Вы находитесь на странице: 1из 4

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades recolectoras

O que a Pr-histria:
a poca mais antiga do homem sobre a terra e vai desde o aparecimento do homem (5 milhes de anos) at a inveno da escrita (400 a.C.)

O que o Paleoltico?
O Paleoltico, tambm chamado de perodo da pedra lascada, a poca que decorre desde o aparecimento do homem at ele comear a produzir os seus prprios alimentos. O Paleoltico a poca mais antiga da pr-histria, e est dividido em 3 perodos: Inferior, Mdio e Superior. Foi no paleoltico que se deu o processo de hominizao.

Processo de Hominizao:

Foi o lento e longo processo de evoluo fsica e intelectual que vai do homindeo ao homem actual. Principais aquisies conquistadas por estas evolues foram: Bipedismo e verticalismo Capacidade de deslocao na vertical sobre os dois membros posteriores. Libertao da mo que deixou de ser necessria para as locomoes e passou a ser utilizada noutras tarefas. Aumento do volume e complexidade do crebro. Libertao das cordas vocais, possibilitando a linguagem.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades recolectoras

Homo Habilis:
Caractersticas fsicas: Cerca de menos de metade do tamanho do crebro do homem actual. Altura: 1 m a 1,5. Tcnicas: Fabrico dos primeiros instrumentos. - Ex.: Seixos talhados Pequena caa. Continentes ocupados: Africa

Homo Eretos:
Caractersticas fsicas: Cerca de metade do tamanho do crebro do homem actual. Altura: 1,55m a 1,65m. Tcnicas: Instrumentos: Bifaces. Grande caa. Produo e domnio do fogo. Continentes ocupados: Africa, Europa e sia.

Homo Sapiens:
Caractersticas fsicas: Quase o tamanho do crebro do homem actual. Altura: Do homem actual. Tcnicas: Instrumentos: Lascas ,raspadores. Comea a praticar ritos mgicos e funerrios. (primeiras sepulturas) Primeiros vestgios de cabanas e tendas.

Homo Sapiens-sapiens:
Caractersticas fsicas: Tamanho do crebro do homem actual. Altura: Do homem actual. Tcnicas: Instrumentos: arpes, Propulsores. Prtica de Arte Mvel e arte rupestre. Continentes ocupados: Todos.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades recolectoras

Instrumentos:
Os Primeiros instrumentos foram fabricados pelo Homo Habilis sendo sucessivamente aperfeioados pelos homindeos seguintes. Os instrumentos eram feitos de: Osso, madeira e pedra. Para fabricar instrumentos utilizava-se a arte da pedra lascada.

Vantagens do fogo:
- Cozinhar os alimentos; - Aquecer e iluminar as cavernas. - Contribuiu para um desenvolvimento social e para desenvolver a linguagem. - Melhoria nas tcnicas de fabrico de instrumentos. - Proteger dos animais.

Arte mvel e arte Rupestre:


Arte Mvel: Pequenos objectos que se podiam transportar. Feitas de pedra osso ou marfim. Figuras de animais ou de mulheres, com formas muito acentuadas. Vnus figura feminina com formas muito acentuadas que so considerados smbolos da fertilidade da mulher e da agricultura. A Arte Rupestre: Representaes de animais e figuras humanas representadas nas paredes das cavernas ou nas rochas. Representao de animais e situaes que faziam parte do seu quotidiano (caa).

A vida no Paleoltico.
No paleoltico as sociedades eram recolectoras e nmadas. Sociedade Recolectora: Viviam daquilo que a natureza lhes dava: frutos, razes, pesca e caa. No produziam nada. Nmadas: deslocao das populaes de regies sem se fixarem em nenhum lugar. Assim a recoleco e o nomadismo esto interligados porque: Como no produziam nada e apenas viviam daquilo que a natureza lhes dava quando os recursos acabavam tinham que se deslocar para outra regio.
Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Histria 7 Ano As Primeiras sociedades recolectoras

A importncia da caa no Paleoltico: Com a populao a crescer a caa tornou-se uma actividade essencial para a sobrevivncia do homem pois fornecia: - A carne para comida; - Pele para o vesturio e construo de tendas; - Ossos, chifres e dentes para o fabrico de instrumentos. A sobrevivncia no Paleoltico: Habitao Cabanas feitas de peles ou ramagens, tendas, ou grutas. Vesturio Roupas e calados feitos de peles. Caa e pesca Fornecia alimentos e instrumentos. Tcnica de caa Em grupo, com fogo, redes.

Bem Explicado Centro de Explicaes Lda.

Вам также может понравиться