Вы находитесь на странице: 1из 12

Aula 13

As obras da carne
Todo cristo deve manifestar o fruto do ESPRITO, mas se no andar em esprito, fatalmente acabar manifestando as obras da carne, por isso, importante estudarmos tanto um quanto o outro. O Apstolo Paulo descreve-os, inclusive, no mesmo texto bblico de Glatas. Digo, porm: Andai no esprito, e jamais satisfareis concupiscncia da carne. Porque a carne milita contra o esprito, e o esprito contra a carne; porque so opostos entre si; para que no faais o que porventura seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo ESPRITO, no estais sob a lei. (Glatas 5:16-18) Temos a opo de alimentarmos a carne ou o esprito, sendo certo que aquele que for alimentado, ficar forte. Dessa forma, todo cristo deve optar por alimentar seu esprito. Ora, as obras da carne so conhecidas, e so: prostituio, impureza, lascvia, idolatria, feitiarias, inimizades, porfias, cimes, iras, discrdias, dissenses, faces, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como j outrora vos preveni, que no herdaro o reino de Deus os que tais coisas praticam. (Glatas 5:19-21) As obras da carne apresentam-se como uma conseqncia de andar na carne, no so, porm, as caractersticas de uma pessoa ou seu carter, por isso Paulo diz: e coisas semelhantes a essa, pois no h o interesse em descrever tudo de errado que algum possa fazer. No devemos julgar a carne de uma pessoa, pois carne tudo igual; nenhuma presta. Se cairmos em quaisquer desses pecados, estaremos abrindo uma brecha para que o mal entre em nossas vidas, trazendo enfraquecimento espiritual, com tendncia cada vez maior pratica das obras da carne.

O ganhar e o perder a uno no acontecem repentinamente.


O enfraquecimento espiritual gera a manifestao das obras da carne, enquanto o fortalecimento, a manifestao do fruto do ESPRITO. Tanto o fortalecimento, quanto o enfraquecimento espiritual no acontecem do dia para a noite, mas algo que demanda tempo, pois a uno de DEUS conquistada dia a dia; ningum tem a plenitude do ESPRITO SANTO de um dia para o outro. Toda mudana espiritual na vida do cristo, seja ganho ou perda de uno, acontece aos poucos. Todo problema est em sairmos do esprito e entrarmos na carne sem que percebamos, pois essa transio pode ser provocada por fatos acumulados diariamente, sendo assim, importante vigiarmos muito. O Rei Davi, por exemplo, cometeu um adultrio (II Samuel 11), mas esse pecado teve incio enquanto cobiava a mulher de outro homem, sendo que esse pecado inicial foi o que gerou a traio e at um homicdio. DEUS no deseja que lutemos contra as obras carnais estando na carne, pois essa luta seria realizada atravs de esforos prprios, o que no funcionaria. S temos condies de combater a carne, estando em esprito, por isso, se estivermos na carnalidade, devemos voltar o quanto antes para o esprito e, o mais importante, nos mantermos nele.

1 grupo: Prostituio, Impureza e Lascvia. Prostituio:

Prostituio toda e qualquer imoralidade sexual, qualquer ato sexual ilcito e, tambm, toda e qualquer relao sexual fora do casamento. 1

Foi DEUS quem criou o sexo.


Foi DEUS quem criou o sexo e, por isso, ele bom, desde que praticado dentro do casamento. Os desejos sexuais no devem ser objeto de dio ou de vergonha, antes, podem e devem ser celebrados como um dom precioso de DEUS, pois Ele mesmo os criou e declarou-os bons. Criou DEUS, pois, o homem sua imagem, imagem de DEUS o criou; homem e mulher os criou (...) E a costela que o SENHOR DEUS tomara ao homem, transformou-a numa mulher, e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. Por isso deixa o homem pai e me, e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. (Gnesis 1:27 e 2:22-24) Viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. (Gnesis 1:31). O nosso Criador projetou o sexo no apenas para aumento do prazer fsico e do bem-estar dos cnjuges no casamento, mas tambm para facilitar a expresso de seu carinhoso compromisso. Alm disso, criou-o como forma de comunho e intimidade entre duas pessoas dentro do casamento, expressando o amor, o prazer fsico e o compromisso entre o homem e a mulher e, tambm, para a preservao da vida e das famlias. Se o sexo, feito na intimidade do casamento, pode e deve ser puro e santo, no devemos imaginar que o nosso desenvolvimento espiritual seja mais bem atendido se negarmos a importncia dos atos fsicos do amor com nosso cnjuge. Infelizmente, muitas boas ddivas de DEUS, dentre as quais o sexo, foram tristemente corrompidas e distorcidas por satans e pelo prprio homem, quando este permite que as intimidades sexuais, to proveitosas dentro da estrutura do amor e do compromisso do casamento, ultrapassem seus verdadeiros limites. Nosso pas, lamentavelmente, conhecido pela sensualidade, carnaval e diversas formas de prostituio, pelas msicas e danas sensuais, programao apelativa da televiso, turismo sexual, exportao de prostituio, dentre tantas outras deturpaes. Contudo, o que DEUS criou, inclusive o sexo, foi estabelecido para ser vivido dentro de um padro de santidade e pureza. Digno de honra entre todos seja o matrimnio, bem como o leito sem mcula; porque DEUS julgar os impuros e adlteros. (Hebreus 13:4)

Mentiras de satans.
O que temos visto, porm, que o sexo na mo de satans tem se transformado em instrumento de destruio de vidas e famlias, atravs de algumas mentiras, como por exemplo: 1 Satans ama o sexo: o nosso inimigo veio para roubar, matar e destruir (Joo 10:10), portanto ele no conhece o amor. Sexo doao e o diabo no sabe o que isso, ele no sabe o que amar e doar-se. 2 proibido sentir prazer no sexo: em alguns lugares dito que o sexo foi feito apenas para procriao. Isso um engano, pois o sexo foi criado por DEUS para a procriao e, tambm, como um presente de prazer, gozo e alegria dentro do casamento. 3 O sexo pervertido gera prazer: o sexo pervertido, na verdade, gera uma escravido, tornando-se cada vez mais difcil obter a satisfao. O resultado disso a violncia e a morte. bastante semelhante dependncia das drogas. 2

O ESPRITO SANTO considera este "sexo solto" como prostituio. O termo prostituio, em geral, identifica toda perverso sexual, seja de natureza heterossexual, homossexual ou bestial. O adultrio, a fornicao, qualquer tipo de sexo antes do casamento, o incesto, a pedofilia, a masturbao, a sodomia, o lesbianismo, etc., no passam de formas especficas de prostituio. Abaixo vamos detalhar essas formas de deturpao do sexo.

Por isso DEUS entregou tais homens imundcia, pelas concupiscncias de seus prprios coraes, para desonrarem os seus corpos entre si, pois eles mudaram a verdade de DEUS em mentira, adorando e servindo a criatura, em lugar do Criador, o qual bendito eternamente. Amm. Por causa disso os entregou DEUS a paixes infames, porque at as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relaes ntima por outro, contrrio natureza; semelhantemente, os homens tambm, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punio do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de DEUS, o prprio DEUS os entregou a uma disposio mental reprovvel, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustia, malcia, avareza e maldade; possudos de inveja, homicdio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de DEUS, insolentes, soberbos, presunosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, prfidos, sem afeio natural e sem misericrdia. Ora, conhecendo eles a sentena de DEUS, de que so passveis de morte os que tais coisas praticam, no somente as fazem, mas tambm aprovam os que assim procedem. (Romanos 1:24-32)

Fornicao: trata-se do relacionamento entre pessoas solteiras (no casadas) ou amasiadas, abrangendo desde determinados exageros, como abraos mais picantes, at o ato da relao sexual propriamente dita. Adultrio: trata-se do sexo que envolve pelo menos uma pessoa casada, porm, fora do
mbito do casamento.

Homossexualismo: trata-se do sexo entre pessoas de mesma natureza, homem com homem
(gays) ou mulher com mulher (lsbicas). Esse tipo de relao contraria a natureza criada por DEUS. extremamente ntido que o homem completa a mulher e vice-versa, tanto em termos espirituais, como em termos fsicos. A boca e o nus so as extremidades dos aparelhos digestivos do corpo humano, portanto no so rgos sexuais. A maneira que satans encontrou para que pessoas de mesmo sexo se relacionassem justamente atravs desses rgos, a boca na forma de sexo oral e o nus na forma de sexo anal, ou seja, o sexo anal e o sexo oral so as maneiras, atravs das quais, satans leva as pessoas a pecarem. Portanto, qualquer relao sexual, seja homossexual ou heterossexual, em que se pratique sexo oral ou anal, inspirada por satans e, por isso, abominao aos olhos de DEUS.

Incesto: trata-se do sexo entre parentes prximos. As geraes seguintes a um casal com
parentesco prximo, seja a primeira, segunda, quinta ou ainda a dcima, apresentaro defeitos fsicos, anomalias desconhecidas, m formao corporal, dentre outros problemas.

Pedofilia: trata-se da atrao sexual por crianas e a relao sexual entre um adulto e uma
criana. Sentir atrao sexual por uma pessoa que nem possui o corpo formado s pode encontrar explicao junto a satans, no h outro motivo.

Masturbao: trata-se do sexo de forma individualista, a auto-satisfao sexual, onde so


estimulados inmeros pensamentos pornogrficos e impurezas sexuais. Se o sexo criado por DEUS doador, a masturbao totalmente o oposto a isso, pois fornece satisfao somente quele que a pratica.

Masoquismo: trata-se do sexo na forma de dor, ou seja, sentir prazer na dor. DEUS criou o
sexo para ser algo agradvel, carinhoso, prazeroso, alegre e bonito. O nico que sente prazer na dor satans.

Sodomia: trata-se do sexo anal j visto dentro do conceito do homossexualismo. Bestialidade: trata-se do sexo entre pessoas e animais. Se a relao entre pessoas do mesmo sexo j contra a natureza criada por DEUS, o que dizer de uma relao sexual entre um homem e um animal como um cachorro, por exemplo? Pornografia: em um conceito no to abrangente, trata-se da imaginao e da fantasia sexuais, desde o apreciar uma arte seminu, passando pela arte do nu artstico e chegando at ao extremo do sexo explcito, pois impossvel que uma pessoa veja algum seminu, sem comear a fantasiar outras imagens na mente, relacionadas ao sexo, at chegar s imagens de sexo pervertido e explcito.
Fugi da prostituio. Todo o pecado que o homem comete fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu prprio corpo. (1 Corntios 6:18) Todos aqueles que so casados precisam santificar a sua cama e seu casamento, pois, dependendo da forma como o sexo praticado, ainda que dentro do casamento, ele pode tornar-se impuro. H uma natureza a ser respeitada dentro da relao sexual e ns jamais podemos mud-la. Um casal pode trazer para dentro do lar a lascvia, quando pratica o masoquismo, sexo anal ou oral, por exemplo. Por causa disso os entregou DEUS a paixes infames, porque at as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relaes ntimas, por outro contrrio natureza. (Romanos 1:26) Digno de a honra entre todos seja o matrimnio, bem como o leito sem mcula; porque DEUS julgar os impuros e adlteros. (Hebreus 13:4) O exagero no namoro fornicao. Aqueles que ainda no so casados devem vigiar, pois o inimigo tentar destruir o namoro fazendo o casal cair em pecado sexual. O Apstolo Paulo insistiu com os corntios para que "fugissem da impureza", explicando que "qualquer outro pecado que uma pessoa comete fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o prprio corpo" (1 Corntios 6:18). As intimidades sexuais fora do compromisso de amor do casamento contradizem ao propsito para o qual o corpo foi criado. Por serem contra a natureza, no podem deixar de ter conseqncias prejudiciais sobre o homem em geral. Na raiz desse uso destruidor do sexo, reside a alienao do homem em relao a Deus. Desesperadamente s, o homem busca compensar a sua perda numa busca desajustada por amor e aceitao. O desejo sexual, agora desprovido de amor puro, torna-se uma cobia impessoal e egosta. Hoje o conceito de casamento diferente do conceito do matrimnio da poca do antigo testamento. No principio, no havia festas, preparaes, noivados, etc. O casamento era feito simplesmente com o ato sexual, uma vez que, espiritualmente, o casamento d-se quando homem e mulher juntam-se sexualmente (ato de coabitar, conhecer a mulher). No antigo testamento, ento, eles casavam-se e viviam juntos, tornando-se, a partir da, uma s carne. Hoje, h uma cerimnia nupcial que, embora no una o casal em santo matrimnio diante de DEUS, libera-os para a realizao do ato sexual, em que ambos se tornaro uma s carne, transformando-os em marido e mulher. Ento, respondeu ele: No tendes lido que o Criador, desde o princpio, os fez homem e mulher e que disse: por esta causa deixar o homem pai e me e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne? De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que DEUS ajuntou no o separe o homem. (Mateus 19:4-6) 4

Muito antes de um eventual pecado sexual, o erro j foi cometido ao esquecer-se do convidado principal do casamento: DEUS. A vitria sobre a prostituio ocorre, sobretudo, no corao e na mente, onde se deve lutar e vencer. A luta comea com uma profunda aceitao da responsabilidade pessoal (veja Romanos 1:21-26; 1 Corntios 5), arrependimento genuno (2 Corntios 7:9) e determinao sincera de deixar o sexo pervertido e todas as suas formas, agarrando-se ao padro criado por DEUS para o relacionamento do homem e da mulher (Atos 2:38; 17:30). Hoje, a lei dos homens diz que, para uma unio matrimonial seja reconhecida, o casal deve participar de uma cerimnia civil de casamento e o SENHOR quer que cumpramos a lei. JESUS no facilitou esse assunto quando pregou as boas novas, pelo contrrio, Ele declarou que o pecado no era s praticar o ato sexual fora do casamento, mas um olhar e um pensamento malicioso seriam suficientes para gerar o pecado. Por tudo isso, todo ato sexual fora do casamento pecado e obra da carne.

Impureza:

A impureza no trata, necessariamente, do ato sexual em si, mas, sim, de toda forma de pensamentos sujos que vm mente e a poluem. Todo pensamento ocorre baseado naquilo que vemos e ouvimos durante o dia; a mente processa as informaes vistas ou ouvidas, assim, elas ficando registradas e, se no forem repreendidas quando pecaminosas, vo para o corao, conduzindo e influenciando a pessoa prtica do pecado. Em virtude disso, DEUS orienta todo cristo a fugir da roda dos escarnecedores (ouvido) e da aparncia da mal (olhos). Bem-aventurado o homem que no anda no conselho dos mpios, no se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmo 1:1) Abstende-vos de toda forma de mal. (1 Tessalonicenses 5:22) Precisamos selecionar o que vamos falar ao prximo, bem como o que vamos escutar, no permitindo que da nossa boca saiam palavras desagradveis a DEUS, ou admitindo nossa permanncia em roda de escarnecedores, ouvindo o que no convm. Olhos e ouvidos so entradas espirituais, por isso, temos de atentar sobre o que vemos e ouvimos, para jamais fixarmos nossa ateno no mal. Pensai nas coisas l do alto, no nas que so aqui da terra. (Colossenses 3:2) O palco da guerra est na nossa mente, por isso, temos de discernir a origem dos pensamentos que vm a ela, a fim de nos posicionarmos corretamente. H trs fontes de pensamentos: origem em DEUS; origem em ns mesmos; origem no diabo. Tanto a nossa vitria sobre o pecado, como a nossa derrota por ele, ocorre na mente e no corao. O pecado no ocorre se um pensamento sujo vier mente, mas se ele no for identificado e rejeitado, tende a ser alimentado, alojando-se no corao, criando razes e, a sim, gera o pecado. Temos de renunciar todo pensamento sujo e preencher a mente com o que JESUS nos instrui. Quem tem sentimento de inveja e cimes, por exemplo, tem conscincia de que est pecando, mas no tem f suficiente para confiar em DEUS, no percebendo que o SENHOR tem muito mais para dar e, assim, coloca os olhos no que dos outros, impedindo a agir de DEUS em sua prpria vida. Temos de conhecer o nosso ponto fraco, pois ali que satans tentar nos pegar. Sanso, por exemplo, no podia beber vinho, mas andava nas vinhas, tornando-se vulnervel s ciladas do 5

inimigo. O rei Davi, quando olhou para mulher, no pecou, mas a partir do momento que ele permaneceu olhando e cobiou, o engano se instalou em seu corao, gerando dessa forma o pecado consumado. Cada um de ns conhece os prprios pontos fracos e, portanto, devemos permanecer vigilantes nessas reas. E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terrao da casa real, e viu do terrao a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura no esta Bate-Seba, filha de Eli, mulher de Urias, o heteu? Ento enviou Davi mensageiros, e mandou traz-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois j estava purificada da sua imundcia); ento voltou ela para sua casa. (2 Samuel 11:2-4) Todo pensamento tem duas opes de caminhos a percorrer: da mente para o corao: todo pensamento que agrada a DEUS entra primeiro na mente e deve seguir ao corao; da mente para a terra: todo pensamento que desagrada a DEUS entra primeiro na mente e deve ser repreendido para que caia por terra. Toda mensagem passa, obrigatoriamente, primeiro pela mente para depois chegar ao corao. Quando aceitamos a mensagem recebida, ela, ento, armazenada como verdadeira, desce ao corao e passa a fazer parte da nossa vida. Para aceitarmos uma informao, geralmente precisamos ouvi-la muitas vezes, pois funcionamos por repetio. Normalmente, as pessoas precisam ouvir falar de JESUS uma, duas, trs vezes ou mais, at que sejam impactadas com a mensagem do Evangelho e aceitem-nO como SENHOR e Salvador de suas vidas. Esse um exemplo clssico de que aprendemos atravs de repeties.

Lascvia:

Trata-se do pecado relacionado luxria, libidinagem e sensualidade. Tais pecados vm na forma de olhares impuros, pensamentos maliciosos, roupas decotadas, etc. Devemos sempre perguntar ao ESPRITO SANTO: estou vestido adequadamente?, as minhas atitudes esto Te glorificando, SENHOR?. Pois esta a vontade de DEUS, a vossa santificao: que vos abstenhais da prostituio, que cada um de vs saiba possuir o prprio corpo, em santificao e honra, no com o desejo de lascvia, como os gentios que no conhecem a DEUS. (1 Tessalonicenses 4:3-5)

2 grupo: Idolatria e Feitiaria. Idolatria:

Quando o pecado da idolatria atinge um cristo, significa que em seu corao habita um deus que no o nico DEUS Vivo. O pecado de Jud est escrito com um ponteiro de ferro e com diamante pontiagudo, gravado na tbua do seu corao e nas pontas dos seus altares. Seus filhos se lembram dos seus altares e dos seus postes-dolos junto s rvores frondosas, sobre os altos outeiros. monte do campo, os teus bens e todos os teus tesouros darei por presa, como tambm os teus altos por causa do pecado, em todos os teus territrios! Assim, por ti mesmo te privars da tua herana que te dei, e far-te-ei servir os teus inimigos, na terra que no conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arder para sempre. Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu brao e aparta o seu corao do SENHOR! Porque ser como o arbusto solitrio no deserto e no ver quando vier o bem; antes, morar nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitvel. Bendito o homem que 6

confia no SENHOR e cuja esperana o SENHOR. Porque ele como a rvore plantada junto s guas, que estende as suas razes para o ribeiro e no receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequido, no se perturba, nem deixa de dar fruto. Enganoso o corao, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecer? Eu, o SENHOR, esquadrinho o corao, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas aes. Como a perdiz que choca ovos que no ps, assim aquele que ajunta riquezas, mas no retamente; no meio de seus dias, as deixar e no seu fim ser insensato. (Jeremias 17:1-11) A condio de dureza do corao do povo levou-os ao pecado da idolatria. Esse pecado ocorre quando gastamos tempo demais com outras pessoas ou coisas, sacrificando o tempo que deveria ser dado a DEUS; a idolatria d poder a algo ou algum. Abrao, por exemplo, de forma sutil idolatrou seu filho Isaque e DEUS quis sacrificar esse relacionamento idlatra. No podemos confiar ou depositar nossa f em homens. Temos de am-los e pedir a DEUS para que os capacite, a fim de sermos abenoados por intermdio de suas vidas, como quando o SENHOR capacita um pastor, um mdico, um advogado, etc. Devemos confiar somente em DEUS, dependendo dEle e entregando tudo em suas mos, pois aquele que depende do SENHOR como uma rvore, que pode at envergar com as lutas e dificuldades, mas nunca cair, pois o SENHOR no permitir isso. Amar sim, idolatrar no! Temos de ter cuidado e discernimento com o nosso corao, pois ele enganoso. No podemos deixar que a vontade do corao esteja frente da vontade do SENHOR. Deleita-te tambm no SENHOR, e te conceder os desejos do teu corao. (Salmo 37:4)

Feitiaria:

A idolatria e a feitiaria quase sempre esto aliadas. Nossa palavra farmcia oriunda do termo Pharmakeia, que significa feitiaria (Glatas 5:20; Apocalipse 9:21; 18:23). Esse termo referia-se, principalmente, ao uso da medicina, das drogas, encantos e, por fim, feitiaria. Vrias palavras diferentes so traduzidas por "feitiaria" no Antigo Testamento e DEUS proibia seu povo de ter qualquer envolvimento com o ocultismo (Deuteronmio 18:9-14); as bruxas eram exterminadas (xodo 22:18; 1 Samuel 28:7-9) e o povo de DEUS no devia buscar luz nas trevas! Talvez o melhor equivalente bblico da palavra "ocultismo" seja adivinhao, que nada mais do que a tentativa de decifrar a vontade dos deuses com o uso de tcnicas de magia. Os pagos criam que podiam usar a habilidade e o engenho humano para adquirirem conhecimento dos deuses sobre certas situaes. O adivinhador seria aquele que pensa poder jogar a revelao divina fora. Lemos nas Escrituras a respeito de mentiras adivinhatrias (1 Samuel 28). Estamos cercados pela feitiaria! Os homens que buscam seguir a prpria vontade e achar o seu caminho esto fadados s trevas, pois se desviaram da luz. A feitiaria est se disseminando: leitura de folhas de ch, mos, cartas, astrologia (Isaas 47:13), cultivo de drogas, que revive a feitiaria pag. Nos mercados, sobejam os expedientes de manipulao: ioga, cientologia, zen-budismo, teologia da Nova Era. Devemos acautelar-nos de qualquer pensamento ou ato que eleve o que queremos acima do que DEUS quer. At mesmo a busca de profecias pode tornar-se feitiaria. O inimigo usou muitos falsos profetas na bblia, pois as pessoas insistiam em encontrar algum que dissesse o que elas gostariam de ouvir, quando, na verdade, no queriam obedecer a DEUS.

Porque a rebelio como o pecado de feitiaria, e a obstinao como a idolatria e culto a dolos. (1 Samuel 15:23). O afastamento das pessoas com relao a DEUS, no significa que no creiam em nada, pelo contrrio crem em tudo! A frase "Todo mundo tem o direito sua prpria crena" no se encontra na bblia, no se encontra nos pensamentos, nem na boca do verdadeiro discpulo: a voz da idolatria. S JESUS a VERDADE (Joo 14.6), o resto mentira do inferno! Filhinhos, guardai-vos dos dolos (1 Joo 5:21).

3 grupo: Discrdias, dissenses e faces.


Esse o grupo do pecado da rebeldia. Discrdia significa desarmonia; dissenso significa desavena e faco significa diviso. Esses so os meios mais utilizados por satans para entrar na igreja, infiltrar-se no meio do povo de DEUS, jogando irmo contra irmo, ovelha contra a liderana, etc. Muita dor, sofrimento e tristeza so causados, em funo de alguns que esto inclinados a seguir por um caminho de discrdias, dissenses e faces. Isso ocorre, geralmente, por meio de fatos associados, com o intuito de causar tristeza para o cristo e grande prejuzo ao corpo de CRISTO. Essas obras da carne, constantemente, trabalham e intrometem-se nas vrias igrejas de CRISTO. A discrdia "v ambio" com o objetivo de ganhar seguidores; ela exige uma diviso de irmos, pois improvvel que algum tomado de esprito de discrdia esteja disposto a ficar sozinho, antes, buscar outras pessoas para acompanh-lo na separao, apoiando sua "posio" e criando faces. Uma pessoa com o esprito de discrdia, est to tomada de seus desejos pessoais e ambies que para ela a pureza, a paz e a santidade da igreja podem ser sacrificadas, por isso, permanece em meio a igreja, enumerando seus seguidores, trazendo diviso, levando s faces estabelecidas e buscando outras pessoas para integrar em sua causa.

Algumas caractersticas de uma pessoa rebelde.


Desobedincia a DEUS, aos lderes e justificativa para os erros, so as principais caractersticas de um rebelde. Toda atitude dele no se baseia nas orientaes do SENHOR, mas sim no que ele mesmo considera correto e justo. O rebelde ignora os mtodos de DEUS e prefere usar de seus mtodos prprios, encontra justificativa para cada um de seus erros e, s vezes, at usa a palavra de DEUS para isso, no consegue assumir uma falha, arrepender-se e converter-se aos valores de CRISTO; nunca v a real gravidade de seus pecados e procura sempre encontrar uma sada para encobrir seu erro e isentar-se de qualquer responsabilidade.

A pessoa rebelde capaz de contaminar como um cncer; pedra de tropeo dentro da igreja. A rebeldia desonra a DEUS e traz maldio sobre aquele que se rebela. Tudo o que ocorre na nossa vida provm de dois princpios espirituais: a obedincia, que honra a DEUS e atrai as bnos; ou a rebeldia, que honra a satans e atrai as maldies. O rebelde tambm possui o mesmo hbito que levou Cor a ser consumido pela ira de DEUS. E se ajuntaram contra Moiss e contra Aro, e lhes disseram: Basta! Pois que toda a congregao santa, cada um deles santo, e o SENHOR est no meio deles: por que, pois, vos exaltais sobre a congregao do SENHOR? (...) Ento disse Moiss: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a realizar todas estas obras, que no procedem de mim mesmo (...) E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu, abriu a sua boca, e os tragou com as suas casas, como tambm a todos os homens que pertenciam a Cor, e a todos os seus bens. Eles e todos os

que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo; a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregao. (Nmeros 16:3, 28, 31-33) Assim como fez Cor, o rebelde questiona a liderana das autoridades constitudas por DEUS, sendo esse um dos pecados mais comuns nele. Para justificar a desobedincia e rebelio, costuma alegar algo do tipo: Se toda a congregao possui o ESPRITO SANTO, por que estou errado e o meu lder est certo? O ESPRITO SANTO que est nele no o mesmo que est em mim tambm? Se DEUS falou comigo, creio que o meu lder no sabe o que est dizendo, por isso, melhor no o obedecer. Agindo assim, no entanto, o rebelde ignora uma autoridade espiritual constituda por DEUS e, ao mesmo tempo, questiona os prprios mtodos do SENHOR.

Hierarquia espiritual.
JESUS estabeleceu Sua Igreja com uma estrutura hierrquica, debaixo da qual todos ns estamos. Aquele que chamado por DEUS para ser uma autoridade espiritual, obrigatoriamente, estar debaixo de alguma outra. Um modelo de hierarquia acumulativa dentro de uma igreja pode ser retratado da seguinte forma: o membro est debaixo da autoridade do obreiro; o obreiro, debaixo da autoridade do lder de clula; o lder de clula, debaixo da autoridade do lder de ministrio; o lder de ministrio, debaixo da autoridade do dicono; o dicono, debaixo da autoridade do presbtero; o presbtero, debaixo da autoridade do pastor; o pastor, debaixo da autoridade do apstolo e este, por sua vez, no recusa ser ajudado por outros apstolos e homens de DEUS. Finalmente, todas as pessoas, sem qualquer exceo, esto debaixo da autoridade mxima que est no nome de JESUS CRISTO. A Igreja no uma democracia, bem como no pertence a homem algum; ela , sim, regida por uma Teocracia, portanto, governada por DEUS e pertencente Ele. O governo de DEUS acontece atravs de autoridades espirituais levantadas por Ele mesmo. O prprio JESUS, quando esteve aqui na Terra cumprindo o seu chamado, submeteu-se autoridade espiritual de DEUS. Aquele que almeja ser reconhecido como uma autoridade espiritual, necessariamente precisa reconhecer e estar debaixo de outras. No h nada mais prejudicial do que uma pessoa que professa ser um seguidor do Prncipe da Paz e, ao mesmo tempo, demonstra uma agresso contra os irmos. O cristo que se envolve com qualquer uma das obras da carne, fere-se e prejudica a igreja, pois as brigas conduzem discrdia, esta leva dissenso e a dissenso leva faco. O resultado de tudo isso trgico: o avano do evangelho impedido, os fiis so desencorajados, o irmo fraco prejudicado, a desconfiana geral, a intranqilidade e a dvida predominam e, pior, almas perdem-se. Os que sectarizam a igreja como dito em 1 Corntios 1:12: "Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de CRISTO", so advertidos: Se algum destruir o santurio de DEUS, DEUS o destruir (1 Corntios 3:17).

Outra obra da carne: Bebedice.


A bblia diz para no nos embebedarmos, havendo uma linha bastante tnue entre nosso limite e a embriaguez. Na viso da Igreja Bola de Neve, no h a possibilidade de beber nem uma gotinha de lcool. Em primeiro lugar, no devemos ser rebeldes, desobedecendo essa viso da igreja da qual fazemos parte, incorrendo, assim, no pecado de feitiaria. Alm disso, a maioria dos membros, digamos que 99%, j tiveram problemas com lcool, por isso, os irmos que nunca tiveram esse tipo de problema no devem beber para no escandalizar os demais e servir de pedra de tropeo. Portanto, quer comais quer bebais, ou faais outra qualquer coisa, fazei tudo para glria de DEUS. Portai-vos de modo que no deis escndalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem igreja de DEUS. 9

Como tambm eu em tudo agrado a todos, no buscando o meu prprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. (1 Corntios 10: 31-33) Aqueles que nunca tiveram problemas com lcool, no devem beber pelos seguintes motivos: por amor a DEUS, por amor ao prximo e para no estar em rebeldia contra a igreja e, conseqentemente, contra DEUS. O vinho a nica bebida citada na bblia. A palavra vinho na bblia tem duas origens: suco de uva ou suco de uva fermentado, atravs de um processo natural de transformao de certos acares em lcool etlico. Por esse ltimo tipo, temos o exemplo de No que foi vencido por sua embriaguez, quando ficou nu diante de seus filhos Gnesis 9 temos, em contrapartida, o exemplo maravilhoso de JESUS, que transformou gua em vinho, aquele primeiro tipo citado suco de uva somente, conforme descrito em Joo 2. Sendo assim, nem sempre o vinho citado na bblia o alcolico, mesmo porque, na poca em que a bblia foi escrita, existia somente a fermentao natural, sem o acrscimo de lcool, como feito hoje pelas indstrias, que acrescentam lcool em seus produtos, elevando o teor ao extremo. Pela lei judaica, o suco de uva, por sofrer o processo de fermentao natural, deveria ser diludo em gua, a uma proporo de trs ou quatro partes de gua para uma de vinho, provocando a volta caracterstica do suco antes de sua fermentao natural. Vemos, ento, h uma duplicidade da palavra vinho na bblia, que tanto pode relacionar-se ao fermentado, quanto ao natural, assim como hoje, as pessoas usam frases do tipo: Vamos beber!, servindo-se da palavra Beber para expressar bebidas alcolicas, como cerveja, por exemplo. Ao entrar na corrente sangunea, o lcool gera algumas conseqncias, tais como: perda do domnio prprio, a descaracterizao de personalidade, perda do juzo e do temor, a perda de habilidades motoras, dentre outras. Obviamente que no DEUS quem est agindo e, sim, o prprio satans. Para quem so os ais? Para quem os pesares? Para quem as rixas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. No olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente. Pois ao cabo morder como a cobra, e picar como o basilisco. Os teus olhos vero coisas esquisitas, e o teu corao falar perversidades. Sers como o que se deita no meio do mar, e como o que se deita no alto do mastro, e dirs: espancaram-me, e no me doeu; bateram-me, e no o senti; quando despertarei? Ento tornarei a beber. (Provrbios 23:29-35) Uma outra informao importante: a bebida alcolica usada nos terreiros de umbanda e candombl como alimento de entidades demonacas. Portanto ns no vamos ingerir o mesmo alimento dos demnios, isto , a bebida alcolica. No podeis beber do clice do SENHOR e do clice de demnios; no podeis participar da mesa do SENHOR e da mesa de demnios. Ou provocaremos zelos no SENHOR? Somos, porventura, mais fortes do que ele? Todas as coisas so lcitas, mas nem todas as coisas convm; todas as coisas so lcitas, mas nem todas as coisas edificam. Ningum busque o proveito prprio, antes cada um o de outrem. (1 Corntios 10.21-24) Nas bebedices podemos incluir o uso de qualquer tipo de entorpecente ou droga usada para alterar o humor, trazendo a falsa sensao de bem-estar. O ESPRITO SANTO deve ser a nica fonte de toda alegria, mansido e bom humor em nossas vidas!

10

Outro grupo de obra da carne: Orgulho, vaidade e soberba.


Esse grupo de obras carnais est diretamente relacionado com a rebeldia e faz a pessoa escolher por ter independncia de DEUS, a ponto de no confiar nEle, achando que os seus mtodos e planos so os melhores. O caminho trilhado pelo orgulhoso a queda. A soberba do teu corao te enganou, tu que habita nas fendas das rochas, na tua alta morada, e dizes no teu corao: Quem me derrubar em terra? Se te elevares como guia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, de l te derrubarei, diz o SENHOR. (Obadias 3 e 4) DEUS at espera o orgulhoso subir ao topo para ento o abater. O orgulho, a soberba e a vaidade entram sutilmente na vida do cristo, ao invs de fazer isso de forma descarada. O diabo tem muita vontade de fazer o cristo cair nesse pecado, pois sabemos que foi justamente nisso que ele mesmo caiu. Se o cristo, porm, estiver cheio do ESPRITO SANTO (dando o fruto do ESPRITO), o SENHOR vai alertar contra qualquer seta desse tipo. Alguns sinais de orgulho, vaidade e soberba: Competio dentro da igreja. Dificuldade em se abrir ao lder ou Pastor quando enfrenta lutas. Almeja o recebimento de elogios e ser bajulado. Fica satisfeito com o erro do irmo. Preocupa-se com a reputao e com o que os outros vo pensar. Mania de querer achar uma justificativa para os erros.

Outra obra da carne: Glutonaria.


O erro no est em comer, mas sim no comer em excesso. A glutonaria evidencia-se a partir momento que o corpo no precisa mais de alimento e, ainda assim, alimentado. Por trs glutonaria escondem-se demnios que agem na ansiedade, no medo, na luxria, no orgulho e auto-piedade. Trata-se de uma forma de esconder-se dos problemas, em virtude do medo confrontar os defeitos de carter, fugindo, inclusive, do tratamento espiritual oferecido por DEUS. do da na de

Um posicionamento correto impede a carnalidade.


Pois os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito. Porque a inclinao da carne morte; mas a inclinao do Esprito vida e paz. Porquanto a inclinao da carne inimizade contra DEUS, pois no sujeita lei de DEUS, nem em verdade o pode ser; e os que esto na carne no podem agradar a DEUS. (Romanos 8:5-8) Nossa maior arma de combate s obras da carne ser cheio do ESPRITO SANTO, manifestando Seu fruto. A separao entre a santidade e o pecado, muitas vezes, pode estar numa linha tnue, em que de um lado habita o bem e do outro, o mal: amar a si prprio est correto, porm, se nos amarmos em exagero poderemos virar pessoas orgulhosas; comer est correto, porm, se comermos em excesso, entraremos na glutonaria. Vamos correr do mal! Fujamos da impureza e aparncia do mal! Jamais podemos ter ps que se apressem a correr PARA o mal, mas, sim, que se apressem a FUGIR do mal, a fim de evitarmos a possibilidade de cair em pecado. 11

Foge tambm das paixes da mocidade; e segue a justia, a f, o amor, e a paz com os que, com um corao puro, invocam o SENHOR. (2 Timteo 2:22) DEUS no nos ensina a enfrentar o pecado, antes, Ele ensina-nos a enfrentar o diabo, resistindo (opondo-se) a ele, para que ele fuja de ns. Sujeitai-vos, pois, a DEUS, resisti ao diabo, e ele fugir de vs. (Tiago 4:7) Vamos confrontar os demnios atravs da autoridade de JESUS, da orao e da palavra de DEUS. Dessa forma estaremos fortalecidos para no pecarmos e teremos uma vida santificada.

Questes relacionadas ao estudo.


1) O que leva algum a manifestar as obras da carne? 2) Escolha trs obras carnais e comente-as, mencionando a causa de sua escolha. 3) O apstolo Paulo no mencionou todas as obras da carne, ao invs disso, ele disse: e coisas semelhantes a essa. Cite e comente pelo menos mais trs obras carnais que no esto mencionadas no texto de Glatas 5.

Aula prtica.
Nessa semana, ponha em prtica a aula e auto examine-se de acordo com 1 Corntios 11:28, assinalando na tabela abaixo quais so as obras da carne que voc ainda pde perceber no seu dia-adia. Caso voc tenha assinalado SIM para alguma delas, no desanime, mas continue buscando andar em esprito (persevere) que, naturalmente, a obra da carne ser substituda pelo Fruto do ESPRITO SANTO na sua vida. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do po e beba do clice. (1 Corntios 11:28) OBRA DA CARNE PROSTITUIO IMPUREZA LASCVIA IDOLATRIA FEITIARIA REBELDIA BEBEDICE ORGULHO VAIDADE GLUTONARIA * * * * outras obras carnais SIM NO

12

Вам также может понравиться