Вы находитесь на странице: 1из 6

1

Tratamento, Pintura, Proteo e Aos utilizados.


I TRATAMENTO SUPERFICIAL DO AO:
PROCESSO UTILIZADO: Spray pressurizado aquecido e envolvente de alta presso. FUNES: Remover todas as impurezas da superfcie da pea como leos, graxas, poeira, etc. Formar na superfcie do metal uma pelcula aderente e que propicia uma excelente ancoragem para a tinta. Na hiptese de ocorrer um risco que remova a camada de tinta, expondo o substrato, a oxidao nesta regio da pea inevitvel, pois o metal base foi exposto. Nesta situao o tratamento da superfcie importante para retardar o alastramento da oxidao por baixo do filme de tinta adjacente rea afetada. ETAPAS: a) Desengraxe: Desengraxante aquecido, biodegradvel de carter cido. aspergido sobre a superfcie das peas de modo a remover graxas ou leos de qualquer espcie, que possam vir a prejudicar adeso posterior da pintura. O carter cido desta etapa impede a formao de Blistering sob o filme da tinta e, alm disso, um eventual arraste do banho (produto acumulado em cavidades de peas com difcil escoamento de lquidos) no neutraliza as etapas seguintes, mantendo a integridade do processo. b) Fosfatizao: Soluo concentrada de Fosfato de ferro aquecida. pulverizada sob alta presso em toda a superfcie j desengraxada, reagindo com a mesma e formando uma fina e uniforme camada deste sal, viabilizando a perfeita ancoragem da camada de tinta em p que ser a aplicada. Ecologicamente falando, o tratamento com fosfato de ferro praticamente no gera sais complexos de fosfato (Lama Branca), contribuindo com a no contaminao do solo nos aterros sanitrios. c) Lavagem final: gua com saturao controlada com carter de tendncia cida, para prevenir o Blistering. aspergida sobre toda a superfcie tratada, de modo a remover o fosfatizante remanescente impedindo uma descontinuidade da camada de fosfato aplicada. d) Secagem: As peas passam atravs de uma estufa do tipo Blow off que retira toda a umidade das peas tratadas, criando condies ideais para ancoragem da camada de tinta em p no processo seguinte.

II PINTURA
a) Processo de aplicao: Sistema eletrosttico para aplicao de tinta em p, automtico, com sistema oscilador mltiplo bilateral. O processo da pintura a p pode ser considerado como uma plastificao da pea tornando-a mais resistente a corroso ambiente, pois o filme gerado no poroso como nas tintas lquidas em geral, devido volatilizao de solventes.

b) Processo de polimerizao: Realizado em estufa por processo misto Irradiante e Conveco. No processo Irradiante utilizamos principalmente a gama de ondas curtas dentro do espectro infravermelho, interagindo com a camada de tinta, que permevel a estas freqncias. Estas ondas ao atingirem o metal base so, em grande parte, refletidas de volta, atravs da tinta, majorando a interao com esta e tornando o processo de fuso e cura da mesma muito mais eficiente. Por outro lado, a recirculao forada do ar aquecido no interior da estufa (Conveco), garante a uniformidade do processo mesmo em zonas de sombra em relao fonte irradiante.
RECOMENDAES DE USO EM FUNO DO TIPO DE RESINA:

a) Tinta Hbrida Epxi e Polister: O epxi garante ao filme uma elevada resistncia qumica e mecnica enquanto o polister propicia uma melhora na resistncia a calcinao (amarelamento devido exposio radiao ultravioleta). Caractersticas do filme de tinta: Boa resistncia qumica a solventes, leos e lcalis. Boa resistncia mecnica a impacto. Boa flexibilidade. Alta resistncia corroso. Onde usar: Deve ser usada em ambientes internos, com pouca incidncia de radiao ultravioleta de origem solar ou de outra fonte qualquer. Vide recomendaes de uso e manuteno para peas pintadas. b) Tinta com resina Polister TGIC: A resina polister possui uma notvel resistncia s intempries, podendo ser utilizada em ambientes externos, sendo superdurveis e desenvolvidas para atender as especificaes da Qualicoat classe I e II, conforme normas BS6496, BS6497 e AAMA 2603-98.

Caractersticas do filme de tinta: tima resistncia a intempries. Excelente estabilidade de cores. timo acabamento. Resistncia qumica a solventes, leos e lcalis. Resistncia mecnica ao impacto. Boa flexibilidade. Alta resistncia corroso. Onde usar: Se o metal base tiver um pr-tratamento a base de fosfato de ferro ou organo-metlico o uso deve se restringir a ambientes internos. Se o metal base for galvanizado, no existe restrio ao uso em ambientes externos. Vide recomendaes de uso e manuteno para peas pintadas.
RECOMENDAES DE USO E MANUTENO PARA PEAS PINTADAS.

Limpeza a seco. Para limpeza utilize pano seco e lcool, jamais utilize produtos abrasivos como palha de ao, saplios e outros. Manter numa temperatura entre zero e 60 C, evitando choques trmicos constantes que possam condensar a umidade relativa do ar sobre os perfis. No manter contato com substncias ou vapores quimicamente agressivos tanto camada de tinta quanto ao substrato. No manter contato direto com produtos abrasivos ou cortantes que possam causar danos ao filme de tinta, expondo assim o substrato, iniciando a corroso do mesmo.

III PROTEES: GALVANIZAO E ZINCAGEM.


a) Zincagem eletroltica (Galvanizao): Neste processo as peas so imersas em um meio eletroltico e a camada de zinco obtida por transferncia inica atravs de corrente eltrica. Devido a isto, quando utilizamos banhos estacionrios com perfis de geometria complexa, ou seja, com muitas dobras, resultando em regies de sombras, que so reas no revestidas pela camada de zinco, portanto sujeitas corroso. Para estes casos, quando possvel, sugerimos zincagem a fogo.

Onde usar: Peas de geometria simples, que no possuam cordes de solda eltrica ou peas unidas por solda a ponto ou rebitagem em geral. Peas sujeitas a lavagens peridicas, com produtos neutros, onde exista a possibilidade de eventuais acmulos de gua. Peas que no mantenham contato com substncias ou vapores quimicamente agressivos tanto camada de zinco quanto ao substrato. Peas que no mantenham contato direto com produtos abrasivos ou cortantes que possam causar danos camada de zinco, expondo assim o metal base, iniciando a corroso do mesmo. b) Zincagem a quente: Por este processo, as peas so imersas em zinco fundido que propicia uma elevada camada, mas devido ao choque trmico, podem ser geradas deformaes em peas que possuam tenses internas nos materiais, principalmente em regies prximas s soldas. Em alguns casos, podem ocorrer irregularidades na superfcie devido ao acmulo no uniforme do zinco. Essas irregularidades devem ser toleradas, pois so de difcil controle. A elevada camada obtida neste processo aumenta em muito a vida til da estrutura quanto corroso atmosfrica, mesmo em reas litorneas. Onde usar: Materiais expostos em ambiente externo e ou sujeito a intempries e maresia. Materiais utilizados em cmaras frias onde a baixa temperatura dos perfis (-35 C) pode condensar e congelar a umidade relativa do ar, formando uma crosta de gelo sobre o mesmo. Materiais que no mantenham contato com substncias ou vapores quimicamente agressivos camada de zinco. Materiais que no mantenham contato direto com produtos abrasivos ou cortantes que possam causar danos camada de zinco, expondo assim o metal base, iniciando a corroso do mesmo. c) Peas zincadas e pintadas: As peas executadas em ao carbono, zincadas e pintadas quase no possuem restries aos locais onde podem ser utilizadas. Vide recomendaes a seguir.

Recomendaes de uso e manuteno para peas zincadas e pintadas.

Materiais que no mantenham contato com substncias ou vapores quimicamente agressivos camada de zinco. Materiais que no mantenham contato direto com produtos abrasivos ou cortantes que possam causar danos ao filme de tinta e camada de zinco, expondo assim o metal base e iniciando a corroso do mesmo. Seguir as recomendaes de uso em funo do tipo de resina da tinta.

IV AOS UTILIZADOS:
a) Ao carbono estrutural: So aos estruturais formulados para garantir, num ensaio de trao, um mnimo de resistncia ao escoamento, a ruptura e ainda permitir uma boa porcentagem de alongamento. Quando o ao solicitado ate o seu limite de escoamento, diz-se que est trabalhando dentro do seu regime elstico, ou seja, qualquer deformao num perfil no permanente e este retorna a posio inicial quando a fora que gerou a deformao for retirada. Como exemplo a flecha observada em uma viga carregada, se nenhuma fibra do perfil ultrapassar o limite de escoamento, esta retornar a sua posio inicial quando descarregada. Agora se a carga for majorada ate o ponto de ultrapassar o limite de escoamento, diz-se que o ao entrou em sua reserva inelstica e a partir dai a deformao observada passa a ser permanente. Portanto se um perfil apresenta alguma deformao permanente, h de se concluir que o limite de escoamento do ao foi ultrapassado por acidente, impercia ou mau dimensionamento. O alongamento a porcentagem que o ao consegue escoar antes de se romper, por isto um fator importante a ser considerado. Alem destas caractersticas os aos estruturais devem possuir boa soldabilidade e tenacidade (resistncia a trincas) para serem usados. A seguir alguns exemplos de aos usados: ASTM A-570 G45 COS CIVIL 300 USI-CIVIL 300 b) Ao zincados e estrutural zincado: So aos que j vm das Usinas Siderrgicas, revestidos em ambas as faces com uma camada de zinco puro com cristais minimizados ou com uma camada de Zinco-Fe. Sua utilizao limitada apenas pelo custo elevado, devendo ser

empregado de preferncia em produtos estampados de espessura no superior a 2 mm pois as reas cortadas na perfurao que ficam expostas, tm at esta espessura sua integridade garantida pela proteo catdica, pois o zinco mais eletronegativo que o ferro. Tambm no indicado para formar peas que iro receber solda eltrica, pois esta operao compromete o revestimento. Seu uso deve ser especificado pelo cliente aps consulta ao depto tcnico da ALTAMIRA. c) Aos Patinados: So aos estruturais especiais que por possurem uma elevada porcentagem do elemento cobre em sua composio Tm uma notvel resistncia a corroso atmosfrica. Quando o metal base exposto, oxida, porm, esta oxidao (a patina) aderente superfcie do metal, de modo a selar o substrato retardando o avano da corroso. Nossas estruturas, quando solicitado, so confeccionadas com tais materiais, conferindo-lhes uma durabilidade superior, pois mesmo na ausncia de manuteno, possuem uma sobrevida maior que os convencionais. A seguir alguns exemplos: USI-SAC 300 COSAR COR 400 E COR 420 d) Aos inoxidveis: Materiais estruturais de excelente qualidade que conferem ao produto final caractersticas nicas quanto aos aspectos, durabilidade e resistncia a corroso. Seu uso exigido onde h a necessidade de higiene com fcil e constante assepsia. Sua utilizao esta limitada apenas pelo alto custo da matria-prima. Embora existam diversos tipos para aplicaes especficas, apresentaremos apenas trs exemplos:

1. 2.

Ao AISI 316-L (custo elevado)


O de maior inrcia qumica entre estes.

Ao AISI 304 (Custo intermedirio)


Resistncia qumica superior ao AISI 430. Ao cromo-nquel austentico no tempervel.

3.

Ao AISI 430 (O mais acessvel de todos)


Resistncia mecnica mais elevada. Ao cromo ferrtico no tempervel. Ferro magntico.

Вам также может понравиться