Вы находитесь на странице: 1из 46

1

Exerccios de fixao de aprendizagem Teoria Geral do Processo Professora Gisele Leite

1.) O que vem a ser Teoria Geral do Processo? a teoria que assenta e estrutura os princpios bsicos e conceitos da cincia processual1. Tem sua origem no sistema jurdico romanogermnico que insistentemente busca a efetividade do processo, e portanto, de solues para os pontos de estrangulamento da mquina do judicirio e para o dficit garantsitico do processo, e, portanto, de solues para assegurar o respeito dignidade da pessoa humana de todos os seus atores e a qualidade e confiabilidade de suas decises. So dois os principais motivos que impulsionam a necessria reformulao da Teoria Geral do Processo: a superao da clssica concepo de jurisdio tida como atividade meramente declaratria de direitos; a necessidade de adaptar seus tradicionais institutos tutela coletiva de direitos. Ademais a crassa insatisfao do jurisdicionado com a prestao da tuela jurisdicional requer que se busque novos meios para que se atinja um efetivo e amplo acesso justia. Da, a relevncia do tempo razovel do processo. O direito processual conforme bem apontou Pontes de Miranda, a poro do ordenamento que est mais rente vida. Portanto razovel que a dogmtica processual concentre seus maiores
1

Segundo Jos Albuquerque da Rocha, a teoria geral do processo conjunto de conceitos sistematizados que serve aos juristas como instrumento para conhecer os diferentes ramos do direito processual. H duas principais correntes que justificam os elementos necessrios constru da teoria geral do processo. A primeira teoria a realista e a segunda a racionalista. Pela tese realista tambm chamada de emprica, deve-se partir do caso concreto e da observao dos diferentes direitos processuais aplicados para a elaborao dos princpios geraos por meio da induo. O mtodo seria estudar os diversos ramos do direito processual buscando analogias entre os mesmos, filtrando as semelhanas at que se alcacem os princpios norteadores do processo. J pela tese racionalista, os conceitos se formam no plano abstrato e depois so aplicados aos diferentes ramos do direito processual. Partindo do princpio da deduo. O conhecimento da realidade no est fundamentado nos fatos, mas nas ideias bsicas. E, segundo essa tese a referida teoria geral do processo dividido em ao, jurisdio e processo.

esforos na resoluo de questes de natureza eminentemente prticas. Mas tais formulaes dogmtico-processuais precisam de arcabouo terico que lhe d o mnimo de sustentabilidade aos seus objetivos prticos e s pretenses cientficas, at porque uma boa prtica necessariamente sustentada por uma teoria consistente, sendo certo que deve se prestar resoluo de problemas prticos, da a curial constatao de Lourival Vilanova2 de que o jurista a interseco da teoria com a prtica, ou seja, da cincia com a experincia. 2.) Qual a distino entre os sistema do civil law e da common law? O sistema da civil law de direito escrito enquanto que o common law de direito costumeiro, aplicado pela jurisprudncia (com base dos precedentes judiciais). No sistema do civil law (como nosso sistema jurdico) a jurisdio estruturada basicamente com a finalidade de atuao do direito objetivo e, por isso, a administrao da justia adota o modelo hierrquico e centralizador. Os juzes so considerados a boca da lei (conforme se expressou Montesquieu) para justificar a ideia de que os poderes dos juzes decorrem da lei e lei devem estar sempre subordinados. J no sistema common law, os juzes e a funo da justia enfocam a pacificao dos litigantes atravs da reconciliao de seus objetivos diretos, imediatos. Pouco importanto se a pacificao ocorrer luz da lei ou por outros critrios que sejam mais adequados ao caso concreto. A funo primordial da justia no common law preservar a coeso e a solidariedade entre os membros da comunidade, interdependentes entre si.

Fundamentos do Estado de Direito. In: Escritos jurdicos e filosficos, vol.1, p.414.

A justia do civil law tem sido a justia do rei, do soberano, do Estado, enquanto que a justia do common law a justia paritria, da comunidade. 3.) Qual o conceito de Direito Processual3 e suas fontes? definido como o ramo de direito pblico interno que disciplina e as regras relativas ao exerccio da funo jurisdicional do Estado. ramo do direito pblico interno4 porque a funo jurisdicional uma das trs funes essenciais do Estado Democrtico de Direito e que emana da prpria soberania nacional. A funo jurisdicional continua sendo predominantemente exercido por juzes e tribunais mas atualmente tambm se reconhece a pacificao dos litgios e a atuao da vontada da lei podem ocorrer por rgos e sujeitos no-estatais, atravs dos meios alternativos de soluo de conflitos, entre os quais a arbitragem e a justia interna das associaes (so os chamados equivalentes jurisdicionais de natureza contratual). As fontes do direito processual so os meios de revelao do contedo dos princpios, regras e normas que compem o sistema processual. So fontes formais a Constituio Federal, as convenes e tratados internacionais, as leis federais ordinrias, as leis de organizao judiciria e o regimento interno dos tribunais. H ainda as fontes complementares como o costume, analogia, os princpios gerais do direito, alm da jurisprudncia e da equidade.
3

No passado houve quem defendesse o uso da nomenclaturao "Direito Judicirio" ao invs do Direio processual, uma vez que a funo jurisdicional, e no o processo, uitlizado pelo Estado para o exerccio da jurisdio que corresponde ao cerne principal desta cincia. 4 A cincia processual contempornea resultado de vrias transformaes que se procederam, ao longo da histria, pela atuao dos aplicadores do direito e pela incansvel colaborao dos estudiosos do direito. E, at o sculo XIX, no se cogitava em uma Teoria Geral do Processo, haja vista que a ao era concebida como desdobramento do prprio direito material e o instituto jurdico do processo como sinnimo de procedimento. Mas, convm frisar que no se confundem os conceitos de processo e procedimento. Um o mtodo de composio de lides, e o outro o ritmo e a forma de processar os atos processuais dando corpo material e sequencial ao processo. Reconhece-se que a Teoria Geral do Processo ganhou conotao cientfica e fortalecida por primorosos estudos sobre o processo, ao e jurisdi que, por fim, conduzem a autonomia deste ramo do Direito.

O direito processual ptrio foi tradicionalmente guiado pelo princpio dispositivo, segundo o qual o juiz, mantendo-se equidistante, aguarda a iniciativa das partes no que se refere afirmao dos fatos constitutivos de seu direito e a respectiva produo de provas. Ento, o juiz decide segundo o alegado e provado pelas partes.

Porm, h situaes em que o magistrado deve deixar sua posio de inrcia para quando necessrio, tomar iniciativa na relao processual no apenas no que concerne ao regular andamento do feito, mas principalmente, para garantir uma deciso justa.

Cumpre observar que a afamada expresso "ativismo judicial" possui uma dupla acepo. Esta tanto pode ser utilizada em um sentido material (relativa construo de direitos pelo Poder Judicirio), bem como em um sentido processual (e nesse ponto se contrape ideia de princpio dispositivo).

O grau de intensidade da interveno do juiz no processo ser maior ou menor conforme a natureza do interesse deduzido em juzo pelas partes. Assim, estando em jogo interesses indisponveis, a princpio, caber ao juiz exercer poderes ativos no processo com maior frequncia do que em litgio, em que so disputados interesses disponveis.

A CF/88 ao restabelecer o Estado Democrtico de Direito assegura uma srie de garantias a todos litigantes. Contudo tais princpios constitucionais que regem a atividade jurisdicional iro aprecer de forma diversa, dependendo da relao jurdica de direito material que esteja sendo objeto de determinado litgio.

4.) A quem compete legislar sobre o direito processual ? Compete Unio legislar privativamente conforme o art. 22, I da CF/88. Ressalvada a hiptese do pargrafo nico do art. 22, o que faculta que, autorizados por lei complementar federal, possam vir os Estados a legislar sobre as questes especficas de matrias de competncia privativa da Unio. 5.)Quando ser vlida da lei processual no tempo? A regra do art. 1.211 do CPC que disps sobre a eficcia no tempo do prprio CPC de 1973, quando de sua edio e, que efetivamente entrou em vigor em 01/01/1974. Assim, a nova lei processual se aplica aos processos pendentes, de forma imediata, salvo disposio expressa emcontrrio e, respeitados o ato jurdico perfeito, o direito adquirido5 e a coisa julgada ( inciso 36 do art. 5 da CF/88). 6.) Quais so os trs pilares da Teoria Geral do Processo6? So os institutos da jurisdio, ao e processo. Se bem que para Cndido Rangel Dinamarco acrescenta a Defesa (formando a quadrilogia). Jurisdio a funo do Estado de dizer o direito em face do caso concreto; Ao o direito de exigir do Estao do exerccio da jurisdio; direito abstrato garantido constitucionalmente, um direito que tem a parte de exercer sua pretenso e provocar o Estado atravs da jurisdio, buscando uma soluo para o caso concreto.
5

Direito adquirido aquele incorporado ao patrimnio jurdico da pessoa. Se o menor de 21 (vinte e um) anos estava sob guarda do segurado, por determinao judicial, detinha a condio de seu dependente, com base no art. 16, 2, da Lei n 8.213/91, na redao anterior determinada pela Lei n 9.032/95. Havendo bito desse segurado quando ainda no havia ultrapassado aquela idade limite, lhe devida penso por morte, porque integrante do conjunto dos dependentes do segurado, nos termos do art. 74 da Lei n 8.213/91. 2. Apelao e remessa oficial improvidas. (TRF 1 R. AC 01990261452 MG 2 T. Rel. Des. Fed. Tourinho Neto DJU 07.11.2002 p. 61)JLBPS.16 JLBPS.16.2 JLBPS.74.
6

fato que em meados do sculo XX a cincia processual j estava estrutura contando com seus prprios institutos, o processo passou por um perodo de crise. Comea-se a perceber que o sistema processual no pode ser destitudo de conotaes ticas e de objetivos a serem cumpridos nos planos social e poltico. Assim Calamandrei em sua obra apontava que o objetivo maior do processo chegar a uma deciso justa.

O direito de ao independente do direito material invocado, abstrato e de natureza subjetiva, sendo suficiente o interesse da parte. O Estado veda a autodefesa como regra, ou a justia pelas prprias mos, cabendo quele que tem interesse jurdico subjetivo, procurar a esfera jurisdicional, atravs da ao, para ser apreciada a sua pretenso. A ao seria, ento, um direito abstrato, exercvel por quem tenha ou no razo, genrico, pois sempre igual, no varia, e tem sempre como sujeito passivo o Estado, que atuar em se pronunciando sobre um caso concreto. E, o processo o meio, o instrumento atravs do qual se exerce a jurisdio. O processo constitui um complexo de direitos e deveres contrapostos, relao jurdica que envolve as partes, seus procuradores, o juiz e, por vezes o Ministrio Pblico, como fiscal da lei, objetivando-se em atos desde o recebimento da petio inicial at a final prolao da sentea (protegida pelas normas procedimentais s quais esto todos subordinados, sob pena de nulidade). 7) Qual o conceito de jurisdio? basicamente uma funo estatal, o poder da soberania do Estado que o detm porque este UNO7 e indivisvel. S h um poder, que do Estado, manifestando-se atravs do exerccio de trs funes: legislativa, executiva (ou administrativa) e jurisdicional ( aquela funo estatal que se aplica concretamente no caso concreto). a atuao da vontade concreta da lei.

A jurisdio, como ensina Lopes da Costa, ser sempre o poder-dever de o Estado declarar e realizar o Direito. Nesse sentido, se diz que a jurisdio una, ou seja, funo monopolizada dos juzes, os quais integram uma magistratura nacional, no obstante um segmento seja pago pela Unio (magistratura federal e trabalhista, por exemplo) e outro pelos Estados-membros (magistrados estaduais).

Sobre tema temos DUAS correntes: A primeira corrente informa que jurisdio funo do Estado. defendida por Humberto Theodoro Jnior, Alexandre Freitas Cmara e Luiz Rodrigues Wambier. A segunda corrente nos informa que a jurisdio pode ser entendida concomitantemente como poder, funo e atividade. So adeptos desta tese Carlos de Arajo Cintra, Cndido Rangel Dinamarco, Ada Pellegrini Grinover, Fredie Didier Junior e Marcelo Abelha Rodrigues. 8) O que vem a ser a trilogia estrutural do processo civil8? a interligao desses trs institutos (jurisdio, processo e ao). A jurisdio para ser exercida, precisa de um processo. E, no h jurisdio, em regra, sem que para tanto ocorra o exerccio do direito de ao. Em sntese, pode-se afirmar que a jurisdio provocada mediante o direito de ao e ser exercida por meio daquele complexo de atos que o processo. 9.) Existem outras opinies doutrinrias sobre a triologia estrutural do proceso civil? Quais so estas? Sim, h quem defenda que na verdade no mais se cogita apenas na trilogia estrutural, pois tal concepo partiria da premissa de que o autor est em posio de superioridade, o que no real. Pois o autor est em situao de paridade com o ru no processo. A nova teoria defende a existncia do QUARTO pilar que seria a DEFESA (Dinamarco e Marinoni). Os defensores dessa teoria acreditam que da mesma maneira que o autor exerceria o seu direito de ao, o ru tambm teria o direito de influenciar no convencimento do juiz atrvs do exerccio do direito de defesa.

A expresso trilogia estrutural do direito processual expresso consagrada pelo jurista Ramiro Podetti.

10.) Quanto natureza do processo civil quais so as teorias sobre o ordenamento jurdico? A primeira teoria a constitutiva (Carnelutti) o processo civil era um adendo do direito civil, no tinha autonomia. Assim, o direito material correspondia expectativa do direito enquanto que o direito processual e o processo corresponde ao direito objetivo. A segunda teoria a dualista ou declaratria Chiovenda defendia a tese oposta Carnelutti (tese unitria), onde no primeiro plano estaria o direito material (responsvel pela criao de direitos subjetivos) e no segundo plano estaria o direito processual responsvel por, aps a violao de norma de direito material, declarar qual a vontade concreta da lei, Para os adeptos dessa teoria, com o descumprimento da norma de direito material o Estado atravs do processo declara a vontade concreta da lei substituindo a vontade das partes envolvidas. Processo pois um instrumento estatal para a realizao da vontade concreta da lei. Tal conceito o dominante no Brasil, sendo adotado por Alexandre Freitas Cmara, Dinamarco e Marcelo Abelha. Mas, no um conceito infalvel. A teoria contempornea9 Marinoni afirma que o conceito de jurisdio varia no tempo e conforme o tipo do Estado. Exemplo, num Estado Democrtico de Direito, a jurisdio funo soberana estatal exercida por agentes pblicos magistrados dotados de garantias e de imparcialidade. Conclumos ento que o direito processual de nossos dias bem caracterizado por menor preocupao com as formalidades processuais e maior enfoque na justia da deciso e seus reflexos na sociedade. Almeja-se formar um processo apto a atingir os resultados polticos e sociais que legitimam a sua existncia.
9

A contempornea fase da evoluo do Direito Processual busca-se efetivo e amplo acesso justia, propriciando um judicirio acessvel a todos e a todas as espcies de demandas, sejam individuais ou coletivas, contempolando o titular de um direito com tudo e exatamente aquilo que o ordenamento jurdico lhe assegura. Portanto, a atividade jurisdicional dever produzir resultados individual e socialmente justos.

O significado da expresso ps-positivista de rdua definio, posto que se tenta sem fugir do princpio da legalidade, superar alguns excessos do positivismo radical que tanto imperou em nossos tribunais no sculo XX.

A verdade que como Calsamiglia10, os adeptos do pspositivismo no defendem o antipositivismo ou mesmo direito alternativo. Somente ocorre um deslocamento do enfoque das questes abordadas, e por vezes, o distanciamento de certas teses sustentadas pela maior parte da doutrina positivista.

Em sntese, segundo Calsamiglia, so dois pontos em que o pspositivismo d novo enfoque: a) os limites do direito (posto que as normas jurdicas no possuem apenas elementos descritivos para tratar de fatos passados), mas tambm elementos prescritivos, com o objetivo de oferecer elementos adequados para resolver problemas prticos. A preocupao relacionada aos elementos da completude do ordenamento jurdico para solucionar os hard cases.

O pspositivista coloca no julgamento (na aplicao do direito), e no na legislao o centro da anlise da cincia jurdica. Com isso, ganha maior relevncia e prestgio a jurisprudncia; b) a relao entre o direito e a moral que tem sua importncia curial seja na interpretao dos conceitos jurdicos indeterminados, dos princpios jurdicos, ora em outros momentos que o amgistrado se encontra diante de lacunas do ordenamento. Conclui, Calsamigilia, que as ferramentas oferecidas pelo legislador so insuficientes para construir uma forma de julgamento aplicvel a todo e qualquer caso concreto.
10

Calsamiglia, Alberto. Postpositivismo. in Doxa: Cuadernos de Filosofia Del Derecho. Espanha: Doxa, 211.1998, p;209 -220.

10

Desta forma, ultrapassada a vetusta concepo de que a atividade jurisdicional seria atividade meramente declaratria de direitos. Marinoni defende a possibilidade da construo de novos direitos atravs da prestao da tutela jurisdicional. 11.) Qual a natureza jurdica da deciso jurisdicional? A teoria de Carnelutti defende que a sentena possuiria natureza constitutiva, vez que por meio desta o direito subjetivo seria criado. J Chiovenda defende a natureza declaratria vez que a sentena apenas declara a vontade da lei, afirmando a existncia do direito material que fora violado. A estrutura do nosso CPC baseada na terminologia da teoria de Carnelutti. Portanto, o objeto do processo para o CPC a lide. No entanto, o conceito mais prximo nossa realidade a de Chiovenda (natureza declaratria). 12.) Quais so as caractersticas essenciais da jurisdio? A inrcia ( art. 2CPC) ou princpio da demanda. A jurisdio no se move de ofcio, precisando ser provoado. Porm, comporta excees tal princpio tais como: abertura de inventrio ( art.989 CPC); exibio de testamento ( art. 1.129 CPC); arrecadao de bens de herana jacente ( art. 1.142 do CPC); arrecadao de bens do ausente ( art. 1.160 do CPC) e execuo de sentena trabalhista ( art. 878 da CLT). Unidade da jurisdio Secundariedade posto que a jurisdio o derradeiro recurso, sendo a ultima ratio, a ltima trincheira na busca da soluo dos conflitos. A substitutividade11 pois que quando surge o litgio, as partes podem comp-lo de diversas formas, sem recorrer ou aguardar o pronunciamento do Estado-juiz. Temos a transao, a conciliao e
11

O Estado substitui a vontade dos particulares ou de rgos pblicos na soluo de eventuais conflitos que os envolvam(no momento em que o Estado provocado). Outra caracterstica da jurisdio a definitividade e a existncia da lide.

11

o juzo arbitral que so instrumentos extrajudiciais tambm adequados para a composio das lides.

Como o Estado um terceiro estranho ao conflito de interesses, ao exercer a jurisdio, estar atuando susbstituindo a vontade das partes diretamente envolvidas na relao de direito material e na relao de direito processual. A atividade jurisdicional delimitada pelo pedido formulado pelo autor, h a correlao entre a sentena e o pedido. Se a sentena no respeitar essa correlao estar ento eivada de vcio, por exemplo, a sentena ultra petita, na qual o juiz concede mais do que fora pedido.

Por outro lado, na sentena extra petita, o juiz decide fora do que foi pedido, julgando algo que no representava o objeto do pedido. 13.) Qual a diferena entre a sentena citra petita ou infra petita e a sentena de procedncia parcial? A citra petita ocorre quando o juiz concede MENOS que fora pedido. A princpio no poder ser a sentena ser considerada viciada. A sentena de procedncia parcial quando o juiz julga procedente em parte o pedido ou acolhe apenas um dos pedidos e rejeita outro. Ele examina todos os pedidos formulados, porm concede apenas parte deles. Caber apelao com base no error in judicando, no cabendo, a princpio, embargos declaratrios.

12

Exemplo: Autor formula dois pedidos: despejo e a indenizao por danos produzidos por locatrio. O julgador opina ser procedente o despejo mas rejeita o outro pedido. Nesse caso, caber apelao com base no error in judicando12.

Sentena citra petita apenas uma parte dos pedidos formulados avaliada pelo juiz. Sendo omissa quanto aos demais pedidos. Exemplo: Ser citra petita a sentena que julga procedente o despejo mas no aprecia o pedido referente indenizao. Nesse, casos, em face da omisso, so cabveis os embargos declaratrios para suprir tal falta. Se no forem recebidos ou for negado provimento aos mesmos, caber apelao, por error in procedendo (j que o juiz foi OMISSO no exame de um dos pedidos).

O procedimento adequado a ser adotado pelo Tribunal o de ANULAR a sentena, devolvendo o processo ao primeiro grau para que seja proferida nova sentena que abranja enfim todos os pedidos. Salvo se a causa estiver madura e apta ser julgada imediatamente. 14.) Analisando a arbitragem, esta ou no a atividade jurisdicional?

12

O erro de julgamento ou em julgar e se refere ao contedo da deciso. O que se ataca o contedo da deciso, mesmo que todos os requisitos formais tenham sido observados. um erro na anlise do direito. Assim se cogitamos em error in procedendo, o que almejamos a anulao ou cassao da deciso. O error in procedendo erro no proceder, se traduz num vcio de forma, extrnseco, de uma deciso judicial. sempre ligado s questes processuais, como quando o juiz se omite ou emite declarao confusa ou obscura, ou ainda, por exemplo, expe fundamentao insuficiente de sua sentena. Sua constatao conduz a invalidao da deciso judicial. J o error in judicando ou erro no julgar, se traduz em vcio de contedo da deciso que poder ser tanto processual como material, ou seja, quando ocorre a m aplicao do direito material. Se verificado o error in judicando, deverse- pleitear a reforma da deciso judicial. Error in procedendo um erro na estrutura. um erro de forma. A deciso proferido por juiz impedido nula, por melhor que esteja redigida. Acarreta a cassao da deciso. Ocorre tambm quando temos o julgamento extra petita.

13

Existem duas correntes. A primeira corrente que majoritria entende que trata-se de atividade jurisdicional. J a segunda corrente est inda presa a ideia de que s o Estado pode exercer a jurisdio. Questo importante na arbitragem que na prpria lei existe previso de que se pode pleitear junto ao Poder Judicirio a nulidade da sentena nos casos de vcio formal, obrigando o Judicirio examinar tudo novamente. bom recordar que a execuo de sentena arbitral realizada conforme o art. 584 do CPC. 15.) Quais so os poderes da jurisdio? Poder de deciso; Poder de coero; Poder de documentao.

16.) Quais so os princpios da jurisdio? Princpio da investidura Princpio da aderncia ao territrio. Excees: o art. 107 do CPC segundo o qual a competncia do juiz prevento prorroga-se para a parte do imvel que esteja localizado em Estado ou em comarca diversa. O art. 230 CPC determina que os atos de citao podem ser realizados pelos oficiais de justia em comarcas contguas, que no aquela da competncia do juzo. Princpio da indelegabilidade a atividade jurisdicional que entregue aos juzes ou tribunais no pode ser delegada a outre. A exceo ocorre quando da expedio de cartas de ordem para que o juiz de primeiro grau cumpra determinado ato (oitiva de testemunha ou juntada de documento). Princpio de indeclinabilidade - No pode o juiz deixar de julgar a lide. a proibio de proferir o non liquet ( art. 126 do CPC). O juiz pode at extinguir o processo sem resoluo do mrito por falta de algum pressuposto processual ou condio de ao, mas no pelo fato de inexistir norma legal acerca do tema.

14

Princpio do juiz natural art. 5 incisos 37 e 53 da CF/88. Est proibida a instituio de juiz ou tribunal de exceo alm de se garantir que ningum ser processado seno pela autoridade competente. Quanto ao aspecto formal ou objetivo, o princpio do juiz natural identifica o juiz competente para o julgamento da causa com base em regras anteriores sua ocorrncia. 17.) Quais so as espcies ou classsificao de jurisdio13? Quanto ao tipo de pretenso:(penal, trabalhista, civil stricto sensuestadual e federal) Quanto ao grau:(jurisdio inferior 1 grau, competncia originria); (jurisdio superior tribunais grau recursal). Quanto ao rgo: (jurisdio especial (trabalhista, eleitoral e militar); (jurisdio comum (estadual e federal). Quanto submisso ao direito positivo:(de equidade, de direito); Quanto forma: (contenciosa, voluntria ou graciosa).

18.)Qual a distino entre a jurisdio contenciosa e a jurisdio voluntria? Na contenciosa, o Estado procura dirimir um conflito de interesses, um litgio que lhe apresentado pelas partes. H atividade substitutiva do Estado em relao s partes.

13

A mediao tcnica de substituio da atividade jurisdicional e de pacificao de conflitos. Entre ns, no h ainda lei especfica a regulando porm tramite o Projeto de Lei 94/2002 ( Zulai Cobra - que prev a mediao incidental de carter obrigatrio nos processos judiciais, logo que distribuda a petio inicial. A mediao no invasiva, pois o mediador no sugere diretamente as solues possveis, alm de ser imparcial, e de ser exercida por pessoa sem poder decisrio, a qual se vale de uma srie de tcnias ( tcnica do silncio, tcnica do afago) para convencer as partes no sentido de galgar soluo pacfica, sem a interveno de terceiro, o juiz. muito mais legtima e satisfatria do ponto de vista social.

15

Na voluntria ocorre a criao, modificao ou extino de relao jurdica privada onde o juiz d sua participao. No h propriamente lide.

o que tradicionalmente chama de administrao pblica de interesses privados. Mas que por sua importncia somente com sua realizao perante o Judicirio que estaro aptos produo dos efeitos.

A jurisdio voluntria no julga conflito, ocorre inter volentes. H requerentes e no propriamente partes. Diferentemente da jurisdio contenciosa que recebe o nome na doutrina de inter nolentes (ou seja, entre aqueles que resistem).

19.) Quais so as caractersticas da jurisdio contenciosa e da jurisdio voluntria? Jurisdio contenciosa Jurisdio voluntria H efetiva atividade jurisdicional. atividade administrativa. substitutiva. Sua finalidade criao, modificao ou extino de relao jurdica. Seu escopo atuar a vontade Atua em carter constitutiva e concreta da lei. no-declaratria. A deciso final produz coisa A deciso produz to-s coisa julgada material. julgada formal. H partes no sentido processual. Existem requerentes ou interessados, e no partes propriamente dita.

Obs: A coisa julgada decorrncia da deciso judicial que pe fim controvrsia num certo processo.

16

Material a coisa julgada decorrente da sentena de mrito, inclusive as previstas nos art.s 269 e 285-A do CPC, vinculando as partes e os demais rgos julgadores nos limites do julgado, e de regra diz respeito apenas ao dispositivo do julgado, impedindo a renovao da ao.

Formal a coisa julgada decorrente das sentenas terminativas, ou seja, que no resolvem o mrito da questo, e por consequencia pode a ao ser novamente ajuizada, como nos casos arts. 267 e 296 do CPC, ressalvadas as hipteses de perempo14, litispendncia e a coisa julgada material.

14

Prescrio intercorrente a prescrio que se verifica no curso processual em andamento, decorrente da inrcia do seu titular na promoo do regular andamento do feito. No em todo e qualquer processo que existir o curso de prescrio intercorrente. Aqueles que no encampam uma pretenso, como no caso das aes potestativas, no h a prescrio para a propositura da ao, e ipso facto tambm no h que se falar em curso de prazo prescricional no curso da ao. Est regulada no pargrafo nico do art. 202 do CC, que uma reproduo do que j existia no art. 173 do CC de 1916. A referida prescrio impe ao autor da demanda o nus de uma vez tendo iniciado o processo, ter que diligenciar para este caminhe com vistas ao seu trmino. A inrcia do titular de direito que deve ocorrer por culpa do autor, que possibilita aor u fazer uso da exceo de prescrio, pondo fim ao processo. No haver fluncia do prazo prescricional nos casos de suspenso do processo, deferido pelo juiz, por exemplo para tentar localizar o endereo de uma testemunha. Se houver a concesso de prazo de noventa dias, neste perodo no correr prazo prescricional, que s se reiniciar aps decorrido o prazo o autor permanecer inerte. O mesmo no ocrre em face do ru, pois no a ele que recai o dever de dar andamento ao processo,no a ele que se lana a pretenso perante o juzo. A prescrio intercorrente somente ocorre quando h o decurso de prazo dilatrio que so os prazos no preclusivos tambm chamados de imprprios, cujo desrespeito no implica em perda de faculdade processual. Assim, na prescrio intercorrente, o curso de proazo para fins de verificao de prescrio por vrias vezes se inicia e se interrompe, no vigorando a regra de direito material concernente unicidade da interrupo do prazo prescricional previsto no caput do art. 202 do C.C. Tambm aps o trnsito em julgado caber parte vencedora da demanda, se no for praticado de forma provisria, promover a liquidao no prazo legal, sob pena de voltar a ocorrer o curso do prazo prescricional. Se a ao for julgada improcednete, cabe ao ru exigir o cumprimento da sentena pela parte vencida, e no que se refere s verbas sucumbenciais que lhe pertencem. Se a ao for julgada procedente, cabe ao autor diligenciar no sentido de que haja o cumprimento da sentena, se esta no for espontaneamente cumprida pelo ru. Em regra, a invocao da prescrio intercorrente se d quando o autor promove a ao e, por falta de providncias de seu interesse o processo permanece por anos no arquivo dos tribunais. Quando h o desarquivamento, dependendo do lapso temporal transcorrido, possvel que tenha ocorrido a fluio do prazo prescricional, configurando-se a prescrio intercorrente. muito comum nas varas de Fazenda Pblica, em que a Fazenda do Estado configura-se como r nas aes. H prazo especial fazendo pblica estabelecido no Decreto 20.910, art. 3., que consigna que a prescrio s se interrompe uma vez e recomea a correr pela metade do prazo, da data do ato que a interrompeu, ou do ltimo processo a interporre, sendo consumado no curso da lide.

17

20.)Com relao a jurisdio voluntria, responda: a) Segunda a teoria administrativa ou tradicional ( a majoritria) quais so as caractersticas? atividade administrativa. Visa a criao, modificao ou extino de interesses privados. No h partes, e sim, requerentes ou interessados. No forma coisa julgada15 (material). b) Com relao a teoria revisionista, jurisdicional ou jurisdicionalista, quais seriam as caractersticas? a teoria mais recente e defende a natureza jurisdicional da atividade realizada pela jurisdio voluntria. O art. 1 do CPC aponta a jurisdio voluntria como jurisdio e ocorre o exerccio do direito de ao. Defende que h autor, porm no existe o ru. H parte mas no existe a contraparte. Faz coisa julgada (formal) porque s vai poder ser alterada com nova demanda respalda em nova causa de pedir. 21.) Explique os equivalentes jurisdicionais. 1- Autotutela soluo do conflito por meios prprios, ocorre em algumas hipteses expressamente previstas em lei. o caso da legtima defesa, desforo imediato, direito de reteno e direito de greve;2- Autocomposio: transao, renncia;3 Mediao um terceiro mediador aproxima as partes, e as concilia;4 Arbitragem terceiro escolhido pelas partes o rbitro. facultativa.

15

"No sistema do Cdigo, a coisa julgada material s diz respeito ao julgamento da lide, de maneira que no ocorre quando a sentena apenas terminativa (no incide sobre o mrito da causa). Assim, no transitam em julgado, materialmente, as sentenas que anulam o processo e as que decretam sua extino, sem cogitar da procedncia ou improcedncia da ao. Tais decisrios geram apenas coisa julgada formal. Seu efeito se faz sentir apenas nos limites do processo. No solucionam o conflito de interesses estabelecido entre as partes, e, por isso, no impedem que a lide volte a ser posta em juzo em nova relao processual" (Curso de direito processual civil, Forense, Rio de Janeiro, 2003, v. I, p. 477).

18

22.) A respeito da ao, quais so as cinco formas mais comuns de utilizao processual? Como direito cvico; direito a um processo justo e quo; direito jurisdio; ao como demanda; ao de direito material. 23.) Qual a diferena entre o direito de ao e o direito de petio? O sentido do direito de petio16 refere-se aos poderes constitudos e que pode ser realizado independentemente da parte possuir ou no o direito tutela jurisdicional. J o direito de ao baseado na concepo de um processo onde so observadas as garantias do contraditrio, da ampla defesa, do devido processo legal, da possibilidade de produo das provas, de formas que tanto o autor como o ru tenham igual oportunidade de se manifestar no curso do processo, com o objetivo de apresentar todas as alegaes e provas que possuam auxiliar ao juiz na formao de seu convencimento com vistas ao julgamento favorvel ao pedido. A ao palavra utilizada no sentido de ser o meio de provocar o Estado para exercer a atividade jurisdicional. Direito de Ao (ou o direito processual de ao) o direito a uma deciso de mrito, fica vinculado ao preenchimento de certas condies (condies de ao). "O direito de ao, essencialmente abstrato, materializado pelo ato de demandar, que significa provocar a jurisdio por meio do processo." (Daniel Amorim Assumpo Neves; In: Manual de Direito Processual Civil, 3 ed, p. 60).

16

O DIREITO DE AO NO SE CONFUNDE COM O DE PETIO, POIS AQUELE SE EXERCE PERANTE OS ORGOS JURISDICIONAIS E ESTE PERANTE OS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. Vide em http://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/2429418/agravo-de-instrumento-ag-74425-sp-9503074425-3-trf3 AG 74335 SP 95.03.074425-3. Relatora Juza Sylvia Steiner. Julgamento 28/04/1996. Publicao DJ 12/06/1996, pgina 40105. O direito de petio o direito apto a obter uma manifestao de qualquer rgo pblico (inclusive o Poder Judicirio). um direito amplo, genrico e incondicional.

19

O direito de petio, do inciso LXXIII, assegura a qualquer cidado a condio de parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia efetiva ao homem moderno a cidadania, enquanto partcipe no apenas contributivo mas, tambm como parte do sistema de controle e proteo aos bens mais significativos do Estado, sem custas e honorrios em regra assim como na hiptese de "habeascorpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessrios ao exerccio da cidadania, na forma prevista no inciso LXXVII. 24.)A partir de qual momento o processo existe? Somente aps o exerccio ao processual que possui um contedo que se constitui naquela obrigao no plano de direito material e agora faz parte do prprio processo. Essa pretenso que recebe a denominao de pretenso processual, uma vez que formalizada dentro do processo. O que no quer dizer que sempre a pretenso de direito material e a pretenso de direito processual tratem da mesma pretenso em si, embora em momentos distintos. H casos em que posso exercer na prtica minha ao de direito material: 1 corrente: a ao de direito material estaria extinta, salvo nos casos em que o prprio ordenamento jurdico permita a sua realizao, como o caso do desforo imediato, direito de reteno de benefeitorias e frutos e, etc... defendida por Guilherme Rizzo Amaral, Gabrial Pintade e Carlos Alberto lvaro de Oliveira. 2. corrente: A ao de direito material existe atravs da ao processual, na medida em que seria caracterizada a atuao do Estado na realizao de atos executrios. a posio de Ovdio Baptista da Silva e Daniel Francisco Mitidiero.

20

Assim: a pretenso processual o contedo da ao processual e, em regra equivale pretenso de direito material. Porm, h casos em que estas no representam a mesma coisa (quando a pretenso processual pode ser inferior ao direito material que a pessoa possui). Conclumos que a pretenso processual limitada pela pretenso de direito material. 25.) Qual a teoria da ao hoje utilizada e seus adeptos? a teoria ecltica da ao que chegou ao Brasil atravs de Liebman que verificou que a teoria abstrata parecia ser a mais correta. Mas isso acarretaria um problema posto que a princpio todas as demandas deveriam ser analisadas ao final do perodo de instruo, o que implicava, por vezes, em servio desnecessrio na hiptese de no possuir legitimidade ou interesse para a causa.

Liebman manteve a observao dos pressupostos processuais e de do interesse para um momento anterior ao da sentena, atribuindolhes o nome das condies da ao e, ainda acrescentou uma terceira a que chamou de possibilidade jurdica do pedido, deixando para a sentena a ser prolatada ao final da instruo o exame simplesmente do mrito ( stricto sensu) da causa.

Para Liebman somente possui direito de ao quem cumpriu as condies de ao e, consequentemente tem direito uma sentena de mrito. E, no caso da sentena terminativa que extingue o processo sem apreciar o mrito no houve o processo, e sim, mera atividade administrativa.

E, os defensores dessa teoria alegam que o que de fato existiu fora o direito de petio.

21

A teoria ecltica embora criticvel a adotada pelo CPC em seu art. 267, inciso VI, e possui natureza abstrata.

________
Propositura da Ao

Pressupostosprocessuais__________________________

Anlise das Condies da ao

mrito

26.)O que so as condies da ao? So requisitos para o se obter o provimento final, so as condies para o regular exerccio do direito de ao. Se ausente uma das condies da ao (plano de existncia) no ocorre a ausncia do direito de ao, mas sim, de abuso de direito de ao (plano de validade).

H trs teorias tradicionais que explicam as condies da ao:a) teoria concretista; b) teoria abstrativista; c) teoria ecltica ou mista. Para a primeira teoria, concretista, o direito de ao se fundamenta no direito material. Em outras palavras, os precursores desta teoria confundiam procedncia do pedido com condies da ao. O direito de ao era considerado como o direito a um julgamento favorvel.

A teoria abstrativista, por sua vez, preconiza que o direito de ao existe independente do direito material. Para ela, o direito de ao o direito a um provimento judicial, qualquer deciso.

22

J para a terceira teoria, a ecltica, o direito de ao o direito a um julgamento de mrito (favorvel ou desfavorvel); entende esta corrente que as condies da ao so condies para o exame do mrito.

Esta terceira teoria foi bastante criticada, diante da dificuldade em se distinguir, na prtica, casos de carncia de ao dos casos de improcedncia da ao. Como se consegue distinguir o exame da possibilidade jurdica do pedido (que uma condio da ao) do mrito da causa? Na prtica, essa anlise torna-se impossvel.

Da a razo de uma outra teoria ter sido desenvolvida no Brasil, a teoria da assero. Para a teoria da assero, as condies da ao devem ser analisadas com base apenas nas afirmaes das partes; para esta teoria, no h que se falar em produo de provas para anlise das condies da ao.

Desta forma, se com o que foi alegado pelo autor, as condies estiverem presentes, posterior anlise sobre sua veracidade ser considerada deciso de mrito. Assimiladas as teorias que explicaram o que vem a ser condies da ao, cumpre trazer quais so as condies da ao.

So estas:a) possibilidade jurdica do pedido; b) interesse de agir; c) legitimidade ad causam. A possibilidade jurdica do pedido a aptido de um pedido, em tese, ser acolhido. Se, em tese, o pedido possvel, est preenchida esta primeira condio da ao. O interesse de agir verificado pela reunio de duas premissas: a utilidade e a necessidade do processo. A utilidade est em se demonstrar que o processo pode propiciar benefcios; a necessidade do processo se constata quando o proveito de que se precisa s possvel alcanar por meio do Judicirio.

23

Com relao legitimidade ad causam (ou legitimidade para agir), ela pode ser conceituada como o poder jurdico de conduzir validamente um processo em que se discute um determinado conflito.

A legitimidade pode ser exclusiva (atribuda a um nico sujeito), concorrente (atribuda a mais de um sujeito), ordinria (o legitimado discute direito prprio) e extraordinria (o legitimado, em nome prprio, discute direito alheio).

Marinoni indicou o fato de que a questo do acesso justia forosamente implica num repensar os institutos processuais, inclusive no tocante produo de coisa julgada material pela sentena que declara a carncia de ao - exatamente por se tratar de aspectos de direito material.

Nosso CPC seguiu cegamente a teoria de Liebman adotando tricotomia de categorias processuais, ou seja, as condies da ao, os pressupostos processuais e mrito.

OBS: Comentrios da Professora A teoria de Liebman engendra as condies da ao como pressupostos de admissibilidade de exame do mrito, e funda-se no conceito tradicional de jurisdio. De modo que no haver ao e nem exerccio de funo jurisdicional onde no estejam presentes as condies da ao. fato ainda que o mestre italiano defendia conceituao intermediria entre a concepo concretista e a abstrata, tambm chamada teoria ecltica, como forma de adequ-la ao conceito de jurisdio. Afirmou ser a ao o direito de provocar o julgamento do pedido, e sendo abstrata porque esse julgamento inclui as hiptese em que este, o pedido, seja julgado procedente ou improcednete.

24

Repeliu a teoria abstrata pura, que defende a possibilidade de requerer aos rgos jurisdicionais uma deciso, seja esta qual for, inclusive a de denegar a apreciao do pedido, pois descaracteriza o direito de ao como direito subjetivo, porque competiria a todos, em qualquer circunstncia, identificando-o com o direito constitucional, e no com a concepo processualstica da ao.

A existncia do instituto "condio da ao" depender do que se entenda, em nvel de direito positivo, por ao e jurisdio. E, o CPC brasileiro seguiu a doutrina encarando a ao como direito abstrato e autnomo, bem como considerou que o provimento judicial terminativo pusesse fim ao processo, sendo induvidosamente jurisdio.

A concepo de um direito de ao condicionado apenas se justifica para aqueles que o entendam como direito a um provimento sobre o mrito, e a jurisdio, como a prestao jurisdicional que componha a lide,.

Cogitar que quando o juiz extingue o processo sem julgamento do mrito, por reconhecer ser inexistente uma das ditas condies da ao, e concluir que no houve exerccio do direito de ao, na sagaz observao de Calmon de Passos, uma sincera arbitrariedade.

Restringir o direito de ao apenas declarao de cabimento ou no de determinada fattispecie prevista na lei material fazer pouco caso do prprio direito objetivo formal, , tambm, violentamente e sem autorizao, limitar o conceito de jurisdio, que se tornaria mera aplicao do direito material, ou considerar que o direito objetivo formal no , nem nunca foi, digno de aplicao - o que em si mesmo algo oblquo e paradoxal.

25

Portanto aceitar integralmente a doutrina de Liebman acreditar que se teria processo sem ao, muito embora no iniciado de ofcio. Trata-se de construo dogmtica frgil. Quando Liebman criticando a teoria concretista de Wach afirma que ela no explica os casos em que a ao julgada improcedente, arma a sua prpria emboscada, pois evidente que seguindo as suas convices no explicaramos, a saber: a) qual a natureza jurdica do ato que extingue o processo por carncia de ao;b) se no houve ao porque o Estado se manifestou para aplicar o direito objetivo e impedir o curso regular do processo?; c) o que justificaria, ento, j que no houve ao, a movimentao do aparelho jurisdicional, como questiona Barbi? Entre outros questionamentos que permeiam toda a discusso que ora travamos.

O silncio de Liebman sobre tais questes conforme lembra Calmon de Passos autorizou uma severa crtica que lhe fez Guilln que, alm de alguns dos questionamentos que j fizemos, assevera, com pena de ouro, que se naqueles casos no h processo, impunha-se duplicar a teoria geral em duas (para processos com ao e para processos sem ao); com a circunstncia, entretanto, de que, no incio de todos eles, no se podendo saber (segundo Liebman) se a ao existe ou no, a pertinncia de um determinado processo a uma outra teoria geral somente seria determinvel a posteriori.

Mas, o mais paradoxal da concepo ecltica de ao, sua indumentria de modernidade, posto que se autodefine como abstrata, mas mantm ntima e estreita relao com o concretismo. 27.) Quais so as condies da ao? Explique-as. Vide acima as respostas e os comentrios abaixo: Em verdade uma s pois a possibilidade jurdica do pedido foi uma grande falha, tanto assim, que na terceira edio de seu manual de Direito Processual Civil, veio a inclu-la no conceito de interesse de agir ou interesse processual.

26

Alis, Rodolfo de Camargo Mancuso quando tenta justificar a possibilidade jurdica do pedido, explica que esta concebida como necessidade de previso, in abstracto no ordenamento jurdico, da pretenso formulada pela parte. O que corente com nosso sistema jurdico filiado legalidade ortodoxa e estrita, cabendo ao juiz fazer a subsuno do fato norma, tal atividade ficaria invivel, completamente submissa ao texto legal que ento previsse, mesmo que genericamente, a pretenso formulada pelo autor.

A possibilidade jurdica, portanto, no deve ser conceitua como se tem feito, com vistas existncia de uma previso no ordenamento jurdico, que torne o pedido vivel em tese, mas, isto sim, com vistas inexistncia, no ordenamento jurdico, de uma previso que o torne invivel. Assim, mesmo que o ordenmanto no permita o pedido expressamente, como nos casos de permisses numerus clausus, quando haveria tanta proibio quanto o veto explcito.

Dinamarco discpulo predileto de Liebman melhor explicou a possibilidade jurdica do pedido, e demonstrou que a impossibilidade jurdica deve entender-se para os casos em que, embora previsto o pedido no direito positivo, haja uma ilicitude na causa de pedir, como ocorre nos casos de cobrana de dvida de jogo.

Eduardo Ribeiro de Oliveira elabou o mais aceitvel estudo de direito positivo sobre a possibilidade jurdica do pedido apesar de no chegar pugnar pela extino das condies da ao como categoria autnoma - o que o faz incorrer no talvez nico seno do seu trabalho, conquanto insinue no concordar com o sistema vigente e no faa concesses dogmticas que a doutrina nacional costuma fazer. Em resumo, exprimiu os seguintes motivos de crtica:

27

a) crtica com razo a conceituao da possibilidade jurdico do pedido elaborada pela doutrina nacional, pois seria caso de exame de mrito, o que colidiria com o ordenamento; b) desenvolve todo o estudo no sentido de adequar tanto quanto possvel a possibilidade jurdica do pedido a uma anlise puramente processual, de acordo com que o CPC afirma. c) que a impossibilidade jurdica do pedido, da forma como vem sendo analisada, lebaria improcedncia e, no exatamente carncia de ao,devendo o art. 267, I do CPC, ser interpretado com temperamentos; d) s existir a impossibilidade jurdica do pedido quando ao juiz fosse vedado pronunciar-se sobre aquela matria; quando no possa haver processo com aquela pretenso, e no quando a pretenso for de logo repeleida por ser manifestamente desamparada; e) cita como exemplo de impossibilidade a proibio de exame judicial dos atos administrativos praticados com fundamento nos atos institucionais e complementares ( art. 3 da EC1 da CF/67); f) por fim,considera que, em nossa ordem constitucional, que consagra o princpio do acesso irrestrito justia, a casustica de exemplos que justificassem a utilizao do instituto seria pobre. Conclumos que a impossibilidade jurdica do pedido corresponde em verdade ao exame puramente processual, o que j um progresso.

Sem dvida, a melhor soluo extinguir a categoria possibilidade jurdica do pedido, pois a sua existncia autnoma injustificvel, equiparando-se a conhecida improcedncia, no h como erigi-la categoria distinta. A cobrana de dvida pecuniria possvel, a antijuridicidade decorre de vcio na origem do cridto. Ento, o conceito haveria ser entendido como impossibilidade jurdica da demanda. Humberto Theodoro Jnior tambm expe uma corrente corajosa e em sntese elencou as seguintes concluses:

28

a) o entendimento generalizado na doutrina brasileira, de que o exame da possibilidade jurdica deve ser feito sob o ngulo da adequao do pedido ao direito material, equivocado, pois o cotejo do pedido com o direito material s pode levar a uma concluso de mrito ( fundou sua posio em Allorio); b) a possibilidade jurdica do pedido deve ser restringida ao seu aspecto processual; c) como, ao ingressar em juzo, o pedido formulado pelo autor dplice (imediato, contra o Estado que se refere prestao jurisdicional e mediato, contra o ru, que se refere providncia material que se pretenda aplicar, a anlise da possibilidade jurdica do pedido deve portanto ser localizada no pedido imediato. d) cita como exemplo de impossibilidade jurdica a ao de acidente de trabalho, sem a discusso prvia da questo na esfera administrativa; e) dis que a distino dos pedidos fora abrigada no CPC, no art. 295, pargrafo nico, ao cuidar dos casos de indeferimento da petio inicial; f) quando da narrao dos fatos no decorrer logicamente a concluso, seria a impossibilidade de direito material, com extino doprocesso com julgamento do mrito; g) quando o pedido for juridicamente impossvel, seria impossibilidade jurdica de ordem processual, extino do processo sem julgamento do mrito, pois o juiz diz que o pedido de tutela jurisdicional insuscetvel de apreciao.

Srgio Gischkow e Eduardo Ribeiro de Oliveira com propriedade ergueram mais um obstculo ao pensamento de Theodoro Jnior, afirmando que se ter em conta apenas o pedido imediato, sem se considerar o bem da vida que se pretende assegurar, no permite concluso alguma sobre a possibilidade jurdica; anlise deve ser feita sob o aspecto do pedido mediato. At porque, completamos, a distino entre os pedidos mediatos e imediato meramente didtica, no se referindo a esta o CPC em nenhum momento, mximo quando regula o pedido (art. 186 e

29

seguintes do CPC). Justificar a possibilidade jurdica do pedido, com este fundamento, nos parece, pois arbitrrio. Ento, com base em Calmon de Passos e Furtado Fabrcio ao defenderem que quaisquer das hipteses de impossibilidade jurdica do pedido, seja a contida no inciso II, seja a contida no inciso III do art. 195 do CPC, redundam em sentena declaratria de impossibilidade jurdica, denegatria do bem da vida pretendido, cujos efeitos devem ser os da coisa julgada material. A distino feita por Theodoro Jr., ento, no tem pertinncia.

Eduardo Ribeiro de Oliveira elaborou o mais aceitvel estudo de direito positivo sobre a possibilidade jurdica do pedido apesar de no chegar pugnar pela extino das condies da ao como categoria autnoma - o que o faz incorrer no talvez nico seno do seu trabalho, conquanto insinue no concordar com o sistema vigente e no faa concesses dogmticas que a doutrina nacional costuma fazer.

Em resumo, exprimiu os seguintes motivos de crtica: a) critica com razo a conceituao da possibilidade jurdica do pedido elaborada pela doutrina nacional, pois seria caso de exame de mrito, o que colidiria com o ordenamento; b) desenvolve todo o estudo no sentido de adequar tanto quanto possvel a possibilidade jurdica do pedido a uma anlise puramente processual, de acordo com que o CPC afirma; c) que a impossibilidade jurdica do pedido, da forma como vem sendo analisada, levaria improcedncia e, no exatamente carncia de ao,devendo o art. 267, I do CPC, ser interpretado com temperamentos; d) s existir a impossibilidade jurdica do pedido quando ao juiz fosse vedado pronunciar-se sobre aquela matria; quando no possa haver processo com aquela pretenso, e no quando a pretenso for de logo repeleida por ser manifestamente desamparada;

30

e) cita como exemplo de impossibilidade a proibio de exame judicial dos atos administrativos praticados com fundamento nos atos institucionais e complementares ( art. 3 da EC n 1 da CF/67); f) por fim,considera que, em nossa ordem constitucional, que consagra o princpio do acesso irrestrito justia, a casustica de exemplos que justificassem a utilizao do instituto seria pobre.

Conclumos que a impossibilidade jurdica do pedido corresponde em verdade ao exame puramente processual, o que j um progresso. Sem dvida, a melhor soluo extinguir a categoria possibilidade jurdica do pedido, pois a sua existncia autnoma injustificvel, equiparando-se a conhecida improcedncia, no h como erigi-la categoria distinta.

28.) Quais so as correntes que explicam o interesse de agir ou interesse processual? PIL P possibilidade jurdica do pedido. I interesse de agir ou interesse processual L legitimidade ad causam Legitimidade segundo Chiovenda existiria quando a demanda fosse proposta pelo titular da da relao jurdica de direito material (autor) em face do titular da obrigao (do ru). Para Chiovenda a legitimidade estaria sempre vinculada titularidade da relao de direito material. Mas tal conceito equivocado pois segundo o CPC adotamos a teoria ecltica da ao que abstrata. Para Liebman a legitimao a pertinncia subjetiva da lide, significando que devem estar presentes todos os elementos da relao processual para o julgamento de mrito da causa.

31

A questo de titularidade do direito material fica em segundo plano, pois as partes necessrias so apenas aquelas que possibilitam o julgamento do mrito da causa. Da surgir a diferena entre a legitimidad ad causam e a legitimidade ad processum. Sendo que uma uma das condies da ao e, a outra corresponde a um pressuposto processual de existncia.

A legitimidade ad causam aquela para causa especfica. Ser necessrio verificar o contedo da prpria relao de direito material que possvel constatar o vnculo do autor e do ru com o alegado direito a fim de se definir pela proced~encia ou improcedncia do pedido.

A legitimidade ad causam aferida na relao de direito material, e a verdadeira condio da ao. Enquanto que a legitimao ad processum ou processual aquela para figurar em qualquer processo, ou seja, para estar em juzo.

Em regra, todas as pessoas fsicas, jurdicas e formais possuem capacidade para estar em juzo, desde que no precisem de assistncia ou representao, como o caso dos menores portadores de deficincia mental, daqueles que por causa transitria no puderem exprimir a sua vontade ( art. 3 e 4 do CC/2002). Exemplo: menor de quatro anos de idade pode ter legitimidade ad causam, sendo titular do direito material numa ao de prestao de alimentos. Porm, no tem legitimidade ad processum porque precisar ser representado em juzo ( seja pelos pais, seja por MP).

Da mesma forma que uma pessoa maior de idade (com dezoito anos completos) e portadora de sanidade mental possui legitimao ad processum para propor ao reivindicatria de certo imvel, mas

32

no entanto, pode no possuir a legitimidade ad causam, quando no tenha relao de propriedade com o mesmo.

Legitimidade ordinria (quando algum defende em nome prprio, interesse prprio) a regra no ordenamento jurdico.

Legitimidade extraordinria art. 6 do CPC algum em nome prprio defende direito alheio. No representao. o caso do MP quando prope ao de investigao de paternidade. A lei atribuiu ao MP a legitimao extraordinria. A legitimao extraordinria sempre prevista em lei.

H na doutrina quem trate a legitimao extraordinria e a substituio processual como sinminas (Celso Agrcola Barbi).

Mas, a corrente defendida por Jos Carlos Barbosa Moreira admite que a legitimao extraordinria pode ser de dois tipos: subordinada e a autnoma.

A subordinada aquela que no habilita o respectivo titular nem a demandar e nem a ser demandado quanto situao litigiosa, mas unicamente deduz-la seja ativamente ou passivamente, junto com o legitimado ordinrio, em processo instaurado por este ou em face deste, e no qual aquele se limita a intervir.

J a legitimidade autnoma a que confere ao respectivo titular a possibilidade de atuar em juzo com total independncia em relao pessoa que ordinariamente seria legitimada.

33

H ainda a legitimidade extraordinria exclusiva e concorrente. A exclusiva ocorre quando atribuda a uma pessoa, em virtude da lei e com exclusividade (substituio processual).

J a concorrente ocorre quando a legitimao extraordinria no cancela a legitimao ordinria do titular da situao litigiosa, nem lhe produz rebaixamento de nvel. To somente concorre com esta, tornando indiferente para a verificao da regularidade do contraditrio que no processo figure apenas como legitimado extraordinrio, apenas o ordinrio, ou ambos.

Para Barbosa Moreira, a legitimao extraordinria exclusiva ocorre a substituio processual. Exemplo: marido na defesa de bens dotais da mulher.

Existem trs correntes para explicar o interesse de agir ou interesse processual. 1. corrente: deve ser analisado sob o aspecto necessidadeutilidade do provimento jurisdicional. Seus defensores so: Nelson Nery Jnior, Barbosa Moreira, Luiz Fux, Luiz Rodrigues Wabier.

2. corrente: deve ser verificado sob o prisma da necessidade e da adequao. Adeptos: Alexandre Freitas Cmara, Cndido Rangel Dinamarco, Luiz Guilherme Marinoni.

3. corrente: Deve ser analisado por trs perspectivas segundo a qual o interesse de agir deve ser verificado com base na necessidade, na utilidade e na adequao. Adeptos: Leonardo Jos Carneiro da Cunha e Humberto Theodoro Jnior.

34

Vamos definir: Interesse-necessidade quando h outro meio para obter a proteo do suposto direito seno atravs da atividade jurisdicional. Interesse-adequao a necessidade de pleitear a atividade jurisdicional utilizando a forma adequada.

Por exemplo: o autor A quer cobrar certo valor do ru B e para tanto dever utilizar a ao de cobrana, e no o mandado de segurana;

Neste caso, o resultado final da demanda ser de extino sem julgamento do mrito por falta de interesse adequao.

Interesse-utilidade O interesse pode ser aferida pela possibilidade de se obter atravs da prestao jurisdicional, um resultado mais favorvel, mais vantajoso, mais til de que aquele originariamente obtido. A utilidade da medida ser medida pela possibilidade de se conceder ao interessado um resultado mais vantajoso do que aquele mesmo que j possui.

O interesse de agir, por conseguinte, a necessidade de se valer do Poder Judicirio para a soluo de um conflito de interesses entre as partes. Entende-se, ainda, integrante do conceito de interesse a utilidade do acesso ao judicirio.

O interesse processual pode ser visto em duas perspectivas: o interesse em demandar (autor) em obter a tutela judicial de uma situao subjetiva atravs de certo meio processual; E, o

35

interesse em contradizer, que do ru, em impedir a concesso daquela tutela judicial, a favor da parte ativa.

A melhor doutrina trata do tema na Teoria Geral do Processo que aborda a condio de ao "interesse de agir" no campo da utilidade da prestao jurisdicinal pretendida pelo autor, afirmando no ser permitido o desenvolvimento de processos em casos nos quais se perceba que mesmo diante do acolhimento da pretenso do autor, a deciso judicial ser absolutamente intil e sem qualquer proveito prtico.

A questo da utilidade nsita no interesse de agir deve ser observada com muito cuidado, em especial no clssico exemplo fornecido pela doutrina, apontando-se a ausncia de interesse de agir no processo de conhecimento do autor que j teve a seu favor o ttulo executivo judicial.

Cumpre frisar que possvel que uma tutela de urgncia em processo de conhecimento seja muito mais eficaz que a tutela executiva de ttulo extrajudicial, em especial nas obrigaes que tenham como objeto a tuela inibitria ( fazer/no fazer).

29.)Qual o momento adequado da verificao das condies da ao? questo polmica, e a teoria majoritria a denominada a teoria da assero ou teoria da prospettazione no direito italiano.

Sua adoo em nosso ordenamento jurdico quando se afirma que as condies da ao sero examinadas no estado em que so apresentadas, ou seja, in status assertiones.

36

Originalmente, a referida teoria deveria ser aplicada no incio do procedimento, com o exame da petio inicial porque s naquele momento esta examinada no estado em que for apresentada pelo autor. Porm, na prtica, o juiz verifica aps a contestao, posto que em se tratando de matria de ordem pblica esta no preclui. Se o juiz entender que todas as condies da ao estejam preentes, dar prosseguimento a causa dando incio a fase instrutria. Vale ressaltar que segundo o CPC, o juiz poder examinar a presena ou no das condies da ao a qualquer momento e em qualquer grau de jurisdio (art. 267, terceiro pargrafo e art. 301, inciso II e quarto pargrafo do CPC). H duas correntes: 1. corrente: para os adeptos desta corrente de pensamento o CPC taxativo ao afirmar a possibilidade de as condies da ao serem objeto da anlise at o momento da sentena, em sede recursal e a qualquer momento (vide art. 267, terceiro pargrafo e art. 301, inciso II e quarto pargrafo do CPC). Verificada a ausncia de alguma das condies da ao, dever o juiz extinguir o processo sem resoluo do mrito. defendida por Cndido Rangel Dinamarco.

2. corrente: a da teoria da assero que preconiza que pode ser analisadas da forma pela qual so apresentadas pelo autor e at o momento anterior ao incio da fase instrutria. J se cogita do mrito, tendo decorrido o momento limite em que o processo poderia ser extinto por falta de alguma das condies da ao. a posio de Alexandre Freitas Cmara, Fredie Didier Junior, Leonardo Greco.

37

30.) H a necessidade de se provar as condies da ao? Novamente duas correntes disputam a resposta. A primeira corrente alega que as condies da ao devem ser provadas desde o momento do ajuizamento inicial. defendida por Dinamarco e Ada Pelegrini Grinover.

A segunda corrente defende a desnecessidade de provar antecipadamente, mas se for necessrio, j estaramos cogitando de mrito, pois a produao dessas provas ocorreria na fase de instruo probatria. a posio dominante na atual doutrina brasileira.

A divergncia implica em reflexos prticos no julgamento das demandas como possvel aferir pelo exemplo: Demanda reivindicatria de A em face de B. Quando do recebimento da demanda, o juiz examina as condies da ao in status assertionis.

O processo ingressa na fase instrutria e o juiz profere deciso determinando a produo de uma srie destas e ento restou provado que o autor era parte ilegtima (ilegitimidade ativa ad causam) a sentena seria de mrito ou de improcedncia do pedido? E, novamente as duas correntes disputam a resposta.

A 1. corrente alega que pelo sistema do CPC ser sentena terminativa posto que ocorrera a extino do feito sem resoluo do mrito por ilegitimidade ativa ad causam, visto a qualquer tempo e grau de jurisdio a falta das condies de ao;

38

A 2. corrente: a sentena seria de improcedncia do pedido, ou seja, com julgamento do mrito, Ovdio Baptista, Marinoni, Pontes de Miranda, Fbio Gomes e Araken de Assis. Para tais doutrinadores as condies da ao devem ser examinadas at o perodo que antecede o pedido e o incio da fase instrutria, no podendo ultrapassar esse momento. Ainda no possvel afirmar com razovel segurana se as condies da ao esto efetivamente preenchidas e garantem pois o regular exerccio do direito de ao ou simplesmente de mrito (Jos Maria Rosa Tesheimer)

31.)Quais so os elementos da ao ou da demanda? Partes 1- sentido formal: polos ativo e passivo da demanda, pouco importando se so legtimas. Autor e Ru. 2- sentido material: o titular da relao jurdica de direito material deduzida em juzo. Parte processual a que consta no processo (e poder ser legtima ou no).

Dinamarco ainda classifica as partes na demanda (que so as constantes na pea exordial, ento, o autor e o ru;) e, ainda, partes no processo (aqueles que participam do procedimento em contraditrio). O autor parte desde o incio porm, o ru s com a sua citao (antes da citao, o ru ser apenas parte da demanda). Esse conceito por ser mais amplo abrange ento o assistente, o opoente, o denunciado, o chamado. Pedido Causa de Pedir

39

32.) Como podemos definir e classificar o pedido? O pedido em seu aspecto formal a pretenso formulada em juzo e reside na aquisio de um bem de vida, nos processos civis e trabalhistas, ou na aplicao de pena punitiva de liberdade e/ou restrio de direitos e/ou multa no processo penal.

Bem de vida a pretenso de satisfao a um direito lesado ou ameaado deduzido em juzo. Pode ter cunho econmico ou no. Calamandrei ensinou que a funo do pedido determinar sobre o que litigam as partes da, porque a ao meio necessrio de ingressar na esfera jurdica do adversrio.

O pedido pode ser imediato ( o que a demanda vai propiciar ao autor, a sentena de procedncia).

E pode ser pedido mediato (que o bem da vida), o que se deseja obter indiretamente atravs de procedimento jurisdicional favorvel.

O pedido pode ser tido como objeto, isto , o efeito a que tende o poder de agir, aquilo que se pede (petitum).

O pedido imediato traduz a providncia do juiz pela qual presta a tutela jurdica e jurisdicional (por exemplo, a condenao do ru ao pagamento de uma quantia). J o objeto mediato a quantia a ser paga (enfim, o numerrio).

Desta forma, o pedido IMEDIATO a manifestao do Estado ao examinar o caso concreto, julgando ou no mrito da questo. Ser

40

pedido mediato a satisfao do bem da vida perseguido no processo. Espcie de pedido: certo, determinado e genrico.

Poder ser um pedido simples, complexo ou cumulado. O simples exterioriza apenas uma pretenso isoladamente.

O pedido complexo tambm conhecido como cumulado e contm duas ou mais pretenses exteriorizadas por dois ou mais pedidos (despejo cumulado com a cobrana de algueres) resciso de contrato cumulada com pedido de indenizao de perdas e danos.

O pedido complexo ou cumulado ainda poder ser alternativo (OU) conforme prev o art. 188 do CPC que em verdade traduz um pedido simples. Diferente o caso de cumulao alternativa de pedidos ou pedido subsidirio onde h dois ou mais pedidos mas apenas um ser acolhido. Tem incidncia nas obrigaes de fazer e no fazer infungveis posto que uma vez inadimplida a obrigao converterse- em perdas e danos (obrigao de dar quantia certa) nos termos art. 461, primeiro pargrafo do CPC).

H tambm o pedido sucessivo onde um pedido prejudicial ao outro, isto , o segundo pedido s ser apreciado quando for procedente o primeiro pedido.

O art. 292 do CPC compatibilidade entre os pedidos, competncia, adequao de procedimento adotado, caso contrrio, utilizar-se- o rito ordinrio. Exemplo: declarao de paternidade e pedido de penso alimentcia.

41

33.) O que vem a ser causa de pedir e quais as teorias que procuram esclarec-las? Causa de pedir ou causa petendi o FUNDAMENTO ou o motivo pelo qual a pessoa ajuza a ao e no espera com isso que o Estado, atravs do Poder Judicirio, faa incidir os efeitos contra a pessoa qualificada no polo passivo da ao. A ao a forma enquanto que a causa de pedir SEU CONTEDO. estado de direito e de fato. A finalidade da causa de pedir delimitar a lide, ou seja, os fatos e fundamentos invocados, identificando a pretenso formalizada no pedido.
PEDIDO
C A U S A D E P E D I R

PRETENSO

FATOS E FUNDAMENTOS

Existem duas teorias sobre a causa de pedir.

A primeira teoria a da individualizao ou individuao segundo a qual a causa de pedir composta apenas da meno relao jurdica que envolve as partes, sendo desncessria a apresentao dos fatos, bastando demonstrar a relao existente entre o autor e o bem de vida pretendido. Mas, dependendo do tipo de demanda proposta, a relao entre autor e ru. J a segundo teoria a da substanciao que dominante tanto na doutrina como na jurisprudncia e, afirma que o contedo da causa de pedir formado pelos fatos e fundamentos jurdicos

42

apresentados pelo autor. Menciona essa teoria explicitamente nosso CPC, em seu art. 282, III. Poder a causa de pedir ser remota ou prxima. A remota so os fatos relatados pelo autor na exordial. O direito vem dos fatos. Lembrem-se da teoria trimensional de Miguel Reale: FATOS, VALOR e NORMA.

J a causa de pedir prxima so os fundamentos jurdicos (normas, regras e princpios). Existe ainda a causa pedir simples, composta e complexa.

A simples contm apenas uma nica causa de pedir o que enseja ento um pedido. A composta contm duas ou mais causas de pedir.Alm da inadimplncia do locatrio; este desrespeita o regulamento do condomnio. Entretanto, o pedido de DESPEJO. A complexa quando h duas ou mais causas de pedir formando DOIS ou MAIS pedidos.

Exemplo: Alegado o no pagamento dos alugus, a quebra do imvel, alm do desrespeito ao regulamento do condomnio. Dois so os pedidos: o de DESPEJO e o da INDENIZAO de perdas e danos(apurando danos materiais e extrapatrimoniais). 34.) Quando surgir nova demanda? Quando da alterao de qualquer dos elementos da demanda, ou seja, partes, pedido ou causa de pedir, ensejando o surgimento de uma nova demanda, distinta daquela que fora proposta.

43

35.) O que so as chamadas aes necessrias e constitutivas necessrias? Alguns casos especficos, certas relaes jurdicas somente podem ser criadas, modificadas ou extintas atravs do ajuizamento de uma demanda. Nesse caso, ocorre a indispensabilidade de que tais efeitos sejam obtidos atravs do Poder Judicirio. o caso de interdio de pessoa. Em sua maioria as aes necessrias retratam as hipteses de jurisdio voluntria, mas podem tambm abranger tpicos casos de jurisdio contenciosa como a ao rescisria de sentena a separao ou divrcio litigioso. Para uma boa parcela da doutrina, o termo correto seria jurisdio necessria uma vez que seja indispensvel a obteno do resultado atravs da participao do Poder Judicirio ( a posio de Luiz Fux). 36.) Qual a natureza jurdica do processo, qual seu conceito e os sujeitos do processo? a) Existe sete teorias ao todo que tentam explicar a natureza jurdica do processo. So estas: a) teoria imanentista-praxista que concebe o processo como prprio direito material em realo uma violao ( art. 75 do C.C. de 1916); b) a teoria contratualista. Calcada no direito romano, no perodo que era baseado em frmulas. O autor e ru se dirigiam ao pretor que apenas aplicava-lhes uma frmula para exarar sua deciso. c) teoria quase-contratualista. preciso haver a vontade das partes para existir o processo. d) teoria da relao jurdica processual de Oskar Von Bllow O processo seria uma relao jurdica intersubjetiva do direito pblico. E possuiria seus prprios sujeitos (juiz, auxiliares, autor e ru), requisitos chamados como pressupostos processuais garantiam seu pleno e vlido desenvolvimento. E, identificou o

44

contedo para essa relao jurdica inersubjetiva. Ento todo processo existe com o objetivo de permitir o julgamento daquela relao jurdica de direito material que por alguma razo se tornou conflituosa entre o autor e ru. a posio dominante em doutrina. e) Processo como categoria jurdica autnoma. defendida por Alexandre Freitas Cmara apontando que o processo no se enquadra em nenhuma categoria jurdica. No espcie de nenhum gnero. , pois, uma categoria jurdica autnoma. f) A teoria do procedimento em contraditrio. originria da doutrina italiana e possui seu principal representante em Elio Fazzallari. O contraditrio a principal caracterstica do processo judicial. Nenhum outro procedimento seja legislativo, administrativo ocorre com a plena observncia do contraditrio, somente o JUDICIAL. Ingressou no ordenamento jurdico ptrio por fora das preciosas lies de Aroldo Plnio Gonalves. g) A stima e derradeira teoria v o processo como entidade complexa pois o processo analisado por dois aspectos distintos, o externo e o interno. O externo o procedimento em contraditrio. Enquanto que o interno seria a relao jurdica processual voltada para o julgamento da relao jurdica de direito material. Conclui que o processo o procedimento em contraditrio animado pela relao jurdica processual.

37.)Qual a atual teoria que explica a natureza jurdica do processo? Humberto Theodoro Jnior conceitua o processo como sendo a forma de compro a lide em juzo atravs de uma relao jurdica intersubjetiva de direito pblico, ou por outras palavras, o sistema

45

de composio de lides atravs de uma relao jurdica vinculativa de direito pblico.

Procedimento a forma material com que os atos processuais, so realizados, voltados por um fim especfico. Lembremos que o juiz e as partes so sujeitos do processo.

O juiz deve estar numa situao de equidistncia em relao o autor e o ru. Segundo Dinamarco, o processo nada mais do que o procedimento em contraditrio animado pela relao jurdica processual. 38.) Qual a mais contempornea teoria que explica a natureza jurdica do processo? a de Elio Fazzalari, segundo o doutrinador italiano, a palavra procedimento significa atos preparatrios voltados para a realizao de ato final. Este procedimento pode ser diferentes espcies, dando ensejo ao surgimento do processo administrativo, do processo legislativo e do processo judicial. O processo de cunho judicial e realizado em contraditrio. 39.)Quais so os poderes do juiz? So de duas ordens: Administrativo e jurisdicional. O de natureza jurisdicional abriga os poderes-meio que so aqueles utilizados pelo juiz para ordenar o processo de forma a permitir a formao de seu convencimento. a) atos ordinrios ou atos de saneamento;b) atos instrutrios.

46

Poderes- fins: atos decisrios e atos executrios. 40.) Quais so os deveres do juiz? O dever de sentenciar e garantir o contraditrio. 41.) Quem so os auxiliares da justia? So os que cooperam com o juiz no exerccio da jurisdico. No so partes do processo ( s o autor e o ru) mas so sujeitos do processo. Podem ser auxiliares permanentes tais como escrivo e oficial de justia ou podem ser auxiliares eventuais tais como tradutor juramentado e perito. 42.) Quais so as formas de adquirir a qualidade de parte no processo? Ajuizando a demanda ( Autor) Sendo demandado (Ru) Atravs sucesso processual atravs de interveno de terceiro.

OBSERVAO: Essa apenas a primeira parte das resposta do questionrio. Em breve, o complemento ser postado. No desanime!

Вам также может понравиться