Вы находитесь на странице: 1из 10

Comandos do Linux

Comandos Linux Manipulao de arquivos e diretrios


cat - Concatena arquivos, exibe o contedo e ainda pode receber texto digitado pelo teclado e enviar para um arquivo dentre outra funes. $ cat [opes] [diretrio/arquivo] Opes: -b: Numera as linhas, exceto as linhas em branco; -E: Mostra um caractere $ ao final de cada linha; -n: Numera todas as linhas, incluindo as em branco; -s: No mostra mais do que uma linha em branco. Se houver duas ou mais linhas em branco consecutivas, elas so truncadas e apenas uma mostrada; -T: Substitui tabulaes pelos caracteres "^I"?; -v: Substitui os caracteres no imprimveis por smbolos, exceto tabulaes e final de linha.

Comandos Linux Manipulao de arquivos e diretrios


Para criar um arquivo, execute o comando: $ cat > nomedoarquivo.extenso Digite qualquer texto. Quando terminar, pressione as teclas Crtl+d em uma linha vazia para finalizar a entrada de dados e salvar o arquivo. Porm o comando acima cria o arquivo e caso ele j exista, sobrescreve-o. Para resolver este problema devemos utilizar o comando: $ cat >> nomedoarquivo.extenso Este comando adiciona o contedo digitado no final do arquivo. Para ver o contedo do arquivo, execute: $ cat nomedoarquivo.extenso Porm quando o arquivo muito extenso, devemos utilizar um complemento: $ cat nomedoarquivo.extenso | more

Comandos Linux
Para concatenar arquivos:
$ cat arquivo1.extenso arquivo2. extenso > arquivofinal.extenso
Vrios arquivos a serem compactados:

$ cat arquivo.extenso.* > arquivofinal.extenso


Para adicionar o contedo de um arquivo no final de outro arquivo:

$ cat arquivo.extenso >> arquivo2.extenso

Comandos Linux
more - Mostra o arquivo na sada padro. Se o tamanho do arquivo for maior do que o nmero de linhas da tela, faz uma pausa e aguarda o pressionamento de uma tecla (Enter, espao ou q/ Esc) para continuar a exibio. $ more [opes] arquivo Principais opes: -d : Mostra informaes para o usurio de como prosseguir; +num : Inicia a exibio na linha indicada no nmero num. -p: Limpa a tela e depois exibe o contedo do arquiv, ao invs de paginar o contedo do arquivo. -s: Junta vrias linhas em branco seguidas de trechos do arquivo e mostra apenas uma linha.

Comandos Linux
tac - O tac faz o mesmo que o cat, mas exibe o arquivo pela ordem inversa, ou seja, comeando pela ltima linha e terminando com a primeira. $ tac [arquivo] touch usado para atualizar as informaes sobre as datas de ltimo acesso e ltima modificao de um arquivo. $ touch [opes] [arquivo] Se o arquivo no existir, ele criado, por padro. Isso faz o touch ser muito utilizado para criar arquivos vazios, atravs do comando touch [arquivo]. Opes: -a: Modifica apenas a data do ltimo acesso; -c: No cria arquivos, caso eles no existam; -m: Modifica apenas a data de modificao; -t: A data e hora a ser utilizada para o ltimo acesso ou ltima modificao. O formato utilizado MMDDhhmm (ms, dia, hora e minuto);

Comandos Linux
cp - Abreviao de copy (copiar), utilizado para copiar arquivos e diretrios de um local para outro, com o mesmo nome ou com nome diferente. $ cp [opes] [origem] [destino] -b: Faz um backup de arquivos que sero sobrescritos; -P: Quando tratar de links simblicos, copia o link, e no o local para onde o link aponta; -f: Fora a cpia, sobrescrevendo arquivos no destino se confirmao; -i: Pede confirmao antes de sobrescrever um arquivo; -p: Preserva as propriedades do arquivo (permisses, dono e datas); -R ou -r: Modo recursivo, copia todos os arquivos e subdiretrios do diretrio especificado. -u: Copia apenas os arquivos novos. Se um arquivo que estiver sendo copiado j existir no diretrio de destino, sua cpia ser ignorada; -v: Mostra os detalhes da cpia dos arquivos.

Comandos Linux
Para copiar um arquivo em um diretrio: $ cp arquivoasercopiado.extenso /diretrio Para fazer cpia de um arquivo com nome diferente: $ cp arquivo.extenso cpiaarquivo.extenso Para copiar mais de um arquivo para um diretrio: $ cp arquivo1 arquivo2 arquivo3 /diretoriopai/diretoriofilho Para copiar um diretrio para diretoriopai/diretoriofilho: $ cp -r diretorioasercopiado /diretriopai/diretriofilho Para copiar mais de um arquivo e um diretrio para outro diretrio: arquivos file1, file2 e file3 e o diretrio img/ para o diretrio /tmp/upload/: $ cp -r file1 file2 fil3 diretorioasercopiado /diretriopai/diretriofilho

Comandos Linux
cp Cpia em modo recursivo: Copia todos os arquivos e subdiretrios do diretrio especificado. Usado para copiar diretrios inteiros. Copia um diretrio para dentro de outro diretrio: # cp -Rv /diretoriocopiado /diretoriodestino Exemplos: Copia o diretrio backup que est dentro de /root para a raiz do disco # cp -Rv /root /backup / Copia o diretrio docs que est dentro de /usr/local/share para o diretrio que estou no momento # cp -Rv /usr/local/share/docs .

Comandos Linux
Copiar Diretrios Renomeando o destino: cp diretorio-origem diretorio-destino/novo-nome Exemplos: $ cp -Rv /root /tmp/root-renomeado Copia o diretrio /root para dentro do diretrio /tmp com o nome de rootrenomeado. $ cp -Rv /etc /tmp/etc-novo Copia o diretrio /etc para dentro do diretrio /tmp com o nome de etc-novo. $ cp -Rv /root/backup /backup2 (Copia o diretrio backup que est dentro de /root para a raiz do disco com o nome de backup2) $ cp -Rv /usr/local/share/docs ./documentos Copia o diretrio docs que est dentro de /usr/local/share para o diretrio que estou no momento com o nome de documentos.

Вам также может понравиться