Вы находитесь на странице: 1из 11

BREVE GLOSSRIO DE TERMOS DE TEATRO AS PROFISSES NO TEATRO

ACTOR / ACTRIZ Artista que cria, interpreta e representa uma aco dramtica, baseando-se em Textos, em estmulos visuais, sonoros ou outros. ADERECISTA Aquele que concebe e executa os adereos, objectos que integram o cenrio ou so usados pelos actores, normalmente em articulao com o cenografo. AJUDANTE DE TEIA Faz subir e descer materiais, objectos, ou mesmo actores, suspensos da teia. ARRUMADOR Encaminha os espectadores para o seu lugar. ASSESSOR DE IMPRENSA Responsvel por todos os contactos com os meios de comunicao: divulgao das actividades, convocao de conferncias de imprensa, organizao de ensaios abertos. Em suma, fazer com que a estrutura seja notcia. ASSISTENTES possvel a existncia de um sem-nmero de assistentes, conforme o tipo de funo a que esto agregados: encenao, dramaturgia, cenografia, figurinos, etc. Fundamentalmente o assistente ajuda o titular da funo tomando a seu cargo tarefas mais morosas que poderiam dispersar o titular no desempenho da sua funo primordial. AUXILIAR DE CAMARIM Ajuda os actores na preparao necessria para o espectculo (vestir figurino, colocar adereos pessoais, etc). Responsvel pela boa manuteno dos figurinos e sua correcta arrumao. Pode fazer pequenos arranjos de costura, caso um fato se rasgue ou descosa durante o espectculo. AUXILIAR DE SALA Presena constante no auditrio, alerta a qualquer necessidade imprevista ou de fora maior por parte do pblico. Na maior parte das vezes o prprio arrumador. CENGRAFO Aquele que cria, projecta e supervisiona a realizao e montagem de todos os espaos necessrios cena, incluindo a programao cronolgica dos cenrios; determina os materiais necessrios; dirige a preparao, a montagem e a desmontagem das diversas unidades do cenrio. Pode ainda acumular as funes de responsvel artstico, e no executante, de guarda-roupa e pela Luz. CHEFE DE MONTAGEM Coordena os tcnicos nos trabalhos de montagem cenogrfica, luminotcnica, electrnica, etc. COMPARSA Diz-se do actor que desempenha papis de pouca importncia, geralmente sem falas. Actualmente usa-se mais o termo figurante. CONTRA-REGRA Aquele que executa as tarefas de colocao dos objectos de cena e decorao; zela pela sua manuteno, solicitando s equipas tcnicas as reparaes necessrias; d os sinais para incio e continuao do espectculo; encarregado de dar sinais s diversas equipas tcnicas para a preveno e execuo de efeitos (luz, som, mecnica de cena, manobras de varanda, entre outros). Tambm conhecido pelo termo francs rgisseur. DESENHADOR DE LUZ Responsvel pela criao da iluminao do espectculo. Escolhe o tipo de projectores, aberturas, filtros, ngulos, cores etc. Dentro do painel de projectores montados, articula a sua conjugao de forma a criar ambientes para os diversos momentos do espectculo. DESENHADOR DE SOM Responsvel pela criao da sonoridade do espectculo. Pode envolver sons ou trechos musicais.

DIRECTOR ARTSTICO Decide, normalmente em articulao com o director administrativo as actividades da estrutura do ponto de vista criativo (artstico). Organiza a programao. DIRECTOR DE CENA Aquele que se encarrega da disciplina e andamento do espectculo durante a representao; estabelece e faz cumprir os horrios; elabora as tabelas de servio de acordo com as indicaes dos sectores artstico e tcnico. DIRECTOR MUSICAL Dirige os msicos e cantores, quando os h, quer ao vivo, quer para efeitos de gravao em estdio a utilizar na banda sonora do espectculo. Responsvel, noutros casos, pela seleco musical. DIRECTOR DE PRODUO Responsvel pela articulao dos diferentes sectores da estrutura, no contexto da preparao e exibio dos vrios espectculos. Cabe-lhe assegurar o cumprimento dos oramentos definidos, assim como a coordenao entre a gesto, os tcnicos, os criativos e a infraestrutura. DIRECTOR TCNICO Responsvel por toda a equipa e condies tcnicas da estrutura. Coordena os diferentes sectores tcnicos (cenografia, carpintaria, iluminao, sonoplastia, guarda-roups, maquinistas, etc). Supervisiona a construo, montagem e funcionamento dos diferentes elementos tcnicos que integram o espectculo. DRAMATURGO Autor de textos teatrais. Pode estar integrado na estrutura, ou ser convidado a escrever um texto propositadamente para um espectculo. ENCENADOR O que concebe, orienta e dirige toda a encenao. Concebe o espectculo. Desenha a marcao. Dirige os actores. Responsvel criativo por todo o espectculo. Articula todos os criativos. ELENCO Conjunto dos actores de uma Companhia ou Pea. FIGURANTE Actor ou actriz cuja participao num espectculo consiste exclusivamente em fazer nmero, preenchendo cenas de conjunto. FIGURINISTA Aquele que cria e projecta os trajes (figurinos) e complementos usados em cena pelos actores e figurantes, indicando os materiais a serem usados na sua confeco, acompanha e supervisiona a sua execuo. GRFICO Responsvel pela imagem grfica da estrutura em todos os materiais que funcionam como veculos de comunicao com o exterior (publico e outras estruturas: programas, cartazes, folhas de sala, cartas, postais, etc) LUMINOTCNICO Aquele que trabalha com equipamento de iluminao, quer em termos de montagem, quer em termos de execuo. MAQUINISTA Aquele que monta o cenrio, faz as mutaes e manobras de varanda. MESTRA DE GUARDA-ROUPA Aquela que responsvel pela execuo/confeco dos figurinos, seguindo as instrues do figurinista. OPERADOR DE LUZ Opera as entradas dos diferentes efeitos de luz durante o espectculo, seguindo as deixas do guio previamente definidas pelo encenador em articulao com o desenhador de luz. OPERADOR DE SOM E OPERADOR DE VIDEO Similar ao operador de luz a cada uma das reas respectivas. PONTO Aquele que auxilia os actores a decorar os textos durante os ensaios e lhes sopra alguma fala

num lapso de memria que possam ter durante as representaes. Cabe-lhe tambm, cada vez mais, a funo de Anotador: escrever na pea do ponto todas as indicaes e marcaes dadas pelo encenador, bem como assinalar as deixas para execuo de efeitos ou manobras. PRODUTOR Aquele que produz financeiramente o espectculo. Tem autonomia total sobre o projecto, decidindo qual a estratgia do mesmo, que pessoal criativo e tcnico contratar, onde e como apresentar o espectculo, etc. PRODUTOR DELEGADO Aquele que gere financeiramente (em nome do produtor) o projecto a executar. PRODUTOR EXECUTIVO Define-se normalmente como um trabalhador em regime de prestao de servios. Ou seja, o produtor executivo contratado como qualquer outro criativo ou tcnico, para desempenhar determinadas funes cumprindo estratgias predefinidas pelos responsveis do projecto (os produtores). Entre as suas tarefas incluem-se a contratao de tcnicos e criativos, a disponibilizao de espaos e condies de trabalho, a efectuao de pagamentos e o desenvolvimento de contactos cm possveis colaboradores externos, podendo ainda ser responsvel pelas relaes coma imprensa e pela promoo do espectculo. A sua funo essencialmente executiva, e no de participao na gesto financeira do projecto. SONOPLASTA Aquele que compe a sonoplastia. ZELADORA DE GUARDA-ROUPA Aquela que responsvel pela conservao dos figurinos, quer na sua limpeza regular, quer nos respectivos cuidados de armazenamento findo o perodo de utilizao dos mesmos; tambm organiza a embalagem dos figurinos em caso de tourne.

TEATRO/PALCO - ESPAO FSICO E ACES DIVERSAS


ABERTURA Largura do arco de proscnio. ABERTURA DO PANO Momento em que se abre ou levanta o pano de boca. ACO Conjunto do que se faz em cena, no decorrer do espectculo. ACSTICA Conjunto de factores que do uma boa (ou m) percepo dos efeitos sonoros e especialmente das falas dos actores. ADEREOS Objectos que fazem parte da cenografia (adereos de cena), mas que no fazem parte da construo-base dos cenrios, so transportados pelo actor (adereos do actor) ou so previamente postos em cena a fim de serem usados pelos personagens (adereos de representao). AFINAR Acertar das cortinas e bambolinas de forma a que a sua base fique paralela ao cho do palco. AFINAR LUZES Depois de dispostos os projectores, afinam-se, ligando-os e dando-lhes o ngulo e regulando a abertura (dos feixes luminosos) adequados iluminao pretendida. AGRADECIMENTOS Marcao feita pelo encenador segundo a qual os actores, no final do espectculo, vm receber os aplausos do pblico. ARMAR A CENA Fazer a montagem do dispositivo cenogrfico. ARREAR (a curta; a comprida; a do meio) folgar cada uma das trs cordas, o contrrio subir, sendo a curta a mais prxima da varanda, a comprida mais afastada.

ATOCHAR pregar pano de terra ao cho com tachas. BANDA SONORA Alinhamento de sons apresentados num espectculo. BASTIDORES Coxias. BOCA DE CENA A abertura de cena regulada pela bambolina rgia na altura e pelos reguladores na largura. CACHET Palavra francesa que significa literalmente salrio de artista. CAIXA DO PONTO Espcie de caixa ou cpula, no centro do cho do proscnio onde o ponto exerce a sua funo. Tambm tem o nome de cpula do ponto. Nos palcos onde a caixa do ponto no existe, o ponto trabalha entre bastidores. (Esta uma figura que caiu em desuso com o tempo). CAMARIM Sala que serve de vestirio e onde se preparam e maquilham os actores para irem para cena. Poder ser improvisado um camarim em bastidores para mudanas rpidas que chamado camarim de palco. CENA So mltiplos os significados desta palavra. Uma o palco. Estar em cena estar a representar ou a ensaiar dentro da rea de representao. Cena pintada ou construda o cenrio. Dar e tomar cena deixar lugar ou ocupar o espao livre do palco durante a representao. Uma cena o momento de aco em que esto em cena os mesmos actores. CENRIO Conjunto de elementos que decoram e delimitam o espao cnico. CENRIO NICO O cenrio que representa apenas um lugar, que no muda nunca no decorrer da representao. CENA SIMULTNEA O cenrio que contm partida todos os elementos necessrios aco, embora esta se desenrole em lugares distintos. CENOGRAFIA O cenrio. Toda a parte visual e plstica do espectculo. CORTINA DE FERRO Cortina de metal que separa o palco da plateia em caso de incndio. Tambm se chama pano de ferro. COXIAS Partes do palco, aos lados e fundo de cena, ocultam viso do pblico. CHARIOT Estrado praticvel dispondo de rodas que lhe permitem movimentar-se. DEIXA Momento exacto do guio em que o encenador e os criativos da cada rea determinam a entrada de uma operao a executar pelos operadores de som, de luz, pelos actores, etc. As deixas podem ser som, palavra, movimento, gestos. DESENHO DE LUZ Planta que mostra a disposio de todos os projectores, a sua orientao e a zona que iluminam em cena. DIREITA Diz-se da parte do palco que fica para o lado direito do espectador, portanto, para o lado esquerdo do actor. DIMMER um graduador de intensidade de luz que vem substituindo o antigo restato de resistncia. O dimmer liga-se mesa de luz.

ELENCO Conjunto dos actores de uma companhia ou de uma pea de teatro. ENCENAO A concepo geral do espectculo. ENGRADADOS Panos ou papis, normalmente pintados, armados numa grade de madeira. ENSAIAR Levantar, repetir ou apurar uma cena com os actores; acertar os efeitos tcnicos com a representao dos actores. ENSAIO GERAL Ensaio, geralmente o ltimo antes da estreia, que dever decorrer como se fosse espectculo. ESCURO Black-out. ESPAO CNICO Espao onde se desenrola a aco. ESQUERDA Diz-se da parte do palco que fica para o lado esquerdo do espectador, portanto, para o lado direito do actor. ESTREIA Primeira apresentao de um espectculo ao pblico. FECHAR A CENA Limit-la com bambolinas, fraldes e telo ou cortina de fundo. FIGURA O corpo do actor. FIGURAO O conjunto dos figurantes de um espectculo; o trabalho realizado por eles em cena . FILTRAR Colocar filtros de cor ou meramente difusores nos projectores para lhes dar as tonalidades pretendidas. FOSSO DE ORQUESTRA O espao rebaixado entre a plateia e o palco, onde se instala a orquestra. ILHARGA Vrios engradados ligados entre si. IMPLANTAO DE CENA Disposio dos cenrios no palco e marcao no cho do palco, geralmente com fita ou giz, da disposio dos elementos e limites do cenrio, segundo as medidas reais, de modo a que, mesmo antes da construo, os actores possam ensaiar prevendo a existncia desses elementos. IMPOSTAO DE VOZ Tcnica segundo a qual se aperfeioa a emisso da voz, eliminando as vacilaes, projectando-a adequadamente e colocando-a na sua tessitura natural. Tambm chamada colocao de voz. INFERIOR Em posio descida em relao a algo ou a algum, isto , numa posio que seja prxima da boca de cena ou num movimento que cruze pela frente de qualquer coisa. INTERPRETAO Acto ou efeito de interpretar. INTERPRETAR Trabalho do actor. Dar vida aos personagens criados pelo autor, segundo a sua perspectiva pessoal em consonncia com a do encenador. IODINE Tipo de projector de luz geral, sem lente. LUMINOTECNIA Tcnica que consiste em iluminar artificialmente a cena teatral com fins artsticos.

LEVANTAR O mesmo que marcar. MALAGUETA Pequena barra de madeira, que se prende ao travesso da varanda e qual se amarram as cordas de manobras. MANOBRA Conjunto de cordas que movimentam um cenrio ou telo, compreendendo a comprida que fica direita, a do meio que fica no centro e a curta que fica esquerda. Tambm se chama manobra a uma mutao. MAQUETE Palavra de origem francesa que designa um modelo do cenrio em miniatura. MARCAO Indicao dada pelo encenador aos actores que inclui os seus movimentos em cena . MSCARAS DE TEATRO Emblema universal do teatro constitudo por uma mscara alegre e outra triste. MATINE Palavra francesa que designa o espectculo apresentado ao pblico durante o dia. MESA DE LUZ Mesa de operaes da luz. o ponto de chegada dos circuitos provenientes dos projectores, passando atravs dos dimmers. PANO DE BOCA Cortina que fecha a cena e a encobre da vista do pblico. PANO DE CHO Pano grosso que se estende sobre o cho do palco, a fim de o tornar homogneo e de acordo com o cenrio, tambm chamado pano de terra quando imita a mesma . PAPEL Cada uma das partes do texto e da aco de uma pea de teatro atribuda a um actor. Como antigamente a reproduo grfica dos textos era cara e difcil, copiavam-se em papis separados as partes a serem distribudas a cada actor, da o seu nome. PARTE Papel. PEA DE TEATRO Texto escrito para ser encenado, representado. PERTENCES Adereos do actor. PLANO Cada um dos segmentos em que se imagina dividida a rea do palco, para melhor determinar as posies e movimentos dos actores. Os planos so denominados: Esquerda alta, centro alto, direita alta, esquerda mdia, centro, direita mdia, esquerda baixa, centro baixo, direita baixa. PONTA Papel pouco extenso num espectculo. Tem tambm o nome de rbula. PONTE Na caixa do palco, passagem que liga uma varanda a outra, e que serve para diversos fins, entre eles a instalao de projectores. PROSCNIO A parte da frente do palco que vai desde a linha onde cai o pano de boca at ao seu limite. QUARTA-PAREDE Os actores actuam abstraindo-se do local convencional em que representam, fazendo-o como se estivessem no local que o cenrio pretende retratar, iludindo ou ignorando a presena do pblico. Assim, o pblico levado a assistir, qual voyeur, a uma realidade que se desenrola sua frente independentemente da sua presena, ou partindo desse pressuposto. A quarta-parede um dos elementos do teatro naturalista-realista.

RBULA Ponta. RAKS Conjuntos de dimmers numa armadura ou caixa metlica. RGIE Termo francs que designa o local de onde feita a coordenao de todo o espectculo, pelo rgisseur. RGIES DE LUZ E SOM Locais de onde so operados os efeitos de luz e som. REGULADOR Elemento que delimita lateralmente a rea do palco e geralmente constitudo por engradados de madeira, forrados com flanela preta. REPERTRIO Conjunto de peas que fazem parte da programao de uma companhia teatral . RPLICA Fala. REPRESENTAO Cada uma das vezes que um espectculo apresentado ao pblico. REPRESENTAR Interpretar. RIBALTA Fileira de luzes ligadas em srie ao nvel do cho do palco, invisvel para o pblico e colocada na boca de cena. ROTEIRO DE LUZ Lista contendo, por ordem, as deixas que determinam as operaes de luz. ROTUNDA Pano de fundo, geralmente em veludo ou flanela preta, que circunscreve toda a cena. SONOPLASTIA Reconstituio artificial dos sons que acompanham um espectculo. SUB-PALCO Piso por baixo do palco. TBUAS Nome que se d ao cho do palco. TEIA Gradeamento de madeira ou metal, dividido em carreiras transversais, que sustentam o urdimento. TELO Em sentido geral, qualquer pedao de tela, geralmente pintada, que constitui total ou parcialmente o fundo de um cenrio. TESSITURA Intervalo entre o som mais grave e o mais agudo capaz de ser produzido pela voz. TORRE DE LUZ Estrutura vertical, normalmente de ferro, que suporta vrios projectores. TOURNE Palavra francesa que designa a digresso de uma companhia teatral, levando um ou mais espectculos a um ou mais locais diferentes. TRUQUE Efeito surpresa que se produz em cena por meio de equipamentos especiais, mecanismos, mutaes, etc. VARA Barra de metal ou madeira, suspensa da teia por cordas mveis ou cabos de ao, de modo a permitir regular a altura para a montagem de luz, ou movimentos de cortinas ou teles . VARANDA Plataforma situada a meio da altura do urdimento de onde se fazem as manobras.

TEXTO E ACTOR
ACTO Cada uma das partes principais em que se divide uma pea de teatro. No espectculo, podem ou no ser seguidas essas rupturas. BENGALA Aco ou fala que o actor constri para se apoiar na interpretao. BRANCA Ter uma branca. Lapso de memria de um actor. BUCHA Palavra ou frase improvisada, geralmente espirituosa, que o actor insere nas suas falas. DEIXA Palavra ou grupo de palavras que marca o fim da fala de um actor, ocasio em que outro actor pode comear a falar, ou que serve como sinal ao pessoal tcnico para a preveno e ou execuo de um efeito. DIDASCLIA Texto secundrio de uma pea de teatro atribuvel ao autor da pea e que d indicaes para a execuo cnica da mesma. DISTANCIAO Procedimento para distanciar a interpretao dos actores da aco que esto a interpretar, de modo a que o espectador seja chamado ateno para o facto de estar a ver teatro e no se identificar nem com o heri, nem com a histria, ou seja, no ser iludido pela aparncia da realidade do teatro. DRAMATURGIA Disciplina que reflecte sobre as regras de composio da obra dramtica ou, actualmente, conjunto de processos de anlise aplicados ao texto teatral e sua passagem cena e ao pblico. FALA Enunciado com que uma personagem se dirige ou responde a outra. Tambm chamado rplica . GUIO Registo literrio do espectculo, contendo o texto principal e as indicaes tcnicas a serem executadas por todos os sectores tcnicos. PAPEL - Cada uma das partes do texto e da aco de uma pea atribuda a um actor. PEA Pode ser a designao de uma obra literria ou musical. No tetaro, aplica-se tanto ao texto dramtico como representao do espectculo, dentro de uma linha tradicional, onde o texto considerado o elemento base. PROTAGONISTA Aquele que interpreta o papel de maior relevo numa pea. QUADRO Diviso de uma pea de teatro, menor que o acto e que, geralmente, pressupe uma alterao de cenrio ou de ambiente. SUBTEXTO o texto profundo, que pode estar subjacente s palavras ditas pela personagem. Noo teorizada por Stanislavski para quem o subtexto um instrumento psicolgico que informa acerca dos sentimentos mais ntimos da personagem. O subtexto no , portanto, explcito no texto dramtico, resultando antes da maneira como o actor o interpreta. A autoria do subtexto pois partilhada entre o encenador e a interpretao do actor.

GNEROS E NOMES QUE O TEATRO TEM

ABSURDO Teatro que se caracteriza pela falta de sentido ou conexo lgica entre os seus elementos: o acaso e a ideia sbita dominam, bem como a ausncia de intriga, de personagens definidas, de psicologismo. Surge, como categoria, nos anos 50 (Ionesco, A Cantora Careca, Beckett, Espera de Godot) como reaco, quer ao teatro clssico, quer ao teatro pico, quer ao teatro popular e realista. BURLESCO Estilo cmico nascido em Itlia no sc. XVI que obtm os seus efeitos atravs da inverso dos signos do universo representando, ou seja, cultivando a desproporo entre a ideia que se d de uma coisa e a sua ideia verdadeira: falando com grandiloquncia de realidades baixas ou utilizando expresses triviais para falar de realidades nobres e elevadas. CAF-TEATRO Gnero surgido nos Anos 60 em Paris. Espectculo que integra normalmente poesia e canes, apresentado num local especfico, misto de bar e teatro. Insere-se numa tradio muito antiga, que vem desde as Tavernas medievais e abrange as Tertlias literrias nos cafs do sc. XVII (como o famoso Nicola onde Bocage e outros se reuniam), os cafs filosficos do sc. XVIII, o Cabaret do sc. XIX e XX, etc. COMDIA Termo que provm dos antigos ritos dionisacos gregos. Gnero dedicado aos procedimentos cmicos que se opem tragdia, e que se caracteriza por: personagens de baixo estatuto social, desenlace feliz e a finalidade de provocar o riso no espectador. COMEDIANTE Termo que, na Idade Mdia, designava todo e qualquer actor, mas que actualmente caiu em desuso, passando a ser apenas aplicado aos actores de comdia. COMMEDIA DELLARTE Tambm chamada commedia allimproviso. Tipo de teatro caracterizado pela criao colectiva de actores, que improvisam gestual e verbalmente a partir de um muito breve guio preestabelecido. Surgiu em Itlia no sc. XVI, tendo influenciado todo o teatro ocidental at actualidade (ainda existem escolas e companhias que a transmitem e executam), e marcando as suas personagenstipo (Pantaleo, Arlequim, Colombina, etc.) todo o imaginrio cultural. A estrutura das personagens da Commedia dellArte era binria: havia uma parte de personagens srias (os apaixonados) e uma parte de personagens cmicas (os velhos poderosos e os criados). DRAMA Pea de teatro de assunto srio (meio termo entre a comdia e a tragdia). Gnero hbrido entre a tragdia e a comdia, que comeou por veicular os temas que no cabiam em nenhum dos dois grandes gneros. Os sentimentos a que apela este gnero sero tambm outros: visando uma reflexo filosofante a partir de situaes apresentadas de forma realista, o drama burgus (termo utilizado desde Diderot) no visa nem a catarse da tragdia nem o riso da comdia, mas antes o apelo lgrima e reflexo. Na actualidade, a palavra drama j no se limita a um gnero especfico, tendo, grosso modo, passado a designar-se por drama tudo o que no cmico. PICO O teatro pico, teorizado na dcada de 1920 por Bertolt Brecht, ope-se ao teatro aristotlico da mesma forma que epopeia e drama se opem como narrao e aco. O teatro pico , pois, um teatro narrativo, que recusa a iluso e qualquer comunho, utilizando para isso efeitos de distanciao, de modo a conservar uma atitude crtica por parte do espectador e uma eficcia pedaggica que o drama no possui. FBULA - a histria contada por uma obra narrativa segundo a ordem cronolgica e casual dos acontecimentos. FARSA Uma das principais formas do teatro medieval. Gnero de teatro que visa sobretudo provocar a gargalhada do pblico, por meio de disparates e duplos sentidos, com personagens tipicamente caricaturais. A farsa era assim constituda por retratos satricos da vida quotidiana, sendo considerada como uma forma primitiva e grosseira da comdia. Grande parte da sua popularidade residiu sempre no facto de possuir um contedo fortemente gestual e histrinico, o que requer, por parte do actor, uma tcnica corporal e vocal muito exigente.

GAG Termo empregue inicialmente no cinema americano, referindo-se a um efeito visual ou verbal cmico inesperado. HAPPENING Acontecimento no necessariamente anunciado, apresentado em espectculo nico e nunca repetido. Improvisao de um artista ou vrios sem que entre eles exista uma previso absoluta do acontecimento. O Happening que se afirmou na dcada de 60 e 70, visou fazer uma crtica corrosiva da sociedade de consumo, atacando os tabus sexuais, polticos e religiosos, pelo que se vai tornar uma verdadeira arma intelectual virada tambm contra a arte do museu. MELODRAMA Pea de teatro em que as partes dialogadas so intercaladas com partes musicais, cheia de situaes sentimentais, mas vazia de contedo. Drama cantado que aparece no final do sc. XVIII como uma espcie de pera popular ou opereta que mistura textos e canes. MMICA Conceito de espectculo em que o actor utiliza todos os recursos do corpo e do rosto para exprimir de forma no verbal os contedos dramticos e narrativos. O actor especializado neste tipo de teatro chamado Mimo. OPERETA Forma de espectculo burgus surgido em Frana no sc. XVIII que inclu dilogos falados mistura com sequncias musicais e cantadas. PANTOMIMA Diz-se que os gneros teatrais que utilizam as linguagens corporais, incluindo as formas rituais codificadas que variam de cultura para cultura. PARDIA Diz-se de uma aco teatral burlesca e satrica que imita uma obra sria. PERFORMANCE Forma de expresso artstica contempornea que consiste em produzir gestos, actos ou acontecimentos cuja durao constitui a prpria obra. Diz-se da teatralizao do acto e/ou da obra plstica, musical, etc, mas tambm de experincias, artsticas ou no, muito variadas. Surge en quanto conceito nos anos 70, embora os seus antecedentes se estendam ao final da dcada de 50, nos Estados Unidos, com Jackson Pollock e a action painting, e todo o movimento da pop art. Pretende-se com a performance uma atitude que se quer ver desligada das convenes teatrais para apresentar em espectculo elementos tradicionalmente afastados do teatro, embora com caractersticas evidentemente teatrais. REVISTA Gnero popular que mistura dilogos e canes, pardia social e stira poltica. A Revista Portuguesa surgiu em meados do sc. XIX, integrada numa tradio satrica que desde sempre marcou a cultura portuguesa. composta por quadros cmicos ligados por dilogos e pela figura do compre (espcie de pivot do espectculo). STIRA Crtica dos vcios e dos ridculos dos indivduos e das sociedades, cultivada desde os Gregos e Romanos no teatro e na literatura. A stira uma atitude de todos os tempos, oferecendo uma grande variedade de formas. SKETCH Stira ou pardia actualmente muito empregue nos espectculos de variedades e/ou televisivos. uma pea pequena, representada por um nmero de actores restrito, cujo delineamento das personagens no obriga o actor a um trabalho de grande profundidade de composio. TEATRO DE CMARA Teatro intimista. Embora, tal como os espectculos de caf-teatro, necessite e reclame a existncia de poucos meios, as suas caractersticas so muito diferentes, pois pressupe um tipo de espectador muito prximo do espectador de cinema de culto ou de msica de cmara. Normalmente, e tambm por isso, o nmero de espectadores admitido a este tipo de espectculo sempre muito pequeno.

TEATRO DE CORDEL O nome provm dos pequenos folhetos onde as peas eram impressas e vendidas, penduradas num cordel, em bancas ou ao ombro de vendedores ambulantes cegos, principalmente no sc. XVIII. O teatro de cordel assim popularizado e posto a circular, abarcava um universo de pequenas comdias, farsas e entremezes, originais, traduzidos ou adaptados. TEATRO INDEPENDENTE Designa, em Portugal, o movimento que, a partir dos anos 60 tenta revolucionar a prtica teatral do pas, divulgando novos repertrios, novos actores, novas companhias e novas estruturas de produo com base na capacidade de associao de artistas e perante a necessidade sentida de provocar rupturas estticas e ideolgicas. A expresso pretende marcar uma autonomia face ao teatro comercial e ao teatro do Estado. TRAGDIA Segundo a clssica definio de Aristteles, a tragdia uma imitao de uma aco elevada efectuada por personagens em aco no meio de um relato que, suscitando compaixo e temor, leva a cabo a purgao de emoes por parte do pblico (catarse). Gnero de teatro que se caracteriza por um final trgico, a capitulao ou a morte. TRAGICOMDIA Gnero que designa um hbrido de tragdia e comdia. VAUDEVILLE do francs vaux de vire que significa literalmente voz da cidade. Tendo surgido como um arremedo de comdia musical, hoje uma comdia ligeira, sem pretenses intelectuais, de intriga rica e complicada e recheada de ditos espirituosos.

Вам также может понравиться