Вы находитесь на странице: 1из 58

GESTO PBLICA

Voc j parou para pensar o que trabalhar em uma organizao sem saber por que ela existe? Ou ainda sem saber o que ela pretende alcanar? Bem, uma organizao constituda por um grupo de pessoas que se rene para realizar coletivamente algo que no seriam capazes de realizar individualmente, fazendo uma contribuio sociedade sociedade. .

ONDE HOUVER PESSOAS E RECURSOS PARA REALIZAR OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS HAVER ADMINISTRAO.

Todo aquele que detm poder tende a abusar dele e assim proceder enquanto no encontrar limites.

Charles de Secondat (Baro de Montesquieu)

GESTO PBLICA

Necessidades COLETIVA e do ESTADO

Captao de Recursos: Recursos : Prprios Transferncias

ESTRUTURA BSICA DA GESTO PBLICA NO BRASIL


Os grandes eixos: 1. Planejamento 2. Transparncia 3. Responsabilizao 4. Controle

GESTO PBLICA
O termo gesto designa a ao de administrar, dirigir, gerenciar bens e servios, podendo ser pblica ou privada, e para compreender as convergncias e diferenas entre gesto pblica e gesto privada necessrio saber o que Administrao Pblica.

Antes de saber o que Administrao Pblica e de falar sobre a estrutura da Administrao Pblica brasileira, importante que sejam dados conceitos de alguns importantes institutos, quais sejam: Estado, Governo e Administrao Pblica. Pblica.

Conceito de Estado
Todas as sociedades humanas evoludas, que j ultrapassaram o estgio tribal, se caracterizam pela existncia de duas instituies, o Estado e o Mercado, cada uma com um papel a cumprir e ambas indispensveis. Ao Mercado cabe basicamente a gerao de riquezas; ao Estado, a distribuio, na forma de bens e servios pblicos essenciais.

O Estado pode ser entendido como uma nao: o Estado Brasileiro. Brasileiro
Segundo Darcy Azambuja, O Estado uma sociedade organizada sob a forma de governantes e governados, com territrio delimitado e dispondo de poder prprio para promover o bem de seus membros, isto , o bem pblico. Logo o Estado pode ser conceituado como "a ordem jurdica soberana que tem por fim o bem comum de um povo situado em determinado territrio". Para tanto, o Estado utiliza-se do seu Poder poltico, de sua supremacia, de sua soberania.

A palavra Estado Estado, na linguagem comum, na Constituio e nas leis, designa as unidades federadas, e no Brasil Brasil, como Estado Federal, denominada Unio Unio. . O Estado (com letra maiscula) , portanto, o conjunto de poderes polticos que constituem uma nao: um organismo poltico administrativo que tem ao soberana ocupa um territrio, dirigido por um governo prprio e se constitui pessoa jurdica de direito pblico internacionalmente reconhecida.

OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO ESTADO


A Constituio Federal em seu artigo 3 estabelece como objetivos fundamentais do Estado Brasileiro: garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e de outras formas de discriminao. construir uma sociedade livre, justa e solidria; O objetivo do Estado o bem pblico. pblico Isso significa o aperfeioamento fsico, moral e intelectual dos membros do Estado..

ELEMENTOS DO ESTADO:
povo, territrio e governo soberano
Territrio: base fsica do Estado. o limite espacial dentro do qual o Estado exerce o seu poder soberano sobre pessoas e bens. Abrangem as reas circunscritas pelas fronteiras, as guas territoriais, o ar e o subsolo correspondentes. Soberania: elemento condutor do Estado que detm e exerce o poder absoluto de autodeterminao e autoorganizao emanado do povo. Povo: corresponde ao componente humano. o agrupamento de pessoas submetidas juridicamente ao Estado.

GOVERNO
Representa a parte do Estado relativa administrao dos negcios pblicos, como tambm destinado ao atendimento das necessidades da sociedade onde se insere. 1. no sentido formal, o conjunto de Poderes e rgos constitucionais; 2. no sentido material, o complexo de funes estatais bsicas; 3. e no sentido operacional, a conduo poltica dos negcios pblicos. Significa dizer que envolve o topo da pirmide hierrquica do Estado expresso na Constituio, compreendendo entidades estatais bsicas, rgos, funes e os agentes polticos.

ADMINISTRAO PBLICA
A administrao exercida atravs dos servios pblicos, que todo aquele imprescindvel coletividade e, como tal, declarado pelos poderes competentes, cuja prestao est a cargo do Estado. no sentido formal, o conjunto de rgos institudos para a consecuo dos objetivos do Governo; no sentido material, o conjunto das funes necessrias aos servios pblicos em geral; e no sentido operacional, o desempenho perene, sistemtico e tcnico do prprio Estado ou por ele assumido em benefcio da coletividade. Em suma, todo o aparelhamento preordenado do Estado para a realizao dos seus servios, na forma da legislao infraconstitucional.

GOVERNO X
Atividade poltica Conduta independente Responsabilidade constitucional e poltica

ADMINISTRAO
Atividade tcnica Conduta hierarquizada Responsabilidade tcnica e legal

O Governo comanda com responsabilidade constitucional e poltica, mas sem responsabilidade profissional pela execuo; a Administrao executa sem responsabilidade constitucional ou poltica, mas com responsabilidade tcnica e legal pela execuo.

O que ADMINISTRAO PBLICA?


Administrar gerir interesses segundo a moral, a lei e a finalidade.
Conceito: o conjunto de entidades e de rgos incumbidos de realizar a atividade administrativa visando a satisfao das necessidades coletivas e segundo os fins desejados pelo Estado. Para Hely Lopes Meirelles, o instrumental de que dispe o Estado para pr em prtica as opes polticas de governo. Logo, Administrao Pblica o Estado em ao, mobilizando diversos recursos em prol da coletividade.

Fins: Os fins da administrao pblica resumem-se num nico objetivo:


o bem comum da coletividade administrada. Atividades precpuas: Fomento (incentivo iniciativa privada); Polcia administrativa (restries impostas aos particulares em benefcio do interesse coletivo); Servio pblico (satisfao das necessidades coletivas); Interveno (regulamentao da atividade econmica).

A EVOLUO HISTRICA NA ADMINISTRAO PBLICA


O estudo da Administrao Pblica est muito relacionado com a figura do Estado, suas funes e limitaes. Na Administrao Pblica podemos abordar o tema, em primeira aproximao, a partir da anlise do conceito de funo administrativa. Tal conceito formulado pela doutrina como o poderdever do Estado, ou de quem age em seu nome, de atuar para dar cumprimento fiel aos comandos normativos, de modo a atender aos fins pblicos.

A EVOLUO HISTRICA NA ADMINISTRAO PBLICA


O gestor pblico administra a res publica, da qual no o dono, da extrai-se a idia do interesse pblico e da indisponibilidade do objeto da gesto pblica. Historicamente a Administrao Pblica brasileira repousa sobre a tica do patrimonialismo na administrao regaliana.

ADMINISTRAO PBLICA
pode classificar-se em:
Administrao Pblica em sentido objetivo, que "refere-se s atividades exercidas pelas pessoas jurdicas, rgos e agentes incumbidos de atender concretamente s necessidades coletivas", e Administrao Pblica em sentido subjetivo, que "refere-se aos rgos integrantes das pessoas jurdicas polticas (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal), aos quais a lei confere o exerccio de funes administrativas."

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


A Constituio Federal de 1988 estabeleceu diversos princpios que devem nortear a Administrao Pblica. O artigo 37 estabelece que a Administrao Pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia: A gesto pblica para ser excelente tem que ser legal, impessoal, moral, pblica e eficiente eficiente. .

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


LEGALIDADE A lei define e estabelece tambm os limites da atuao administrativa que tenha por objetivo a restrio ao exerccio de tais direitos em benefcio da coletividade. Em decorrncia disso, a Adm. Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados; para tanto ela depende da lei.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei.

A Constituio prev remdios especficos contra a ilegalidade administrativa, como: ao popular, habeas corpus, habeas data, mandado de segurana e o mandado de injuno.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


IMPESSOALIDADE A administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar determinadas pessoas, uma vez que sempre o interesse pblico que tem que nortear o seu comportamento. A pessoa do gestor no se confunde com o exerccio do cargo.

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza... (CF, Art. 5)

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


MORALIDADE Sempre que em matria administrativa se verificar que o comportamento da administrao ou do administrado, que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e equidade, a idia comum de honestidade, estar havendo ofensa ao princpio de moralidade administrativa.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. (CF. Art. 5, LXXIII)

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


PUBLICIDADE Exige ampla divulgao dos atos praticados pela Adm. Pblica, ressalvadas as hipteses de sigilo, previstas em lei. A Publicidade se faz pela insero do ato no Dirio Oficial ou por edital afixado em lugar prprio para divulgao de atos pblicos, para conhecimento do pblico em geral, e, conseqentemente incio da produo de seus efeitos, pois somente a publicidade evita os dissabores existentes em processos arbitrariamente sigilosos.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA

A Publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanha dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. (CF

A publicidade o princpio instrumental dos demais, permitindo que qualquer cidado possa verificar se esto sendo obedecidos os princpios anteriores.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


EFICINCIA aquele que impe Adm. Pblica direta e indireta e a seus agentes a persecuo do bem comum por meio do exerccio de suas competncias de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, primando pela adoo dos critrios legais e morais necessrios para a melhor utilizao possvel dos recursos pblicos, de maneira evitar-se desperdcios e garantir-se uma maior rentabilidade social.

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente: I Reclamaes relativas prestao dos servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a avaliao peridica, externa e interna da qualidade dos servios. (CF. Art. 37, 3)
Princpio acrescentado pela emenda Constitucional n. 19, significa a busca de qualidade e produtividade, de resultado, nas decises e condutas da Administrao

PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA


A atuao estatal no pode ser feita sem responsabilidade com o objetivo, que atender ao interesse pblico. Logo, o princpio da eficincia no existe sem que haja a eficcia e a economicidade da gesto pblica. Este princpio guarda estreita convergncia com a gesto privada. Assim como esta, a gesto pblica deve desenvolver: programas de qualidade e produtividade; treinamento e desenvolvimento; modernizao; reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, de modo a satisfazer as necessidades dos diferentes interessados (clientes).

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAO FEDERAL


Outros princpios fundamentais da Administrao Pblica encontram-se no Decreto-lei n 200/67: Art. 6 - As atividades da administrao federal obedecero aos seguintes princpios fundamentais: Planejamento; Coordenao; Descentralizao; Delegao de competncia; Controle

PLANEJAMENTO - o estudo do estabelecimento das diretrizes e metas que devero orientar a ao governamental atravs de: Um plano geral de governo Programas globais, setoriais regionais de durao plurianual; Oramento programa anual; Programao financeira de desembolso.

PPA - LDO - LOA

COORDENAO a execuo dos planos e programas, bem como das atividades da Administrao pblica, que sero objeto de permanente coordenao, em todos os nveis de gesto DESCENTRALIZAO Significa dizer que a gesto pblica deve ser amplamente descentralizada, dentro dos quadro de servidores (direo e execuo); da Administrao Federal para as unidades federadas (estados e municpios) mediante convnio; e da Administrao Federal para a rbita privada, mediante contratos ou concesses. DELEGAO DE COMPETNCIA utilizada como instrumento de descentralizao administrativa, com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade s decises, situando-as nas proximidades dos fatos, pessoas ou problemas a atender. Os atos de gesto so praticados conforme estabelecido em regulamento.

CONTROLE
Neste princpio as atividades da Administrao Pblica Federal devero ser controladas em todos os nveis e em todos os rgos compreendendo: O controle da execuo dos programas e da observncia das normas que governam a atividade especfica do rgo controlada feito pela chefia competente; O controle, pelos rgos prprios de cada sistema, da observncia das normas gerais que regulam o exerccio das atividades auxiliares; O controle da aplicao dos dinheiros pblicos e da guarda dos bens da Unio pelos rgos prprios do sistema de contabilidade e auditoria. o caso da Controladoria Geral da Unio CGU.

FLAGELOS DA ADMINISTRAO PUBLICA


AUTORITARISMO - manifestao degenerativa da autoridade, concentrando o poder poltico nas mos de uma s pessoa ou de um s rgo e colocando as instituies representativas em posio secundria. AFILHADISMO - proteo aos afilhados ou favoritos, proporciona benefcios aos amigos ntimos, assemelhase ao nepotismo. NEPOTISMO - favoritismo, familismo, enfim, favorecer ou proteger familiares, amigos e afilhados ASSISTENCIALISMO - prestao de ajuda esperando o retorno do voto.

CLIENTELISMO - consiste na obteno, pelos polticos e candidatos, de favores e benesses a distribuir entre as pessoas e grupos que os apiam e lhes do votos - troca de favores. CORPORATIVISMO - doutrina que prega a organizao dos funcionrios e empregados da Administrao Pblica, visando beneficiar, em primeiro lugar, o corpo de servidores, e em segundo, a sua entidade. Eles se organizam em associaes representativas dos interesses e das atividades profissionais (corporaes). Geralmente cumprem as mesmas regras e obrigaes, e tm os mesmos direitos, deveres e privilgios. FAVORITISMO - preferncia ou facilidades dados a amigos, prediletos, proteo do favor sobre o mrito, julgamento parcial.

POPULISMO - poltica baseada no aliciamento das classes mais pobres da sociedade. FISIOLOGISMO - Indica a ao dos polticos, em geral, dos parlamentares, condicionada e determinada, principalmente, pelos seus interesses pessoais ou pelos de sua clientela. No Fisiologismo o componente de interesses pessoais mais presente do que no Clientelismo. Exemplo disto a troca de apoio parlamentar a uma medida de interesse do governo - independentemente dos seus mritos ou demritos - por alguma concesso do mesmo governo sob a forma de cargos na Administrao Pblica, emprstimos bancrios a juros favorecidos etc.

PATRIMONIALISMO os detentores de cargos polticos apropriam-se do aparelho do Estado como se fosse sua propriedade. PELEGUISMO - atividade de pessoa subserviente, que serve de capacho para outros. LOBISMO - atividade organizada por pessoa ou grupo de interesses definidos, que nas ante-salas do Congresso, procura influenciar os representantes do povo, no sentido de faz-los votar segundo os prprios interesses ou de grupos que representam loteamentos de cargos pblicos. SINECURISMO - permisso para que os ocupantes de cargos ou funes pblicas no trabalhem nem mesmo compaream ao trabalho. Permite que alguns servidores afilhados compaream apenas 1 vez no ms para assinarem o ponto e receberem integralmente os seus vencimentos.

PATERNALISMO - poltica social orientada ao bem-estar dos cidados e do povo, mas que exclui a sua participao. caracterizado quase sempre por favorecimento ilcito, onde se procura distribuir verbas, benefcios e favores da lei, sem preocupao com os custos ou com o bem-estar da sociedade. CORRUPO - ato de oferecer ou prometer vantagem a ocupante de cargo pblico que pratique irregularidade no exerccio do cargo (corrupco passiva) e ainda, solicitar ou receber para si ou para outrem , direta ou indiretamente, vantagem indevida ou aceitar promessa de tal vantagem. DESPERDCIO - uso irracional, irresponsvel, imoderado, inoportuno dos recursos pblicos.

Para exercitar a tica no Servio Pblico, basta respeitar e praticar os princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade e Eficincia, consubstanciados na nossa Constituio e, que sustentam a boa Gesto Pblica. O principio da legalidade - traduz a obrigao de a Administrao Pblica, seus rgos e agentes, todos se submeterem, incondicionalmente, lei. O princpio da impessoalidade - obriga a Administrao Pblica, seus rgos e agentes, a agirem sem inclinao a pessoas ou a interesses pessoais. Toda atividade administrativa ser ditada para atender aos interesses sociais e no vincular convenincia de qualquer pessoa.

O princpio da moralidade tambm conhecido por princpio da probidade administrativa obriga a atuao da Administrao Pblica, seus rgos e agentes, em consonncia as regras morais, assim entendido o conjunto de regras de condutas prprias da disciplina interior da Administrao. (Cdigos de conduta, estatutos, regimentos etc.) O princpio da eficincia conhecido como o dever de boa administrao exige da Administrao Pblica, seus rgos e agentes, a realizao das atribuies com mxima presteza (rapidez e prontido), com a qualidade perfeita e de forma proficiente no atendimento populao.

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA


Sabido que a tica o estudo, anlise e a valorao da conduta humana, em consonncia com os conceitos de bem e mal, numa determinada sociedade e num determinado momento, fica fcil compreender que a tica no Servio Pblico essa mesma anlise e valorao do comportamento do servidor pblico no desempenho de suas atribuies, seja como prestador de um servio populao, seja em relao s expectativas dispensado aos cidados, ou em relao lisura de sua conduta, honestidade de suas posturas e dedicao aos interesses pblicos. de tratamento

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA


A tica na Administrao Pblica encerra a avaliao da conduta do servidor pblico (lato sensu), em face dos valores sociais brasileiros, consagrados nos postulados jurdicos, morais e polticos.
Que valores so esses? Embora emirjam da conscincia de qualquer pessoa, que se disponha a uma reflexo mnima todo os enuncia: a dignidade, a honestidade, o decoro, o zelo, a contesia, a boa vontade e o compromisso com a verdade; acrescendo-se ao Servidor Pblico, ainda, a ateno finalidade pblica da atuao, o respeito ao cidado e aos usurios do Servio Pblico.

3. Accountability. Significa contabilizar resultados, controlar e avaliar se os objetivos propostos foram atingidos com a produtividade e com a qualidade preestabelecidas. 4. tica. Reflexo sobre o comportamento humano. Condutas ticas podem ser estimuladas mediante a implantao de cdigos, a criao de conselhos, a difuso de princpios e normas e a aplicao de punies com mecanismos geis e eficazes. 5. Profissionalismo. Reflete uma administrao pblica flexvel e focada no controle de resultados, que deve contar com recursos humanos qualificados, que desempenhem suas funes com eficincia e qualidade, o que implica adotar o mrito como mecanismo de legitimao organizacional, para atrair, reter, desenvolver e motivar pessoal de alto nvel.

6. Competitividade. O Estado no deve executar diretamente aes que possam ser descentralizadas, mas, sim, contratar externamente parte dos seus servios, estimulando a competitividade entre os fornecedores. 7. Enfoque no cidado. Aumenta a participao do cidado no processo decisrio, levando a uma democracia mais direta e menos representativa. Valoriza o cidado como principal consumidor dos servios pblicos. 8. Descentralizao. Como estratgia, est inserida na reforma do Estado e da Administrao Pblica como um todo. Tanto a descentralizao da ao estatal como a descentralizao do processo decisrio so essenciais no atual estgio de evoluo do Estado moderno. As possibilidades mais significativas de descentralizao referem-se a projetos de parceria com a sociedade, contratao externa de servios (terceirizao), descentralizao para organizaes no-governamentais e privatizaes.

Segundo a Constituio Federal, relacionados ao desempenho das funes legislativas: Art. 59. O processo legislativo compreende a elaborao de: I - emendas Constituio; II - leis complementares; III - leis ordinrias; IV - leis delegadas; V - medidas provisrias; VI - decretos legislativos; VII - resolues. Pargrafo nico. Lei complementar dispor sobre a elaborao, redao, alterao e consolidao das leis.

A emenda constitucional um instrumento jurdico utilizado para alterar a Constituio Federal. O pargrafo 4 e seus incisos tratam de matrias que sob nenhuma circunstncia podem ser mexidas, a no ser no caso que se convoque uma Nova Assemblia Constituinte (a ltima foi em 1988, quando se aprovou a Constituio Federal vigente), sendo elas:

Art. 60. A Constituio poder ser emendada mediante proposta: I - de um tero, no mnimo, dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da Repblica; III - de mais da metade das Assemblias Legislativas das unidades da Federao, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros. 1 - A Constituio no poder ser emendada na vigncia de interveno federal, de estado de defesa ou de estado de stio. 2 - A proposta ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, trs quintos dos votos dos respectivos membros.

3 - A emenda Constituio ser promulgada pelas Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo nmero de ordem. 4 - No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e peridico; III - a separao dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais. 5 - A matria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada no pode ser objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa.

Lei Ordinria: uma lei comum, quando no h preciso de outro tipo de lei. A iniciativa de lei diz respeito s pessoas que podem pedir para que ela seja feita e o primeiro passo do procedimento. Logo depois, a lei passa pelas duas casas do Congresso (a casa iniciadora e a casa revisora, no caso, pelo Senado Federal e pela Cmara dos Deputados), podendo ser emendada e voltando para a Casa iniciadora. O Presidente da Repblica sanciona (concorda) ou veta o projeto de lei. Caso vetado o Congresso Nacional ainda pode derrubar o veto e assim o Presidente ser obrigado a promulgar a lei (dando existncia a ela). Por fim a lei publicada, tornando-se conhecida do pblico, e podendo ser exigida por todos.

Lei Complementar: a lei complementar um tipo especial de lei, que deve ser feita quando a Constituio Federal expressamente ordenar. Tem o mesmo processo de elaborao da lei ordinria, s que precisa de um nmero maior de votos para ser aprovada.

Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinrias cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos nesta Constituio. Art. 69. As leis complementares sero aprovadas por maioria absoluta.

Medidas Provisrias: as medidas provisrias como diz o nome so mecanismos provisrios (casos de relevncia e urgncia), com fora de lei. Tem prazo de durao de sessenta dias prorrogveis por mais sessenta, desde sua edio, sob pena de perderem sua eficcia. Entretanto a EC n 32/45 estabeleceu que todas as medidas provisrias editadas anteriormente a referida emenda continuariam em vigor at que outra medida provisria a revogue ou por meio de deliberao do Congresso Nacional. Esse fato s veio a referendar - por meios legais o hbito dos ltimos Presidentes da Repblica expedirem inmeras medidas provisrias, muitas delas no urgentes ou relevantes, habito esse que constitui verdadeira afronta do poder executivo no mbito do poder legislativo, em outras palavras, coisa que deveria ser exceo virando regra.

Art. 62. Em caso de relevncia e urgncia, o Presidente da Repblica poder adotar medidas provisrias, com fora de lei, devendo submet-las de imediato ao Congresso Nacional. 1 vedada a edio de medidas provisrias sobre matria: (Includo pela Emenda Constitucional n 32, de 2001) I - relativa a: a) nacionalidade, cidadania, direitos polticos, partidos polticos e direito eleitoral; b) direito penal, processual penal e processual civil; c) organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; d) planos plurianuais, diretrizes oramentrias, oramento e crditos adicionais e suplementares, ressalvado o previsto no art. 167, 3;

II - que vise a deteno ou seqestro de bens, de poupana popular ou qualquer outro ativo financeiro; III - reservada a lei complementar; IV - j disciplinada em projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e pendente de sano ou veto do Presidente da Repblica. 2 Medida provisria que implique instituio ou majorao de impostos, exceto os previstos nos arts. 153, I, II, IV, V, e 154, II, s produzir efeitos no exerccio financeiro seguinte se houver sido convertida em lei at o ltimo dia daquele em que foi editada. 7 Prorrogar-se- uma nica vez por igual perodo a vigncia de medida provisria que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicao, no tiver a sua votao encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.

9 Caber comisso mista de Deputados e Senadores examinar as medidas provisrias e sobre elas emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sesso separada, pelo plenrio de cada uma das Casas do Congresso Nacional. 11. No editado o decreto legislativo a que se refere o 3 at sessenta dias aps a rejeio ou perda de eficcia de medida provisria, as relaes jurdicas constitudas e decorrentes de atos praticados durante sua vigncia conservar-se-o por ela regidas. 12. Aprovado projeto de lei de converso alterando o texto original da medida provisria, esta manter-se- integralmente em vigor at que seja sancionado ou vetado o projeto.

Leis Delegadas: So muito pouco utilizadas, pois o Presidente utiliza-se mais de medidas provisrias. Trata-se de um pedido do Presidente da Repblica ao Congresso Nacional para que legisle apenas sobre determinados assuntos e ter forma de resoluo: Art. 68. As leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar a delegao ao Congresso Nacional. 1 - No sero objeto de delegao os atos de competncia exclusiva do Congresso Nacional, os de competncia privativa da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal, a matria reservada lei complementar, nem a legislao sobre: I - organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, a carreira e a garantia de seus membros; II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais;

II - nacionalidade, cidadania, direitos individuais, polticos e eleitorais; III - planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos 2 - A delegao ao Presidente da Repblica ter a forma de resoluo do Congresso Nacional, que especificar seu contedo e os termos de seu exerccio. 3 - Se a resoluo determinar a apreciao do projeto pelo Congresso Nacional, este a far em votao nica, vedada qualquer emenda.

Decreto Legislativo: um tipo de norma que pode ser elaborada apenas pelo Congresso Nacional, no sujeita a sanso ou veto e sendo promulgada pelo Presidente do Senado. Art. 49. da competncia exclusiva do Congresso Nacional: II - autorizar o Presidente da Repblica a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar; III - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias; IV - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas;

V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa; VI - mudar temporariamente sua sede; VII - fixar idntico subsdio para os Deputados Federais e os Senadores, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; VIII - fixar os subsdios do Presidente e do Vice-Presidente da Repblica e dos Ministros de Estado, observado o que dispem os arts. 37, XI, 39, 4, 150, II, 153, III, e 153, 2, I; IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da Repblica e apreciar os relatrios sobre a execuo dos planos de governo; Resoluo Relaciona-se a competncias privadas ou do Senado Federal ou da Cmara dos Deputados, no estando sujeitas a sanso ou veto, sendo promulgadas pela Mesa da respectiva Casa.

Вам также может понравиться