Вы находитесь на странице: 1из 2

PREMBULO

Esta resenha, procurou analisar a viabilidade da expanso da produo de uma empresa de embalagens em papelo ondulado, Pulp & Paper Inc., para regio CentroOeste do Pas. Para as etapas de expanso, primeiramente procurou-se levantar as informaes sobre a empresa, suas qualificaes, principalmente em relao aos empreendedores, seu crescimento, sua situao econmica atual e suas expectativas. Para se analisar a viabilidade da expanso da produo, a anlise de viabilidade financeira imprescindvel antes de iniciar-se um novo negcio, ou tambm para o planejamento de expanso do mesmo. Metas financeiras d suporte deciso do empreendedor, aumentando o conhecimento acerca da viabilidade do investimento, seus riscos, incertezas, necessidades de capital de terceiros ou prprio. Para se expandir a produo da empresa, vamos tomar como base o fluxo de caixa para a anlise da viabilidade da expanso da produo. Um fluxo de caixa um instrumento de controle que tem por objetivo auxiliar o empresrio a tomar decises sobre a situao financeira do seu negcio, representada de forma numrica ou grfica. Mostra fluxo de recebimentos e pagamentos que a empresa ter que fazer em um determinado espao de tempo.

Entre os principais pontos para se analisar anlise um fluxo de caixa, podemos observar: Planejamento de entradas e sadas do caixa da empresa, no tempo determinado para expanso. Verificar se as entradas de recursos so suficientes para a viabilidade da expanso. Planejamento de pagamento de capital de terceiros. Avaliar o investimento e o retorno esperado, assim como o valor de determinado negcio no presente momento.

Concomitantemente com o fluxo de caixa, deve-se definir uma Taxa Mnima de Atratividade (TMA) para ser utilizada como base de comparao para a alternativa analisada. Essa TMA tem como objetivo apontar o retorno necessrio para que o empreendedor aceite a viabilidade do plano de negcio, sendo o seu custo de oportunidade considerado o ponto de partida para sua escolha. Junto a esse custo de oportunidade, deve-se adicionar o risco e a liquidez do negcio que se est sendo analisado, para s ento se definir qual a TMA para esse plano financeiro. Mesmo existindo frmulas para se calcular a TMA, que todas situaes tem suas peculiaridades e para cada caso existe um estudo diferente.

Para se aferir a viabilidade de expanso da produo, devemos fazer uma anlise do retorno investido. Temos que analisar o custo anual uniforme, onde consiste em transformar um fluxo de caixa a uma srie de pagamentos e recebimentos uniformes. Temos o Mtodo do valor presente lquido, que representa o valor de um fluxo de caixa somado, j descontado seus juros correspondentes. Taxa interna de retorno, que a taxa que representa o retorno de certe investimento ou projeto.

Para todas essas aes, a instituio mostrou forte qualificao e conhecimento gerencial do negcio, bem como um vasto cabedal no ramo da estrutura domstica de embalagens.

Вам также может понравиться