes para a gerao de novas clulas. (b) ocorre, tanto na anfase mittica quanto na anfase I meitica, a separao das cromtides irms, as quais so puxadas para os plos opostos da clula. (c) so formadas duas clulas diplides no final da mitose masculina, enquanto que, no final da meiose, so formadas quatro clulas diplides, considerando a espcie humana. (d) todas as clulas animais e vegetais iniciam a citocinese (diviso do citoplasma) da mesma forma, pela invaginao da membrana plasmtica (movimento centrpeto). (e) ocorre, na fase da telfase mittica, a reorganizao do envoltrio nuclear e do nuclolo, que foram desorganizados no incio do processo de diviso. (f) I.R.

FAVARETTO, J.A.; MERCADANTE, C. Biologia. So Paulo: Ed. Moderna, 2000.

Com base nos textos e em seus conhecimentos sobre os artrpodes, correto afirmar que (a) o novo exoesqueleto recm-formado do artrpode aps a muda rgido e por isso muito importante para a proteo dos rgos internos. Nesse momento ocorre uma parada de crescimento, o que visualizado nas etapas II e V. (b) o animal retoma o crescimento (etapas IV e VII) aps as ecdises, em que o exoesqueleto cresce junto com o restante do corpo do artrpode at ocorrer uma parada do crescimento e uma nova ecdise. (c) os artrpodes dos trs subfilos apresentam reproduo interna. Durante a cpula, o macho introduz o pnis na vagina da fmea e elimina os espermatozides, que sero armazenados na espermateca da fmea. (d) o sistema digestrio dos artrpodes completo, sendo a digesto intracelular. As enzimas que atuam na cavidade intestinal so secretadas pela parede do tubo digestivo e pelos rgos anexos hepatopncreas e cecos gstricos. (e) os artrpodes animais que apresentam apndices corporais articulados apresentam um exoesqueleto de quitina, o qual se rompe ao longo do dorso do animal, que o abandona, cada vez que cresce. Esse fenmeno denominado ecdise e mostrado nas etapas III e VI. (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

9/19

19 Constantemente os organismos precisam eliminar substncias txicas ou que esto em excesso, bem como reter substncias necessrias ou que esto em baixa concentrao. Por essas razes todos os organismos possuem uma estrutura ou sistema que responsvel por essas funes. As figuras abaixo mostram diferentes estruturas, rgos e/ou sistemas de excreo. III.

mistura com as fezes e eliminada juntamente com elas. Nos vertebrados a funo de excreo realizada pelos rins. O sistema urinrio do vertebrado representado na figura 3 formado pelos rins (A), pelas uretras (B), pela bexiga (C) e pelo ureter (D). Os portadores da doena Diabetes Melito apresentam glicose em sua urina, pois a concentrao dessa molcula no plasma elevada e a sua reabsoro pelos tbulos renais no completa. Amnia, uria e cido rico so excretas nitrogenados. O mais txico a amnia, por isso deve ser eliminada medida que vai sendo produzida. Esto corretas as afirmativas (a) I, II e V. (b) III e V. (c) IV e V. Figura 1 - Ameba (d) II e IV. (e) I, III e V. (f) I.R. 20 O citoesqueleto formado por um conjunto de filamentos (actina, filamentos intermedirios e microtbulos) presentes no citoplasma das clulas. Ele responsvel por vrias funes celulares e por isso uma estrutura altamente dinmica que se modifica conforme a necessidade das clulas. De acordo com o texto e seus conhecimentos, INCORRETO afirmar que (a) o fuso mittico constitudo por citoesqueleto e, durante a mitose, ele se liga aos centrmeros dos cromossomos metafsicos. (b) o citoesqueleto participa da contrao e distenso das clulas musculares, da ciclose e do movimento amebide das clulas. (c) o citoesqueleto est envolvido na determinao da forma da clula e sua sustentao, assim como na organizao interna das organelas. Figura 3 - Mamfero (d) o citoesqueleto est presente nos clios e flagelos, ambos com funo de movimento, porm os clios so mais curtos e geralmente ocorrem em maior nmero por clula. (e) os centrolos no apresentam na sua constituio o citoesqueleto, apesar de estarem envolvidos no movimento dos cromossomos durante a diviso celular. (f) I.R.

IV.

V.

Figura 2 - Inseto

PAULINO, W.R. Biologia Atual, Vol. 2, Ed. tica, 2002. [adapt.].

Analise as afirmativas. I. No caso do animal representado na figura 1, toda excreo realizada por uma organela especfica, o vacolo pulstil. Nos insetos (figura 2), o excreta predominante a amnia, que coletada pelos tubos de Malpighi e transportada at o intestino, onde se

II.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

10/19

21 O desenvolvimento embrionrio dos vertebrados dividido nas seguintes etapas: segmentao, gastrulao e organognese.

22 A biodiversidade da Amrica do Sul sofre mais uma ameaa: campos do Brasil, do Uruguai e da Argentina esto sendo invadidos pelo capim-annoni (Eragrostis plana), gramnea (Poaceae) originria do sudeste da sia. Esta espcie monocotilednea foi introduzida no Brasil nos anos 50. Alguns pecuaristas difundiram seu uso como excelente forrageira, entretant, apresenta baixo valor para alimentao animal. Parte da agressividade da espcie deve-se alelopatia. Alm disso, o capim-annoni tem grande eficincia na produo de sementes, resistncia e facilidade de adaptao.
Revista Cincia Hoje, v.38, maro/2006 [adapt.].

Figura A

Com base no texto e conhecimentos, correto afirmar que

em

seus

Figura B
LOPES, S.. BIO. Vol. 1, Ed. Saraiva, 2003. [adapt.].

Analise as afirmativas. I. A organognese uma etapa do desenvolvimento embrionrio em que ocorre a diferenciao dos tecidos e dos rgos do corpo dos animais. Ela inicia com a fase de neurulao. A figura A representa a fase de segmentao, em que ocorrem vrias divises meiticas a partir do zigoto, porm no final dessa fase no h aumento do volume total do embrio em relao ao volume do zigoto. A mrula e a blstula esto presentes na fase de gastrulao; ambas so formadas por um conjunto de clulas, porm a mrula um macio celular e a blstula apresenta uma cavidade interna cheia de lquido. Na fase de organognese dos cordados, surge o tubo neural, a notocorda e o arquntero; o tubo neural e a notocorda esto envolvidos na formao do futuro sistema nervoso, e o arquntero, do sistema digestrio. A figura B representa a fase de gastrulao. Nessa fase, o embrio aumenta de tamanho e h formao dos folhetos germinativos que daro origem a todos os tecidos do indivduo. Esto INCORRETAS as afirmativas (a) I, II e IV. (b) III, IV e V. (c) II, III e IV. (d) I, III e IV. (e) I, II e V. (f) I.R.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

(a) o capim-annoni planta que apresenta flores trmeras e folhas com nervuras reticuladas ameaa a biodiversidade da Amrica do Sul devido a sua grande plasticidade nos diversos ambientes, principalmente no bioma Pampa. (b) a semelhana entre o ambiente de que o capimannoni planta de raiz pivotante originrio, e os campos do Brasil, quanto flora, fauna e ao clima, permitiu uma fcil adaptao desta gramnea neste pas. (c) o capim-annoni planta que apresenta flores pentmeras e folhas com nervuras reticuladas ameaa a biodiversidade da Amrica do Sul devido a sua grande plasticidade nos diversos ambientes, principalmente no bioma Pampa. (d) o capim-annoni planta que apresenta razes fasciculadas e feixes vasculares espalhados pelo caule ameaa a biodiversidade nos campos onde ela se desenvolve, pois apresenta vantagens competitivas em relao a outras espcies vegetais. (e) a ameaa biodiversidade provocada pelo capim-annoni planta que apresenta os feixes vasculares dispostos em torno de um cilindro central deve-se a sua alta prolificidade e facilidade de adaptao. (f) I.R.

II.

III.

IV.

V.

11/19

23 A hemofilia uma doena hereditria em que h uma falha no sistema de coagulao do sangue. A hemofilia A, um dos tipos mais graves, causada pela deficincia de um dos fatores que agem na coagulao, o fator VIII. Esse fator uma protena cujo gene codificador encontra-se no cromossomo X; o alelo normal (H) produz o fator VIII e condiciona fentipo no hemoflico; o alelo mutante (h) condiciona ausncia do fator VIII, sendo responsvel por este tipo de hemofilia.
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Conceitos de Biologia. V3. So Paulo: Ed. Moderna, 2003.

IV.

Se o indivduo 7 tiver filhos com uma mulher que tenha o mesmo gentipo para hemofilia de sua av materna, a probabilidade de terem filhos hemoflicos de 50% e de terem filhas hemoflicas de 0%. Esto corretas apenas as afirmativas

(a) I e IV. (b) III e IV. (c) II, III. (d) I e II. (e) I e III. (f) I.R. 24 O tecido nervoso um dos quatro tipos de tecidos presentes no corpo humano, ele fundamental na coordenao das funes dos diferentes rgos. As clulas responsveis pelas suas funes so os neurnios (Figura 1).

Observe o heredograma abaixo de uma famlia em que ocorre a hemofilia A, considerando que os indivduos 2 e 4 so irms.

Figura 1 Esquema dos neurnios. http://macosa.dima.unige.it/diz/n1/neurone.gif [adapt.]

Com base nos textos e em conhecimentos, INCORRETO afirmar que

seus

Com base nos textos e conhecimentos, analise as afirmativas. I.

em

seus

(a) geralmente o sentido da propagao do impulso nervoso A para B, e por isso a estrutura 1 especializada na transmisso do impulso nervoso para um outro neurnio ou para outros tipos celulares. (b) tanto a estrutura representada pelo nmero 1 quanto 2 so ramificaes do neurnio, sendo que geralmente a 2 nica e mais longa. (c) a estrutura nmero 3 pode ser formada pela clula de Schwann. Ela desempenha um papel protetor, isolante e facilita a transmisso do impulso nervoso. (d) a estrutura nmero 4 est no centro metablico do neurnio, onde tambm se encontra a maioria das organelas celulares. (e) considerando o sistema nervoso central, a regio nmero 5 est presente na substncia cinzenta e ausente na branca. (f) I.R.
12/19

As irms 2 e 4 apresentam, respectivamente, H h H H gentipos X H e X X e a consanginidade, atravs da unio entre primos irmos (indivduos 5 e 6), condicionou a manifestao do alelo deletrio h para hemofilia. O indivduo 7 hemoflico, pois herdou o alelo recessivo para ausncia do fator VIII de sua me, e o indivduo 8 pode ou no ser portador deste alelo recessivo. Dos primos que se casaram, somente o indivduo 6 portador do alelo recessivo que causa a hemofilia, enquanto que o indivduo 5 no apresenta este alelo, pois herdou da me o alelo normal (H).

II.

III.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

25 Uma doena que vence o tempo amarra a Pelotas do final do sculo 19 e das primeiras dcadas do sculo 20. Aps causar a morte de milhares de pessoas entre 1890 e 1930, a tuberculose ainda contamina e preocupa as autoridades mdicas. A enfermidade atinge de 15 a 30 pessoas por ms na cidade. A Aids contribuiu para o retorno, com fora, da tuberculose. O Brasil j registra casos de tuberculose multiresistente, em que o variante do microorganismo patognico no sensvel aos medicamentos habituais.
Dirio Popular, 03/09/2006 [adapt.].

26 Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crena que persiste entre membros de muitas religies. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princpio da imutabilidade das espcies, ou seja, que os seres vivos no se modificavam ao longo do tempo. J no sculo XVIII, o bilogo francs Buffon e sua equipe de colaboradores escreveram uma obra chamada Histoire Naturalle, na qual reuniram todo o conhecimento biolgico da poca. Em 1809 o bilogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se atravs dos tempos, em contraposio ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin exps, em seu livro Origem das Espcies, suas idias a respeito do mecanismo da transformao das espcies, base da moderna teoria da Teoria da Seleo Natural. Como base no texto e conhecimentos, analise as afirmaes. I. em seus

Com base no texto e conhecimentos, analise as afirmativas. I.

em

seus

A resistncia que alguns bacilos da tuberculose tm apresentado deve-se principalmente variao gentica deste organismo, originria principalmente pela troca de DNA entre bactrias no processo de reproduo por diviso binria. Para combater a tuberculose utilizam-se medidas como a imunizao, atravs da vacina BCG anticorpos contra o bacilo de Koch injetados nas pessoas , alm da higiene e saneamento. A tuberculose causada por uma bactria seres unicelulares procariticos que se instala preferencialmente nos pulmes, podendo, entretanto, afetar outros rgos. A Aids contribui para o aumento dos casos de tuberculose, pois o vrus HIV ataca os linfcitos clulas responsveis pela defesa imunitria do organismo , facilitando a infeco por agentes causadores de doenas oportunistas, como a tuberculose. Esto corretas as afirmativas

II.

Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam fase adulta para reproduzir-se, por isso o nmero de indivduos de cada espcie se mantm constante ao longo das geraes. As serpentes evoluram de ancestrais que possuam pernas muito curtas; quando, em determinada poca, aconteceram mudanas radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar s novas condies e desenvolver o hbito de rastejar. Somente os indivduos mais aptos sobrevivem, porque so mais adaptados s condies ambientais de modo que cada gerao aprimora o grau de adaptao conseguido por seus ancestrais. Quando novas necessidades se apresentam a um indivduo, sua organizao estrutural se altera de modo a torn-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os rgos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados. podem ser

II.

III.

IV.

III.

IV.

(a) III e IV. (b) I e II. (c) II e IV. (d) I e III. (e) II e III. (f) I.R.

As afirmaes acima creditadas, respectivamente, a

(a) Darwin Lamarck Buffon Lamarck (b) Darwin Lamarck Darwin Lamarck (c) Lamarck Buffon Darwin Darwin (d) Lamarck Darwin Darwin Lamarck (e) Lamarck Darwin Buffon Darwin (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

13/19

27 A sucesso temporria pode ser exemplificada em um lago de gua doce. Gradativamente, finas partculas de detritos orgnicos e inorgnicos so carregadas pelas guas pluviais e fluviais e se sedimentam no fundo do lago, estreitando seu leito, at esse ficar totalmente soterrado, transformando-se em brejos e aps em florestas ou em outro bioma clmax. A diminuio da profundidade e a deposio de matria no fundo propiciam o desenvolvimento de decompositores. Esse processo promove o surgimento do fenmeno denominado __________. Esses fatores tornam o lago rico em alimentos, favorecendo a permanncia de organismos aquticos. Plantas que mesmo submersas necessitam de luz e desenvolvem suas folhas prximas superfcie, suplantam a vegetao de fundo. As plantas com folhagem flutuante participam ento da sucesso. O lago acaba sendo nivelado, podendo algumas partes ficar alagadias, constituindo brejos ou banhados. A seguir ocorre a substituio da vegetao do brejo por rvores que resistam ao terreno alagadio. Essa sucesso culmina com a formao vegetal estvel, que no sofre mais mudanas direcionais, sendo denominada ___________ . Com base no texto e em seus conhecimentos, correto afirmar que as lacunas so preenchidas respectivamente por (a) cadeia alimentar e estivao. (b) eutrofizao e vegetao clmax. (c) vegetao clmax e espcies pioneiras. (d) espcies pioneiras e eutrofizao. (e) ectono e comunidade estvel. (f) I.R. 28 Os mamferos ruminantes pastadores executam o processo digestivo da celulose graas s condies especiais do seu trato digestrio. Os ruminantes apresentam o estmago mais complexo dividido em quatro cmaras: rumen (pana), reticulum (barrete), omasum (folhoso) e abomasum (coagulador), onde obtm substncias de alto teor energtico. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmaes. I. Microrganismos existentes no rumen e reticulum degradam o material vegetal, rompendo suas paredes celulares e liberando as protenas e os carboidratos.

II.

O alimento umedecido, agitado e misturado aos microrganismos simbiontes (bactrias e protozorios) que vivem no rumen. Os produtos resultantes dessa simbiose so absorvidos na ltima cmara: o abomaso. A celulose, carboidrato estrutural das plantas, composta de curtas cadeias de molculas de glicose; , portanto, um recurso alimentar potencialmente nutritivo. Os mamferos herbvoros possuem diversas adaptaes interessantes para processar sua dieta de plantas fibrosas, mas nenhum vertebrado consegue sintetizar enzimas para quebrar a celulose. Os mamferos ruminantes possuem bactrias e protozorios no rumen e no reticulum que fabricam enzimas que, transformam a celulose em glicose, importante para a vida dos associados. Esto corretas as seguintes afirmativas

III.

IV.

V.

(a) II, III e V. (b) II, III e IV. (c) I, IV e V. (d) III, IV e V. (e) I, II e V. (f) I.R. 29 Os animais que vivem em zonas das mars regies banhadas pelas ondas esto adaptados a permanecer fora da gua duas vezes por dia, ou seja, durante as mars baixas. Muitos organismos simplesmente flutuam na gua, sendo levados pelas variaes da luz e temperatura. Esses constituem o _____. Outros nadam livremente, apresentando locomoo prpria e sendo chamados de ____________. E aqueles que vivem no fundo, onde a luz no os alcana, fixos no substrato, ou rastejando sobre ele, formam o ____________. Com base no texto e em seus conhecimentos, qual a alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas? (a) bentos ncton plncton (b) plncton bentos ncton (c) plncton ncton bentos (d) bentos plncton ncton (e) ncton plncton bentos (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

14/19

30 Os ofdios formam uma subordem da ordem Squamata, Classe Reptilia, reproduzindo de duas maneiras diferentes: uns pem ovos e outros desenvolvem os embries no interior do aparelho reprodutor. O processo reprodutivo ocorre normalmente na primavera, e a fmea tem, geralmente, um depsito de espermatozides para fazer a fertilizao posteriormente, podendo armazenar o esperma at dois anos.

Qumica
O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 31-33. 31 No existe um mecanismo totalmente definido para explicar a reteno de nions pelo solo. O nitrato, por exemplo, movimenta-se com a gua do solo inclusive sob condies de extrema seca e acumula-se na superfcie; j o sulfato tem a possibilidade de ser retido, mesmo que fracamente, por cargas positivas que podem desenvolverse em certos tipos de argila com valores de pH baixos. Os solos contendo ferro e alumnio adsorvem o sulfato nas cargas positivas que neles se desenvolveram, mas h pouca reteno, a qual tem reduzida importncia acima de pH 6,0. Grandes quantidades de enxofre podem ser retidas atravs de acumulaes de gesso, em regies ridas e semi-ridas.
LOPES, A.S. Manual de Fertilidade do Solo. So Paulo: ANDA/POTAFUS. 1989.

Figura 1

Figura 2
Mata

Marques, O,A.V; Eterovic,A.;Sazima,I. Serpentes da Atlntica. Ribeiro Preto, SP: Holos Editora, 2003. [adapt.].

De acordo com seus conhecimentos e com as informaes dos textos, correto afirmar que os rpteis representados nas figuras 1 e 2 apresentam, respectivamente, (a) oviparidade fecundao interna desenvolvimento interno e viviparidade fecundao interna desenvolvimento externo. (b) oviparidade fecundao externa desenvolvimento interno e viviparidade fecundao interna desenvolvimento interno.

No texto, constam os termos nitrato e sulfato, os quais se referem a ________ cujas cargas so respectivamente ________ e ________. Essas estruturas tambm existem, respectivamente, nos cidos ________ e ________. Assinale a alternativa cujos termos completam respectiva e corretamente o pargrafo acima. (a) nions; +1 e +2; nitroso; sulfuroso. (b) nions; -1 e -2; ntrico; sulfuroso. (c) nions; -1 e -2; ntrico; sulfrico. (d) ctions; -1 e -2; ntrico; sulfuroso. (e) ctions; +1 e +2; nitroso; sulfrico. (f) I.R. 32 Quando o texto fala de pH 6,0, ele se refere a um pH que corresponde ao de uma soluo (a) cida em que a [H ] = 0,01.[OH ]. (b) cida em que a [H ] < [OH ]. (c) bsica em que a [H ] > 100.[OH ]. (d) bsica em que a [OH ] = 0,01[H ]. (e) cida em que a [H ] = 100.[OH ]. (f) I.R.
+ + + + +

(c) oviparidade fecundao interna desenvolvimento externo e viviparidade fecundao externa desenvolvimento externo. (d) oviparidade, fecundao externa desenvolvimento interno e viviparidade fecundao externa desenvolvimento interno. (e) oviparidade fecundao interna desenvolvimento externo e viviparidade fecundao interna e desenvolvimento interno. (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

15/19

33 Alumnio (Z = 13 e A = 27) e ferro (Z = 26 e A = 56), encontrados em solos capazes de desenvolver cargas positivas que retm sulfato no solo, so, respectivamente, elemento (a) representativo e de transio cujos tomos contm, respectivamente, 14 e 30 nutrons em seus ncleos. (b) metlico e semimetlico cujos eltrons diferenciadores (ltimos eltrons das distribuies) encontram-se, respectivamente, em orbitais s e d. (c) representativo e de transio cujos tomos contm, respectivamente, 13 e 26 eltrons em seus ncleos. (d) de transio e representativo cujos eltrons diferenciadores (ltimos eltrons das distribuies) encontram-se, respectivamente, em orbitais s e d. (e) representativo e de transio interna cujos tomos contm, respectivamente, 27 e 56 prtons em seus ncleos. (f) I.R. O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 34-38. O pH de um solo depende de sua composio. Por exemplo: a) Em locais de terrenos pantanosos, devido alta concentrao de cidos provenientes do hmus, o pH prximo de 3,5. b) Em locais de terrenos sedimentares, o pH prximo de 6,0; isso porque a slica (SiO2) pode formar pequena quantidade de H4SiO4, que se ioniza em gua, originando pouca quantidade de H3O+. c) Em locais de solo de origem vulcnica, o pH superior a 7,0, pois os silicatos de clcio e de magnsio reagem com a gua produzindo OH , conforme a equao: Equao 1
4 H4 SiO 4(aq) + 4OH( SiO 4(aq) + 4H2 O( ) aq)

Contudo, bem mais barato utilizar CaCO3 para a produo de Ca(OH)2 e, em conseqncia, elevar o pH do solo: esse processo denominado de calagem. Cada tipo de planta exige determinadas faixas de pH para o seu melhor desenvolvimento (isso mostra a importncia do conhecimento de pH e de tcnicas de correo da acidez do solo).
USBERCO E SALVADOR, 2004 [adapt].

34 A equao 1 do texto mostra uma reao de ________ em que a gua atua como _______. Esse tipo de reao torna o pH bsico quando o sal tem nion proveniente de ________ e ction proveniente de ________. (a) hidratao; base de Brnsted-Lowry; cido forte; base fraca. (b) hidrlise; base de Arrhenius; cido forte; base forte. (c) hidrlise; cido de Brnsted-Lowry; cido fraco; base forte. (d) hidrlise; cido de Arrhenius; base fraca; cido forte. (e) hidratao; base de Lewis; cido fraco; base fraca. (f) I.R. 35 Considerando a reversibilidade e a irreversibilidade dos fenmenos, possvel concluir que, ao terminar a transformao (a qual est ocorrendo em recipiente contendo gotas de soluo alcolica de fenolftalena) representada pela equao 2, estaro presentes no meio, que ir adquirir
+2 (a) cor vermelha, apenas H2O(l), Ca(aq) e OH (aq) . +2 (b) cor azul, apenas Ca(OH)2(s), Ca(aq) e OH (aq) . +2 (c) cor azul, apenas Ca(aq) e OH (aq) . +2 (d) cor vermelha, apenas H2O(l), Ca(OH)2(s), Ca(aq) e

d) Em locais de solo calcrio existem, entre outras substncias, CaCO3 e MgCO3 e por isso apresentam pH prximo de 9,0. Uma substncia usada para corrigir a acidez do solo o CaO, pois em gua ele ocasiona a seguinte transformao: Equao 2
+2 Ca( CaO(s) + nH2 O( ) Ca(OH)2(s) aq) + 2OH(aq)

OH (aq) .
+2 e (e) cor azul, o CaO(s), H2O(l), Ca(OH)2(s), Ca(aq)

OH (aq) .
(f) I.R.
16/19

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

36 As rochas calcrias podem ser matria prima para obteno de cal virgem, usada na construo civil, pois o CaCO3, em altas temperaturas, decompe-se conforme a equao:
CaCO 3(s) CaO(s) + CO2(g)

38 O CaCO3 (de solos calcrios) reage com a gua da chuva (que contm CO2 dissolvido), a qual penetra no solo, formando Ca(HCO3)2, bem mais solvel que o carbonato, de acordo com a equao:
1 CaCO3 + H2O + CO2 Ca(HCO3)2 2

Considerando uma rocha que contenha 60% de carbonato de clcio, analise as seguintes afirmativas. I. Quando processada tonelada de rocha, a quantidade de xido de clcio obtida de 168 kg. A reao de decomposio do carbonato de clcio de oxi-reduo. A decomposio trmica do CaCO3 uma reao endotrmica. As trs substncias apresentadas na equao acima so xidos inorgnicos. Esto corretas as afirmativas (a) III e IV. (b) I, II e III. (c) I, II e IV. (d) I e III. (e) II e IV. (f) I.R. 37 Em solo calcrio, o CaCO3 transforma-se em Ca(OH)2 e H2CO3 conforme a equao. CaCO3(s) + n H2O(l) Ca(OH)2(aq) + H2CO3(aq)

II. III. IV.

Portanto, ao penetrar no solo, a gua corri a rocha e com isso formam-se grutas e cavernas. Nessas, ao longo do tempo, formam-se precipitados de CaCO3 no teto (estalactites) e no solo (estalagmites), isso porque o equilbrio representado acima sofre deslocamento devido evaporao da gua. Considerando o exposto, est correto dizer que a formao de estalactites e estalagmites favorecida quando o equilbrio se desloca (a) no sentido do produto, pois a evaporao da gua acrescenta ao meio mais gs carbnico. (b) para a direita, pois a evaporao da gua amplia a superfcie de contato dos reagentes, aumentando a velocidade da reao no sentido 1. (c) para a direita, pois a evaporao da gua absorve calor, aumentando a energia cintica das molculas reagentes da reao no sentido 2. (d) no sentido dos reagentes, pois a evaporao da gua retira do meio tanto a prpria gua como o gs carbnico. (e) para esquerda, pois a evaporao da gua aumenta a concentrao dos reagentes, tornando a velocidade no sentido 1 maior. (f) I.R.

Com os produtos dessa reao acontecero as seguintes transformaes: I. II. III.


Ca Ca(OH)2(aq)
+2 (aq)

O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 39 e 40. Um dos problemas para a agricultura o solo salino (aquele que pode ter sido coberto por oceano em eras geolgicas passadas). O excesso de sal diminui o potencial de crescimento da planta, pois a energia destinada ao seu desenvolvimento passa a ser usada na resistncia ao ambiente salino e, se a concentrao superar certos limites (variveis de acordo com a espcie), pode levar morte do vegetal. Cientistas tm se preocupado com o problema e conseguido resultados animadores na obteno de hbridos resistentes o caso do tomate selvagem, tolerante ao sal hibridizado, com o tomate cultivado. O resultado dessas alteraes genticas, que criam novas espcies, curioso: plantas que crescem em solo salino so mais doces, isso porque, sendo as concentraes de sais elevadas, a planta tenta elimin-las produzindo substncias osmoticamente ativas. Por exemplo: a beterraba e o melo so mais doces quando plantados em solos salinos.
COELHO, Marcos de A. GEOGRAFIA GERAL, Pesquisa com solo salino visa erradicar fome. So Paulo: Moderna, 1992. [adapt]
17/19

+ 2OH

(aq)

H3O+(aq) + HCO H2CO3(aq) 3(aq) H2O(l) + CO2(g) H2CO3(aq)

Assinale a afirmativa correta sobre as transformaes I, II e III. (a) As transformaes I e III constituem fenmenos qumicos e a transformao II, fenmeno fsico. (b) As transformaes II e III constituem fenmenos qumicos e a transformao I, fenmeno fsico. (c) As transformaes I e II constituem fenmenos qumicos e a transformao III, fenmeno fsico. (d) As transformaes II e III constituem fenmenos fsicos e a transformao I, fenmeno qumico. (e) As transformaes I e II constituem fenmenos fsicos e a transformao I, fenmeno qumico. (f) I.R.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

39 Ao dizer que solo salino aquele que pode ter sido coberto por oceanos em eras geolgicas passadas, o texto sugere que o sal em maior quantidade, nesse tipo de solo, o NaCl, pois a concentrao de sais na gua do mar de 35 g/L, sendo, aproximadamente, 80% desses sais na forma de cloreto de sdio. Sobre a concentrao de NaCl na gua do mar, considere as afirmativas: I. Se os ons Na+ e C da gua desse mar forem apenas os provenientes do NaC , ento a concetrao molar do Na+ igual a do on cloreto. Se os ons Na+ e C da gua desse mar forem apenas os provenientes do NaC , ento a concentrao comum (g/L) do Na+ inferior a do on cloreto. A concentrao comum do NaCl desse mar de 28 g/L . A concentrao molar de ons na gua desse mar aproximadamente de 0,96 mol/L. Esto corretas apenas as afirmativas (a) I, II e IV. (b) III e IV. (c) I, II e III. (d) II e IV. (e) I e III. (f) I.R. 40 No texto, consta que a beterraba e o melo so mais doces, o que significa uma maior quantidade de acar. O acar se refere a glicdios, dentre os quais est a sacarose (acar comum), que reage com o oxignio, de acordo com a equao
C12H22 O11(s) + 12 O 2(g) 12 CO 2(g) + 11 H2O( ) H = 1349 kcal / mol

O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 41 e 42. A planta realiza a fotossntese para armazenar energia qumica, principalmente na forma de carboidratos, lipdios e protenas (metablitos primrios), transformando esses compostos no principal substrato para os organismos decompositores do solo. Esses microrganismos podem produzir uma variedade grande de compostos, chamados metablitos secundrios. Como exemplo, pode ser citado o gs etileno, produzido por fungos a partir do aminocido metionina (frmula abaixo). Esse gs inibe o crescimento das razes, principalmente de cereais. CH3 S CH2 CH2 CHNH2 COOH 41 Com base na estrutura dos compostos citados no texto, correto afirmar que (a) o hidrocarboneto, por ser insaturado e ter ligantes diferentes em cada carbono da insaturao, apresenta isomeria geomtrica. (b) o alceno, por ser saturado e ter quatro ligantes diferentes em cada carbono, apresenta um par de enatimeros (dextrgiro e levgiro). (c) o composto de funo mista opticamente inativo por no ter na sua estrutura um carbono assimtrico. (d) o aminocido uma substncia opticamente ativa, porque tem na sua estrutura um centro de assimetria, portanto tem a propriedade de desviar o plano de vibrao de uma luz polarizada. (e) a metionina apresenta isomeria cis-trans, por ter na sua estrutura uma insaturao e dois ligantes diferentes em cada um de seus carbonos. (f) I.R. 42

II.

III. IV.

A partir da equao acima, sabendo que elemento qumico na forma alotrpica mais estvel e estado fsico usual tem calor de o formao (Hf ) igual a zero, bem como que os calores de formao da sacarose e da gua so, respectivamente, - 533 kcal/mol e - 68,5 kcal/mol, correto dizer que o calor de formao do gs carbnico , aproximadamente, de (a) +94 kcal/mol. (b) -884 kcal/mol. (c) +884 kcal/mol. (d) -94 kcal/mol. (e) -62,5 kcal/mol. (f) I.R.
UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

A estrutura do aminocido metionina classificada como uma cadeia carbnica (a) homognea, aliftica, saturada e ramificada. (b) homognea, alicclica, insaturada e ramificada. (c) heterognea, aliftica, saturada e normal. (d) heterognea, alicclica, insaturada e normal. (e) homognea, aliftica, insaturada e normal. (f) I.R.

18/19

O texto abaixo serve como subsdio para responder s questes 43 45. As fitotoxinas so um grupo de substncias (metablitos) que em determinadas concentraes podem ser txicas s plantas. Dentre essas fitotoxinas esto os cidos orgnicos alifticos monocarboxlicos de cadeia normal com dois (2), trs (3) ou quatro (4) carbonos na sua estrutura molecular, oriundos da fermentao da celulose, principalmente, em condies de anaerobiose do solo. 43 Sobre a estrutura dos compostos citados no texto como fitoxinas, correto afirmar que I. II. III. IV. eles apresentam o grupo carboxila na estrutura molecular. a substncia com trs carbonos tem somente carbono primrio e secundrio na estrutura. todos pertencem funo hidrocarboneto. so compostos de carter cido. Esto corretas apenas as afirmativas (a) I, II e IV. (b) II, III e IV. (c) I e III. (d) I e IV. (e) II e III. (f) I.R. 44 Os nomes que identificam os compostos relacionados como fitotoxinas no texto so, respectivamente, (a) cido metanico, hexanico. cido butanico e cido

45 No processo de fermentao citado no texto, as etapas das reaes que ocorrem podem ser assim simplificadas: a celulose vai produzir glicose e essa, em condies anaerbicas, produz lcool etlico. Esse lcool, numa etapa posterior, ir produzir cido actico. Considerando as etapas de transformao da celulose e do lcool etlico, possvel afirmar que esses reagentes,respectivamente, por uma reao de __________ e __________, originam os produtos glicose e cido actico Assinale a alternativa que respectiva e corretamente as lacunas. (a) oxidao e esterificao. (b) esterificao e hidrlise. (c) reduo e adio. (d) hidrlise e reduo. (e) hidrlise e oxidao. (f) I.R. completa,

(b) cido actico, butanol e propanal. (c) etanol, propanal e butanona. (d) cido etanico, butanico. cido propanico e cido

(e) etanol, propano e cido butanico. (f) I.R.

UFPel/CES Processo Seletivo Vero 2007 (Aplicao: 08/12/2006)

19/19

Вам также может понравиться