Вы находитесь на странице: 1из 4

METAS CURRICULARES DE PORTUGUS

ENSINO BSICO
PROPOSTAS PELA EQUIPA DE PORTUGUS: HELENA C. BUESCU, JOS MORAIS, MARIA REGINA ROCHA, VIOLANTE F. MAGALHES AGOSTO DE 2012 (http://dge.mec.pt/metascurriculares/data/metascurriculares/docs/mc_portugues_14_agos_2013.pdf)

7. ANO
Domnios de Referncia, Objetivos e Descritores de Desempenho Os objetivos e descritores indicados em cada ano de escolaridade so obrigatrios. Sempre que necessrio, devem continuar a ser mobilizados em anos subsequentes.

Oralidade O7
1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade.
1. Identificar o tema e explicitar o assunto. 2. Distinguir o essencial do acessrio. 3. Fazer dedues e inferncias. 4. Distinguir diferentes intencionalidades comunicativas (informar, narrar, descrever, exprimir sentimentos, persuadir). 5. Manifestar ideias e pontos de vista pertinentes relativamente aos discursos ouvidos.

grau de complexidade adequado s situaes de comunicao. 4. Diversificar o vocabulrio e as estruturas utilizadas no discurso. 5. Utilizar pontualmente ferramentas tecnolgicas como suporte adequado de intervenes orais.

5. Produzir textos orais (4 minutos) de diferentes tipos e com diferentes finalidades.


1. Narrar. 2. Fazer a apresentao oral de um tema. 3. Apresentar e defender ideias, comportamentos, valores, justificando pontos de vista.

2. Registar, tratar e reter a informao.


1. Identificar ideias-chave. 2. Tomar notas. 3. Reproduzir o material ouvido, recorrendo sntese.

Leitura L7
6. Ler em voz alta.
1. Ler expressivamente em voz alta textos variados, aps preparao da leitura.

3. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral.


1. Respeitar as convenes que regulam a interao verbal. 2. Pedir e dar informaes, explicaes, esclarecimentos. 3. Retomar, precisar ou resumir ideias, para facilitar a interao. 4. Apresentar propostas e sugestes.

7. Ler textos diversos.


1. Ler textos narrativos, textos biogrficos, retratos e autorretratos, textos informativos, textos expositivos, textos de opinio, crticas, comentrios, descries, cartas, reportagens, entrevistas, roteiros, texto publicitrio.

4. Produzir textos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de coeso discursiva.
1. Planificar o texto oral a apresentar, elaborando tpicos. 2. Utilizar informao pertinente, mobilizando conhecimentos pessoais ou dados obtidos em diferentes fontes, com a superviso do professor. 3. Usar a palavra com fluncia e correo, utilizando recursos verbais e no verbais com um
1

8. Interpretar textos de diferentes tipologias e graus de complexidade.


1. Formular hipteses sobre os textos e comprovlas com a respetiva leitura. 2. Identificar temas e ideias principais. 3. Identificar pontos de vista e universos de referncia. 4. Identificar causas e efeitos. 5. Fazer dedues e inferncias. 6. Distinguir facto de opinio.

7. Reconhecer a forma como o texto est estruturado (diferentes partes). 8. Detetar elementos do texto que contribuem para a construo da continuidade e da progresso temtica e que conferem coerncia e coeso ao texto: a) repeties; b) substituies por pronomes (pessoais, demonstrativos e possessivos); c) substituies por sinnimos e expresses equivalentes; d) referncia por possessivos; e) conectores; f) ordenao correlativa de tempos verbais. 9. Explicitar o sentido global do texto.

(em enumeraes, datas, deslocao de constituintes e uso do vocativo). 8. Respeitar os princpios do trabalho intelectual: identificao das fontes utilizadas.

13. Escrever para expressar conhecimentos.


1. Responder por escrito, de forma completa, a questes sobre um texto. 2. Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. 3. Elaborar resumos e snteses de textos informativos.

14. Escrever textos informativos.


1. Escrever textos informativos contemplando o seguinte: uma introduo ao tpico; o desenvolvimento deste, com a informao agrupada em pargrafos e apresentando factos, definies, pormenores e exemplos; e uma concluso.

9. Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao.


1. Tomar notas e registar tpicos. 2. Identificar ideias-chave.

10. Ler para apreciar textos variados.


1. Expressar, de forma fundamentada e sustentada, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes.

15. Escrever textos argumentativos.


1. Escrever textos argumentativos com a tomada de uma posio; a apresentao de razes que a justifiquem; e uma concluso coerente.

16. Escrever textos diversos.

Escrita E7
11. Planificar a escrita de textos.
1. Utilizar, com progressiva autonomia, estratgias de planificao (por exemplo, recolha de informao e discusso em grupo). 2. Estabelecer objetivos para o que pretende escrever e registar ideias. 3. Organizar a informao segundo a tipologia do texto.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Escrever textos narrativos. Escrever textos biogrficos. Fazer retratos e autorretratos. Escrever comentrios. Escrever cartas. Escrever o guio de uma entrevista. Fazer relatrios.

17. Rever os textos escritos.


1. Avaliar a correo e a adequao do texto escrito. 2. Reformular o texto escrito, suprimindo, mudando de stio e reescrevendo o que estiver incorreto.

12. Redigir textos com coerncia e correo lingustica.


1. Utilizar uma caligrafia legvel. 2. Ordenar e hierarquizar a informao, tendo em vista a continuidade de sentido, a progresso temtica e a coerncia global do texto. 3. Organizar a informao, estabelecendo e fazendo a marcao de pargrafos. 4. Dar ao texto a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas estabelecidas. 5. Adequar os textos a diferentes pblicos e finalidades comunicativas. 6. Diversificar o vocabulrio e as estruturas sintticas. 7. Utilizar adequadamente os sinais auxiliares da escrita e os seguintes sinais de pontuao: o ponto final, o ponto de interrogao, o ponto de exclamao, os dois pontos (em introduo do discurso direto e de enumeraes) e a vrgula
2

Educao Literria EL7


18. Ler e interpretar textos literrios. (v. Lista em anexo)
1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. Identificar temas, ideias principais, pontos de vista e universos de referncia, justificando. 3. Explicitar o sentido global do texto. 4. Sistematizar elementos constitutivos da poesia lrica (estrofe, verso, refro, rima, esquema rimtico). 5. Detetar a forma como o texto est estruturado (diferentes partes).

6. Identificar e reconhecer o valor dos seguintes recursos expressivos: enumerao, personificao, comparao, anfora, perfrase, metfora, aliterao, pleonasmo e hiprbole. 7. Reconhecer o uso de sinais de pontuao para veicular valores discursivos. 8. Comparar textos de diferentes gneros, estabelecendo diferenas e semelhanas (temas e formas).

19. Apreciar textos literrios. (v. Lista em anexo e Listagem PNL)


1. Ler textos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e de gneros diversos. 2. Reconhecer valores culturais presentes nos textos. 3. Exprimir, oralmente e por escrito, ideias pessoais sobre os textos lidos ou ouvidos. 4. Escrever um pequeno comentrio (cerca de 100 palavras) a um texto lido.

20. Ler e escrever para fruio esttica. (v. Listagem PNL)


1. Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e a complexidade dos textos selecionados. 2. Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo), recitao e dramatizao de textos lidos. 3. Escrever, por iniciativa e gosto pessoal, textos diversos.

c) verbo principal (intransitivo, transitivo direto, transitivo indireto, transitivo direto e indireto), copulativo e auxiliar (dos tempos compostos e da passiva); d) advrbio: valores semnticos de negao, de afirmao, de quantidade e grau, de modo, de tempo, de lugar, de dvida, de incluso, de excluso, de designao; funes relativo, interrogativo e conectivo; e) determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo, interrogativo; f) pronome: pessoal, demonstrativo, possessivo, indefinido, relativo; g) quantificador numeral; h) preposio; i) conjuno coordenativa: copulativa, adversativa, disjuntiva, conclusiva e explicativa; j) conjuno subordinativa: causal e temporal; k) locuo: prepositiva e adverbial; l) interjeio.

23. Analisar e estruturar unidades sintticas.


1. Aplicar regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal: em frases afirmativas; em frases que contm uma palavra negativa; em frases iniciadas por pronomes e advrbios interrogativos; com verbos antecedidos de certos advrbios (bem, mal, ainda, j, sempre, s, talvez). 2. Consolidar o conhecimento sobre as funes sintticas estudadas no ciclo anterior: sujeito, vocativo, predicado, complemento direto, complemento indireto, complemento oblquo, complemento agente da passiva, predicativo do sujeito, modificador. 3. Identificar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado. 4. Transformar frases ativas em frases passivas e vice-versa (consolidao). 5. Transformar discurso direto em indireto e viceversa (todas as situaes). 6. Identificar processos de coordenao entre oraes: oraes coordenadas copulativas (sindticas e assindticas), adversativas, disjuntivas, conclusivas e explicativas. 7. Identificar processos de subordinao entre oraes: a) subordinadas adverbiais causais e temporais; b) subordinadas adjetivas relativas. 8. Identificar orao subordinante.

Gramtica G7
21. Explicitar aspetos fundamentais da morfologia.
1. Identificar e conjugar verbos em todos os tempos (simples e compostos) e modos. 2. Sistematizar paradigmas flexionais dos verbos regulares da 1., da 2. e da 3. conjugao. 3. Identificar as formas dos verbos irregulares e dos verbos defetivos (impessoais e unipessoais). 4. Sistematizar padres de formao de palavras complexas: derivao (afixal e no-afixal) e composio (por palavras e por radicais). 5. Formar o plural de palavras compostas. 6. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor do radical e de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do portugus.

22. Reconhecer e conhecer classes de palavras.


1. Integrar as palavras nas classes a que pertencem: a) nome: prprio e comum (coletivo); b) adjetivo: qualificativo e numeral;

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAO LITERRIA 7. ANO


Obs. Confrontar referenciais constantes do Programa. ESCOLHER UM MNIMO DE: 3 NARRATIVAS DE AUTORES PORTUGUESES Alexandre Herculano: O Castelo de Faria in Lendas e Narrativas Raul Brando: A pesca da baleia in As Ilhas Desconhecidas Miguel Torga: Miura ou Ladino in Bichos Manuel da Fonseca: Mestre Finezas in Aldeia Nova Teolinda Gerso: Av e neto contra vento e areia in A Mulher que Prendeu a Chuva e outras Histrias Lusa Costa Gomes: A Pirata 1 CONTO TRADICIONAL Tefilo Braga: Contos Tradicionais do Povo Portugus Trindade Coelho: As trs mazinhas de oiro ou A parbola dos 7 vimes in Os meus Amores TEXTO DRAMTICO DE AUTOR PORTUGUS Alice Vieira: Leandro, Rei da Helria Maria Alberta Menres: Beira do Lago dos Encantos TEXTO DE AUTOR DE PAS DE LNGUA OFICIAL PORTUGUESA Jos Eduardo Agualusa: A Substncia do Amor e outras Crnicas NARRATIVA DE AUTOR ESTRANGEIRO Lus Seplveda: Histria de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar (trad. Pedro Tamen) Robert Louis Stevenson: A Ilha do Tesouro (adapt. Antnio Pescada) Michel Tournier: Sexta-Feira ou a Vida Selvagem TEXTOS DE LITERATURA JUVENIL Irene Lisboa: Uma Mo cheia de nada, outra de coisa nenhuma Sophia de Mello Breyner Andresen: O Cavaleiro da Dinamarca Agustina Bessa-Lus: Dentes de Rato Odisseia Contada a Jovens por Frederico Loureno

1 1

16 POEMAS DE, PELO MENOS, 10 AUTORES DIFERENTES Florbela Espanca: Amar!; Ser poeta in Sonetos Jos Rgio: Cntico negro in Poemas de Deus e do Diabo; O Papo in As Encruzilhadas de Deus; Nossa Senhora in Mas Deus Grande Vitorino Nemsio: A concha, Five oclock tea in O Bicho Harmonioso; Meu corao como um peixe cego in Eu, Comovido a Oeste Antnio Ramos Rosa: No posso adiar o amor para outro sculo; Para um amigo tenho sempre um relgio in Viagem atravs duma Nebulosa Antnio Gedeo: Impresso digital; Pedra filosofal; Lgrima de preta; Poema do fecho clair in Obra Completa Miguel Torga: Histria antiga, Ariane in Dirio I; Segredo in Dirio VIII; A espera in Poemas Ibricos Manuel da Fonseca: O vagabundo do mar; Maria Campania; Mataram a tuna in Obra Potica Eugnio de Andrade: As palavras in Corao do Dia; Cano in Primeiros Poemas; Urgentemente in At Amanh Sebastio da Gama: O sonho in Pelo sonho que vamos; O papagaio in Itinerrio Paralelo Ruy Cinatti: Meninos tomaram coragem, Quando eu partir, quando eu partir de novo in Ns no Somos deste Mundo; Linha de rumo in O Livro do Nmada Meu Amigo; Morte em Timor, Anlise in Uma Sequncia Timorense Alexandre ONeill: Amigo; Gaivota; Auto-retrato in Poesias Completas David Mouro-Ferreira: Barco negro; Maria Lisboa; Capital; E por vezes in Obra Potica Percy B. Shelley: Correm as fontes ao rio *Loves Philosophy+ (trad. Lus Cardim) in Horas de Fuga

Вам также может понравиться