Вы находитесь на странице: 1из 22

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESIGN

Desenvolvimento de produtos de cdigo aberto com estratgia PLM (product lifecycle managment)

Disciplina:Metodologia Cientfica Profesor Dr: Joo Candido Fernandes

Por: EDISON URIEL RODRGUEZ CABEZA

UNESP - 2012

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE ARQUITETURA, ARTES E COMUNICAO PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM DESIGN

Curso de Mestrado em Design

Projeto de Pesquisa:

Desenvolvimento de produtos de cdigo aberto com estratgia PLM (product lifecycle managment)

Aluno: Edison Uriel Rodrguez Cabeza Orientador: Francisco de Alencar

Junho de 2012

1 Introduo.
Com o auge da economia de conhecimento, o desenvolvimento e divulgao por quase todo o planeta das tecnologias da informao e a comunicao, em especial o avano da internet e sua difuso mundial, todo conhecimento formal se converte em bits que podem ser facilmente espalhados a um baixo custo, isso facilitou a difuso de softwares, isto , bits ordenados e compilados de certa maneira para criar um nmero infinito de funes, tarefas, clculos, de um fcil desenvolvimento e aprendizagem para qualquer que saiba uma linguagem de programao e tenha um computador. Esta situao tem permitido que o conhecimento se democratize e lute contra seu monoplio implicando criao do Open Source como uma maneira que esse mundo dos bits no se concentre em poucas empresas monopolistas, se no, que servisse para compartilhar o conhecimento, desenvolv-lo e difundi-lo de uma maneira muito similar ao funcionamento da prtica metodolgica do mundo cientfico que no tem em aparncia monoplios nem restries. O avano do CAD, CAM, CAI, dos sistemas internacionais de distribuio e de produo permitiram a criao de ferramentas e metodologias de trabalho como o PLM (Product life cycle managment) que d solues e mtodos de desenvolvimento de produtos em mercados altamente competidos e internacionalizados e por outro lado junto com os sistemas rpidos de fabricao e concepo como o CNC, prottipado rpido, impresso e escaneo 3D, fortaleceuse a filosofia do open source ao combinar-se com o design, dando como resultado o open souce design, isto , o digital inscreve-se na dinmica do mundo tangvel. O desafio consiste em desenvolver produtos de cdigo aberto mediante a metodologia PLM, como forma de acelerar e melhorar os processos de design, inovao e trabalho colaborativo. O ritmo acelerado do mercado, a globalizao da economia, a escassez de recursos naturais tem levado a que as formas de produo se transformem e deem novas respostas aos desafios ambientais e sociais, isso faz que a inovao tome a pauta do design de objetos ao permitir obter um maior valor agregado com poucos materiais, mas com alto investimento de conhecimento, isto leva a que se precisem redes sociais, metodologias de trabalho e pessoas preparadas de todo o mundo com diferentes vises a que unam esforos para inovar e desenvolver aceleradamente produtos de toda classe.

Computadores de alto rendimento unidos a novas tecnologias permitem um desenvolvimento real de objetos fsicos a escalas menores e centradas nas necessidades da cada criador segundo seu contexto e necessidade. As comunidades open source e Open Design veem fazendo designs e fabricando produtos fsicos de cdigo aberto com alto grau de desenvolvimento, que lhes permitiu constituir espaos democrticos, abertos, igualitrios, de distribuio equitativa da riqueza e que solucionam as necessidades bsicas de seus membros. importante ter em conta que o Open Design baseia-se fundamentalmente no trabalho colaborativo que depende do estado de nimo, motivao, o entendimento cultural e a facilidade de acesso s tecnologias utilizadas das pessoas que decidem ser parte do processo. Ainda que este trabalho colaborativo pode-se realizar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, se tomar como ncleo baseie de desenvolvimento a estudantes e profissionais vinculados FAAC da UNESP em Brasil e aos centros de formao CIMI (Centro Industrial de Manuteno Integral), CIDM (Centro Industrial do design e a Manufatura) e o programa TecnoParque Colmbia nodo Bucaramanga da instituio Colombiana SENA (Servio Nacional de aprendizagem); estas instituies contam com a infraestrutura, equipamento e pessoal qualificado para implementar o desenvolvimento de produtos com estratgia PLM. Para fazer design de produtos num ambiente colaborativo onde conflua a complexidade do desenvolvimento dos projetos como os aspectos de mercado, engenharia, design, fabricao etc., necessrio implementar um sistema de gesto que permita aceder aos colaboradores para participar em qualquer momento em todos os mbitos do ciclo de vida de um produto, desde as necessidades do consumidor ou usurio at a forma em como vai ser eliminado ou sacado de circulao e reintegrado natureza e atravs da estratgia PLM que se podem integrar a gesto e o desenvolvimento de produtos para fazer mais competitiva o novo tipo de economia que est surgindo a raiz do open source em todas suas reas. O objetivo deste projeto de mestrado desenvolver produtos de cdigo aberto mediante a criao de um grupo interdisciplinar que aplique a metodologia PLM, tenha em conta ferramentas informticas, engenharia e desenho que facilitem a inovao; que atravs de uma plataforma site permita estabelecer uma rede de colaborao e compartilhamento de informao, processos e produtos a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo.

Reviso Bibliogrfica

Os princpios do Open Design so derivados do desenvolvimento do conhecimento na indstria do software conhecido como Open Source, Free Software, ou Copyleft(VALLANCE; KIANI E NAYFEH, 2001, traduo nossa); para entender fenmeno de open source design, necessrio fazer um reconto histrico do software livre. 2.1 Software livre. Inicia na dcada dos anos 80s quando Richard Stallman, um pesquisador do MIT (Massachusetts Institute of Technology) iniciou o projeto GNU cujo objetivo era em poucas palavras, que ningum tivesse que pagar pelo software; ele achava que o cdigo fonte (programa de execuo) deveria ser livre, caso contrrio, poucos teriam acesso e s os poderosos dominariam a computao, pois a tendncia das empresas desenvolvedoras de software a de guardar e manter segredos; quando os adeptos do open source falam de livre, referem-se aos termos de liberdade (de expresso), no de gratuidade (cerveja grtis) Free as in speech, not as in beer (DIBONA, OCKMAN E STONE, 1999, p. 8-9). O cdigo deve estar livremente disponvel para continuar com seu desenvolvimento e inovao, modelo tradicional prprio dos campos cientficos com o qual se desenvolvo o que hoje conhecemos como internet. Ao igual que o mtodo cientfico que de domnio pblico, o Open Source facilita a melhora contnua quando se co mpartilham os avanos, modelos explicativos para os fenmenos naturais atravs de hipteses, experimentos, validao de hipteses e teorias que poderiam avanar a leis (VALLANCE, KIANI E NAYFEH, 2001). Segundo Stallman (1999, p.32, traduo nossa):
O software livre deve oferecer as seguintes liberdades aos desenvolvedores de software e os usurios: liberdade para executar o programa, como queira, para qualquer propsito. liberdade de modificar o programa para adapt-lo a suas necessidades. (Para que esta liberdade seja efetiva na prtica, deve ter acesso ao cdigo fonte, porque modificar um programa sem dispor do cdigo fonte extraordinariamente difcil.) liberdade para redistribuir cpias, tanto grtis como por uma tarifa. liberdade para distribuir verses modificadas do programa, pelo que a comunidade possa se beneficiar com suas melhoras.

Segundo Medosch (2011, p. 10, traduo nossa) O Open Source pode derrubar as barreiras que existem entre os consumidores e os produtores, ao provir os usurios e desenvolvedores de diferentes ambientes econmicos, sociais e legais obtm-se maior flexibilidade, adaptabilidade e versatilidade. No modelo de desenvolvimento de cdigo aberto uma pessoa ou organizao (pode ser uma empresa) coordena uma ampla comunidade de desenvolvedores independentes distribudos por todo o planeta que so de meios econmicos, sociais e legais diferentes obtendo maior flexibilidade, adaptabilidade e versatilidade, ademais, Hardware ou Software podem-se ver, provar e modificar ainda dantes de que saia uma primeira verso completa. Segundo Menichinelli, (2008, p.17; traduo nossa) As comunidades Free Software, Open Source e person to person desenvolveram formas organizativas e princpios que se demonstraram capazes de conseguir uma auto-organizao e de atingir grandes dimenses, qui so as nicas que conseguem funcionar com um nmero elevado de participantes, a mais participantes, maior sucesso e rapidez em atingi-lo. O Open Source tem demonstrado a importncia dos modelos baseados na comunidade, por outra parte, este fenmeno demonstrou ter formas de organizao escalveis e inovadoras, adequadas para fazer frente aos desafios da sociedade do conhecimento (Ibidem, 2007, p.18, traduo nossa). Nas imagens 1 e 2, mostra-se as derivaes atravs do tempo entre um software privativo como Windows e um software livre como GNU/LINUX que um dos exemplos mais claros deste fenmeno, tal como o ressalta (Bonaccorsi e Rossi 2003, citado por Pearce, 2012):
Se compara-se com um sistema centralizado e fechado de Microsoft de desenvolvimento de software, surge um resultado surpreendente. Uma avaliao tcnica neutra considera que o software de cdigo aberto, desenvolvido em sua maioria por voluntrios no remunerados, com frequncia de qualidade superior ao software desenvolvido por uma por uma das empresas mais poderosas na histria do mundo, que sem dvida, emprega gente mais inteligente.

Imagem 1 - Microsoft Windows Family tree

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_Family_Tree.svg

Imagem 2 - GNU/Linux Distribution Timeline 12.02

Fonte: Andreas, http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.02/gldt1202.png

O desenvolvimento e o sucesso organizativo contribudo pelo movimento do Open Source, foi-se adaptando s necessidades de outros meios de desenvolvimento: design de cdigo aberto, arquitetura de cdigo aberto, mquinas de cdigo aberto, ecologia de cdigo aberto, biotecnologia de cdigo aberto, hardware de cdigo aberto, entre outras. 2.2 Open Design

O Open Design, design de cdigo aberto, design aberto, ou design livre, um termo que ainda no possui um significado concreto, um conceito, uma proposta em contnua construo que varia de acordo ao contexto tecnolgico e cultural no que se desenvolva; o conceito: Surge na contemporaneidade pela unio do Design (entendido enquanto desenho ou projeto) + open source (cdigo aberto) (CAMPOS E DOMINGUES, 2011, p. 62), no sentido da
[...] distribuio livre de produto incluso de cdigo fonte, permisso de trabalhos derivativos, entre outras questes. A proposta de Open Design promover o desenvolvimento da criao de projetos em design de forma integrada e colaborativa, facilitado por internet e outras tecnologias da comunicao (Novas Tecnologias) [...]. (Ibidem, 2011, p. 61).

segundo Abel, Evers e Klassen (2011, p.12, traduo nossa):


O primeiro aparecimento do termo Open Design surgiu no final da dcada passada com a fundao sem nimo de lucro ODF (Open Desing Fundation) que tento descrever este fenmeno. [] Ao mesmo tempo, Reinoud Lambert, ps em marcha a Open Design Circuits Web site1 na Delft University of Technology com o propsito de desenvolver circuitos integrados no esprito do open source software.

Os fundadores do ODF Vallance, Kiani e Nayfeh, (2001, traduo nossa) definiram alguns parmetros bsicos que deve ter um desenho de cdigo aberto:
documentao de um desenho est disponvel de forma gratuita, Toda pessoa livre de utilizar ou modificar o design mudando a documentao de design, qualquer livre de distribuir os designs originais ou modifica-los (com lucro ou sem ele), e as modificaes no design devem ser devolvidas comunidade (no caso que seja distribudo)

Na prtica criativa, o Design Livre envolve a difuso total do contedo em forma livre, que podem ser objetos fsicos tangveis de alta ou baixa complexidade projetual e tecnolgica; o desenvolvimento real de produtos possvel graas ao aumento da capacidade de processamento dos computadores pessoais, o desenvolvimento do CAD, CAM, CAE, a
1

http://www.opencollector.org/

impresso e escaneou 3D, o CNC, a anlise por elementos finitos, a reduo de custos de muitas mquinas e ferramentas, o desenvolvimento da eletrnica e a microeletrnica. Devido a sua relao com o mundo fsico, do tangvel, vlido acercar a definio de OSD de Hardware de fontes abertas que segundo Free Cultural Works (2011, traduo nossa)
[...] um termo para denominar artefatos tangveis -mquinas, dispositivos, ou outros objetos do mundo fsico- cujo design foi publicado de forma tal que qualquer pessoa possa fabricar, modificar, distribuir e usar esses objetos [...]. [...] O hardware de fontes abertas d liberdade de controlar a tecnologia e ao mesmo tempo compartilhar conhecimentos e estimular a comercializao por mdio do intercmbio aberto dos designs.

O free hardware e o free design, esto tomando fora neste momento convertendo-se em fontes de novos sistemas de produo e gerao de riqueza, Em maio de 2010 Torrone e Fried (apaud Menichinelli, 2011, traduo nossa) recopilaram 13 exemplos de companhias em USA que esto vendendo hardware open source de acordo com eles:
Estas companhias entre todas faturam cerca de $50 milhes de dlares e existem atualmente uns 200 projetos de Hardware Open Source deste tipo. Prev-se que a comunidade de Hardware Open Source possa chegar a faturar mil milhes de dlares no ano 2015.

Ante esta realidade econmica, necessrio ir madurando formas de integrar e fazer mais competitiva esta nova economia que est surgindo, para isso o autor desse texto, prope integrar ao design livre a aplicao da metodologia de trabalho PLM (Product Life Cycle Managment). 2.3 PLM (Product Lifecycle Managment)

Para fazer design dos produtos num ambiente colaborativo onde convergirem a complexidade do desenvolvimento dos projetos como os aspectos do mercado, engenharia, design, fabricao etc., necessrio a implementao de um sistema de gesto que permita aceder e participar aos envolvidos no assunto, em qualquer momento, em todos os mbitos do ciclo de vida de um produto (veja imagem 3), desde as necessidades do consumidor ou usurio at a forma em como vai ser eliminado ou sacado de circulao o produto e reintegrado natureza. Segundo Saaksvuori e Immonen, (2005, p. 1, traduo nossa)

A gesto de dados pode ser visto como um subconjunto do PLM. Em primeiro lugar EDM (Engineering Data Management) e PDM (Product Data Managment) surgiu no final de 1980 quando os engenheiros reconheceram a necessidade de realizar um seguimento dos crescentes volumes de arquivos de design gerados por CAD (Computer Aided Design) os sistemas PDM permitiu-lhes estandardizar elementos, para armazenar e controlar os arquivos de documentos, para manter a lista de materiais, para o controle de elementos, listas de materiais e os nveis de reviso de documentos, e de imediato a ver as relaes entre peas e ensamblasses. Imagem 3 - 360 degree

Fonte: Product Life Cycle Management an informational guide to understanding PLM, <http://www.productlifecycle-management.info/plm-elements/plm-models.html>

O PLM no se refere a um software especfico ou mtodo individual, se trata de uma ampla totalidade funcional, um conceito e um conjunto de mtodos sistemticos que tentam controlar a informao de algum produto, o PLM um conceito de negcio integral que inclui no s os elementos, documentos e lista de materiais, seno tambm os resultados da anlise, as especificaes de provas, informao dos componentes, do mdio ambiente, os padres de qualidade, requerimentos de engenharia, ordens de mudana, os processos de fabricao, rendimento do produto, os provedores de componentes, e assim sucessivamente. O PLM analisa as capacidades do sistema incluindo o fluxo de trabalho, gesto de programas e projetos, funes de controle padronizadas, automatizar e acelerar as operaes. Baseados em

sistemas de internet, permitem s empresas conectar-se entre si facilmente com suas instalaes dispersas pelo mundo e com organizaes externas como provedores, scios e inclusive clientes (SAAKSVUORI E IMMONEN, 2005, p. 1) Segundo CIM DATA Inc. (2002, traduo nossa) o PLM:
Ajuda s empresas a: Oferecer produtos e servios mais inovadores. Reduzir os custos, melhorar a qualidade e reduzir o tempo de posta do produto no mercado. Estabelecer uma ampla colaborao e melhorar as relaes com seus clientes, provedores e scios de negcios, fusionar as solues PLM de tecnologia, mtodos, e melhorar as prticas para fazer frente rpida evoluo atual dos meios de negcio. PLM um catalisador para a mudana dentro dos negcios, uma oportunidade para melhorar os processos e relaes da organizao para criar inovao, e melhorar o negcio consideravelmente. E melhora a eficincia empresarial mediante: Redues dramticas no tempo e no custo das mudanas do produto. Reduo significativa dos tempos do ciclo do produto. Diminuio da sucata e as revises durante a produo. Melhora da produtividade no design de engenharia.

Segundo CIM DATA Inc (2002, traduo nossa) alguns exemplos dos benefcios especficos conseguidos pelas empresas que implementaram solues PLM incluem: Aproximadamente um 40 % de melhora no tempo do ciclo na mudana de um produto. Um 15-30 % de reduo em prottipos. Uma reduo num 40 % nos tempos de entrega. Um incremento da produtividade num 25 % no design de engenharia Reduo do tempo de desenvolvimento para uma famlia de pr odutos num 75 % (de 18 meses a 4 meses) Reduo do tempo de custeio de um produto de 5 dias a 5 minutos Reduo do processo de reviso de engenharia num 83 %, de 12 dias a 2 dias. Resultados como os apresentados anteriormente, associados poupana e ao melhor desempenho dos negcios, tm contribudo num aumento das utilidades netas das organizaes que vo desde o 10 % a mais do 100 %

2.4

PLM 2.0

O PLM 2.0 um novo conceito que nasceu faz 5 anos e foi introduzido pela corporao Dassault Systmes como parte da sua plataforma V6. Para Dassault Sysetmes (201?, traduo nossa) O PLM 2.0 ao PLM o que a Web 2.0 a Web, pois saca partida da inteligncia coletiva das comunidades em linha e permite que o usurio imagine, compartilhe e descubra o produto atravs da linguagem universal do 3D. Para Wikipdia (2012), O termo Web 2.0:
Est associado s aplicaes Web que facilitam o compartilhamento da informao, a interoperabilidade, o design centrado no usurio e colaborao na World Wide Site. Um lugar Web 2.0 permite aos usurios interatuar e colaborar reciprocamente como criadores de contedo gerado pelos usurios numa comunidade virtual

Para Shilovitsky (2011, traduo nossa) a palavra chave no falhano do PLM 2.0 a abertura e a disponibilidade que para ele o que se esperaria da parte 2.0 que se associa Web, no se cumpriu devido incapacidade de todas as pessoas da organizao para ter fcil acesso aos dados do ciclo de vida de produtos e processos. O custo e a restrio do Software de Dassault Sysetmes faz difcil que as pessoas contem com as ferramentas PLM necessrias e possam ser colaboradores ativos no desenvolvimento de produtos, esse o problema fundamental, e esse o desafio do hardware, software e design livre: ser capaz de integrar o PLM atravs, desenvolver as ferramentas necessrias e o software precisado totalmente livres para a posta em prtica de um design para o bem-estar da comunidade livre.

3 Proposta Desta Pesquisa


3.1 Objetivo principal:

Desenvolver um produto de cdigo aberto utilizando a estratgia PLM, mediante a criao de grupos interdisciplinares, que atravs de uma plataforma Web permita estabelecer uma rede de colaborao e compartilhamento a qualquer pessoa que conte com os meios e ferramentas necessrias em qualquer lugar do mundo.

3.2

Objetivos especficos: Conformar um grupo interdisciplinar base que coordene os aspectos bsicos do projeto. Formular alternativas de soluo segundo requerimentos do mercado e cliente mediante uma rede de colaborao e compartilhamento de um grupo interdisciplinar base e qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com os mdios precisados. Fazer um design de um produto, tendo em conta as ferramentas informticas que facilitem a inovao e a engenharia colaborativa. Analisar o comportamento da estrutura mecnica e de suporte da soluo do produto, os esforos aos que estar submetido, utilizando as ferramentas (CAD/ CAE) de anlise e simulao. Realizar as modificaes ao design da estrutura mecnica e de suporte do produto ou famlia de produtos de acordo com as especificaes requeridas. Compartilhar toda a informao gerada com as licencias legais necessrias que permita a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo replicar e melhorar a experincia de design do produto de cdigo aberto desenvolvida.

Materiais e Mtodos

Trata-se de uma metodologia participativa emprica onde se promove uma estratgia de trabalho colaborativo para alcanar o desenvolvimento de um produto. 4.1 Sujeitos (casustica) Participaro pessoas de vrios pases Brasil, Colmbia e os colaboradores que se adiram ao design do objeto no transcurso do caminho em qualquer lugar do mundo, os sujeitos devem ter alguma noo ou experincia no manejo de CAD, CAE, CAM, FEA, PDM, design ou engenharia. 4.2 Materiais
Sala de computao com programas CAD, CAM, CAE, PDM de preferencialmente

com software livre e conexo de Internet.

1 computador de escritrio com as seguintes caractersticas ou similares para modelagem e renderizao: -Tela: 24 polegadas -Processador: Processador Intel Xeon Six Core X5690, 3.46 GHz,12M L3, 6.4GT/s -Memria: de 96GB 1333 MHz, DDR3 (12 DIMMS) -Disco Rgido: de 1TB SATA 3 Gb/s, 7200RPM com 16MB DataBurst Cache -Controladora Integrada: Intel chipset SATA 3.0Gb/s [Includo] -Placa de Vdeo: NVIDIA QUADRO Dual 6.0GB, 6000 com SLI, 1DP &1DV -Unidade de DVD-ROM: 16X e DVD+/-RW 16X com DVD Cyberlink Power e Roxio Creator

Impresora 3D com as seguintes especificaes: -No importa a tecnologia usada: sinterizado de laser seletiva (SLS), modelado por deposio de fundente (FDM), manufatura de objetos laminados, processado digital por luz (DLP) -Formatos de archivo de entrada: stl -Material de aporte: ABS, materiais ou plsticos semelhantes para modelos funcionais, e para modelos estticos pode ser material em p.

Maquinas de controle numrico CNC em 2D e 3D Todos os equipamentos disposio na oficina e laboratrio de prototipagem da FAAC e SENA (CIMI. CIDM e TecnoParque Colombia nodo Bucaramanga)

4.3

Mtodos

Para o desenho e desenvolvimento do objeto de cdigo aberto se implementar a estratgia de trabalho colaborativo PLM a qual representada na imagem 4

Imagem 4 Estrategia PLM

Fonte: O autor.

O processo de desenvolvimento consta de trs pilares fundamentais: As pessoas, a plataforma tecnolgica e os processos de gesto e controle. As pessoas envolvidas no processo dividemse num grupo baseie interdisciplinar (Design, eletrnica, sistemas, mecnica, processos, etc,) que esto permanentemente guiando o processo de desenvolvimento e definem o alcance tcnico do projeto; e uma equipa colaborativa de elaborao e compartilhamento de conhecimento no processo de desenvolvimento do produto que se integram ao projeto atravs de uma convocao geral e participam atravs da plataforma tecnolgica virtual. A plataforma tecnolgica est composta por uma plataforma virtual encarregada do fluxo de dados que contm informao geral, requerimentos tcnicos, mecanismos de compartilhamento, design e colaborao, ferramentas Web 2.0 desenvolve o modelado virtual do objeto, o design e uma plataforma fsica

composta por salas de computao com software CAD, CAM, CAI, PDM em onde se com suas respectivos anlises de engenharia, fabricao, processos, etc., e uma oficina bsica de prototipagem onde se elaboram constroem e se elaboram provas fsicas reais.

O processo de gesto e controle est composto por um projeto de trabalho gerenciado mediante a metodologia PERT- CPM, onde se atribuem diretores, responsveis de cada subsistema, recursos humanos, tecnolgicos e tempos de trabalho, alm de envolver outros aspectos como o mercado, os clientes, a gesto econmica e administrao de recursos, tempo e servios. 4.4 Etapas Metodolgicas

4.4.1 Conformacin do grupo interdisciplinario base Se far uma convocao atravs dos meios de comunicao institucionais da UNESP- FAAC e aos centros de formao CIMI (Centro Industrial de Manuteno Integral), CIDM (Centro Industrial do desenho e a Manufactura) e seu programa TecnoParque Colmbia nodo Bucaramanga da instituio Colombiana SENA (Servio Nacional de aprendizagem), ademais se coordenaro as responsabilidades e compromissos para o desenvolvimento do projeto, metas, alcances e documentao legal solicitada 4.4.2 Encontrar objeto de interveno

Definir-se- o objeto de interveno para o qual se far uma proposta de design e desenvolvimento de um objeto que satisfaam as necessidades completas dessa populao objetivo, que pode ser um mercado especfico, um grupo de micro e mdias empresas, necessidades da universidade, da faculdade ou grupo de investigao ou um repto de investigao imposto pelos participantes e diretores do projeto. 4.4.3 Busca de informao Encontrar a informao que possa influir favoravelmente no resultado produto ou famlia de produtos, relacionada com: tecnologias que se desejam implementar, custos, requerimentos legais e demais informao que os executores do projeto criam conveniente.

4.4.4 Desenvolvimento de um modelo de referncia e fixao de parmetros tcnicos J obtida a informao e o objeto de interveno, o grupo baseie estabelecer uma srie de funes e requerimentos tcnicos e caractersticas de engenharia, se estabelecero as funes requeridas e os limites dos sistemas do objeto que em que se far design, os quais sero publicados na plataforma virtual. 4.4.5 Lanamento da convocao

Mediante uma plataforma tecnolgica virtual se far o lanamento comunidade mundial onde se apresentar a documentao, os requerimentos e os objetivos de desenvolvimento e design do objeto. 4.4.6 Gerao de alternativas

Gerar-se- uma gama completa das solues alternativas de design do sistema, solues potenciais, mediante diferentes mtodos de criatividade, tendo em conta os diferentes subsistemas, funes do projeto, requerimentos e contribuas da comunidade virtual e grupo de base. 4.4.7 Avaliao das alternativas Comparar os valores da utilidade das propostas alternativas de design, com base na comparao dos requerimentos propostos, objetivos do projeto e os mecanismos de deciso comunitria da plataforma virtual. 4.4.8 Modelado do sistema Modelado do prottipo, anlise esttico, cinemtico e dinmico, design mecnico do prottipo, design do sistema de controle, Atuadores sensores, monitoramento das variveis, valorao da atuao, modelado ergonmico, ensamble virtual.

4.4.9 Melhora de detalhes Aumentar ou manter o valor de um produto, verificar o cumprimento dos requerimentos e objetivos de design, aumentar ou diminuir custos, melhorar processos de produo, analisar a satisfao do cliente. 4.4.10 Lanamento do produto Se far O lanamento do produto para a comunidade mediante rdio, jornais, TV disponveis pela FAAC, e pelas plataformas virtuais do projeto

Cronograma

Este projeto de pesquisa est estimado para ser executado em 1ano (a partir de fevereiro de 2013), conforme as etapas abaixo:

6.

Referncias Bibliogrficas

ABEL,B., EVERS, L., KLASSEN, P. Open Design Now, Wy Design Cannot Remain Exclusive, 2 Ed. BIS Publishers, Netherlad, 2011, 320 p. CIM DATA Inc, Product Lifecycle Management Empowering the Future of Business, A CIMdata Report PDF. 2002,.Disponvel em:< http://pdfcast.org/pdf/product-lifecyclemanagement-a-cimdata-report-empowering-the-future-of-business> Aceso em:25 de sept 2011. DASSAULT SYSTMES. Glosario PLM: PLM 2.0. 201?. Disponvel em: <http://www.3ds.com/es/plm-glossary/plm-20/>. Aceso em:15 de jun 2012. FREE CULTURAL WORKS, Hardware de Fuentes Abiertas (Ing. Open Source Hardware OSHW), Traduo original do ingls ao espanhol: David Cuartielles, 28 November 2011. Disponvel em: < http://freedomdefined.org/OSHW/translations/es >. Aceso em: 11de jun 2012. MEDOSCH, A. Open Design as a New, Design Culture. Open Design, In: Creative Industries Convention, 2011, CIS.doc No 4. Publisher: Creative Industries Styria GmbH, , Austria, 2011. ISBN No.: 978-3-902748-03-4 MENICHINELLI, M. Open p2p design.org_1.1. 2008. Disponvel em: openp2pdesign.org< http://www.openp2pdesign.org/wordpress/wpcontent/uploads/downloads/2010/04/openp2pdesign.org_1.1_castellano.pdf> Aceso em: 20 de sep 2011. MENICHINELLI, M. Financiacin colectiva para proyectos de cdigo abierto. Primer captulo: Open Hardware, 2011, disponvel em: <http://www.youcoop.org/es/goteo/p/7/financiacion-colectiva-para-proyectos-de-codigoabierto-primer-capitulo-open-hardware/?> Aceso em: 25 de sep 2011. SAAKSVUORI, A., IMMONEN, A. Product Lifecycle Management, 2a ed.; Berlin: Springer 2005. 246 p. ISBN: 3-540-25731-8. SHILOVITSKY, O. PLM 2.0: Born to Die? BEYOND PLM: a blog by Oleg Shilovitsky, information and comments about Engineering and Manufacturing Software, 2011. Disponvel em: <http://beyondplm.com/2011/08/26/plm-2-0-born-to-die/> Aceso em:15 de jun 2012. STALLMAN, R. The GNU Operating System and the Free Software Movement . em Open Sources: Voices from the Open Source Revolution. disponvel em: <http://www.gnu.org/gnu/thegnuproject.html>. DiBona, C., Ockman, S., and Stone, M. eds.,1999, USA TORRONE, P. E FRIED, L., Million dollar baby: Businesses designing and selling open source hardware, making millions [presentao] , In: weekends Foo Camp at MIT, 2010. Disponvel em: < http://www.opencollector.org/ > Aceso em:25 de sept 2011 VALLANCE, R. KIANI, S. E NAYFEH, S. Open Design Of manufacturing Equipment. In: 1st International Conference on Agile, Reconfigurable Manufacturing, Ann Arbor,

Michigan, USA, 21-22 May . Disponvel em: <http://opendesign.org/CHIRP_Open_Design_Mfg_Equipment.pdf>, Aceso em: 25 de sep 2011 WIKIPEDIA, Web 2.0, 2012, Disponvel em: <http://es.wikipedia.org/wiki/Web_2.0> Aceso em:15 de jun 2012

7. Referncias de Imagens
ANDREAS, gldt1202, lnea tiempo Linux [Imagem online].. 20 de fev 2012. Disponvel em: < http://futurist.se/gldt/wp-content/uploads/12.02/gldt1202.png> Aceso em: 29 de jun 2011. N.D. plm-360 [Imagem online]. Disponvel em: <http://www.product-lifecyclemanagement.info/plm-elements/plm-models.html> , Aceso em: 25 de sept 2011. RODRIGUEZ, E. Estrategia PLM [Imagem]. 2010. WIKIPEDIA. Windows_Family_Tree [Imagem online]. Disponvel em: < http://en.wikipedia.org/wiki/File:Windows_Family_Tree.svg> Aceso em: 25 de Mai 2011.

Вам также может понравиться