Вы находитесь на странице: 1из 3

Equao Bernoulli escoamento em coluna de gua

1 - Conceitos relacionados
Fluido ideal, fluido real, vazo, presso, Equao de Bernoulli.

tubulao. Em um fludo incompressvel, este volume pode ser obtido a partir do produto da velocidade do fludo pela rea da seo no ponto:

= v 1 A1 = v 2 A2 = cte

(1)

2 - Objetivos
Verificar a validade da equao de Bernoulli e da equao de Torricelli.

3 - Mtodo utilizado
medida a vazo do jato de gua em um orifcio na base de uma coluna de gua em funo do dimetro do orifcio e da altura da coluna de gua.

4 - Equipamentos
1 coluna de gua 1 conjunto de orifcios para a coluna de gua 1 proveta graduada de 100 ml 1 proveta graduada de 1000 ml 1 cronmetro manual 1 balde com 5 litros de gua
Figura 1 - Escoamento de um fluido ideal em regime

estacionrio com vazo constante. 5.1 Equao de Bernoulli A aplicao do princpio da conservao da energia mecnica no escoamento de um fluido ideal em uma tubulao leva obteno da Equao de Bernoulli. Esta equao descreve o comportamento de um fluido que se move ao longo de um tubo. H basicamente duas formulaes, uma para fluidos incompressveis e outra para fluidos compressveis. A equao de Bernoulli para fluidos ideais pode ser escrita como: 1 p + v 2 + g h = cte 2 5.2 Equao de Torricelli Consideremos uma coluna de gua com um orifcio em sua base, conforme diagrama apresentado na Figura 2. Consideremos ainda o nvel da gua no topo da coluna como o ponto 1 e o orifcio de sada da gua como o ponto 2 para a aplicao da equao de Bernoulli ao escoamento na coluna de gua. 1 1 2 2 p1 + v1 + g h1 = p2 + v 2 + g h2 2 2 (2)

5 - Fundamentos Tericos
Seja considerado o escoamento de um fludo ideal em uma tubulao, de forma que no haja perda de energia, tanto no movimento interno da massa lquida, quanto no atrito com as paredes internas dos condutos, etc. Na Figura 1 apresentado o diagrama com um exemplo de escoamento em dois pontos quaisquer 1 e 2 da corrente fluida com a notao apropriada para o modelo, sendo p a presso sobre o fluido num ponto qualquer da corrente fluida; a densidade do fluido; v a velocidade da corrente fluida no mesmo ponto; g a acelerao da gravidade local e h a altura do ponto em relao a um nvel horizontal adotado como referencial. O fludo passa pelo ponto 1 atravs da seo de rea A1 e pelo ponto 2 pela seo de rea A 2. No mesmo instante em que a presso p1 atua sobre a seo de rea A1 da corrente fluida, que se desloca com a velocidade v1, a presso p2 atua sobre a seo de rea A2 da mesma corrente, que se desloca velocidade v 2. definido como vazo o volume de fludo por unidade de tempo que escoa em uma seo qualquer da

Toginho Filho, D. O., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Outubro de 2009.

Equao Bernoulli escoamento em coluna de gua

Sendo definido o ponto 2 como a origem do referencial, a altura h2 tem valor nulo, e a equao anterior escrita como: 1 1 2 2 p1 + v1 + g h1 = p2 + v 2 2 2

v 2 = 2 g h1

(3)

A equao 3 indica que a velocidade do fludo na sada de gua depende apenas da acelerao da gravidade da altura da coluna de gua. Apesar de ter sido deduzida a partir da equao de Bernoulli, esta equao a mesma obtida por Evangelista Torricelli para calcular a velocidade de um corpo em queda livre, considerando apenas o ponto inicial e final do movimento.

6 - Montagem e procedimento experimental


Prtica 1 Dimetro do orifcio 1. Identificar os componentes a serem utilizados; 2. Com o registro fechado, preencher a coluna com gua at a altura de 50 cm; 3. Fixar o orifcio de 1 mm na sada de gua; 4. Posicionar a proveta graduada na sada de gua; 5. Abrir o registro e medir o tempo de escoamento de aproximadamente 40 ml; 6. Repetir o procedimento anterior desta prtica com o escoamento pelos outros orifcios disponveis; 7. Organizar os valores medidos em uma tabela (Tabela I), com colunas para o dimetro do orifcio e seu erro, o volume de lquido escoado e seu erro. Utilizar o nmero correto de algarismos significativos. Prtica 2 Altura da coluna de gua 1. Identificar os componentes a serem utilizados; 2. Com o registro fechado, preencher a coluna com gua at a altura de 50 cm; 3. Fixar o orifcio de 2 mm na sada de gua; 4. Posicionar a proveta graduada na sada de gua; 5. Abrir o registro e medir o volume escoado durante 5 segundos; 6. Repetir os procedimentos 4 e 5 desta prtica para outros valores de altura da coluna de gua entre 50 cm e 20 cm, com intervalos de 5 cm; 7. Organizar os valores medidos em uma tabela (Tabela II), com colunas para o valor da altura da coluna de gua e seu erro, o volume de lquido escoado e seu erro. Utilizar o nmero correto de algarismos significativos.

Figura 2 - Coluna de gua com orifcio.

Tanto o fludo no topo da coluna quanto o que escoa pelo orifcio esto expostos presso atmosfrica, ou seja, os termos p1 e p2 so iguais e podem ser simplificados na equao. 1 1 v1 2 + g h1 = v 2 2 2 2 Considerando a rea do orifcio muito menor que a rea da seo da coluna de gua, a velocidade de deslocamento do nvel do fludo muito menor que a velocidade do fludo na sada do orifcio. Com isso, o termo que contem v1 pode ser considerado nulo. A equao anterior pode ser reescrita como: 1 g h1 = v 2 2 2 Como a gua pode ser considerada nesse sistema um fluido incompressvel, a densidade a mesma em todos os termos da equao, podendo ser simplificados. g h1 = 1 2 v2 2

e rearranjando os termos, a equao pode ser escrita como:

7 - Anlise

Toginho Filho, D. O., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Outubro de 2009.

Equao Bernoulli escoamento em coluna de gua

1. Inserir uma nova coluna na Tabela I para o clculo da vazo do fluido na sada do orifcio, considerando a definio de fluxo; 2. A partir da Tabela I, construir um grfico (Grfico1) da dependncia da vazo em funo da rea do orifcio de sada de gua; 3. Ajustar os pontos experimentais com uma funo apropriada; 4. Avaliar os resultados do ajuste considerando a equao (1); 5. Calcular e avaliar a velocidade do fludo na sada do orifcio; 6. Inserir uma nova coluna na Tabela II para o clculo da velocidade de sada do fludo, considerando a equao (1) e a rea do orifcio; 7. A partir da Tabela I, construir um grfico de v 2(h) da dependncia do quadrado da velocidade do fludo na sada da coluna em funo da altura da coluna de gua (Grfico 2); 8. Ajustar os pontos experimentais com uma funo apropriada; 9. Avaliar os resultados do ajuste considerando a equao de Torricelli (3).

Referncias Bibliogrficas 1. Equao


de Bernoulli, disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Equa %C3%A7%C3%A3o_de_Bernoulli, Acesso em 07/09/2009. 2. Halliday, D E Resnick, R., Fundamentos de Fsica 2, 4ed.vol.2, LTC, Livros Tcnicos e Cientficos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1991. 3. Sears, F. W. E Zemansky, M. W., Fsica, 2ed., vol.1, Ed. Universidade de Braslia, Rio de Janeiro, 1973. 4. Nussenzveig, H. M., Fsica Bsica, 2 ed., vol. 2, Ed. Edgard Blcher Ltda 1990.

Toginho Filho, D. O., Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Outubro de 2009.

Вам также может понравиться