Вы находитесь на странице: 1из 12

CENTRO UNIVERSITRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

GRUPO 14: PROPRIEDADES DO CARBONO

Relatrio apresentado ao professor de laboratrio da disciplina de Qumica Inorgnica Experimental do Curso de Engenharia Qumica.

ALUNOS: HELENA BRITO LARA GOMES RAYSSA SOARES NAYARA MARTINS NATLIA BRAGA PROFESSOR: RICARDO FRANA

CORONEL FABRICIANO 2013

SUMRIO

1.RESUMO.................................................................................................................. 2 2.OBJETIVOS ............................................................................................................. 3 3.INTRODUO ......................................................................................................... 4 4.EXPERIMENTOS ..................................................................................................... 5 4.1.MATERIAIS E REAGENTES ................................................................................ 5 4.2.PROCEDIMENTOS ............................................................................................... 5 5.RESULTADOS E DISCUSSO ............................................................................... 6 6.CONCLUSO .......................................................................................................... 7 7.ANEXOS .................................................................................................................. 8 7.1.QUESTIONARIO QUMICO .................................................................................. 8 7.2.IMAGENS.............................................................................................................. 9 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ......................................................................... 11

1. RESUMO Os elementos pertencentes ao grupo 14 apresentam carter metlico menor que os elementos do grupo 13. O carbono o elemento que apresenta maior carter no metlico. Os elementos da famlia do carbono apresentam configurao eletrnica da camada de valncia igual a ns2np2 e todos formam ctions com nmeros de oxidao iguais a +2 e +4.O carbono o elemento que possui maior destaque, entre todos deste grupo, uma vez que, existe at uma parte da Qumica para estudo dos compostos de carbono, a Qumica Orgnica. Isso devido a grande quantidade compostos orgnicos, que so milhares. O carbono ocorre livre na natureza, em suas conhecidas formas alotrpicas: diamante, grafite, carvo e fulerenos. Os outros elementos deste grupo: germnio, estanho e chumbo so tambm bastante conhecidos e utilizados, principalmente, o estanho e o chumbo que so usados e trabalhados desde muito tempo, seja na fabricao de ligas metlicas importantes como o bronze (Cu + Sn) ou nos seus usos separadamente.

2. OBJETIVOS Verificar a reatividade do carbono com cido sulfrico; Observar propriedades do carbono e de seus compostos.

3. INTRODUO Os elementos do Grupo 14 tm em seu nvel externo, quatro eltrons. Apresentam propriedades redutoras nas reaes com oxidantes e propriedades oxidantes nas reaes com redutores. Somente com a exceo do germnio, todos os elementos desse grupo so bem conhecidos. O carbono um constituinte de toda matria viva, como protenas, carboidratos e gorduras. Na era pr-histrica, o homem j sabia da existncia dele nas formas de carvo vegetal e negro de fumo (usado em pinturas de cavernas). O carbono tambm conhecido em outros dois estados elementares cristalinos: Diamante sua forma mais preciosa e Grafita utilizada na fabricao de lpis. O Carbono ocorre em grandes quantidades, combinado com outros elementos e compostos, principalmente como carvo, petrleo e rochas calcrias como calcita CaCO3, magnesita MgCO3 e dolomita (MgCO3 . CaCO3). Forma compostos binrios com metais e no-metais e uma rica variedade de compostos organometlicos. Apresenta uma configurao eletrnica 2s22p2, seu estado de oxidao +4, e o seu peso atmico de 12,01. Em sua forma elementar, carvo ou coque, muito usado como combustvel e como agente redutor na obteno de metais a partir de seus minrios. O grafite utilizado como lubrificante e em lpis, e o diamante usado em ferramentas industriais de corte. O silcio outro elemento do grupo 14 que apresenta enorme importncia, pois um elemento de grande quantidade. Ele se encontra distribudo pela crosta terrestre em formas variadas de silicato. Os outros elementos deste grupo: germnio, estanho e chumbo so tambm bastante conhecidos e utilizados, principalmente, o estanho e o chumbo que so usados e trabalhados desde muito tempo, seja na fabricao de ligas metlicas importantes como o bronze (Cu + Sn) ou nos seus usos separadamente.

4. EXPERIMENTOS 4.1. MATERIAIS E REAGENTES Soluo de Ca(OH)2 Soluo de NaOH 0,01 M Fenolftalena Suporte universal Garra cido sulfrico concentrado Bqueres Soluo AgNO3 Soluo Na2CO3 6 tubos de ensaio Tubo de vidro Acar Pipetas Cadinho Soluo HNO3

4.2. PROCEDIMENTOS Parte I Encheram-se os trs tudo de ensaio como diferentes solues O primeiro continha 5 ml de gua destilada, soluo de NaOH diluda e fenolftalena . O segundo continha 2 ml de soluo de Ca(OH)2 e fenolftalena. O terceiro continha 1 ml de soluo de Na2CO3 , 1 ml de gua destilada e fenolftalena. Aps adicionar todas as solues nos tubos de ensaio , com o auxilio de um canudo, sopramos as solues, emitindo CO2. Parte II Foi colocada em um cadinho de porcelana uma poro de acar. Em seguida, foi adicionado cido sulfrico concentrado.

Parte III Encheram-se os trs tudo de ensaio como diferentes solues O primeiro continha 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de H2SO4. O segundo continha 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de Ca(OH)2. O terceiro continha 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de AgNO3

5. RESULTADOS E DISCUSSO Parte I - Nesta parte foi realizado o experimento em que foi colocada em tubos de ensaios solues de NaOH, Ca(OH)2 , Na2CO3 e gostas de fenolftalena. Depois com o auxilio do canudo introduzimos CO2 fazendo a soluo que estava rosa voltar a ser incolor. Tubo 1 : antes tnhamos uma base, mas depois virou sal. 2 NaOH + CO2 Na2CO3 + H2O Tubo 2 : antes tnhamos uma base, mas depois virou sal. Ca(OH)2 + CO2 CaCO3 + H2O Tubo 3 : antes tnhamos um sal, mas depois virou base. Na2CO3 + H2O 2 NaOH + CO2 Parte II Reao do cido sulfrico com o acar um processo exotrmico e alm de calor libera vapores txicos. O cido sulfrico concentrado capaz de desidratar o acar, isso , ele consegue retirar gua da molcula de acar (sacarose) sobrando apenas o carvo (carbono) de acordo com a equao: C12H22O11(s) 12 C(s) + 11 H2O(aq). Parte III Tubo 1: Houve formao de bolhas. Tubo 2: Reagiu formando uma soluo esbranquiada Tubo 3: Formou uma soluo branca e ao adicionar cido ntrico ficou com 3 coloraes, 1 transparente, 2 branco, 3 formao de precipitado.

6. CONCLUSO Estudado os elementos qumicos de suas vrias formas (ons, camadas de valncia, polarizao, etc) pode-se concluir que os elementos pertencentes ao grupo 14 apresentam carter metlico menor que os elementos do grupo 13, tambm se pode afirma que a famlia do carbono apresenta configurao eletrnica da camada de valncia iguais e o carbono o elemento de maior destaque dentre estes. O experimento se dividiu em 3 partes, buscamos objetivar a reatividade do carbono com cido sulfrico e observar as propriedades e compostos do mesmo. O carbono presente na maioria dos elementos e compostos existentes, podendo at mesmo produzir substancias diferentes com mesma quantidade de carbono, mudando somente o arranjo qumico (grafita e diamante). Com isso Utilizando materiais reagentes com adio de carbono de diferentes formas, a primeira foi utilizado o carbono do CO2 por assopro em canudos nos tubos de ensaios; Na segunda parte foi acrescentado acar em um tubo de ensaio (C12H22O11) e adicionado cido sulfrico concentrado e por ultimo foi feio misturas de solues que continham Carbono. Aps a realizao dos experimentos foi observado e registrado os resultados em que na primeira parte do experimento todas as bases viraram sal, na segunda parte houve um processo exotrmico com liberao de vapores txicos, j que o cido sulfrico desidrata o acar deixando somente molculas de carbono e na ultima parte no primeiro apareceram bolhas, no segundo ouve reao e formou soluo esbranquiada e no terceiro formou uma soluo branca e aps adio de cido ntrico houve 3 fases. As observaes obtidas pelos resultados de todos os experimentos foram impostas que o carbono dependendo da sua polaridade e a resistncia inica admite um potencial controlador da reao o que faz suas alteraes sem afeta-lo. As reaes dependem de seus reagentes, o que no torna um resultado constante as reaes de mesmo elemento. A quantidade de molculas e ons presente na reao afeta seu produto e podem afetar estado fsico da matria reagida. A causa do carbono manter uma estabilidade na resistncia devido a sua alta concentrao inica e seu alto carter metlico.

7. ANEXOS 7.1. QUESTIONARIO QUMICO 1- A gua dura aquela que possui sais de ctions clcio (Ca2+(aq)), magnsio (Mg2+(aq)) e ferro II (Fe2+(aq)), que so insolveis em gua e reagem com os nions dos sabes, produzindo compostos insolveis. As quantidades desses ctions determinam a dureza da gua. Quando a gua assim, por mais que se tente, no possvel produzir a espuma caracterstica dos sabes em gua, assim como a limpeza no efetuada com eficincia, pois esses sais insolveis precipitam e aderem ao tecido que est sendo lavado (ou beira da pia, do tanque, da banheira etc.).Se a gua no possuir esses tipos de ctions, ela uma gua mole. A dureza da gua importante principalmente no aspecto industrial, visto que esses sais podem se acumular no interior das tubulaes e causar prejuzos. Alm disso, o cozimento de alimentos na gua dura faz com que eles enduream em vez de amolecer, da a origem desse nome.

2- Carvo Ativado uma forma de carbono puro de grande porosidade, apresenta notveis propriedades atribudas sua rea superficial, entre elas, a remoo de impurezas dissolvidas em soluo. Pode ser empregado em p ou granulado, conforme a utilizao.O carvo ativado obtido a partir da queima controlada de certos tipos de madeiras. A queima feita a uma temperatura entre 800C a 1000C, todo este cuidado para evitar que ocorra a queima total e perda da porosidade do carvo.O carvo ativado tem a capacidade de coletar seletivamente gases, lquidos e impurezas no interior dos seus poros, sendo por isso vastamente utilizado em sistemas de filtragem. 3- C12H22O11(s) 12 C(s) + 11 H2O(aq). 4- Sabemos que o pH da gua pura 7,0, mas quando o dixido de carbono (CO 2) presente na atmosfera se dissolve na gua, ocorre a formao do cido carbnico (H2CO3), e portanto o pH da gua em equilbrio com o CO 2 atmosfrico de 5,6. Apesar da chuva em equilbrio com o gs carbnico j ser cida, s dizemos que a chuva tem um excesso de acidez quando seu pH for menor que 5,6.

7.2. IMAGENS Parte I

O primeiro tubo contm 1 ml de soluo de Na2CO3 , 1 ml de gua destilada e fenolftalena. O segundo tubo contm 2 ml de soluo de Ca(OH)2 e fenolftalena. O terceiro tubo contm 5 ml de gua destilada, soluo de NaOH diluda e fenolftalena .

Parte II

Reao do acar quando entra em contato com o cido sulfrico

10

Parte III

O primeiro tubo contm 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de H2SO4. O segundo tubo contm 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de Ca(OH)2. O terceiro tubo contm 5 ml de uma soluo de Na2CO3 e 5 ml de AgNO3

11

8. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SHRIVER, D. F., Atkins, P. W. Qumica Inorgnica. 4 ed. Porto Alegre. Bookman, 2008. LEE, John David. D. Qumica Inorgnica no to concisa. 5 ed. So Paulo. Edgard Blucher, 1999.

Вам также может понравиться