Вы находитесь на странице: 1из 4

32806460575517

bdq_simulados_h

MODELAGEM DE DADOS Simulado: CCT0191_SM_201101306751 V.1 Aluno(a): EDUARDO FELIX DOS SANTOS Desempenho: 1,0 de 8,0 VOLTAR Matrcula: 201101306751 Data: 03/10/2013 08:33:20 (Finalizada)

1a Questo (Ref.: 200618438143)

Pontos: 1,0 / 1,0

Considerando a arquitetura de 3 esquema para banco de dados podemos afirmar que: Os programadores de aplicaes utilizam o Esquema Externo para realizar o seu trabalho Os Gerentes de uma empresa visualizam seus dados a partir do Esquema Externo O Administrador de Dados utiliza o Esquema Interno para gerenciar o banco de dados O Administrador de Banco de Dados utiliza o Esquema Conceitual para realizar as suas tarefas. O Projetista de Banco de Dados gera o Esquema Interno a partir de modelos de alto nvel.

2a Questo (Ref.: 200618438050)

Pontos: 0,0 / 1,0

A afirmao: "um empregado trabalha em um e apenas um departamento e em um departamento trabalham nenhum ou vrios empregados", mostra que as cardinalidades de empregado para departamento e de departamento para empregado so respectivamente: (1,1) e (1,N) (1,1) e (0,N) (0,1) e (1,N) (0,N) e (0,1) (0,N) e (1,1)

3a Questo (Ref.: 200618438097)

Pontos: 0,0 / 1,0

No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que o modelo logico : Gerado a partir dos requisitos de informao. Composto por um diagrama de classes ou DER. Dependente do SGBD utilizado. Um modelo semntico de dados. Composto por comandos de SQL.

4a Questo (Ref.: 200618438048)

Pontos: 0,0 / 1,0

Em relao ao DER considere as seguintes afirmativas: I "Cada autor tem um cdigo, nome e uma nacionalidade. Cada autor cadastrado possui pelo menos um livro e identificado pelo seu cdigo" nos indica que com certeza que cdigo um atributo nico e obrigatrio. II ''Podem existir vrios livros de um mesmo autor" nos indica que a cardinalidade entre autor e livro

(0,1) III '' Cada livro foi editado por uma nica editora." nos indica que a cardinalidade entre livro e editora (1,N) IV '' Cada livro tem um nmero de identificao, um ttulo,um ou vrios idiomas, um ano de edio." nos indica que idioma um atributo multivalorado de livro. Esto corretas as afirmativas
somente a I I e II III e IV II e IV II e III

5a Questo (Ref.: 200618438135)

Pontos: 0,0 / 1,0

Acerca de Bancos de Dados e Sistemas de Gerncia de Banco de Dados (SGBDs) correto dizer: Um banco de dados no pode ser gerado nem mantido manualmente, ou seja, sem o auxlio de um SGBD ou programa similar. Um banco de dados uma coleo de programas que possibilita a criao e manuteno de dados, enquanto que um SGBD permite a realizao de consultas sobre os dados atravs de linguagens de consulta, como por exemplo SQL. Um SGBD tem acesso no somente ao banco de dados, mas tambm a uma definio completa do banco de dados armazenada no catlogo do sistema, ou seja, o SGBD tem acesso aos dados e aos metadados. O administrador do banco de dados (DBA) a pessoa responsvel por autorizar o acesso ao banco de dados, definir o esquema do banco de dados e o mtodo de acesso, coordenar e monitorar sua utilizao e projetar e implementar ferramentas do SGBD. O uso de SGBDs permite eliminar a redundncia dos dados e garantir as restries de integridade, trazendo vantagens em relao ao enfoque de sistemas de arquivos tradicionais.

6a Questo (Ref.: 200618438076)

Pontos: 0,0 / 1,0

No contexto do projeto de banco de dados podemos afirmar que no DER a associao de objetos do mundo real representado como: Entidade Tipo Entidade Agregao Relacionamento Tipo Atributo

7a Questo (Ref.: 200618438137)

Pontos: 0,0 / 1,0

Considere as afirmaes abaixo a respeito das caractersticas de um banco de dados: I - A Independncia de Dados possibilita o desenvolvimento de programas aplicativos que no possuem a descrio real de como os dados (arquivos) esto fisicamente armazenados. II - A capacidade de se alterar o esquema fsico de um banco sem que seja necessrio alterar o esquema conceitual caracteriza a independncia lgica de dados.

III- O Mecanismo de Recuperao fornece recursos para restaurao caso ocorra falhas de hardware ou software. IV - O Compartilhamento de Dados permite que se realize o controle de quais dados um usurio pode acessar. Podemos afirmar que esto corretas as afirmativas: III e IV II e IV I e II I e VI I e III

8a Questo (Ref.: 200618438068)

Pontos: 0,0 / 1,0

Na notao de Peter Chen um retngulo representa um(a): Entidade Entidade Tipo Relacionamento Relacionamento Tipo Atributo

9a Questo (Ref.: 200618411439)

Um banco de dados pode ser modelado (descrito) h vrios nveis de abstrao. Um modelo de dados que servir para explicar a um usurio qual a organizao de um banco de dados provavelmente no conter detalhes sobre a representao em meio fsico das informaes. J um modelo de dados usado por um tcnico para otimizar a performance de acesso ao banco de dados conter mais detalhes de como as informaes esto organizadas internamente e portanto ser menos abstrato. No projeto de banco de dados, normalmente so considerados dois nveis de abstrao de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lgico. Descreva sobre o modelo lgico.
Sua Resposta: modelo logico

Compare com a sua resposta:

Um modelo lgico uma descrio de um banco de dados no nvel de abstrao visto pelo usurio do sistema de gerncia de banco de dados (SGBD). Assim, o modelo lgico dependente do tipo particular de SGBD que est sendo usado.

10a Questo (Ref.: 200618411442)

Um banco de dados pode ser modelado (descrito) a vrios nveis de abstrao. Um modelo de dados que servir para explicar a um usurio qual a organizao de um banco de dados provavelmente no conter detalhes sobre a representao em meio fsico das informaes. J um modelo de dados usado por um tcnico para otimizar a performance de acesso ao banco de dados conter mais detalhes de como as informaes esto organizadas internamente e portanto ser menos abstrato. No projeto de banco de dados, normalmente so considerados dois nveis de abstrao de modelo de dados, o do modelo conceitual e o do modelo lgico. Descreva sobre o modelo conceitual.

Sua Resposta: modelo coceitual

Compare com a sua resposta:

Um modelo conceitual modelo de dados abstrato, que descreve a estrutura de um banco de dados de forma independente de um sistema de gerncia de banco de dados (SGBD) particular. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas no registra como estes dados esto armazenados em nvel de SGBD.

VOLTAR Perodo de no visualizao da prova: desde at .

10

Вам также может понравиться