Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CINCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PONTES E GRANDES ESTRUTURAS

Aluna: Jssica Rodrigues Andrade Matrcula:20121024023

Tefilo Otoni - Minas Gerais 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CINCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATRIO DA VISITA TCNICA

Jssica Rodrigues Andrade Matrcula:20121024023

Relatrio apresentado ao Professor Antnio Jorge de Lima Gomes como parte integrante de avaliao da disciplina Pontes e Grandes Estruturas.

Tefilo Otoni - Minas Gerais 2013

SUMRIO

1.INTRODUO..........................................................................................................04 1.1 Sistema Estrutural das Pontes....................................................................................05 1.2. Aparelhos de Apoio..................................................................................................06 2. OBJETIVO.................................................................................................................07 3. PONTES VISITADAS..............................................................................................08 3.1 Ponte 1.......................................................................................................................08 3.2 Ponte 2.......................................................................................................................09 3.3 Ponte 3.......................................................................................................................10 3.4 Ponte 4.......................................................................................................................10 3.5 Ponte 5.......................................................................................................................11 3.6 Ponte 6.......................................................................................................................12 4. CONCLUSO............................................................................................................13 REFERNCIA...............................................................................................................14

1. INTRODUO

De acordo com Debs e Takeya (2009), ponte uma construo destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. O obstculo a ser transposto pode ser de natureza diversa, e em funo de sua natureza defini-se: Ponte - quando o obstculo um curso de gua, por exemplo um lago, um rio. Viaduto - quando o obstculo um vale ou uma via.

As pontes podem ser rodoviria, ferroviria, aeroviria, entre outros. E estas podem ser construdas utilizando diversos materiais, podendo ser classificadas de acordo com o material da superestrutura em: Pontes de madeira; Pontes de alvenaria Pontes de concreto simples; Pontes de concreto armado; Pontes de concreto protendido; Pontes de ao; Pontes mistas (concreto e ao).

As pontes podem ser subdivididas nos seguintes elementos: superestrutura, aparelhos de apoio e infraestrutura. Estes elementos so ilustrados na Figura 1.

Figura 1 - Esquema ilustrativo da composio das pontes. Fonte: Debs e Takeya, 2009.

1.1 Sistema Estrutural da Superestrutura das Pontes As pontes podem ser classificadas, quanto ao sistema estrutural da superestrutura em (Figura 2): Ponte em viga; Ponte em prtico; Ponte em arco; Ponte pnsil; Ponte estaiada.

Figura 2 - Esquema dos sistemas estruturais da superestrutura. Fonte: Debs e Takeya, 2009.

1.2 Aparelhos de Apoio

Aparelho de apoio o elemento colocado entre a infraestrutura e a superestrutura, destinado a transmitir as reaes da superestrutura para a infraestrutura, e ao mesmo tempo permitir determinados movimentos da superestrutura. Os aparelhos de apoio vinculam determinadas partes da superestrutura, permitindo ao mesmo tempo, os movimentos previstos no projeto, provocados pelos esforos, protenso, variao de temperatura, retrao do concreto, etc., que modificam as dimenses dos elementos Os aparelhos de apoio podem ser classificados em trs tipos: articulaes fixas, articulaes mveis e articulaes elsticas. As articulaes fixas permitem apenas os movimentos de rotao, gerando reaes vertical e horizontal no vnculo. As articulaes mveis permitem tanto a rotao como a translao, gerando no vnculo apenas a reao vertical. Na realidade, surge tambm a reao horizontal, por causa do atrito que no pode ser totalmente eliminado, mas nos casos usuais ela pode ser desprezada por ter valor relativamente pequeno. As articulaes elsticas permitem tambm os dois movimentos, a rotao e a translao, gerando porm reaes vertical e horizontal, esta ltima, com valor que no pode ser desprezado, ao contrrio das articulaes mveis. As articulaes fixas e mveis podem ser metlicas (normalmente de ao), ou de concreto. As articulaes elsticas so constitudas de elastmero (borracha sinttica), denominada comercialmente de neoprene. Em virtude da importncia do contedo estudado na disciplina Pontes e Grandes, ministrada pelo Professor Antnio Jorge de Lima Gomes, foi realizada uma visita tcnica, na qual foi analisada algumas pontes localizadas na cidade de Tefilo Otoni, no dia 06 de setembro de 2013.

2. OBJETIVO

Analisar as pontes situadas na cidade de Tefilo Otoni, identificando os elementos estruturais, materiais, entre outras caractersticas, a fim de permitir que o aluno veja de forma prtica o contedo estudado em sala, adquirindo assim, uma viso crtica.

3. PONTES VISITADAS 3.1 Ponte 1

Localizao: Rua Alexandre Mattar. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta em rampa. Classificao quanto ao material da superestrutura: mista, metlica e concreto armado. Tipo de apoio: neoprene. Observaes: - Foi possvel observar, que h um carreamento de solos finos na lateral, provocando um escoamento subsuperficial. Este faz com que ocorra infiltrao lateral da ponte. - Tabuleiro possui viga metlica que serve como barragem da gua. Caso essa viga se estendesse at a parte superior, serviria como defensa e no causaria reteno de gua nas enchentes. - Possui reforo de vigas, sendo a sua superestrutura suportada por 7 vigas metlicas. - O encontro funciona como suporte.

3.2 Ponte 2

Localizao: Rua Izelino Caldas Filho. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga T. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta horizontal. Classificao quanto ao material da superestrutura: concreto armado. Tipo de apoio: neoprene. Observaes: - H problemas de corroso nas estruturas, provocando fissuras na ponte. - Presena de duas rachaduras na ponte, a primeira na interface da ponte com a rua, j a segunda, se deve a trabalhabilidade da vibrao. - Possui uma viga transversal ligando a fundao, sendo desnecessrio, aumentando o peso da fundao. - Possui fundao constituda de 4 pilares circulares, sendo estes inclinados, minimizando a presso da gua. - Esse tipo de viga tem como funo distribuir o peso prprio da ponte e cargas acidentais.

3.3 Ponte 3

Localizao: Rua Epaminondas Otoni. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta horizontal. Classificao quanto ao material da superestrutura: mista, metlica e concreto armado. Tipo de apoio: Freyssinet. Observaes: - Encontro cedendo, em razo do carreamento dos solos finos. - Infraestrutura circular.

3.4 Ponte 4

Localizao: Rua Getlio Vargas. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta horizontal. Classificao quanto ao material da superestrutura: concreto armado. Tipo de apoio: neoprene. Observaes: - Superestrutura e infraestrutura danificada.

10

-Infiltrao em virtude do carreamento de solos finos.

3.5 Ponte 5

Localizao: Rua Antnio Alves Benjamin. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga T. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta horizontal. Classificao quanto ao material da superestrutura: concreto armado. Tipo de apoio: neoprene. Observaes: - Rua cedendo devido a boca de ralo que foi mal executada. - Infraestrutura: 4 pilares retangulares. - Pilares inclinados.

11

3.6 Ponte 6

Localizao: Rua Padre Virgulino. Tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura: Ponte em viga. Classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico: reta horizontal. Classificao quanto ao material da superestrutura: concreto armado. Observaes: - Ferragem aparente e com corroso. - Presena de pilar, que permite estabilidade. - Falta de ferro na calada, provocando momento fletor negativo.

12

4. CONCLUSO

Ao trmino da Visita Tcnica, foi possvel verificar, analisar e discutir conceitos estudados em sala de forma prtica. A visita acompanhada pelo professor da disciplina nos permitiu visualizar elementos e detalhes, que at ento no eram vistos com relevncia. Os elementos principais analisados e discutidos em relao a cada uma das pontes foram: tipo de ponte quanto o sistema estrutural da superestrutura, classificao quanto ao desenvolvimento altimtrico, classificao quanto ao material da superestrutura, tipo de aparelho de apoio. Em sntese, as ponte so em viga. Apenas uma reta em rampa, sendo as outras reta horizontal. Em relao ao material da superestrutura a maioria delas se utiliza o concreto armado, e apenas duas so mistas, ou seja, metlicas e concreto armado. E quanto ao aparelho de apoio, a maioria utiliza-se o neoprene. Ao longo do rio, encontram-se gabies, na qual suportam a carga da estrada. Pde-se verificar tambm a presena de pedras ao longo no rio, que servem para oxigenar a gua. Alm disso, todas as pontes possuem guarda corpo. Um fator relevante que foi observado, o fato de que aparentemente algumas dessas pontes no foram devidamente planejadas, fato verificado pela presena de pilares em excesso e vigas baldrames, evidenciando que estas pontes tiveram um custo elevado, sem necessidade. Foi verificado que as ruas laterais as pontes esto sofrendo fissuras. Esse fato se deve a m execuo de bocas de ralos, que causam o carreamento de solos finos. Alm disso, algumas pontes apresentam suas ferragens aparentes. Fatos como estes nos mostram que necessria a manuteno permanente das estruturas das pontes e dos seus elementos.

13

REFERNCIA

DEBS, M. K.; TAKEYA, T. Introduo s pontes de concreto. 2009. Universidade de So Paulo. So Paulo.

14

Вам также может понравиться