Вы находитесь на странице: 1из 4

Memria (computador)

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Diversos modelos de memria RAM, uma memria primria e voltil Em informtica, memria so todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporariamente ou permanentemente.

Tipologia
Podemos distinguir os vrios tipos de memrias:

Memria principal: tambm chamadas de memria real, so memrias que o processador pode enderear diretamente, sem as quais o computador no pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundrias, mas a sua funo principal a de conter a informao necessria para o processador num determinado momento; esta informao pode ser, por exemplo, os programas em execuo. Nesta categoria insere-se a memria RAM (voltil), memria ROM (no voltil), registradores e memrias cache. Memria secundria: memrias que no podem ser endereadas diretamente, a informao precisa ser carregada em memria principal antes de poder ser tratada pelo processador. No so estritamente necessrias para a operao do computador. So geralmente no-volteis, permitindo guardar os dados permanentemente. Incluem-se, nesta categoria, os discos rgidos, CDs, DVDs e disquetes.

s vezes faz-se uma diferena entre memria secundria e memria terciria. A memria secundria no necessita de operaes de montagem (insero de uma mdia ou mdia em um dispositivo de leitura/gravao) para acessar os dados, como discos rgidos; a memria terciria depende das operaes de montagem, como discos pticos e fitas magnticas, entre outros.

Tecnologias de implementao
As principais tecnologias de implantao de memrias em uso corrente so:

Portas lgicas e flip-flops, usados na implementao da memria cache. Transistores e circuitos de refrescamento, usados na implementao da memria principal. Arranjos de conexes, utilizados na implementao de certas ROMs (memrias de leitura). Fitas magnticas, utilizadas principalmente para cpias de segurana e arquivamento a longo prazo. Discos magnticos, como discos rgidos e disquetes - a principal tecnologia de implementao de memria secundria. Discos pticos, como CDs e DVDs, e suas diversas variaes.

Memria flash, um tipo de memria semicondutora no voltil muito usada em cmeras digitais e leitores de MP3.

Existem tambm tecnologias que foram usadas no passado, mas tornaram-se obsoletas:

Memrias de tecnologia delay line, uma das primeiras tecnologias de memria principal, que armazenavam os dados na forma de pulsos sonoros em uma coluna de mercrio. Memrias CRT, tambm chamadas de Williams-tube, um tipo de memria que usava um tubo CRT para armazenar dados na forma de pontos luminosos. Memrias de ncleo de ferrite, uma tecnologia popular de implementao da memria principal nas dcadas de 1940 e 1950. Memrias de filme fino, uma melhoria da tecnlogia de ncleo de ferrite, utilizada em alguns computadores na dcada de 1960. Cartes e fitas perfuradas, que j foram os principais meios de memria novoltil.

Memrias volteis
Memrias volteis so as que requerem energia para manter a informao armazenada. So fabricadas com base em duas tecnologias: dinmica e esttica. Memria dinmica A memria dinmica a mais barata delas e, portanto, a mais utilizada nos computadores e so aquelas que foram popularizadas como memrias RAM. Este atributo vem do nome ingls Randomic Acess Memory (memria de acesso aleatrio), que significa que os dados nela armazenados podem ser acessados a partir de qualquer endereo. As memrias RAM se contrapem com as de acesso seqencial, que exigem que qualquer acesso seja feito a iniciar pelo primeiro endereo e, seqencialmente, vai pulando de um em um at atingir o objetivo. Na realidade, existem outras memrias de acesso aleatrio nos computadores, inclusive no volteis, portanto, importante ter o conhecimento de que o nome RAM apenas uma popularizao do nome da memria principal dos computadores, utilizada para armazenar os programas e dados no momento da execuo. O nome dinmica referente tecnologia utilizada para armazenar programas e dados e no forma de acess-los. De modo simplista ela funciona como uma bateria que deve ser recarregada sempre que apresentar carga insuficiente para alimentar o equipamento. Todas as vezes que a CPU (unidade de processamento central) for acessar a memria, para escrita ou para leitura, cada clula dessa memria atualizada. Se ela tem 1 lgico armazenado, sua bateria ser recarregada; se ela tem 0 lgico, a bateria ser descarregada. Este procedimento chamado de refresco de memria, em ingls, refresh. Memria esttica A memria esttica no necessita ser analisada ou recarregada a cada momento. Fabricada com circuitos eletrnicos conhecidos como latch, guardam a informao por todo o tempo em que estiver a receber alimentao.

Memrias no volteis
So aquelas que guardam todas as informaes mesmo quando no estiverem a receber alimentao. Como exemplos, citam-se as memrias conhecidas por ROM, FeRAM e FLASH, bem como os dispositivos de armazenamento em massa, disco rgido, CDs e disquetes. As memrias somente para leitura, do tipo ROM (sigla de Read Only Memory), permitem o acesso aleatrio e so conhecidas pelo fato de o usurio no poder alterar o seu contedo. Para gravar uma memria deste tipo so necessrios equipamentos especficos. Dentre as memrias do tipo ROM destacam-se as seguintes: Sigla Nome Tecnologia

ROM

Read Only Memory (memria Gravada na fbrica uma nica vez somente de leitura)

PROM

Programable Read Only Memory (memria programvel somente de leitura)

Gravada pelo usurio uma nica vez

EPROM

Pode ser gravada ou regravada por meio de um equipamento que fornece as voltagens Erasable Programable Read adequadas em cada pino. Para apagar os dados Only Memory (memria nela contidos, basta iluminar o chip com raios programvel e apagvel ultravioleta. Isto pode ser feito atravs de uma somente de leitura) pequena janela de cristal presente no circuito integrado.

Electrically Erasable Programable Read Only Memory (memria EEPROM programvel e apagvel eletronicamente somente de leitura)

Pode ser gravada, apagada ou regravada utilizando um equipamento que fornece as voltagens adequadas em cada pino.

A Flash anterior a FeRAM, mas uma variao do tipo Eprom. Tornaram-se muito populares por dois motivos: a utilizao de dispositivos de armazenamento removveis como os chamados pen drives, a aplicao em equipamentos de som que reproduzem msica no formato MP3 e os cartes de memria das cmeras digitais. Os dados armazenados neste tipo de memria permanecem ali sem a necessidade de alimentao. Sua gravao feita em geral atravs da porta USB que fornece 5 Volts para alimentao.

As memrias de massa podem armazenar grande quantidade de informao e tm tido seu tamanho reduzido a cada dia. O disco rgido o meio mais comum neste tipo de memria, mas os disquetes ainda ocupam uma pequena parcela do mercado. No to rpida como a memria flash mas j possvel utiliz-la em equipamentos de reproduo de msica e filmes como os portteis que reproduzem videoclipes de msica em vrios formatos, como MPEG.

Capacidade de expanso
De um modo geral os computadores encontram-se limitados nas quantidades de memria que podem conter. A esse limite chamado capacidade de expanso corresponde o valor mximo de memria que um sistema especfico pode conter. Existem limitaes quanto ao hardware e ao software. No que respeita s limitaes de hardware, de equipamento, a quantidade de memria limitada pelo espao de endereamento do processador. Um processador que utilize endereos de 32 bits, por exemplo, s poder enderear 2 (4 294 967 296) palavras de memria. Esta a razo pela qual os computadores que utilizam processadores 32 bit (x86) so limitados a 4 gigabytes de memria. Enquanto os processadores atuais 64 bit gerenciam at 128 GB de memria RAM e 16 TB de memria virtual. O sistema operacional tambm deve ser 64 bit para trabalhar com esses valores. Um determinado software (como o sistema operativo) pode ter sido desenhado para permitir uma quantidade limitada de memria. O limite de capacidade de expanso de memrias RAM tambm limitado pela placame do computador, que prov um certo nmero de fendas para as cartas de memria, bem como o chipset necessrio para acessar a memria principal.

Вам также может понравиться